concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

sábado, 18 de junho de 2022

Exposição “Camina Conmigo” – Boa Vista (RR) e Mostra fotográfica sobre refugiados venezuelanos – São Paulo (SP)

 

Obra conta a história de Núbia, dona do chapéu ao centro da tela. O sol simboliza o calor da caminhada da Venezuela ao Brasil. Os dois passarinhos representam os filhos de Núbia. As linhas (que são barbantes) ligam a personagem, de cabelo escuro, ao chapéu e aos filhos. (Foto: Divulgação/Visão Mundial Brasil)


Exposições em São Paulo e Boa Vista retratam trajetória de refugiados venezuelanos no Brasil

Projeto da ONG Visão Mundial usa a arte para chamar atenção para a realidade dos migrantes



Obras de arte que ilustram os sonhos e os obstáculos daqueles que foram forçados a deixar a Venezuela em busca de melhores oportunidades no Brasil. Essa é a proposta da exposição “Caminha Comigo”, da ONG Visão Mundial, que transformou em obras de arte objetos recebidos de venezuelanos na fronteira entre os dois países. As 20 telas serão exibidas gratuitamente no Pátio Roraima Shopping, em Boa Vista (RR), de 20 a 30 de junho, das 10h às 22h.


As obras artísticas foram realizadas pelo Coletivo de Arte Urbana "PLAC: os carimbados malucos” e artistas migrantes venezuelanos. Cada obra foi feita com base nas histórias de vida dos migrantes e refugiados e levam os objetos doados por eles, como blusa, calça, sapatos, sandálias, mochilas e bonés. Além das obras, os artistas estão pintando dois painéis com a mesma temática, cada um medindo 2,85 cm x 1,83 cm. 


Paralelamente, em São Paulo, será lançada uma mostra fotográfica com cenas da realidade de quem vive na fronteira entre Brasil e Venezuela, que ficará aberta ao público até 2 de julho. Ao todo, serão 12 imagens dos fotógrafos venezuelanos Misael Alejandro Rivas e Solanyer Cruz e do brasileiro Tiago Horiuela exibidas no Senac Francisco Matarazzo, na zona oeste da capital paulista.


As exposições são uma iniciativa da ONG Visão Mundial – entidade que desde 2018 realiza ações de ajuda humanitária na fronteira entre Brasil e Venezuela em resposta à crise migratória. Todas as obras - sejam as pinturas ou as fotografias - foram criadas em conjunto com artistas migrantes e refugiados.


Documentário


Para coletar os objetos, a equipe da Visão Mundial foi até Pacaraima para encontrar venezuelanos que migraram para o Brasil e que pudessem trocar um item pessoal por outro doado pela organização. Durante os três dias em que ficou em Pacaraima, a ONG também levou uma equipe de filmagem - formada em parte por migrantes - para produzir um documentário sobre o tema da migração e refúgio, uma pauta atual e de reflexo em todo o mundo, a exemplo do que ocorre na Ucrânia.


O documentário traz detalhes da saga migratória de venezuelanos que vieram ao Brasil, já que muitos vêm a pé ou de carona. O filme ainda contará com depoimentos dos migrantes artistas que fizeram as obras, para que falem da perspectiva de trabalhar a arte em cima dos objetos. “A ideia é mostrar, por meio da arte, que em meio à migração há esperança, amor, oportunidades, histórias e seres humanos”, diz Ingrid dos Santos, gerente de comunicação da Visão Mundial.


O documentário será lançado no dia 20 de junho – Dia Mundial do Refugiado – no canal do YouTube da Visão Mundial e exibido na abertura das exposições no Pátio Roraima e no Senac Francisco Matarazzo com sessões especiais para os alunos da unidade. 

Crise migratória


Dados do Governo Federal apontam que, nos últimos cinco anos, o Brasil registrou a entrada de mais de 700 mil venezuelanos. A maioria é do sexo masculino e tem entre 30 e 59 anos, faixa etária que representa 49% do total.


Além da cidade de Pacaraima, outros dois principais pontos de acesso são as cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro, pelos aeroportos internacionais.


