concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

sexta-feira, 8 de abril de 2022

Palácio da Liberdade abre para visitação com eventos especiais nos Jardins - BH/MG

 

FOTO: Luciana Corrêa


Palácio da Liberdade

abre para visitação com eventos especiais nos Jardins


Com a normalização das visitas ao Palácio da Liberdade nos finais de semana, destinadas a pequenos grupos e respeitando todas as normas de segurança sanitária, o receptivo do Palácio apresenta algumas novidades para o próximo sábado e domingo. 

Com ingressos gratuitos disponíveis pelo site www.sympla.com.br/appa, com retirada a partir das 8h desta sexta-feira, 8 de abril, os Jardins do Palácio recebem visitação neste sábado e domingo, dias 9 e 10 de abril, quando o receptivo do Palácio convida a todos para um encontro, uma conversa, um momento de contemplação do espaço. 

A iniciativa é fruto da parceria entre o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha/MG) e a APPA - Arte e Cultura. O Palácio da Liberdade é a sede histórica do Governo do Estado de Minas Gerais. Inaugurado em 1898 e denominado originalmente como Palácio Presidencial, o edifício é o principal elemento articulador do Conjunto Arquitetônico da Praça da Liberdade e um grande atrativo do Circuito Liberdade. Em 2018, suas portas foram reabertas para que o público tenha a oportunidade de conhecer essa importante referência cultural, política e arquitetônica do Estado.

 

Visitas mediadas


Com elementos que remetem à época da construção da cidade de Belo Horizonte, conhecer os Jardins é também uma possibilidade de vivenciar as múltiplas temporalidades que os atravessam, além da fruição e entendimento dos bens que os compõem, sejam eles em seus aspectos históricos, decorativos e/ou simbólicos. A diversidade das espécies botânicas também faz deste espaço um patrimônio vivo, a ser significado pelos visitantes. A visita mediada auxilia o público a perceber as riquezas e as histórias por trás de cada elemento dos Jardins.

Público-alvo: todas as idades. Duração: até 50 min. Horário: 10h30. Local: jardim/fachada. Quantidade público: 20 pessoas

Data: 9 e 10 de abril


Caça aos Detalhes


Outra ação educativa programada para a visitação deste fim de semana é a atividade “Caça aos Detalhes”, que será realizada no ambiente externo do Palácio da Liberdade, explorando os Jardins históricos e a fachada da edificação. 

O Caça aos Detalhes tem como objetivo sensibilizar o olhar dos participantes para os elementos decorativos, arquitetônicos e simbólicos que fazem parte do edifício e seu entorno imediato. Uma ótima maneira de descobrir o espaço brincando.

Público-alvo: todas as idades. Duração: até 1h. Horário: 13h30. Local:

jardim/fachada. Quantidade público: 20 pessoas

Data: 9 e 10 de abril



Oficina de Bonecas 


Para o domingo, dia 10 de abril, haverá uma ação especial, a Oficina de confecção de Bonecas Abayomi, ministrada pela artesã Marcela Alexandra.

Feitas de pano, a mão e sem costuras, a boneca preta é considerada uma referência cultural relevante para a valorização da nossa cultura afro-brasileira. Sua representatividade fomenta ainda uma importante reflexão sobre igualdade racial, atuando também como ferramenta de combate ao racismo.

Para participar da oficina, também é necessário retirar o ingresso no link www.sympla.com.br/appa.  

Público-alvo: todas as idades. Duração: até 1h. Horário: 14h30. Local: tenda. Quantidade público: 20 pessoas

Data: 10 de abril


É necessário apresentar-se à recepção com 15 minutos de antecedência do horário agendado.


Atenção:

Clique aqui para checar as regras de visitação. O não atendimento a elas pode inviabilizar sua visita.

A retirada de ingressos é obrigatória para crianças a partir de dois anos de idade.


A entrada para o público é realizada pelo portão da Avenida Cristóvão Colombo.


Só retire seu ingresso se tiver certeza que poderá comparecer no dia e horário selecionados.


Lembre-se de que as vagas são limitadas e outras pessoas também podem estar interessadas em realizar a visita.


