concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

"Mi Corazón" ... A Celebration of the Heart

A Celebração do Coração através de Gravura Correio CHAMADA PARA ENVIO Arte Curadoria: Junanne Peck junannepeck@mac.com 
"Mi Corazón" ... A Celebration of the Heart através de Gravura

 A exposição apaixonado e eclético de criações inspiradas no coração feito à mão Esta exposição irá explorar o impacto crescente e influência da arte e da cultura hispânica nos Estados Unidos, especificamente, a grande tradição de mão feita impressões. A divulgação de informações: o espírito do coração, alternadamente pesada, lunático, ou sentimental, Sagrados Corações, corações quebrados, corações de amor e corações de fogo .... inspirado no coração humano (Mi Corazón) 
Sem devolução
Documentação on-line 
Enviar para: 
Junanne Peck 
POBox 8786 
Fort Worth, TX 76124 EUA 

Prazo para inscrições: 01 de dezembro de 2013 
Galeria de exposição Datas: 24 de janeiro - 27 fevereiro de 2014 
Recepção: 10 de fevereiro de 2014 2-4 pm 
Localização: Jaycee Park Center para o Artes, Irving, Texas

Sidney Philocreon - MAC SP

 

 

58º Congresso Brasileiro de Cerâmica


O EVENTO
De 18 à 21 de maio de 2014, em Bento Gonçalves – RS, profissionais do setor cerâmico, estudantes, professores e pesquisadores estarão reunidos no 58º Congresso Brasileiro de Cerâmica, no qual através de apresentações de trabalhos técnicos serão discutidos os últimos avanços e acontecimentos do setor. Também serão realizadas palestras e painéis abordando, de forma abrangente ou específica, aspectos relacionados ao desenvolvimento nacional e internacional dos materiais cerâmicos. Além destes, estão previstos minicursos e oficina de decoração.
INSCRIÇÃO DE TRABALHOS
Os trabalhos técnicos, no âmbito das áreas abaixo, podem ser inscritos até 06/12/2013 por técnicos de empresas, professores, pesquisadores e estudantes, sua inserção na programação está subordinada a parecer da Comissão Técnica.                                                       
1 Matérias-Primas
2 Síntese de Pós
3 Cerâmica Vermelha
4 Cerâmica Branca
5 Revestimento Cerâmico
6 Gesso e Cimento
7 Refratários / Isolantes Térmicos
8 Vidros / Vitrocerâmicos / Materiais Correlatos 
9 Cerâmica Termo-Mecânica       
10 Cerâmica Eletro-Eletrônica / Magnética
11 Cerâmica Nuclear, Óptica e Química
12 Biocerâmica
13 Reciclagem e Meio Ambiente
14 Arte e Design
15 Esmaltes / Fritas / Corantes
16 Ceramografia
17 Processamento
18 Nanotecnologia
19 Educação em Materiais Cerâmicos
20 Outros
Outros temas que não se enquadram nas áreas relacionadas, mas de interesse para o setor poderão ser aceitos.
Participe dos concursos de melhores Trabalhos Técnico-Científicos e da melhor Ceramografia.
Informações sobre “Submissão de Resumos” e “Prêmios” clique aqui.
DIVULGAÇÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS
Paralelamente ao Congresso as Empresas e Instituições de Ensino e Prestadoras de Serviços têm a oportunidade de se promover e de divulgar, seus produtos e serviços através de:
  • Comunicações Técnicas
  • Inserção da logomarca no site do Congresso
  • Distribuição de material impresso
  • Stands na Feira que ocorrerá paralelamente ao Congresso
Para informações consulte a:
Metallum Eventos Técnicos e Científicos
Fone/Fax: (11) 3731-8549 / 3735-3772

Frida Baranek e Joan Hall realizam workshop de collagraph no EAV Parque Lage - RJ


