concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)
http://maregina-arte.blogspot.com/
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)
http://maregina-arte.blogspot.com/
sexta-feira, 2 de agosto de 2013
MAM BA recebe inscrições para cursos livre em arte e cultura
Estão abertas as inscrições para os Cursos Livres UFBA/MAM-BA, que acontecem de 12 de agosto a 27 de novembro. Os cursos são gratuitos e multidisciplinares.
O Museu de Arte Moderna da Bahia, em parceria com a Universidade Federal da Bahia, recebe entre 31/07 e 05/08/13 inscrições para cursos a serem ministrados no Auditório Nilda Spencer (Palácio da Aclamação, na Av.Sete de Setembro, 1330 - Centro). As atividades colocam em pauta a discussão de temas contemporâneos e interdisciplinares, ligados a diferentes áreas do conhecimento, como economia, cultura, física, arquitetura e política, entre outras. As inscrições serão efetuadas através do site www.cursoslivres.mam. ufba.br.
O Museu de Arte Moderna da Bahia, em parceria com a Universidade Federal da Bahia, recebe entre 31/07 e 05/08/13 inscrições para cursos a serem ministrados no Auditório Nilda Spencer (Palácio da Aclamação, na Av.Sete de Setembro, 1330 - Centro). As atividades colocam em pauta a discussão de temas contemporâneos e interdisciplinares, ligados a diferentes áreas do conhecimento, como economia, cultura, física, arquitetura e política, entre outras. As inscrições serão efetuadas através do site www.cursoslivres.mam.
Fonte: Mapa das Artes
Curso Livre de Desenho - 2º semestre - Estúdio Jacqueline Aronis - SP
A partir do dia 05 de agosto de 2013 o Estúdio Jacqueline Aronis retorna às atividades do
Curso Livre de Desenho - 2º semestre.
Turmas: Segunda-feira das 19h às 21h ou quarta-feira das 19h30 às 21h30
Inscrições abertas: de segunda a sexta das 9h às 16h
Tel:(011) 3663 5216 ou estudiojacquelinearonis@gmail. com
Turmas: Segunda-feira das 19h às 21h ou quarta-feira das 19h30 às 21h30
Inscrições abertas: de segunda a sexta das 9h às 16h
Tel:(011) 3663 5216 ou estudiojacquelinearonis@gmail.
ATENÇÃO artistas e pesquisadores - PL 4699/2012
"A Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP), entidade que
congrega os profissionais da pesquisa na área de artes plásticas e visuais no Brasil, vem
a público manifestar-se contra a aprovação do Projeto de Lei 4699/2012, já deliberado
no Senado Federal e ora em tramitação na Câmara dos Deputados.
Tal PL, se aprovado em sua redação atual, cerceará o exercício da pesquisa e da
narrativa histórica, principalmente as interdisciplinares e especializadas (como as
disciplinas de história da arte, da ciência, da educação, do direito, da filosofia etc.). Nos
termos em que prevê a atuação do historiador, o PL 4699/2012 impõe uma reserva de
mercado aos diplomados nos cursos superiores de história e condena à clandestinidade
profissional e epistemológica centenas de profissionais especializados na história de seu
próprio campo de estudo – em síntese, privados de narrar sua própria história."
quinta-feira, 1 de agosto de 2013
Únicos e Múltiplos no Paço Munuicipal - Porto Alegre/RS
exposição Únicos e Múltiplos no Paço Munuicipal - Porto Alegre/RS que abrirá dia 2 de agosto.
Fotos do livro de Raquel Lima, que mede 5 m e 30 cm de comprimento aberto ( tipo sanfona) contém 27 imagens litográficas impressas em variados suportes e todas as páginas são delicadamente costuradas.
Remate de Males - Revista sobre a Semana de Arte Moderna de 1922 - UNICAMP
cadastre-se e leia online
http://www.iel.unicamp.br/revista/index.php/remate/article/view/4161/3484
O presente volume da revista Remate de Males, do Departamento de
Teoria Literária, do Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade
Estadual de Campinas, faz uma reflexão sobre os acontecimentos artísticos
e literários da Semana de Arte Moderna de 1922, em São Paulo, e sobre seus
desdobramentos coevos e posteriores. A perspectiva proposta pela edição
busca resgatar para os leitores atuais a documentação pesquisada em arquivos,
acervos e bibliotecas, a respeito da Semana de Arte Moderna e do seu contexto
histórico-crítico. Além disso, a revista traz para os estudiosos o comentário a
respeito da bibliografia atualizada sobre o assunto em suas resenhas. A seção
“Dossiê” apresenta o levantamento original da enquete publicada em O Jornal
entre 1926 e 1927, sobre os rumos da literatura e da arte, bem como uma
parcela da correspondência em torno da revista Klaxon.
v. 33, n. 1-2 (2013)
Semana de Arte Moderna: perspectivas críticas.
