concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

quinta-feira, 8 de março de 2012

80 anos de quadrinhos brasileiros



"Documento Especial" (http://pt.wikipedia.org/wiki/Documento_Especial) - Documentário da TV aberta brasileira (final dos anos 80) que fala como andava a produção e o mercado de quadrinhos no Brasil no final da década de 80/começo de 90. O enfoque do programa era sobre o mercado de quadrinhos adultos que ganhava espaço estre os gibis da turma da Mônica. Entrevistas com Laerte, Angeli, Glauco, Negreiros, Luiz Gê, Lorenço Mutarelli, Marcatti entre outros, um belo apanhado história do quadrinho nacional até aquele momento.

Jornalista: Nelson Hoineff (http://pt.wikipedia.org/wiki/Nelson_Hoineff)

OFICINA DE GRAVURA - LINOLIO EM CORES

guto lacaz convida - OFNIS Ibirapuera - objetos flutuantes não identificados Ibirapuera - domingo 11 de março - avistamentos das 10 às 11h e das 16 às 17h - lago interno ao lado do Planetário

Sete Lagoas, MG: SIAPEMG realiza exposição em homenagem às mulheres



Abrindo as comemorações do 28º aniversário do Sindicato dos Artistas Plásticos Profissionais do Estado de Minas Gerais (SIAPEMG), será realizada entre os dias 08 a31 de março, no Centro Cultural Nhô Quim Drummond – Casarão, a exposição coletiva “A Mulher em 2012”. A exposição apresenta trabalhos de 15 artistas plásticas filiadas ao SIAPEMG prestando uma homenagem ao trabalho das mulheres pela ocasião da data comemorativa do seu dia: 08 de março.

Participam da exposição as artistas: Abadia França, Abigail Drummond, Adriana Drummond, Cecília Cunha, Creusa Neves, Evanice Schmidt, Isabel Galery, Maria Aparecida Moraes da Matta(MAMM), Maria da Glória Lanza Campolina, Maria Ilce Maia, Myriam Zazá, Rachel Paulinelli, Rosângela Maia, Tereza Cunha e Vanice Ayres Leite.

Confira aqui a notícia completa e o convite da Exposição

Visite o Blog do Centro Cultural Casarão, de Sete Lagoas, MG

quarta-feira, 7 de março de 2012

The Map Project


The Map Project

What does your world look like?
From Google’s satellite imagery to the directions we sketch on napkins, maps of all kinds help us make sense of our surroundings. The Map Project is an opportunity to channel your inner cartographer and create a map of your world. Chart your neighborhood, depict your hometown or plot out the landscape of your dreams — The Map Project is open to representations of any environment. We’ll transform our storefront exhibition space into a communal atlas, guiding visitors to places both real and imaginary.

cursos de arte Instituto Tomie Ohtake - 1º semestre de 2012

a novíssima geração

 pintura e desenho
a novíssima geração
Edição III
Abrir espaço para os novos talentos das artes plásticas de Porto Alegre é a ideia do
Museu do Trabalho com A Novíssima Geração, exposição coletiva de pintura
e desenho onde os participantes são selecionados por um júri.
 Confira o regulamento em:

Projeto Quadro Branco - com Guilherme Dable


Abertura dia 19 de março, segunda, às 19 horas

Café do Studio – StudioClio
De segunda a sexta, das 9h às 19h.
 Rua José do Patrocínio, 698. Cidade Baixa. Porto Alegre

Parceria:

StudioClio / Museu do Trabalho / Cerveja Coruja

Ragu cordel


Ragu Cordel é uma publicação da editora independente Ragu, são doze livretos no formato dos tradicionais
cordéis nordestinos. As histórias em quadrinhos são adaptações de textos do universo da poesia popular
nordestina. São 12 quadrinistas pernambucanos e 5 poetas que compõem o conjunto de autores da edição.
Os desenhistas: Mascaro, Lin, Ral, Flavão, Jarbas, Silvino, Samuca, Fernando Duarte, Rafael Anderson, Moa,
Zalma e Raoni. Os autores dos textos: Luciana Rabelo, Siba, Adiel Luna, Cancão e José Soares.

