concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023

Instituto de Arte Contemporânea - IAC realiza exposição histórica de Carmela Gross - CARIMBOS - SP

 

Instituto de Arte Contemporânea - IAC realiza exposição histórica de Carmela Gross

A mostra "Carimbos" tem curadoria de Ricardo Resende e abre ao público no dia 04 de fevereiro, às 12h

O primeiro carimbo de Carmela Gross foi um desenho de um murro sobre a mesa, no IV Salão de Arte Moderna do Distrito Federal, em Brasília, no ano de 1968. Em 1978, Carmela apresentou no Gabinete de Artes Gráficas, em São Paulo, outros Carimbos, um conjunto de 80 trabalhos, feitos de carimbadas repetidas e organizadas sistematicamente sobre o papel, distribuídos por todo o espaço da galeria. Esses anos de estudo plástico e conceitual resultaram em um grande arquivo com mais de 300 documentos, que agora é apresentado no Instituto de Arte Contemporânea – IAC.

Carimbos trata do desenho decomposto em linhas, manchas, pinceladas e rabiscos. Ao longo do processo de pesquisa da artista, a repetição sugere uma busca pela síntese do desenho, pela racionalidade do gesto expressivo.

Os materiais apresentados na exposição do IAC compõem uma linguagem plástica experimental e mostram como foi pensada e executada a ideia da artista: começa com um estudo da paisagem por meio de fotos e desdobra-se em vários conjuntos de desenhos, desde um pequeno pedaço de papel rabiscado até sua finalização. A exposição também traz alguns exemplares da série original, de 1978.

O ato de carimbar, o desenho esmurrado sobre uma folha de papel, também diz sobre seu tempo. Realizada durante a ditadura militar no Brasil, Carimbos remete simbolicamente à operação burocrática do aparato estatal na vida brasileira dos anos 1970. A coleção formada pelos carimbos, estudos, materiais gráficos e documentos, será doada ao IAC e em breve, estará disponível para pesquisa.

Carimbos tem a curadoria de Ricardo Resende e foi viabilizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura, Governo Federal, com o patrocínio de J.P. Morgan. O educativo do IAC tem o apoio do Instituto Galo da Manhã.

Sobre a artista

Carmela Gross (São Paulo, 1946) tem realizado trabalhos em grande escala que se inserem no espaço urbano e assinalam um olhar crítico sobre a arquitetura e a história urbana. O eixo comum, para além da diversidade dos contextos e das propostas elaboradas em cada caso, é o conceito básico de trabalhar-na-cidade. O conjunto de operações, que envolvem desde a concepção do trabalho, passando pelo processo de produção, até a disposição no lugar de exibição, enfatiza a relação dialética entre a obra e o espaço, entre a obra e o público/transeunte. Os trabalhos procuram engendrar novas percepções artísticas que afirmam uma ação e um pensamento críticos e que trazem à tona a carga semântica do lugar, seja ele um espaço público, uma instituição ou o momento de uma exposição. https://carmelagross.com/cv

Sobre o Instituto de Arte Contemporânea

O Instituto de Arte Contemporânea – IAC é um centro de documentação e pesquisa. Foi fundado em 1997 por Raquel Arnaud, visando preservar e disponibilizar para pesquisa uma ampla coleção de documentos relacionados à trajetória e à obra de artistas visuais e arquitetos brasileiros. Atualmente, a coleção do IAC conta com mais de 80 mil itens, incluindo os acervos dos artistas Amilcar de Castro, Antonio Dias, Carmela Gross, Hermelindo Fiaminghi, Iole de Freitas, Ivan Serpa, Lothar Charoux, Luiz Sacilotto, Rubem Ludolf, Sérvulo Esmeraldo, Sergio Camargo, Willys de Castro, do arquiteto Jorge Wilheim e da Petit Galerie.

O IAC também investe em diversas formas de produção de conhecimento, realizando exposições, publicações, visitas mediadas, seminários, cursos, aulas abertas e oficinas para públicos diversos, além de oferecer bolsas para pesquisa. Até o momento, foram produzidas 35 exposições e 27 publicações, entre livros e catálogos. Com sede própria desde 2020, a instituição conta com dois Prêmios A.P.C.A. - Associação Paulista de Críticos de Arte na categoria Artes Visuais, por Melhor Atividade Cultural, em 2006 e 2020.

