concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

#ImmaterialGallery

#ImmaterialGallery, convocatória internacional dirigida a artistas visuais

O The Art Boulevard e o People Art Factory unem-se para lançar a #ImmaterialGallery, uma convocatória destinada a selecionar os melhores projetos expositivos realizados através da ferramenta inovadora da People Art Factory (PAF), criada para desenhar e difundir exposições de arte num ambiente digital.

 

A plataforma PAF permite, a um artista ou ao comissário de uma exposição, o desenvolvimento de um discurso expositivo muito mais pessoal e elaborado do que a simples exposição de obras através de uma lista ou um carrossel de imagens. Quando terminadas, as exposições podem ser visitadas pelo público através de uma hiperligação ou como um objeto incorporado, em qualquer página web.
 
Agora, para além disso, podes inserir e promover as tuas exposições públicas na People Art Factory a partir das tuas galerias inseridas no The Art Boulevard, por um simples processo de vinculação entre ambas as plataformas.
 
#ImmaterialGallery pretende dar visibilidade e legitimidade às obras e práticas dos artistas participantes e, em especial, aos vencedores de três categorias: Melhor Obra, Melhor Discurso Expositivo e Prémio Especial do Público.
 
Através desta convocatória aberta para artistas visuais de todo o mundo e de todos os meios – pintura, escultura, ilustração, fotografia, performance, etc. – a abrirem os seus perfis nas plataformas The Art Boulevard(http://www.theartboulevard.org) e People Art Factory (http://www.peopleartfactory.com) e criarem, no mínimo, uma galeria virtual através da ferramenta da PAF com imagens, textos, vídeos ou o que desejarem.
 
Ao publicarem na plataforma PAF com a hastag #ImmaterialGallery,  as galerias dos nossos utilizadores passam a ser objeto de estudo e de seleção pelo júri do programa. No caso de serem selecionados, os artistas são contactados pela equipa da coordenação da convocatória.
 
 
 
 
Bases da convocatória #ImmaterialGallery
 
Objetivo da convocatória
Dar visibilidade e legitimidade às obras e práticas dos artistas registados nos portais The Art Boulevard(http://www.theartboulevard.org) e People Art Factory (http://www.peopleartfactory.com) que decidam mostrar as suas obras através desta última plataforma mencionada.
 
Participantes
Artistas e criadores visuais de todas as áreas: pintura, escultura, fotografia, vídeo, instalação, performance, net.art, ilustração, etc.
Não há restrições por idade ou nacionalidade.
Todos os participantes que publiquem uma primeira galeria dentro desta convocatória desfrutam de uma subscrição Premium na plataforma PAF até 15 de janeiro de 2015, para apresentarem as suas propostas como desejam de forma totalmente gratuita.
 
Área temática
Livre
 
Como participar
Para participarem nesta convocatória, os artistas interessados devem abrir os seus perfis no The Art Boulevard e naPeople Art Factory e publicar, no mínimo, uma galeria virtual com a hastag #ImmaterialGallery, nesta última plataforma com imagens, textos, arquivos sonoros, vídeos, entre todos, os que desejarem.
 
Data limite
Convocatória aberta até 15 de janeiro
 
Critérios de seleção
Os membros do júri têm em conta critérios como técnica, mensagem, narração, pós-produção, pertinência, discurso expositivo, etc. 
 
Processo de seleção
Vai estar a cargo de um júri composto pela equipa de coordenação da convocatória, composto por membros do The Art Boulevard, People Art Factory e personalidades de referência do mundo da arte.
 
Comunicação das seleções
A equipa de coordenação do TAB e PAF encarregar-se-á de comunicar pessoalmente os artistas por via e-mail ou telefone.
 
Categorias
Melhor Obra: o júri vai premiar a melhor obra exposta através da plataforma People Art Factory, independentemente da qualidade da galeria virtual. Critérios como a técnica, mensagem, narração, pós-produção, pertinência e vão ser tidos em conta.
 
Melhor Discurso Expositivo: o júri vai valorizar, também a qualidade das obras expostas, a integração num discurso expositivo de que se pode tirar proveito na ferramenta digital fornecida pela People Art Factory.
 