Os dados do governo brasileiro também indicam que foram reconhecidos 51,5 mil refugiados venezuelanos no período, sendo que havia, em março deste ano, outros 94 mil pedidos de refúgio em análise pelas autoridades.


Serviço:


1. Exposição “Camina Conmigo” – Boa Vista (RR)

Data: de 20 a 30/6

Onde: Pátio Roraima Shopping

Horário: das 10h às 22h (horário de Roraima)

Entrada: gratuita


2. Mostra fotográfica sobre refugiados venezuelanos – São Paulo (SP)

Data: de 20/06 a 2/07

Onde: Senac Francisco Matarazzo

Endereço: Av. Francisco Matarazzo, 249, Barra Funda, São Paulo - SP.

Horário: Segunda a sexta-feira das 8h às 21h; aos sábados das 8h às 14h.

Entrada: gratuita


3. Documentário sobre os venezuelanos de Pacaraima

Data: de 20/6

Onde: Pátio Roraima Shopping

Horário: às 17h (horário de Roraima)

Entrada: gratuita

Exibição também pelo YouTube da Visão Mundial

Sobre o Ven, Tú Puedes

O projeto Ven, Tú Puedes, uma resposta da Visão Mundial à crise migratória da Venezuela, que desenvolve ações em Roraima, Amazonas e São Paulo para ajudar migrantes e refugiados a se inserirem socioeconomicamente no Brasil. A iniciativa é financiada pelo governo dos Estados Unidos e beneficiou 40 mil pessoas no ano passado.


Entre os serviços oferecidos estão aulas de língua portuguesa, elaboração de currículos, apoio na emissão da carteira de trabalho digital, encaminhamento ao mercado de trabalho e acompanhamento de entrevistas. Além disso, a organização atua na sensibilização do setor privado, a fim de abrir vagas para esse público. Neste ano, mais de 60 migrantes já tiveram a carteira assinada. Ano passado foram 338.


Sobre a Visão Mundial

A World Vision, conhecida no Brasil como Visão Mundial, é uma organização humanitária dedicada a trabalhar com crianças, famílias e suas comunidades para atingir todo o seu potencial, combatendo as causas da pobreza e da injustiça. A Visão Mundial serve a todas as pessoas, independentemente de religião, raça, etnia ou gênero. A organização está no Brasil desde 1975 atuando por meio de programas e projetos nas áreas de proteção, educação, advocacy e emergência, priorizando crianças e adolescentes que vivem em situações de vulnerabilidades.


 

Informações para a imprensa

Agência GIA

exposição MELAÇO - Artur Ferreira e Felipa Queiroz - Gema - SP


GEMA, de Eduarda Freire  e Clara Johannpeter, abre a mostra não-coletiva “Melaço”, individual do casal de artistas Artur Ferreira e Felipa Queiroz com obras em suportes variados como desenhos, pinturas, esculturas, escaneamentos fotográficos, além de várias outras mídias e suportes que compõe a pesquisa do casal e, de cada um, individualmente. A curadoria é de Eduarda Freire.

Melaço é pensada para atender demandas da GEMA quando idealizou a mostra: um casal com pesquisas distintas, que poderia expor em um mesmo momento; um olhar curatorial que viu uma relação simbiótica entre as pesquisas distintas quando posicionadas lado a lado e a celebração, no período, do Dia de Santo Antônio, padroeiro dos casais enamorados.

“As convergências são consequências naturais do conjunto das obras”, explica a curadora. O corpo humano é ponto comum entre os temas desenvolvidos por Artur Ferreira e Felipa Queiroz . De formas distintas, ambos acabam por explorar transmutações da figura masculina, seja pelo exagero nas proporções anatômicas do corpo, ou na retração de personagens do imaginário televisivo da virada do século.

O ponto de união de Melaço está nas funções que o nome sugere: mel, afeto, união, carinho, intimidade, o ser um em dois. Enquanto Felipa, andrógina, figura limítrofe em questão de gênero, cria pinturas sobre análise da figura masculina mais andrógina, com especial atenção à forma de montagem do suporte – proporciona dinamismo ao trabalho final. Artur demonstra intimidade maior com o desenho do humano que lhe possibilita o exagero em algumas proporções; liberdade possível pelo conhecimento anatômico. Seu trabalho se apresenta mais sóbrio, carvão sobre tela crua.

