|
concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)
http://maregina-arte.blogspot.com/
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)
http://maregina-arte.blogspot.com/
sábado, 23 de setembro de 2017
exposição "Fábula, frisson, melancolia" - Marcelo Cipis, Pedro Wirz e Tiago Tebet - SP
3º Edital do Clube da Colagem de Curitiba
O Clube da Colagem de Curitiba, em associação com o SESC Paço da Liberdade, propõe, através do seu terceiro edital aberto, a realização de uma mostra de vídeo-colagens com a finalidade de estimular a produção colagística e criar um diálogo entre os artistas. A mostra, acontecerá nos dias 3 e 4 de novembro de 2017, no Paço da Liberdade, em Curitiba-PR.
A mostra recebe vídeos de qualquer categoria que se relacionem a Colagem em Vídeo incluindo gifs, stop-motions, mash-ups, clipes e demais produções audiovisuais.
A mostra recebe vídeos de qualquer categoria que se relacionem a Colagem em Vídeo incluindo gifs, stop-motions, mash-ups, clipes e demais produções audiovisuais.
CRONOGRAMA
– Inscrições: até 1º de outubro/2017, via online
– Taxa de inscrição: não
– Premiação: participação na Mostra de vídeo-colagem.
– Edital + Inscrição: http://bit.ly/ 2yobe82
– Inscrições: até 1º de outubro/2017, via online
– Taxa de inscrição: não
– Premiação: participação na Mostra de vídeo-colagem.
– Edital + Inscrição: http://bit.ly/
fonte
sexta-feira, 22 de setembro de 2017
exhibition EXPLORER - TACHAEL CLEWLOW - Northern Print - Newcastle UK
| |||||||||||||||
| |||||||||||||||
|
quinta-feira, 21 de setembro de 2017
curso A Museologia e a Curadoria de Arte em SP
inscrição - https://docs.google.com/forms/ d/e/ 1FAIpQLScOHhdpPaGX7spPPFIfnpB1 CqQQ55XFxqIncJ7WkwjYHr0n4A/ viewform
fonte: Adriana Pisciottano Athaide
Historiadora e Museóloga11 99941-5567
carprim@uol.com.br
Encontro ‘Arte, cultura, saúde e território’ reúne coletivos, agentes e instituições das regiões de Santa Cecília, Luz e Bom Retiro (São Paulo)
‘Arte, cultura, saúde e território’. Imagem: Lilian Amaral.
Atividade promove diálogos no campo da cultura e dos direitos humanos e propõe um panorama de relações a partir de práticas artísticas, culturais e educativas ligadas ao campo da saúde.
A Funarte SP recebe, no dia 29 de setembro, sexta, das 14h às 18h, o encontro Arte, cultura, saúde e território, com curadoria da artista visual e pesquisadora Lilian Amaral e da psicóloga sanitarista e psicanalista Cris Lopes. No evento, haverá mesa-redonda, exibição de documentários e um percurso pelas imediações do complexo cultural.
A proposta é reunir coletivos, agentes e instituições, presentes nas regiões de Santa Cecília, Luz e Bom Retiro, que promovam diálogos no campo da cultura e dos direitos humanos. O encontro também tem o objetivo de compor um panorama de relações que possam ser estimuladas e potencializadas a partir de práticas artísticas, culturais e educativas ligadas aos campos da saúde, da memória social e da cultura. Essa troca de ideias e conhecimentos pode resultar em circuitos e programações culturais convergentes e sinérgicas.
O território em que o Complexo Cultural Funarte SP está instalado apresenta problemas sociais, como pessoas em situação de rua e uso de drogas, e também é um importante polo cultural da cidade, com forte presença de teatros, ateliês, galerias e coletivos artísticos. Por isso, as curadoras Lilian Amaral e Cris Lopes acreditam que os equipamentos da região podem funcionar como “acupuntura social”, “promovendo saúde na esfera pública” por meio da arte e de formas de intervenção, invenção e transformação da cultura urbana.
O encontro faz parte de uma série de atividades que se deslocam pelo território. Em 2016, foram realizados seminários no Museu de Saúde Pública Emílio Ribas, que integravam a mostra Mais que Humanos. Arte no Juquery. A proposta de ação educativa envolveu, ainda, outros projetos, como Toque, exposição processual e colaborativa de Hélio Schonmann, e Vidas em obras, desenvolvido pelo coletivo Casadalapa, em 2015 e 2016.
