concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Conversa com Germana Monte-Mór no Ateliê de Gravura - Fundação Iberê Camargo - RS

 
 
logo Ibere Camargo

conheça visite blog
 
 
Imagem da noticia
 
 
CONVERSA COM A ARTISTA
GERMANA MONTE-MÓR
data > 18 de outubro, sábado
horário > 11h
mais informações no site
Entre os dias 13 e 17 de outubro, a artista plástica Germana Monte-Mór participa do Programa Artista Convidado do Ateliê de Gravura da Fundação Iberê Camargo. No sábado, dia 18, Germana recebe o público para uma conversa, em que fala sobre sua trajetória artística e sobre a experiência no Ateliê.
Nascida no Rio de Janeiro, em 1958, a artista tem graduação em Ciências Sociais na UFRJ e em Artes Plásticas pela Faap, além de ser Mestre em Poéticas Visuais pela ECA/USP. Conhecida por trabalhar com diferentes linguagens em seu fazer artístico, como pintura, desenho, gravura e escultura, Germana já participou de diversas mostras individuais e coletivas no Brasil, tendo atuado também como professora e curadora.
visitação às exposições terça a domingo, das 12 às 19h | quinta das 12 às 21h
último acesso terça a domingo às 18h30 | quinta às 20h30
endereço Av. Padre Cacique, 2000 | Porto Alegre | RS | Brasil
telefone [51] 3247-8000
Crédito da imagem: obras Sem título, 2013. Foto: João Liberato.
 
 

 

desnudar - um convite à cotemplação - Pinacoteca de São Paulo - SP

MAC Goiás abre inscrições para Oficina Cultura e História Afro-Brasileira



O Museu de Arte Contemporânea de Goiás recebe inscrições para a oficina Cultura e História Afro-Brasileira, que ocorre entre 12 e 15/11/14 no Auditório Lygia Rassi do Centro Cultural Oscar Niemeyer. O curso é ministrado pelo antropólogo Luis Nicolau Páres,professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), com aulas em quatro dias, de quarta-feira a sexta-feira das 13h às 17h e sábado das 8h às 12h. A atividade integra a itinerância da exposição fotográfica “Nos Caminhos Afros”, de Pierre Verger, em cartaz até 30/11/14 no local. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do sitewww.ccon.go.gov.br.
Mais  informações:
MAC Goiás | Centro Cultural Oscar Niemeyer
Fazenda Gameleira: Av. Deputado Jamel Cecílio, 4.490,quadra gleba, lote 01, tels. (62) 3201-4918 e 3201-4933.
www.ccon.go.gov.br
Fonte: Mapa das Artes

Artista André Ricardo realiza oficina de pintura no MARP - SP




O artista André Ricardo realiza entre 24 e 25/10/14 uma oficina de pintura “Cor versus Colorido” no Museu de Arte de Ribeirão Preto. Através de percurso em torno da obra de alguns nomes da pintura contemporânea, o curso propõe o uso da cor enquanto elemento fundamental na construção do espaço pictórico. O recorte proposto visa discutir a produção contemporânea de pintura e atualizar questões presentes da história da arte ocidental. Inscrições podem ser feitas no museu, até 17/10/14. Vagas limitadas. | 24/10/14, das 19h30 às 22h. 25/10/14, das 10h às 12h30 | MARP Setor Central: r. Barão do Amazonas, 323, tel. (16) 3635-2421. www.marp.ribeiraopreto.sp.gov.br.


Fonte: Mapa das Artes

é para ouvir? - horizonte eólico Paulo Nenflidio - MAC USP - SP

escola de arte - Ana Paula Cohen - São Paulo - SP

Funarte realiza oficinas de capacitação em fotografia digital, em Pernambuco



Cursos são promovidos pelo Centro de Conservação e Preservação Fotográfica da Funarte

De 20 a 24 de outubro, a Fundação Nacional de Artes (Funarte) realiza três oficinas de capacitação na área de preservação, impressão e fluxo de imagens digitais, no Recife. Promovidos pelo Centro de Conservação e Preservação Fotográfica (CCPF) da instituição, os cursos ocorrerão  na Universidade Federal de Pernambuco, no Laboratório Liber, Biblioteca Central, Recife. Confira abaixo a programação:

Oficina1 – “O Fluxo de Trabalho com o Lightroom e as Boas Práticas da Fotografia Digital, da Captura em RAW ao Arquivamento” – com o Professor Marcos Issa
Dia 20/10: O Lightroom e gerenciamento de imagens; Estudos de caso – reuniões individuais com os alunos
Dia 21/10: Fluxos de trabalho – da ingestão, tratamento ao arquivamento; Estudos de caso – reuniões individuais com os alunos
Dia 22/10, turno da manhã: Discussões e dúvidas
Carga horária: 24 horas de trabalho
Número de participantes: 25