Mais informações:

pl.educativo@appa.art.br 

appa.art.br/palaciodaliberdade


FOTO: Luciana Corrêa





Contatos da assessoria

Tel: +55 31 3224-1919

APPA- Associação Pró-Cultura e Promoção das Artes

Endereço

Rua Boa Esperança, 405, Carmo - Belo Horizonte (MG)

CEP: 30310-730

exposição Metal Etéreo - Olavo Machado - BH/MG

 MM Gerdau

Olavo Machado apresenta exposição Metal Etéreo no MM Gerdau - estreia 09/04

Celebrando o Dia Nacional do Aço, a Gerdau e o Governo de Minas lançam exposição inédita com trabalho do designer e artista Olavo Machado Neto no MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal, na Praça da Liberdade. As obras exploram as formas primárias com o objetivo de provocar reflexões sobre o espaço, o vazio e a matéria. 

Buscando dar continuidade ao seu processo de investigação e experimentação das potencialidades e possibilidade do aço no seu trabalho, o designer e artista Olavo Machado Neto concebeu uma série de obras feitas com aço da Gerdau que, apesar das referências e de sua identidade, extrapolam tudo que ele já desenvolveu anteriormente com o material. O que apresenta agora com a esta exposição é algo que ele define como uma espécie de moldura para o vazio. “O aço tem um papel central em meu trabalho, sendo uma pesquisa contínua desde o começo de minha carreira. Para a criação destas peças, fiz uma imersão nas características estruturais e de leveza do material. Ao combinar com formas primárias, presentes no nosso inconsciente, a tentativa é de provocar uma reflexão sobre o espaço, o vazio e, em um segundo momento, o material que estrutura as peças”, sintetiza Olavo Machado Neto.

O resultado de todo este processo pode ser conferido na exposição “Metal Etéreo”, que será inaugurada no dia 09 de abril e segue até 07 de maio, no MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal, localizado na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte (MG). A mostra é patrocinada pela Gerdau por meio da Lei Estadual de Incentivo a Cultura de Minas Gerais e reunirá 12 peças únicas, além de alguns desdobramentos, que agrupados, irão formar outras obras.

“A Gerdau, historicamente, apoia e reconhece importantes manifestações artísticas que reforçam a riqueza cultural de Minas Gerais”, afirma o diretor executivo da Gerdau, Wendel Gomes. “O aço é um material maleável, durável, e totalmente reciclável. E são essas características que artistas renomados, como o Olavo, têm explorado nas suas expressões artísticas”, completa.

A curadoria da exposição é assinada por Christian Larsen, que também é curador de Design Moderno e Artes Decorativas do Metropolitan Museum of Art, em Nova York, respondendo por uma enorme coleção com itens que vão desde 1900 até os dias atuais. Antes do Metropolitan, Larsen foi, por 8 anos, curador do Departamento de Arquitetura e Design de Museu de Arte Moderna de Nova York. Christian aponta que, durante o processo de concepção das obras, sua atuação teve como foco a contribuição para o desenvolvimento de um olhar crítico para as peças. “Fiz links entre os conceitos e formas do trabalho de Olavo Machado com artistas e movimentos históricos, contextualizando e ressaltando a inovação e a contribuição na linguagem artística dele com estes trabalhos”, aponta o curador.

“É muito enriquecedor ter a curadoria de um especialista em design deste calibre. Através de sua análise, consegui desenvolver novos olhares sobre o desenvolvimento do pensamento, tanto criativo quanto produtivo. Ele é capaz de enxergar essa origem da pesquisa, relacioná-la com o atual momento atual e também com o que já foi feito, tanto no design quanto na arte, e assim, colocar luz, orientar na construção da narrativa para durante todo o processo de concepção das obras”, analisa Olavo Machado Neto.

Sobre Olavo Machado Neto

 Nascido em Belo Horizonte em 1975, Olavo Machado é artista e designer. Formado em Administração de Empresas, descobriu sua paixão pelo design ao ingressar na UEMG e deu continuidade à sua formação em Milão, na Itália.  

Em sua carreira como designer, Olavo acumula importantes prêmios nacionais, como o IDEA Brasil, e vem sendo reconhecido desde 2016 com premiações internacionais, como o Iconic Awards Innovative Interiores. Desde 2010, participa regularmente de mostras ao redor do mundo como a ICFF( Nova Iorque), Salone Satellite(Milão), a Valencia Design Week(Valência), a Brasil S/A(Milão), a DMAIS Design(BH), a MADE SP, a BH Design Festival, entre outras.

Sempre foi muito influenciado pelos materiais da região que estão há anos enraizados no coração do Brasil. O designer estuda a interseção entre arte e cotidiano. Seu trabalho sempre nos brinda com algo novo, seja no uso dos materiais ou na finalização de objetos tradicionais, que possuem formas limpas e harmônicas.

