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escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

quarta-feira, 20 de outubro de 2021

Festival Internacional de Criatividade Pixel Show 2021

 Festival Internacional de Criatividade Pixel Show 2021 acontece em novembro, em formato 100% digital

 

 Maior evento de criatividade da América Latina e o mais tradicional do Brasil terá mais de 42 horas de conteúdo, 24 palestras internacionais e mais de 50 atividades gratuitas para públicos de diversas faixas etárias.

 

O Pixel Show, maior festival de arte e criatividade da América Latina, prepara-se para sua 17ª edição, que acontece entre os dias 25 e 28 de novembro. O Festival é considerado o mais antigo festival de criatividade do Brasil e o maior da América Latina e entrou para o calendário oficial de eventos da Cidade de São Paulo, em março de 2020. Voltado para estudantes, profissionais, empreendedores, empresários e criativos do mundo todo, o evento traz mais de 42 horas de conteúdo, 24 palestras internacionais, live arts, festival de animação, Sharp Talks e oficinas, com foco em design inclusivo, sustentabilidade e diversidade, além de muita ilustração, design, games e tecnologia. Contará ainda com mais de 50 atividades gratuitas para o público de diversas idades.

 

“O evento é um ótimo lugar para gerar negócios, fazer networking e ampliar a troca de ideias e conhecimento, bem como fomentar e incentivar a atual e futuras gerações. Este ano terá mais de 42 horas de programação para estimular a geração de renda e a criação de empregos, ao mesmo tempo em que promove a diversidade cultural, inclusão e desenvolvimento criativo”, comenta Simon Szacher, criador e organizador do Pixel Show.

 

Este ano, o Pixel Show acontece pela segunda vez em formato digital, garantindo a segurança e proteção do público, por conta da pandemia, e espera duplicar o número de expectadores. Em 2020, a primeira edição digital foi assistida por mais de 100 mil pessoas que geraram mais de 3,5 milhões de impressões, considerando os conteúdos acessados desde abril, quando o festival teve suas atrações prévias disponibilizadas ao público.

 

Os organizadores do Festival Internacional de Criatividade Pixel Show acreditam que, ainda para 2021, o contexto passa longe de ser favorável à realização de eventos presenciais. Por isso, preocupados e cautelosos com a saúde das pessoas, decidiram realizar o evento ainda em versão 100% online, em sua 17ª edição. “Ainda há uma preocupação com a circulação e aglomeração de pessoas, assim decidimos realizar o Pixel Show de maneira totalmente digital, trazendo inovação, cultura e troca de ideias de maneira segura. Outra vantagem é a possibilidade de receber pessoas de diferentes estados e cidades, garantindo mais participações, já que podem participar sem a necessidade de locomoção”, comenta Allan Szacher, curador e idealizador do Festival Internacional de Criatividade Pixel Show.

 

Outro desafio para PS21 é que o evento não terá o apoio das leis de incentivo à cultura. “Manter a programação do evento mesmo sem recursos advindos de incentivo fiscal é uma forma de reforçar a importância do Pixel Show para o setor da economia criativa, com o intuito de gerar negócios, abrindo as portas para os profissionais do mercado criativo”, comenta Simon Szacher, um dos fundadores do evento.

 

O Festival Pixel Show conta com o patrocínio do Consulado Geral do Reino dos Países Baixos. Em breve deverá confirmar novos patrocinadores de sua 17a edição.

 

 

Clube de assinaturas – o novo modelo de negócios do PIXEL SHOW

 

A pandemia impactou o setor do entretenimento e a forma como consumimos músicas, séries, filmes etc. Um exemplo de disrupção de impacto global são as plataformas de streaming. Devido ao isolamento social, a principal forma de entretenimento se deu pelo meio digital, com um consumo expressivo de TV online, vídeo sob demanda e streaming. Esse formato, de oferecer conteúdo pago, exclusivo e direcionado, sem anúncios e disponível via dispositivos móveis, a qualquer momento, abriu uma nova frente de negócio, especialmente para empresas do setor de entretenimento.