A disparidade dicotômica, ao invés de distanciá-los, aproxima. A noção inconsciente de pertencimento ao universo do casal, possibilita leituras curatoriais idílicas. Fotografias posicionadas próximas a esculturas, “ fazem com que o imaginário crie relação entre os dois: quando uma vela encontra um sabonete?”, exemplifica Eduarda Freire.

 

Melaço nos induz à uma leitura do conjunto que sugere a intimidade do casal.

 

 

SERVIÇO

Exposição: Melaço

Artistas: Artur Ferreira e Felipa Queiroz

Curadoria: Eduarda Freire

Abertura: 05 de junho, domingo, das 14h às 20h

Período: de 06 a 19 de junho de 2022

Local: GEMA

Endereço: Rua Venezuela 365 – Jardim América, SP

Horários: de quinta a segunda-feira - das 13 às 20h [ou com agendamento pelo DM @gemagemagemagema ou (21) 98282-0099]

Técnica: desenhos, pinturas, esculturas, escaneamentos fotográficos, mídias diversas

Dimensões: variadas

Preço: sob consulta




 

mostra A EXTENSÃO DO HIATO - Michelle Rosset - Belizário Galeria - SP

 

Michelle Rosset, sem título, 2020. Série Espaços. Fita sobre papel. 42 x 30 cm cada. (políptico).jpg

 Michelle Rosset


 A Extensão do Hiato

Todo gesto artístico é uma operação criadora ocorrida num determinado tempo e espaço”. SB

 

BELIZARIO Galeria abre a mostra “A Extensão do Hiato”, da artista plástica Michelle Rosset onde são exibidas séries de trabalhos inéditos criados durante o período da pandemia que abrangem suportes e técnicas diversas como colagens, fotografias e esculturas onde, “através da manipulação e dos movimentos destes materiais, observo as novas formas geométricas e trabalho nas possibilidades e arranjos possíveis entre elas”, explica a artista. O texto crítico é de Shannon Botelho e curadoria de Orlando Lemos.

Durante o período de afastamento social a que todos foram submetidos, a artista começou a observar, com mais atenção, os objetos de sua casa e as novas formas que surgiam no espaço quando tocadas pelos raios de sol; as sombras projetadas nos espaços se transmutam em contornos estéticos oferecendo novas formas artísticas que possibilitavam novos significados. Mente inquieta, a artista começa a questionar as distâncias e o próprio espaço ação que vem a servir como base para o título da mostra - “A Extensão do Hiato” - já que, aos olhos de Michelle Rosset, ‘extensão’ pode se referir à distância entre as pessoas enquanto ‘hiato’ sugere separação.

Isolada em seu processo de criação, a artista busca compreender fatores como o tempo, o lugar e as distâncias, criando pontes entre o local de confinamento, o lar feminino e o universo fragilizado; integrando o lar feminino ao mundo masculino através da utilização da trena de madeira, objeto característico do mundo masculino da construção civil. “Com um ponto de partida de apenas um objeto, procuro transformar através da dobra e do corte as múltiplas possibilidades de visualização”, diz a artista. O resultado da pesquisa gera obras com uma forte relação entre geometria e cor, onde a forma triangular dos reflexos da luz solar decompõe a luz branca em um espectro de cores.

Nas palavras de Shannon Botelho, “a cor, como estrutura e instância do tempo, tornou-se a própria coesão da poética formulada por Michelle. Mas como falar da pujança das cores e não situar a sua função estrutural nas formas geométricas? Pois, há algo despontando na pesquisa da artista, que é a noção construtiva da cor que formula engates e áreas de jogo, onde as experiências visuais tecem seu sentido não narrativo, mas puramente abstrato”.

Michelle Rosset faz com que o público busque por novas formas de comunicação onde o “falar” não seja necessariamente a principal. Através dos grafismos, a artista desconstrói as cifras de comunicação para redefinir um novo formato de fala!

