concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

terça-feira, 21 de junho de 2022

Maior conferência de captação de recursos da América Latina terá palestrantes internacionais

 ABCR

Maior conferência de captação de recursos da América Latina terá palestrantes internacionais

Em formato presencial, Festival ABCR 2022 será realizado nos dias 27 e 28 de junho, no Centro de Convenções Frei Caneca (SP)

Faltam pouco mais de duas semanas para o Festival ABCR 2022. Uma iniciativa da Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR), o Festival é considerado a maior conferência de captação de recursos da América Latina e deve receber mais de 500 pessoas nos dias 27 e 28 de junho. A 14ª edição vai ocorrer em formato presencial, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP).

Nesta edição, o evento terá a participação de Heather Hill, diretora da organização sem fins lucrativos Chapel & York, dedicada ao aumento da captação de recursos e da filantropia internacional. Com uma extensa e diversificada bagagem na filantropia, Heather abordará a captação internacional, no dia 27.

Outro palestrante é Dereck Mulhern, líder de equipe da Association of Fundraising Professionals (AFP), que oferece dicas de boas práticas de captação por meio de capacitações, networking, pesquisa e advocacy. A experiência de Derek na área contribuirá com o debate na plenária que vai discutir os investimento sociais e as doações no Brasil e no mundo.

 Somam-se a eles Carola Matarazzo e Ana Fontes. Carola é diretora-executiva do Movimento Bem Maior, organização social apartidária, sem fins lucrativos, que tem como objetivo fortalecer o ecossistema filantrópico do Brasil. Ela falará sobre perspectivas para o setor, no dia 27, no Festival. 

Ana é fundadora da Rede Mulher Empreendedora, a primeira e maior rede de apoio ao empreendedorismo feminino no Brasil. Ela também fundou o Instituto Rede Mulher Empreendedora (IRME), cuja atuação complementa o trabalho da Rede Mulher Empreendedora, envolvendo causas sociais e políticas públicas que fomentam o empreendedorismo e a independência feminina.  

Destaques 

Além desses profissionais, outros destaques são a participação de Mike Geiger, presidente e CEO da AFP (Associação de Captadores Americanos), que falará sobre a difícil tarefa dos captadores e dará dicas de boas práticas em todo o mundo. Outros palestrantes são o sócio-diretor da PonteAponte, Cássio Aoqui, que mostrará o exemplo da plataforma Potências Periféricas como mobilizadora de recursos para as periferias do Brasil, e Filipe Dantas, sócio da Sistêmica Comunicação, que abordará recursos comunicacionais para atrair e surpreender doadores.

O uso de filmes para a arrecadação de recursos será o tema ministrado por Cynthia Betti, diretora-executiva da Plan Internacional Brasil. Já Maíra de Oliveira, especialista em Diversidade e Inclusão Racial do Médicos Sem Fronteiras Brasil, irá revelar os aprendizados e ações da organização na promoção dos princípios de diversidade, inclusão e equidade na captação de recursos e comunicação. 

Além das palestras, serão realizadas duas masterclasses, nos dias 25 e 26 de junho, com os seguintes temas: “ESG e Captação de Recursos” e “Como identificar as melhores estratégias de captação”, dentre as 36. Ambas ocorrerão das 09h30 às 17h. 

Evento terá mais de 60 sessões

O Comitê Científico do Festival ABCR selecionou mais de 60 sessões, com palestrantes nacionais e internacionais, que abordarão cinco eixos temáticos: gestão e captação de recursos, o papel do captador, inovação e redes de captação, comunicação e engajamento, ferramentas e fontes de captação de recursos. 

Serão 64 sessões paralelas distribuídas em 08 salas simultâneas e 05 plenárias, com 50 minutos de duração cada, além de mesas de mentoria exclusiva e feira de exposições com as principais empresas brasileiras prestadoras de serviços para ONGs. 

"O Festival ABCR 2022 está imperdível! Diálogos para a retomada não vão faltar durante o evento. O eixo de Comunicação e Engajamento está repleto de estratégias e ferramentas para redigir e criar campanhas surpreendentes para converter doadores. O eixo ‘O Papel do Captador ‘contará com uma sessão que desvenda o perfil de talentos em captação, revelando como são os processos seletivos e quais as competências que o mercado busca”, afirma Camila Figueiredo, presidente voluntária do Comitê Científico do Festival ABCR.

