concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

sábado, 4 de agosto de 2018

Bolsa IMS de Pesquisa em Fotografia


Com o objetivo de estimular o estudo da história da fotografia brasileira e das obras do seu acervo, o Instituto Moreira Salles promove a primeira edição da Bolsa IMS de Pesquisa em Fotografia. Será selecionado um projeto inédito baseado na produção de Marc Ferrez (1843-1923), um dos mais importantes fotógrafos brasileiros do século XIX, cuja obra está sob a guarda do IMS desde 1998.

Estão aptas a se inscrever pessoas físicas, brasileiras ou estrangeiras, radicadas no Brasil há, no mínimo um ano, que possuam o título de mestre ou superior, com ou sem vínculo acadêmico ou institucional.
O Instituto Moreira Salles concederá uma bolsa de pesquisa para projetos que proponham estudos sobre os seguintes eixos temáticos: - Ferrovias na obra de Marc Ferrez; - Marc Ferrez, empresário da imagem; - Marc Ferrez, anos de formação e início de trajetória (1863-1875).

Os candidatos deverão apresentar um único projeto de pesquisa inédito, assim entendido como um projeto de pesquisa não apresentado publicamente nem resultante de dissertação ou tese para conclusão de curso de graduação ou pós-graduação universitária.

Para a realização da pesquisa, o bolsista terá acesso ao banco de dados e à documentação produzida pelo fotógrafo Marc Ferrez, sob a guarda do Instituto Moreira Salles.

CRONOGRAMA
– Inscrições: até 31 de agosto/2018, via online
– Taxa de inscrição: não
– Premiação: bolsa no valor bruto de R$ 30.000.
– Edital + Formulário de Inscrição: http://bit.ly/2LDDj5o

Fonte: Editais e Afins

atelier de modelagem e desenho - João Monteiro - SP


curso de Arte CerÇamica: Pintura em Baixo Esmalte - Eliana Tsuru - SP


curso de Pintura - Marco Rossi - SP


espaço para locação Atelier de Arte Tsuru

O Atelier de Arte Tsuru disponibiliza seu espaço para locação em dias e ou horários específicos da semana.

Ótima oportunidade para grupos, aulas avulsas, workshops.

Entre em contato para mais informações.

Eliana Tsuru
Tel: 11 2338-5516 / 98417- 5894
Alameda dos Guatás, 445 - Saúde -São Paulo/SP

exposição Design Século XXI - Centro Cultural Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo

Plantar Ideias marca presença no novo espaço de exposições do Centro Cultural Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo
Com inauguração no dia 11 de agosto, o estúdio contará com duas peças que fazem parte do acervo assinado por Felipe Stracci e Luciana Pitombo

Banco Tamanduá urbanus e Macaco-Prego do escritório Plantar Ideias/Foto:Divulgação
Para comemorar os 145 anos de fundação do Centro Cultural Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo, no próximo dia 11 de agosto será inaugurado um espaço dedicado a exposições, palestras e talks na instituição reconhecida por seu âmbito educacional, profissional e cultural.
Para a abertura, duas mostras serão oferecidas aos visitantes: uma delas contará a trajetória da escola e a outra, batizada como “Design Brasil Século XXI”, com curadoria da designer Fernanda Sarmento.  A exposição tem como missão apresentar ao público como está o cenário de design nacional e quem são os profissionais que se destacam.
Uma das promessas de sucesso são os jovens arquitetos e designers Luciana Pitombo e Felipe Stracci da Plantar Ideias. O casal, com apenas dois anos de estúdio, já atrai atenção do público, pela dedicação em retratar a preservação da fauna e a flora brasileira com materiais urbanos como o concreto e o ferro. Com essa visão, já conseguiram conquistar terrenos muito importantes como a SP-Arte e a CASACOR SP, que aconteceram nesse ano. “Sempre é um grande prazer expor e dividir nossas criações com o público. Mas, em especial, estamos muito orgulhosos de compor a primeira exposição do novo espaço do centenário Liceu de Artes e Ofícios”, revela Felipe. 
Para a exposição, foram escolhidos pela curadoria o banco Macaco-Prego, da linha Curumim, que é dedicada aos pequenos, e abanqueta Tamanduá urbanus, em aço inox, que traz linhas curvas e tênues que ressignificam a espécie ameaçada de extinção e resgata a cultura indígena de nosso país.

