concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

terça-feira, 16 de março de 2021

Festival Pixel Show Summer

 

Na próxima sexta-feira, 19/03, às 16h - Live Art com o artista plástico paulistano Celso Gitahy, em https://pixelshow.co/summer/.

 

Celso Gitahy possui mestrado em “Arte Contemporânea e Docência no Ensino Superior”, pela Universidade Camilo Castelo Branco. Entre outras publicações, é autor do livro “O que é Grafiti”, da Coleção Primeiros Passos da Editora Brasiliense.

 

No próximo sábado, 20/03às 16h - Exposição Online do Acervo Zupi, com mais de 200 obras de arte, entre esculturas, telas, gravuras, rascunhos e desenhos. A obra mais antiga atualmente é a gravura “Acrobats”, produzida em 1982 por Alex Vallauri, na cidade de Nova Iorque. Também compõe o acervo obras produzidas por artistas como Cranio, Kobra, Onesto, Arlin e artistas internacionais como Nawer, ZBK, Mark Jenkins e McBess. Algumas das obras poderão ser compradas. Em: https://pixelshow.co/summer/.

 

 

Tanto a Live Art quanto a Exposição fazem parte da programação do Festival Pixel Show Summer, que começou no dia 15 de março e se estende até 19 de abril. Com transmissão online, pelo site www.pixelshow.co/summer, o evento terá mais de 700 minutos de programação. Além das exposições, haverá conteúdo de arte, cultura, criatividade e empreendedorismo, por meio de live arts e palestras. Com o objetivo de resgatar a criatividade e abastecer as pessoas com novas ideias, o evento reunirá criativos, designers, publicitários, arquitetos, artistas plásticos, animadores e ilustradores, além de empresários e até mesmo um advogado.

 

Abaixo mais informações sobre o evento e a programação completa

 

Festival Pixel Show Summer reúne o melhor da criatividade em evento online e gratuito durante o período de isolamento social

 

Edição digital terá atrações para diversas faixas etárias, como performances de live arts, palestras e exposições artísticas que darão dinâmica ao evento, que acontece de 15 de março a 19 de abril; todo conteúdo será postado às 16hs no site www.pixelshow.co/summer.

 

São Paulo, março de 2021 – Festival Pixel Show Summer, realizado pela Zupi.Live (versão digital da Zupi Design, que completa 20 anos neste mês de março), já tem data marcada para acontecer: será entre os dias 15 de março e 19 de abril de 2021. Considerando o contexto da pandemia e em respeito às necessárias medidas de distanciamento social, o formato do evento será totalmente online e gratuito. O projeto está sendo viabilizado com verba da Lei Aldir Blanc.

 

As transmissões do evento acontecerão às segundas, sextas e sábados, a partir das 16h no site www.pixelshow.co/summerO Festival Pixel Show Summer terá várias horas de conteúdo de arte, cultura, criatividade e empreendedorismo para um público de várias partes do país e exterior. O evento contará com a participação de artistas, como: Nick Groeneveld, Vanessa Queiroz, Celso Gitahy, Camila Verás, Vanessa Lara, Amargo, Fernando Nas, Marcos MOS, entre outros.

 

Com o objetivo de resgatar a criatividade e abastecer as pessoas com novas ideias, o evento reunirá criativos, designers, publicitários, arquitetos, artistas plásticos, animadores e ilustradores, além de empresários e até mesmo um advogado. O conteúdo será abrangente e diversificado, e contará com mais de 12 atrações, sendo elas live arts, palestras e exposições. A mostra de artes plásticas exposta durante o festival será uma oportunidade para os artistas venderem seus trabalhos, por meio de um catálogo online, além de fomentar e inspirar a atual e novas gerações.