As artistas Frida Baranek e Joan Hall realizam ente 28/10/13 e 31/10/13, das 9h às 13h, um workshop gratuito de collagraph no EAV Parque Lage. O curso apresenta a técnica da collagraph, processos de gravura em que os materiais são aplicados a um substrato rígido, a fim de realizar experimentos em diferentes resultados gráficos. O enceramento conta com palestra com Joan Hall sobre sua trajetória artística. Os interessados podem se inscrever pessoalmente na Secretaria da EAV. Taxa de material R$ 70. 15 vagas. | Escola de Artes Visuais Parque Lage Jardim Botânico: r. Jardim Botânico, 414, tel. (21) 3257-1800.www.eavparquelage.rj.gov.br
Fonte: Mapa das Artes

Residência Artística Transarte Brazil - 2013 | São Paulo


A galeria Transarte Brazil recebe até 20/12/13 inscrições de artistas interessados em participar do projeto “Apoio São Paulo”, com foco na produção de artistas paulistanos que desafiem temáticas e limites de representação. O artista selecionado ficará em residência entre março e maio de 2014 e ganhará exposição individual. Três obras serão adquiridas para o acervo da galeria. Os interessados devem enviar portfólio para o e-mail: transarte@terra.com.br 
Mais informações: 
Transarte 
Cerqueira Cesar: Alameda Santos, 1.518, conj. 71 e 72, tel. 3148-1815 e 98462-3434. Ter. a sex., 13h/20h; sáb., 13h/17h. www.transarte.net
                                                                                                               
CRONOGRAMA                                                                                     
Término das inscrições
20 de Dezembro de 2013
Fonte: Mapa das Artes

Políticas da Memória: Experiências entre Arte e História - RJ


5 de novembro
O Programa MAR na Academia e o Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGARTES/UERJ) realizam o Colóquio Internacional Políticas da Memória: Experiências entre Arte e História. O encontro será realizado entre os dias 5 e 8 de novembro, no Museu de Arte do Rio e na Fundação Casa de Rui Barbosa.
O colóquio volta-se para a construção das narrativas históricas na América Latina, atravessada pela consciência de sua origem colonial. A origem não é a gênese das coisas. Ela é o conjunto de acontecimentos com os quais negociamos continuamente a partir das urgências do presente. A rememoração dos acontecimentos não diz respeito à posse do que é rememorado. Ela pressupõe a incompletude de um acontecimento sempre singular, pois implica o momento de onde se fala.
Este colóquio é o primeiro resultado do acordo de cooperação internacional firmado entre o Instituto de Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e o Departamento de Artes Plásticas da Universidade Paris I – Panthéon-Sorbonne, em torno do tema Memórias e Ficções Urbanas. Iniciados no âmbito da universidade, os debates aqui propostos são potencializados pela parceria com o programa MAR na Academia, que vem construindo um importante campo de reflexões sobre as políticas do olhar, abrindo-se ao diálogo efetivo com as pesquisas e as produções artísticas realizadas a partir da universidade. A realização do colóquio se dá em continuidade a uma série de conferências, seminários e encontros já realizados pelo MAR em torno dos processos de transmissão da arte, da história e da cultura, com autores e artistas cujas contribuições inestimáveis buscam conferir inteligibilidade às perplexidades de nosso tempo.
Inscreva-se aqui
Programação
5 de novembro
14h às 14h30
Mostra de vídeos
Buruburu
Ayrson Heráclito, Bahia, 2010, 2min27s
Babás
Consuelo Lins, Rio de Janeiro, 2010, 20 min
Abismo
João Castilho, Minas Gerais, 2013, 3 min
14h30 às 16h
Debate Histórias transversais I
com Voluspa Jarpa e Sheila Cabo Geraldo
mediação Ivo Godoy
O arquivo como material para imaginar a distopia
A palestra aborda a investigação que tenho realizado com a desclassificação de arquivos feitos pelos organismos de inteligência dos Estados Unidos sobre os países da América Latina. Essa investigação de arquivos inclui a revisão de um período histórico compreendido entre os anos 1948 e 1978, que envolve 14 golpes de Estado nessa região. Tais documentos são materiais para minha obra, em que a tensão visual e conceitual é conferida a partir de elementos barrados ou suprimidos em relação à informação do texto. A censura e a informação permitem configurar noções tanto geopolíticas como históricas em relação à administração do segredo e do poder. (Voluspa Jarpa)
Montagem e fantasmas
A escrita da história da arte não tem como tarefa compreender as imagens do passado, mas compreender a eficácia dessas imagens como emergência no presente. O reconhecimento da montagem como dispositivo historiográfico, o que se pode averiguar na aproximação entre a pintura de Goya e o texto de André Malraux, conforme Jean-Luc Godard ativa em História(s) do Cinema. (Sheila Cabo Geraldo)
16h às 17h30
Debate Memória afro-brasileira
com Ana Maria de la Merced Guimarães e Rosana Paulino
mediação Nicolas Garavello
Um cemitério conhecido por poucos, esquecido por todos
Será apresentada a descoberta do cemitério dos pretos novos durante a reforma de uma casa no bairro da Gamboa, no Rio de janeiro, e a criação do Instituto de Pesquisa e Memória dos Pretos Novos. Experiências da história entre o público e privado. (Ana Maria de la Merced Guimarães)
Assentamento: conexões entre arte, memória e história na construção de um projeto de arte
Entre os anos de 1865 e 1866, o cientista Louis Agassiz esteve no Rio de Janeiro, onde encomendou uma série de imagens de escravizados e escravizadas. O intuito era provar a superioridade da raça branca sobre as demais. Entretanto, o que Agassiz conseguiu foi, de fato, documentar muitos dos que fundamentaram a cultura brasileira. A partir de uma dessas imagens a artista discute a formação do país. Ao unir arte, história e memória, o trabalho evidencia o reconhecimento do capital cultural, artístico e religioso trazido pelas populações de origem africana, além de questionar o local social ocupado pelos afrodescendentes em nossa sociedade nos dias atuais. (Rosana Paulino).
18h às 19h
Palestra Dois projetos: Catherwood e Para o Dia que Me Queiras
com Leandro Katz