Lançamento em Porto Alegre dia 17 de março, sábado, às 17 horas.

Aqui no Museu do Trabalho
Apoio: BD Divulgação

cursos no museu do trabalho

cursos no museu

litografia, gravura em metal,
xilogravura, serigrafia e escultura

programas e inscrições:

consórcio de gravuras - no Museu do Trabalho

O Consórcio de Gravuras foi idealizado para oferecer e oportunizar ao público a
aquisição de gravuras e angariar fundos para manter as atividades do Museu do Trabalho.
Através de uma mensalidade o associado pode ter em sua casa obras originais de grandes artistas:

Gravuras em Metal de Evandro Carlos Jardim e PT Barreto
Litografias de Elida Tessler e Nico Rocha
Serigrafias de Nik Neves, Patricio Farias e Trampo
Xilogravuras de Cláudia Sperb e João Lin

Participe dessa promoção do Museu do Trabalho, você ganha
uma gravura por mês e ainda concorre a outro em sorteio

Nos sorteios, gravuras de  Alex Hornest, Bruno 9li,
Carlos Asp, Carlos Pasquetti, Elaine Tedesco,
Maria Tomaselli, Nelson Jungbluth e Xico Stockinger.

Informações e inscrições:


*A imagem acima é uma litografia de Adelheide Tomaselli, intitulada Museu do Trabalho.


Laura Teixeira - no Museu do Trabalho


A artista paulista Laura Teixeira apresenta uma pesquisa acerca de seu trabalho como ilustradora,
aproximando-se, de forma direta ou não, ao universo gráfico dos livros. A exposição é o resultado
de uma residência de um mês no Museu, período no qual se dedicou a experimentar algumas
atividades desenvolvidas em oficinas para crianças e adultos que ministrou nos últimos anos.


Abertura dia 8 de março, quinta, às 20 horas

Em cartaz até 15 de abril de 2012

Apoio: Bella Vista Molduras / BD Divulgação / Espumantes Salton





As outras exposições do ano:

desenho e pintura
a novíssima geração
8 de maio a 17 de junho

Gisela Waetge
3 de julho a 12 de agosto

Rubem Grilo
28 de agosto a 7 de outubro

Correndo o Risco
coletiva de desenho
17 de outubro a 18 de novembro

Mostra comemorativa aos 30 anos do Museu
28 de novembro a 23 de dezembro

Naturaleza - Zilamar Takeda


11º Salão Nacional de Arte de Jataí (GO)

11º Salão Nacional de Arte de Jataí (GO)

A 11ª edição do Salão Nacional de Arte, promovido pela Prefeitura de Jataí (GO), recebe inscrições até 02/04/12 nas mais diversas categorias da arte contemporânea (desenho, gravura, escultura, objeto, pintura, instalação, fotografia, vídeo-arte e performance). São distribuídos R$ 12.000,00, divididos em três prêmios iguais. A mostra dos selecionados ocorre entre 16/05 e 05/08/12, no Museu de Arte Contemporânea de Jataí.

Confira o Regumamento:

1- DOS OBJETIVOS
1.1- O 11º Salão Nacional de Arte é uma realização da Prefeitura Municipal de Jataí, através da Secretaria de Cultura e Museu de Arte Contemporânea, realizar-se-á de 16 de maio (Abertura às 20h) a 05 de agosto, reunindo Obras de Arte Contemporânea nas seguintes categorias: desenho, gravura, escultura, objeto, pintura, instalação, fotografia, vídeo-arte e performance.
1.2 - O 11º Salão Nacional de Arte de Jataí tem como objetivos:
a) Expor Obras de Arte Contemporânea.
b) Propiciar a reflexão sobre a produção cultural brasileira.
2- DA INSCRIÇÃO
2.1- As inscrições serão realizadas no período de 08 de fevereiro a 02 de abril de 2012 e são gratuitas.

2.2- Cada artista terá direito a 01(uma) inscrição em 01(uma) categoria (desenho, gravura, escultura, objeto, pintura, instalação, fotografia, vídeo-arte e performance), podendo, no entanto, participar de 01(um) trabalho coletivo em outra categoria. Poderão ser inscritos até 02(dois) trabalhos, cabendo à Comissão de Seleção determinar quais deverão participar da mostra.

