concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)
http://maregina-arte.blogspot.com/
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)
http://maregina-arte.blogspot.com/
quinta-feira, 28 de junho de 2012
terça-feira, 26 de junho de 2012
Da Anestesia ao Engajamento - Ana Maria Tavares e Graziela Kunsch
28JUN
Cafeteria
20h30
Da Anestesia ao Engajamento
Com/ Ana Maria Tavares e Graziela Kunsch
Para este encontro convidamos duas artistas cujas poéticas acionam questões que tangenciam, de maneira muito particular, alguns tópicos presentes na série “Visões de Guerra”, de Lasar Segall: Ana Maria Tavares parte de um universo de situações e experiências contemporâneas para nos falar de estados de anestesiamento e alienação, enquanto Graziela Kunsch explora em seus vídeos, situações de engajamento social.
Serviço
Data/ 28/06
Horário/ 20h30
Idade/ a partir de 18 anos
Local/ Cafeteria
Capacidade/ 80 pessoas
Duração/ 90 minutos
Bilheteria/ abre uma hora antes de cada atividade, retirada de até dois ingressos por pessoa, sujeito a lotação do espaço
Horário/ 20h30
Idade/ a partir de 18 anos
Local/ Cafeteria
Capacidade/ 80 pessoas
Duração/ 90 minutos
Bilheteria/ abre uma hora antes de cada atividade, retirada de até dois ingressos por pessoa, sujeito a lotação do espaço
curso- maquete física
Informações sobre o curso:
Ø
Início Previsto – 14/08 a
04/12/2012 – 3ª feira das 14h às 18h
Ø
Carga horária – 60 horas
Investimento
Ø
Público Externo – 5 parcelas de R$ 300,00
Ø
Comunidade Faapiana – 5 parcelas de R$ 270,00
Forma de Pagamento
Parcelado
Ø
Cheque pré ou cartão de crédito
Matrícula pela internet: Caso a forma de pagamento escolhida seja cartão
de crédito, a matrícula pode ser realizada através do site (clique
aqui). Selecionando a “Turma” e clicando em “Inscreva-se”, basta seguir
o passo-a-passo para receber a confirmação da matrícula por e-mail.
Documentos Necessários para matrícula
- 1 foto 3x4
- Cópia do RG e
CPF
- Cópia do
Comprovante de Residência
O
início das aulas está sujeito a um número mínimo de alunos matriculados
Local do curso e endereço para efetivar a sua matrícula
Ø FAAP Núcleo de Cultura |
Campus FAAP São Paulo – Sede
Rua Alagoas, 903 – Prédio 1,
subsolo
Higienópolis – São Paulo/SP
Caso não possa comparecer nesse horário envie um e-mail para nucleocultura@faap.br
Canais de Atendimento
Ø
Telefone – (11) 3662-7034
Horário de Atendimento
Ø
Presencial – de segunda à quinta-feira das 10h às 22h; sexta-feira
das 10h às 19h; e sábados das 8h às 12h.
Ø
Telefônico – de segunda à sexta-feira das 8h00 às 20h00.
Desde já expressamos que será um
prazer ter você conosco!
Atenciosamente,
FAAP Núcleo de Cultura
DETALHES SOBRE O CURSO
Professor:
|
Ricardo
Salvador
Formado pela FAAP no curso de Desenho Industrial em 1997.
Pós-Graduado em Design de Interiores pela FAAP em 2011. Leciona na FAAP, nos
cursos de Arquitetura e Desenho Industrial desde 2006, e lecionou no Istituto
Europeo di Design no ano de 2008.Trabalha na área de maquetes, modelos e protótipos, desde 1997, realizando maquetes de stands para feiras e eventos e modelos de displays para o ponto de vendas. Como designer trabalhou na criação de comunicação visual e displays para PDV e também na criação de troféus. Participou de trabalhos premiados com o prêmio POPAI e também como orientador de alunos em diversos concursos. |
Objetivo:
|
Este curso visa oferecer conhecimento e resolver de forma
técnica e prática os problemas de representação tridimensional, utilizando a
maquete física como instrumento de apoio ao projeto, como instrumento para
apresentação final. |
Programa:
|
- Desenvolver nos alunos a capacidade de confeccionar objetos,
a partir de propostas temáticas e conceituais através de pesquisas de
diferentes materiais como: isopor, papelão, madeira, plásticos diversos,
metais diversos, e materiais de acabamento (tintas e vernizes). Os trabalhos
serão apresentados em forma de maquetes confeccionadas em nossas oficinas.