Serviço:
Centro Cultural Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo
Exposição Design Século XXI
Plantar Ideias
Data: 11 de agosto
Sábado das 11h30 às 17h.

Sobre Plantar Ideias
A Plantar Ideias, semeia boas práticas e soluções para um mundo melhor. Com apenas dois anos de mercado, se destaca na produção de projetos multidisciplinares sempre voltados as áreas externas, sejam elas jardins, condomínios, parques e até cidades.
Comandada pelo alinhamento dos arquitetos Luciana Pitombo e Felipe Stracci, a essência se consiste em oferecer maior qualidade e criatividade para as áreas externas por meio de projetos de paisagismo e luminotécnicos em áreas verdes e interiores. Com o olhar urbano e a veia de design, os profissionais desenvolvem linhas de mobiliário de paisagem que se fundem com o olhar da metrópole. Em tão pouco tempo, já marcam presença em locais como o Parque do Ibirapuera, que conta com a peça Concretum. 
No portfólio da Plantar Ideias, destaque na produção de peças que já foram reconhecidas como tendências ou finalistas em prêmios nacionais.

@plantarideias
Tel. (11)
 4237-4237, São Paulo – SP

sexta-feira, 3 de agosto de 2018

curso de desenho - Ana Gentil - SP



Ana Gentil
(11) 98133.9115

atelier na Galeria - Casa Musgo - PoA - RS

 
Casa Musgo apresenta ATELIER NA GALERIA DE 01/08 À 26/08 
O projeto Atelier na Galeria traz para a galeria da Casa Musgo uma ocupação inusitada, este que é um espaço voltado para expor trabalhos artísticos, no mês de agosto irá receber os artistas residentes e convidados para as próprias criações. A produção vai tomar o espaço e todos poderão acompanhar!

Antes da Casa Musgo se tornar o que é hoje, o atelier já existia desde 2012, agregando arte em diferentes projetos e ações. Hoje, a criação que ainda é feita no segundo andar da casa, é apresentada em exposições, projetos paralelos e também na loja da Casa Musgo. Nesse projeto desejamos compartilhar esse processo artístico com todos os visitantes, aproximando o trabalho artístico do público. Por isso, iremos abrir as portas da galeria como o espaço de produção da casa!

O Atelier na Galeria é um projeto que busca condividir com o público o dia-a-dia de trabalho, aproximando artistas, expondo processos e possibilitando a criação livre e independente. Ao longo do mês, os artistas residentes Lipe Albuquerque, Martina Nickel e Rodrigo Marroni, junto a outros artistas convidados, irão ocupar a galeria com as suas atividades, produzindo e desenvolvendo seus trabalhos, partilhando o espaço da galeria para produção autoral, transformando a galeria em um espaço de convivência, aproximação e trocas.

O atelier, esse lugar de confrontos de ideias, projetos e imersões criativas, envolve e revela o percurso do artista, suas escolhas, a origem e o desenvolvimento de um trabalho. Por um mês, a partir do dia 1º de agosto, a galeria irá se tornar esse lugar de criação, livre, compartilhado e aberto para visitação! Todos estão convidados para desfrutarmos juntos destes momentos, esperamos vocês!