2.3- A ficha de inscrição ou fotocópia deverá estar devidamente preenchida e assinada pelo próprio artista ou sob procuração lavrada em cartório, acompanhada de projeto, currículo artístico e fotografias (entre 18x24 e 20x25cm) das obras com as quais, o artista pretende participar, não serão aceitos slides ou fotocópias. Para as inscrições nas categorias vídeo-arte e performance só serão aceitos vídeos no formato DVD ou em gravação compatível com o sistema Windows.


2.4- A ficha de inscrição deverá ser entregue no MAC - Rua Castro Alves nº 468 - Centro CEP 75.800-021, ou postada até a data do encerramento. Informações: (64)36324048 e-mails: macjatai@gmail.com ficha de inscrição: WWW.jatai.go.gov.com.br, WWW.culturajatai.com.br

2.5- As fotografias deverão estar acompanhadas de informações complementares, tais como: Autor, título da Obra, técnica, materiais utilizados, dimensões (altura x largura x profundidade) e outros dados que o artista achar necessário. Não serão aceitos trabalhos no ato da inscrição.

2.6- Só poderão participar da seleção, obras inéditas e que suas dimensões não excedam a 1,00 m (um metro) de largura e 2,00 m (dois metro) de altura para obras bidimensionais e para obras tridimensionais, 80 cm (oitenta centímetros) de largura, 2,00 m (dois metros) de altura e 1,00 m (um metro) de profundidade.

2.7- Não serão aceitos trabalhos realizados com materiais que prejudiquem a apresentação de outros e/ ou comprometam a integridade física do local, da equipe do salão e do público em geral. No caso de trabalhos realizados com materiais perecíveis e/ ou adulteráveis, o salão exime de responsabilidades sobre a vida útil desses materiais.

2.8- Vídeos deverão ter no máximo 05(cinco) minutos de duração, gravados em formato DVD, devendo ser repetidos até o final. Caso selecionado, o artista enviará obrigatoriamente 02(duas) cópias do trabalho para apresentação. Performances deverão ter duração máxima de 15(quinze) minutos. Todo e qualquer equipamento necessário para exibição da obra será de inteira responsabilidade do artista. Nos projetos dos trabalhos em linguagem fotográfica deverá constar a natureza do material utilizado como suporte para a apresentação da imagem.

2.9- A inscrição no Salão é vetada aos membros da Comissão de Seleção e Premiação, aos coordenadores do Salão e aos funcionários do Museu de Arte Contemporânea.

3- DA SELEÇÃO
3.1- A Seleção será feita em uma única etapa por uma Comissão composta por 03 (três) especialistas na área.
3.2- A seleção será feita através de fotos e não serão aceitas Obras para

Seleção.
3.3- Os artistas selecionados serão comunicados nos três primeiros dias úteis após a seleção.


3.4- As Obras selecionadas deverão estar no MAC até o dia 05 de maio, devidamente prontas para a exposição.

3.5- Enviar envelope com selo para devolução caso não seja selecionado (o material de inscrição dos artistas selecionados não será devolvido).