Arte, cultura, saúde e território também dialoga com o Projeto Burgos, em exposição nas Galerias Mario Schenberg e Flávio de Carvalho e no Centro de Convivência Waly Salomão, do Complexo Cultural Funarte SP. A mostra, idealizada por Duílio Ferronato e Eduardo Besen, discute a vida em uma cidade como São Paulo, mostrando como os conflitos urbanos se manifestam no campo da arte.
Complexo Cultural Funarte SP
(Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseo)
Encontro:Arte, cultura, saúde e território
Dia 29 de setembro. Sexta, das 14h às 18h.
Entrada franca
Read more: http://www.funarte.gov.
exposição SOMA - Mariana Palma - SP
Casa Triângulo23 setembro, sábado, 12-18hMariana Palmatexto Paulo Miyada
Casa Triângulo tem o prazer de apresentar Soma, quarta exposição individual de Mariana Palma na galeria. Entre pinturas, fotografias e aquarelas ineditas, a exposição aprofunda temas e referências caros à artista sugerindo ao mesmo tempo novos desdobramentos. A mostra é acompanhada por texto de Paulo Miyada.
A produção mais recente, segundo o crítico, intensifica a procura da artista por um espaço pictórico singular, traçado pela convivência simultânea de superfícies aquosas de texturas e imbricações de figuras e objetos incompletos. Isso decorre do próprio processo de pintura: Mariana inicia suas obras mergulhando a tela em água coberta por pigmentos, em um processo similar à marmorização de papel. Com isso, produz padrões intrincados de cores, linhas e pontos, sobre os quais pinta laboriosamente partes de tecidos estampados, elementos arquitetônicos e plantas. Assim, com cores intensas e enorme quantidade de estímulos visuais, as pinturas procuram seduzir o olho e estabelecer com o espectador relações de fascínio, repúdio, identificação e estranhamento.
“São imagens abundantes e com muitos focos compositivos, que podem ser lidas em partes ou como conjunto, acelerada ou detidamente”, descreve Miyada. Segundo a própria artista, os novos trabalhos a óleo e acrílico são mais abertos e integrados. “Comecei a ocupar mais o espaço da tela. Tudo invade, tudo se abre. A composição interage mais com o fundo”.
Quanto às fotografias, Mariana retoma o conceito da montagem de plantas em estágios variados de apodrecimento e elementos artificiais de plástico. O resultado, segundo Miyada, é a criação de híbridos, muitas vezes evocações de alguma espécie de cópula. A artista aprofunda o tema das composições fotografadas frente a um fundo infinito preto. A novidade é a série de fotografias com fundo branco, onde as composições floreais são mergulhadas no leite. “O leite é um fundo mais ativo que o papel. Traz incômodo, claustrofobia, uma cegueira do fundo, um fundo ruim”, reflete a artista. Algo parecido acontece nas aquarelas, onde Mariana retoma o tema da criação de híbridos erotizantes com maior liberdade imaginativa e delicadeza.
Em cartaz até 4 de outubro de 2017, a exposição é permeada por texto poético de Miyada. Segundo o autor, uma tentativa de aproximação à miríade de desejos da artista, ao combinar, por colagem, trechos de poemas como “Elegia: Indo para o leito” (John Donne, tradução de Augusto de Campos), “Poema do amor sem exagero” (Joaquim Cardozo), “Objeto” (Paulo Leminski) e “Mel” (Waly Salomão).
Posted by Patricia Canetti at 9:17 AM
Casa Triângulo
|
terça-feira, 19 de setembro de 2017
Poética do inacabado: acompanhamentos - Fabiola Notari
|
|
|
11º (IN)Consciente Coletivo em Joinville
Exposição coletiva de arte com formato de feira é destaque na programação do 11º (IN)Consciente Coletivo em Joinville
A arte é uma das mais antigas e conhecidas formas de expressão do potencial criativo humano. Por isso, o fazer artístico tem lugar reservado e garantido na programação do 11º (IN)Consciente Coletivo - Festival da Cultura Criativa, em Joinville, nos dias 30 de setembro e 1º de outubro.
Replicando o modelo de edições anteriores, a feira vai funcionar como uma exposição coletiva, na qual os participantes, ao compartilharem o espaço, ampliam o potencial dos trabalhos uns dos outros, criando um ambiente no qual diferentes linguagens, técnicas e percursos são levados ao público frequentador. A mostra contará com a participação de Marc Engler, Denise Schlickmann, Murilo Freitas e Nicolly Todt.