Prémio Especial do Público: será entregue ao trabalho com maior número de visitas do público e de outros membros da comunidade da People Art Factory.
 
Prémios
Os vencedores das três categorias recebem como prémio:
1. Uma subscrição anual Premium em People Art Factory (no valor de 90 euros + IVA);
2. Inclusão das propostas vencedoras no projeto #ExposicionesTAB do The Art Boulevard, uma das principais plataformas de difusão de arte no espaço cultural iberoamericano;
3. Difusão de uma galeria através das plataformas People Art Factory e The Art Boulevard;
4. Entrevista para o The Art Boulevard
 
Nota final
A participação nesta convocatória supõe a aceitação destas bases. À organização reserva-se o direito de adaptação a qualquer situação imprevista, tal como a utilização de imagens publicadas pelos utilizadores no nosso website para a divulgação da obra e da presente convocatória.
Os interessados podem fazer chegar as suas dúvidas e sugestões sobre a presente convocatória através do seguinte e-mail:dcasasdtysc@gmail.com.
 
Sobre #ImmaterialGallery
O projeto #ImmaterialGallery é uma iniciativa da People Art Factory, plataforma web que te permite criar de forma gratuita as tuas próprias exposições de arte e difundi-las através da Internet e da rede de oportunidades artísticas The Art Boulevard. Este projeto é parte da integração ligeira entre ambas as plataformas para difundir, em conjunto, as obras de arte dos utilizadores.
 
Sobre o The Art Boulevard
The Art Boulevard faz parte do projeto Convivir en el Arte, cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, no Programa de Cooperação Transfronteiriço Espanha-Portugal. Os seus promotores são a Fundação Antonio Gala (Córdoba), a Universidade de Salamanca e a Câmara Municipal de Serpa (Portugal). As instituições colaboradoras são a Fundação Robinson (Portalegre, Portugal), a Fundação Eugénio de Almeida (Évora, Portugal), o Centro de Estudos Ibéricos (Guarda, Portugal) e Musibéria (Serpa, Portugal).
 
Para mais informações, escreve a dcasasdtysc@gmail.com.

fonte:http://theartboulevard.org/pt/lab/interesting/post/17716/immaterialgallery-convocat%C3%B3ria-internacional-dirigida-artistas-visuais

MATRIZ - encontro de grafias femininas


quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

São Caetano do Sul cadastra projetos artísticos - SP


A Secretaria Municipal de Cultura de São Caetano do Sul (SP), por meio do Departamento de Cultura e da Coordenadoria Municipal da Juventude (Comjuv) recebe até o dia 3 de fevereiro credenciamento de projetos e espetáculos artísticos, arte-educadores, artistas e oficineiros para as Ações Culturais e Artísticas 2015.
Entre as áreas, segmentos ou temas que devem ser abordados estão: arte pública e cultura urbana; Artes cênicas (circo, dança, teatro e ópera); Artes visuais (desenho, pintura, escultura, gravura, fotografia, grafite, instalação); Artesanato; Audiovisual (cinema, vídeo, vídeo-arte); Formação cultural (movimento amador, formação artística e formação cultural, formação de públicos culturais e a formação de usuários de bens culturais); Festas populares; Livro, leitura e literatura; Performance e outras manifestações transversais; Pesquisa em cultura; e Tradições culturais.
Os interessados precisam ter registro profissional, licenciatura ou experiência comprovada na área para a qual se inscrever.
As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, na sede da Secretaria (Avenida Goiás, 600 – 4° andar – Bairro Santo Antonio). Mais informações e toda a documentação exigida constam no edital de credenciamento, no site da Secretaria de Cultura de São Caetano do Sul.