4- DA PREMIAÇÃO
4.1- Prefeitura Municipal de Jataí, Secretaria de Cultura e MAC
Atribuirão aos participantes cujas obras forem classificadas pela Comissão de Premiação, os seguintes prêmios de aquisição (serão descontados os encargos sociais):
1º PRÊMIO: R$ 4.000,00
2º PRÊMIO: R$ 4.000,00
3º PRÊMIO: R$ 4.000,00
5 - DO TRANSPORTE
5.1- O MAC fica isento de quaisquer despesas com transporte, ficando este sob a responsabilidade do artista.
5.2- O MAC não se responsabiliza por danos que as obras sofrerem no transporte, sendo estes resolvidos pelos artistas e transportadoras. (O MAC não declara obras e nem faz seguro, sendo estes resolvidos pelos artistas e transportadoras).
5.3- Os artistas selecionados deverão retirar seus trabalhos no período de 06/08 a 31/08. A não observância deste prazo, a obra ficará para o acervo do MAC.
6 - DA MONTAGEM
6.1- A exposição será montada pela equipe do MAC.
6.2- O artista selecionado arcará com quaisquer despesas de aluguel, compra e/ou reparos de equipamentos e materiais especiais necessários à apresentação de seu trabalho, sendo de sua total responsabilidade a produção e manutenção dos mesmos.
6.3- Os artistas selecionados na categoria performance arcarão com todas as suas despesas. Os horários de exibição serão acertados com a coordenação do Salão.
6.4- Artistas que inscreverem instalações ou trabalhos que devam ser montados no local da exposição, deverá anexar ao seu Projeto especificações claras sobre a montagem. Estas poderão ser utilizadas, também, para reprodução em catálogo, em caso de seleção. Esse artista poderá, ainda, acompanhar a montagem de seu trabalho no local,


em data determinada pela coordenação do salão, desde que assuma todas as despesas.

7 - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
7.1- As Obras não poderão ser alteradas ou retiradas antes do encerramento da exposição.
7.2- As decisões da Comissão serão irrevogáveis e irrecorríveis.
7.3- Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos exclusivamente pela coordenação do salão.
7.4- Eventual dúvida consulte: MAC - Museu de Arte Contemporânea, pelo telefone (64)36324048, ou macjatai@gmail.com ou pelos sites WWW.jatai.go.gov.br e WWW.culturajatai.com.br

8 – CRONOGRAMA DO SALÃO:
Inscrições: 08 de fevereiro a 02 de abril de 2012.
Seleção: 16 e 17 de abril de 2012
Divulgação dos selecionados: 18 de abril de 2012.
Recepção das obras: 23 de abril a 05 de maio de 2012.
Premiação: 16 de maio de 2012.
Abertura do salão: 16 de maio de 2012 - às 20h
Encerramento da exposição: 05 de agosto de 2012.

Mais informações:
Museu de Arte Contemporânea de Jataí (GO)
r. Castro Alves, 468, Centro, CEP 75.800-021, tel. (64) 3632-4048.
www.jatai.go.gov.br

CRONOGRAMA                                                                                    
Término das inscrições
02 de Abril de 2012

Abertura da mostra
16 de Maio de 2012

Término da mostra
05 de Agosto de 2012                                                                            

Fonte: Mapa das Artes 

Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2012


 

 
A Funarte publicou, no dia 6 de março, quatro editais do Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2012. Válidos para todo o Brasil, os editais selecionam projetos de exposições, a serem realizadas nos espaços de artes visuais de Recife (PE), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF) e São Paulo (SP).
Estão habilitadas a participar pessoas físicas, envolvidas com as artes visuais. O (a) participante pode também representar coletivos de artistas, ou pode, ainda, ser representado (a) por uma pessoa jurídica. O edital foi publicado no Diário Oficial da União, nº 45, Seção 3.
O objetivo do Prêmio Funarte de Arte Contemporânea é estimular a multiplicidade e a diversidade de linguagens e tendências, em seus vários tipos de manifestação, estimular a produção artística e promover sua difusão, bem como a reflexão e a troca de informações por toda a comunidade ligada às artes visuais. Todas as ações ou produtos gerados pelo Prêmio serão gratuitos. Além disso, os editais do Prêmio dão ampla liberdade quanto às linguagens a serem utilizadas nos projetos, que podem ser direcionados a qualquer público.
Os projetos com inscrição validada serão analisados por comissões de seleção independentes. Elas serão compostas de um representante da Funarte; os demais serão convidados, por notório e amplo conhecimento da produção nacional de artes visuais. A Funarte apenas acompanha e preside os trabalhos desta comissão, não influenciando no resultado final.
Entre os resultados planejados na proposta, devem ser previstas as possíveis contribuições ao conhecimento e à difusão de processos criativos em artes visuais. Na elaboração dos projetos, devem também ser considerados a qualidade, o planejamento e a divulgação necessários para a disponibilização dos resultados à sociedade, e ainda a adequação à arquitetura e às especificidades de cada espaço.
Acesse abaixo as informações sobre cada edital:
Fonte: Ascom/Funarte – Ministério da Cultura – MinC 

