concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

quarta-feira, 13 de março de 2013

linóleogravuras - Oscar Innecco - Guarujá - SP


artfair Finlândia em NY - participação de artistas brasileiros


Secretaria de Cultura convida artistas de Jundiaí para reunião



Secretaria de Cultura convida artistas de Jundiaí para reunião
Dia 25 de março às 20:00h no teatro Polytheama acontecerá uma reunião entre os membros da Secretaria de Cultura e artistas da cidade.
Estarão presentes na reunião o diretor de Cultura: Eufrasino Modesto, diretora de Teatro: Carla Pagani, diretora de Ações Comunitárias: Eliane Pinto, diretor do Museu Solar do Barão: Jean Camoleze  e o Secretário de Cultura Tércio Marinho.
Um dos objetivos da reunião é apresentar os novos diretores aos artistas, discutir ideias, apresentar a nova gestão de cultura de Jundiaí. “Esta é a oportunidade que os artistas vão ter para deixar suas opiniões, dar sugestões de projetos, o que podemos melhorar, vai ser um bate papo com a classe artística”, disse Eliane Pinto, diretora de Ações Comunitárias.
Além disso, nesta reunião será feita um cadastro dos artistas da cidade, este cadastro irá deixar a comunicação mais ágil e eficaz entre a Secretária e os profissionais da arte.
Você artista não perca esta oportunidade, venha ajudar a transformar Jundiaí em uma cidade referência em cultura.

Local: Teatro Polytheama
R. Barão de Jundiaí, 176
Data: 25/03/13
Horário: 20:00h

Phosphorus 2013 – residência, exposição, gestão e pesquisa



Convocatória Phosphorus 2013 – residência, exposição, gestão e pesquisa

O espaço Phosphorus recebe até 15/04/13 inscrições de artistas e gestores independente da América Latina para ciclo de residência artística, pesquisa, exposição e desenvolvimento de gestão cultural, com duração de dois meses. A ficha de inscrição está disponível no site: http://phosphorus.art.br . Os artistas e gestores selecionados recebem R$ 5.000,00. O Phosphorus arcará com a passagem aérea do gestor selecionado, no valor de até R$ 1000,00.