Fonte: Cultura e Mercado

Abertas as inscrições para o VAI 2015 - SP


Até o dia 3 de fevereiro estarão abertas inscrições para o Programa de Valorização de Iniciativas Culturais da Prefeitura de São Paulo (VAI).
O edital reúne as modalidades I e II: Edital 2015 e Investimento ano a ano. Projetos inscritos na modalidade I podem solicitar até R$ 32 mil e projetos inscritos na modalidade II até R$ 64 mil.
Os proponentes devem ser maiores de 18 anos e comprovadamente estarem domiciliados em São Paulo por, no mínimo, dois anos. Cada proponente ou grupo poderá ter somente um projeto selecionado.
As ações culturais inscritas podem contemplar criação, produção, fruição e difusão e expressões artísticas e culturais, como: música, artes visuais, artes plásticas, audiovisual, performance, teatro, dança, moda, circo, hip hop, shows, literatura, poesia, artesanato, culturas tradicionais, culturas populares, interlinguagens, cultura digital, comunicação, cultura LGBT; entre outras.
As inscrições poderão ser realizadas na sede da Secretaria Municipal de Cultura e também em outros 10 espaços localizados em todas as regiões da cidade, como centros culturais, CEUs e Casas da Cultura.
Clique aqui para mais informações.

Fonte: Cultura e Mercado

Abertas inscrições para ocupação do Espaço Furnas Cultural

Abertas inscrições para ocupação do Espaço Furnas Cultural

Estão abertas até 20 de janeiro as inscrições para o Edital de Ocupação dos Ambientes do Espaço Furnas Cultural 2014/2015.
Serão selecionados projetos culturais destinados à ocupação dos ambientes do Espaço Furnas Cultural, localizado em Botafogo, na cidade do Rio de Janeiro.
A Furnas Centrais Elétricas disponibilizará um investimento de R$ 1,3 milhão de recursos próprios, para projetos apresentados nas seguintes áreas artísticas: Artes Visuais (Exposição); Artes Cênicas (Dança ou Teatro); e Música (Erudita ou Popular).
Clique aqui para acessar o regulamento e formulário para inscrição

Fonte: Cultura e Mercado

Inscrições no Museu de Arte seguem até 20 de janeiro em Campo Grande - MDS

Inscrições no Museu de Arte seguem até 20 de janeiro em Campo Grande

Exposições Temporárias 2015 incentivam pesquisa contemporânea.
Comissão Curatorial fará avaliação dos portfólios, de acordo com edital.

As inscrições para as Exposições Temporárias de 2015 do Museu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul (Marco) podem ser feitas até o dia 20 de janeiro. O edital com o regulamento de seleção está disponível na sede do Marco e na página da Fundação de Cultural.

Para se inscrever, os artistas devem enviar portfólios e fichas de inscrição preenchidas via Correios ou entregar pessoalmente no Museu, de terça a sexta-feira, das 13h às 17h (de MS). Os portfólios não deverão exceder o formato A3 (29,7cm x 42cm). Uma Comissão Curatorial do Marco fará as avaliações dos portfólios, obedecendo às regras estabelecidas no edital.

De acordo com a comissão, não serão aceitas obras que estiveram em CD-ROM ou similares. O material especificado deve estar em envelope em embalagem lacrada com o nome do artista e encaminhado ao Marco.

Programa
O objetivo das Exposições Temporárias é incentivar a pesquisa contemporânea em artes visuais, com intenção de torná-las acessíveis à população, além de apresentar novas trajetórias artísticas.

O museu tem quatro salas para exposições temporárias de divulgação dos trabalhos de artista contemporâneo e o reconhecimento do artista consagrado, e uma sala com exposição de longa duração de obras do seu acervo.
Serviço
Edital, ficha de inscrição, modelo de portfólio e mapa das quatro salas de exposições estão disponíveis na página eletrônica do Marco.

Outras informações sobre o Programa de Exposições 2015 podem ser obtidas no telefone (67) 3326-7449 ou por email: marco@fcms.ms.gov.br. O Marco fica na rua Antônio Maria Coelho, 6000, no Parque das Nações Indígenas.