 

“A Extensão do Hiato é, portanto, a face palpável de uma duração que se configura como resultado da experiência de Michelle Rosset, seu embate com a percepção do tempo – e do espaço – no ato criador”.  Shannon Botelho

 

Para imagens e textos, clique AQUI

 

SERVIÇO

Exposição: “A Extensão do Hiato

Artista: Michelle Rosset  

Texto Crítico: Shannon Botellho

Curadoria: Orlando Lemos

Abertura: 11 de junho de 2022, sábado, das 14h às 18h

Período: de 13 de junho a 09 de julho de 2022

Local: BELIZÁRIO Galeria

Endereço: Rua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 491 – Pinheiros

Telefone: (11) 3816.2404

Horários: de segunda a sexta-feira, das 10h às 19hs; sábado das 11 às 15hs

 

Sitehttps://belizariogaleria.com.br/

Instagram@belizariogaleria

Facebook@BelizarioGaleria

E-mailcontato@belizariogaleria.com.br

exposição Ternas Peles - Anna Brada - Estúdio Dezenove - RJ

 TERNAS-PELES_convite-conversa.jpg

Enivo - AFETO ...também sobre aquilo que nos afeta - Museu de Arte Sacra - SP


ENIVO _ MAS-3.jpg
ENIVO

À primeira vista, o padre Júlio Lancellotti e o grafiteiro Enivo podem parecer figuras distantes. Não são. Enivo, profundo admirador do padre, passou a acompanhar sua atuação cada vez mais de perto para criar as telas que compõem a exposição “AFETO”, nova mostra do Museu de Arte Sacra de São Paulo – MAS/SP, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, sob curadoria de Simon Watson.

As 17 telas têm por tema as populações humildes que habitam nas calçadas, ocupações e abrigos de São Paulo. "Afeto é sobre ligações afetivas mas também sobre aquilo que nos afeta", explica o artista, citando ações beneficentes e o engajamento do padre no combate à aparofobia – hostilidade contra moradores de rua (e contra pessoas pobres de maneira geral) que se manifesta por meio de ações do poder público e privado. Algumas das telas reproduzem cenas de Lancelotti oferecendo água e comida, cuidando de crianças e conversando com os desabrigados; outras são retratos dos próprios moradores, numa narrativa que alterna desalento e esperança.

Para ambientação, Enivo foi convidado a desenhar cenas da cidade diretamente nas paredes do museu, numa espécie de afresco contemporâneo. Em cima desses desenhos em carvão, de grandes dimensões, serão penduradas as telas a óleo e spray. "A expografia que imaginamos se relaciona diretamente com seu método de trabalho nas ruas: quando ele vê uma parede nua, ele começa fazendo um esboço preparatório que depois ele sobrepõe tornando a imagem cada vez mais aparente", explica Simon Watson, "Ao contrário de seu trabalho nas ruas, aqui no museu o toque final é colocar telas prontas nas paredes do museu."

Origens da pesquisa

Seguidor do Padre Júlio Lancelotti nas redes sociais, Enivo viu-se cada vez mais comovido com sua denúncia diária das condições precárias da vida na rua e motivado por sua postura e engajamento. Primeiro, se aproximou dos fotógrafos que o acompanham -  Daniel Kfouri, Lukas Juhler e Victor Angelo  -  e, aos poucos, passou a acompanhar algumas ações na paróquia de São Miguel Arcanjo, no bairro da Mooca. Para o artista, o padre Lancellotti atua como um elo entre a rua e a instituição, seja ela a igreja ou o museu. "Ele está o tempo confrontando um monte de gente, de órgãos, denunciando situações, sendo ameaçado. É o papel do grafiteiro também", compara Enivo.     

Outro paralelo importante é feito pelo curador ao comparar as obras contemporâneas e multicoloridas do artista com algumas peças coleção permanente do museu, em especial com alguns oratórios dos séculos XVIII e XIX "Peças como o Oratório de Santa Isabel, feito por Benedito Amro de Oliveira (1848-1923) claramente trazem a mão de pintores e artistas populares, pinturas à mão livre de um mundo de árvores e flores, morros e casas", sugere Simon Watson, que não hesita em recuperar o espírito inventivo presente nas duas produções.