Confira o regulamento:
Residência Phosphorus é um projeto realizado com o apoio do Governo do
Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura - Programa de Ação
Cultural – 2012, que, através do edital nº18/2012 – Concurso de Apoio a Projetos de Produção de Espaços Independentes Vinculados às Artes Visuais no Estado de São Paulo, torna público a convocatória para artistas e gestores independentes. Esse edital visa adensar e aprimorar a ocupação do espaço Phosphorus, através de um ciclo de residência de dois meses, combinando criações artísticas, pesquisa de patrimônio histórico, exposição pública de trabalhos e desenvolvimento de modelo de gestão para espaço independente.
A experiência proposta foca no desenvolvimento de relações com o entorno urbano do sítio histórico e o arquivo público da Casa da Imagem, instituição localizada na mesma rua, voltada à memória fotográfica da cidade de São Paulo (o acervo pode ser consultado de terça a sexta-feira, das 9h às 17h); criando novas situações estéticas e institucionais em decorrência do processo de residência de dois sujeitos culturais sendo um artista residente de São Paulo e um gestor internacional com experiência de trabalho em espaços independentes ( residente na América Latina).
Na sua dinâmica de desenvolvimento o projeto irá propiciar durante os dois meses de sua ocorrência uma ampla troca de experiência entre os residentes, os artistas integrantes do Phosphorus, bem como, com o ateliê do artista Daniel Murgel e a Casa Juisi (centro de pesquisa em figurino vintage, com mais de 7000 peças no acervo). 
O Phosphorus está localizado em edifício situado no centro histórico de São Paulo (que abrigou o primeiro Cartório de São Paulo na Rua Roberto Simonsen 108, entre o Pátio do Colégio e a Praça da Sé). Levando adiante a proposta de estabelecimento de um espaço independente voltado ás práticas contemporâneas, Phosphorus, respeita o paradigma de produtividade independente que foi adotado como filosofia do espaço no qual a não conta com funcionários e todas as atividades são desenvolvidas com custos reduzidos na medida que emprega o tempo e a disponibilidade dos próprios usuários, sendo aberto também ao trabalho voluntário proposto através da rede de frequentadores e colaboradores que orbitam em torno do espaço. O artista não deverá apresentar um projeto formatado, já que o edital busca artistas engajados em práticas processuais, sendo assim, a vivência e a troca de experiências relacionadas ao espaço e ao entorno serão valorizadas. Experiências anteriores relacionadas à tais práticas podem constar no portfólio. Não será solicitado carta de recomendação, porém, a carta de motivação deverá expressar uma vontade genuína de participação de um projeto que tem como base a colaboratividade, o sentido de cooperação e a consciência social (principalmente considerando sua localização na cidade). Phosphorus valoriza o aprofundamento do pensamento sobre cultura independente, os agenciamentos estéticos relacionados as dinâmicas do mundo contemporâneo e autonomia sustentável.
Inscrições
A Ficha de inscrição e o edital podem ser baixados no site http://phosphorus.art.br Podem inscrever-se artistas residentes em São Paulo a mais de dois anos e gestores estrangeiros residentes na América Latina.
As inscrições deverão estar escritas nos idiomas português ou espanhol. Nessa primeira etapa um artista e um gestor serão contemplados. As inscrições poderão ser feitas de 1 de março a 15 de abril de 2013. O resultado será divulgado no dia 30 de abril de 2013. A residência se dará de 13 de maio à 14 de julho de 2013. As inscrições deverão ser enviadas exclusivamente via e-mail, através do endereçoresidenciaphosphorus@gmail.com
Todos os itens solicitados deverão constar em um único e-mail sob o assunto: Inscrição Residência Phosphorus, e não deverão ultrapassar 10MB. Requisitos para Artistas residentes na cidade de São Paulo: - Ficha de inscrição devidamente preenchida e assinada. - Currículo contendo nome artístico, principais exposições, residências, prêmios, etc. - Carta de motivação explicitando seu interesse e disponibilidade em realizar a residência. - Portfólio no formato pdf, contendo imagens com legendas dos trabalhos e descrições quando forem necessárias. Trabalhos em vídeo deverão estar disponíveis online e os links para assisti-los poderão constar no portfólio. - Projetos de trabalhos não realizados poderão ser enviados em formato pdf (item não é obrigatório). - Qualquer outro material que o candidato julgar importante ou necessário poderá ser anexado à inscrição, sendo este item opcional. Requisitos para Gestores internacionais residentes na América Latina: - Ficha de inscrição devidamente preenchida e assinada. - Currículo contendo links dos websites dos espaços, ou galerias independentes onde trabalhou, experiências profissionais como gestor, residências, etc. - Carta de motivação explicitando seu interesse e disponibilidade em realizar a residência. - Texto descritivo sobre as experiências que teve como gestor em projetos, espaços ou galerias independentes (no máximo 3 laudas). - Qualquer outro material que o candidato julgar importante ou necessário poderá ser anexado à inscrição, sendo este item opcional.
Seleção
A seleção será realizada pela gestora do espaço Phosphorus, Maria Montero e uma comissão julgadora que será divulgada após a seleção. Dois suplentes, um gestor e um artista, serão elegidos em caso de desistência ou impossibilidade de participação dos selecionados. Os selecionados deverão responder em um prazo de 5 dias, correndo o risco de serem desclassificados após este período. O resultado será informado à todos os inscritos via e-mail.
Termos e condições
Tanto o artista quanto o gestor receberão um valor de R$ 5000,00 cada, valor este que será depositado em conta bancária pessoal, sendo os primeiros R$ 2500,00 na data de início da residência e os outros R$ 2500,00 após 30 dias da data de início da residência. Phosphorus arcará com a passagem aérea do gestor selecionado, num valor de até R$ 1000,00. O mesmo terá mesa de trabalho e poderá usufruir de todo o espaço (sala de exposição, escritório, cozinha, biblioteca e sala de aula e workshops e jardim). Deverá participar das atividades Phosphorus e propor outras atividades utilizando-se da infra-estrutura e da rede de contatos Phosphorus. O compartilhamento de tecnologia e de experiências e a participação nas atividades cotidianas do espaço serão o foco da residência.
O artista selecionado terá uma sala de trabalho para uso pessoal (ateliê), terá acesso a toas as áreas do espaço (sala de exposição, escritório, cozinha, biblioteca e sala de aula e workshops e jardim) e o direito de uso das áreas para exposição, caso decida mostrar publicamente o resultado de sua experiência, bem como acesso a todas as facilidades e a rede de contato do espaço. Ambos deverão compartilhar registros e documentações bem como gerar conteúdo para inserção em site e facebook e outras ferramentas de divulgação, inclusive publicação que será desenvolvida em parceria Phosphorus/ colaboradores Phosphorus, gestor a artista selecionado. Deverão também propor pelo menos uma atividade pública que pode seguir formato aula, palestra, workshop ou outra proposição desenvolvida pelo artista. Será previsto também leitura de portfólio e fala pública para compartilhar e debater o resultado das experiências. Phosphorus não arcará com nenhum tipo de despesas que envolvam alimentação, estadia, seguro de saúde, produção de obras, ou qualquer outro tipo de gastos, cabendo ao artista/gestor selecionado se responsabilizar por estes custos. Phosphorus se compromete a dar assistência na produção dos trabalhos dos selecionados e colaborar ativamente com o desenvolvimento da pesquisa de cada um.
Cronograma
Inscrições abertas de 1 de março a 15 de abril de 2013.
Divulgação dos selecionados: dia 30 de abril de 2013.
Período de residência de 13 de maio a 14 de julho de 2013.