Edital de trabalhos da Revista Cliche


A Revista Cliche está com edital de trabalhos aberto até o dia 06 de abril. A Cliche é uma revista independente e colaborativa sobre design, cujo foco é difundir, agrupar e darvisibilidade para trabalhos acadêmicos.
Os interessados podem ler o regulamento no edital, neste link e inscrever o seu trabalho até o dia 06 de abril. Os trabalhos selecionados serão divulgados na terceira edição da revista cujo lançamento será dia 26 de abril.
Para informações adicionais, visite o site da Revista Cliche, ou entre em contato através do e-mail: contato@revistacliche.com.br
Fonte: Design Brasil 

introdução à histórida da arte no Brasil - Pinacoteca

dia internacional da mulher - Pinacoteca

Palestras debatem história da arte brasileira


O ciclo de palestras tem início no dia 13 de março, na Biblioteca Mário de Andrade

Em novembro passado, a Biblioteca Mário de Andrade (BMA) promoveu o primeiro módulo do ciclo “História(s) da Arte no Brasil”. Neste mês, dando continuidade às discussões, acontece, a partir do dia 13 de março, o segundo módulo. Os encontros seguem o mesmo esquema da edição anterior, com duas apresentações de palestrantes convidados por dia, abordando dois temas distintos. Entre os assuntos abordados, estão “Figurativo, abstrato, moderno” e “Vanguardismo brasileiro”.


O ciclo é um projeto concebido em conjunto com a diretoria e a equipe de ação cultural da BMA. A segmentação dos módulos enfoca as diferentes visões que se projetaram sobre a arte no Brasil, bem como as muitas histórias originadas a partir da produção artística. “O principal critério utilizado para a definição dos módulos foi a criação dos museus de arte na década de 1940. A nosso ver, com os museus, começam a se constituir outras maneiras de se ver e pensar a história da arte”, explica o pesquisador em artes visuais Thiago Gil, curador e mediador do evento. “Fato importante nesse processo é que alguns dos principais historiadores da arte no Brasil, nas últimas décadas, foram também diretores de museus e curadores de bienais. Com isso, tiveram a oportunidade, muito difícil até então, de materializar seus pensamentos sobre arte também na organização de exposições, nas premiações e aquisições para acervos”, acrescenta.

A maior motivação para a criação do ciclo de palestras foi o próprio acervo bibliográfico da Sala de Artes da BMA, que possui vasto material sobre história da arte e arquitetura nacional e internacional. Ao escolher os palestrantes, os nomes foram selecionados no âmbito universitário. Segundo Gil, foram priorizados pesquisadores que desenvolvem trabalhos especificamente sobre o tema de cada mesa, ou que tenham ao menos uma experiência reconhecida no campo da história da arte. Neste segundo módulo, foram confirmados os nomes de Ana Cândida de Avelar, doutoranda em Artes Visuais pela USP; Francisco Alambert, doutor em história social pela USP, entre outros.

Serviço: Biblioteca Mário de Andrade – Auditório. Rua da Consolação, 94, Consolação, Centro | tel. 3256-5270.
| Durante a atividade, a Sala de Artes Sérgio Milliet, aberta ao público até as 19h, exibirá exposições de seu acervo relacionadas aos temas enfocados.


Veja a programação completa:

Tema: “Figurativo, abstrato, moderno”
MODERNISMO, BARROCO MINEIRO, ABSTRAÇÃO GESTUAL: A CRÍTICA DE ARTE DE LOURIVAL GOMES MACHADO
Com Ana Cândida de Avelar.
GALERIA, FUNDAÇÃO E MUSEU: TRÊS TEMPOS DA HISTÓRIA DO MAM-SP
Com Regina Teixeira de Barros.
| Dia 13, das 19h às 21h
 

