concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

sexta-feira, 11 de julho de 2014

Curso sobre o Cordel Brasileiro - Aderaldo Luciano - Museu de Arte do Rio - RJ


24 de julho
14h
Aula: Introdução à história do aparecimento do cordel no Brasil
É muito comum colocar todas as formas de poesia oriundas do Nordeste sob o mesmo nome de cordel, entretanto há diferenças essenciais que as distinguem em vários aspectos. No curso Sobre o Cordel Brasileiro, que será realizado em cinco aulas, serão estudados: a história do aparecimento do cordel no Brasil; a construção de um poema de cordel; os principais autores, editoras e movimentos do cordel em São Paulo e Rio de Janeiro; os elementos distintivos e principais momentos do cordel brasileiro, além de um panorama da produção de cordel hoje.
Local: Escola do Olhar
Inscreva-se aqui.
Aderaldo Luciano
Doutor e mestre em Ciência da Literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, pesquisador do CNPq, inscrito nos Grupos de Trabalho Caminhos da violência em busca da visão compartilhada e Palavra Fora do Eixo. Ligado ao Centro Internacional e Multidisciplinar de Estudos do Épico da Universidade Federal de Sergipe, estudando os conceitos fundamentais da poética do nordeste brasileiro. Autor dos livros Apontamentos para uma história crítica do cordel brasileiro (Editora Luzeiro/Edições Adaga, 2012, teoria), O Auto de Zé Limeira (Confraria do Vento, 2008, poesia). Co-autor em Violência simbólica e estratégias de dominação: produção poética de autoria feminina em dois tempos (Editora da Palavra, 2010, ensaios) e Quem Conta um Conto – Estudos Sobre Contistas Brasileiras Estreantes Nos Anos 90 e 2000 (Tempo Brasileiro, 2009, ensaios) ambos organizados pela professora Dra. Helena Parente Cunha.
Fonte: Museu de Arte do Rio

Escultura e Meios de Representação Tridimensional – Luis Bayón Torres - MuBE - SP


04 de agosto a 08 de dezembro de 2014
Segundas-feiras – 14h às 17h
04 de agosto a 08 de dezembro de 2014
Segundas-feiras – 17h às 20h
07 de agosto a 11 de dezembro de 2014
Quintas-feiras – 17h às 20h
Objetivos
O curso prático e reflexivo propõe desenvolver a visão do aluno, na compreensão e execução da composição estética através da escultura e os meios de representação tridimensional, como também a de aplicar as técnicas utilizadas para trabalhar com distintos materiais ao executar uma obra tridimensional, tendo em vista o seu dialogo com o espaço na busca de um resultado expressivo. Sendo o enfoque principal e contínuo, o estudo e análise dos fundamentos estéticos da composição com introdução e desenvolvimento da linguagem tridimensional contemporânea .
Visa os conceitos dos meios expressivos de representação da forma escultórica: escultura/ objeto/ instalação/assemblage/ ready-made/ etc.
Pesquisando, analisando e compreendendo a transformação e aplicação da linguagem tridimensional ao longo da Historia da Arte, através de imagens que elucidam a utilização; tanto de novos materiais como de meio de representação e de execução.
Planejamento e Execução
* Utilização da argila como matéria plástica moldável.
* Reprodução de modelo de forma orgânica através da observação e aplicação de distintas escalas de proporção.
* Execução de croquis, esboços (desenho) para estudo de composição valorizando: planos linhas e volume, considerando a estilização e aerodinâmica na composição.
* Realização de composição expressando uma ideia, um volume, eliminando os elementos meramente decorativos; expressando um conceito através da imagem simbólica.
* Forma e função de um molde (conceito positivo e negativo)
*Execução de molde (perdido) em gesso para reprodução e fundição a frio.
* Fundição de forma executada em gesso pedra, cera ou concreto.
* Utilização de compasso para transferências de medidas e proporções.
* Utilizar adequadamente o maquinário e as ferramentas de trabalho.
* Prática de técnicas de restauro e acabamento e utilização de ferramental específico
* Execução e divisão molde bi partido em silicone para reprodução.
* Possibilidade de inter-relacionar os conhecimentos de outras matérias e disciplinas, como também a possibilidade de vinculação com outras manifestações artísticas.
Inscrição
Inscreva-se através do e-mail: cursos@mube.art.br
Informe: Nome completo, RG, e-mail, telefone para contato, nome do curso e como soube do curso.
Para mais informações, entrar em contato através do telefone: 11 2594-2601 ramal 12
Fonte: MuBe

