concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

terça-feira, 3 de julho de 2018

exposição “A Ilustração Como Porta Para o Mundo - 50 anos da Mostra de Ilustradores da Feira do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha - SESC Bom Retiro - SP

Sesc Bom Retiro Apresenta a Exposição “A Ilustração Como Porta Para o Mundo - 50 anos da Mostra de Ilustradores da Feira do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha”

Exposição comemora 50 anos da Mostra de Ilustradores da Feira em Bolonha (Itália)

O Sesc Bom Retiro recebe pela primeira vez no Brasil uma exposição em parceria com a Feira de Bolonha, organizada pelo Instituto Emília e realizada pelo Sesc São Paulo. Esta parceria, em torno da Mostra realizada em 2016 em Bolonha (Itália), por ocasião dos 50 anos da Mostra de Ilustradores da Feira, ficará em cartaz de 09 de julho a 14 de outubro de 2018.

A Ilustração como porta para o mundo é a versão brasileira da mostra realizada em Bolonha em 2016, que traz além dos 50 artistas escolhidos pela curadoria de Paola Vassalli, um complemento com cinco artistas brasileiros escolhidos sob a curadoria de Dolores Prades. A Mostra internacional está dividida em cinco décadas: 1967 – 1976, 1977 – 1986, 1987 – 1996, 1997 – 2006, 2007 – 2016, cada uma representada por 10 ilustradores que marcaram sua época.

Muitos deles são pouco conhecidos pelos leitores brasileiros, mas foram decisivos na história da ilustração:

1967 – 1976:
1.      Francesco Tullio-Altan (Itália)
2.      Eric Carle (USA)
3.      Patrick Couratin (Franca)
4.      Helme Heine (Alemanha)
5.      Emanuelle Luzzatti (Itália)
6.      David Macauly (USA)
7.      Iela Mari (Itália)
8.      Bruno Munari (Itália)
9.      Ralph Steadman (Inglaterra)
10.  Stepan Zavrel (República Tcheca)

1977 – 1986:
1.      Jean-Louis Besson (França)
2.      Quentin Blake (Inglaterra)
3.      Stasys Eidrigevicius (Lituânia)
4.      Monique Felix (Suíça)
5.      Robert Ingpen (Austrália)
6.      Roberto Innocenti (Itália)
7.      Dusan Kallay (Bratislava)
8.      David Mckee (Inglaterra)
9.      Tony Ross (Inglaterra)
10.  Lisbeth Zwerger (Viena)

1987 – 1996:
1.      Jean Claverie (França)
2.      Klaus Ensikat (Alemanha)
3.      Georges Lemoine (França)
4.      Yan Nascmbene (Franca)
5.      Kveta Pacovská (Polônia)
6.      Cris Raschka (USA)
7.      Alfonso Ruano (Espanha)
8.      J. Otto Seibold (USA)
9.      Max Velthuijs (Países Baixos)
10.  Piero Ventura (Itália)

1997 – 2006:
1.      Beatrice Alemanha (Itália)
2.      Arnal Ballester (Espanha)
3.      Eric Battut (França)
4.      Chiara Carrer (Itália)
5.      Svjetlan Junakovic (Zagrev)
6.      Taro Miura (Japão)
7.      Fabian Negrin (Argentina)
8.      Bente Olesen Nyström (Dinamarca)
9.      Vladimir Radunsky (Rússia)
10.  Shaun Tan (Austrália)



2007 – 2016:
1.      Ofra Amit (Israel)
2.      Bernardo Carvalho (Portugal)
3.      Maja Celija (Eslovênia)
4.      Mara Cerri (Itália)
5.      Philip Giordano (Japão)
6.      Anne Herbauts (Bruxelas)
7.      Suzy Lee (Coréia)
8.      Nooshin Safakoo (Irã)
9.      Alessandro Sanna (Itália)
10.  Klaas Verplancke (Suíça)


A mostra paralela não é apenas um “adendo” à exposição internacional, trata-se de uma pequena, mas significativa seleção do panorama da ilustração brasileira das últimas décadas. É difícil retratar a riqueza da nossa produção através de cinco representantes, mas neste contexto, optamos por enfatizar a diversidade de estilos e de narrativas visuais que marcaram as principais tendências da ilustração brasileira nacional e internacionalmente. Os ilustradores que participam são:

1.    Daniel Bueno
2.    Fernando Vilela
3.    Mariana Zanetti
4.    Marilda Castanha
5.    Odilon Moraes

            A Feira do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha (Bologna Children’s Book Fair) é o principal ponto de referência mundial do livro para crianças e jovens. Criada em 1964, a Feira é considerada um dos eventos culturais e centros de crítica de maior prestígio, credibilidade e ressonância mundiais do livro para a infância.
            Ponto de referência para todos os agentes que trabalham em torno do livro infantil e juvenil (autores, ilustradores, editores, agentes, mediadores), a Feira é responsável, ano após ano, pelo panorama da produção mundial a partir do qual se estabelecem as tendências e os grandes nomes no mercado internacional.
            Dentre as diversas ações promovidas pela Feira, a Mostra dos Ilustradores, criada em 1967, é uma das mais importantes. Para os ilustradores, a Mostra se converteu no espaço privilegiado para veiculação dos seus trabalhos e de seu nome no plano internacional. Os catálogos produzidos a cada Feira a partir de 1971 se tornaram instrumentos de pesquisa para todos os agentes do mercado. Depois de 50 anos, à luz da Mostra que festejou este aniversario, é possível afirmar que é, sem dúvida, a responsável pela formação de gerações de ilustradores e das principais tendências a partir das quais se desenvolveu o livro ilustrado.
Meio século de história não é pouco. A Mostra dos 50 anos representa esta rica trajetória escolhendo um ilustrador a cada ano, de modo a dar um amplo panorama do que foram os 50 anos da Mostra. Para além deste panorama, a importância da Mostra é histórica, pois a partir dela é possível reconstruir e conhecer os principais momentos, as rupturas e inflexões da ilustração nas últimas décadas.
            Daí a importância desta exposição, que percorre e indica trajetórias marcantes, que definiram as principais tendências e pontos altos do desenvolvimento do livro infantil e juvenil. Trata-se de uma Mostra histórica que amplia referencias, possibilitando assim uma educação estética do olhar. O contato com este panorama de excelência do mundo da ilustração só enriquece a formação de leitores e o trabalho de todos os envolvidos com a promoção e produção do livro para crianças e jovens.
            Praticamente todos os grandes autores/ilustradores que marcaram as principais tendências do livro ilustrado nas últimas décadas passaram e foram selecionados pela Mostra dos Ilustradores.

Serviço
A Ilustração Como Porta Para o Mundo - 50 anos da Mostra de Ilustradores da Feira do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha
Abertura, 9/7. 11h.
Visitação de 11/7 a 14/10. Terça a Sexta, 9h às 21h. Sábado, 10h às 21h. Domingos, 10h às 18h.
Grátis. Livre.
Agendamento para grupos: agendamento@bomretiro.sescsp.org.br

Sesc Bom Retiro
Al. Nothmann, 185 – Campos Elíseos.
Acessibilidade: Entrada com acesso para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.
Estacionamento próprio. Valores: Com apresentação de Credencial Plena - R$ 4,50 até uma hora; R$ 1,50 adicional por hora. Não credenciados - R$ 10,00 até uma hora; R$ 2,50 adicional por hora.
Tel: 3332 3600.

Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 9h às 20h30; sábados das 10h às 18h30; domingos e feriados, das 10h às17h30.

Oficina Aberta Ateliê de Gravura - Eduardo Haesbaert - Fundação Iberê Camargo - PoA - RS

Eduardo Haesbaert no Ateliê de Gravura - foto Lucas Pierozan (b)
Eduardo Haesbaert no Ateliê de Gravura da Fundação Iberê Camargo. Foto: Lucas Pierozan
Para releases, imagens e outras informações das atividades da Fundação Iberê Camargo, acesse o presskit aqui:https://goo.gl/aw3Gi3

Fundação Iberê Camargo lança Oficina Aberta do Ateliê de Gravura

Ministrada pelo artista Eduardo Haesbaert, de 3 a 28 de julho, a oficina tem o objetivo de promover a experimentação da Gravura em Metal. As inscrições para três turmas em diferentes horários estão abertas até o dia 29 de junho