Mais informações:
Phosphorus
Centro: r. Roberto Simonsen, 108. http://www.phosphorus.art.br
                                                                                                               
CRONOGRAMA                                                                                     
Término das inscrições
15 de Abril de 2013
Fonte: Mapa das artes

Exposições 2013/2014 - Memorial Minas Gerais Vale | Belo Horizonte (MG)


Exposições 2013/2014 - Memorial Minas Gerais Vale | Belo Horizonte (MG)
O Memorial Minas Gerais Vale recebe até 18/03/13 inscrições de artistas mineiros nascidos a partir de 1983 para ocuparem as galerias um e dois da instituição. As inscrições devem ser feitas em duas etapas: a primeira pela internet (www.memorialvale.com.br) e a segunda por envio de documentação via correios.
Serão selecionadas seis propostas, que terão os custos de transporte das obras, montagem, divulgação (impressa e eletrônica) e atividades de apoio (folder, encontro com o artista, abertura e educativo) garantidas pelo Memorial Minas Gerais Vale.

Os selecionados recebem R$ 7.000,00, cada.

Confira o regulamento:

1.0. Apresentação:
Como parte das políticas culturais do Memorial Minas Gerais Vale lança-se esse edital voltado para artistas reside ntes em Minas Gerais para ocupação das galerias 01 e 02 (ver planta e detalhes técnicos em anexo) durante o período de 2013-2014.
O Memorial Vale irá oferecer o espaço para a ocupação de artistas em início de carreira, dando - lhes visibilidade dentro de um conjunto de ações de apoio à produção artística contemporânea.
2.0. Do objeto:
2.1. O presente edital visa selecionar até 06 (seis) propostas expositivas para ocupação das galerias 01 e 02 do Memorial Minas Gerais Vale.
2.2. As propostas poderão se destinar a ocupar qualquer uma das duas galerias ou
ambas simultaneamente. Serão selecionados um total de até 06 propostas para cada
uma das salas ou as duas simultaneamente.
2.3. As propostas selecionadas pela comissão de seleção terão os custos de transporte das obras, montagem, divulgação (impressa e eletrônica) e atividades de apoio (folder, encontro com o artista, abertura e educativo) garantidas pelo Memorial Minas Gerais Vale, além de receberem um prêmio no valor de R$ 7.000,00 (sete mil reais), deduzidos os tributos previstos na legislação em vigor. Os valores serão pagos a todos os artistas selecionados dez dias utéis após a abertura de cada uma das exposições.
2.4. Os artistas não - residentes em Belo Horizonte terão suas despesas de viagem,
alimentação e hospedagem garantidas pelo Memorial Minas Gerais–Vale por períodos
de tempo negociados e determinados (durante a montagem, abertura da exposição e desmontagem).
2.5. As propostas selecionadas ficarão em exposição pelo período de aproximadamente três meses.
2.6. As inscrições poderão ser feitas de 01 de fevereiro a 18 de março de 2013.
3.0. Das condições de participação:
3.1. Poderão se inscrever artistas individuais ou em grupo, residentes ou nascidos no Estado de Minas Gerais a partir de 1983 com pr
opostas artísticas inéditas em pintura, desenho, vídeo, instalações e fotografias ou em qualquer outro suporte, formato ou linguagem.
3.1.2. São permitidas as inscrições de propostas de grupos de artistas cuja produção
tenha autoria coletiva. No entanto, não serão aceitas exposições coletivas formadas por obras de dois ou mais artistas que trabalhem e assinem suas obras separadamente.
3.1.3. Os grupos deverão se inscrever apontando o nome, idade e local de nascimentode todos os integrantes, indicando um deles como responsável.
3.2. Cada proponente poderá enviar apenas uma proposta de exposição.
4.0. Das inscrições:
4.1. As inscrições deverão ser feitas em duas etapas:
4.1.1. Primeira etapa: preenchimento da ficha de inscrição disponível no site do MemorialMinas Gerais–Vale (http://www.memorialvale.com.br) e descrição sucinta e objetiva da exposição ou trabalho a ser exposto.
4.2.2. Segunda Etapa: Envio pelos correios da ficha de inscrição preenchida e assinada com os seguintes documentos anexos:
4.2.2.1. Portifolio contendo:
Praça da Liberdade, s/n, esquina com Rua Gonçalves Dias, Belo Horizonte–MG
CEP: 30140-010. Brasil. www.memorialvale.com.br
a. Currículo com identificação, formação acadêmica e atividades artístico-culturais
desenvolvidas, com endereço, telefone, site (ou outro meio digital, se houver) e e-
mail de contato. No caso de coletivos deverão constar os currículos de cada membro do grupo, bem como as atividades desenvolvidas em conjunto.
b. Cópia de carteira de identidade e comprovante de residência atual, datado de 2013. Para os coletivos exige-se que pelo menos um dos integrantes resida em Minas Gerais.
c. Documentação (impressa ou digital) contendo imagens de trabalhos recentes
identificados com nome do artista, título da obra, data, dimensões e demais informações necessárias para a plena compreensão da proposta. As obras em vídeo ou interativas deverão ser enviadas em DVD, seguidas de instruções de uso e/ou instalação. Para a documentação eletrônica serão aceitos CD ́s ou DVD ́s que deverão trazer a indicação de como usá-los (software, plataforma ou modo de instalação).
4.2.2.2. A proposta deverá conter:
a. Fotografias ou imagens de obras que vão integrar a exposição, que podem ser
complementadas por desenhos técnicos ou esquemas (impressos ou digitais) que
facilitem a compreensão da proposta encaminhada on line.
b. Croqui com proposta de ocupação (impresso ou digital) indicando o local, modo deexposição dos trabalhos assim como suas identificações, tendo em vista as
características do espaço físico e as questões conceituais que envolvem as propostas.
Além disso, apontar a previsão de duração da montagem.
c. Documentação complementar sobre o artista e/ou coletivo como cópias de catálogos, textos ou reportagens.
d. Se impressa, a proposta não poderá exceder o formato A4. Se for documentação
digital deverá ser enviada em CD ou DVD seguida da lista dos arquivos incluídos e de instruções de uso e/ou instalação.
e. A proposta deverá ser enviada pelos correios, com data de postagem válida até o
último dia das inscrições, identificada com os dizeres “Edital Memorial Minas Gerais
Vale”, dirigido a:
Memorial Minas Gerais Vale
Praça da Liberdade, s/nº esquina com rua Gonçalves Dias
30140-010 Belo Horizonte –MG
4.3. Serão rejeitadas as propostas que não estejam de acordo com os documentos e
especificações solicitadas nesse edital.
5.0. Seleção dos trabalhos:
5.1. Os trabalhos serão selecionados por uma comissão de seleção, composta por
especialistas na área e integrantes do Memorial Minas Gerais Vale.
a. A comissão de seleção se reserva ao direito de reordenar a proposta da exposição
alterando o número de trabalhos a serem expostos ou qualquer outro recorte que seja
necessário, dentro das propostas enviadas, para a melhor conformação da exposição ao
espaço. Essas alterações serão construídas em diálogo com os artistas, mas a decisão
d
a comissão será soberana. A montagem da exposição será discutida caso a caso com os artistas selecionados.
5.2. A devolução da documentação enviada será feita pelos correios
, para tanto o proponente precisará incluir um envelope devidamente selado e ident
ificado. Para os proponentes de Belo Horizonte, as propostas poderão ser retiradas no Memorial Minas Gerais Vale até 30 dias após a divulgação do resultado. Posteriormente, serão destruídas.
5.3. Quaisquer dúvidas, divergências ou situações não previstas n
este edital serão apreciadas e decididas pela equipe do Memorial Minas Gerais Vale.
6.0. Direito de Uso de Imagem
6.1. Fica reservado ao Memorial Minas Gerais Vale e à Vale S.A. o direito de uso de
imagem das obras expostas, para divulgação, interna ou e xterna.
Praça da Liberdade, s/n, esquina com Rua Gonçalves Dias, Belo Horizonte–MG
CEP: 30140-010. Brasil. www.memorialvale.com.br
7.0. Informações
7.1. Para mais informações entrar em contato pelo e-mail:
edital@memorialvale.com Fica eleito o Foro Central da Cidade de Belo Horizonte como competente para resolver quaisquer controvérsias relativas ou decorrentes deste Edital, com renúncia expressa a qualquer outro por mais privilegiado que seja.

