concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

sexta-feira, 2 de junho de 2023

Exposições "Afetos Dissidentes" e "Queer Angola" - Casarão Franco de Mello - SP

 

Exposições "Afetos Dissidentes" e "Queer Angola" abrem as portas de palacete da Paulista para a comunidade

Entidades se unem para apresentar a maior exibição internacional de arte contemporânea LGBT+ realizada até hoje em São Paulo

O Palacete Franco de Mello, construído em 1905, na primeira fase residencial da Avenida Paulista, vai abrigar, neste Mês do Orgulho LGBT+ duas exposições alusivas ao período: “Afetos Dissidentes” e “Queer Angola”, numa iniciativa conjunta de quatro entidades, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, o The Queer Museum, a Diversa Arte e Cultura, e a Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo (APOLGBT-SP), trazendo artistas dos 5 continentes com suas visões do universo LGBT+ em seus países.

O Projeto

A partir deste ano, o Palacete Franco de Mello vai abrigar o projeto de um centro internacional para promover a cultura e a diversidade, numa iniciativa que partiu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo em sua nova gestão.

Após anos fechado e com sua integridade ameaçada, o palacete, joia rara arquitetônica da avenida mais importante da cidade, finalmente abrirá suas portas ao público.
Esse centro internacional será integrado ao circuito artístico, turístico e cultural da Paulista, que já conta com museus e galerias reconhecidos mundialmente, com essa ação assinalando também o começo dos trabalhos de restauração do referido casarão centenário.

As obras de recuperação do palacete devem estar concluídas em 2024, contribuindo para a preservação do patrimônio arquitetônico, proporcionando visibilidade às diversas minorias, gerando empregos e se tornando um ponto de referência internacional para a arte, cultura e respeito à diversidade.

A entrada e visita são gratuitas, tendo ainda a possibilidade de visitas guiadas por monitores especializados pelo interior da casa perante agendamento.

As Exposições

Um espaço temporário será montado anexo ao palacete, exibindo as exposições "Afetos Dissidentes: a diversidade sexual na arte contemporânea” e “Queer Angola”, contando com a participação de 11 artistas de países como Angola, Brasil, Espanha, México, Polônia, Reino Unido, Tailândia, entre outros, e mostrando um panorama do trabalho e da situação atual dos artistas LGBT+ ao redor do globo.

Em várias partes do mundo, especialmente em continentes e países totalitários e teocracias, a arte se tornou uma ferramenta de protesto que confronta instituições e indivíduos tradicionalistas, nos quais a dissidência muitas vezes não encontra espaços nem visibilidade. A arte desempenha um papel fundamental como meio de expressão para a humanidade.

Foram os dissidentes sexuais que desenvolveram códigos e camuflagens, que conferiram complexidade e profundidade às expressões artísticas, para transmitir emoções que não podiam ser expressas de forma direta, e que também não podiam ser reprimidas. De Leonardo da Vinci até Andy Warhol, podemos observar como a expressão da dissidência sexual abriu caminho, mesmo em sociedades mais conservadoras.

Com apoio da Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo (APOLGBT-SP) e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, a exposição ficará no entorno do Casarão Franco de Mello, do dia 11 de junho, dia da Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo, até o dia 28 de junho, Dia Mundial do Orgulho LGBT+.

"Afetos Dissidentes: a diversidade sexual na arte contemporânea"

Esse é o espírito de "Afetos Dissidentes: a diversidade sexual na arte contemporânea": exibir expressões artísticas que reivindicam as diversas sexualidades existentes no mundo, propondo a exibição expressões artísticas que representam as diversas sexualidades e identidades. As imagens criam um panorama da arte produzida pela nossa comunidade neste momento específico, compartilhando com o público os diálogos e códigos da arte contemporânea presentes no mundo.

O curador, Cheo González, nasceu durante a ditadura de Pinochet no Chile, onde a mídia era controlada por militares e figuras religiosas, este artista explora o confronto entre a comunicação oficial e a intervenção popular. Buscando recriar esse diálogo, ele exibe imagens em espaços públicos, para posteriormente recuperá-las, restaurá-las e modificá-las em seu estúdio. Em seguida, ele as coloca de volta nas ruas, com o objetivo de iniciar uma conversa com o coletivo anônimo.

“Queer Angola”

Já a exposição fotográfica “Queer Angola” retrata pessoas da comunidade LGBT+ do país, com imagens da campanha “Veja além do seu preconceito”, da Associação Íris Angola. São 12 fotografias de lésbicas, gays e pessoas trans angolanas em contextos e atitudes de empoderamento da comunidade no país.
As fotos, concebidas e coordenadas por Carlos Fernandes da Associação Íris Angola, traduzem a cultura angolana, nas roupas, nos tecidos, nas estampas, nas cores e nas pinturas faciais e corporais, e na atitude das pessoas fotografadas, que expressam sua coragem, num continente ainda marcado por muita censura, discriminação, violências e punições públicas.