Fundação Iberê Camargo está lançando a primeira oficina do ano no Ateliê de Gravura, com o objetivo de difundir as técnicas e a experimentação da Gravura em Metal. As inscrições estão abertas até a próxima sexta-feira, 29 de junho (veja o serviço abaixo). 
Oficina Aberta Ateliê de Gravura – experimentações com a gravura em metal será oferecida de 3 a 28 de julho, em três turmas, para adultos com ou sem experiência no ofício que desejem conhecer e experimentar as diferentes etapas de preparação, gravação e impressão de gravura em metal. A relação da gravura com o desenho e a experimentação de técnicas e ferramentas como ponta seca, buril e água-forte, serão temas da prática, onde cada aluno desenvolverá a sua própria gravura e obterá uma edição de 3 cópias.
O ministrante é o artista e gravurista Eduardo Haesbaert – coordenador do Ateliê de Gravura da Fundação, que trabalhou como como técnico e impressor das gravuras de Iberê Camargo. A Oficina também é uma oportunidade para os participantes utilizarem a prensa de cilindro que pertenceu ao artista.
Para Haesbaert, o principal objetivo da Oficina é “promover a aproximação do público com a técnica da Gravura em metal e manter vivo o legado de Iberê Camargo, reconhecido como um dos principais gravuristas brasileiros”.

Sobre o ministrante

Eduardo Haesbaert (Faxinal do Soturno, RS, 1968) iniciou os estudos em artes plásticas na Escola ASPES, Santana do Livramento, em 1980.  Em Porto Alegre, especializou-se na gravura em metal no Atelier Livre da Prefeitura, entre os anos de 1986 e 1989. Foi assistente de Iberê Camargo, trabalhando como técnico e impressor de suas gravuras entre 1990 e 1994. Atualmente é coordenador do ateliê de gravura da Fundação Iberê Camargo, onde desenvolve o Programa Artista Convidado, que acontece desde a criação da Fundação, em 1995. Mais de cem artistas brasileiros e estrangeiros – entre profissionais com trajetórias consolidadas e jovens expoentes da arte contemporânea – já passaram pelo Programa.
Nas exposições individuais do artista, destacam-se: Desumano (Galeria Bolsa de Arte Porto Alegre, 2017), Remove (Paço Municipal de Porto Alegre, 2017), Unanimous Night (Contemporary Art Centre, Vilnius, 2017), Corte Seco | Pó (Espaço Cultura ESPM Sul, 2016), Negro de Fumo (Galeria Bolsa de Arte de São Paulo, 2015), Anotações de uma obra depois das cinco (Fundação Ecarta, Porto Alegre, 2014), Última Cena (Bolsa de Arte de Porto Alegre, 2011), Próximo Plano (Pinacoteca da Feevale, Novo Hamburgo, 2011) e Trabalhos Recentes (Bolsa de Arte de Porto Alegre, 2007). Participou de diversas mostras coletivas, entre elas: Unânime Noite(Bolsa de Arte de São Paulo, 2016), 10ª Bienal do Mercosul (2015), Do Ateliê ao Cubo Branco (MARGS, 2011) e O Triunfo do Contemporâneo (Santander Cultural, 2012). Suas obras fazem parte do acervo do Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (MARGS) e do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MAC/RS).
Durante sua trajetória de artista recebeu os seguintes prêmios: VI Prêmio Açorianos de Artes Plásticas - Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre – Melhor Exposição Individual 2011 (Última Cena), menção honrosa no VI Salão de Pintura da Cidade de Porto Alegre (1995), Prêmio Especial do Júri pelo Conjunto da Obra no II Salão Victor Meirelles de Florianópolis (1994), Primeiro Prêmio no 16º Salão de Artes Plásticas da Associação Chico Lisboa (1993), Prêmio Secretaria da Cultura do Paraná no 49º Salão Paranaense e Prêmio Brasília de Artes Plásticas no 12º Salão Nacional de Artes Plásticas (1992).
A Fundação Iberê Camargo tem o patrocínio de  ItaúGrupo GPSIBMOleoplanAgibankBTG PactualBanrisul e apoio SLC Agrícola, Sulgás e DLL Group, com realização e financiamento do Ministério da Cultura / Governo Federal. A Traduzca e a Alves Tegam apoiam a exposição As Durações do Rastro.