Sumário
Apresentação | |
Vera Maria Chalmers |
Artigos
Rebeldia e semeadura (Aspectos da Semana de 22) | |
Maria Augusta Bernardes Fonseca |
Semana de Arte Moderna: o que comemorar? | |
Maria Eugenia Boaventura |
Considerações sobre a formação do Modernismo brasileiro | |
Marcia Regina Jaschke Machado |
Mário de Andrade cronista de São Paulo nos primórdios do modernismo | |
Therezinha Apparecida Porto Ancona Lopez |
Oswald de Andrade n´O Pirralho | |
Vera Maria Chalmers |
Oswald de Andrade em torno de 1922: Descompassos entre teoria e expressão estética | |
Gênese Andrade |
Curtos-circuitos na correspondência Mário de Andrade e Manuel Bandeira | |
Marcos Antonio de Moraes |
Oswald de Andrade e André Breton. Paixões loucas, loucos textos | |
Kenneth David Jackson |
O drama do poeta | |
Eduardo Sterzi |
A Semana de 22 e a Poesia: Contradições e Desdobramentos | |
Leandro Pasini |
Ouro Preto dos Poetas Modernistas | |
Marcia Arruda Franco |
Revistas musicais estrangeiras e compositores modernos na Biblioteca de Mário de Andrade | |
Flávia Camargo Toni |
As primeiras fichas do modernista Mário de Andrade | |
Tatiana Longo Figueiredo |
22 por 42: o paradigma da celebração | |
Marcelo Moreschi |
Alexandre Eulalio e o Modernismo | |
Silvia Quintanilha Macedo |
Resenhas
Resenha do livro 1922: a semana que não terminou, de Marcos Augusto Gonçalves | |
Yudith Rosenbaum |
Dois ícones bem atuais | |
Maria Eugenia Boaventura |
Cenas de um Modernismo de Província: Drummond e outros rapazes de Belo Horizonte. 1ª ed. São Paulo: Ed. 34, 2011. | |
Júlio de Souza Valle Neto |
SCHWARTZ, Jorge. Fervor das vanguardas, arte e literatura na América Latina. São Paulo, Companhia das Letras, 2013 | |
Livia Grotto |
Acervo
Aos vinte estados do Brasil e ao Acre também | |
João Fabio Bittencourt, Vera Maria Chalmers |
Dossiê
Cartas sobre Klaxon | |
Ana Maria Formoso Cardoso e Silva |
Informações Biobibliográficas
Informações Biobibliográficas | |
Os autores |
ISSN: 0103-183X
20º Salão de Artes Plásticas de Praia Grande (SP)
A 20ª edição do Salão de Artes Plásticas da Praia Grande recebe até 30/08/13 inscrições de artistas de todo o Brasil. A seleção ocorre em duas fases e as obras dos artistas selecionados são exibidas a partir de 24/10/13, no Palácio das Artes da Praia Grande (SP).
|
Premiação:
1° Prêmio: R$ 8.000,00
2° Prêmio: R$ 5.000,00
3° Prêmio: R$ 4.000,00
4° Prêmio – Menção Honrosa: R$ 3.000,00
Confira o regulamento:
1. DENOMINAÇÃO E FINALIDADE
1.1 - O Salão de Artes Plásticas de Praia Grande, criado pela Lei Municipal nº 666 de outubro de 1989, com as alterações previstas na Lei nº 1233, 1º de março de 2005, cujo procedimento se dá nos termos da Lei 8666/93 e Normas Complementares, em sua vigésima edição promovida pela Secretaria de Cultura e Turismo, através da Ação Cultural, integrará as atividades culturais paralelas e realizar-se-á no Complexo Cultural Palácio das Artes;
1.1.1 - A abertura do 20º Salão de Artes Plásticas será às 20 horas do dia 24 de outubro de 2013.
1.2 - O Salão destina-se a reunir, fomentar e promover o intercâmbio nas artes visuais, propiciando a reflexão do momento artístico atual.
1.3 Participarão do Salão os artistas que tiverem suas obras selecionadas pelo Júri de Seleção e Premiação.
2. ORGANIZAÇÃO
2.1 O 20º Salão de Artes Plásticas de Praia Grande será coordenado pela Comissão Organizadora nomeada pelo Prefeito através de Decreto específico, composta por 01 (um) presidente e mais 04 (quatro) membros nomeados pelo Prefeito da Estância Balneária de Praia Grande;
2.2 A Comissão Organizadora terá como atribuição;
2.3 Planejar, organizar e supervisionar o funcionamento do Salão;
3. PARTICIPAÇÃO
3.1 Poderão participar do 20º Salão de Artes Plásticas de Praia Grande artistas de todo Brasil, maiores de 18 anos;
3.2 Só poderão participar da Seleção das obras:
3.2.1 Originais e inéditas de própria autoria;
3.2.2 Somente serão aceitas inscrições de obras produzidas a partir de 2011, devendo estar datadas.
4. INSCRIÇÃO
4.1 As inscrições são gratuitas e realizadas da data da publicação do Edital até 30 de agosto 2013, no horário das 9:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00, na Secretaria de Cultura e Turismo de Praia Grande, pessoalmente ou enviadas pelo correio com data de postagem até 29 de agosto de 2013, limite do período de inscrição;
4.2 Os artistas deverão inscrever 03 (três) obras em apenas uma categoria, seja Desenho, Escultura, Gravura, Pintura, Fotografia ou Objeto.