Segundo dados da pesquisa - “Mapeamento da Indústria Criativa no Brasil – Edição 2019”, realizada pela Firjan, o cenário recessivo dos últimos anos gerou uma leve retração da participação do PIB Criativo no PIB Brasileiro, que saiu de 2,64% para 2,61%, representando a soma de R$ 171,5 bilhões.  A pesquisa considera o mercado de trabalho formal do país, com dados de 2017 fornecidos pelo Ministério do Trabalho, atualização mais recente disponível.

 

Por outro lado, o setor criativo é apontado hoje como um dos grandes vetores de crescimento da economia mundial pós-pandemia. De acordo com a pesquisa, mais de 24 mil vagas foram ocupadas por profissionais que atuam na economia digital no período do levantamento. O levantamento reflete as transformações da nova economia, com foco na criação de produtos e serviços diferenciados, impulsionados pelos novos modelos de negócio, hábitos de consumo e relações de trabalho.

 

Seguindo as tendências do mercado, o festival lança o Clube Pixel Show, com plano anual, no qual os participantes terão acesso a vários conteúdos, atividades e cursos 24 horas por dia e de qualquer lugar, por menos de R$ 1,00 por dia. Para Allan Szacher, a expectativa é incentivar e impulsionar o crescimento do setor, ampliando o acesso a conteúdo de qualidade que conta com uma curadoria experiente de grandes nomes do mercado e referências no setor de criatividade.

 

“O nosso objetivo sempre foi abrir espaço no mercado de arte e inovação para artistas e criativos das mais variadas áreas. As mudanças tecnológicas e adesão ao digital, devido a pandemia, exigiu criatividade e estratégia para cumprirmos essa missão. Por isso, criamos o Clube Pixel Show para ampliar o acesso aos vários conteúdos gerados por criativos do mundo todo, incentivando a troca de conhecimento e abastecendo o mercado da economia criativa com novas e mais ideias”, disse Simon Szacher.


Clube Pixel Show traz duas opções de planos anuais: o Basic e o Black, onde o assinante receberá semanalmente conteúdos inéditos e exclusivos, com direito a participar de oficinas para aprender novas técnicas e processos, palestras com renomados nomes do mercado, além de sorteios.  E claro, terão direito toda experiência do Festival Pixel Show, com acesso aos eventos, online e presenciais, live art, talks, filmes e insights. E a programação ficará disponível na plataforma durante o ano todo. Quem adquirir o plano Black, ganha uma programação ainda mais completa, com entrevistas exclusivas com eminentes personalidades do segmento de criatividade, 
welcome kit, mentoria, envios de produtos surpresa, entre outras novidades.

 

Para saber mais, basta acessar www.pixelshow.co/assine

 

 

Palestrantes confirmados do Festival Pixel Show 2021

 

Realizado pela Zupi.Live e idealizado, pelos irmãos e sócios, Allan e Simon Szacher, o Festival que nasceu como um pequeno congresso de palestras em 2005 com 300 pessoas, passou por 2008 com 4 mil visitantes, para 53 mil em 2019, última edição presencial antes da pandemia COVID19, com mais de R$ 100 milhões gerados em negócios nos eventos e 960 horas de conteúdo nestes 16 anos. 

 

Entre os primeiros nomes internacionais confirmados, estão: o escultor alemão Julian Voss-Andreae, que cria esculturas que desaparecem diante dos olhos; o designer gráfico holandês Thom Niessink; e o diretor de criação estadunidense Bill Gardner, um dos mais prestigiados criadores de identidades de marca do mundo, entre outros.

 

E representando o Brasil, teremos: Mariana Castello, artista visual que percorre diversos caminhos, como graffiti, pintura, escultura, ilustração e tatuagem; Rodrigo Saiani, coordenador do curso de Design Gráfico da Miami Ad School e fundador e diretor da Plau; o artista Fesq, um dos nomes fortes das galerias especializadas em NFTs - peças certificadas pelo mesmo sistema das criptomoedas; e Janaína Bernardino, designer especialista em Acessibilidade Digital na DASA, entre outros.