Camila também destaca que o eixo Gestão e Captação de Recursos terá uma sessão muito especial, chamada “A Parada não fica parada”, agendada para o dia 28 de junho, que é o dia internacional do orgulho LGBT+ no mundo.  Já no eixo Ferramentas e Fontes de Captação, o evento terá uma sessão sobre as Organizações Sociais da Saúde, Cultura e Ciência & Tecnologia, e os desafios da parceria com o Estado. 

Abordagem ampla e debates sobre planejamento e inovação

Os inscritos no evento terão uma compreensão ampla sobre a área de captação de recursos, com debates sobre planejamento, fortalecimento institucional, governança, ética, a importância da função dos captadores e a valorização da profissão, novos formatos de captação de recursos, experiências positivas, o papel estratégico da comunicação no setor, fidelização de fontes de doadores, entre outros assuntos.

Por ser presencial, os participantes do evento devem respeitar o distanciamento social para não gerar aglomeração, além de seguir as práticas de higiene e segurança. O Festival ABCR 2022 conta com o patrocínio da Ambev - VOA, Santander, Doare, Trackmob, Criando Desenvolvimento Institucional, Pinheiro Carrenho e Chapel & York.

Últimas vagas

As inscrições para o Festival ABCR 2022 estão abertas e membros da ABCR têm entre 20% e 50% de desconto. As inscrições para as masterclasses são feitas à parte. Para conferir mais informações sobre a programação do evento ou realizar o cadastro, acesse o link www.festivalabcr.org.br.

Sobre o Festival ABCR

O Festival ABCR é o principal espaço de formação, troca de experiências e contatos para quem atua com captação de recursos no Terceiro Setor. A primeira edição foi em 2009, na PUC-SP, com outras edições pelo país a partir de então, sempre em São Paulo desde 2015. Sua promotora é a ABCR, que foi fundada em 1999 para atuar pela promoção da sustentabilidade do Terceiro Setor e pelo desenvolvimento da área de captação de recursos das organizações da sociedade civil. Mais informações, acesse www.festivalabcr.org.br

 _______

Temos credenciamento para a imprensa. Quem tiver interesse, basta preencher o formulário disponível em: https://festivalabcr.org.br/credenciamento-imprensa/

 

 



Imagens relacionadas


Divulgação
baixar em alta resolução



DePropósito Comunicação de Causas

"Rubens Gerchman: O Rei do Mau Gosto" - MASP

Museu de Arte Moderna de São Paulo exibe "Rubens Gerchman: O Rei do Mau Gosto" em comemoração aos 80 anos de nascimento do artista


A exibição do documentário é uma iniciativa do Instituto Rubens Gerchman. É a primeira vez que o filme é exibido de forma livre e gratuita em São Paulo


 


No dia 25 de junho, sábado, às 16h, o Museu de Arte Moderna de São Paulo exibe o filme Rubens Gerchman: O Rei do Mau Gosto, no auditório Lina Bo Bardi, pela primeira vez de forma livre e gratuita na capital paulista. Com direção de Pedro Rossi e consultoria de Clara Gerchman, a produção destaca um período entre os anos de 1963 e 1978. A exibição do documentário faz parte de uma iniciativa do Instituto Rubens Gerchman, que também apresentou o filme no MAM do Rio de Janeiro no mês de maio. 


O documentário retrata a criação artística e atuação política de Rubens Gerchman, artista plástico brasileiro ligado a tendências vanguardistas como o psicodelismo, movimento de contracultura que enfatiza o alcance de outros aspectos do subconsciente no desenvolvimento da arte, e ligado também à pop art. “Um país é também feito de símbolos que são permanentemente atualizados. Rubens Gerchman e seus companheiros de geração entenderam isso desde muito cedo. Neste bom combate buscaram mostrar que, como diria o crítico Frederico Morais, é possível fazer da nossa precariedade um valor”, comenta o diretor Pedro Rossi.


A exibição homenageia o artista que completaria 80 anos em 2022, trazendo à tona a importância de sua obra no contexto nacional. “O Gerchman está entre os protagonistas da arte brasileira nos anos 70. O filme mostra não apenas a atuação dele, mas também conta a história da arte experimental e sua relação com o contexto político e social”, comenta Cauê Alves, curador-chefe do MAM São Paulo.


Os ingressos são gratuitos. Para assistir a exibição do documentário é necessário realizar a inscrição pelo link. 