Arte e Escrita na História da Arte – Lena Bergstein - MuBE - SP

Arte e Escrita na História da Arte – Professora Lena Bergstein


08 de agosto a 26 de setembro
Sextas-feiras – 19h às 20h30
Apresentação
Esse é um seminário, que contém 8 palestras de 1hora e meia cada, num total de 12 horas. Irá criar uma reflexão sobre a relação entre a arte e a escrita pelo viés das 5 civilizações escriturais da antiguidade: Mesopotâmia, Egito, China, Islã e Israel.
Mostrará como a relação da arte e da escrita não fonética dessas culturas orientais, influencia e marca os movimentos artísticos do século XX: pontes entre as culturas abordadas e os movimentos de vanguarda e de arte contemporânea dos séculos XX e XXI.
Será uma reflexão sobre as relações entre a imagem e o texto através dos tempos, abordando também seus aspectos filosóficos e poéticos: Jacques Derrida, Maurice Blanchot, Edmond Jabès, Walter Benjamin, Mallarmé, Ezra Pound, Fenollosa, Augusto e Haroldo de Campos, a poesia concreta no Brasil.
Objetivos
Dar elementos teóricos e visuais que possibilitem uma compreensão ampliada das relações entre imagem e texto. O objetivo do seminário é o de propiciar um conhecimento aprofundado do que é uma escrita não fonética; da escrita como um desenho; das palavras como imagem; a formação dos pictogramas, dos ideogramas, das escritas consonantais; a história dos suportes; o livro e seu desenvolvimento; as letras e as palavras na pintura. Um painel sobre a história da tipografia, da impressão, da editoração, os grandes editores do século XX, o desejo dos artistas de trabalharem em livros, “livros de artista”.
Palestras
1. As origens da arte e da escrita: Mesopotâmia e a escrita cuneiforme. Egito e os Hieróglifos. China, pictogramas e ideogramas, as artes do traço.
2. Os suportes primitivos: do tablete de barro ao livro. A Rota do papel. Dos manuscritos à impressão. O papel da gravura: xilogravura, metal e litogravura. A editoração e a tipografia. Os grandes editores do final do século XIX. Jornais, affiches e livros.
3. A escrita e o judaísmo. Os livros no livro. Comentários e interpretações. Um tempo dinâmico: o tempo do conto. Sistemas de interpretação talmúdica. A palavra plural. Aspectos filosóficos e poéticos, o livro ‘avenir’: Jacques Derrida e Edmond Jabès.
4. A escrita e a arte islâmicas, uma memória tatuada. Caligrafia e seus aspectos filosóficos. Ponto, linha e ritmo. A importância da margem: um texto fora da lei do texto. A caligrafia islâmica na arquitetura: arabesco e mosaico.
5. Século XX: os movimentos de vanguarda: o Cubismo, o Construtivismo e o Futurismo. O ‘avant-guerre’. As palavras em liberdade. Os manifestos.
6. O movimento Futurista: as colagens, as assemblages, as construções e as montagens. Mallarmé: o livro total e o verso livre. Tipografia e espaçamento. Apollinaire e os caligramas. Poesia concreta. Ezra Pound, Fenollosa e o caractere chinês.
7. Os livros verbo/visuais. A Prosa do Transiberiano. Marcel Duchamp. Kurt Schwitters e a Merzbau. Poetas e pintores, um diálogo. A vanguarda russa. Os grandes editores do século XX, seus artistas, seus livros.
8. As forças escriturais: Paul Klee, Pierre Alechinsky e o grupo Cobra. Antoni Tapiés, Cy Twombly, Lúcio Fontana, Mira Schendel, etc.
O nosso momento Futurista: as colagens e a pós-modernidade.
‘Earth-Works/ Earth-Words’, Robert Smithson, Christo, Richard Long.
O Singular/Plural, Jean-Luc Nancy.
Marcel Broothaers, William Kentridge, Rosalind Krauss, Oliver Gau, Silviano Santiago.
Inscrição
Inscreva-se através do e-mail: cursos@mube.art.br
Informe: Nome completo, RG, e-mail, telefone para contato, nome do curso e como soube do curso.
Para mais informações, entrar em contato através do telefone: 11 2594-2601 ramal 12
Fonte: MuBe