Mais informações:

Memorial Minas Gerais Vale
Praça da Liberdade, s/n, esquina com Rua Gonçalves Dias.
www.memorialvale.com.br | edital@memorialvale.com
                                                                                                               
CRONOGRAMA                                                                                     
Término das inscrições
18 de Março de 2013                                                                             
                        
Fonte: Mapa das Artes

Intervenções na Reserva Florestal Adolpho Ducke



Edital Lab Verde para Intervenções na Reserva Florestal Adolpho Ducke - Inscrições

A Manifesta Arte e Cultura realiza o projeto Lab Verde: Experimentações Artísticas na Amazônia - uma iniciativa pioneira de reflexão sobre arte e meio ambiente - para promover um conjunto de conteúdos inéditos nas artes visuais e incentivar o desenvolvimento da Land Art no Brasil. A primeira edição selecionará 5 artistas para a realização de intervenções na Reserva Florestal Adolpho Ducke, em Manaus. Os artistas selecionados serão orientados por uma equipe de especialistas das áreas de Biologia, Artes Visuais e Arquitetura e receberão R$3.000 para a produção de obras, bem como uma viagem a Manaus para um período de residência na Reserva Florestal.

Comissão julgadora: Cauê Alves (Artes Visuais), Denise Machado (Biologia) e Wellington Cançado (Arquitetura)

Inscrições de 4 de março a 13 de abril de 2013

Edital de Convocatória para Seleção de Propostas Artísticas de Intervenção na Reserva Florestal Adolpho Ducke - http://www.labverde.com.br/edital



Guarulhos - Programa de Exposições 2013


Programa de Exposições 2013


A Secretaria de Cultura de Guarulhos, através da Gerência de Artes Visuais, abre inscrição para artistas plásticos interessados em expor nos espaços expositivos administrados pela Secretaria no ano de 2013.