Tema: “Vanguardismo brasileiro”
MÁRIO PEDROSA E O EXERCÍCIO EXPERIMENTAL DA LIBERDADE
Com Francisco Alambert.
ARTE MODERNA E MEDIAÇÃO INSTITUCIONAL: A CRIAÇÃO DA BIENAL INTERNACIONAL DE SÃO PAULO
Com Marilúcia Bottallo.
| Dia 15, das 19h às 21h
 

Tema: “Arte e universidade”
 
HISTÓRIA DA ARTE NOS CURSOS DE ARQUITETURA 
Com Ana Beluzzo
ARTE E HISTÓRIA DA ARTE NA UNIVERSIDADE 
Com Teixeira Coelho
| Dia 20, das 19h às 21h
 

Tema: “Panorama atual”

A INTERNACIONALIZAÇÃO DA ARTE BRASILEIRA NO SÉCULO 20: ALGUNS PROBLEMAS SOBRE A ESCRITA DA HISTÓRIA DA ARTE HOJE
Com Sônia Salzstein.
 
A REAVALIAÇÃO CRÍTICA DA ARTE BRASILEIRA DO SÉCULO 19 NAS ÚLTIMAS DÉCADAS
Com Sonia Gomes Pereira.
| Dia 22, das 19h às 21h
 

Fonte: Secretaria Municipal de Cultura – SMC – Prefeitura de São Paulo 

Exhibition of works from the last decade of Jean Dubuffet's life opens at Waddington Custot Galleries

Jean Dubuffet’, Site aléatoire avec un personnage (F 20) 7 mars 1982, 26 3/8 x 39 3/8 in / 67 x 100 cm. Acrylic on canvas-backed paper (with one piece of collage). Image courtesy of the Fondation Dubuffet, Paris.

LONDON.- Waddington Custot Galleries will be holding an exhibition of works from the last decade of Jean Dubuffet’s life, some of which have never been exhibited before. The exhibition has been organised with the help of the Dubuffet Foundation; it reveals the conclusive shift in style and technique that occurred during Dubuffet’s final years, where he reverted to strong colours and basic imagery, depicting figures and spaces with no identifying features. Works on display include those from: Lieux abrégés (Abriged Places), Partitions (Partitions), Psycho-sites (Psycho-sites) and Sites aléatoires (Random sites). Dubuffet was one of the most creative artists of the twentieth century, using a range of different mediums such as butterfly wings, sponges, polyurethane paint, polystyrene and volcanic lava. Throughout his career he created massive sculptures and architectural projects and used thick oil and acrylic paint to produce matter paintings. His innovative use of media and research into ‘Art Brut’ have inspired several artists that followed him. This exhibition will feature one of Dubuffet’s collaged paintings from the Théâtres de mémoire series, which has been lent by the Dubuffet Foundation: ‘Site aux disjonctions (T330) 3 septembre 1977’. The Théâtres de mémoire were created from cut-up sections of the earlier Lieux abrégés series from 1975, which Dubuffet had piled up on the floor. He also created new painted parts that referred to other locations and memories of past work. When it became difficult to move these sections around on the floor, Dubuffet used a large metal sheet on his studio wall to arrange the cut-up papers. He fixed magnets to the back of bits of collage so he could move them around on the metal, creating multiple images without a central focal point. The Théâtres de mémoire works present an instant in our thoughts, where various images are juxtaposed, the past and the present becoming confused in our mind, as often happens when we have visual memories. In the year from 1 February 1981, Dubuffet produced over 500 Psycho-sites. He worked on them hastily, concentrating on colour and featuring multiple figures with different proportions. Most of these paintings are highly colourful and show isolated figures in separate locations, denoted by blocks of different colours. These figures, like certain examples in the earlier paintings, had no individual facial identities. The Psycho-sites are full of intuition and vitality, foreshadowing the final two year’s of Dubuffet’s work, dominated by the Mires and Non-lieux; these final paintings have no human beings in them. It was the end. Born in Le Havre, France in 1901, Jean Dubuffet began studying art at the Académie Julian in Paris, before leaving school in 1919 to pursue an independent form of art education. Like many of his generation in Europe in the wake of World War II, Dubuffet sought artistic authenticity outside of tradition, in the margins of society. He looked to the art of prisoners, psychics, the uneducated, and the insane to liberate his own creativity and coined the term ‘Art Brut’, a predecessor to outsider art of the late 1940s.