 

Serviço

Carmela Gross: Carimbos

curadoria: Ricardo Resende

abertura: 4 de fevereiro de 2023, às 12h

visitação: 6 de fevereiro a 6 de maio de 2023

terça a sexta-feira, das 11h às 17h

sábado das 11h às 16h

entrada gratuita

Instituto de Arte

Contemporânea


Avenida Dr. Arnaldo, 120
CEP 01246-000

Pacaembu São Paulo SP
+ 55 11 3129-4898
contato@iacbrasil.org.br

cursos do MAM - SP - inscrições abertas

 

Foto: Estúdio Em Obra

confira os cursos do mam com inscrições abertas

saiba mais

Olá,

 

Em fevereiro, a programação de cursos do mam são paulo traz oficinas de lambe-lambe e fotografia bordada, recortes da história da arte  e uma masterclass, formato inédito na grade do museu. Aberta a todos os públicos, a aula "Proust e as artes" será ministrada pelo professor e pesquisador em Filosofia e Ciências Humanas Brunno Almeida.

Foto: Estúdio Em Obra

08 fev a 08 mar

19h às 21h

curso online

inscrições aqui

História dos genocídios e suas negações

com Patrícia Valim

Estruturado em quatro encontros com diferentes abordagens temáticas, o curso abordará um conjunto de obras artísticas que formam um contradiscurso ao negacionismo dos genocídios cometidos no Brasil desde a invasão portuguesa no século XVI até a pandemia da Covid-19.

Foto: Bruna Alcantara

11 fev (sáb)

09h às 13h

oficina presencial

inscrições aqui

Lambe-lambe para assumir uma linguagem

com Bruna Alcantara

Nesta oficina, será realizado um resgate histórico dos cartazes pelo mundo até a chegada dos famosos "lambes" aos movimentos populares brasileiros. A realização será marcada por um momento teórico e um momento prático, em que os alunos irão instalar um lambe-lambe em tapumes.

Foto: Bruna Alcantara

12 fev (dom)

09h às 13h

oficina presencial

inscrições aqui

Fotografia bordada

com Bruna Alcantara

Com o objetivo de estimular reflexões entre a fotografia e o bordado e desenvolver uma linguagem poética autoral, a oficina propõe novas possibilidades de expressão entre duas linguagens que costuram memórias de diversas gerações.

Vista de Delft (1660-1661), de Johannes Vermeer

25 fev (sáb)

15h às 17h

masterclass presencial

inscrições aqui

Proust e as artes

com Bruno Almeida Maia

A aula acontece por ocasião da efeméride de 100 anos da morte do escritor francês Marcel Proust e o lançamento do livro póstumo "Proust e as artes" (Todavia), do filósofo Roberto Machado. Aberta a todos os públicos, a masterclass será ministrada pelo pesquisador Brunno Almeida Maia.

Os dez primeiros inscritos ganharão um exemplar físico do livro “Proust e as artes”, de Roberto Machado, em celebração à parceria entre o mam e a Editora Todavia para esta realização.

clique aqui e conheça a política de bolsas de estudo do mam

museu de arte moderna de são paulo
parque ibirapuera, portões 2 e 3
ter a dom das 10h às 18h
domingo gratuito

Fórum de Fotoperformance abre edital para residência artística de sua 2ª edição, em Belo Horizonte

 

Fórum de Fotoperformance abre edital para residência artística de sua 2ª edição, em Belo Horizonte

Cinco artistas serão contemplados com R$1.500 para a criação de projetos em fotoperformance, com acompanhamento de profissionais convidados; as inscrições são gratuitas e podem ser feitas online até dia 17 de fevereiro


Primeiro evento dedicado exclusivamente ao segmento da fotoperformance no Brasil, o Fórum de Fotoperformance (FFP) chega à sua segunda edição em Belo Horizonte neste ano. As atividades acontecem entre 15 de março e 15 de abril, e envolvem palestras e mesas-redondas, lançamentos de livros, oficinas e lives com artistas convidados. A programação também integra um projeto de residência artística que contará com cinco artistas selecionados, cujos trabalhos serão desenvolvidos durante um mês no Espai, no bairro Santa Efigênia. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por artistas de todo o país até o dia 17 de fevereiro, por meio deste link.