Os Artistas

Anuwat Apimukmongkon: nascido em 1995, Trang, vive e trabalha no extremo sul da Tailândia. Ele se formou como Bacharel em Belas Artes pela Universidade Prince of Songkla, campus de Pattani no mesmo país. Através de colagens, mistura diversas técnicas descortinando a cultura tailandesa.

Carlos Fernandes: diretor executivo da Associação Íris Angola, criou e executou a campanha “Veja além do seu preconceito” que, como resultado, gerou a exposição Queer Angola, que já circulou no país de origem e no Brasil, passando por diversas cidades em ambos.

Daniel Torrent: espanhol, bacharel em História da Arte, Direção de Cinema e Belas Artes. Obteve os prêmios Junceda, Fundação Fita, Manuel António da Mota e CJBooks. Já expôs em Espanha, Itália, França, México e Nova Iorque. Sua obra transita entre uma masculinidade robusta e cenas de profunda afetividade.

David Jester: graduou-se como Bacharel em Belas Artes pela Virginia Commonwealth University e completou seus estudos de pós-graduação na Rutgers University, New Brunswick, NJ em 1996. Com cores vivas e vibrantes, suas imagens exalam sensualidade e vida.

Doug Blanchard: pós-graduado em pintura e história da arte, mora no Brooklyn, tem seu estúdio no Lower East Side de Manhattan e ensina arte no Bronx Community College/CUNY (EUA). Sempre em tons de cinza, traz Jesus para a realidade do mundo atual.

Fe Maidel: artista brasileira, psicóloga e ex-gestora do Programa Transcidadania, trabalha junto entidades públicas, privadas e sociedade civil, com foco no resgate e no apoio à comunidade LGBT+. Com desenhos e pinturas que registram os aspectos afetivos de sua transição, propõe ao público uma reflexão sobre o quanto a aceitação e o pertencimento são importantes para nossa comunidade.

Grzegorz Pieniak: nascido em 1994, estudou pintura na Academia de Belas Artes de Varsóvia. Ele é cofundador e membro da Otwarta Pracownia Eksperymentu e da Galeria Kaplica, ao lado de artistas como Piotr Wesołowski, Agata Słowak e Szawł Płóciennik.

Juliusz Lewandowski: nascido em 1977 em Varsóvia, é pintor autodidata e um dos poucos criadores de arte erótica na Polónia. Estreou-se como ilustrador das “Canções de Maldoror” de Lautréamont e das obras do Marquês de Sade. Uma parte importante de sua pintura são os fios autobiográficos que se tornam um pretexto para mostrar problemas universais da natureza humana.

Stuart Sandford: é um artista multidisciplinar baseado entre Londres (Inglaterra), Los Angeles (EUA) e Cidade do México (México) que trabalha com diferentes mídias, incluindo fotografia, escultura, pintura, imagem em movimento e instalação. Nessa mostra usa a Polaroid como principal ferramenta.

Zaida González: fotógrafa transfeminista e uma das autoras mais proeminentes da cena latino-americana contemporânea. Formou-se em Fotografia e é fundadora do coletivo Macrodosis. Vencedora do Prêmio Rodrigo Rojas de Negri e "Melhor Jovem Artista Estrangeiro" na Lituânia. É autora dos livros "Las novias de Antonio", "Recuérdame al morir con mi último latido" e "Zaida González de Guarda".

SERVIÇO
Exposições: “Afetos Dissidentes: a diversidade sexual na arte contemporânea” e “Queer Angola”.
Local: Casarão Franco de Mello – Av. Paulista, 1.919 – São Paulo (SP).
Data: de 11 a 28 de junho de 2023.
Entrada: gratuita.
Organização: Diversa Arte & Cultura.
Curadores: Cheo González, Franco Reinaudo, Leonardo Arouca e Stevan Lekitsch.
Diagramação: Alexander Yoo.
Artistas: Anuwat Apimukmongkon (Tailândia), Cheo González (Chile), Daniel Torrent (Espanha), David Jester (EUA), Doug Blanchard (EUA), Fe Maidel (Brasil), Grzegorz Pieniak (Polônia), Juliusz Lewandowski (Polônia), Stuart Sandford (Reino Unido), Zaida González (Chile).
Apoio: Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo (APOLGBT-SP) e Governo do Estado de São Paulo – Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
Possibilidade de visitas guiadas por monitores perante agendamento.
Informações: dac.org.br@gmail.com
Links: https://thequeermuseum.art - http://dac.org.br - https://paradasp.org.br

PS: ambas as exposições também estarão no dia 8 de junho, a partir das 10h na 22ª Feira Cultural da Diversidade LGBT no Memorial da América Latina em São Paulo (SP).

quarta-feira, 31 de maio de 2023

3ª edição da Galeria Consigaz - MIS - SP

Galeria Consigaz

 Galeria Consigaz


 Galeria Consigaz


 MIS recebe exposição de arte urbana no dia 4

Aberta ao público, a 3ª edição da Galeria Consigaz busca novos talentos artísticos, que aplicarão suas técnicas em botijão de gás durante evento ao vivo, com direito a palestra de Eduardo Kobra

Para os amantes da arte de rua, uma boa notícia! No próximo domingo (04/06), o MIS (Museu da Imagem e do Som) - instituição vinculada à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo - receberá a 3ª edição da Galeria Consigaz. Trata-se de um evento gratuito e aberto ao público, que promoverá uma competição entre 10 artistas brasileiros especialistas em street art, que mostrarão seus talentos ao vivo, com a aplicação de técnicas como grafite, muralismo, intervenção urbana, stencil, entre outras relacionadas à arte urbana, de forma inusitada: em botijões de gás. A programação também contará com uma palestra do Eduardo Kobra, um dos mais reconhecidos muralistas da atualidade, que assina obras espalhadas em países pelos cinco continentes. 