 

“O Pixel Show tem como objetivo somar à economia criativa, incentivando e abrindo espaço no mercado de arte e inovação para artistas e criativos das mais variadas áreas da Economia Criativa. Para este ano, mesmo que distantes fisicamente, consolidamos mais uma vez nossa posição como hub de criatividade, conectando as pessoas por meio de uma programação leve e divertida, com uma pegada de verão, de modo a tornar a transição das estações mais suave e levar calor e conhecimento a todos. Acredito que com alto astral, criatividade, união e solidariedade, superaremos mais facilmente esses tempos tão difíceis que atravessamos”, disse Simon Szacher, sócio da Zupi e gestor cultural.

 

PROGRAMAÇÃO

 

A programação completa e as transmissões dFestival Pixel Show Summer em: https://pixelshow.co/Os eventos começam sempre às 16h.

 

15/03 – Abertura com os irmãos e sócios Allan e Simon Szacher.

 

19/03 - Celso Gitahy - Live art

Artista plástico paulistano: graduado pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Com Mestrado em "Arte Contemporânea e Docência no Ensino Superior" pela Universidade Camilo Castelo Branco. Entre outras publicações é autor do livro “O que é Graffiti” da Coleção Primeiros Passos da Editora Brasiliense.

 

20/03 – Exposição de recorte do acervo da ZUPI

 

22/03 - Nick Groeneveld (AMBASSADORS) – Palestra

Nick vem do estúdio de produção criativa Ambassador, onde é conhecido por seu amor por personagens detalhados e cenários de animação em miniatura. Ambassadors agora tem três estúdios em Amsterdã e Nova York e conta com uma equipe de mais de 80 artistas, criativos, diretores, designers e produtores que elaboram o melhor conteúdo criativo em publicidade, cinema e arte.

Esta será a única palestra de estrangeiro (holandês) no festival. <

 

26/03 - Vanessa Lara - Live art

            Tatuagem Autoral (http://www.instagram.com/__vanessalara/)

 

27/03 - Camila Verás - Live art

Artista visual, pinturas, ilustrações e muralismo.

(https://www.instagram.com/camilaveras/)

           

29/03 - Murilo Ferreira – Palestra

            Advocacia e Consultoria (http://www.ferreiraetargino.com.br) vai falar sobre a LGPD, tema tão importante para todos, em todo o mundo.

 

02/04 - João Padula - Live art

            Desenhos, Sketchs e Pinturas (https://www.instagram.com/padulaart/)

           

03/04 - Amargo (André) - Live art

            Tatuagem e pinturas autorais (http://www.instagram.com/amargotattoo/)

 

05/04 - Alexandra Gomes (Unilever) / Beatriz Montiani (Visa) / Marcus Maida (FIESP - mediador) – Palestra - Painel

Alexandra Gomes tem formação tradicional em Administração de Empresas e Publicidade e Propaganda, começou sua transformação no Executive Program da Singularity University em 2014 e seguiu com formação em liderança, negócios e inovação. Com mais de 17 anos de experiência em tecnologia e digital, liderou áreas e projetos em grandes agências de comunicação e agora participa da jornada de transformação da Unilever Brasil.

Beatriz Montiani está na Visa desde 2015, é Diretora de Inovação e Engajamento com Fintechs, responsável pelo Programa de Aceleração Visa e por projetos que incentivam a inovação aberta com bancos e comércios no desenvolvimento de novas soluções. Beatriz possui mais de 15 anos de experiência profissional nas áreas de Vendas, Marketing, CRM e Produtos em empresas multinacionais do segmento financeiro e de serviços no Brasil, Espanha e Argentina. A executiva é formada em Administração pela FEA-USP com pós-graduação em Marketing pelo Insper, especialização em Estratégia Digital pela Columbia University e Programa de Inovação Exponencial pela Singularity University.

Marcus Maida Advogado e consultor empresarial com mais de 15 anos de atuação no segmento empresarial, desenvolvendo atividades nas áreas de modelagem de negócios, gestão estratégica, governança corporativa, gestão de riscos empresariais e compliance. Partner e CLO na Business Beats, aceleradora e desenvolvedora de negócios com foco em impacto social. Possui extensão em empreendedorismo na Babson College (EUA). Consultor em open innovation e recebido como pesquisador convidado em Purdue University (EUA). Investidor anjo. Autor. Palestrante. Mentor e avaliador de startups em diversos programas, públicos e privados. Avaliador convidado do SharkTank Brasil (2a., 3a., 4a. e 5a. temporadas). Diretor no Departamento da Micro, Pequena e Média Indústria e Acelera, da FIESP.