O catarinense Marc Engler (foto 1) estará no (IN)C pela terceira vez. Com formação em fotografia e diversas exposiçõesno currículo, entre coletivas e individuais, o artista se utiliza principalmente de fotomontagens para compor imagens "cubistas", nas quais questiona a relação da sociedade com o meio ambiente e o senso crítico. Além disso, durante o (IN)C o público poderá conhecer a série Fluxos, produzida por Marc a partir de imagens que registram o nascer e o pôr do sol vistos do alto do edifício Pixel, onde o Festival será realizado.
— Ainda, principalmente em Joinville, as exposições em museus são pouco visitadas, então a feira nos dá a possibilidade de impactar um maior número de pessoas, ampliando a visibilidade dos artistas — destacou Engler.
Já para Murilo Freitas (foto 2), que participa pela primeira vez, o (IN)C será um bom canal para divulgar o seu trabalho e entrar em contato com outros criativos.
— O que me atraiu na proposta do Festival foi a oportunidade de dar visibilidade ao meu trabalho e também de fazer contatos. Além disso, eu gosto do formato das feiras que ocorrem em um lugar diferente a cada edição — comentou Freitas, que já soma duas décadas de percurso na produção de arte e atualmente trabalha com fotografia de rua, explorando a casualidade dos encontros imprevisíveis no cotidiano, além de desenvolver imagens em xilogravura, serigrafia e técnicas de desenho.
Outra característica da feira de artes do (IN)C é expor a diversidade de experiências dos participantes ao misturar, na mesma feira, estreantes e veteranos do mercado de arte no Estado. Exemplos disso são Denise Schlickmann, artista plástica com três décadas de percurso na pintura, e Nicolly Todt (foto 3), que fará a primeira exibição pública de seus trabalhos - ilustrações em aquarela.
— O (IN)C não simula um cenário competitivo, fazendo com que as pessoas se sintam à vontade para compartilhar seus trabalhos e se aproximarem da comunidade criativa da região — ressaltou Nicolly.
Ao todo, entre feira de artes, impressos, produtos, serviços, gastronomia e música, o 11º (IN)C reunirá 82 projetos durante dois dias de atividades em Joinville.
Serviço:
11º (IN)Consciente Coletivo – Festival da Cultura Criativa
30 de setembro e 1º de outubro
Das 11h às 20h
Edifício Pixel – Rua Gothard Kaesemodel, 1068 – Anita Garibaldi, Joinville / SC
Programação Completa em: www.inc.art.br/11
30 de setembro e 1º de outubro
Das 11h às 20h
Edifício Pixel – Rua Gothard Kaesemodel, 1068 – Anita Garibaldi, Joinville / SC
Programação Completa em: www.inc.art.br/11
Entrada: gratuita
6º Prêmio Funalfa de Fotografia
Estão abertas as inscrições para o 6º Prêmio Funalfa de Fotografia, que contempla a realização de três ensaios fotográficos durante o evento “JF Foto 17”, previsto para novembro. Podem participar fotógrafos amadores e profissionais, residentes e/ou nascidos em Juiz de Fora, que apresentem imagens inéditas, abordando qualquer tema e com técnica livre.
Estão habilitadas a participar do processo seletivo, pessoas físicas, pessoas jurídicas, entidades privadas sem fins lucrativos, microempreendedor individual (MEI) ou coletivo de fotografia. O proponente deverá ter acima de dezoito anos.
As propostas passarão por duas etapas de julgamento. Na análise documental, serão descartadas inscrições em que a documentação exigida não estiver completa. A fase seguinte será a avaliação da Comissão de Seleção, considerando a coerência do ensaio, sua qualidade artística e a adequação da planilha orçamentária. A divulgação do resultado com os nomes das propostas selecionadas está prevista para 11 de outubro.
O projeto “JF Foto 17” é organizado pela Prefeitura de Juiz de Fora, por meio da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa). A proposta da ação é celebrar a fotografia, ampliar a visibilidade dessa linguagem artística e promover o diálogo dos profissionais com o público e com o que é produzido em outras partes do país e do mundo.
CRONOGRAMA
– Inscrições: até 1º de outubro/2017, via email
– Taxa de inscrição: não
– Premiação: R$ 12.000 divididos em três projetos.
– Edital + Inscrição: http://bit.ly/ 2hgkCT8
– Inscrições: até 1º de outubro/2017, via email
– Taxa de inscrição: não
– Premiação: R$ 12.000 divididos em três projetos.
– Edital + Inscrição: http://bit.ly/
fonte: Editais e Afins
Assinar:
Postagens (Atom)