 

Os ingressos para a 17ª edição do Festival Internacional de Criatividade Pixel Show está disponível no site https://pixelshow.co, além da possibilidade de assinatura que dá acesso a todo o conteúdo, durante o ano inteiro.

 

Serviço:

 

O quê: Festival Internacional de Criatividade Pixel Show – 17a Edição

Onde: online

Quando: de 25 a 28 de novembro de 2021

Programa e inscrição: https://pixelshow.co e redes sociais do Pixel Show.

 

 

Sobre o Festival Internacional de Criatividade Pixel Show

 

O Pixel Show é o maior festival de criatividade da América Latina e acontece anualmente em São Paulo desde 2005, no último trimestre do ano. O evento está no calendário de eventos oficiais da Cidade de São Paulo. Na última edição presencial, em 2019, o festival reuniu mais de 53 mil pessoas para muita inovação, networking e negócios em um final de semana incrível. O Pixel Show tem como tema central tendências, inspirações, cultura, arte, empreendedorismo, inovação e tecnologia, buscando fomentar e abastecer com ideias o mercado da economia criativa, sempre gerando impacto social positivo. Em 2019, o festival foi finalista no prêmio Cultura do Estado de São Paulo. As principais notícias do evento e deste mercado circulam durante todo o ano nas redes sociais do festival e na revista Zupi, veículo oficial do Pixel Show. Em 2020, em sua 1a versão 100% online, foi assistido por mais de 100 mil pessoas que geraram mais de 3,5 milhões de impressões, em mais de 70 países ao redor do mundo. Em 2021, chega a sua 17a Edição.

 

 

Sobre a Zupi.Live

 

Hub de criatividade especializado na produção de eventos (presenciais, híbridos e online), geração de experiências, construção de estandes e feiras, curadoria, exposição, além de projetos editoriais e especiais. Zupi.Live é desde 2005 a produtora do maior festival de criatividade da América Latina, o PIXEL SHOW, e produtora da Revista ZUPI de arte e criatividade. A Zupi completou em 18/março/2021 20 anos de vida e comemorou com conteúdos inéditos através do Festival Pixel Show Summer, em sua 1a edição e o PIXEL SHOW COMBATE – ambos gratuitos e que podem ser assistidos no canal www.youtube.com/pixelshow .

 

 

Sobre os sócios da ZUPI.LIVE, idealizadores e produtores do PIXEL SHOW

 

Allan Szacher nasceu em 1977, em São Paulo, e estudou em escolas de artes, pintura e teatro dos 09 aos 18 anos. Trabalha como artista gráfico, curador, editor, art manager e diretor de arte em projetos criativos e culturais no Brasil e no mundo há mais de 20 anos. Participa como jurado convidado de diversos prêmios e concursos culturais, além de liderar o conselho curatorial da Zupi para todos os seus projetos. Fundador da Zupi, do Pixel Show, do Zupi Academy e do Zupi Awards. Dedica seu tempo às artes plásticas e teve sua primeira exposição em junho de 2000.

 

Em março de 2001, decidiu criar o seu próprio estúdio de criação, que recebeu o nome de Zupi Design, focando seu trabalho em identidade corporativa, internet e editorial, além de incentivar a cultura e o design brasileiro com projetos culturais. Graduado em publicidade e também em design e pós-graduado em Curadoria, Colecionismo e Museulogia. Faz projetos de livros e revistas, exposições de arte, criatividade, design e tecnologia e inovação. É o head de curadoria do Festival Internacional de Criatividade, o Pixel Show (desde 2005).

 

Em fevereiro de 2006 foi convidado para lecionar design e propaganda na Uniso. Em 2009 foi professor na IED e também consultor para a criação do curso One Year Illustration. Em 2020 lançou o ZUPI LIVE para auxiliar os criativos a se manterem inspirados e passarem por esta fase tão difícil da pandemia global de uma forma saudável e gerando conhecimento, de forma gratuita. Hoje, além de curador de diversas mostras nacionais e internacionais de arte também é palestrante em diversas faculdades, empresas e eventos pelo Brasil. Atua ainda como gestor de carreira de alguns artistas. E lançou em 2021 o Clube Pixel Show!