“Estamos na terceira edição da Galeria Consigaz, desta vez em parceria com o MIS. Trata-se de um evento grandioso para valorizar a arte em todas as suas formas e enaltecer os responsáveis por elas, que são os talentos brasileiros. Para o público a oportunidade é de vivenciar ao vivo um show de criatividade e arte urbana da melhor qualidade”, afirma Carla Tunkel, gerente de Marketing da Consigaz.

Além de acontecer em um dos museus mais conceituados de São Paulo, a Galeria Consigaz será transmitida pelo canal da Consigaz no Youtube. Os 10 artistas presentes na exposição, entre grafiteiros, designers, artistas plásticos e pintores, passaram recentemente por uma seletiva que ocorreu em diversas regiões do país. 

Os selecionados concorrem a um prêmio de R$10 mil. Durante o evento, um júri avaliará a criatividade, originalidade e técnica de cada obra de arte, sendo que os três melhores artistas vão à votação popular, que ficará aberta até 25 de junho no site: https://galeriaconsigaz.com.br/


SERVIÇO

Evento: 3ª edição da Galeria Consigaz

Data: 04/06 (domingo), das 13h às 18h

Endereço: Av. Europa, 158 - Jardim Europa, São Paulo/SP

Valor: Gratuito.

*Palestra com capacidade para 170 pessoas (chegar até 15h para a retirada de ingressos)




70 Anos do Monumento às Bandeiras - Victor Brecheret - Galeria A Hebraica SP

 

Exposição vai celebrar os 70 Anos do Monumento às Bandeiras apresentando obras do escultor Victor Brecheret


Foto: Maquete do Monumento às Bandeiras

Crédito Lana Machado Leilões



Galeria A Hebraica SP (localizada no Clube A Hebraica, Rua Hungria, 1000) será  palco, da  Exposição Victor Brecheret em Comemoração aos 70 anos do Monumento às Bandeiras,  que ficará em cartaz de 07 a 26 de junho,  

A exposição reunirá dez obras do escultor, todas com certificado de originalidade,  destacando-se a maquete em terracota do próprio “Monumento às Bandeiras” e a escultura “Bailarina” em bronze polido,  que faz parte de um múltiplo de sete esculturas. Uma delas, foi danificada durante os ataques ao Palácio do PlanaltoSTF e Congresso Nacional em 08 de janeiro, porém já foi restaurada e recolocada no saguão da Câmara dos Deputados.  Também estará exposta a escultura em bronze patinado “Vitória”, que integrou a  Semana de Arte Moderna de 22

Todas as peças estarão disponíveis para venda, e parte da arrecadação será destinada ao Ten Yad,  instituição beneficente que há 30 anos tem como missão fornecer alimentação para pessoas em situação de vulnerabilidade em São Paulo.

Victor Brecheret

Victor Brecheret, foi um escultor ítalo-brasileiro, considerado um dos mais importantes do Brasil. Foi o responsável pela introdução do modernismo na cultura e escultura brasileira. Apesar de ser um dos principais artistas da vanguarda, Brecheret nunca abandonou sua formação artística clássica, ligada à arte greco-romana e renascentista. 

O Monumento às Bandeiras

Inaugurado em 1953 para fazer parte das comemorações do IV Centenário da Cidade, o Monumento às Bandeiras ocupa em lugar de destaque em frente ao Parque do Ibirapuera  e   é considerado um  marco da Cidade de São Paulo,  que homenageia os Bandeirantes que partiam de São Paulo  em direção ao sertão. 

A Exposição Victor Brecheret em Comemoração aos 70 anos do Monumento às Bandeiras é organizada por Raquel Machado,  da Lana Machado Leilões, com curadoria de Olívio Guedes e co-curadoria de Iso Weinfeld e ficará em cartaz de 07 a 26 de junho, na Galeria A Hebraica.   (de segunda à sexta, das 6 às 23h,  sábados e domingos, das 7 às 22h e nos Feriados, das 7 às 20h ) .  


fonte: 

Liane Gotlib Zaidler


terça-feira, 30 de maio de 2023

Instituto Tomie Ohtake realiza o curso presencial "Arte e Cosmos", com o filósofo e professor David Lapoujade

 Instituto Tomie Ohtake realiza o curso presencial "Arte e Cosmos", com o filósofo e professor David Lapoujade

David Lapoujade é um dos filósofos mais sutis da nova geração de pensadores franceses. O Instituto Tomie Ohtake recebe o pensador para um curso voltado à aproximação entre arte e cosmos a partir da etimologia da palavra e seus desdobramentos

Para os gregos, kosmos designa tanto ornamentos e adornos (roupas, jóias) quanto a ordem do mundo. Do primeiro sentido saiu a palavra cosmética. Do segundo, cosmologia. Essas duas palavras conheceram um destino separado. Será possível reuni-los? Não se trata de voltar aos gregos, mas de conceber as artes do visível ao mesmo tempo como uma cosmética e uma cosmologia, inseparavelmente. É o desafio posto por David Lapoujade.

