concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

quarta-feira, 22 de julho de 2020

Convocatória Por Dentro de um Tempo Suspenso


FotoRio, Festival de fotografia de Tiradentes/Foto em Pauta e Fotofestival Solar (Fortaleza) se uniram para buscar imagens produzidas no Brasil sobre este momento onde uma pandemia afeta todo o mundo. O resultado será apresentado nestes eventos, previstos para acontecer no segundo semestre deste ano.⠀⠀
A proposta é reunir trabalhos documentais, fotografias jornalísticas e imagens pessoais e poéticas nas mais diversas vertentes. Compartilhar experiências, reflexões e angústias, através de processo criativo, de um momento de transformação do planeta, onde a troca de afeto, a solidariedade e a empatia preenchem espaços de um tempo ressignificado pelo desafio do isolamento social, do impacto de uma paisagem invisível, do som de uma nova cidade, do silêncio de um novo lugar.⠀
CRONOGRAMA
– Inscrições: até 31 de julho/2020, via online
– Taxa de inscrição: não
– Chamada + Inscrição: https://bit.ly/2OG3WWD
fonte: Editais e Afins 

Chelsea International Photography Competition 2020

A Chelsea International Photography Competition 2020 é uma competição internacional de fotografia realizada pela New York Art Competitions e que tem por objetivo de selecionar fotografias a serem exibidas em um dos espaços da New York Art Competitions em Nova York, localizado no distrito artístico de Chelsea.
São aceitas imagens digitais, analógicas, telefônicas e imagens tiradas com qualquer câmera. Podem participar fotógrafos profissionais e amadores de todo o mundo e não há um tema específico e as imagens podem investigar qualquer tópico, desde culturas regionais e fotografia de viagens a trabalhos comerciais e fotojornalismo.
CRONOGRAMA
– Inscrições: até 28 de julho/2020, via eonline
– Taxa de inscrição: USD $ 25 para a categoria Amador e USD $ 45 para a categoria Profissional
– Premiação: distribuição de USD $ 55.000 em prêmios.
– Regulamento + Inscriçãohttps://bit.ly/2WGenh0
fonte: Editais e Afins 

GALERIA SOLIDÁRIA DE FOTOGRAFIA

       
Alteração 2.0


Para comprar uma fotografia escreva para: galeriasolidariadefotografia@gmail.com
Valor único de R$ 220,00 com frete incluso 
 _______________________________________________________________________________________________________________________________
Diante da já difícil situação no mercado de trabalho para fotógrafos, temos agora um agravamento econômico sem precedentes, causado pela crise sanitária do covid-19, o novo coronavírus.
Pensando nisso, A ARFOC-SP com apoio do Fotógrafos pela Democracia, decidiram lançar a GALERIA SOLIDÁRIA DE FOTOGRAFIA no Instagram @galeriasolidariadefotografia a fim de socorrer os profissionais de imagem que estejam passando por um momento de grande dificuldade neste período de quarentena e criando, entre nós, uma rede de solidariedade.
Profissionais renomados e promissores talentos, com trabalhos incríveis, lado a lado, em uma galeria que tem como proposta ajudar a nossa categoria.
As fotografias à venda podem se tornar belíssimos quadros ou porta-retratos únicos. O comprador pode presentear amigos e parentes, ou então decorar a casa, apartamento ou escritório. Uma bela fotografia valoriza qualquer ambiente.
Ao adquirir uma fotografia, o comprador estará ajudando profissionais que estão passando por um momento delicado. Esperamos que, com essa rede de ajuda solidária, possamos nos unir ainda mais e enfrentarmos essas e outras dificuldades JUNTOS!

Como vai funcionar:

Cada fotógrafo vai oferecer para venda uma foto de sua carreira.

Os editores da galeria colocarão as imagens à venda no Instagram @galeriasolidariadefotografia para ampliações no tamanho 20 x 20 cm, todas carimbadas em alto relevo com o logotipo da campanha. No Instagram, em cada fotografia, constará o nome do autor e as informações básicas. A cópia da fotografia será no tamanho do papel 20 x 20 cm; as fotos horizontais e verticais estarão dentro desta medida, portanto as margens não serão proporcionais como no caso das quadradas. Escolhemos o formato 20 x 20 em referência a 2020, o ano que não acaba.

As fotografias serão vendidas pelo valor único de R$ 220, padronizadas em impressão jato de tinta em papel algodão (fine art).

Os interessados em adquirir as fotografias da galeria deverão entrar em contato pelo e-mail galeriasolidariadefotografia@gmail.com. No espaço assunto (subject) do e-mail, devem escrever “compra de fotografia/Fulano de Tal”. A campanha de solidariedade terá a duração de cinco meses, começando no dia 20/5/2020 e se encerrando no dia 20/10/2020.