Artistas convidados:

Alan Space
Cacau Weimer
Carla Barth
Carla Magalhães
Chana de Moura
David Ceccon
Gabriel Xè
Joana Burd
Leandro Machado
STANG

De 1º de agosto à 26 de agosto
Terça à sexta das 14h às 18h
Sáb. e dom. das 10h às 18h
Casa Musgo (Rua Vieira de Castro, 80 - Porto Alegre / RS)
Entrada Franca
Saiba Mais
A Casa Musgo é um espaço de múltiplas atividades relacionadas a cultura e ao desenvolvimento humano. Busca integrar pessoas e difundir conteúdos autorais, promovendo exposições, eventos, cursos, oficinas e palestras. A casa é composta por um atelier, uma galeria, uma sala para oficinas e pela loja do atelier.

Localizada junto ao Parque da Redenção.

@casamusgo
This is the divider 
This is the footer 
 

Debates Ismael Nery: feminino e masculino - Psicanálise e Cultura - MAM - SP


Debates Ismael Nery: feminino e masculino - Psicanálise e Cultura

Exposição “Onde os arquivos despertam” - Museu da Energia de São Paulo - SP

MUSEU DA ENERGIA DE SÃO PAULO
Exposição “Onde os arquivos despertam” revela
curiosidades e bastidores de um acervo histórico
Mostra apresenta seleção do vasto acervo da Fundação Energia e Saneamento, instituição que preserva mais de 260 mil documentos iconográficos a respeito da história da energia no Estado; entrada é gratuita
No dia 14 de agosto (terça-feira), o Museu da Energia de São Paulo, mantido pela Fundação Energia e Saneamento, inaugura a sua nova exposição temporária, “Onde os arquivos despertam”. A mostra apresenta uma pequena fração do vasto acervo da Fundação Energia e Saneamento, composto por mais de 260 mil materiais iconográficos1.600 metros lineares de documentos textuais, entre outros, e que apresentam a história da energia, da industrialização e da urbanização na cidade e no Estado de São Paulo. Além de reunir fotografias, mapas e outros documentos curiosos, a exposição revela os bastidores do dia a dia em um acervo histórico, convidando o público a conhecer o ambiente de trabalho de um arquivo, seus profissionais e as práticas de tratamento e cuidado com os documentos.
Dentre os itens de acervo expostos, destacam-se desenhos arquitetônicos do Solar da Marquesa, último exemplar remanescente da arquitetura residencial urbana setecentista na Capital, e que, no início do século 20, pertenceu à The San Paulo Gas Companyempresa inglesa responsável pela implantação da iluminação pública a gás em São Paulo a partir de 1872; a exposição ainda apresenta fichas de funcionários da antiga companhia Light, que introduziu os bondes elétricos na cidade a partir de 1900 - os documentos registram a crescente presença de imigrantes na Capital neste período; e fotografias e documentos pessoais do engenheiro Catullo Brancopioneironos estudos sobre energia eólica no país, nos anos 1930, deputado federal nos anos 1940 e responsável pelo projeto da Hidrovia Tietê-Paraná, umas das mais importantes do país. A mostra temporária permanece no museu até 13 de outubro.
A Fundação Energia e Saneamento salvaguarda, por meio de seu Núcleo de Documentação e Pesquisa (NDP), uma rica diversidade de documentos, como mapas, fotografias, arquivos textuais e audiovisuais e objetos museológicos, e que foram produzidos desde o final do século XIX e doados à instituição pelas empresas do setor de energia. Tais documentos permitem a compreensão das mudanças ocorridas na economia e na sociedade brasileiras ao longo do século XX, em parte pela influência da eletrificação no país e sua relação com os processos de urbanização e industrialização. A equipe do NDP, em conjunto com o Setor Educativo do museu, foi a responsável pela curadoria da exposição.
CICLO DE PALESTRAS “ARQUIVOS, MUSEUS E BIBLIOTECAS”