4.3 As inscrições deverão ser processadas mediante:
4.3.1 O preenchimento de fichas próprias (original ou fotocópia), com letra de forma legível acompanhadas de:
a. O currículo resumido;
b. Depoimento resumido sobre cada obra;~
c. Uma foto ou fotocópia colorida (20x25cm) de cada um dos trabalhos inscritos para o Salão, indicando a horizontal e no verso de cada uma, nome do artista, título da obra, técnica, dimensão e ano de execução. Não serão aceitos slides;
d. A seleção para segunda fase será feita através das fotos, sendo o artista responsável pela qualidade das mesmas.
4.3.2 As obras deverão ter no máximo 02 (dois) metros de largura por 1,80 (um e oitenta) metros de altura, e no caso das tridimensionais, a profundidade de 1,50 m;
4.3.3 Poderão ser inscritas obras individuais ou coletivas. Para trabalhos realizados em grupo, um representante assinará a ficha de inscrição, devendo o nome dos demais integrantes constar em anexo;
4.3.4 Assinatura de Termo de Doação da obra para a Prefeitura Municipal de Praia Grande no caso de recebimento de prêmio aquisição;
4.3.5 O material de inscrição poderá ser retirado, na Secretaria de Cultura e Turismo até 31 de janeiro de 2014;
4.3.6 É opcional aos artistas inscritos remeter envelope já subscrito e com postagem suficiente para a devolução do material. O material que não for retirado dentro do prazo estabelecido, será descartado pela Secretaria de Cultura e Turismo.
4.4 Não serão aceitas obras com materiais perecíveis ou adulteráveis que comprometam a integridade física do local, do público e dos funcionários;
4.5 O ato da inscrição implica na automática e plena concordância deste regulamento.
5. SELEÇÃO
5.1 A seleção será feita em duas fases, por um Júri de Seleção e Premiação composto por 03 (três) membros, de reconhecida competência no campo das artes plásticas, indicados pela Comissão Organizadora e nomeados pelo Prefeito da Estância Balneária de Praia Grande na forma de Decreto;
5.1.1 A remuneração do Júri de Seleção e Premiação será empenhada onerando dotação própria do orçamento vigente;
5.2 A Primeira Fase de seleção será feita a partir do exame das fotos ou fotocópias das obras;
5.2.1 O resultado desta fase será divulgado através da imprensa local, na Secretaria de Cultura e Turismo ou pela internet, pelo site www.praiagrande.sp.gov.br, até 02 de setembro de 2013.
5.3 As obras selecionadas para a Segunda Fase deverão ser entregues na Av. Costa e Silva,1600, Complexo Cultural Palácio das Artes– Praia Grande – CEP 11704-260, na Secretaria de Cultura e Turismo, até o dia 20 de outubro de 2013, de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 e das 13 às 17 horas, em condições de serem expostas, contendo no verso os canhotos de identificação que constam na ficha de inscrição, pessoalmente ou enviadas por correio e/ou transportadoras, respeitando o limite do período de entrega;
5.4 Na Segunda Fase, o Júri de Seleção e Premiação escolherá as obras que participarão do 20º Salão de Artes Plásticas de Praia Grande e, entre estas, as que serão premiadas.
5.4.1 Os artistas selecionados serão comunicados individualmente e também será divulgado o resultado através da Imprensa local, na Secretaria de Cultura e Turismo e pela Internet, pelo sitewww.praiagrande.sp.gov.br, a partir do dia 30 de setembro de 2013;
5.4.2 Nesta fase, o conjunto de obras de cada participante poderá ser aceito total ou parcialmente pelo Júri, bem como recusado no todo;
5.5 As obras expostas serão exatamente as selecionadas, não sendo permitidas substituições ou modificações das mesmas;
5.6 Os trabalhos selecionados e os não selecionados deverão ser retirados até 02 de janeiro a 10 de fevereiro de 2014:
5.6.1 Em hipótese alguma as obras poderão ser retiradas fora desse prazo;
5.6.2 Fica a cargo da Comissão Organizadora decidir sobre o destino das obras que não forem retiradas dentro do prazo estabelecido.