Um passeio pelas imagens de dois projetos de longo prazo: Catherwood – reconstrução por meio da fotografia de duas expedições de Stephens e Catherwood pelo mundo maia na década de 1840 –, e Para o Dia que Me Queiras – fotos e instalações da última campanha de Ernesto Che Guevara na Bolívia, em 1967, onde foi capturado e executado pelo exército.
Iniciativa
Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGARTES/Uerj)
Apoio
Capes
CNPq
Faperj
Fundação Casa de Rui Barbosa
Confira a programação dos dias 6, 7 e 8 de novembro. 

Fonte: Museu de Arte do Rio

Domício Pacheco lança biografia do artista Almeida Júnior


O autor Domício Pacheco lança em 30/10/13 o livro "A Morte no Fim do Mundo: A História do Pintor Almeida Junior” (ed. Terceiro Nome; 200 págs; R$ 40) na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi. A biografia do artista brasileiro Almeida Júnior (1850 - 1899) reúne relatos da vida pessoal do pintor assassinado pelo marido de sua amante no dia em que havia boatos que seria o fim do mundo. A publicação relata os bastidores desse triângulo amoroso e traz detalhes da carreira do artista, como os estudos na Academia Imperial de Belas Artes, entre 1869 e 1874; a atuação como retratista e professor de desenho no interior de São Paulo; o encantamento do imperador Dom Pedro II com seu trabalho, o que lhe valeu uma bolsa de estudos na École Nationale Supérieure des Beaux-Arts, em Paris, entre 1878 e 1882. | Livraria Cultura – Shopping Iguatemi Jardim Paulistano: av. Brigadeiro Faria Lima, 2.232. Tel (11) 3030-3310.

Fonte: Mapa das Artes

Mackenzie (SP) recebe inscrições para cursos de mestrado e doutorado


A Universidade Presbiteriana Mackenzie recebe inscrições até 05/11/13 para os cursos de mestrado e doutorado da área de Educação, Arte e História da Cultura e Arquitetura e Urbanismo, entre outros. Os interessados podem escolher entre cursar o Mestrado Profissional ou Acadêmico, Doutorado e supervisão de Pós-Doutorado, entre outras modalidades. Cada programa pode ser seguido de acordo com algumas linhas de pesquisa como “Arquitetura Moderna e Contemporânea: Representação e Intervenção”. As inscrições e outras informações podem ser feitas no site www.mackenzie.br . Taxa de R$ 100. | Universidade Presbiteriana Mackenzie Consolação: r. da Consolação, 930, São Paulo – SP. Tel. (11) 2114-8000.
Fonte: Mapa das Artes