Serviço

Oficina Aberta Ateliê de Gravura

Período: de 3 a 28 de julho de 2018
Turma 1: terças e quintas das 9h às 12h
Turma 2: terças e quintas das 14h às 17h
Turma 3: sábados das 9h às 12h e das 14h às 17h
Número de Participantes: máximo de 5 alunos por grupo
Valor: R$ 600,00 por aluno. Inscrições até 29 de junho pelo link: https://goo.gl/forms/4NCQBqL0PDwsg5jm2. Material básico incluso na inscrição.
Informações: agendamento@iberecamargo.org.br ou [51] 3247.8000
Endereço: Fundação Iberê Camargo - Avenida Padre Cacique, 2000
Como chegar:
A Fundação Iberê dispõe de estacionamento pago, operado pela Safe Park.
As linhas regulares de lotação que vão até a Zona Sul de Porto Alegre param em frente ao prédio, assim como as linhas de ônibus Serraria 179 e Serraria 179.5. É possível tomá-las a partir do centro da cidade ou em frente ao shopping Praia de Belas. O retorno pode ser feito a partir do Barra Shopping Sul, por onde passam diversas linhas de ônibus com destino a outros pontos da cidade.
Pedestres e Ciclistas: existe uma passagem para que pedestres e ciclistas possam atravessar a via em segurança. A passarela é acessada pelo portão de entrada do estacionamento. A Fundação também dispõe de um bicicletário, localizado nos fundos do prédio.
Instagram: @ f_iberecamargo
Visita virtual Google Artes & Culture - https://goo.gl/wYr75v

exposição - A Biblioteca que Eu Vi - Biblioteca Mário de Andradee - SP

Cyra Moreira, "Sem Título", 2018
A Biblioteca que Eu Vi, coletiva na Biblioteca Mário de Andrade, até 12/08
Reúne trabalhos do grupo Pigmento, formado há sete anos por doze artistas visuais que priorizam a linguagem da pintura, como Adriana Pupo, Céci Pastore, Cyra de Araújo Moreira, Elisa Bueno, Fábio Hanna, Helena Carvalhosa, Lilian Camelli, Mariana Mattos, Marina de Falco, Renata Pelegrini, Rosana Pagura e Vera Toledo. Inclui ainda obras, livros, objetos e documentos do acervo da própria biblioteca. Curadoria de Marcelo Salles

fonte: ARTE!Brasileiros

3ª Feira SUB 2018 - inscrições até 13 de julho

A Feira SUB é uma feira anual de arte impressa e publicações independentes com foco na produção que circula fora do meio editorial tradicional, com conceito artesanal, baixa tiragem e alto valor artístico e inclui: livros de artista, ilustrações, xilogravuras, pôsteres, fotografias, livros, zines, revistas e uma infinidade de produtos impressos. A feira é gratuita para público e expositores.
A Feira SUB traz uma experiência cultural que proporciona o conhecimento de técnicas variadas de produção impressa e outras linguagens artísticas e tem como objetivo:
- apresentar os mais variados formatos de produção independente trazendo diversidade, em termos de formato, linguagem artística e design;
- apresentar trabalhos autorais que são feitos de forma artesanal, com edição limitada e a preços acessíveis;
- fomentar a produção independente e dar visibilidade a artistas e editoras que estão fora do circuito convencional;
- promover uma experiência cultural enriquecedora através do contato entre público e artista/expositor;
- promover palestras e workshops gratuitos para ampliar a discussão sobre produção independente e arte impressa.
Qualquer artista, editora independente ou coletivo, do Brasil ou do exterior, pode participar da Feira, sem taxa para os que forem selecionados.
CRONOGRAMA
– Inscrições:
 até 13 de julho/2018, via online
– Taxa de inscrição: não
– Inscrição: http://bit.ly/2KmiwOV

RESTAURAÇÃO DE ARQUITETURA-PÓS-GRADUAÇÃO - SP


POLICROMIA EM ARTE SACRA -CURSO PRÁTICO - SP


Sábado tem Cinema! - São Paulo em Cartaz - por Lívia Gabbai - projeto Ó: Caminho, Estrada, Avenida



Como um fanzine, que apresenta uma grande colagem de filmes sobre a cidade de São Paulo, por Lívia Gabbai, tendo como um ponto de partida cenas de “São Paulo, Sinfonia da Metrópole” (Adalberto Kemeny, Rudolf Rex Lustig, 1929). Integram essa experiência “Paulicéia” ( Flávio Del Carlo, 1978), “Nove Visões de uma Cidade” (Tv Cultura,1979), “Praça da Sé” (Nilce Tranjan, 1976), “Sangue Corsário” (Carlos Reichenbach,1988), "Olhar e Sensação" ( Carlos Reichenbach, 1994), “Uma rua chamada Triumpho” (Ozualdo Candeias, 1971), e também “Linhas e Passagens”, filme de Lívia Gabbai , realizado a partir das Caminhadas Gráficas pela Água Branca e Freguesia do Ó, dentro do projeto “Ó: Caminho, Estrada, Avenida” de Gilberto Tomé. 


Para saber mais sobre a história do projeto "Ó: Caminho, Estrada , Avenida", acesse: https://graficafabrica.com.br