Os participantes vão receber um cachê individual de R$1.500 e serão acompanhados por fotógrafos e artistas pesquisadores convidados durante a criação dos trabalhos. Para não residentes em Belo Horizonte ou na Região Metropolitana, haverá custeio de translado e hospedagem. Na primeira fase da residência, que acontece entre os dias 15 e 27 de março, os selecionados desenvolverão a concepção das obras de forma virtual. Na etapa posterior, que vai de 28 de março a 15 de abril, os artistas trabalharão em estúdio, de forma presencial, com o auxílio de três profissionais do campo artístico. 


Ao longo do período de inscrição, ocorrerão lives com artistas que estiveram presentes na primeira edição do Fórum de Fotoperformance e, em 2019. A primeira transmissão ao vivo já aconteceu e teve como convidado o artista Ayrson Heráclito; as próximas lives previstas serão com Rodrigo Braga, Aleta Valente e Dalton de Paula. As transmissões acontecem sempre às terças-feiras, às 20h, no perfil oficial do evento no Instagram.  


O Fórum de Fotoperformance tem patrocínio da Uni-BH e é viabilizado por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (LMIC). A programação completa do festival, com todas as atividades, ainda será divulgada no site www.forumfotoperformance.com.


Sobre o evento


Mas, afinal, o que é fotoperformance? Fotografia ou performance? Registro ou obra? Essas são algumas questões que motivaram a criação do Fórum de Fotoperformance, cuja primeira edição aconteceu em 2019, em Belo Horizonte. Idealizado por Ludmilla Ramalho, Lucas Dupin e Luiza Palhares, trata-se do primeiro fórum dedicado à discussão da fotoperformance sob diferentes perspectivas com a participação de artistas, curadores e pesquisadores de diversas partes do Brasil.


Na primeira edição do evento, ocorrida no BDMG Cultural, participaram da residência artística seis artistas, selecionados entre 150 inscritos de todo o país. A programação teve a participação de nomes renomados da fotografia, da performance e das artes visuais, tais como Rodrigo Braga, Ayrson Heráclito, Luciano Vinhosa, Aleta Valente, Paulo Nazareth, Marcos Hill, Dalton Paula, Júlia Rebouças, Lenora de Barros, Carlos Mendonça, Ana Luisa Santos, Guilherme Cunha e Adolfo Cifuentes. 


SERVIÇO

2º Fórum de Fotoperformance | Inscrições para residência artística 

Quando. Até dia 17 de fevereiro

Quanto. Gratuito

Como. Inscrições online, por meio deste link

Mais informações. www.forumfotoperformance.com

terça-feira, 31 de janeiro de 2023

exposição “A Arte do Ramen Donburi” - Japan House São Paulo


Últimos dias da exposição que destaca a cultura do ramen e suas tigelas na Japan House São Paulo

A exposição “A Arte do Ramen Donburi” encerra sua estadia na Japan House São Paulo no próximo domingo, dia 5 de fevereiro. A mostra apresenta as tigelas de ramen, ou o ramen donburi, buscando entender o prato que conquistou o Japão e o mundo. A próxima semana será a última oportunidade para o público apreciar as artes de diferentes designers nas tigelas e cerâmicas, além de explorarem os diferentes componentes do prato.

A mostra, localizada no térreo da JHSP, ressalta o papel das ramen donburi na criação e composição das receitas de ramen, e aborda a beleza dos objetos, elevando-os à categoria de arte. “A Arte do Ramen Donburi” conta a história e cultura do ramen, mostrando a diversidade de ingredientes que cada tigela pode reunir, além de exibir uma réplica em resina gigante de ramen.

 

Serviço:
Exposição “A Arte do Ramen Donburi”
Período: de 18 de outubro de 2022 a 5 de fevereiro de 2023
Local: Japan House São Paulo – Avenida Paulista, 52 (térreo) - São Paulo, SP
Horários: terça a sexta, das 10h às 18h; sábados, das 9h às 19h; domingos e feriados, das 9h às 18h.
Gratuito. Reserva antecipada (opcional): https://agendamento.japanhousesp.com.br/
A exposição conta com recursos de acessibilidade (Libras, audiodescrição, elementos táteis).

Confira as mídias sociais da Japan House São Paulo: 
Site: https://www.japanhousesp.com.br  
Instagram: https://www.instagram.com/japanhousesp    
Twitter: https://www.twitter.com/japanhousesp  
YouTube: https://www.youtube.com/japanhousesp  
Facebook: https://www.facebook.com/japanhousesp  
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/japanhousesp 

fonte:
Suporte Comunicação