Instagram: @olavomachadoneto /@omnstudio

 

Sobre a Gerdau

A Gerdau é a maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. No Brasil, também produz aços planos, além de minério de ferro para consumo próprio. Com o propósito de empoderar pessoas que constroem o futuro, a companhia está presente em 9 países e conta com mais de 30 mil colaboradores diretos e indiretos em todas as suas operações. Maior recicladora da América Latina, a Gerdau tem na sucata uma importante matéria-prima: 73% do aço que produz é feito a partir desse material. Todo ano, são 11 milhões de toneladas de sucata que são transformadas em diversos produtos de aço. As ações da Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (B3), Nova Iorque (NYSE) e Madri (Latibex).

 

Serviço


Exposição
 Metal Etéreo, de Olavo Machado Neto

Curadoria: Christian Larsen

Visitação: de 09 de abril a 07 de maio de 2022

Entrada Franca de terça a sábado, das 11h às 18h, e nas quintas-feiras, das 11h às 21h.

Excepcionalmente no dia 09/04, sábado, a visitação será das 12 às 18 horas

MM Gerdau (último piso)  - Praça da Liberdade, s/no - Prédio Rosa - Belo Horizonte/MG

Informações completas no sitewww.mmgerdau.org.br

Visitas virtuais pelo Google Arts&Culture

concurso Ação Arte na Lata

Vinícola Góes

Ação Arte na lata - melhor que um freela, da Vinícola Góes, tem inscrições até 17 de abril

Concurso da vinícola paulista, que tem como embaixador o influencer Welker Maciel, premiará vencedor com R$ 5 mil reais e um ano de vinho SAUV

A ação “Arte na lata – melhor que um freela”, promovida pela Vinícola Góes continua agitando os profissionais de arte. O concurso desafia os participantes a desenvolver um novo design para a edição especial da linha de vinhos finos em lata Sauv, composta por quatro versões: vinho branco, vinho fino tinto, vinho frisante rosé e vinho frisante branco suave, todas com 269 ml.

A campanha tem como embaixador o creator Welker Maciel, que divulga a ação em suas redes sociais – como o Instagram.

O vencedor do concurso terá o seu trabalho estampado nos produtos de uma das maiores vinícolas do Brasil, além de ganhar R$ 5 mil e um ano de Sauv. então corra. O resultado será divulgado em 22 de maio.

Concurso

Os concorrentes precisam ter 18 anos ou mais e, junto com o design proposto, deverão enviar um texto que explique o conceito desenvolvido e o motivo pelo qual sua arte deve ser escolhida. A proposta escolhida ganhará um prêmio de R$ 5.000, uma visita vip à Vinícola Góes com acompanhante e mais um ano de Sauv grátis (24 latas/mês).

Para participar do concurso cultural ARTE NA LATA - MELHOR QUE UM FREELA, você deverá:

  1. Seguir o perfil @vinicolagoes no Instagram;
  2. Compartilhar a arte criada no próprio perfil do Instagram, através do stories ou feed, marcando o perfil da @vinicolagoes e as hashtags do concurso: #MandaUmSauv , #SeJogaNaArte, #ArteNaLata;
  3. Se inscrever, enviar a arte e o texto na página do concurso, link: https://www.concursoartenalata.com.br/.

Sobre a empresa:

A Vitivinícola Góes é uma empresa 100% brasileira, com sede na cidade de São Roque, estado de São Paulo, Brasil. A empresa possui vinhedos próprios, modernas instalações de processamento, produção, engarrafamento de bebidas e envase para latas. A linha de produtos inclui vinhos, espumantes, frisantes, bebidas mistas e sucos. Os vinhos finos Góes, produzidos com uvas paulistas, vêm sendo premiados nacional e internacionalmente. A marca Góes é destaque entre consumidores e uma das líderes de mercado no varejo (de acordo com a Nielsen) e Top of Mind (registrado pela Revista Supermercado Moderno) no estado de São Paulo. O complexo enoturístico e gastronômico (localizado junto da sede da empresa) faz parte do Roteiro do Vinho da cidade de São Roque e oferece uma destacada infraestrutura, proporcionando experiências e encantamento. Para mais informações sobre os atrativos turísticos, visite as redes sociais da empresa no Facebook e Instagram (@vinicolagoes).