AJA artes visuais recebe inscrições para cursos do segundo semestre - SP

AJA artes visuais recebe inscrições para cursos do segundo semestre

A AJA_artes visuais recebe inscrições para cursos de artes a ser ministrados no segundo semestre. Entre as atividades estão iniação à gravura em metal, gráfica e intervenção urbana e desenho. As aulas ocorrem no período noturno e visam desenvolver projetos individuais dos participantes, com orientação dos artistas Adalgisa Campos Paulo Matheus Giavarotti e Camillo Penna. Confira a programação: | Segundas-feiras, das 19h às 21h30 - Iniciação à gravura em metal, com Paulo Camillo Penna. A partir de 15 anos. Valor do módulo (12 encontros): R$ 900, ou 3 x R$ 300. À vista com 10% de desconto.Inscrições: paulocpenna@gmail.com . - Quartas-feiras, das19h30 às 22h - Gráfica e intervenção urbana, com Matheus Giavarotti. A partir de 15 anos. Valor do módulo (12 encontros): R$ 900, ou 3 x R$ 300. Taxa de material básico: R$25,00. Inscrições:matheusgiavarotti@gmail.com Quinta-feira, das 19h às 21h30 – Desenho, com Adalgisa Campos Adulto. Valor do módulo (12 encontros): R$ 900, ou 3 x R$ 300. Taxa de material básico: R$25,00. Inscrições: adalgisa_c@yahoo.com.br . | AJA_artes visuais Vila Anglo Brasileira: r. Mundo Novo, 1, próximo ao metrô Vila Madalena. ajaartesvisuais.wordpress.com

Fonte: Mapa das Artes

Oficinas Culturais abrem as inscrições para o 3º trimestre do ano - SP

Oficinas Culturais abrem as inscrições para o 3º trimestre do ano
No dia 15 de julho, as 22 unidades das Oficinas Culturais abrem as inscrições para programação do terceiro trimestre de 2014 em todo o Estado de São Paulo. Serão oferecidas 21.064 vagas para 528 atividades que incluem oficinas, palestras, shows, entre outras. A programação completa de todas as unidades está disponível na aba "Programação" neste site. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas em cada unidade. 
Destaques da programação do terceiro trimestre de 2014
Na Capital, um dos destaques da Oficina Cultural Oswald de Andrade é a temporada do premiado espetáculo Cais ou da Indiferença das Embarcaçõe (foto), que ficará em cartaz até 11 de agosto. Outro destaque da unidade é o Programa de Residência Artística: TeatroSOLO, coordenado pelo artista interdisciplinar argentino Matías Umpierrez, que acontece de 15 de agosto a 20 de setembro. Este projeto reúne intervenções teatrais desenvolvidas em locais específicos da cidade, construídas para serem assistidas por um espectador por vez.
Dentre as muitas atividades teatrais da Oficina Cultural Mazzaropi está a Oficina de Clown, coordenada pela diretora Soledad Yunge, que acontece de 6 de agosto a 24 de setembro. A atividade tem por objetivo oferecer um aprofundamento na linguagem do palhaço. Na Oficina da Palavra Casa Mário de Andrade, o dramaturgo, roteirista, diretor de teatro e curador de festivais Aimar Labaki ministrará o curso Teledramaturgia Brasileira – História e Prática, de 4 a 25 de agosto.
No Interior, a Oficina Cultural Grande Otelo, de Sorocaba, promove a partir de 31 de julho o projeto Pra não dizer que não falei das Flores... A extensa programação do projeto pretende discutir o período da Ditadura Civil-Militar brasileira com atividades nas áreas de cinema, artes visuais, teatro, música, artes plásticas, fotografia e performance.
Entre os destaques da programação da Oficina Cultural Carlos Gomes, de Limeira, está a Oficina de Criação, Desenvolvimento e Publicação de um Livro, coordenada pelo escritor Luiz Biajoni de 6 a 27 de setembro. A oficina tem por finalidade dar uma noção prática ao público sobre como funciona o nascimento de um livro, da ideia inicial até a formatação e publicação.
A Oficina Cultural Altino Bondesan, de São José dos Campos, promove de 13 a 27 de setembro os Encontro de Arte-Educação, Música e Audiovisual, com o multi-instrumentista, historiador e documentarista Carlinhos Antunes. Será uma série de três workshops com foco em arte-educação, conduzidos por Antunes que, em 2007, realizou, com Márcio Werneck, os documentários “Sete Dias em Burkina” e “Barka”, sobre a música e a educação em Burkina Faso, na África.
Sobre as Oficinas Culturais
Das 22 Oficinas Culturais, sete estão instaladas na capital (Bom Retiro, Brás, Barra Funda, Itaquera, Cohab Taipas e São Miguel Paulista) e 15 no interior (Araçatuba, Araraquara, Bauru, Campinas, Iguape, Limeira, Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba). Além da Oficina Cultural Metropolitana, que atua de maneira itinerante e simultânea nos municípios de Região Metropolitana do Estado.
Em cada unidade são realizadas atividades gratuitas de formação, como oficinas práticas, cursos teóricos, palestras e seminários, e também, ações de difusão cultural, como espetáculos de teatro, de dança, de circo, de música; mostras de artes visuais, de cinema, de vídeo e de fotografia, entre outras.

Para conferir toda a programação ofertada, acesse o site das Oficinas Culturais. Atente-se às especificações de cada atividade na hora de fazer sua inscrição! As vagas são limitadas.