Convocatória:

1) Estão aptos a participar desta convocatória os associados da ARFOC-SP e os membros do coletivo FOTÓGRAFOS PELA DEMOCRACIA;

2) Cada fotógrafo poderá enviar até 3 imagens inusitadas, belas, icônicas e ímpares para o e-mail galeriasolidariadefotografia@gmail.com

3) Nomeie o arquivo com seu nome e sobrenome e envie no tamanho em resolução para 300 dpi, lados com 20 cm. Ex: João_Silva1, João_Silva2, João_Silva3;

4) Informações necessárias: legenda com breve descrição da imagem (data, local, nome do retratado, etc.);

5) Escolha uma das opções abaixo:

OPÇÃO 1: Quero vender minha foto e doar 100% do valor

0% do valor da venda ficará com o autor

10% para gestão do projeto e pagamento de pessoal de apoio

90% para doação aos cadastrados que precisam receber o benefício


OPÇÃO 2: Quero vender minha foto e doar 50% do valor

40% do valor da venda ficará com o autor

10% para gestão do projeto e pagamento de pessoal de apoio

50% para doação aos cadastrados que precisam receber o benefício


OPÇÃO 3: Quero vender minha foto, doar 50% e me cadastrar na lista para receber doação;

40% do valor da venda ficará com o autor

10% para gestão do projeto e pagamento de pessoal de apoio

50% para a doação aos cadastrados que precisam receber o benefício

OBS: porcentagens sobre o valor líquido. É preciso descontar o valor de ampliações, embalagens e correio.


6) Os editores escolherão qual das 3 imagens recebidas tem a maior chance de comercialização e a fotografia escolhida será colocada para venda em nosso Instagram: @galeriasolidariadefotografia.

7) A cada mês, o valor líquido das doações será dividido igualmente entre os inscritos no auxílio desta convocatória. Todo dia 20 será feito o acerto das contas.

8) Todas as vendas (com nomes e valores) serão colocadas numa planilha disponível no site da ARFOC-SP para que todos possam visualizar para quem as doações serão destinadas.

Editores: Mônica Zarattini e Toni Pires
Coordenação: Levi Bianco, Marcello Fim, Marcos Muzi, Silvia Zamboni e
Vinícius Pereira


Realização: ARFOC-SP
Apoio: Fotógrafos pela Democracia e Clicio Impressão

Edital ComCiência 2020

O Edital CoMciência – Ocupação em Arte, Ciência e Tecnologia está em sua segunda edição e convoca artistas, cientistas e demais criadores e pesquisadores a proporem ocupações em espaços do MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, assim como também de forma virtual, por meio de tecnologias digitais disponíveis no momento (realidade aumentada, aplicações em celulares, realidade virtual, sites e demais plataformas digitais) por meio de projetos que transitem nos limites entre arte, ciência e tecnologia, com a potência de suscitar novas perguntas e reflexões à humanidade e ao mundo em que se insere e transforma.
A temática escolhida para a 2ª edição do Edital CoMciência trata da emergência propositiva nas fissuras do presente e das produções que surgem na integração entre arte, ciência e tecnologia como cristais de tempo, capazes de quebrar as simetrias entre passado, presente e futuro. Trata-se de como nos reconstruir enquanto proposta de humanidade e coletividade, sendo a arte e ciência campos legítimos para esse movimento.
Artistas, pesquisadores, cientistas, professores, criadores, produtores de conteúdo, profissionais de diversas áreas e intelectuais de qualquer parte do mundo podem inscrever seus projetos em áreas como biologia, telecomunicações, ciências físicas, sistemas digitais, entre diversas outras, e podem receber verbas de auxílio técnico ou verba de premiação.
A exposição dos artistas selecionados está prevista para acontecer de dezembro/2020 a março/2021.
CRONOGRAMA
– Inscrições: até 26 de julho/2020, via online
– Taxa de inscrição: não
– Aporte Financeiro: Verba de Prêmio (VP) ou pró-labore artístico-científico com valores variados.
– Edital + Inscrição: https://bit.ly/37EABEo

terça-feira, 21 de julho de 2020

Atelier Piratininga - 27 anos de existência

Campanha de apoio à arte, cultura e educação.
Agora é a vez do Atelier Piratininga que receberá 50% do valor da venda do Livro dos Afetos, dando continuidade a nossa campanha de apoio às instituições de arte, cultura, educação ou coletivo de artistas que, assim como tantos, estão procurando outras formas para manter sua existência em tempos de pandemia.

Para apoiar clique aqui e enviaremos informações para sua compra.
COMPRAR O LIVRO

O artista Ulysses Boscolo comenta sobre o Livro dos Afetos.

Desenhos são para serem lidos? Quando recebi este novo livro do Marcelo Grassmann percebi essa natureza estranha da imagem, alçada no tempo impresso. Ao lado dos textos que compõem o volume, certas  coisas parecem que agarram nos olhos para percorrer a expressão livre de um artista que amava o papel. A leitura de toda a organização do livro sugere este mergulho no universo particular do Marcelo que guardou para si um verdadeiro espelho secreto de linhas e manchas que espantam pela qualidade e liberdade.
Ulysses Boscolo é artista plástico, formado pela FAAP em 1999 e integrante do Atelier Piratininga.

27 anos de Atelier Piratininga 

Neste ano o Atelier Piratininga completou 27 anos de atividade. Inspirados pela experiência da geração de 2008, para comemorar, foram convidados artistas que de alguma forma tiveram participação nesta existência do atelier. Neste ano de 2020, um grupo diverso de participantes antigos e novos, se aventuraram em gravar uma versão em grande formato (2,80 x 2,00m) da xilogravura "Os quatro cavaleiros do apocalipse" de Dürer.
É possível adquirir a gravura toda ou partes desta em:
campanha apocalipse
conheça mais sobre o atelier piratininga
 
Facebook
Link


nosso endereço
Núcleo de Estudos Marcello Grassmann
Rua Líbero Badaró, 377 - cj1905
São Paulo, São Paulo 01009-000
Brazil