concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

quarta-feira, 26 de janeiro de 2022

8º CONCURSO ANUAL INTERNACIONAL DE GRABADO -



EL CONCURSO ON PAPER

EL CONCURSO ON PAPER

Los artistas pueden presentar una estampa de 300x400mm. La fecha límite es el 1 de abril. El jurado internacional seleccionará 10-15 artistas. Los artistas con más votos recibirán los premios.

LOS PREMIOS

LOS PREMIOS

El primer premio ON PAPER son 1000€.  El segundo premio, 300€, será para la estampa realizada con el proceso creativo más original.

LA EXPOSICIÓN

LA EXPOSICIÓN

Els artistes preseleccionats exposaran les seves estampes al juliol en Tinta Invisible, Barcelona.  Es farà l’anunci l’obra guanyadora durant la inauguració el dia 30 de juny a Tinta Invisible i a les nostres xarxes socials.

QUIENES SOMOS

QUIENES SOMOS

ON PAPER es un proyecto para promover el arte del grabado y favoreces conexiones entre los grabadores de todo el mundo. Está basado en Barcelona y dirigido por una asociación de arte con Nuria Melero como principal organizadora.









https://www.onpapercontest.com/es/

EXHIBITION TALK A Show of Hands: Diane Cherr - via Zoom

 


EXHIBITION TALK
A Show of Hands: Diane Cherr
1 Hour talk online via Zoom

DATE: Monday, January 31, 2022
TIME: 7:00 PM - 8:00 PM EST



ABOUT THIS EVENT:

Executive Director Kimberly Henrikson will meet virtually with Diane Cherr and Master Printer Christopher Shore to talk about the exhibition A Show of Hands, CCP's 2020 Members' Show – Best in Show Award recipient, Diane Cherr.

Diane Cherr received the 2020 award for Best in Show from the Annual Members Exhibition at the Center for Contemporary Printmaking for her print Left Hand Jenny. This exhibition is a celebration of Cherr’s recent prints built around narratives pulled from personal histories, mementos and storytelling. The prints feature intriguing, well-informed interpretations of iconography and symbology joyously expressed as playful physical manifestations which retain important ties to her personal vision of her heritage.


Featured image: Diane Cherr, A Show of Hands 1, Screenprint and monotype on Evolon; Diane Cherr, A Show of Hands 2, Screenprint and monotype on Evolon; Diane Cherr, A Show of Hands 3, Screenprint and monotype on Evolon
Center for Contemporary Printmaking | Mathews Park, 299 West AvenueNorwalk, CT 06850

conversa aberta ao público Santídio Pereira

 Santídio Pereira - Crédito Sofia Colucci - cópi

Crédito da foto: Sofia Colucci

Santídio Pereira fala sobre sua nova exposição em bate-papo gratuito sediado pelo Instituto Ling

A conversa, que antecipa a abertura da mostra do artista piauiense na Fundação Iberê Camargo, poderá ser acompanhada presencialmente ou em transmissão ao vivo no dia 3 de fevereiro, quinta-feira, às 19h. O encontro também terá participação do curador de arte Ricardo Sardenberg e da especialista em arte popular Vilma Eid




Em uma parceria inédita entre os dois centros culturais de Porto Alegre, o Instituto Ling receberá uma série de encontros com artistas e curadores que estarão na programação de exposições da Fundação Iberê Camargo durante todo este ano. A primeira atividade apresentará um dos nomes mais importantes da nova geração de artistas contemporâneos brasileiros, o piauiense Santídio Pereira.
 
Em uma conversa aberta ao público no dia 3 de fevereiroquinta-feira, às 19h, com participação do curador de arte Ricardo Sardenberg e da especialista em arte popular Vilma Eid, o jovem de 26 anos falará sobre sua primeira exposição individual em um museu. A mostra Santídio Pereira – Incisões, recortes e encaixes estará em cartaz na Fundação Iberê Camargo a partir do próximo dia 5, reunindo 22 obras em xilogravura e offset impressas em papel que resgatam sua infância em Curral Comprido, povoado próximo a cidade de Isaías Coelho, no Piauí. O bate-papo poderá ser acompanhado presencialmente, no Instituto Ling, ou em transmissão ao vivo. Para participar, basta fazer inscrição prévia e sem custo no site www.institutoling.org.br.
 
Saiba mais sobre os participantes do bate-papo
 
Santídio Pereira mudou-se para São Paulo em 2002, com apenas seis anos. Aos oito, ingressou nas “oficinas de fazeres” do Ateliescola no Instituto Acaia, uma ONG privada. Aos 14, começou a gravar sob orientação de Fabrício Lopez e Flávio Castellan e, aos 18, se despediu do tempo permitido na ONG, determinado a ser artista. A xilogravura atendeu aos primeiros interesses do artista, que desenvolveu procedimentos próprios de trabalho, como a que ele denomina “incisão, recorte e encaixe”, ou seja, a composição por meio da combinação de várias matrizes recortadas, como peças de um quebra-cabeça. A memória afetiva o levou a investir numa pesquisa iconográfica sobre os pássaros da Caatinga do Piauí. Além de procurar entender os saberes populares e a relação das pessoas com esses animais, foi estudar biologia e mitologia. Mais tarde, a partir da residência artística Kaaysá, realizada em Boiçucanga, litoral de São Paulo, surgiu a série de bromélias. Da mesma forma que inspirou Roberto Burle Marx, essa planta tropical tipicamente brasileira também foi um grande objeto de investigação de Santídio, que investiu em viagens pelo país para o exercício da observação, além do estudo científico. São duas as séries de xilogravuras mais representativas de sua obra: Pássaros (2018) e Bromélias (2019).
 