MAC realiza oficina sobre tecido nas artes visuais a partir de exposição - SP

MAC realiza oficina sobre tecido nas artes visuais a partir de exposição

De 15 a 18 de julho, das 14 às 16h30 o Museu de Arte Contemporânea (MAC) USP realiza o evento Pinturas Macias, que integra a programação do projeto “Arte Mais Perto”, encontros de formação continuada de educadores, com atividades práticas, reflexivas e leituras de obras das exposições em cartaz no MAC.

Nesta edição, a série de quatro encontros será composta por oficina sobre tecido nas artes visuais a partir de visita às obras de Leda Catunda, presentes na exposição Pintura como meio: 30 anos depois, no MAC Ibirapuera.

Voltados para professores, educadores e alunos de licenciatura, os encontros dispõem de 16 vagas. As inscrições são gratuitas e devem ser feita pelo email edumac@usp.br ou pelo telefone (11) 2648-0258.

Exposição ​”Pintura como meio: 30 anos depois” é ponto de partida dos encontros do “Arte Mais Perto”.

Data     15/07/14 - 18/07/14 | 14:00 - 16:30
Tipo de Evento Cultura e artes
E-mail   edumac@usp.br
Telefone           (11) 2648-0258

Investimento     Evento Gratuito
Inscrição          Inscrição Prévia Obrigatória07/07/2014 - 15/07/2014Pelo email edumac@usp.br ou telefone (11) 2648-0258.

Local    Capital - MAC - Museu de Arte Contemporânea (Ibirapuera) 
Endereço         Pavilhão Ciccillo Matarazzo, 3° piso - Parque Ibirapuera CEP; 04094-000 - São Paulo - SP

Importante        As informações foram checadas na data de sua publicação, mas pode haver alterações ou cancelamentos. Recomendamos entrar em contato com a organização do evento para confirmação.

filosofia para princesas - Guillermo Kuitca - Pinacoteca do Estado de São Paulo - SP

quarta-feira, 9 de julho de 2014

André Douek - Imersão em Fotografia - São Bento do Sapucaí/SP

Imersão em Fotografia - São Bento do Sapucaí/SP



Sobre o curso


"Um trabalho de fotojornalismo deve contar uma história a partir de um equilíbrio entre três componentes indissociáveis: ações, retratos e paisagens. Construído como um filme, cada imagem corresponde a uma cena. O fotojornalista é o diretor"
[Trecho adaptado de FLILET, Patrick; MORVAN, Yan. Photojournalisme - Le Guide. Edition CFD. 1995. P. 91].

Unindo teoria e prática, o curso pretende desenvolver o olhar do fotógrafo para os principais elementos da fotografia documental: paisagens, retratos e ações.


 

Sobre André Douek


André Douek é Graduado em Pintura pela Faculdade Belas Artes (2001) e Especialista em Fotografia pela Faculdade SENAC de Comunicação e Artes (2005). Atualmente, é Coordenador da Supervisão de Pesquisa e Difusão do Arquivo Histórico de São Paulo da Secretaria Municipal de Cultura. Desde 1996, organiza saídas fotográficas para documentar locais e eventos interessantes da cidade de São Paulo. Deu aula de fotografia em diversas instituições de ensino superior e, de 1985 a 1990, trabalhou como fotojornalista no jornal O Estado de S. Paulo.
 

Sobre a cidade


São Bento do Sapucaí, a 185 km de São Paulo, é uma estância climática de natureza exuberante localizada nos contrafortes da Mantiqueira, compondo o Vale do Paraíba. Com uma área total de 279 km², a cidade está no Cone Leste Paulista, próxima dos municípios de Campos do Jordão, Santo Antônio do Pinhal e do sul de Minas Gerais.
Fundada no dia 16 de agosto de 1828, São Bento do Sapucaí possui uma topografia montanhosa e com farta vegetação. O centro da cidade tem ruas e praças agradáveis, restaurantes, lojas de artesanato e pessoas muito hospitaleiras. 


Programação


15 de Agosto – Sexta-Feira
20h30 às 22h00 | Boas-vindas e Apresentação do programa

16 de Agosto – Sábado
07h00 às 09h00 | Café da manhã
09h00 às 12h00 | Fotografando Paisagens: Teoria e Prática
12h00 às 14h00 | Almoço
14h00 às 15h30 | Análise das imagens
15h30 às 18h30 | Fotografando Retratos: Teoria e Prática
18h30 às 20h30 | Jantar (não incluso no pacote)
20h30 às 22h00 | Análise das imagens

17 de Agosto – Domingo
07h00 às 09h00 | Café da manhã
09h00 às 12h00 | Fotografando Ações: Teoria e Prática
12h00 às 14h00 | Almoço
14h00 às 15h30 | Análise das imagens
15h30 às 17h00 | Avaliação e Encerramento
 
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