concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)
http://maregina-arte.blogspot.com/
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)
http://maregina-arte.blogspot.com/
sexta-feira, 31 de outubro de 2014
“HORÀRIO POLÌTICO (OBRIGATÒRIO)”, com curadoria de Marcio Harum e “A PALAVRA, O HOMEM, O MUNDO” de Flavia Regaldo e Aruan Mattos - Campinas - SP
Ateliê Aberto apresenta mostra “HORÀRIO POLÌTICO (OBRIGATÒRIO)” no CineCaverninha sob curadoria de Marcio Harum
A programação de vídeos é gratuita e inclui conversa aberta com o curador do Centro Cultural São Paulo nesta sexta-feira, 31
Imagem | Roberto Winter - Revolução instituição (segundo esboço) (2014)
O Ateliê Aberto (Campinas) promove nesta sexta-feira, 31, e no sábado, 01, a mostra de vídeos gratuita “HORÀRIO POLÌTICO (OBRIGATÒRIO)” sob curadoria de Marcio Harum, curador de artes visuais do Centro Cultural São Paulo, para o CineCaverninha. A programação integra o Módulo III do projeto Código Aberto, do Ateliê Aberto (Campinas), patrocinado pela Petrobras. A exibição dos vídeos será realizada em sessões na sexta-feira e no sábado. A primeira parte traz vídeos em que artistas e realizadores protagonizam fisicamente situações de conflito e momentos de negociação diante de marcantes acontecimentos sócio-políticos nas últimas décadas. Sob registros diretos da voz do povo nas ruas, estão incluídos nesta seleção alguns trabalhos sobre temas atuais, como as campanhas eleitorais, a presença das forças armadas no país, e até o cotidiano do Congresso Nacional no Distrito Federal às vésperas da votação da Emenda das Diretas em 1984.
Segundo Marcio Harum, na segunda parte do programa, a compilação reúne, em tom de ensaio, assuntos que confirmam condições de soberania diante do poder, e sua decorrente aplicação bioética no sentido das práticas públicas, revoltas anticapitalismo, passando desde processos históricos no âmbito das crises econômicas sul-americanas recentes às hipóteses de formação das grandes manifestações em apoio ao Movimento Passe Livre por todo o Brasil em junho de 2013. “Este programa defende visualmente a preservação da memória política como tecnologia a serviço dos valores humanos”, afirma o curador.
SESSÃO 1 - 31 de outubro - das 19h às 22h30
Conversa Aberta com Marcio Harum
Leandro Nerefuh - Campanha PPUB 2015 (2014) 02:25
Campanha eleitoral de apresentação do projeto de consciência política do PPUB 2015 (Partido Pela Utopia Brasileira).
Rita Moreira - She has a Beard (1975) 25:54
Intenções que importavam ao movimento feminista são discutidas neste documento de época, como o engajamento contra a política de aparências e questões socialmente emancipatórias de gênero.
Olhar Eletrônico (Marcelo Tas e Fernando Meirelles) - Varela no Congresso (Ernesto Varela, o repórter) (1984) 13:43
Cobertura da votação da emenda pelas eleições diretas no Congresso Nacional em Brasília, 1984, quando os partidos que apoiavam o governo militar boicotaram a sessão, evitando naquele instante o processo de redemocratização.
Léo Ayres - Operação: Camuflagem (2007) 06:27
Uma premiação artística concedida quase como mérito militar é posta a prova a partir de uma análise mais apurada dos fatos e pela inclinação sugerida da obra de arte em exibição.
Glauber Rocha entrevista Brizola no Programa Abertura da TV Tupi (1979) 07:30
O cidadão Brizola é entrevistado para o programa televisivo Abertura, veiculado pela TV Tupi entre 1979 e 1980. São tratados diversos assuntos do cenário daquele momento: futuro democrático, organização sindical, reforma agrária, cultura e futebol.
Rita Moreira - BRAZIL 2014, what do you know about? (2014) 16:57
Enquete sob o formato de pesquisa de opinião pública nas ruas de Nova York em que transeuntes são abordados com indagações a respeito da imagem recente do Brasil no exterior.
SESSÃO 2 - 01 de novembro - das 16h às 18h
Roberto Winter - Revolução instituição (segundo esboço) (2014) 13:00
Genealogia da identidade coletiva Anonymous, que tem por símbolo a máscara de Guy Fawkes, associada internacionalmente as redes de ativistas e hackers, e utilizada em protestos na internet ou demonstrações civis de massa.
Sebastian Diaz Morales- Lucharemos hasta anular la ley (2005) 10:40
Imagens em negativo acerca das manifestações sociais-políticas e a violenta repressão de estado ocorridas em Buenos Aires no início dos anos 2000.