Para isto o aluno terá treinamento nas oficinas de madeira e metal, dentro
das normas de segurança. - Desenvolver no aluno o interesse pelos processos de fabricação - Juntamente com a construção da maquete em escala, o aluno entregará um descritivo dos processos e materiais utilizados na construção de sua maquete. Os modelos que envolverem algum tipo de mecanismo manual ou elétrico serão estudados quanto à possibilidade de funcionamento. |
Metodologia:
|
O aluno é levado a ingressar no universo das oficinas, onde
realizará, de forma prática e objetiva seus projetos durante o semestre.
Receberá noções de marcenaria, metalurgia, cerâmica e modelagem. Terá 100% de
aulas práticas, onde aprenderá a utilizar maquinários específicos dentro de
normas rígidas de segurança. Deverá ao final de cada bimestre entregar um
trabalho volumétrico realizado nas oficinas da instituição, sob a observação
atenta do professor e dos técnicos das oficinas |
Público Alvo:
|
O curso é voltado para os profissionais e estudantes das áreas
de arquitetura, design de produto, design de interiores e demais pessoas com
interesse em adquirir conhecimento nesta área. |
segunda-feira, 25 de junho de 2012
projeto Volante - vídeo
video do Projeto Volante e
apresentação do conjunto completo de volantes da edição Brasil/Canadá
Waldir Bronson - curta metragem
Para quem gosta de cinema e principalmente Animação
Curta Metragem do Artista Plástico
WALDIR BRONSON
domingo, 24 de junho de 2012
aquarela para iniciantes e criatividade, desenho e pintura sobre papel - cursos de férias na Belas Artes
Meus caros amigos,
Tenho a satisfação
de comunicar que estarei realizando dois novos cursos na Belas Artes.
Este é o link do
curso de Criatividade, desenho e pintura sobre papel: http://bit.ly/KMK148
Carga horária: 30 horas- Dias da semana: segunda a sexta
- Período: de 30 de julho a 10 de agosto de 2012
- Horário: das 19 às 22 horas
Promover o desenvolvimento do aluno na linguagem da Aquarela através da aprendizagem datécnica e seus procedimentos, tais como: expressão e representação de ideias, reconhecimentoe diferenciação da técnica, estímulo à pesquisa, experimentação e representação de ideias pormeio da variedade de materiais naturais e manufaturados, produzindo trabalhos individuais egrupais. Incentivar o ensino desta técnica propondo uma sequência de estudos e atividadesreferentes às dimensões imaginativas, expressivas, representacionais e comunicacionais,sugerindo futuros encaminhamentos, inclusive de cursos escolares para crianças, onde se possapensar e praticar a formação artística e estética dos jovens.
O curso será aberto à participação de pessoas que tenham gosto ou aptidão para o desenho oupintura, artistas plásticos, estudantes de artes e interessados de um modo geral. O curso não éaconselhável para menores de 16 anos.
A importância do esboço, noções de composição e equilíbrio do plano pictórico; principaismétodos de pintura em aquarela, conhecidos por “SECO” e “ÚMIDO”; estudo das cores, coresprimárias, secundárias e complementares, sombras, claro-escuro, preparo das tintas,compatibilidade de pigmentos; formas de aplicação em lavados planos, lavados graduais esobreposição de cores; o papel como suporte, tipos de papel, conservação, apresentação;introdução à História da Arte, a presença da aquarela nos diferentes períodos, estilos emovimentos
Este outro é do
curso de férias sobre aquarela para iniciantes: http://bit.ly/dYHrwZ
Carga horária: 18 horas- Dias da semana: segunda, quarta e sexta
- Período: de 16 a 27 de julho de 2012
- Horário: das 19 às 22 horas
Promover o desenvolvimento do aluno nas mais variadas linguagens através da aprendizagemtécnica e seus procedimentos, tais como: expressão, representação de ideias, reconhecimento ediferenciação entre técnicas, estímulo à pesquisa, experimentação e representação de ideias pormeio da variedade de materiais naturais e manufaturados, produzindo trabalhos individuais egrupais.
Incentivar o ensino da arte do desenho, propondo uma sequência de estudos e atividadesreferentes às dimensões imaginativas, expressivas, representacionais e comunicacionais, ondese possa pensar e praticar a formação artística e estética dos participantes. Oferecer subsídiosvoltados para a formação artística e estética dos alunos, desvelando-lhes o sentido e aparticipação como cidadãos na sociedade em que vivem.
Incentivar o ensino da arte do desenho, propondo uma sequência de estudos e atividadesreferentes às dimensões imaginativas, expressivas, representacionais e comunicacionais, ondese possa pensar e praticar a formação artística e estética dos participantes. Oferecer subsídiosvoltados para a formação artística e estética dos alunos, desvelando-lhes o sentido e aparticipação como cidadãos na sociedade em que vivem.
O curso será aberto à participação de pessoas que tenham gosto ou aptidão para o desenho oupintura, arte-educadores, artistas plásticos, estudantes de artes e interessados de um modogeral. Para o presente curso não será obrigatório conhecimento prévio sobre produção demateriais artísticos.