5.7 Uma vez aceitos os trabalhos selecionados para o 20º Salão de Artes Plásticas de Praia Grande, é vedado aos artistas retirá-los antes do encerramento da exposição;
5.8 Serão irretratáveis e irrecorríveis as decisões do Júri de Seleção e Premiação;
5.9 Os artistas selecionados terão seus dossiês incorporados ao acervo documental do evento.
6. PREMIAÇÃO
6.1 O Júri de Seleção e Premiação do 20º Salão de Artes Plásticas de Praia Grande atribuirá 04 (quatro) Prêmios Aquisição, entre as obras selecionadas na Segunda Fase:
1º Prêmio: R$ 8.000,00 (oito mil reais);
2º Prêmio: R$ 5.000,00 (cinco mil reais);
3º Prêmio: R$ 4.000,00 (quatro mil reais).
4º Prêmio - Menção Honrosa: R$ 3.000 (três mil reais), ficando a critério do júri de seleção a
distribuição do valor desse prêmio em duas ou mais Menções.
6.1.1 O custo da premiação para os três prêmios aquisição será empenhado onerando dotação própria do orçamento vigente;
6.1.2 Dos valores dos prêmios acima, será retido na fonte o Imposto de Renda.
6.2 As obras contempladas com os prêmios aquisitivos passarão a pertencer ao acervo da Prefeitura da Estância Balneária de Praia Grande, mediante a assinatura do termo de doação contido na ficha de inscrição.
6.3 Outros prêmios poderão ser atribuídos, desde que instituídos pela iniciativa privada, com aquiescência do Júri de Seleção e Premiação;
6.4 Os casos omissos serão resolvidos pelo Presidente da Comissão organizadora com anuência do Secretario de Cultura e Turismo;
6.5 O Júri encaminhará à Comissão Organizadora, a relação dos selecionados e as premiações, acompanhadas de Ata circunstanciada, lavrada na ocasião do julgamento.
7. DISPOSIÇÕES GERAIS
7.1 As despesas de envio e retirada das obras correrão por conta do artista;
7.2 As obras não retiradas pessoalmente, somente serão devolvidas mediante o prévio contato do artista com a transportadora de sua escolha, para que a mesma retire as obras do local (dentro do prazo estipulado), com frete já pago pelo artista ou a cobrar do mesmo, no ato do recebimento da devolução;
7.3 A Prefeitura não se responsabilizará por danos que os trabalhos enviados venham a sofrer, cabendo aos artistas segurá-los contra riscos de qualquer natureza, bem como as embalagens que acompanham os mesmos;
7.4 Os membros da Comissão de Seleção e Premiação são vedados a participação do Salão;
7.5 Fica desde logo eleito o Foro do Município de Praia Grande para dirimir quaisquer controvérsias decorrentes do presente;
7.6 A Prefeitura da Estância Balneária de Praia Grande poderá a qualquer tempo, motivadamente revogar ou anular, no todo ou em parte o Concurso, sem que tenham os inscritos direito a qualquer indenização.
Mais informações:
Palácio das Artes
Secretaria de cultura e Turismo de Praia Grande
Boqueirão: av. Presidente Costa e Silva, 1.600, tel. (13) 3496-5707/ 5713. sectur91@praiagrande.sp.gov.br
|
Premiação:
1° Prêmio: R$ 8.000,00
2° Prêmio: R$ 5.000,00
3° Prêmio: R$ 4.000,00
4° Prêmio – Menção Honrosa: R$ 3.000,00
Confira o regulamento:
1. DENOMINAÇÃO E FINALIDADE
1.1 - O Salão de Artes Plásticas de Praia Grande, criado pela Lei Municipal nº 666 de outubro de 1989, com as alterações previstas na Lei nº 1233, 1º de março de 2005, cujo procedimento se dá nos termos da Lei 8666/93 e Normas Complementares, em sua vigésima edição promovida pela Secretaria de Cultura e Turismo, através da Ação Cultural, integrará as atividades culturais paralelas e realizar-se-á no Complexo Cultural Palácio das Artes;
1.1.1 - A abertura do 20º Salão de Artes Plásticas será às 20 horas do dia 24 de outubro de 2013.
1.2 - O Salão destina-se a reunir, fomentar e promover o intercâmbio nas artes visuais, propiciando a reflexão do momento artístico atual.
1.3 Participarão do Salão os artistas que tiverem suas obras selecionadas pelo Júri de Seleção e Premiação.
2. ORGANIZAÇÃO
2.1 O 20º Salão de Artes Plásticas de Praia Grande será coordenado pela Comissão Organizadora nomeada pelo Prefeito através de Decreto específico, composta por 01 (um) presidente e mais 04 (quatro) membros nomeados pelo Prefeito da Estância Balneária de Praia Grande;
2.2 A Comissão Organizadora terá como atribuição;
2.3 Planejar, organizar e supervisionar o funcionamento do Salão;
3. PARTICIPAÇÃO
3.1 Poderão participar do 20º Salão de Artes Plásticas de Praia Grande artistas de todo Brasil, maiores de 18 anos;
3.2 Só poderão participar da Seleção das obras:
3.2.1 Originais e inéditas de própria autoria;
3.2.2 Somente serão aceitas inscrições de obras produzidas a partir de 2011, devendo estar datadas.
4. INSCRIÇÃO
4.1 As inscrições são gratuitas e realizadas da data da publicação do Edital até 30 de agosto 2013, no horário das 9:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00, na Secretaria de Cultura e Turismo de Praia Grande, pessoalmente ou enviadas pelo correio com data de postagem até 29 de agosto de 2013, limite do período de inscrição;
4.2 Os artistas deverão inscrever 03 (três) obras em apenas uma categoria, seja Desenho, Escultura, Gravura, Pintura, Fotografia ou Objeto.