 

Simon Szacher nasceu em 1979, em São Paulo, e estudou em escolas de arte na infância. Formado em administração de empresas, pós-graduado em Comércio Exterior e auditor de normas de qualidade e gestão internacionais, além de estar cursando MBA de Gestão Exponencial atualmente. Sócio administrador da ZUPI Design Editora Cultura e Entretenimento Ltda (ZUPI.LIVE) que atua no cenário cultural desde 2001, onde atua como gestor dos projetos culturais e administrador da empresa que desde 2005 vem realizando anualmente o Festival Internacional de Criatividade PIXEL SHOW, evento cultural já realizado em São Paulo por 16 anos consecutivos, já realizado também 2x em Porto Alegre, 1x em Salvador e 1x em Recife - desde 2013 tornou-se o maior evento do segmento na América Latina. É o responsável pela captação de patrocínios, parcerias e novos negócios da empresa.

 

Desde 2006, atua como produtor executivo da Revista ZUPI, além de manter o cross media digital/online de criatividade (website, redes sociais, newsletter). Atua desde 2006 como consultor e auditor de diversas empresas nos mais variados segmentos. Tendo realizado trabalhos em "Mega-Eventos" como o Rock in Rio. Realiza curadoria e produção de exposições de arte dos mais diversos segmentos, como Toy Art Mania & Expo Rhinos, desde 2008.

 

Realiza desde 2009 o Zupi Academy - área da Zupi dedicada à execução de cursos, oficinas e workshops voltados para as áreas culturais e artísticas, levando conhecimento e conteúdo a públicos diversos, inclusive de "baixa renda". Também é palestrante em diversas faculdades, empresas e eventos pelo Brasil. Com os mais variados temas, desde Eventos, Cultura, Captação de Recursos, Leis de Incentivo à Cultura, Economia Criativa, Oratória, Liderança, etc. Escreveu, em 2020, um capítulo do livro "Salve a Criatividade! A Criatividade Salva!". E lançou em 2021 o Clube Pixel Show!

 

fonte:

Virta Comunicação Corporativa

“2720 Viva Maria”, trabalho de Lívia Aquino a partir da leitura da obra de Waldemar Cordeiro - Casa da Imagem - SP

 

(foto:divulgação)

Bandeiras ocupam a Casa da Imagem

 

Unidade do Museu da Cidade de São Paulo receberá “2720 Viva Maria”, trabalho de Lívia Aquino a partir da leitura da obra de Waldemar Cordeiro; trabalho pode ser visto a partir de 25/10

São Paulo, outubro de 2021 – “Canalha”. Essa foi a palavra costurada numa bandeira de algodão exposta por Waldemar Cordeiro na Bienal de Artes da Bahia em 1966, período inicial da ditadura civil-militar no Brasil. Antônio Carlos Magalhães, governador do estado naquele momento, censurou esse e outros trabalhos da mostra por gerarem questionamentos acerca do contexto. Esta obra foi revisitada pela artista Lívia Aquino na exposição “2720. Viva Maria”, que será lançada em 25/10, na Casa da Imagem.

Cinquenta anos depois da Bienal da Bahia a bandeira tornou-se uma imagem repetida nas redes sociais associada a canalhocracia fendida no país. Ao recuperar o trabalho de Cordeiro, Lívia Aquino propõe uma ação de tradução na intenção de múltiplo, costurar 2720 bandeiras coletivamente com vistas a cobrir a empena do prédio anexo ao Congresso Nacional em Brasília. Ainda nessa direção, a palavra passa do singular para o plural – canalhas – e o modo de exibição é alterado para a horizontal, saindo do mastro e ganhando o gestual dos braços, semelhante ao que acontece nas manifestações de rua.

A artista é doutora em Artes Visuais pela Universidade de Campinas (Unicamp) e sua prática opera conexões entre a imagem, a escrita e a leitura, explorando seus significados e os sentidos que produzem no espaço e com o outro como participador. Para 2720 Viva Maria a artista mobiliza, desde 2017, grupos diversos para costurar e conversar acerca dessa bandeira e de assuntos relevantes para os presentes, aquilo que pode atingir a todos.