More Information: http://www.artdaily.org/index.asp?int_sec=2&int_new=54056[/url]
Copyright © artdaily.org

Exposição Renato Valle - Cristos e Anticristos - DUMARESQ - 14 de março.

museu vivo da memória candanga e Gravura em Foco - curso gratuito de xilogravura

segunda-feira, 5 de março de 2012

El Arte de Crear Arte

El Arte de Crear Arte
                      Una noche inolvidable
                                  antologiaspoeticas@gmail.com

3º PROYECTO NACIONAL E INTERNACIONAL DE LITERATURA, FOTOGRAFÍA y ARTES PLASTICAS 2012
Antología literaria + CD interpretado en la voz de Carlos Fernández grabado en vivo en Una noche inolvidable, radio La Quebrada.
Con el objetivo de aunar y de dar a conocer nuevos talentos artísticos de nuestro país y del exterior se encuentra abierta la inscripción para el 3º PROYECTO NACIONAL E INTERNACIONAL DE LITERATURA, FOTOGRÁFIA y ARTES PLASTICAS. Esto va dirigido a escritores/as, pintores/as, dibujantes, fotógrafos/as, y escultores mayores de 18 años de edad sin importar el lugar de residencia, cada participante podrá elegir el género a participar en forma independiente  (las obras no tienen que relacionarse), pudiendo hacerlo en más de uno si lo desea. Temática y técnicas libres, obras inéditas. 
Para esta antología contamos con la participación del Sr. Tomás Barna, quien nos prologará: escritor, poeta, ensayista, crítico, dramaturgo, guionista de cine, autor y realizador de programas de radio en París, ciudad en la que estuvo radicado desde 1964 hasta 1988. Y como si esto fuera poco, también nos acompañará con una de sus obras el escultor argentino reconocido mundialmente Don Antonio Pujía.
Para este evento gráfico - literario, por favor leer las bases:   

ARTES PLASTICAS, FOTOGRAFIA Y ESCULTURA: el envío para la publicación de su obra en color o blanco y negro se necesita una resolución de 300 dpi, importante para que el fotograma se vea bien y no quede pixelado.

POESIA: los  poemas, deberán ser inéditos y tener un  máximo de 35 líneas entra uno por hoja o dos poemas cortos x hoja no superando las 30 líneas. (Un máximo de 35 versos, se contaran como verso el título y los espacios en blanco entre estrofas)
NARRATIVA: 1 hoja no debe superar las 35 líneas (entran por página 350 palabras..) La narrativa ocupará un lugar en la antología y cada autor decidirá la extensión de la misma de acuerdo a las bases establecidas.
Todo poeta que envíe sus obras para la antología, un poema o narrativa corta quedará incluido en el CD, (pudiendo ser la obra para el CD otra que no sea la publicada en el libro) el cual pasará a ocupar un lugar en este evento y compartir con otros talentosos artistas. Todos los participantes tendrán derecho a:
a)    Publicar una biografía del autor hasta 50 palabras.
b)    Difusión e interpretación de los poemas y/o narrativa en el programa de radio.
c)    Presentación de los libros según disponibilidad en:  Casa de la Cultura y/o Centro Cultural San Martín, Biblioteca Nacional, DB&A o Espacio Cultural.
CARACTERISTICA DEL LIBRO
a)    Tamaño del libro de 14,5 x 21 cm aprox.
b)    Encuadernación cosida con hilo o fresado
c)    Papel interior obra blanco de 80/90gr.
d)    Tapas impresas a todo color en cartulina encapada triplex de 250gr. con solapas, terminado en laminado polipropileno brillante o mate.