Fonte: G1 MS - 03/01/2015

inscrições abertas de 17/12/2014 a 21/2/2015 Edital de Concurso Programa de Exposições 2015

inscrições abertas de 17/12/2014 a 21/2/2015
Edital de Concurso Programa de Exposições 2015
Durante o período de 17 de dezembro de 2014 a 21 de fevereiro de 2015, encontram-se abertas as inscrições para a licitação na modalidade concurso, objetivando a seleção de 16 projetos artísticos, nas seguintes categorias: 12 exposições individuais, uma proposta curatorial e três residências artísticas a serem realizados pelo Centro Cultural São Paulo.


Fonte: Centro Cultural São Paulo - CCSP

laboratórios multimídia de CEUs tem inscrições abertas - SP

Programa de ocupação de laboratórios multimídia de CEUs tem inscrições abertas

O Programa LabCEUs – Laboratórios de Cidades Sensitivas está com inscrições abertas para a chamada pública que irá selecionar propostas para ocupação dos espaços multimídia de dez Centros de Artes e Esportes Unificados (CEUs). Ao todo, serão oferecidas 15 bolsas, sendo dez de R$ 8 mil, para ocupações de dois meses de duração, e cinco de R$ 16 mil, para projetos a serem desenvolvidos ao longo de quatro meses, nas cinco regiões do país. O programa é realizado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), através do InCiti - Pesquisa e Inovação para as Cidades, em parceria com o Ministério da Cultura (MinC). Esta é a primeira etapa do LabCEUs, programa piloto que tem por objetivo estimular a apropriação dos CEUs para a realização de atividades de criação, pesquisa, formação, produção, difusão, circulação, memória e demais ações que proporcionem interações entre a comunidade e a cidade. Os interessados devem propor atividades que estimulem a inovação e experimentações metodológicas nas atividades de ensino, pesquisa e produção colaborativa, dialogando com pelo menos uma das quatro temáticas da Economia Criativa e Cultura Digital descritas na chamada pública. São elas: Comunicação, Interatividade, Espaços e Território e Raízes e Tradições. Podem participar da chamada pública brasileiros, maiores de 18 anos, residentes em todo território nacional. As atividades da ocupação devem ser realizadas entre março e junho de 2015 nos CEUs de Águas Lindas de Goiás (GO), Campo Largo (PR), Colatina (ES), Erechim (RS), Horizonte (CE), Luís Eduardo Magalhães (BA), Petrolina (PE), São Félix do Xingu (PA), Sertãozinho (SP) e Sete Lagoas (MG). As propostas serão avaliadas por uma comissão de seleção formada por representantes do InCiti/UFPE e do MinC, de acordo com os seguintes critérios: relevância social, conceitual e aplicabilidade no município selecionado; criatividade da proposta e viabilidade de execução; articulação e parcerias com organizações sócio-culturais do entorno dos laboratórios para o desenvolvimento das ideias e das ações propostas; experiência do proponente em projetos de conhecimento aberto, inovação social e participação cidadã; e proposta de documentação das atividades. As inscrições vão até 31/01/15 e a relação das propostas selecionadas serão divulgadas no dia 19/02/15. O regulamento, seus anexos e o formulário de inscrição estão disponíveis no http://culturadigital.br/labceus. Dúvidas podem ser esclarecidas através do email labceus@gmail.com.