4.3 As inscrições deverão ser processadas mediante:
4.3.1 O preenchimento de fichas próprias (original ou fotocópia), com letra de forma legível acompanhadas de:
a. O currículo resumido;
b. Depoimento resumido sobre cada obra;~
c. Uma foto ou fotocópia colorida (20x25cm) de cada um dos trabalhos inscritos para o Salão, indicando a horizontal e no verso de cada uma, nome do artista, título da obra, técnica, dimensão e ano de execução. Não serão aceitos slides;
d. A seleção para segunda fase será feita através das fotos, sendo o artista responsável pela qualidade das mesmas.
4.3.2 As obras deverão ter no máximo 02 (dois) metros de largura por 1,80 (um e oitenta) metros de altura, e no caso das tridimensionais, a profundidade de 1,50 m;
4.3.3 Poderão ser inscritas obras individuais ou coletivas. Para trabalhos realizados em grupo, um representante assinará a ficha de inscrição, devendo o nome dos demais integrantes constar em anexo;
4.3.4 Assinatura de Termo de Doação da obra para a Prefeitura Municipal de Praia Grande no caso de recebimento de prêmio aquisição;
4.3.5 O material de inscrição poderá ser retirado, na Secretaria de Cultura e Turismo até 31 de janeiro de 2014;
4.3.6 É opcional aos artistas inscritos remeter envelope já subscrito e com postagem suficiente para a devolução do material. O material que não for retirado dentro do prazo estabelecido, será descartado pela Secretaria de Cultura e Turismo.
4.4 Não serão aceitas obras com materiais perecíveis ou adulteráveis que comprometam a integridade física do local, do público e dos funcionários;
4.5 O ato da inscrição implica na automática e plena concordância deste regulamento.
5. SELEÇÃO
5.1 A seleção será feita em duas fases, por um Júri de Seleção e Premiação composto por 03 (três) membros, de reconhecida competência no campo das artes plásticas, indicados pela Comissão Organizadora e nomeados pelo Prefeito da Estância Balneária de Praia Grande na forma de Decreto;
5.1.1 A remuneração do Júri de Seleção e Premiação será empenhada onerando dotação própria do orçamento vigente;
5.2 A Primeira Fase de seleção será feita a partir do exame das fotos ou fotocópias das obras;
5.2.1 O resultado desta fase será divulgado através da imprensa local, na Secretaria de Cultura e Turismo ou pela internet, pelo site www.praiagrande.sp.gov.br, até 02 de setembro de 2013.
5.3 As obras selecionadas para a Segunda Fase deverão ser entregues na Av. Costa e Silva,1600, Complexo Cultural Palácio das Artes– Praia Grande – CEP 11704-260, na Secretaria de Cultura e Turismo, até o dia 20 de outubro de 2013, de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 e das 13 às 17 horas, em condições de serem expostas, contendo no verso os canhotos de identificação que constam na ficha de inscrição, pessoalmente ou enviadas por correio e/ou transportadoras, respeitando o limite do período de entrega;
5.4 Na Segunda Fase, o Júri de Seleção e Premiação escolherá as obras que participarão do 20º Salão de Artes Plásticas de Praia Grande e, entre estas, as que serão premiadas.
5.4.1 Os artistas selecionados serão comunicados individualmente e também será divulgado o resultado através da Imprensa local, na Secretaria de Cultura e Turismo e pela Internet, pelo sitewww.praiagrande.sp.gov.br, a partir do dia 30 de setembro de 2013;
5.4.2 Nesta fase, o conjunto de obras de cada participante poderá ser aceito total ou parcialmente pelo Júri, bem como recusado no todo;
5.5 As obras expostas serão exatamente as selecionadas, não sendo permitidas substituições ou modificações das mesmas;
5.6 Os trabalhos selecionados e os não selecionados deverão ser retirados até 02 de janeiro a 10 de fevereiro de 2014:
5.6.1 Em hipótese alguma as obras poderão ser retiradas fora desse prazo;
5.6.2 Fica a cargo da Comissão Organizadora decidir sobre o destino das obras que não forem retiradas dentro do prazo estabelecido.