Design Figurativo | Interface Ilustrada e Processo Criativo - SP


Relato, reflexão e debate sobre a rotina de um ilustrador, apresentação de diferentes investigações de linguagens, abordagens e mídias baseados nos 12 anos de experiência de mercado. Exercício de metodologia de criação.
Objetivos:
Compreensão do serviço de ilustração
Reflexão sobre as abordagens gráficas
Exercitar a criatividade em oficina
Professor:
Indio San
http://indiosan.com
Everson Nazari, graduado em Design Gráfico pela UFSM (2001), fundou o Dslab | Laboratório de Desenhos (2004), hoje com base em São Paulo, desenvolve trabalhos de design gráfico, ilustração e direção de arte para animações para algumas das principais revistas e agências do país.
Público:
Ilustradores, designers, diretores de arte, publicitários ou aspirantes a profissão
Pré-requisitos:
Interesse pela profissão e mercado de ilustração
Programação:
DESIGN X ARTE
BACK UP: experiência profissional
OPEN FILES: sobre trabalho pessoal de ilustração — pintura digital, realismo, vetorial/cartoon, tridimensional/cartoon e design gráfico — identidade visual, vinhetas, motion

ARTE: o processo criativo

. arte e criatividade
. quadrinhos
. fotografia
. stop motion

CONVERSA ABERTA

EXERCÍCIO { MÚSICA ILUSTRADA }
. seleção de textos de músicas
. leitura e escolha dos textos/formação de grupos por interesse
. interpretação de texto
. brainstorming coletivo
. rafs e montagem de painel
. sessões de rafs
. análise gráfica
. primeiro layout
. layout final
. análise gráfica de resultados

Baixe a programação completa ›› aqui ‹‹
Material:
- material de desenho que o aluno se sente mais confortável pra ilustrar
- computador e tablet (opcional)
Data:
1ª turma
9 e 10 de Novembro
sábado e domingo
das 10h às 19h
* vagas limitadas *

Local: IdeaFixa - R. Cel Artur Godói, 120 - Vl. Mariana, São Paulo, SP
Investimento: R$440,00 à vista; 2x de R$240,00; 3x de R$170,00
Pagamento: À vista ou 1ª parcela para reserva com depósito em conta corrente;
2ª parcela pagamento até ou no dia do curso com depósito ou dinheiro;
3ª parcela pagamento com depósito programado.
Sobre o pagamento: Os dados para pagamento serão encaminhados após o envio dos seus dados e a confirmação de vaga disponível pela equipe de cursos da IdeaFixa. As confirmações de inscrições se dão por ordem cronólogica do envio dos seus dados e data de pagamento.
Desistência: Caso não seja possível participar do curso, um email deverá ser enviado com 72h de antecedência para tempo hábil de transferência da vaga e caso ela não seja ocupada, o dinheiro não será devolvido se avisado após este período.
Fonte: IdeiaFixa

Sign Painting | Introdução ao Pincel de Letrista - SP

Sign Painting | Introdução ao Pincel de Letrista

Workshop Sign Painting | Introdução ao Pincel de Letrista
No mundo do sign painting o equilíbrio entre a habilidade com o pincel e a destreza com o desenho de letras e layouts é fundamental. Com foco nisso o workshop irá abordar assuntos relacionados a construção e características das letras (proporções, kerning, serifas, tipos de volume e tipos de sombra) assim como exercícios para o desenvolvimentos das habilidades com o pincel de letrista.
Sendo o 1º do seu tipo no Brasil, a proposta deste curso é acompanhar o aluno desde os assuntos mais básicos do sign painting até que o mesmo crie sua própria placa de madeira pintada usando as técnicas e materiais apresentados.
Professor:
Caetano Calomino
http://www.caetanocalomino.com
É sign painter, letrista e ilustrador. Já há alguns anos vem desenvolvendo seu trabalho com letras e recebendo destaque de publicações digitais pelo mundo a fora. Há 2 anos se tornou um estudioso do sign painting tradicional, tendo inclusive passado uma temporada trabalhando com o sign painter Mike Meyer, da chamada velha guarda e atual presidente da CSA (Criative Signmakers of America). Este é o 2º curso ministrado por Caetano em colaboração com a IdeaFixa. E ele já trabalhou com a Editora Abril, Alfaiataria Digital, DM9 e IdeaFixa.
Público:
designers, ilustradores e entusiastas
Pré-requisitos:
conhecimentos básicos em caligrafia e desenho são recomendados
Programação:
. apresentação da oficina pelo professor
. contextualização histórica do sign painting
. estrutura básica das letras tipo bloco (desenho)
. proporção
. serifas
. kerning
. apresentação do material de sign painting
. demonstração do alfabeto tipo bloco com pincel de letrista
. demonstração do alfabeto tipo casual com pincel de letrista
. prática pelos alunos
. experimentação
.discussão sobre o projeto final do workshop
. desenvolvimento do trabalho final acompanhado pelo professor

