Assim É, se Lhe Parece
O artista plástico Nelson Leirner revela-se neste documentário despojado sobre a rotina e a intimidade de um criador iconoclasta. "Eu não queria ser artista, eu não queria ser nada", afirma, ironicamente, ao relembrar sua trajetória. Avesso à formação e aos preceitos tradicionais das academias de arte, apropriou-se com liberdade e sem preconceitos das informações e ferramentas que lhe serviram para a criação artística.
Diretora: Carla Gallo
Duração: 75 min.
Exibição: 15 de outubro, sábado, às 22h35.
Classificação: Livre
Horários alternativos:
Dia 16 de outubro, domingo, às 10h30;
Dia 18 de outubro, terça-feira, às 22h30;
Dia 19 de outubro, quarta-feira, às 02h30; às 16h30;
Dia 20 de outubro, quinta-feira, às 10h30;
PROMO – ICONOCLÁSSICOS - duração 1’:
PROMO – ASSIM É - duração 1’17’’:
Série inédita em TV, “Iconoclássicos" antecipa o 4ª aniversário do canal Curta!
FILMES POTENTES, DIRIGIDOS POR CINEASTAS CONTEMPORÂNEOS RENOMADOS, INTEGRAM SÉRIE PRODUZIDA PELO ITAÚ CULTURAL
O Curta! fechou uma parceria especial com o Itaú Cultural e vai exibir, pela primeira vez na TV, a série “Iconoclássicos”, que revela a trajetória de ícones da cultura brasileira sob o olhar de expoentes diretores de cinema da atualidade. A faixa“Iconoclássicos Itaú Cultural” adianta as comemorações do aniversário de quatro anos do canal, que ocorre em novembro.
Segundo a diretora de programação e curadora do canal, Bibiana de Sá, desde as primeiras reuniões da equipe de curadoria, a série “Iconoclássicos” era um objeto de desejo. “Não poderia haver melhor forma de iniciar as comemorações dos quatro anos de vida do Curta! do que exibindo esses filmes incríveis e raros pela primeira vez na televisão brasileira".
As produções sobre Nelson Leiner (dirigido por Carla Gallo), Itamar Assumpção (dirigido por Rogério Velloso), Zé Celso (dirigido por Tadeu Jungle e Elaine Cesar), além de um filme de Cao Guimarães livremente inspirado no livro “Catatau”, do poeta Paulo Leminski, vão ao ar sempre aos sábados, a partir das 22h.
A série estreia dia 15 de outubro com “Assim É, se Lhe Parece”, filme que acompanha a rotina e a intimidade do provocador artista plástico Nelson Leirner, de 84 anos, que revira lojas do comércio popular atrás de artigos para suas criações, renega chancelas do mercado de arte e ressignifica a arte.
Das artes visuais à música, no sábado, dia 22, o Curta! estreia o segundo longa-metragem da série: “Daquele instante em diante”, que traz a trajetória musical de Itamar Assumpção, conhecido como ‘Nego Dito’ ou ‘Maldito’. Por intermédio de imagens raras de acervos e de arquivos particulares; depoimentos de quem conviveu com o artista e até do próprio artista, um retrato do homem que virou símbolo. Em determinado momento do filme, o próprio Itamar Assumpção se pergunta: “Daqui a 50 anos eu sou história ou não?” Treze anos depois de sua morte, em junho de 2003, a história dele é exibida no canal.
Em novembro, mês de aniversário do Curta!, a programação especial da faixa “Iconoclássicos Itaú Cultural” continua com a exibição de mais dois episódios inéditos na TV da série. O primeiro é “Ex Isto”, filme em que Cao Guimarães articula a experiência no cinema e nas artes plásticas para narrar o imaginário desembarque de René Descartes no Brasil. Na produção, livremente inspirada em “Catatau”, do poeta Paulo Leminski, o ator João Miguel vive um Descartes sob o efeito de ervas alucinógenas, que encontra um mundo estranho, selvagem e contemporâneo nos trópicos. O segundo é “EVOÉ! Retrato de um Antropófago”, dirigido por Tadeu Jungle e Elaine César, que reúne depoimentos recentes e imagens históricas da carreira do diretor, ator e dramaturgo José Celso Martinez Corrêa, um dos mais importantes e revolucionários personagens do teatro brasileiro.
ICONOCLÁSSICOS ITAÚ CULTURAL
Iconoclássicos Itaú Cultural (série)
Curta! e Itaú Cultural apresentam “Iconoclássicos Itaú Cultural”, uma série de filmes sobre artistas brasileiros contemporâneos. A seleção traz documentários sobre o músico e compositor Itamar Assumpção, o artista plástico Nelson Leirner e o dramaturgo José Celso Martinez Corrêa, além de uma adaptação do livro Catatau, do poeta Paulo Leminski. Todos os filmes são dirigidos por expoentes cineastas brasileiros.