Os cursos do Instituto Tomie Ohtake se estruturam a partir do binômio freiriano ação-reflexão, compreendendo os processos educativos vinculados à arte e à cultura como potentes ferramentas para a autotransformação dos seres humanos. Partindo desse pressuposto, configuram-se não somente como situações de aprendizagem e experimentação, mas também como espaços de diálogo e convivência comprometidos com a formação de públicos e a transformação da sociedade.

Todo semestre são oferecidos aos públicos cursos focados em práticas artísticas, teoria e diálogo, de forma presencial ou on-line.

David Lapoujade é um dos filósofos mais sutis da nova geração de pensadores franceses. Na linhagem de Deleuze, de quem foi amigo pessoal, escreveu seis livros, todos traduzidos pela N-1 edições. Não à toa são tão utilizados por artistas, ativistas, filósofos - deslocam inteiramente nossa percepção e pensamento. É professor de estética na Sorbonne-  Paris I e organizador das coletâneas de Deleuze Ilha deserta, Dois regimes de loucos   e Cartas e outros textos .

 

Presencial, no Instituto Tomie Ohtake

02 de junho a 03 de junho | sexta-feira e sábado |  19h às 21h (sexta-feira) e das 10h às 12h (sábado)

2 encontros

60 vagas

Valor: R$460

Link para inscrição do curso: https://nucleodeculturaeparticipacao.byinti.com/#/event/curso-1-semestre-2023-arte-e-cosmos

 

Dúvidas

Escreva para escolatomie@institutotomieohtake.org.br

Exposição gratuita no CEU Casablanca faz o visitante viajar pelos mais diversos museus do mundo

 


Exposição gratuita no CEU Casablanca faz o visitante viajar pelos mais diversos museus do mundo 

Batizado de CulturAR, projeto viabilizado por meio do Pro-Mac utiliza realidades aumentada e virtual para levar adultos e crianças a conhecer quadros, obras de arte e monumentos famosos sem sair do lugar

 

O Ceu Casablanca recebe a CulturAR, exposição gratuita que permite a adultos e crianças estarem frente a frente com quadros, monumentos e objetos de arte do mundo todo sem sair do lugar.

Com a utilização de realidade aumentada, é possível em questão de minutos estar frente a frente de telas famosas como O Nascimento de Vênus (Sandro Boticelli), Operários (Tarsila do Amaral), Moça com Brinco de Pérola (Johannes Vermeer), O Lavrador de Café (Cândido Portinari), The Great Wave of Kanagawa (Katsushika Hokusai), Abaporu (Tarsila do Amaral), Mona Lisa (Leonardo da Vinci), Starry Night (Vincent Van Gogh); além ir até a Pirâmide de Giza, Arco do Triunfo e Coliseu e ainda se deparar com objetos famosos, tais como o Busto Nefertiti, Vasos Gregos e Pedra de Roseta.

Além dessas obras, a realidade virtual também levará os visitantes para a pré-História a partir de um vídeo super realístico sobre o dinossauro aquático Rhomaleosaurus, que tem como intuito a conscientização sobre a preservação da vida marinha, tal qual é possível ser conferido no British Museum, em Londres.

Segundo Alexandre Calil, artista 3D que foi responsável pelo conceito e layout do projeto, o local foi selecionado com o intuito de universalizar a cultura e priorizar paulistanos que vivem em bairros mais afastados do centro expandido.

O horário de visitação do CulturAR é de terça-feira a sábado, das 9h às 16h.

 

Serviço: 

CulturAR no CEU Casablanca

Horário: Terça-feira a Sábado, das 9h às 16h

Endereço: R. João Damasceno, 85 - Vila das Belezas, São Paulo – SP – CEP: 05841-160

Telefone: (11) 5519-5201

Art Tech, exposição no CEU Campo Limpo projeta como é uma casa totalmente conectada

 

 

Art Tech, exposição no CEU Campo Limpo projeta como é uma casa totalmente conectada 

Ao entrar em uma cabine, com lotação de 10 pessoas, experiência faz com que as crianças conheçam como pode ser um lar totalmente conectado com a utilização da Internet das Coisas (IoT) 

O CEU Campo Limpo recebe a Art Tech, exposição cujo foco é a Internet das Coisas (IoT). Nela, crianças e adultos são convidados a ingressarem em uma cabine de projeção para conhecer todas as funcionalidades de uma casa inteligente, tais como comandos por voz, eletrodomésticos conectados, ajustes automáticos de ambientes e tantas outras possibilidades existentes que promovem conforto, segurança e eficiência.