El precio incluye
a)    Trámites y pago arancel por inscripción en la Cámara Argentina del Libro (ISBN) previo a la impresión.
b)    Trámites y pago tasa legal por inscripción en la Dirección Nacional del Derecho de Autor (Ley 11723 de la Propiedad Intelectual), posterior a la impresión.
c)    Entrega de (4) ejemplares a la mencionada Dirección a efectos de su registro y archivo, de acuerdo a normas legales vigentes.
d)    Corrección ortográfica básica (no de estilo)
e)    Diagramación y maquetación del material de texto.
f)    Composición y diagramación de tapa.
g)    Prueba de galera.
h)    Promoción y divulgación a través de nuestros blog, programa radiales alcanzando su divulgación en toda la red y a más de 20.000 direcciones electrónicas alrededor del mundo.

Presentación de las obras:
Las obras se presentarán en hojas tamaño A4, escritas por una sola de sus caras y firmadas. Se deberá trabajar en Word fuente Times New Roman tamaño 12, no enviar dibujos acompañando los textos ni formatos especiales, el envío se puede hacer a través del mail: antologiaspoeticas@gmail.com en el que deberá adjuntarse datos completo del autor con firma y número de documento para  autorizar que dicho material sea publicado en la antología EL ARTE DE CREAR ARTE, Una Noche Inolvidable.
Entrando en estas páginas web tendrán referencias nuestras y de las anteriores antologías, Interiores Literarios y Abriendo Caminos.
Importante
Con el  material a incluir en el libro y/o CD,  junto a la breve biografía se deberá enviar el comprobante de pago. En cuanto a los textos, contamos por página en poesía un máximo de 35 versos, se contaran como verso el título y los espacios en blanco entre estrofas. En narrativa, entran por página 350 palabras. Con estos datos usted podrá elegir la cantidad de textos de su autoría que desee publicar en las páginas. La forma más recomendable es enviar los textos y/o material, fotos o dibujos a alta resolución por mail, antologiaspoeticas@gmail.com, con el asunto El arte de crear arte.
Para residente en el Exterior: Los autores/artistas que vivan en el exterior podrán efectuar sus pagos a través de Western Union.
En todos los casos, los organizadores se reservan el derecho de ampliar el plazo de la convocatoria si lo consideran necesario, notificando en ese caso públicamente.
Cierre de la Antología: Del 1°-03-2012 al 30-04-2012 antologiaspoeticas@gmail.com

El costo para este evento es:
1 HOJA + CD grabado en vivo  +  4 EJEMPLARES $350.-
2 HOJAS + CD grabado en vivo + 6 EJEMPLARES $500.-
3 HOJAS + CD grabado en vivo + 8 EJEMPLARES $650.-
El costo de este evento para el Exterior es:
1 HOJA + CD grabado en vivo  +  4 EJEMPLARES + ENVIO U$S 140.- (dólares)
2 HOJAS + CD grabado en vivo + 6 EJEMPLARES + ENVIO U$S 240.- (dólares)
3 HOJAS + CD grabado en vivo + 8 EJEMPLARES + ENVIO U$S 320.- (dólares)

PUBLICACION GRAFICA PARA ARTISTAS PLASTICOS, FOTÓGRAFOS Y ESCULTORES
1 HOJA COLOR + 4 EJEMPLARES + Exposición de su obra $450.-
1 HOJA B/N    +   4 EJEMPLARES + Exposición de su obra  $300.-
Para el Exterior
1 HOJA COLOR + 4 EJEMPLARES + Exposición de su obra + ENVIO  U$S 240.-
1 HOJA B/N   +  4 EJEMPLARES + Exposición de su obra + ENVIO U$S 120.-
En ambos casos los artistas que publiquen en el libro una obra gráfica podrán participar en forma gratuita exponiendo su obra en la Galería de Arte DB&A, la medida máxima no debe superar los 50 x 70 cm con marco incluido lista para colgar, deberán traer su obra a Aranguren 4170 C.A.B.A. el día a confirmar de 11 a 17hs. y para los artistas del exterior la galería se encargará de imprimir sus obras y exhibirlas el día de la inauguración. Se invitará a un Vernissagge para dicha inauguración la cual se dará a conocer por distintos medio la fecha y hora de apertura y la muestra permanecerá abierta y podrá visitarse durante 15 días de lunes a viernes de 10 a 18hs.
Dirección y Coordinación de este evento Carlos Fernández, Nora Lanzieri. Dudas y consultas a antologiaspoeticas@gmail.com