Gabriela Golder - COWS/VACAS (2002) 04:34
Cenas de um acidente rodoviário em Rosário, Argentina, em que cidadãos tomam de assalto a carga transportada na carroceria de um caminhão.
Glauber Rocha - Maranhão 66 (1966) 10:18
Curta-metragem documental em tom de reportagem sobre a posse do primeiro mandato do governador José Sarney no Maranhão, dois anos após o golpe militar de 1964.
León Ferrari e Ricardo Pons - Casa Blanca (2005) 03:15
Experiência com a imagem em movimento de forte caráter anti-imperialista, sob inspiração dos filmes de horror de monstros e invasões alienígenas.
SERVIÇO:
Mostra de vídeos: “HORÀRIO POLÌTICO (OBRIGATÒRIO)”, com curadoria de Marcio Harum
Dia: 31 de outubro, sexta-feira, das 19h às 22h30
Dia: 01 de novembro, sábado, das 16h às 18h
Bate-papo com o curador na sexta-feira, dia 31
Entrada gratuita
Mostra: “A PALAVRA, O HOMEM, O MUNDO” de Flavia Regaldo e Aruan Mattos (MG)
Período expositivo: Até 05 de dezembro
Horários: de segunda a sexta-feira, das 14 às 19 horas
Entrada gratuita
Ateliê Aberto
+55 19 3251 7937 | 19 9 8244 0099
Rua Major Solon, 911 - Cambuí
CEP 13024-091| Campinas - SP – BR
mANHATTAN gRAPHICS cENTER
drawing error - Daniela Seixas - SP
DANIELA SEIXAS | DRAWING ERROR ABERTURA | TERÇA-FEIRA 04/NOV, DAS 19H ÀS 22H |
Também com abertura no dia 04 de novembro, no piso superior da galeria, a Zipper apresenta no projeto Zip’Up a individual da artista Daniela Seixas, que se intitula Drawing Error. Trata-se da apropriação do nome de erro dado por um software no momento em que a artista se colocava no árduo desafio de reorganizar seu portfolio. A partir do encontro de um erro da informática com uma das linguagens mais exploradas em sua pesquisa, o desenho, Daniela se pôs atenta a outros momentos em que a máquina enviava mensagens a partir da relação entre uso e falha. Nesse sentido, "about: blank" e “Out of memory” são outras mensagens a compor a exposição e que contribuem com uma problematização do desenho (e do design) pelo viés da escrita.
Junto aos três impressos ocorrerá uma ação, um duelo/dueto. A ideia de um desenho errado é algo que também permeia nossa infância e experiências em sala de aula, onde geralmente aqueles que desenham de modo realista são tidos como bons desenhistas. Para permitir copiar de modo supostamente fidedigno uma imagem, popularizou-se nas nossas infâncias o brinquedo do espelho mágico, e é com ele no meio, portanto, que artista e curador se colocarão frente a frente na galeria e tentarão também errar desenhando; ela a partir dos primeiros textos escritos na infância por Raphael Fonseca e ele tendo como estopim alguns desenhos e primeiros trabalhos de Daniela Seixas.Mais do que uma exposição sobre as diversas possibilidades que o desenho pode trazer para a produção contemporânea – seja literalmente, digitalmente ou no campo da performance –, é possível também ver essa exposição como uma celebração à indagação, à troca de erros e cumplicidade entre artista/curador e entre dois amigos que se conhecem há exatos dez anos. Sobre a artista Daniela Seixas vive e trabalha no Rio de Janeiro. Graduada e mestre em Artes Visuais pela UERJ. Professora da Escola de Artes Visuais do Parque Lage (RJ). Dentre as exposições recentes destacam-se as individuais: Como habitar palavras ou outros objetos (Flip – Sesc Paraty, 2013), Tarefas rarefeitas (Galeria Ibeu - Rio de Janeiro, 2013) eA riscar(Paço das Artes – São Paulo, 2012); e as coletivas: Deslize (MAR – Rio de Janeiro, 2014), Through the surface of the page (DRCLAS, Harvard University – Massachusetts, 2013), City as a process (2nd Ural Industrial Biennial of Contemporary Art – Rússia, 2012), Prêmio EDP nas Artes (Instituto Tomie Ohtake - São Paulo, 2011), entre-vistas (Programa Aprofundamento EAV Parque Lage – Rio de Janeiro, 2011) e Tração (Centro Cultural da Justiça Federal – Rio de Janeiro, 2011). Serviço Abertura: Terça-feira, 04 de novembro, das 19h às 22h De 04 de novembro a 06 de dezembro, 2014 Segunda a sexta das 10h às 19h Sábados das 11h às 17h R. Estados Unidos, 1494 São Paulo - SP |
IDÍLIO - Renata Egreja - SP
|
quarta-feira, 29 de outubro de 2014
MONOTHON Auction Catalogue Online
|
|
|
Assinar:
Postagens (Atom)