Inscrições até 12 de abril

entre espaços - Lynn Carone, João Carlos de Souza, Julieta Machado e Mauro de Souza


PINACOTECA DO ESTADO CONVIDA: 1912-2012 - 100 ANOS DE EDIÇÃO GRÁFICA DA PINACOTECA


terça-feira, 12 de março de 2013

Exposição de gravuras de Arriet Chahin




Exposição de gravuras de Arriet Chahin

Curadoria: Sabina de Libman
Abertura: 18 de março de 2013, terça-feira, às 19h
Período: 19 a 28 de março de 2013
Local: Arte Aplicada Galeria de Arte  www.arteaplicada.com.br
Rua Haddock Lobo, 1406 – Tel. (11) 3064-4725
Horário: segunda a sexta das 10h às 19h, sábado das 10h às 14h


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Lançamento do livro “Instantâneos”, de Edla van Steen na galeria Arte Aplicada
 A galeria Arte Aplicada realiza o lançamento do livro de pequenos contos “Instantâneos”, da autora Edla van Steen, com exposição de gravuras da artista Arriet Chahin que ilustram a publicação.
Com “Instantâneos”, que sai pela Giostri Editora em duas edições bilíngues (Português – Inglês e Português – Francês), Edlafaz um experimento com o minimalismo, em 50 contos curtíssimos, processo bem diferente de seus livros anteriores, nos quais algumas narrativas chegavam a ocupar mais de 40 páginas. Com essa mudança, a autora passou a rever palavras, dominar ímpetos ficcionais e reduzir mais e mais, até encontrar a essência do que buscava exprimir.
David George, intelectual norte-americano, e Jacqueline Penjon, professora emérita da Sorbonne, se prontificaram a elaborar as traduções assim que leram o material. “Ambos me fizeram ver imprecisões e me ajudaram. Ao transportarem para suas línguas, me provocavam mudanças no original”, comenta Edla van Steen.
Nesse trabalho, a escritora dá ao leitor a possibilidade de entrar em contato com seu universo de autora observadora da vida e das pequenas coisas do cotidiano. Segundo Edla“Instantâneos” reflete “a vontade de contar o instante captado como simples imagem, como um poeta sente o momento, como um fotógrafo amador faz o snapshot sem qualquer intenção”.
Gravuras de Arriet Chahin ilustram o livro. Oito dessas obras estarão em exposição na galeria Arte Aplicada a partir do lançamento de “Instantâneos”. A mostra é complementada por outras 12 gravuras da artista plástica selecionadas pela curadoraSabina de Libman.

Lançamento do livro “Instantâneos”, de Edla van Steen
Data: 18 de março de 2013, terça-feira
Horário: 19h
Local: Arte Aplicada Galeria de Arte  www.arteaplicada.com.br
Rua Haddock Lobo, 1406 – Tel. (11) 3064-4725

Sobre o livro “Instantâneos”
  • Autor – Edla van Steen
  • Ilustrações – Arriet Chahin
  • Editora – Giostri Editora
  • Páginas – 134
  • Dimensão – 14 x 21 cm (capa dura)
  • Preço – R$ 45,00

periódico permanente

 Fórum Permanente; museus de arte: entre o público e o privado


Neste mês de março, o Fórum lança o primeiro número de sua revista digital, Periódico Permanente, projeto contemplado pelo Prêmio Procultura de Estímulo às Artes Visuais 2010.

Periódico propõe que cada número conte com um editor residente, com seis números iniciais previstos, e publicação trimestral.