Projeto LUZ Contemporânea

LUZ Contemporânea é um programa de exposições de arte contemporânea que se desdobra em eventos e ações culturais diversas, públicas e privadas. Desenvolvido pelo curador Simon Watson, o projeto, atualmente, encontra-se baseado no Museu de Arte Sacra de São Paulo. Nesse espaço, LUZ Contemporânea apresenta exposições temáticas de artistas convidados, de modo a estabelecer diálogos conceituais e materiais com obras do acervo histórico da instituição. Embora fortemente focada no cenário artístico brasileiro atual, LUZ Contemporânea está comprometida com uma variedade de práticas, cultivando parcerias com artistas performáticos e organizações que produzem eventos de arte.

 


 

Exposição: “Afeto

Artista: ENIVO

Curadoria: Simon Watson

Abertura: 18 de junho – sábado – das 11h às 14h

Período: de 19 de junho a 07 de agosto de 2022

Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo || MAS/SP

Endereço: Avenida Tiradentes, 676 – Luz, São Paulo (ao lado da estação Tiradentes do Metrô)

Tel.: 11 3326-5393 – informações adicionais

segunda-feira, 13 de junho de 2022

Take your time - Francesca Leone - Salão Verde de Veneza


Francesca Leone Take your time
Fino al 27 novembre
al Salone Verde di Venezia

www.francescaleone.it

Francesca Leone presenta a Venezia, fino al 27 novembre, l’Evento Collaterale “Take your time”, percorso installativo inedito promosso e organizzato da Nomas Foundation, in occasione della 59. Esposizione Internazionale d’Arte.

Il progetto espositivo, a cura di Danilo Eccher, prende vita a partire dalle riflessioni intorno alle restrizioni imposte dalla pandemia e alla sospensione del tempo collettivo e individuale che ha caratterizzato il tempo pandemico, interrogandosi sul rapporto tra umano, tempo e materia. L’artista scompone, forgia, plasma, scolpisce, dipinge la materia marginalizzata, gettata, scartata fino a restituirle una vita poetica.
Il pubblico è invitato a muoversi all’interno di un percorso installativo modulato in spazi fluidi, separati ma connessi fra loro, per entrare in una condizione sospesa tra esperienza personale e pubblica, tra immaginario intimo e universale, tra dimensione terrena e cosmica. Qui il tempo assume un valore di riflessività estetica necessario alla ridefinizione del sé e del senso delle proprie azioni in rapporto con il mondo. La serie di installazioni immersive genera un vero viaggio nel tempo, dove ogni opera si pone come strumento di riflessione sul tema del consumo del tempo come uno degli effetti deteriori di Antropocene e invita a esplorare un nuovo rapporto con la materia, non più estrattivo ma restitutivo.

Il viaggio d’arte di Francesca Leone continua con la partecipazione, assieme a MAGAZZINO, alla sezione UNLIMITED di Art Basel 2022 con l’opera Si può illuminare un cielo melmoso e nero?. L’installazione, in mostra dal 16 al 19 giugno 2022 a Basilea, esplora il tema del disorientamento e della mancanza di punti di riferimento. I fogli di metallo riciclato che la compongono, trattati con stratificazione di colore e posizionati sul soffitto dello spazio, rievocano l’immagine di un cielo denso e scuro, che il visitatore è invitato ad ammirare in tutta la sua eleganza dal basso.

Crediti: Ph. Ugo Carmeni

Psicóloga lança livro sobre experiência que conecta saúde mental às artes plásticas - “Arte Aproxima” de Robertha Blatt

 


Psicóloga lança livro sobre experiência que conecta saúde mental às artes plásticas

“Arte Aproxima”, obra de Robertha Blatt, é baseado na exposição homônima que aconteceu no Museu Nacional de Belas Artes

A ideia de usar espaços de arte como recursos para a promoção da saúde mental ultrapassou as distâncias demográficas e aterrissou em São Paulo. A capital paulista foi escolhida pela psicóloga Robertha Blatt como o segundo destino do lançamento de seu livro “Arte Aproxima”, um relato da exposição homônima que dominou o Museu Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro, em meados de 2018 e 2019. A primeira parada do lançamento aconteceu em terras cariocas e foi um sucesso. O evento acontece hoje (13), às 18h, na Bolsa de Arte.


