Depois de intenso processo de diálogo aberto a interessados, o Instituto Dragão do Mar lançou o documento final dos Editais Culturais 2016/2017. Os editais de ocupação do Dragão do Mar são voltados a artistas, grupos e produtores nascidos ou residentes no Ceará, há pelo menos dois anos. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até 9 de junho.
Os projetos vencedores formarão a nova Temporada de Arte Cearense do Dragão, com apresentações artísticas em diversas linguagens a serem realizadas entre agosto de 2016 e julho de 2017, com investimento total de R$ 1,3 milhão.
Segundo Paulo Linhares, presidente do Instituto Dragão do Mar, o documento consolida melhorias sugeridas pelas classes artísticas e reflete o propósito do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC) em favorecer a democratização do acesso à arte e cultura do nosso Estado, a partir do reconhecimento da qualidade dos projetos culturais realizados no Ceará.
Novidades
Uma das grandes novidades, neste ano, diz respeito à participação dos agentes culturais no processo de elaboração dos Editais, a partir de encontros e da disponibilização da proposta para consulta pública. Entre 7 e 13 de março deste ano, o CDMAC realizou rodada de conversas com artistas e demais agentes de cultura do Ceará, a fim de reunir sugestões e novas ideias para construção coletiva do documento. Após os encontros com representantes de todas as linguagens artísticas contempladas, quando foram reunidas sugestões para Editais Culturais 2016/2017, o Dragão do Mar lançou ainda o documento para consulta pública, de 1º ao dia 6 de abril de 2016. Proponentes puderam enviar críticas e sugestões por e-mail. Para João Wilson Damasceno, diretor de Ação Cultural do Dragão do Mar, a iniciativa reforça o compromisso do centro de arte e cultura em manter um diálogo aberto com as classes artísticas.
Também houve aumento no número de contemplados e ações a serem executadas. No ano passado, foram 194 projetos selecionados que resultaram em 438 ações culturais. Os novos editais preveem a seleção de 218 projetos na área de difusão, através de 32 programas nas linguagens Música, Teatro, Dança, Circo, Literatura, Performance, Fotografia, Artes Visuais, Cinema e na categoria Pontos no Dragão. Agora, sobem para 536 o número total de ações culturais.
Outra importante mudança é a plataforma de inscrição. A partir deste ano, as inscrições para os Editais passam a ser feitas exclusivamente pela internet. Além de reduzir o custo e simplificar o processo, a medida facilita o alcance a artistas, coletivos, pesquisadores e produtores do interior do Estado. Para participar, o interessado precisa estar cadastrado no Mapa Cultural do Ceará, uma plataforma livre e gratuita que integra uma rede de agentes culturais do nosso Estado. Artistas que já criaram seu perfil para inscrever projetos para a Maloca Dragão 2016 não necessitarão criar novos ID´s.
Oficina Tira-dúvidas
Para sanar dúvidas ou ajudar quem estiver com dificuldades de efetuar a inscrição, o Dragão do Mar realizará uma oficina tira-dúvidas, no dia 17 de abril, às 15h, no auditório do Dragão do Mar. A oficina contará com transmissão, ao vivo, pela internet. Questões sobre os Editais também podem ser enviadas pelo e-mail edital@dragaodomar.org.br.
Calendário Editais 2016/2017
Inscrições: 9/05 a 9/06/16
Curadoria: 10/06 a 15/06/16
Encontro de curadoria: 16 e 17/06/16
Revisão de comunicação para divulgação: 20/06/16
Resultado: 21/06/16
Recurso: 22 a 24/06/16
Texto: Dragão do Mar – Centro de Arte e Cultura