concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

sábado, 22 de janeiro de 2022

exposição O GÊNESIS segundo Eva - Eva Soban - Museu de Arte Sacra - SP

 image.png


“Deus disse: FAÇA-SE A LUZ! E a luz foi feita” | Gênesis 1,3


O GÊNESIS segundo Eva
do grego génesis, "fonte de vida, nascimento, origem"

 


Fez-se a luz – Eva Soban

 

Museu de Arte Sacra de São Paulo – MAS/SP, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, apresenta a exposição “O GÊNESIS segundo Eva”, da artista Eva Soban, sob curadoria de Denise Mattarcomposta por 15 elementos em formas tecidas os quais apresentam o mito da Criação do Mundo e a saga do Fruto Proibido segundo a visão da artista. “A proposta da exposição é instigar uma reflexão sobre a necessidade fundamental de enfrentar desafios e proibições, que sempre pautou as escolhas humanas – para o Bem e para o Mal”, define a curadora.

Há um século, nos primórdios do movimento Modernista, a artista Regina Gomide Graz inseriu no segmento das artes plásticas o “fazer têxtil” como forma artística e é nesta fonte que se alimenta Eva Soban para criar obras únicas, delicadas mas com mensagens e conceitos pré-determinados resultantes de pesquisa e estudo constantes. A artista se dedica ao tema há um bom tempo – “No último ano senti um apelo interno, uma necessidade de Luz. Estamos vivendo momentos de vida x morte, dilacerantes. Cercados por crenças e pensamentos questionáveis. Senti essa necessidade de voltar às origens e tentar entender.”

Eva Soban narra os primeiros capítulos do Gênesis usando fios, apropriando-se de sua flexibilidade, tensão e elasticidade, para apresentar uma leitura criativa do relato bíblico. As diversas texturas que emprega, e as variações do plano ao tridimensional, revelam todo o vínculo e o poder ancestral que a fibra pode evocar não perdendo sua contemporaneidade. A instalação estabelece um paralelo com a análise teológica atual, que vê no Gênesis uma síntese “das preocupações universais sobre a origem do homem e do seu mundo, os males que o afligem, e os perigos que o ameaçam”. ‘Faça-se a Luz’, é a primeira ação de Deus, e a artista imagina como seria o Vazio, a Luz Divina se manifestando e rompendo as trevas. “Pensa nas texturas e na plasticidade das galáxias, com suas estrelas, gás e poeira, ligadas por uma força invisível. E, exatamente assim, constrói o primeiro ato da criação: em camadas negras, com fios soltos, ligados de forma invisível, um tecido sem tecido, com brilhos e cores sutis que se sobrepõem, produzindo novas cores”, explica Denise Mattar.

Inseridas no jardim recém-criado, despontam a Árvore da Vida - colorida e tentadora, com muitos frutos e flores, representando a fartura ofertada ao homem; e a Árvore do Conhecimento, do Bem e do Mal, a árvore proibida, negra, com um único fruto, com todas as energias que impulsionam a vida humana. Esse paradoxo deixa perguntas sem respostas...Por que o Conhecimento seria negado ao Ser Humano? Por que os homens preferiram enfrentar a proibição divina? Teria Deus negado o Conhecimento para poupar os homens da Dor? Como uma possível resposta às indagações que na verdade representam a luta incessante que a humanidade deve travar contra as forças do mal, uma luta sem tréguas onde, algumas vezes, o homem é vencedor. Essa redenção, quase sempre temporária, encerra a exposição e é representada por uma chuva de frutos dourados – Fruto Proibido - agora transparentes, suaves, multiformes – e libertos do chão.

 

Eva Soban faz parte da geração pioneira que, na década de 1970, abriu novas possibilidades para as mídias flexíveis, criando trabalhos esculturais e tridimensionais de fibra, que derrubaram o engessamento das categorias artísticas então existentes. Sua abordagem diversificada aos têxteis, usada como veículo de sua criatividade, a coloca entre as nossas mais interessantes artistas.”  Denise Mattar

 


 

Exposição: “O GÊNESIS segundo Eva

Artista: Eva Soban

Curadoria: Denise Mattar

Abertura: 22 de janeiro – sábado – das 11h às 14h

Período: de 23 de janeiro a 20 de março de 2022

Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo || MAS/SP

Endereço: Avenida Tiradentes, 676 – Luz, São Paulo (ao lado da estação Tiradentes do Metrô)

Tel.: 11 3326-5393 – informações adicionais

Horários: De terça-feira a domingo, das 10 às 17h (entrada permitida até às 16h30)