Fonte: Mapa das Artes

Inscrições para edital Mais Cultura nas Universidades são prorrogadas



Os ministérios da Cultura (MinC) e da Educação (MEC) prorrogaram para 23 de março de 2015 o prazo de inscrição do edital Mais Cultura nas Universidades, que destinará R$ 20 milhões a projetos culturais de universidades federais e institutos federais de educação, ciência e tecnologia. O objetivo é desenvolver e fortalecer a arte e a cultura brasileira, com ênfase na inclusão social e no respeito e reconhecimento da diversidade cultural. Cada instituição contemplada receberá entre R$ 500 mil e R$ 1,5 milhão.
As instituições interessadas em participar do edital deverão elaborar um plano de cultura que contemple objetivos, ações e metas para um período de 12 a 24 meses. Os planos devem enquadrar-se em um dos seguintes eixos temáticos: Educação Básica; Arte, Comunicação, Cultura das Mídias e Audiovisual; Arte e Cultura Digitais; Diversidade Artístico-Cultural; Produção e Difusão das Artes e Linguagens; Economia Criativa, Empreendedorismo Artístico e Inovação Cultural; Arte e Cultura: Formação, Pesquisa, Extensão e Inovação; e Memória, Museus e Patrimônio Artístico-Cultural.
Entre as atividades que poderão ter apoio do Mais Cultura nas Universidades, estão as realizadas em escolas públicas, a criação e o fomento de rádios e tevês universitárias, a produção de festivais culturais universitários, a criação de grupos de pesquisa e de novos cursos de pós-graduação em temas ligados à cultura, a criação de museus para preservação da história das universidades e a reestruturação e compra de equipamentos para espaços de ensino e pesquisa já existentes.
Os planos de cultura inscritos serão selecionados por um comitê técnico formado por representantes da Secretaria de Políticas Culturais (SPC) do MinC, das secretarias de Educação Superior (SESu) e de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do MEC, da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

TEXTO: AsCom/MinC

Artists Across Continents - 2015



Prezado (a) Artista;
Estamos (GIGI  e HANS) organizando a 2-edição do Livro “Artists Across  Continents  “2015 onde a sua participação e suas obras de arte serão muito bem-vindas. Trata-se de uma “Edição Especial em Ingles ” onde você terá a oportunidade de mostrar o seu trabalho artístico na America Latina e  Europa.
Abaixo segue a proposta com as informações necessárias para a sua participação.Anexo documento em word para autorização.
ARTISTS ACROSS CONTINENTS  2015 - Edição Laranja Nº 02/ - 2015
INSCRIÇÕES ABERTAS:  Até  07 de Maio    de 2015
ENVIO DO MATERIAL: Até o dia 07 de Maio   de 2015
LANÇAMENTO DO LIVRO: Data  e  local  ainda  a confirmar e em  outros  Paises  que estarei agendando.

Sobre o  Artists  Across Continents [Proposta]: (Favor ler a proposta com atenção)
ArTists Across  Continents , trata-se de um Livro em capa dura e impresso em fino acabamento em papel 130 g de seda e Edição Especial  em  Ingles  no formato 21 x 29,7cm fechado 3000 cópias. Inicialmente vamos dispor de 100 vagas para artistas de toda  a America Latina   e Europa , devendo ser ampliado o numero de vagas gradativamente conforme a adesão dos artistas.

Publicaremos nesta primeira edição 3000 ( mil) exemplares, que serão enviados e distribuídos para os artistas participantes, as Galerias de Arte, Museus e Fundações de Arte do Brasil  e do Exterior  e Embaixadas  ,possibilitando uma grande visibilidade e uma maravilhosa divulgação do seu trabalho no mercado de Arte Nacional e Internacional, uma edição impressa marca e registra sua obra para sempre,e voce pode ajudar transformar sonhos  em realidade.

Editora- Renessanse Media –
Os artistas que participarem  do Book  Artists  Across Continents  2015 receberão cada 2 exemplares do Livro com as despesas de postagem  por conta dos mesmos.
Desejando obter mais exemplares os mesmos serão vendidos a parte com despesas de postagem por conta do artista.
PAGINAÇÃO PADRÃO DUPLA: (Duas páginas por artista)
Cada artista terá uma página DUPLA exclusiva no Artists  Across  Continents , primeira página contendo sua foto, e biografia  em  Inglês, e na segunda página o artista pode colocar de 4 imagens (veja exemplo das páginas em anexo).

A CONTRA  CAPA do  ARTISTS  ACROSS CONTINENTS  (veja exemplo da Capa em anexo). A cor da cap a escolhida para esse ano é a  Laranja.
Click the link below to download and open the book Artixts Across Continents. It might take some minutes.

Clique no link abaixo. Pode demorar alguns minutos para abrir.


Artists Across Continents 2014 net.PDF


Shared with Dropbox

O primeiro lançamento será aqui em        data   e mes  a confirmar   2015  e deveremos  fazer lançamentos  em outros Paises,aonde estivermos fazendo Intercambios  Culturais com Salões Premiados... a ser definido conforme a adesão dos artistas de cada cidade ou Pais. Ficando   a critério daquele que gosta de ajudar  a divulgar  a  Arte  e a Cultura.