Com capacidade de comportar até 10 pessoas por vez num espaço que tem 3,50m de diâmetro, é possível conferir, por meio de uma planta baixa que permite a visualização em qualquer ângulo que você esteja. Tudo isso apresentado por um personagem virtual.

Conforme conta Alexandre Calil, artista 3D que foi responsável pelo conceito e layout do projeto, não se trata só cultura e tecnologia, mas também responsabilidade social e universalização: “afinal, são totalmente gratuitos e abertos a toda população interessada, independentemente da idade, mas principalmente às crianças que cada vez mais estão inseridas no universo tecnológico”.

O horário de visitação da Art Tech é de terça-feira a sábado, das 9h às 16h.

 

Serviço:

Art Tech no CEU Campo Limpo

Horário: Terça-feira a Sábado, das 9h às 16h

Endereço: Avenida Carlos Lacerda, 678 – Pirajussara, São Paulo -SP - CEP: 05789000

Telefone: (11) 5843-4800

ArPA - feira de galerias - Pavilhão Pacaembu - SP

 

Galeria Luciana Brito | Artista: Fernando Zarif. Crédito: Edouard Fraipont


Gustavo Rebello Arte | Artista: Ivan Serpa. Crédito: Divulgação


Feira de arte ArPa realiza nova edição no Pavilhão Pacaembu a partir de quarta-feira, 31 de maio

Aproximação com o mercado global de arte, olhares plurais de curadores experientes e reforço positivo de relacionamento entre colecionadores e galeristas são as diretrizes da nova edição da feira de arte ArPa, que acontece entre 31 de maio e 4 de junho


Após estreia bem-sucedida, com reconhecimento expresso pelo mercado, pelas dezenas de expositores e pelo público estimado em mais de 10.500 pessoas, a feira de arte ArPa faz sua segunda edição em 2023, de 31 de maio a 4 de junho, com a participação de mais galerias, um time renomado de curadoria e um reforço de sua missão de propor uma experiência aprofundada e próxima com o público em geral e com colecionadores de arte. A feira ocorre no Pavilhão Pacaembu, espaço localizado no Complexo Pacaembu, com entrada pela Praça Charles Miller.

 

A ArPa é uma iniciativa da Allegra Pacaembu - concessionária que assumiu a gestão do Pacaembu em 2020, e conta com a direção geral de Camilla Barella, gestora cultural fundadora da VIVA Projects e colaboradora da Frieze desde 2017. Nesta edição, a realização da ArPa também será simultânea à MADE - Mercado, Arte, Design; feira de design que chega a sua décima primeira edição. A parceria é iniciativa do curador de design Waldick Jatobá.

 

A ArPa conta também com direção de Cristina Candeloro e recebe cerca de 50 expositores que comercializam suas obras no espaço de 4 mil m²A infraestrutura, organização e vendas realizadas durante a feira em 2022 fez com que a ArPa, em sua primeira edição, conquistasse uma boa reputação entre associados da Associação Brasileira de Arte Contemporânea (ABACT), em pesquisa realizada em parceria com a Associação de Galerias de Arte (AGAB) em setembro de 2022.

 

Nesta segunda edição, Camilla reforça o caráter mais íntimo e acolhedor proposto de forma bem-sucedida na edição passada. "Nós criamos uma atmosfera que possibilita ao público ter mais tempo para conversar com os expositores e também digerirem visualmente o conteúdo da feira. Apontada como uma característica positiva da ArPa, orientamos os galeristas a pensar seus estandes como projetos especiais, muitas vezes até com curadorias próprias", conta Camilla.

 

Entre os destaques de projetos especiais já anunciados, está a galeria Gustavo Rebello Arte com estande do artista Ivan Serpa, que em 2023 completa 100 anos de nascimento e 50 de morte; a galeria Mendes Wood DM propõe um diálogo entre as obras do artista sueco Runo Lagomarsino e da artista capixaba Castiel Vitorino Brasileiro; e a galeria argentina Isla Flotante, em sua segunda participação na feira, apresenta o artista Valentin Demarco. A ArPa terá ainda um aumento de 50% de galerias internacionais no Setor Principal, com representantes da Argentina, México e Uruguai, reforçando o intercâmbio com a cena artística latinoamericana.

 

Assim como em sua primeira edição, a ArPa terá estandes destinados a jovens galerias e também a espaços consolidados no circuito das artes, reunindo expositores do mercado primário e secundário. A ArPa e a MADE contam com os seguintes patrocinadores: Comgás, Mitsubishi, MOS. Hotel oficial: Tivoli Mofarrej.