Ricardo Sardenberg é curador, editor e crítico de arte. Formou-se em História da Arte e Fotografia pela New York University. De 1994 a 1998, foi diretor da Galeria Zabriskie, em Nova Iorque. Em 1998, trabalhou como curador e produtor na Pinacoteca do Estado de São Paulo. Em 2000, tornou-se diretor da Galeria Camargo Vilaça. Em 2001, curou e idealizou o Inhotim. Em 2007, no Rio de Janeiro, fundou a Editora Cobogó, lançando o livro Arte Contemporânea no Século XXI: 10 artistas brasileiros no circuito internacional. Atualmente, representa a feira Art Basel no Brasil e é o diretor fundador da galeria Projeto Vênus e da sala Lanterna Mágica.
 
Vilma Eid construiu um dos mais importantes acervos de arte não erudita brasileira. Há mais de 40 anos viaja pelo Brasil à procura da legítima e qualificada produção de raiz. Em 2004, fundou a Galeria Estação em São Paulo, para revelar e promover artistas autodidatas como Santídio Pereira. Vilma foi responsável pela inclusão da linguagem popular na cena artística contemporânea, ao editar publicações e realizar exposições com curadoria de renomados críticos de arte. Seu empenho vem possibilitando a seu elenco conquistar prestígio internacional, ao participar de mostras coletivas e individuais em países, como França, Itália e Estados Unidos.
 
Esta programação é uma realização da Fundação Iberê Camargo, do Instituto Ling e do Ministério do Turismo Governo Federal.
 

SERVIÇO – PROGRAMAÇÃO PRESENCIAL E ONLINE – ARTE
Conversa sobre a exposição Santídio Pereira – Incisões, recortes e encaixes
Com o artista Santídio Pereira, o curador de arte Ricardo Sardenberg e a especialista em arte popular Vilma Eid
Dia 3 de fevereiro, quinta-feira, às 19h
Gratuito, mediante inscrição prévia no site www.institutoling.org.br
Presencialmente, no Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS) e em transmissão online pelo canal do YouTube do centro cultural (www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural)

 
Ações de prevenção e combate ao coronavírus
O Instituto Ling segue limitando o número de visitantes, exigindo o uso correto da máscara (e fornecendo o item se os clientes precisarem), disponibilizando álcool gel e estabelecendo distanciamento. O guia completo do centro cultural, que detalha os cuidados de prevenção e combate ao coronavírus, pode ser conferido em https://institutoling.org.br/explore/covid-19-guia-de-regras-para-acesso-e-visitacao-ao-instituto-ling.
 
Informações úteis
institutoling.org.br
www.facebook.com/InstitutoLing
www.instagram.com/Instituto.Ling
twitter.com/@InstitutoLing
www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural
Fone: 51 3533-5700
Email: instituto.ling@institutoling.org.br
 
Estacionamento: o Instituto Ling possui estacionamento pago com 40 vagas.
 
Bicicletários: há bicicletários gratuitos em dois pontos: um localizado dentro do estacionamento e outro na parte externa do prédio, com 32 vagas.
 
Acessibilidade: o prédio do Instituto Ling foi projetado para propiciar comodidade e autonomia aos portadores de deficiência, além de oferecer excelente conforto térmico e acústico. O Instituto Ling possui o Selo de Acessibilidade da Prefeitura de Porto Alegre, conforme o Decreto nº 15.752 de 5 de dezembro de 2007, que atesta o atendimento da instituição às pessoas com diferentes características antropométricas e sensoriais, de forma autônoma, segura e confortável. O centro cultural oferece também a possibilidade de contratação de um intérprete de Libras, além do acesso à audiodescrição do acervo de artes visuais, dos espaços do prédio e paisagismo. Todo material de audiodescrição se encontra disponível em tablets fornecidos pelo Instituto Ling.
 
Sobre o Instituto Ling
Criado e mantido pela família Ling desde 1995, o Instituto Ling é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a transformação da sociedade. Sua missão é promover o desenvolvimento humano e a evolução da sociedade através da disseminação de diferentes formas do conhecimento, da liberdade de pensamento, da valorização da cultura e da saúde. Na área da educação, desde 1995 auxilia jovens líderes a desenvolverem seus potenciais intelectuais e empreendedores através da concessão de bolsas de estudo para as melhores instituições do mundo. A abertura de seu Centro Cultural em Porto Alegre, no ano de 2014, ampliou e solidificou a atuação do Instituto, firmando-o como centro de referência na disseminação do conhecimento e do livre-pensar, fomentador da educação de excelência em seus múltiplos formatos e provedor de serviços e produtos culturais diferenciados, com elevado padrão de qualidade e estética.
 
Na área da saúde, o Instituto Ling estabeleceu parceria com o Hospital Moinhos de Vento, em 2015, para a implantação de um centro de referência no tratamento do câncer em Porto Alegre, e com a Santa Casa de Misericórdia, em 2019, contribuindo para a construção do novo prédio do complexo hospitalar em Porto Alegre. A família Ling, mantenedora do Instituto, é proprietária da “holding company“ Évora. O grupo empresarial produz e comercializa latas de alumínio para bebidas, não-tecidos de polipropileno (usados principalmente na produção de descartáveis higiênicos) e tampas plásticas para bebidas e produtos de higiene e beleza.