Integrando a programação da exposição, haverá a realização de um ciclo de palestras com o tema “Arquivos, Museus e Bibliotecas”. A primeira roda de conversa acontece no dia 25 de agosto. Às 11 horas, Marcia Pazin, Doutora e Mestre em História Social pela USP e docente do curso de Arquivologia da UNESP (Campus Marília), realiza uma palestra sobre memória institucional a partir da sua experiência no acervo da Fundação Energia e Saneamento. No mesmo dia, às 15 horas, Marilúcia Bottallo, museóloga especializada em Gestão de Informações e em Gestão institucional e diretora técnica do Instituto de Arte Contemporânea (IAC), compartilha sua vivência na área de documentação, conservação e extroversão de arquivos no setor das artes.
A exposição “Onde os arquivos despertam” conta com o apoio do Instituto de Arte Contemporânea – IAC e da Casa do Restaurador. O ciclo de palestras tem a colaboração das instituições IAC, Fundação Bunge, Museu da Imigração, Biblioteca Parque Villa-Lobos, Memorial da Resistência e Museu da Obra Salesiana.
OFICINA “DOCUMENTO DE FAMÍLIA”
Outra atividade paralela à exposição é a oficina "Documento de Família". Gratuita, a ação será realizada no dia 1º de setembro (sábado), às 10 horas, e oferecerá orientações da área de arquivística e conservação para o público que deseja saber como preservar, da forma mais adequada, fotos e documentos antigos de família. As vagas são limitadas e é necessário inscrever-se pelo e-mailsaopaulo@museudaenergia.org.br.
Ministrada pela profissional arquivista Maria Fernanda Mendes e Freitas, coordenadora de documentação da Fundação Energia e Saneamento, a oficina abordará a importância de se ter um acervo pessoal organizado e como tratar as documentações geradas ao longo da vida, sejam elas fotográficas ou textuais. O workshop ainda dará dicas para quem tem o hábito de acumular documentos físicos e digitais (o que guardar e o que descartar?), ensinando a melhor forma de acondicionamento e os tipos de materiais mais adequados (pastas, envelopes etc), além de orientações sobre o que fazer com documentos já danificados.
SOBRE A FUNDAÇÃO ENERGIA E SANEAMENTO
Criada em 1998, a Fundação Energia e Saneamento pesquisa, preserva e divulga o patrimônio histórico e cultural dos setores de energia e de saneamento ambiental. Atuando em várias regiões do Estado de São Paulo por meio da Rede Museu da Energia (São Paulo, Itu e Salesópolis) e do Núcleo de Documentação e Pesquisa, realiza ações culturais e educativas que reforçam conceitos de cidadania e incentivam o uso responsável de recursos naturais, trabalhando nos eixos de história, ciência, tecnologia e meio ambiente.
EMPRESAS MANTENEDORAS DA FUNDAÇÃO ENERGIA E SANEAMENTO
Cesp, Sabesp e Emae
PATROCINADOR DO MUSEU DA ENERGIA DE SÃO PAULO
CTG Brasil
SOBRE A CTG BRASIL
Criada em 2013, a CTG Brasil é uma subsidiária 100% controlada pela China Three Gorges Corporation. Com investimentos em 17 usinas hidrelétricas e 11 parques eólicos, o portfólio da CTG Brasil hoje tem uma capacidade total instalada de 8,27 GW.  Segunda maior geradora privada de energia do país, a CTG Brasil conta com a dedicação de seus talentos locais e está comprometida em contribuir com matriz energética brasileira, pautada pela responsabilidade social e respeito ao meio ambiente.
SERVIÇO  EXPOSIÇÃO “ONDE OS ARQUIVOS DESPERTAM” NO MUSEU DA ENERGIA DE SP
Datas: 14 de agosto a 13 de outubro de 2018.
Onde? Museu da Energia - Alameda Nothmann, 184, Campos Elíseos, São Paulo – SP
Funcionamento: terça a sábado, das 10 às 17 horas.
Informações: 11 3224 1489 ou saopaulo@museudaenergia.org.br
ENTRADA GRATUITA
www.museudaenergia.org.br