Oficina 2 – Preservação de Fotografias Digitais, Professores Millard Wesley Long Schisler e Marcos Issa
Dia 22/10, tarde e noite: Proporcionar uma ampla visão do que significa pensar e praticar a preservação de fotografias digitais
Carga horária: 8 horas de trabalho (4 horas de aula, na parte da tarde, em conjunto ministradas pelos professores Marcos Issa e Millard Schisler, com o intercâmbio de experiências e debate; e 4 horas de sob responsabilidade de Millard Schisler)
Número de participantes: 40

Oficina 3 – Impressão de Fotografias Digitais”, com o Professor Millard Schisler
Dia 23/10: Impressão em pigmento mineral teoria e prática: tratamento de imagens, preparo para impressão, testes de impressão, gerenciamento de cores, espaço de cor
Dia 24/10: Impressão em pigmento mineral teoria e prática: aguçamento da imagem, resolução e interpolação, preservação, montagem e guarda
Carga horária: 20 horas de trabalho
Número de participantes: 14

Local: Universidade Federal de Pernambuco, no Laboratório Liber – Biblioteca Central
Av. Rto. Joaquim Amazonas – Cidade Universitária – Recife – PE

Mais informações:
Centro de Conservação e Preservação Fotográfica (CCPF) l Funarte
Tels.: (21)  2279-8599 / 2279-8420

Fonte: Funarte

Seminário Funarte de Residências Artísticas: divulgada a programação



Evento será realizado de 4 a 6 de novembro, no Rio de Janeiro


Estarão presentes grupos e organizadores de residências reconhecidas, de todo o país, além de representantes do Ministério da Cultura e de outros agentes públicos

A Fundação Nacional de Artes divulgou, no dia 10 de outubro, a programação completa do Seminário Funarte de Residências Artísticas, que se realizará entre os dias 4 e 6 de novembro, na Sala Funarte Sidney Miller, no Centro do Rio de Janeiro. As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas.

Vários grupos e organizadores de residências de todo o país estarão presentes no evento. Entre os temas mais importantes dos debates estão: O papel do Estado no campo das residências; O lugar da residências artísticas na arte contemporânea; e O desafio da difusão no campo das residências artísticas.

A programação será aberta com a conferência Resiliências artísticas de Amilcar Packer, curador, artista, co-diretor do Capacete, programa internacional de residências artísticas de pesquisa, no Rio de Janeiro; e professor convidado do Programa de Arte, Pesquisa e Prática da Escola Nacional Superior de Belas Artes de Paris; e de outras instituições de pesquisa.

O seminário reunirá representantes de instituições que realizam programas de residência artística importantes, tais como: Marcos Moraes, da FAAP; Augusto Albuquerque, do Instituto Sacatar; Joel Borges, da Casa das Caldeiras; Gabriel Netto, do Atelier Subterrânea; Lisette Lagnado, da Escola de Artes Visuais do Parque Lage; Lívia Simas, do Circo Crescer e Viver; entre outros. Participarão também gestores de governos, estaduais e federal, como: Silvana Meireles, da Fundação Joaquim Nabuco (PE); Pedro Domingues, da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura; Antonio Alves da Secretaria Executiva do MinC; Georgia Nicolau, da Secretaria de Economia Criativa do MinC; e André Maciel, do Ministério das Relações Exteriores. Estará presente Jean Paul Rebaud, da Embaixada da França (Brasília).
Durante o seminário, será lançada a publicação Mapeamento das Residências Artísticas no Brasil.

Os interessados no Seminário Funarte de Residências Artísticas devem enviar seu pedido de inscrição para o e-mail para cepin@funarte.gov.br, informando nome completo; instituição ou grupo ao qual se vincula; município e unidade da Federação de origem. Participe!

Seminário Funarte de Residências Artísticas
De 4 a 6 de novembro de 2014
Sala Funarte Sidney Miller
Rua da Imprensa nº 16, Centro
Rio de Janeiro (RJ)

Participação gratuita
Vagas limitadas
Inscrições e informações: cepin@funarte.gov.br

Fonte: Funarte

em busca pela liberdade - Alexandre Urch - São Paulo - SP

A dupla Flávia Regaldo e Aruan Mattos (MG) ocupa Ateliê Aberto com obras invisíveis e interativas - Campinas - SP

Exposição: A Palavra, O Homem, O Mundo
Módulo III – Tecnologia - Projeto Código Aberto
Ateliê Aberto, patrocínio Petrobras
Abertura: 20 de outubro, segunda-feira, às 19h00

A dupla Flávia Regaldo e Aruan Mattos (MG) ocupa Ateliê Aberto com obras invisíveis e interativas

Visitante poderá conferir obras invisíveis que foram apenas documentadas por testemunhas ou começar a interagir com a exposição mesmo antes de visitá-la