5.7 Uma vez aceitos os trabalhos selecionados para o 20º Salão de Artes Plásticas de Praia Grande, é vedado aos artistas retirá-los antes do encerramento da exposição;
5.8 Serão irretratáveis e irrecorríveis as decisões do Júri de Seleção e Premiação;
5.9 Os artistas selecionados terão seus dossiês incorporados ao acervo documental do evento.
6. PREMIAÇÃO
6.1 O Júri de Seleção e Premiação do 20º Salão de Artes Plásticas de Praia Grande atribuirá 04 (quatro) Prêmios Aquisição, entre as obras selecionadas na Segunda Fase:
1º Prêmio: R$ 8.000,00 (oito mil reais);
2º Prêmio: R$ 5.000,00 (cinco mil reais);
3º Prêmio: R$ 4.000,00 (quatro mil reais).
4º Prêmio - Menção Honrosa: R$ 3.000 (três mil reais), ficando a critério do júri de seleção a
distribuição do valor desse prêmio em duas ou mais Menções.
6.1.1 O custo da premiação para os três prêmios aquisição será empenhado onerando dotação própria do orçamento vigente;
6.1.2 Dos valores dos prêmios acima, será retido na fonte o Imposto de Renda.
6.2 As obras contempladas com os prêmios aquisitivos passarão a pertencer ao acervo da Prefeitura da Estância Balneária de Praia Grande, mediante a assinatura do termo de doação contido na ficha de inscrição.
6.3 Outros prêmios poderão ser atribuídos, desde que instituídos pela iniciativa privada, com aquiescência do Júri de Seleção e Premiação;
6.4 Os casos omissos serão resolvidos pelo Presidente da Comissão organizadora com anuência do Secretario de Cultura e Turismo;
6.5 O Júri encaminhará à Comissão Organizadora, a relação dos selecionados e as premiações, acompanhadas de Ata circunstanciada, lavrada na ocasião do julgamento.
7. DISPOSIÇÕES GERAIS
7.1 As despesas de envio e retirada das obras correrão por conta do artista;
7.2 As obras não retiradas pessoalmente, somente serão devolvidas mediante o prévio contato do artista com a transportadora de sua escolha, para que a mesma retire as obras do local (dentro do prazo estipulado), com frete já pago pelo artista ou a cobrar do mesmo, no ato do recebimento da devolução;
7.3 A Prefeitura não se responsabilizará por danos que os trabalhos enviados venham a sofrer, cabendo aos artistas segurá-los contra riscos de qualquer natureza, bem como as embalagens que acompanham os mesmos;
7.4 Os membros da Comissão de Seleção e Premiação são vedados a participação do Salão;
7.5 Fica desde logo eleito o Foro do Município de Praia Grande para dirimir quaisquer controvérsias decorrentes do presente;
7.6 A Prefeitura da Estância Balneária de Praia Grande poderá a qualquer tempo, motivadamente revogar ou anular, no todo ou em parte o Concurso, sem que tenham os inscritos direito a qualquer indenização.
Mais informações:
Palácio das Artes
Secretaria de cultura e Turismo de Praia Grande
Boqueirão: av. Presidente Costa e Silva, 1.600, tel. (13) 3496-5707/ 5713. sectur91@praiagrande.sp.gov.br
CRONOGRAMA
Inscrições abertas
30 de Agosto de 2013
Abertura da exposição
24 de Outubro de 2013
30 de Agosto de 2013
Abertura da exposição
24 de Outubro de 2013
Inscrições abertas para 8ª edição do Enecult
Estão abertas até o dia 10 de agosto as inscrições para o Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura – Enecult, que acontece de 11 a 13 de setembro, em Salvador (BA).
Realizado há 8 anos, o evento promove palestras, mesas redondas e interlocução entre pesquisadores, professores, estudantes universitários e profissionais da cultura.
O Enecult é promovido pelo Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura – CULT em parceria com o Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade – Pós-Cultura, o Instituto de Humanidades, Artes & Ciências Professor Milton Santos – IHAC, a Faculdade de Comunicação – Facom e a Universidade Federal da Bahia – UFBA.
Confira a programação completa e mais informações no site www.cult.ufba.br/enecult.
*Com informações do Blog Acesso
Fonte: Cultura e Mercado
Inscrições para o 3º Salão de Fotografia terminam no sábado
Inscrições são gratuitas e aberta a todos.
As fotos inscritas serão expostas do dia 13 a 31 de agosto.
As inscrições para o 3º Salão de Fotografia, que este ano tem como tema "Sergipe sua cultura, seu folclore", serão encerradas neste sábado (3). O evento que é realizado pela Galeria de Arte Álvaro Santos (GAAS),e tem como objetivo descobrir e apresentar novos talentos dessa modalidade artística à sociedade.
As inscrições são gratuitas, abertas a todos e devem ser realizadas na sede da GAAS, localizada na Praça Olímpio Campos, s/n. Os três primeiros colocados serão premiados com valores entre R$ 1,5 mil e R$ 2,5 mil.