 

Curadoria e setores

 

A ArPa organizou um time de curadoria com um perfil de bastante experiência no campo das artes, privilegiando diferentes abordagens e perspectivas descentralizadas na arte e reforçando o caráter plural da feira. Neste ano, os curadores são Carla Zaccagnini, argentina que reside atualmente em São Paulo e Malmö (Suécia), curadora da 34ª Bienal de São Paulo; Diego Matos, pesquisador, professor e curador formado em arquitetura, ex curador-chefe do Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia (MuBE); e o mexicano José Esparza Chong Cuy, curador, escritor e arquiteto, que atua como Diretor Executivo e Curador Chefe do Storefront for Art and Architecture, em Nova York.

 

Como no ano passado, cada curador assumirá um setor. A divisão foi pensada de modo a facilitar a fruição do público e possibilitar a criação de recortes mais detalhados para cada segmento contemplado no contexto da Feira. O Setor Principal tem curadoria da própria feira, enquanto o Setor UNI é curado por José Esparza Chong Cuy, o setor Satélite tem assinatura de Diego Matos e a Sala MOS tem curadoria de Carla Zaccagnini. José, o único curador que não é estreante na ArPa, foi responsável pela curadoria do Setor Satélite em 2022.

 

Seguem abaixo as descrições dos setores e das galerias participantes. A expectativa é de que mais galerias sejam confirmadas nas próximas semanas.

 

Setor Principal

 

Participam desse setor galerias brasileiras com perfis diversos e de diferentes regiões do Brasil. Cada expositor vai apresentar dois ou três artistas, com estandes entre 30 e 50 m², com o intuito de priorizar a experiência contemplativa da arte e criar uma atmosfera mais íntima com o público colecionador.

 

Galerias confirmadas: Almeida & Dale Galeria de Arte, Andrea Rehder Arte Contemporânea, casa triângulo, Casanova Arte, Cassia Bomeny Galeria, Galeria Cavalo, Galleria Continua, Dan Galeria, Galeria Estação, Fólio, Gomide & Co, Gustavo Rebello Arte, Galeria Inox, Isla Flotante, Galeria Karla Osorio, Kubik Gallery, Galeria Leme, Lima Galeria, Luciana Brito Galeria, Galeria Lume, Galeria MaPa, Galeria Marília Razuk, Mendes Wood DM, Galeria Mercedes Viegas, Millan, Mitre Galeria, Galeria Murilo Castro, OÁ Galeria, OMA Galeria, Piero Atchugarry, Pinakotheke Cultural, Quadra, Galeria Raquel Arnaud, Ricardo Von Brusky, Rodrigo Ratton Galeria, Simões de Assis, Galeria Ybakatu e Zipper Galeria.

 

Setor UNI

 

Para esse setor, o curador José Esparza Chong Cuy selecionou um recorte de galerias denominado Mensagens, que leva à ArPa projetos de um único artista representado por elas em exposição solo. Sobre a concepção de sua curadoria, José conta: "Traços e marcas repetidas se convertem em espirais, linhas curvas e formas que criam formatos inesperados apontando para futuros orgânicos. Mensagens aproxima um grupo de artistas cujas práticas crescem de dentro para fora como sinais de vida dos tempos que se avizinham".

 

As galerias / artistas confirmados para esse setor são: Campeche (Jou Morales), Fortes D'Aloia & Gabriel (Cristiano Lenhardt), Galatea (Beatrice Arraes), Galeria Sendrós (Andrés Piña), GDA (Maíra Dietrich), HOA (Marian Rocha), Marli Matsumoto Arte Contemporânea (Juan Casemiro) e Sé Galeria (Michel Zózimo).

 

José, que reside em NY, é curador, escritor e arquiteto. Atualmente, é Diretor Executivo e Curador Chefe do Storefront for Art and Architecture, em Nova York. Já trabalhou como Curador Associado do Museum of Contemporary Art Chicago e do Museo Jumex, na Cidade do México.

 

Setor Satélite

 

O Setor Satélite, curado por Diego Matos, exibe na fachada do Pavilhão um telão com vídeos de galerias internacionais, propondo uma imersão em arte ao público desde a chegada no Complexo Pacaembu.

 

Nomeada como Pontos de Luz, em referência objetiva à canção homônima interpretada por Gal Costa, com música e letra de Jards Macalé e Waly Salomão, as produções insinuam e evocam a ideia de presença e atuação política do corpo em contextos de responsabilidade ambiental, social e ética. Os filmes selecionados foram distribuídos em três subprogramas e um apêndice que são apresentados diariamente nos dias da feira. É importante acentuar que a manifestação do corpo é a força expressiva sublinhada em som e imagem no programa de Pontos de Luz.

 

"A importância do humano é inerente à sobrevivência estética e política da arte. A arte, por princípio ético, não extrai o humano, convoca permanentemente sua presença e ousa cantar: 'me arrisco a falar, me sinto feliz, me sinto muito feliz, me sinto completamente feliz'", diz o curador.

 

Neste setor, haverá projeção de vídeos criados pelos artistas Anna Bella Geiger, da Galeria Murilo Castro; Carlos Nader, da Galeria Lume; Maya Watanabe, da Tegenboschvanvreden; Rosa Luz, da Central Galeria, Salomé Lamas, da Galeria Miguel Nabinho; Teresa Margolles, da Mor Charpentier; e Mario García Torres, da Galeria Luisa Strina / Jan Mot; Ana Vaz, Frederico Morais e Janaína Wagner.