----
fonte: Silvia Balady

mostras coletivas simultâneas: UP CONTEMPORÂNEA e SP INSPIRA ARTE - Art Lab Gallery - SP

 image.png

UP CONTEMPORÂNEA e SP INSPIRA ARTE

 

Viri_Art Lab Gallery (4).jpg
Viri

 

Art Lab Gallery, celebra o aniversário da cidade de São Paulo com a abertura de duas mostras coletivas simultâneas: UP CONTEMPORÂNEA e SP INSPIRA ARTEJuliana Mônaco, que assina a curadoria das dua


Um conjunto de, aproximadamente, 200 trabalhos, apresentando suportes diversificados que incluem fotografias, pinturas e esculturas, inclui tanto artistas escolhidos após resposta ao 
Open Call lançado pela Art Lab como os criativos já representados por ela.
s exposições, reforça seu compromisso com o circuito cultural de fomento e geração de oportunidades à arte e artistas emergentes.

UP CONTEMPORÂNEA permite total liberdade na escolha do tópico apresentado, permitindo ao artista a opção ‘segura’ de expor suas criações com temas onde se sinta confortável. Para a SP INSPIRA ARTEJuliana Mônaco faz uma homenagem ao aniversário da cidade de São Paulo que se transforma no fio condutor da exposição em comemoração aos seus 468 anos.

Anne Weege, Carol Moraes, Daniel Cavalcanti, Denise Andrade, Elis Regina DFM Coelho, Graça Tirelli, Lu Gerodetti, Luiza Whitaker, Marcia Cavinati, Mariana Naves, Mariella Morrone, Nilda Luz, Pat, PatyLene, Paulo Chiele, Renata Kandelman, Russ, Silvia Borini, Valter Marques, Viri, entre outros, que perfazem um total de 60 artistas, celebram a cidade e fazem mais um movimento, podendo ser até o primeiro, de inserção no mercado cultural paulistano, um dos mais vibrantes e importantes da América Latina.

 

 

Denise Andrade_OCA 11_Art Lab Gallery.jpg

Denise Andrade

 

 

SERVIÇO

Exposições: UP CONTEMPORÂNEA e SP INSPIRA ARTE

Artistas: 60 - Anne Weege, Carol Moraes, Daniel Cavalcanti, Denise Andrade, Elis Regina DFM Coelho, Graça Tirelli, Lu Gerodetti, Luiza Whitaker, Marcia Cavinati, Mariana Naves, Mariella Morrone, Nilda Luz, Pat, PatyLene, Paulo Chiele, Renata Kandelman, Russ, Silvia Borini, Valter Marques, Viri, entre outros. (50 + 10)

Curadoria: Juliana Mônaco

Abertura: 22 de janeiro, sábado, das 15h às 18h 

Período: de 23 de janeiro; 26 de janeiro a 6 de fevereiro de 2022

Local: Art Lab Gallery

Endereço: Rua Oscar Freire, n°. 916 - Jardins, São Paulo - SP 

Horário: terça a sábado das 11h às 18h

----
fonte: Silvia Balady

exposição DE ESPERANÇA EM ESPERANÇA - Museu de Arte Sacra - SP

 MAS sem bco.jpg


“DE ESPERANÇA EM ESPERANÇA”

uma homenagem a Dom Paulo Evaristo Arns

 

20-2 Dom Paulo, Paulo irmão.jpg


 

Museu de Arte Sacra de São Paulo - MAS / SP, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Pauloem parceria com a Basílica Menor de Sant`Ana, inaugura, na Sala MAS/Metrô Estação Tiradentes, a exposição “De ESPERANÇA em Esperança”, composta por 40 fotografias que registram a trajetória Eclesiástica e Pastoral de Dom Paulo Evaristo Arns, sob curadoria do Prof. Dr. Pe. José Roberto Abreu de Mattos e Prof. Dr. Pe. José Ulisses Leva.

Com imagens registradas por Luciney Martins, Douglas Mansur e, também pertencentes ao Arquivo da Arquidiocese de o Paulo e do Banco dImagens do Colégio Santo Américo, a exposição visa retratar momentos representativos na vida de Dom Paulo Evaristo Arns, desde sua nomeação, em 1966, como Bispo Auxiliar de São Paulo, seu período de cardinalato em São Paulo com destaque aos momentos de vivência com as pastorais e outros momentos históricos, e decisivos, de transformação social. O Cardeal dos Pobres, mas também o Cardeal da ESPERANÇA, exerceu seu ministério episcopal com grande dedicação, deixando inúmeros ensinamentos. Nos 28 anos à frente da Arquidiocese, criou 43 paróquias, construiu 1.200 centros comunitários, incentivou e apoiou o surgimento de mais de 2.000 Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) na capital paulista, tendo sua biografia relatada em uma dezena de livros.