As inscrições são gratuitas, abertas a todos e devem ser realizadas na sede da GAAS, localizada na Praça Olímpio Campos, s/n. Os três primeiros colocados serão premiados com valores entre R$ 1,5 mil e R$ 2,5 mil.
De acordo com o diretor da GAAS, Luiz Adelmo, o evento fotográfico já se consolidou no calendário do local. '‘Em todas as edições do Salão temos um número de inscritos além das nossas expectativas, o que para mim, mostra a nossa credibilidade".
Premiação
Todas as fotos inscritas serão expostas do dia 13 a 31 de agosto. E os três primeiros colocados, mediante julgamento, serão agraciados com valores em dinheiro, sendo R$ 1,5 mil para o terceiro colocado, R$ 2 mil para o segundo e R$ 2,5 mil para a melhor fotografia.
A premiação será entregue até 60 dias após a abertura da exposição, e com descontos previstos em lei tributária. Os vencedores ainda terão suas fotos incorporados ao acervo da GAAS, que reservará o direito de publicá-las, gravá-las e divulgá-las.
Todas as fotos inscritas serão expostas do dia 13 a 31 de agosto. E os três primeiros colocados, mediante julgamento, serão agraciados com valores em dinheiro, sendo R$ 1,5 mil para o terceiro colocado, R$ 2 mil para o segundo e R$ 2,5 mil para a melhor fotografia.
A premiação será entregue até 60 dias após a abertura da exposição, e com descontos previstos em lei tributária. Os vencedores ainda terão suas fotos incorporados ao acervo da GAAS, que reservará o direito de publicá-las, gravá-las e divulgá-las.
Inscrições
As inscrições são gratuitas e individuais. As fotos deverão ter a dimensão de 60x40 centímetros, em preto e branco ou coloridas, e devem ser entregues no ato da inscrição mediante o preenchimento de um formulário.
As inscrições são gratuitas e individuais. As fotos deverão ter a dimensão de 60x40 centímetros, em preto e branco ou coloridas, e devem ser entregues no ato da inscrição mediante o preenchimento de um formulário.
O local para se inscrever é a Galeria de Arte Álvaro Santos, localizada na Praça Olímpio Campos, s/n. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 8h às 18h; e aos sábados, das 9h às 13h. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (79) 3179-1308.
5ª Bolsa Pampulha - Belo Horizonte (MG)
O Museu de Arte da Pampulha (MAP) recebe até 20/08/13 inscrições para a 5ª edição do Projeto Bolsa Pampulha. Serão selecionados 10 artistas/bolsistas, que passarão por um período de cinco meses de residência em Belo Horizonte (MG), acompanhados por críticos, curadores e artistas, na produção de obras, organização de exposições individuais ou coletivas e registro através da edição de um catálogo.
O regulamento do Bolsa Pampulha 2013, a ficha de inscrição e as orientações sobre a documentação exigida, estão disponíveis no site pbh.gov.br/cultura e no portal bhfazcultura.pbh.gov.br.
Cada artista ou coletivo selecionado será contemplado com bolsa em dinheiro no valor total de R$9.500,00, repassados em cinco parcelas mensais e consecutivas de R$1.900,00 a fim de auxiliar na sua manutenção, bem como no desenvolvimento das atividades durante o prazo de residência obrigatória em Belo Horizonte. A AMAP, em parceria com o Centro Cultural UFMG, disponibilizará aos artistas participantes do Projeto um ateliê coletivo.
Mais informações:
Museu de Arte da Pampulha
» Av. Dr. Otacílio Negrão de Lima, 16.585, Belo Horizonte (MG), tel. (31) 3277-7946. map.fmc@pbh.gov.br
map@pbh.gov.br
O regulamento do Bolsa Pampulha 2013, a ficha de inscrição e as orientações sobre a documentação exigida, estão disponíveis no site pbh.gov.br/cultura e no portal bhfazcultura.pbh.gov.br.
Cada artista ou coletivo selecionado será contemplado com bolsa em dinheiro no valor total de R$9.500,00, repassados em cinco parcelas mensais e consecutivas de R$1.900,00 a fim de auxiliar na sua manutenção, bem como no desenvolvimento das atividades durante o prazo de residência obrigatória em Belo Horizonte. A AMAP, em parceria com o Centro Cultural UFMG, disponibilizará aos artistas participantes do Projeto um ateliê coletivo.