 

Diego Matos (Fortaleza, 1979) tem mais de 15 anos de experiência em pesquisa e curadoria

de arte. Foi curador-chefe do Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia (MuBE). Entre seus trabalhos recentes estão a antologia Liuba - Corpo Indomável (prêmio APCA 2023) e a exposição permanente do Centro Universitário Maria Antonia - USP. Foi também curador do 20° festival SESC videobrasil (2017-18). Em sua primeira participação na ArPa, Matos irá curar o Setor Satélite, dedicado à produção audiovisual contemporânea.

 

Sala MOS

 

Inédita na feira, a Sala MOS, curada por Carla Zaccagnini, é uma seção dedicada a conversas e debates abertos ao público da Feira, patrocinada pela Mos Incorporadora. Sob o título de Re-instaurar, a curadoria reúne uma série de conversas com artistas, curadores, restauradores e profissionais de outros campos. A agenda de conversas será disponibilizada em breve. "Cada fala tem o intuito de desdobrar conteúdos específicos, manifestos ou latentes que nos parece necessário discutir no momento atual", conta a curadora da Sala MOS.

 

Carla Zaccagnini é artista visual, curadora e escritora argentina que reside atualmente em São Paulo e Malmö (Suécia). Carla foi curadora da 34ª Bienal de São Paulo. Formou-se em artes plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado (Faap) e fez mestrado em poéticas visuais na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP).

 

Relação de todas as galerias participantes

 

Setor Principal

Almeida & Dale Galeria de Arte

Andrea Rehder Arte Contemporânea

casa triângulo

Casanova Arte

Cassia Bomeny Galeria

Galeria Cavalo

Galleria Continua

Dan Galeria

Galeria Estação

Fólio

Gomide&Co

Gustavo Rebello Arte

Galeria Inox

Isla Flotante

Galeria Karla Osorio

Kubik Gallery

Galeria Leme

Lima Galeria

Luciana Brito Galeria

Galeria Lume

Galeria MaPa

Galeria Marília Razuk

Mendes Wood DM

Galeria Mercedes Viegas

Millan

Mitre Galeria

Galeria Murilo Castro

OÁ Galeria

OMA Galeria

Piero Atchugarry

Pinakotheke Cultural

Quadra

Galeria Raquel Arnaud

Ricardo Von Brusky

Rodrigo Ratton Galeria

Simões de Assis

Galeria Ybakatu

Zipper Galeria

 

Setor UNI

Campeche

Fortes D'Aloia & Gabriel

Galatea

Galería Sendros

GDA

HOA

Marli Matsumoto Arte Contemporânea

 

Setor Satélite

Central Galeria

Galeria Luisa Strina

Jan Mot

Galeria Lume*

Galeria Miguel Nabinho

Galeria Murilo Castro*

Mor Charpentier

Tegenboschvanvreden

 

Geral - ordem alfabética

Almeida & Dale Galeria de Arte

Andrea Rehder Arte Contemporânea

Campeche

Casa Triângulo

Casanova Arte

Cassia Bomeny Galeria

Central Galeria

Dan Galeria

Fólio

Fortes D'Aloia & Gabriel

Galatea

Galeria Cavalo

Galeria Estação

Galeria Inox

Galeria Karla Osorio

Galeria Leme

Galeria Luisa Strina

Galeria Lume

Galeria MaPa

Galeria Marília Razuk

Galeria Miguel Nabinho

Galeria Murilo Castro

Galeria Raquel Arnaud

Galería Sendros

Galleria Continua

GDA

Gomide&Co

Gustavo Rebello Arte

HOA Galeria

Isla Flotante

Kubik Gallery

Lima Galeria

Luciana Brito Galeria

Marli Matsumoto Arte Contemporânea

Mendes Wood DM

Mercedes Viegas Arte Contemporânea

Michel Rein

Millan

Mitre Galeria

Mor Charpentier

OÁ Galeria Arte Contemporânea

OMA Galeria

Petzel Gallery

Piero Atchugarry Gallery

Pinakotheke

Proyectos Ultravioleta

Quadra

Ricardo Von Brusky

Rodrigo Ratton Galeria

Simões de Assis

Tegenboschvanvreden

Ybakatu

Zipper Galeria

 

Serviço

Feira de arte ArPa

 

Patrocínio | Beck's, Comgás, Mitsubishi, MOS

Hotel oficial | Tivoli Mofarrej

Apoio | C6 Bank, Handred, Le Lis Casa

Apoio de mídia | Arte que acontece, Eletromidia, Elle Decor

Parceiro Institucional | Inhotim

 