Poderão participar artistas brasileiros e estrangeiros maiores de 18 anos residentes ou não no Brasil nas seguintes categorias; Pintura, Escultura, Desenho, Gravura, Fotografia, Mosaico, Objeto, Instalação, Cerâmica, Arte digital etc. Que tenha um trabalho com qualidade e apuro técnico.

SOBRE A INSCRIÇÃO:
Para se inscrever o artista deve preencher a Ficha de inscrição / Autorização que está em anexo, assinar e enviar por e-mail juntamente com o comprovante de pagamento a vista ou confirmação do envio dos cheques no caso de pagamento parcelado, essa é a primeira etapa, o material deve ser enviado até a data constante no topo da proposta.

MATERIAL QUE DEVE SER ENVIADO:
1- Uma foto pessoal do artista (preferência de rosto) de alta  resolução.
2- Até 4 imagens dos trabalhos, tirar a foto com maquina com alta  resolução que tenha acima de 12 megapixels, para melhor qualidade de impressão. (Enviar em JPG Formato grande)
3- Enviar somente o Titulo / Técnica de cada trabalho.
4- Dados para contato, telefones, e-mail, site ou blog.
5- Resumo Biográfico em Ingles (Até 20 linhas no Word Arial 10) ingles, ate 2500 letras em Word (contado com espaços  3200.
O material de cada participante NÃO será submetido a revisão ortográfica pelo organizador ou por alguém por ele mesmo contratado, motivo pelo qual é sugerido aos participantes providenciarem a aludida revisão.
6- Enviar todo o material para este e-mail: ateliegigi@uol.com.br-    ou  e-mail: salb2@online.no

Valor da Página:
2 – Duas Páginas Padrão (DUPLA)  Valor   600  Euro  cambio Taxa  do dia...para  Membros  e para não  membros   700  Euros...
Dar  um sinal de 100 Euro  na Inscrição..  e mais   6 parcelas   :
· 1 X 100  Euro -· 2 X  100 Euro  - 3 X 100 Euro -· 4 X 100 Euro - · 5 X 100 Euro  6  x 100  / 
Sua participação se confirma com o seu pagamento a vista ou parcelado com o envio do comprovante por e-mail, e ou os cheques pelo correio para o meu endereço abaixo.
OBS: Pagamento parcelado somente com cheques pré-datados, nominal a;

DATAS PARA PAGAMENTO: (escolha a data de sua preferência)
Dia 07 /  Dia 15 /  DEPOSITO-
Enaderges  Madalena  de Oliveira / BANCO  BRADESCO/ AGENCIA- 3191     / CONTA POUPANÇA-1001536 -7/ CPF-021-216.268-32 -     SÃO PAULO
CONTATO  da minha   irmã - Janaina  de Oliveira  -FONE 01532681591 /  ligar   a noite  pois trabalha ....  -/  BOITUVA  – S.Paulo  - Brasil.  Qualquer coisa  pode ligar  a ela  ou mandar email...jana@hergold.com.br
CONTA PARA DEPOSITO DA ENTRADA OU A VISTA:
(Obrigatório o envio por e-mail do comprovante de deposito)

ARTISTAS ESTRANGEIROS-
 (  Argentina,Dinamarca,Dubay,Espanha ,Germania ,Italia, Mexico,Norway, ......)
Pagamento feito via Western Union
Pagamento -
Artcom Expo Logistics
Boks 32   -   5293 Lonevag  - Norway
Banco:  DNB, Norway:   BIC/SWIFT: DNBANOKKXXX
IBAN-: NO68150343869  IBAN-
Encaminhe também para amigos artistas que tenham interesse em participar do livro
Contato: Norway /   Jiselda Oliveira Salbu /  TELS:0047-97907611   ou   0047-47413621
SITE: www.artcomexpo.com   ou  www.brasilartist.no  / Skype-  jiselda.oliveira7

GIGI  e HANS