Mais informações:
Museu de Arte da Pampulha
» Av. Dr. Otacílio Negrão de Lima, 16.585, Belo Horizonte (MG), tel. (31) 3277-7946. map.fmc@pbh.gov.br
map@pbh.gov.br
CRONOGRAMA
Inscrições abertas
20 de Agosto de 2013
20 de Agosto de 2013
Fonte: Mapa das Artes
UFBA promove curso Iconografia: Pesquisa e Aplicação em Estudos de Artes Visuais
Fonte: Mapa das Artes
Largo das Artes recebe inscrições para laboratório de ideias
Intitulado como Largo LAB, o laboratório de ideias do Largo das Artes recebe inscrições de profissionais e entusiastas das artes (artistas, curadores, colecionadores, apreciadores) para plataforma para intercâmbio de ideias, que tem início no dia 06/08/13. Coordenado por Felipe Moraes, a atividade pretende discutir livremente portfólios, textos, questões, opiniões e dúvidas dos participantes. O laboratório ocorre às terças-feiras, das 20h às 22h, no Largo das Artes, sem data para término. Valor R$ R$200,00 (mensal). | Largo das Artes Centro: r. Luís de Camões, 2, Largo de São Francisco, tel. (21) 2224-2985.www.largodasartes.com.br
Fonte: Mapa das Artes
MAM BA recebe inscrições para cursos livre em arte e cultura
O Museu de Arte Moderna da Bahia, em parceria com a Universidade Federal da Bahia, recebe entre 31/07 e 05/08/13 inscrições para cursos a serem ministrados no Auditório Nilda Spencer (Palácio da Aclamação, na Av.Sete de Setembro, 1330 - Centro). As atividades colocam em pauta a discussão de temas contemporâneos e interdisciplinares, ligados a diferentes áreas do conhecimento, como economia, cultura, física, arquitetura e política, entre outras. As inscrições serão efetuadas através do site www.cursoslivres.mam.ufba.br.
Fonte: Mapa das Artes
UnB tem concurso para professor (Crítica e História de Arte no Brasil)
UnB tem concurso para professor (Crítica e História de Arte no Brasil)
Estão abertas de 12/08/13 a 13/09/13 inscrições para concurso para uma vaga de Professor Efetivo (Adjunto) na área de conhecimento "Crítica e História de Arte no Brasil" na UnB (Universidade de Brasília). | Mais informações: Universidade de Brasília - UnB | Departamento de Artes Visuais Tels.(61) 3307-2902 e 3107 -1163. www.dgp.unb.br/concursos/ docente-2013 dionisio@unb.br | concursodocente@unb.br
Fonte: Mapa das Artes
sempre quis desenhar - Galeria OMA - São Bernardo do Campo - SP
|
PERIÓDICO PERMANENTE #2 - curadora residente a artista Cristina Ribas.- Forum Permanente
(Imagem: Cristina Ribas)
| ||
Contemplado no Prêmio Procultura de Estímulo às Artes Visuais 2010, o PERIÓDICO PERMANENTE organiza e reorganiza editorialmente os diversos conteúdos arquivados na plataforma forumpermanente.org ao longo de seus dez anos de existência. Com periodicidade trimestral, a publicação traz à luz textos, registros em vídeo e relatos críticos de eventos presenciais documentados no website sob diferentes amarrações curatoriais/editoriais.
| ||
Em seu projeto editorial, Cristina defende que "há uma mudança significafiva no modo de produção de parte das práticas artísticas", caracterizada por "uma redução de fatores de mediação e do investimento em relações diretas, imanentes, entre atores envolvidos nos agenciamentos da arte". O projeto é organizado em oito seções, que, segundo ela, "devem operar mais como transversais do que como etiquetas" : Crise de representação, crise institucional; Microcrises (percepções e intuições); Problemas de arquivo; Bárbaros, recombinantes, submidiáticos, tecnoxamãs...; Encontros, processos colaborativos, residências artísticas, universidades temporais...; Proposição: Globalização, Mundialização, Recomposição; Publicações, livros, revistas; e Dossiê de imagens.
| ||
Sobre Cristina Ribas | ||
Cristina Ribas trabalha como artista, pesquisadora e curadora. Concebeu a plataforma Desarquivo.org.
| ||
Sobre o Fórum Permanente: museus de arte; entre o público e o privado | ||
A plataforma forumpermanente.org se tornou um arquivo de referência para as discussões do campo da arte contemporânea no Brasil e no exterior, acumulando a documentação crítica de mais de cento e vinte eventos presenciais ocorridos nos últimos anos. São textos, registros em vídeo na íntegra e relatos críticos de encontros, palestras, debates e oficinas, nacionais e internacionais, com ênfase em discussões sobre o museu de arte na atualidade, curadoria, mediação/educação e arte pública. A ideia deste novo projeto editorial é dinamizar esse arquivo, vendo como conteúdos publicados em diferentes épocas podem se tornar produtivos para gerar uma reflexão crítica no presente. Leia mais...
| ||
Atenciosamente, | ||
Equipe Fórum Permanente; museus de arte: entre o público e o privado.
| ||
Forum Permanente's Team; art museums between: the public and private domain. | ||
www.forumpermanente.org |
abertura de xposições- EAV RJ
|
Casa França- Brasil - agosto13
|
Assinar:
Postagens (Atom)