 


Sinopse


Um país não é construído apenas com indústrias, ferrovias e um plano econômico. Um país se constrói também com imagens. O artista plástico Rubens Gerchman entendeu isso muito bem e criou uma série de ícones e cenas que falam da realidade brasileira, fazendo da nossa precariedade um valor. 


Compreendido entre os anos de 1963 e 1978, o documentário Rubens Gerchman: O Rei do Mau Gosto retrata a criação artística e a atuação política de uma geração que soube criar imagens daquele Brasil que se tornava urbano e experimentava os mais duros anos da sua vida política.


 


Equipe


Direção: Pedro Rossi


Produção: Isabel Joffily


Roteiro: Bianca Oliveira, Isabel Joffily e Pedro Rossi


Montagem: Bianca Oliveira e Pedro Rossi


Fotografia: Bernardo Pinheiro e Pedro Rossi


Edição de som: Guilherme Farkas


Finalização de imagem: Bernardo Neder


Consultoria: Clara Gerchman


 


Sobre Rubens Gerchman


Rubens Gerchman realizou, ao longo de 50 anos de trajetória, diversos projetos entre os mais vastos segmentos culturais. Teve seu trabalho reconhecido como pintor, escultor, fotógrafo, desenhista, gravador, cineasta,  cenógrafo e escritor. Utilizou ícones do futebol, do carnaval e da política em suas obras. O artista teve grande importância para a cultura nacional e a projeção de seus trabalhos no exterior, elevando e ratificando o nome do país e de seus artistas internacionalmente, fortalecendo a cultura brasileira pelo mundo.


Em 2020, o Instituto Rubens Gerchman (IRG) comemorou 10 anos de atividades desenvolvendo projetos de preservação e difusão do acervo arquivístico e museológico do artista. O Arquivo do IRG é de valor informativo e cultural conferindo a esse Acervo um alto grau de interesse social e de memória mundial, tendo recebido o selo de Memória do Mundo da Unesco, 2015.


Em 2022 é comemorado os 80 anos do nascimento do artista. A efeméride traz à tona a importância de um Projeto dedicado à recuperação histórica de sua obra, que é de relevância nacional. O projeto justifica-se por realizar a preservação, conservação e difusão de um patrimônio artístico cultural e histórico brasileiro.


 


Sobre o Museu de Arte Moderna de São Paulo


Fundado em 1948, o Museu de Arte Moderna de São Paulo é uma sociedade civil de interesse público, sem fins lucrativos. Sua coleção conta com mais de 5 mil obras produzidas pelos mais representativos nomes da arte moderna e contemporânea, principalmente brasileira. Tanto o acervo quanto as exposições privilegiam o experimentalismo, abrindo-se para a pluralidade da produção artística mundial e a diversidade de interesses das sociedades contemporâneas.


O Museu mantém uma ampla grade de atividades que inclui cursos, seminários, palestras, performances, espetáculos musicais, sessões de vídeo e práticas artísticas. O conteúdo das exposições e das atividades é acessível a todos os públicos por meio de visitas mediadas em libras, audiodescrição das obras e videoguias em Libras. O acervo de livros, periódicos, documentos e material audiovisual é formado por 65 mil títulos. O intercâmbio com bibliotecas de museus de vários países mantém o acervo vivo.


Localizado no Parque Ibirapuera, a mais importante área verde de São Paulo, o edifício do MAM foi adaptado por Lina Bo Bardi e conta, além das salas de exposição, com ateliê, biblioteca, auditório, restaurante e uma loja onde os visitantes encontram produtos de design, livros de arte e uma linha de objetos com a marca MAM. Os espaços do Museu se integram visualmente ao Jardim de Esculturas, projetado por Roberto Burle Marx para abrigar obras da coleção. Todas as dependências são acessíveis a visitantes com necessidades especiais.


 


Serviço

Exibição do Filme Rubens Gerchman: O Rei do Mau Gosto

Data: 25 de junho, sábado, às 16 horas

Local: MAM São Paulo | Auditório Lina Bo Bardi 

Capacidade: 200 pessoas 

Endereço: Parque Ibirapuera (Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº - Portões 1 e 3)

Telefone: (11) 5085-1300

Ingresso: Gratuito, é necessário se inscrever aqui. 


 


www.mam.org.br/MAMoficial


www.instagram.com/MAMoficial


www.twitter.com/MAMoficial


www.facebook.com/MAMoficial


www.youtube.com/MAMoficial



fonte:

a4&holofote comunicação