A partir de 20 de outubro até 05 de dezembro o Ateliê Aberto (Campinas) será tomado pela exposição inédita A Palavra, O Homem, O Mundo, da dupla de artistas mineiros Flavia Regaldo e Aruan Mattos, para o Módulo III - Tecnologia, do projeto Código Aberto, patrocinado pela Petrobras.  As instalações criadas pela dupla, durante a residência, instigam o visitante a questionar os impactos da máquina na construção do real, nas transformações linguísticas e na arquitetura de imaginários e cotidianos. Há por exemplo, obras invisíveis, como Lançamento para o Espaço I e II, em que a dupla enterrou seus próprios fios de cabelo deixando apenas documentos assinados por testemunhas como memória ou prova existencial.

Na obra Traslador, o público poderá começar a interagir com a exposição mesmo antes de visitá-la acessando o sitewww.traslador.org. Uma frase, após tradução para sete idiomas, transforma-se em poesia, que o autor poderá reaver no formato impresso durante a exposição.  Outras obras compõem o universo lúdico e provocativo da dupla mineira, como Projeção de um universo-buraco-negro e A Palavra, O Homem, O Mundo - que dá título à mostra – apontando direções nas relações entre o homem e a linguagem.

Além da ocupação dos artistas, os esboços e as máquinas inúteis desenvolvidas durante workshop, aberto ao público, estarão expostos. A abertura da exposição na próxima segunda-feira (20), às 19h00, conta com a participação de Jovem Palerosi (SP), músico, DJ e produtor musical que, no comando do projeto sonZeira, traz proposta audiovisual especialmente criada para o projeto. Seu mais recente álbum Mouseen surgiu a partir de remixes e colaborações com diversos parceiros. Marcio Harum (SP), curador de Artes Visuais do Centro Cultural São Paulo, realiza curadoria do CineCaverninha (31.10 e 01.11), seleção de vídeos que discute o tema do módulo e na qual o curador participa de conversa aberta com o público no próximo dia 01 de novembro. Todas as atividades do módulo são gratuitas.

Com atividades internas e externas, o programa anual Código Aberto se divide em quatro módulos (Cidade, Corpo, Tecnologia e Imaginário) que, juntos, formam uma rede dialógica que busca instaurar novas possibilidades de convívio. O programa já trouxe exposições de artistas plásticos como o Coletivo SHN (SP) e Rodrigo Braga (AM); Alejandro Haiek (Venezuela), Francisca Caporali (MG) e André Severo (RS) como curadores do CineCavernina, além do SHN (SP) e DJ Barata (SP) à frente do projeto sonZeira.  O módulo IV, que investiga o tema Imaginário, acontece entre janeiro e março de 2015.

SERVIÇO:
Exposição A Palavra, O Homem, O Mundo
Abertura: 20 de outubro, das 19 às 22 horas, com Projeto Sonzeira JOVEM PALEROSI (SP)
Período expositivo:  de 21 de outubro a 05 de dezembro
Visitação: de segunda a sexta, das 14 às 19 horas
Para agendamento em outros horários e dias: atendimento@atelieaberto.art.br

Cinecaverninha – 31 de outubro e 1 de novembro
Curadoria: Marcio Harum (SP)
Conversa aberta com o curador: 01 de novembro

Sobre Flavia Regaldo e Aruan Mattos (MG) - Aruan Mattos e Flavia Regaldo são de Belo Horizonte e trabalham juntos desde 2009. Participaram de diversas exposições, bolsas e residências, entre elas, em 2009 receberam o prêmio Interações Estéticas – Funarte; em 2010 participaram da residência artística no JA.CA – Jardim Canadá Centro de Arte e Tecnologia (MG); em 2011 participaram do Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais; em 2011 participaram do programa de exposições do Centro Cultural São Paulo – CCSP; em 2013 receberam a Bolsa Funarte de Estímulo à Produção em Artes Visuais; em 2014 participaram da residência artística no museu La Ene (ARG). Sobre o projeto Código Aberto -  É um programa de ocupação anual do Ateliê Aberto que busca investigar e expor os mecanismos e processos da produção e criação contemporânea. Partindo da triangulação, artista, público e contexto, o projeto procura investir em processos compartilhados, experimentais e transdisciplinares. Com atividades internas e externas, o programa se divide em quatro módulos: Cidade, Corpo, Tecnologia e Imaginário. Juntos, esses eixos formam uma rede dialógica que busca instaurar novas possibilidades de convívio.

Ateliê Aberto
+55 19 3251 7937 | 19 9 8244 0099
Rua Major Sólon, 911 - Cambuí
Campinas - SP - BR | CEP 13024-091

linhas, trançados e coresno reino de Gilvan Samico - o haver - Andreato - CAIXA Cultural São Paulo


CAIXA Cultural São Paulo