A edição deste número é de Gilberto Mariotti e traz quatro seções:Museu IdealDiscussão BissextaPúblico/Privado e Luz Fria, que já contam com entrevistas, artigos, textos críticos, trabalhos gráficos de diversos colaboradores, incluindo Guilherme Bueno, João Loureiro, Roberto Bellini, Néstor Gutiérrez, Thiago Bortolozzo, Mario Ramiro, Carlos Eduardo Riccioppo, Liliane Benetti, Martin Grossmann, Carolina Tonetti, Vinicius Spricigo, Joana Barossi e Hector Zamora entre outros. Ao longo deste trimestre, novas publicações e desdobramentos serão incorporados.

Confira também aqui a edição número 0, ponto de partida deste projeto, que se apresenta como reordenação de conteúdos já publicados no site do Fórum Permanente.
Atenciosamente,
Equipe Fórum Permanente; museus de arte: entre o público e o privado.
Forum Permanente's Team; art museums between: the public and private domain.
www.forumpermanente.org

vídeo experimental - Raimo Benedetti


escultura colonial brasileira - Museu de Arte Sacra SP


SALÃO LIVRE COMEMORATIVO DOS 71 ANOS DA APBA


 

Termina 3ª Feira (12/3) o prazo para para entrega das obras para o 71º Salão Livre da APBA.

Quem estiver impedido de entregá-la poderá fazer a inscrição por telefone até as 20h00 de amanhã.

Prestigie os 71 anos da APBA.


APBA – Associação Paulista de Belas Artes
Rua Conselheiro Crispiniano, 53 – 13º. Andar - Centro São Paulo – SP
Tel.: (11) 3105.1660 // Cel.: (11) 9.8195.9148
Acesse a Associação Paulista de Belas Artes no Facebook

Fonte: Divulgação APBA

Agenda Semanal Fundação Ema Gordon Klabin



Oficina | Escrita criativa
Professor | Rodrigo Petrônio
Início | 13 de março
Duração | 16 encontros
Público | interessados em aprimorar técnicas da escrita.
Mais informações                                                                       
Arte-Papo | Felipe Pereira Barros
Dia | 13 de março
às 19h30
Entrada Gratuita
Educativo | Encontros com o Público
Autoria e Atribuição em Arte
Dia | 15/03
às 14h30
Entrada gratuita mediante agendamento prévio pelo e-mail educativo@emaklabin.org.br
ou pelo telefone (11) 3062-5245
Mais informações                                                                       
Oficina | Investigando objetos: desenhando o acervo da Fundação Ema Klabin
Professora | Adalgisa Campos
Início | 16/03
Educativo | Visita Temática
Retratos
Dia | 16/03
às 15h
Entrada Gratuita
Mais informações                                                                       
Música do Mundo
Quintino Bento e Orquestra do Erê
Congadas da região do Vale do Paraíba
Dia | 16/03 às 16h30
Entrada Gratuita
O museu estará aberto para visitação das 15h às 16h30
Fundação Cultural Ema Gordon Klabin
Rua Portugal, 43 | Jardim Europa
São Paulo | SP | Brasil
www.emaklabin.org.br
CEP 01446-020

I Encontro de Conservação e Restauro: Fotografia, em Pelotas (RS)


I Encontro de Conservação e Restauro: Fotografia, em Pelotas (RS)

Coordenadora do Centro de Conservação e Preservação Fotográfica (CCPF) da Funarte é uma das palestrantes