Nascido em Forquilhas (SC), Dom Paulo Evaristo Arns é o quinto filho de 13 irmãos, filho de um casal de descendentes alemães, imigrantes da região do Rio Mosela. Em setembro de 1921 decidiu seguir o caminho da vida religiosa tornando-se um Frade Franciscano. Faleceu em dezembro de 2016, aos 95 anos, reconhecido, nacional e internacionalmente, como teólogo, escritor, estudioso de patrística, defensor da pessoa humana e pastor dedicado à Igreja.

Dom Paulo – pastor para todas as pessoas, pregador e testemunha do Evangelho, homem terno, manso, firme – viveu a pobreza, amou os sacerdotes e incentivou a vida religiosa consagrada. Presidiu celebrações históricas na praça da Catedral da Sé, no Centro de São Paulo, e não deixou de criticar, na época, a inflação que corroía o salário da população. “Quando o Brasil tiver justiça social, todo mundo vai decidir por uma religião bem fundamentada e que responda aos anseios, sabendo usar uma linguagem moderna para se comunicar, assim como Jesus soube se comunicar. Uma nação precisa de solidariedade, verdade e liberdade. Isso deve nos mover no tempo e lançar o país para frente”, afirmou Dom Paulo.

Em 1983, criou a Pastoral da Criança com a irmã Zilda Arns. Em entrevistas, costumava dizer que: “para que transformações aconteçam, é importante cada um se interessar pela política e agir, no sentido de defender os direitos daqueles que mais precisam”. Em 2012, tornou- se o mais antigo de todos os membros do Colégio Cardinalício. Como cardeal eleitor, participou de dois conclaves, os de agosto e outubro de 1978, que escolheram os papas João Paulo I e João Paulo II, a quem recepcionou em São Paulo em 1980. Muito pode ser dito sobre este franciscano que amou os pobres, organizou a Igreja nas periferias paulistanas, teve zelo pela liturgia e incentivou o protagonismo do leigo. Intelectual, pessoa de fácil comunicação e promotor de pastorais e obras sociais, por seus feitos, recebeu inúmeros prêmios e homenagens no Brasil e no exterior. Entre eles, o Prêmio Nansen do Alto Comissariado da ONU (Organização das Nações Unidas) para Refugiados (Acnur), o Prêmio Niwano da Paz (Japão) e o Prêmio Internacional Letelier-Moffitt de Direitos Humanos (EUA), além de 38 títulos de cidadania.

 

“A exposição, De Esperança em Esperança - Itinerário eclesiológico no Pastoreio de Dom PaulEvaristo Arns, desejou contemplaratravés de registros fotográficos, uma história edificadora dentrega e serviço ao Reino de Deus, que completamente envolvido com o Reino dos homensdeixou sua marca na defesa e liberdade dos direitos humanos. Um homem de um carisma humanidade admiráveis”.

Pe. José Roberto Abreu de Mattos e Pe. José Ulisses Leva.

 

Link para download - ARNS | De ESPERANÇA em ESPERANÇA

 

Exposição: “De ESPERANÇA em ESPERANÇA” | Dom Paulo Evaristo Arns

Curadoria: Prof. Dr. Pe. José Roberto Abreu de Mattos e Prof. Dr. Pe. José Ulisses Leva.

Abertura: 25 de janeiro – terça-feira – das 11h às 14h

Período: de 26 de janeiro a 20 de março de 2022.

Local: Sala MAS/Metrô – Estação Tiradentes

Endereço MAS/SP: Avenida Tiradentes, 676 – Luz, São Paulo (ao lado da estação Tiradentes do Metrô)

Tel.: 11 3326-5393 – informações adicionais

Horários: De terça-feira a domingo, das 11 às 17h (entrada permitida até às 16h30)

----
fonte: Silvia Balady

Emerald Print Exchange 2022 Call to Artists

 

EmPrX 2018 display (cr 02 dk).jpeg

Emerald Print Exchange 2022


Call to Artists

 Whiteaker Printmakers and Print Arts Northwest are delighted to announce the fifth annual Emerald Print Exchange. Join us in our mission to engage with printmakers around the world, to exhibit new works in Portland and Eugene, and to raise funds for our non-profit organizations.

Registration opens January 15!

Your Shipping Location:
GET REGISTERED!
Your Shipping Location:
GET REGISTERED!