Na Casa da Imagem propõe uma inserção em lambes no muro interno do quintal, abrindo espaço para a oficina de costura ao longo da mostra. Bandeiras costuradas estarão presentes também ocupando tanto a fachada como a parte interna do prédio. Durante a exposição dos lambes – outubro a março – a instituição e a artista abre a mesa de costura para quem quiser e puder sentar para a conversa em torno da palavra, do contexto em que ela é usada, das histórias que cercam a bandeira de Waldemar Cordeiro e sua tradução no contexto atual.

A Casa da Imagem, localizada no Centro da capital paulista, é uma das 13 unidades do Museu da Cidade de São Paulo, que tem como sede o Solar da Marquesa de Santos. De forma geral, o museu discute várias temáticas nas áreas de arquitetura, história, antropologia e arqueologia, por meio de exposições e outras manifestações artísticas de diversas linguagens que se conectam entre si.

 

 

 

SERVIÇO

Exposição: 2720. Viva Maria

Data: 25/10/2021 até 27/03/2022

Horário: terça a sexta, das 10 às 16h; sábado e domingo, das 13h às 17h.

Local: Casa da Imagem – Rua Roberto Simonsen, 136B, Sé – São Paulo/SP

Gratuito

 

SOBRE O MCSP

Vinculado ao Departamento dos Museus Municipais da Secretaria Municipal da Cultura, o Museu da Cidade de São Paulo promove a reflexão contínua das dinâmicas de construção da cidade física e simbólica, retratando a sua diversidade cultural e registrando a memória de sua população. Sua estrutura física é formada por uma rede de casas históricas, construídas entre os séculos 17 e 20 e distribuídas nas várias regiões que representam remanescentes da ocupação da área rural e urbana de São Paulo. São  elas: Beco do Pinto; Capela do Morumbi; Casa da Imagem; Casa do Butantã; Casa do Caxingui; Casa do Grito; Casa do Sítio da Ressaca; Casa do Tatuapé; Casa Modernista; Chácara Lane; Cripta Imperial; Sítio Morrinhos e Solar da Marquesa de Santos.  


fonte: Afência Galo

Arte Sacra Contemporanea (BACS) - Menton - France

 

BACS Biennale di Arte Contemporanea Sacra
Dal 1 al 31 ottobre, dalle 10.00 alle 19.00
Palace des Ambassadeurs, 3 rue Partouneaux
Menton, France

www.biennale-bacs.com

Le opere di 180 artisti provenienti da 18 Paesi, un Salone del Libro Spirituale, concerti, proiezioni di film, tavole rotonde e laboratori dedicati al mondo dell’arte. Sono alcune delle numerose iniziative che per tutto il mese di ottobre animeranno la vita culturale di Menton, perla della Costa Azzurra e città vocata all’arte, in occasione della Biennale di Arte Sacra Contemporanea (BACS).

La mostra sarà ospitata dal Grand Hôtel des Ambassadeurs, Palace Belle Époque, un hotel che è al contempo una grande galleria d’arte.
“L’edizione di quest’anno – spiega la presidente della Biennale, la cineasta e mecenate Liana Marabini – è dedicata alla Trascendenza, il più alto stato spirituale a cui ogni essere umano deve aspirare e un ideale da raggiungere”.

Anche questa edizione vedrà una ricca partecipazione: 180 artisti di 18 Paesi, tra cui Francia, Italia, USA, Regno Unito, Russia, Messico, Svezia, Olanda, Finlandia, Vietnam, Svizzera, Principato di Monaco, Austria. Una sezione della Biennale si trova a Monaco, dove una mostra di Brian Finch sarà attiva nella Galleria d’arte dell’Arcidiocesi fino al 31 gennaio 2022.