09/04 - Marcos MOS - Live art

 

10/04 - Fernando Nas - Live art

 

12/04 - Caroline Brunetto di Farias / Leo Gmeiner / Marcus Maida  (mediador) – Palestra - Painel

Caroline Brunetto di Farias é sócia-fundadora e CEO da Ziel Biosciences. Bióloga, mestre e doutora em Biologia Celular e Molecular (UFRGS). Atuou em funções de crescente responsabilidade nos últimos 15 anos nas áreas de pesquisa translacional, biologia celular e molecular, oncologia, hematologia e oncologia pediátrica. A empreendedora idealizou a empresa objetivando a pesquisa e desenvolvimento de produtos inovadores capazes de oferecer à sociedade tecnologias de saúde voltadas a melhoria da qualidade de vida causando impacto social.

 

Leo Gmeiner começou sua carreira profissional como jornalista há mais de 20 anos e, há 17, resolveu empreender formalmente. Fundou uma agência de comunicação, uma agência de marketing e, depois, a Intuitive Appz que, desde 2010, desenvolve tecnologia para clientes como Qualcomm, Mercedes-Benz, Mattel e Disney-Pixar. Em 2013, criamos o Filho sem Fila que, em 2015, deixou de ser um produto e se tornou uma startup, que está presente em quase todo o Brasil e em alguns outros países, atualmente com o nome de School Guardian. Atualmente, é diretor do Comitê de Edtechs das ABStartups e professor de Inovação e Empreendedorismo da FIAP.

Marcus Maida Advogado e consultor empresarial com mais de 15 anos de atuação no segmento empresarial, desenvolvendo atividades nas áreas de modelagem de negócios, gestão estratégica, governança corporativa, gestão de riscos empresariais e compliance. Partner e CLO na Business Beats, aceleradora e desenvolvedora de negócios com foco em impacto social. Possui extensão em empreendedorismo na Babson College (EUA). Consultor em open innovation e recebido como pesquisador convidado em Purdue University (EUA). Investidor anjo. Autor. Palestrante. Mentor e avaliador de startups em diversos programas, públicos e privados. Avaliador convidado do SharkTank Brasil (2a., 3a., 4a. e 5a. temporadas). Diretor no Departamento da Micro, Pequena e Média Indústria e Acelera, da FIESP.

16/04 - Vanessa Queiroz - Colletivo Live art

Designer e empresária, sócia cofundadora do Estúdio Colletivo, escritório de Design a mais de 14 anos no mercado, atuando em todos os desdobramentos do design, branding, identidade visual, ilustração e packing. Como empreendedora, já ministrou mais de 80 palestras nos Brasil e na Argentina. Participou do júri da 10ª Bienal de Design Gráfico e em 2014 foi listada como uma das 50 pessoas mais inovadoras em comunicação pela revista Proxxima.

 

17/04 - Exposição

 

19/04 - Vanessa Queiroz - Colletivo - Palestra

 

ATENÇÃO: A programação poderá sofrer eventual alteração por motivo de força maior. Sugerimos que acompanhem no http://www.instagram.com/pixelshow e no website do festival durante o período de execução. Pode até mesmo haver ampliação da programação com novos conteúdos durante o mês de Abril/2021.

segunda-feira, 15 de março de 2021

1º Salão Paulista de Arte Naïf MAS SP

 

O MAS (Museu de Arte Sacra de São Paulo) vai receber o 'Salão Paulista de Arte Naïf' de junho a agosto. Foto: Iran Monteiro/Acervo MAS

‘Salão Paulista de Arte Naïf’ está com inscrições abertas até 02 de abril

Primeira edição do evento homenageia o artista José Antonio da Silva, um dos ícones da história da arte naïf brasileira; podem participar, gratuitamente, artistas de todo o Estado de São Paulo