/// briefing projeto final
. pintar uma placa em suporte de madeira seguindo as técnicas aprendidas no curso
Material:
KIT INCLUSO
. pincel de letrista para tinta à base d'água
. bisnagas de tinta acrílica
. copos descartáveis pequenos
. suporte de MDF 40x20cm
Datas:

9ª turma
14 e 15 de dezembro de 2013
sábado e domingo
das 10h às 17h
* vagas limitadas *

Local: IdeaFixa - R. Cel Artur Godói, 120 - Vl. Mariana, São Paulo, SP
Investimento: R$410,00 à vista ou em 2x de R$215,00 ou em 3x de R$150,00 com material incluso
Pagamento: Inscrição confirmada após pagamento, não há reserva, pois não seguramos vagas.
À vista ou 1ª parcela para reserva com depósito em conta corrente;
2ª parcela pagamento com depósito em conta corrente até o dia do curso;
3ª parcela pagamento com depósito programado.
Sobre o pagamento: Os dados para pagamento serão enviados após o envio das suas informações e a confirmação da vaga disponível. As confirmações de inscrições se dão por ordem cronólogica de reserva e data de pagamento.
Desistência: Caso não seja possível participar do curso, um email deverá ser enviado com 48h de antecedência para tempo hábil de transferência da vaga e caso ela não seja ocupada, o dinheiro não será devolvido se avisado após este período.
Fonte: IdeiaFixa

Helena Carvalhosa - Casa Contemporânea - SP

Casa
 
ARTISTA PLÁSTICA HELENA CARVALHOSA EXPÕE NACASA CONTEMPORÂNEA 
A PARTIR DE 12 DE NOVEMBRO

Helena Carvalhosa
 
Rua Capitão Macedo 370 - Vila Mariana – São Paulo - SP / CEP: 04021-020 Telefone: (11) 2337 3015
© 2013 Casa Contemporânea. All Rights Reserved. Design by Débora Ludwig.

portas abertas - Stela Barbieri - SP

Imagem inline 1

Fórum Permanente: museus de arte; entre o público e o privado - Museu de Arte no Rio de Janeiro

O Fórum Permanente: museus de arte; entre o público e o privado convida a todos para o debate Desafios para o Museu de Arte no Rio de Janeiro, a ser realizado neste sábado, 26 de outubro de 2013, das 11h às 14h, na sala 2.2 do MAR - Museu de Arte do Rio de Janeiro, Praça Mauá, 5, Centro. Rio de Janeiro/RJ
 
O debate contará com a participação de Eugenio Valdés Figueroa (Daros), Luiz Camilo Osório (MAM-RJ), Luiz Guilherme Vergara (MAC-Niterói) e Paulo Herkenhoff (MAR). Este debate público integra a programação da Disciplina "O Lugar, A Função, o Uso da Arte Contemporânea" idealizada e ministrada pelos professores Ana Maria Tavares eMartin Grossmann, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da ECA/USP. Leia mais...
 
 
Para aqueles que não puderem acompanhar o debate no local, o Fórum Permanente: museus de arte; entre o público e o privado fará a transmissão on-line do Debate. Acompanhe AO VIVO !
 
 
 
 
Atenciosamente,
 
Equipe Fórum Permanente; museus de arte: entre o público e o privado.
Fórum Permanente: museus de arte; entre o público e o privado
 
www.forumpermanente.org