concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

terça-feira, 12 de março de 2024

Mitologia da origem do povo Pataxó é narrada em encontro no Museu das Culturas Indígenas - SP

 

Mitologia da origem do povo Pataxó é narrada em encontro no Museu das Culturas Indígenas

Natan Kuparaka, da etnia Pataxó, narrará a história no próximo sábado (16/03), às 10h; os ingressos estão disponíveis no site: https://museudasculturasindigenas.org.br/

São Paulo, março de 2024 – A mitologia do primeiro indígena da etnia Pataxó, Txopay Itôhã, será contada por Natan Kuparaka, em 16/03, às 10h, na Programação de Contação de Histórias do Museu das Culturas Indígenas (MCI) – instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari), em parceria com o Instituto Maracá e o Conselho Indígena Aty Mirim.

No mito sobre a origem do povo Pataxó, a última gota de uma enorme chuva transformou-se em Txopay Itôhã, primeiro indígena a pisar na Terra. Ao nascer, ele observou a natureza e ficou fascinado com a sua beleza. Aprendeu a viver em harmonia com os bichos, os rios e a mata, passou a caçar, plantar e pescar, respeitando todos os segredos da Mãe Natureza.

Depois de um longo período, mais uma chuva se formou e de cada gota veio um novo indígena Pataxó, originando uma grande nação na Terra. Txopay, com a sabedoria de quem nasceu primeiro, reuniu-se com seus novos irmãos e os ensinou viver, trabalhar e respeitar a natureza.

Natan Kuparaka, que vai narrar a história para o público, é indígena da etnia Pataxó, graduado em Direito, membro da União Plurinacional dos Estudantes Indígenas e Serviço de Assistência Jurídico Universitária da Faculdade de Direito da USP. Também participa do Levante Indígena da USP e da Rede de Atenção à Pessoa Indígena (Rede Indígena - IPUSP).

Cosmovisões do povo Pataxó

Registros históricos da presença do povo Pataxó no nordeste brasileiro remontam ao século XVI. Foi em seu território originário, na Praia da Coroa Vermelha, em Porto Seguro (BA), que os colonizadores portugueses realizaram a primeira missa no Brasil, em 26 de abril de 1.500.

Desde então, o povo Pataxó estabeleceu-se no extremo sul da Bahia e vive nas Terras Indígenas Águas Belas, Aldeia Velha, Barra Velha, Imbiriba, Coroa Vermelha e Mata Medonha, presentes nas cidades de Santa Cruz Cabrália, Porto Seguro, Itamaraju e Prado.


Muitos migraram para outros estados, como São Paulo, em busca de novas oportunidades. É o caso da família de Natan: “sou filho de migrantes de Coroa Vermelha, extremo Sul da Bahia. Buscamos sempre visitar nossos parentes no Nordeste para vivenciarmos integralmente nossos costumes e cultura”, conta. “Encontramos com outros povos da região – como os Pankararu, Pankararé, Wassu Cocal, para compartilharmos nossas vivências de indígenas nordestinos vivendo em São Paulo”, revela.

A cosmovisão do povo Pataxó está ligada aos Encantados, entidades do mundo espiritual e protetores da natureza. Creem no Grande Espírito Niamissū – um dos principais elementos no mito de origem, responsável por comunicar a vinda dessa grande nação para a Terra, e em Txopay Itôhã, deus guerreiro da água e personagem central na história que será narrada por Natan Kupaka. Muito ligados à chuva, os Pataxó celebram a Festa das Águas, um ritual que simboliza fartura e acontece em 05 de outubro, Dia de Txopay.

Nas tradições das artes manuais, os Pataxó são conhecidos por utilizar recursos da natureza para esculpir e talhar esculturas, confeccionar cocares, brincos, colares, pulseiras e, em especial, a produção artes com sementes vermelha de Pau-Brasil.

 

SERVIÇO

Contação de Histórias Indígenas: História de Txopay Itôhã, com Natan Kuparaka

Data e horário: 16 de março, às 10h

Participação gratuita e ingressos disponíveis no site.

 

Sobre o MCI – Localizado na capital paulista, o Museu das Culturas Indígenas (MCI) é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari – Organização Social de Cultura, em parceria com o Instituto Maracá e o Conselho Aty Mirim.

Local: Museu das Culturas Indígenas

Endereço: R. Dona Germaine Burchard, 451, Água Branca, São Paulo/SP

Funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 18h; às quintas-feiras até às 20h; fechado às segundas-feiras (exceto feriados)

Telefone: (11) 3873-1541

E-mail: contato@museudasculturasindigenas.org.br

Sitewww.museudasculturasindigenas.org.br

Redes sociais

Instagram (@museudasculturasindigenas)

Facebook (/museudasculturasindigenas)

Twitter (@mcindigenas)

YouTube (@museudasculturasindigenas)

 

IMPRENSA          

Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo   

Assessoria de Imprensa   

(11) 3339-8062 / (11) 3339-8585   

(11) 99370-2761 - Plantão   

imprensaculturasp@sp.gov.br     

Acompanhe a Cultura: Site | Facebook | Instagram | Twitter | LinkedIn | YouTube 

fonte: AGÊNCIA GALO

Expo Diversos - Unibes Cultural - SP

Obra   

Obra de Felipe Iskor

 Expo Diversos traz obras de artistas que exaltam o conceito de Casa da Diversidade Brasileira

Com abertura para o público no dia 10 de março na Unibes Cultural, a mostra propõe um debate democrático, educativo e sensível sobre a pluralidade da cultura brasileira

Uma experiência imersiva por obras que traduzem diferentes histórias, vivências e exaltam as diversidades de raça, etnia, crenças, idade, gênero e de pessoas com deficiência. Essa é a proposta da Expo Diversos, exposição itinerante que estreia na Unibes Cultural, em São Paulo, com o conceito multissensorial de Casa Diversa e um percurso de exploração que remete a um ambiente domiciliar acolhedor e acessível, o que deve ser a inclusão como complemento da diversidade. A mostra fica aberta ao público gratuitamente a partir de 10 de março.