A coordenadora do Centro de Conservação e Preservação Fotográfica (CCPF) da Fundação Nacional de Artes, Sandra Baruki, ministra a palestra “Conservação de Fotografias: questões do presente”, na próxima terça-feira, 19 de março, durante o I Encontro de Conservação e Restauro: Fotografia, na cidade de Pelotas, no Rio Grande do Sul. O evento é promovido pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A programação, nos dias 19 e 20, compreende uma série de oficinas, palestras e mesas redondas, além da projeção de vídeos. As incrições podem ser feitas no blog http://pet-cr-escer.blogspot.com.br/
Sandra Baruki é mestre em Conservação pelo Camberwell College of Arts, The London Institute, de Londres, Inglaterra. Estudou na Universidade de Columbia, School of Library Service, Conservation Education Programs, Nova York, nos Estados Unidos, onde também participou de estágios em instituições como o New York Municipal Archives (Nova York); o International Museum of Photography, George Eastman House e o Image Permanence Institute, Rochester Institute of Technology, ambos em Rochester, também nos EUA. Ministrou treinamentos, cursos e oficinas no país e em outros países da América Latina e Caribe, como professora-convidada do ICCROM / International Centre for the Study of the Preservation and Restoration of Cultural Property. É membro do ICOM – Conselho Internacional de Museus e da ABRACOR – Associação Brasileira de Conservadores e Restauradores de Bens Culturais. Autora e editora de textos técnicos sobre conservação fotográfica, desde 1986, Sandra Baruki integra a equipe técnica do Centro de Conservação e Preservação Fotográfica (CCPF) da Funarte, onde atua como coordenadora desde 2002.
Mais informações sobre o I Encontro de Conservação e Restauro: Fotografia podem ser obtidas no blog: http://pet-cr-escer.blogspot.com.br/

Fonte: FUNARTE – Fundação Nacional de Artes

segunda-feira, 11 de março de 2013

Jornada Fotográfica O Bairro de Guaianases


Jornada Fotográfica O Bairro de Guaianases
Coordenação: André Douek

Quando: Sábado, 16 de março de 2013

Das 9h às 12h: Saída Fotográfica (aberta para todos os inscritos)
Das 12h às 15h: Almoço
Das 15h às 18h: Seleção e Edição das Imagens (20 vagas definidas por sorteio no dia da Jornada)

Onde: Ponto de encontro na Estação Luz da CPTM – Praça da Luz, 1 – Luz


Quanto: Atividade Gratuita; as despesas com laboratório e alimentação são por conta de cada participante
Inscrições até 15/03

Dúvidas e informações: http://andredouek.blogspot.com ou pelo telefone (11) 99113-5311 com André Douek
INSCREVA-SE AQUI: http://bit.ly/Uu36gf

cursos - * AJA_artes visuais



Do desenho à pintura
CURSOS / FORMAÇÃO

Do desenho à pintura

4ª FEIRA | NOITE Do desenho à pintura com Matheus Giavarotti Entendendo a pintura e o desenho como resultado do movimento, se inicia uma pesquisa de gestos expressivos. Do contato com diferentes materiais, cores, de instrumentos e do imaginário pessoal, buscaremos o desenvolvimento de uma linguagem pessoal. A partir da experiência e do encontro com … Continue reading »
Ateliê livre para crianças
CURSOS / FORMAÇÃO

Ateliê livre para crianças

3ª FEIRA | MANHÃ ou TARDE Ateliê livre para crianças com Matheus Giavarotti Os participantes terão a oportunidade de praticar o desenho, a pintura, a gravura e a escultura, e vivenciar os elementos básicos da linguagem visual. A partir de trabalhos individuais e coletivos, visitas a exposições e do debate, desenvolveremos o olhar, a sensibilidade …Continue reading »


Para maiores informações, visite o site da associação:

* AJA_artes visuais é uma entidade sem fins lucrativos que congrega artistas a fim de promover o acesso a PRODUÇÃO FORMAÇÃO E DIFUSÃO em artes visuais, fomentando a produção de projetos coletivos e individuais, articulando ações com artistas, educadores, instituições públicas, escolas, universidades e organizações independentes.
Com uma estrutura profissional aberta e horizontal, a AJA visa aproximar o público do processo de criação e construção do trabalho de arte, realizando exposições, oficinas, intercâmbios, interações urbanas, vídeos e publicações, procurando intensificar suas ações na sociedade, gerando espaços de convívio e troca de experiências.
Entre 2009 a 2011 a AJA_artes visuais manteve o Ateliê # Tralha Audiovisual em São Paulo e o Estúdio Valongo (http://www.estudiovalongo.org ) no centro histórico de Santos. Em 2013, inaugura sua nova sede em um ateliê coletivo em São Paulo, na Rua Mundo Novo n° 1, Vila Anglo Brasileira (próximo da Av. Pompéia e do Metrô Vila Madalena ).