O “Salão Paulista de Arte Naïf” está com inscrições abertas até o dia 02 de abril. A primeira edição do evento - realizado pela Totem, Barthô Naïf e Cia Arte Cultura - homenageia o grande artista José Antonio da Silva e será promovida em duas etapas: de 26 de junho a 29 de agosto, no MAS (Museu de Arte Sacra de São Paulo), e de 22 de novembro a 08 de janeiro, no Museu Municipal “Dr. João Baptista Gomes Ferraz”, na cidade de Socorro. São 60 vagas, gratuitas, e podem participar artistas de todo o Estado de São Paulo. O formulário on-line está no site http://www.spartenaif.com.br/.

 

Com realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e do ProAC (Programa de Ação Cultural), o “Salão Paulista de Arte Naïf” nasce pelas mãos da Totem, Barthô Naïf e Cia Arte Cultura com a proposta de fomentar a arte naïf paulista, por meio de um espaço de valorização, difusão e circulação das obras e dos artistas desta estética, a maioria autodidatas.

 

“Coração, alma, sofisticação e intensidade no uso de cores vibrantes são a matéria-prima da arte naïf, que será representada nesta que, pretende ser, a maior exposição dos artistas paulistas dessa estética dos últimos tempos. Todos são convidados a apresentar seu olhar próprio, a diversidade de suas produções, fruto da multiplicidade de influências culturais e de sua história”, diz Marinilda Boulay, uma das curadoras do evento ao lado de Odécio Visintin Rossafa Garcia e Paco de Assis.

 

Nesta primeira edição, o “Salão Paulista de Arte Naïf” presta homenagem ao genial artista José Antonio da Silva, considerado um dos ícones da história da arte naïf brasileira. Entre outras obras será apresentada uma de suas Vias Sacras, a qual pertence ao acervo do MAS. “Ela foi produzida entre a década de 1960 e o início dos anos de 1970, e é composta por 16 pinturas, pois além das 15 estações, Silva incluiu no conjunto a Ressurreição de Jesus”, explica Odécio.

 

Estas obras de Silva vão compor a exposição juntamente às obras dos 60 artistas selecionados e de artistas convidados, entre eles Graciete Ferreira Borges, a última esposa do artista.


O projeto contempla várias perspectivas. Serão duas exposições, de 26 de junho a 29 de agosto, no MAS, e de 22 de novembro a 08 de janeiro, no Museu Municipal de Socorro; quatro lives de capacitação, com o objetivo de gerar reflexões em torno das obras e colaborar para a formação de público para as artes visuais; curta-metragem e publicação de um livro catálogo (500 exemplares).

 

“A maior relevância desse projeto é justamente que ele propicia um panorama da produção de estética naïf contemporânea no Estado, permitindo que cada criador lance seu olhar sobre a terra paulista de maneira livre e independente, dando vazão às suas percepções de mundo, com suas formas e cores peculiares, ajudando a pensar e a erguer um amanhã, como é próprio das produções naïfs, plenas de otimismo”, ressalta Paco.

 

Podem participar do “Salão Paulista de Arte Naïf” artistas maiores de 18 anos, paulistas ou residentes no Estado de São Paulo há mais de dois anos, com duas obras (uma para cada museu) caracterizadas dentro da estética naïf, que representem a criação primitiva, ingênua, espontânea e popular, e finalizadas entre os anos de 2019 a 2021.


As obras podem ser realizadas em qualquer técnica com tema livre e pesar, no máximo, dois quilos. O edital e o formulário de inscrição, até o dia 02 de abril, estão disponíveis no site http://www.spartenaif.com.br/.

 

SERVIÇO

‘Salão Paulista de Arte Naïf’

Inscrições gratuitas: até 02 de abril

Data: de 26 de junho a 29 de agosto, no MAS (Museu de Arte Sacra de São Paulo); de 22 de novembro a 08 de janeiro, no Museu Municipal de Socorro

Site: http://www.spartenaif.com.br/

Informações: spartenaif2021@spartenaif.com.br