Inspirada no livro Diversos, de 2019, que traz fotografias e relatos de artistas que abordam diversidade em amplitude artística e cultural, a exposição homônima aborda empatia e acolhimento. Em uma perspectiva crítica e contemplativa, recebe pessoas de todas as idades com uma proposta educativa sobre as diferenças na coletividade traduzidas em obras de diferentes linguagens, como pinturas, fotografias, esculturas, bordados e instalações.

Realizada pela CEC Brasil com patrocínio da Novelis e Ball Corporation – líder mundial em embalagens sustentáveis de alumínio –, via Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, a mostra tem curadoria de Bianca Bernardo e Vera Nunes e reúne 23 obras de 14 artistas de diferentes gerações, trajetórias e territórios, abraçando a diversidade regional e cultural do Brasil. Propondo um debate democrático, educativo e sensível sobre pluralidade, a exposição segue até julho, passando por São José dos Campos, Pindamonhangaba, Rio de Janeiro e Brasília, com o objetivo de impactar mais de 5 mil visitantes.

“A Diversos não captura a totalidade das perspectivas sobre diversidade, mas visa oferecer um recorte cuidadoso e modesto de memórias e narrativas de indivíduos diversos do Brasil, fomentando os direitos humanos e reconhecendo a pluralidade de visões que se traduzem em obras e diálogos enriquecedores”, ressalta Kaline Vânia, diretora da CEC Brasil.

“É um projeto de experiências, e de viver e conviver com diversas histórias, pois nós somos frutos de diferentes histórias. Tudo o que a gente quer é que as pessoas possam fluir do jeito que elas são e sejam respeitadas dessa forma”, afirma Vera Nunes. Para a também curadora Bianca Bernardo, a mostra é uma plataforma de discussão e de aprendizagem a partir da arte e da pauta dos direitos humanos no Brasil. “O tema principal é a diversidade, sendo tratada a partir dos direitos humanos e da importância de legitimar os espaços de respeito, para a construção do entendimento da igualdade a partir das nossas diferenças”, completa.

As 23 obras da mostra se apresentam em diferentes linguagens, como pinturas, fotografias, esculturas, bordados e instalações, e estarão dispostas em um percurso multissensorial em um conceito expográfico de Casa Diversa. Concebido pela artista Rose Afefé, o projeto foi inspirado na premiada Terra Afefé, uma microcidade com construções em tamanho real e esculturas de parede, na Chapada Diamantina, na Bahia. “O conceito é uma casa acolhedora da diferença e da diversidade, com elementos domésticos para que o público possa se sentir em casa e a gente converse de forma afetiva sobre diferenças”, afirma Bianca.

Trazendo à tona a valorização da cultura indígena, o questionamento do etarismo e a exaltação da sabedoria ancestral, a mostra busca, através do subjetivo, combater os preconceitos de raça, etnia e gênero, o machismo e lutar por uma sociedade mais justa e mais inclusiva. “Nós primamos pela escolha de artistas que tenham na sua vivência a diversidade na prática. Queremos que as pessoas saiam de lá com a experiência de ter conhecido a arte de diversas pessoas e pessoas diversas. Nosso objetivo é que consigamos aprender com o outro”, destaca Vera.

Com sua sede sul-americana localizada em São José dos Campos, uma das cidades por onde a exposição passará, a Ball acredita no poder da arte como ferramenta para levar mensagens importantes a cada vez mais pessoas. “Como uma empresa global, com diferentes línguas e culturas, valorizar a diversidade é um imperativo para o nosso negócio, e não poderíamos estar mais orgulhosos de patrocinar a Expo Diversos. Acreditamos em valorizar a pluralidade das pessoas e gerar senso de pertencimento, e entendemos a arte como uma ferramenta poderosa para levar essas mensagens para o público geral”, afirma Suellen Moraes, Gerente de Diversidade & Inclusão da Ball na América do Sul.

Para garantir a acessibilidade da exposição para os visitantes, as obras poderão ser acessadas através de QR Code com áudios descritivos e placas técnicas em braille. Em sua primeira parada, na capital do estado, a exposição fica aberta ao público de maneira gratuito entre 10 e 29 de março, de quinta-feira a sábado, das 12h às 20h, e domingo, das 12h às 19h. A entrada é gratuita mediante inscrição pelo Sympla no site da Unibes Cultural.

 

SERVIÇO

Expo Diversos

Local: Unibes Cultural - R. Oscar Freire, 2500 - Sumaré, São Paulo

Data: de 10 a 29 de março de 2024

Visitação: Quinta-feira a sábado, das 12h às 20h, e domingo, das 12h às 19h

Entrada gratuita