Quando: De 31 de maio a 4 de junho

Abertura exclusiva para convidados: 31 de maio, quarta-feira

Aberta ao público: de 01 a 04 de junho, quinta-feira a domingo

Horário: Quarta-feira a sábado, das 13h às 20h30 | Domingo, das 11h às 18h

Local: Pavilhão Pacaembu, no Complexo Pacaembu

Endereço: Praça Charles Miller, s/n

Ingressos (com acesso às duas feiras): R$60 (inteira) e R$30 (meia). Ingressos à venda pelo site https://arpa.art/

Classificação: Livre

Site | Instagram | E-mail

 

Sobre a ArPa:

 

ArPa nasce como uma feira de arte focada em expandir a comunidade da arte contemporânea nacional e internacional. A Feira reúne diferentes abordagens e perspectivas em busca de um olhar descentralizado a fim de fomentar profícuos intercâmbios comerciais e criativos. Nesta segunda edição, realizada no Complexo Pacaembu, em São Paulo, cerca de 50 galerias de diversas regiões do Brasil e do mundo apresentam seus artistas nos setores Principal, Satélite e UNI; além destes, será inaugurada a Sala MOS, seção inédita dedicada a conversas e debates abertos ao público da Feira. ArPa 2023 conta com a colaboração de 3 curadores: Carla Zaccagnini, Diego Matos e José Esparza Chong Cuy.

 

Sobre a MADE – Mercado.Arte.Design:

 

MADE – Mercado. Arte. Design – é uma feira internacional de design colecionável. Uma plataforma para discutir, apreciar e comprar o melhor do design, do vintage ao contemporâneo, com foco no colecionável. A proposta do evento é reunir, a cada edição, conteúdo de qualidade por meio de exposições e instalações em um espaço coletivo que apresenta e dá destaque a designers e estúdios nacionais e internacionais, revelando novos talentos, incentivando novas produções e, consequentemente, a ampliação da cultura do design a milhares de pessoas. A plataforma MADE tem como objetivo disseminar a educação e a cultura no setor, por intermédio de uma programação de conteúdo sobre design. A feira conta com um Conselho Consultivo com o intuito de debater o design contemporâneo produzido aqui e no exterior e propor ações específicas para o projeto, ampliando o campo de discussão e agregando repertórios distintos ao universo debatido. Os membros deste conselho são figuras destacadas nos campos do design, arte contemporânea e arquitetura, formado por Cláudia Moreira Salles, Marcio Kogan, Jorn Konijn, Mauricio Eugenio e Corinna Sagesser. A MADE é realizada pela W/Design, de Waldick Jatobá, idealizador e diretor geral do evento, e por seus sócios Bruno Simões, curador do evento, e Elcio Gozzo, diretor financeiro.

 

fonte: Assessoria de Imprensa - ArPA






exposipão PAISAGEM INTERIOR - Ivo Indiano - Franca - SP



 IVO INDIANO APRESENTA ‘PAISAGEM INTERIOR” NO LABORATÓRIO DAS ARTES DE FRANCA

Pinturas de grandes dimensões em têmpera sobre tela mostram imaginário do artista

          A partir de 02 de junho, o artista plástico Ivo Indiano vai apresentar seus novos trabalho em pintura numa exposição intitulada “Paisagem Interior”, exposição de doze obras de grandes dimensões pintadas a têmpera sobre tela suavemente coloridas, em composições que trazem imagens poéticas de caráter onírico, simbólico e figurativo. . 

          Ivo nasceu em Uberaba (MG) em 1960, mas vive em Franca desde a infância. Estudou Artes em São Paulo e posteriormente cursou Arquitetura em Franca, onde atua com escritório de projetos desde os anos 80. É um artista com múltiplos talentos, traduzidos em enorme gama de atividades artísticas que vão do desenho à gravura, da arquitetura à edição de livros psicografados, das histórias em quadrinhos à pintura, passando pela música - durante a pandemia, lançou com parceiros um CD com músicas autorais – Projeto Pã, que pode ser ouvido em streaming. Seu ateliê Sanatorivm abriga pupilos aprendizes e artistas feitos, que se desdobram em projetos coletivos, alguns já apresentados no Laboratório das Artes.

De modo geral, Ivo pinta ou desenha investindo na sua peculiar visão de mundo perpassada pela crença no espiritismo, na redenção humana pela fé e na representação dos detalhes do cotidiano da vida, da casa e da cidade que estão em seu entorno imediato, para compor obras que traduzem seu imaginário interior, também repletas de referências a suas leituras pessoais.

A mostra no Laboratório das Artes acontece de 02 de junho a 11 de agosto de 2023, com entrada gratuita, com abertura prevista para 02 de junho às 20 horas, com a presença do artista.

Serviço

Evento: Exposição de Pinturas “Paisagem Interior”, de Ivo Indiano.

Data de Abertura: 02 de junho/2023, 20 horas.

Visitação: de 02 de junho a 11 agosto, de segunda a sexta-feira das 10 às 12h e das 14 às 17h.

Local: Laboratório das Artes de Franca -  Rua Cuba, 1099 - Jardim Consolação, Franca – SP.

Valor de ingresso: Gratuito

Mais informações: https://ww.laboratoriodasartes.com.br