Robertha tem 20 anos de atuação como terapeuta, e foi no consultório que teve origem sua inquietação sobre o potencial da arte e dos museus para serem espaços de promoção do bem-estar. A exposição nasceu após um ano dedicado à pesquisa e concepção, com artistas, educadores e psicólogos, entre outros profissionais, de formas de receber, acolher e estimular os visitantes. Segundo estimativa do Museu Nacional de Belas Artes, a “Arte Aproxima” recebeu mais de dez mil pessoas nos três meses em que esteve aberta – e com grande participação de crianças, em grupos escolares.


Para o projeto, Robertha teve a colaboração da crítica de arte, curadora e escritora Lisette Lagnado – que esteve envolvida com a Escola de Artes Visuais do Parque Lage (RJ), e que tem no currículo curadorias no Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía, em Madri (Espanha), na Bienal de Berlim e na 27ª Bienal de São Paulo. Lisette, inclusive, estará presente no evento de lançamento do livro para uma roda de conversa. O trabalho também teve a participação dos artistas Aline Gonet, Emília Estrada, Prilli, Efrain Almeida e Ernesto Neto.


O livro que nasce da exposição é o registro dessa experiência. “O museu tem um potencial que tradicionalmente não está associado à saúde. E essa é uma transformação que precisa acontecer, para que organizações, museus e galerias de arte, que tradicionalmente não fazem parte da oferta de saúde pública, possam repensar seu papel como agentes sociais de mudança, conectados às necessidades da comunidade à sua volta”, explica Robertha.


A psicóloga acredita que, no futuro, o museu poderá ser explorado como um lugar mais vivo para encontros e transformação. “É um ambiente que tem potencial para provocar relaxamento, um momento de introspecção. Não é sobre fazer terapia, mas as propostas que acontecem no museu são terapêuticas. Ajudam a trazer uma consciência, uma percepção de si.”


Conexão Rio-São Paulo

Para o futuro, os planos de Robertha incluem um novo projeto de arte, que já foi inscrito e aprovado na Prefeitura de São Paulo e está em fase de captação de recursos. A ideia é criar um coletivo interdisciplinar que reúna profissionais das artes, da educação e da psicologia para desenvolver cursos e formações que pensem caminhos para a democratização do acesso à produção artística, destacando seus efeitos terapêuticos.


A partir dessas interações, serão desenvolvidas as atividades do projeto, que culminarão em uma exposição itinerante que circulará não apenas no circuito cultural das cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro, como em espaços públicos, escolas e outros ambientes alternativos não necessariamente ligados à arte. O público almejado, de crianças, famílias, professores, jovens e idosos, visa privilegiar trocas intergeracionais. “Este é um projeto longo, organizado em várias áreas, que foi idealizado com o intuito de promover novos caminhos de vitalidade, fortalecimento e cuidado”, conta Robertha.


============================

SERVIÇO

Lançamento do livro “Arte Aproxima”

Quando: 13 de junho, às 18h

Onde: Bolsa de Arte. Rua Rio Preto, 63, Cerqueira César-SP.

Editora: Nau das Letras

1ª Edição – 176 páginas

============================


SOBRE ROBERTHA BLATT

Com 20 anos de atuação como terapeuta, atendendo desde crianças até famílias, Robertha Blatt também se dedica à pesquisa a articulação de práticas terapêuticas e expressões artísticas, nos papéis de educadora, terapeuta de família, psicóloga e mãe. Tem especialização em Educação Infantil e foi professora de Ensino Fundamental I (crianças de 3 a 6 anos) no Colégio Notre Dame-Ipanema (de 1998 a 2006). É psicóloga formada pela Unesa (2002), tendo feito palestras e cursos sobre Síndrome de Burnout, estresse do educador, em escolas e universidades, com pós-graduação em Terapia de Família e Casal pela PUC-Rio. Estuda Terapia Focada na Emoção, Experiência Somática e Bodynamic em cursos de formação e vivências (2016-2020).