Serão abordadas as características técnicas, práticas e teóricas de produção de desenho epintura sobre papel através de métodos secos e úmidos, tais como lápis, carvão, minascoloridas, pastel seco, aquarela e têmpera, entre outros. Serão revelados os principaisprocedimentos que cada aluno desenvolverá sob orientação durante o aprendizado:
• Representação e comunicação das formas visuais, concretizando as próprias intenções e oaprimoramento técnico e artístico, introdução às técnicas básicas de construção de desenho,como usar o lápis, efeitos de linha e sombra, como criar texturas, esfumaçados, etc., visando odesenvolvimento da capacidade de cada indivíduo, bem como a familiarização com os materiaispróprios ao meio.
• A importância do esboço, noções de perspectiva, noções de escala, noções de composição eequilíbrio do plano pictórico.
• Experimentação, investigação e utilização de materiais convencionais e não convencionais, naturais e manufaturados para a realização de trabalhos.
• Valorização do papel como suporte, sua história e propriedades, tipos de papel, preservação, etc.
• Reflexão sobre a presença dos métodos empregados na contemporaneidade.
• Formas de aplicação, lavados planos, lavados graduais, sobreposição de cores, pintura e polimento com lápis de cor e aquareláveis, pastéis secos, etc.
• Estímulo à criatividade, introdução das técnicas mistas, têmpera, carvão, tinta da China, bico de pena, colagens, etc.
• Formas de aplicação em diversos tipos de suporte, preparo, divulgação por meio de processos dialógicos, apresentação de trabalhos.
• Estimular a criatividade, desmistificando o conceito de arte contemporânea.
• Representação e comunicação das formas visuais, concretizando as próprias intenções e oaprimoramento técnico e artístico, introdução às técnicas básicas de construção de desenho,como usar o lápis, efeitos de linha e sombra, como criar texturas, esfumaçados, etc., visando odesenvolvimento da capacidade de cada indivíduo, bem como a familiarização com os materiaispróprios ao meio.
• A importância do esboço, noções de perspectiva, noções de escala, noções de composição eequilíbrio do plano pictórico.
• Experimentação, investigação e utilização de materiais convencionais e não convencionais, naturais e manufaturados para a realização de trabalhos.
• Valorização do papel como suporte, sua história e propriedades, tipos de papel, preservação, etc.
• Reflexão sobre a presença dos métodos empregados na contemporaneidade.
• Formas de aplicação, lavados planos, lavados graduais, sobreposição de cores, pintura e polimento com lápis de cor e aquareláveis, pastéis secos, etc.
• Estímulo à criatividade, introdução das técnicas mistas, têmpera, carvão, tinta da China, bico de pena, colagens, etc.
• Formas de aplicação em diversos tipos de suporte, preparo, divulgação por meio de processos dialógicos, apresentação de trabalhos.
• Estimular a criatividade, desmistificando o conceito de arte contemporânea.
Além de dividir
minha alegria com vocês, conto com a colaboração de todos na divulgação dos
mesmos.
Muito obrigado e
tenham um ótimo final de semana!
Luís Castañón
Artista Plástico
Luís Castañón
Luís Castañón expõe no Brasil e no exterior desde 1981. Em seus trabalhos, o artista utiliza ageometria informal como linguagem, em composições que remetem a arquétipos universais. Suasobras estão incluídas em várias publicações nacionais e estrangeiras, tais como: Art Trade International, editada em Portugal; Livro de História da 5ª série do Ensino Fundamental editadopela CISBRASIL; Dicionário de Artes Plásticas Brasil de Júlio Louzada, Anuário de Artes PlásticasConsulte Vol III, entre outras. Castañón é artista plástico e arte-educador, com vários cursos deespecialização. Foi professor da Faculdade Montessori de Educação e Cultura no curso delicenciatura em artes-visuais, e do Curso de extensão do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo ministrando aulas sobre técnica de pintura em aquarela. Em seu currículo, consta aparticipação em palestras e mesas redondas, além de cursos e workshops em Instituiçõespúblicas e privadas, tais como: Centro Cultural São Paulo, Espaço Cultural da Fundação Japão, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, Museu de Arte Moderna - MAC de Americana,Núcleo de Aquarelistas da Faculdade Santa Marcelina, Oficinas de Criatividade do SESC-Pompéiae Oficina Cultural Oswald de Andrade, entre outros. Tem participado ativamente como membrode júri em eventos oficiais, a exemplo do XII Salão Paulista de Arte Contemporânea, PrêmioEstímulo Nelson Seixas de São José do Rio Preto, IV Salão de Artes-Visuais de Guarulhos, entreoutros. É também autor de artigos sobre Arte.
www.luiscastanon.com.br
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