La Biennale si compone di diverse mostre, ognuna allestita in uno spazio diverso all’interno e all’esterno dell’Hotel. I Maestri scomparsi occupano gran parte del piano principale. Tra di essi figurano: Fontana, Kandinsky, Rothko, Matisse, Basquiat, Twombly, Liechtenstein, Morandi, Christo, Munch, Dalì. I Maestri viventi sono esposti nella Sala Cocteau, nella Terrazza e nel Giardino: Richter, Boulukos, Finch, Banksy, Yoshimoto Nara, Wesel, Nalbandian, Kusama, Yoko Ono, e altri. Gli Artisti emergenti, tra cui Varotto, des Aubrys e Fretey, trovano spazio nel Grand Foyer e nella Sala Cocteau. I Discepoli sono artisti che eseguono alla perfezione i metodi tecnici dei grandi Maestri italiani e olandesi dei secoli XV-XVII; sono esposti nella Boutique.

La Collezione permanente occupa il primo piano del Palazzo, con opere di Rauschenberg, Tilson, Pistoletto, Langlands & Bell, e molti altri. Italica è una mostra ideata da Mauro Marabini e dal suo blog “Alter Italia” (www.alter-italia.com), che riunisce una trentina di artisti che rendono omaggio all’Italia. Occupa le tre sale della Galleria GAM.

Due i Comitati costituiti dalla presidente Marabini, uno onorario e uno scientifico, con la partecipazione di eminenti personalità del mondo della cultura e delle arti, quali il cardinale Gianfranco Ravasi, presidente del Pontificio Consiglio della Cultura, il prof. Jean-Luc Marion dell’Accademia di Francia, i principi Nikolaus von Liechtenstein e Sforza Ruspoli, entrambi grandi collezionisti, Daniel Boéri del Consiglio Nazionale del Principato di Monaco, padre Kevin Lixey, direttore internazionale dei Patrons of Art dei Musei Vaticani, il sindaco di Menton Jean-Caude Guibal, la curatrice del Museo Cocteau Françoise Leonelli, il collezionista François Jacquot, lo storico dell’arte Michel Imbert.

La Biennale sarà visitabile gratuitamente tutti i giorni dall’1 al 31 ottobre, dalle 10 alle 19, nel pieno rispetto delle normative anti contagio Covid-19 (distanziamento interpersonale, mascherina di protezione obbligatoria, esibizione del green pass per l’ingresso).

BACS (Biennale d’Art Contemporain Sacré)
Palace des Ambassadeurs
3 rue Partouneaux
06500 Menton
France
www.biennale-bacs.com

Exposição Fotográfica “Onde Mora a Esperança” - Casa das Rosas - SP


Habitat para Humaniade Brasil promove uma viagem por lares de 12 países, transformando casas em cultura e afeto em sua primeira exposição “Onde mora a esperança”, nesta quarta-feira (20), na Casa das Rosas.  


A exposição é um convite para um “cafezinho” nas casas, mas também uma oportunidade de refletir sobre o direito à moradia. Nessa jornada pelos lares, a Habitat Brasil convida para a reflexão sobre privilégios e a empatia sobre a causa. Só no Brasil, mais de 25 milhões de moradias estão em condições inadequadas de habitação. No cenário global, mais de 20% da população vive em condições precárias e expostas a riscos de saúde.


A exposição vai até o dia 28 de novembro, na Casa das Rosas, de quarta a domingo, das 7h às 22h. “Onde Mora a Esperança” conta com patrocínio da Onet e da Rodobens, produção da Arquiprom, realização do Ministério do Turismo e apoio da Casa das Rosas.

 

SERVIÇO

Exposição Fotográfica “Onde Mora a Esperança”

Local: Casa das Rosas - Avenida Paulista, 37, São Paulo.

Data: 20 de outubro a 28 de novembro, das 7h às 22h.

Entrada franca

 

 

Sobre a Habitat para a Humanidade Brasil

Habitat para a Humanidade Brasil é uma organização da sociedade civil que, desde 1992, atua para combater as desigualdades e garantir que pessoas em condições de pobreza tenham um lugar digno para viver. Presente em mais de 70 países, a organização promove a incidência em políticas públicas pelo direito à cidade e soluções de acesso à moradia, à água e ao saneamento, em articulação com diversos setores e comunidades. No Brasil, a organização já transformou a vida de mais de 197 mil brasileiros.