concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

sábado, 21 de outubro de 2017

curso Breve Panorama da Fotografia Japonesa do Pós Guerra - Daniel Salum

Com Daniel Sam
Breve panorama da fotografia japonesa com Daniel Salum

Início dia 23 de outubro (segundas) das 17h às 19h.

3 parcelas de R$140,00

Sócios do MAM tem 20% de desconto.

Informações
5085-1314
 


Hipa . Hamdam International Photography Award

Estão abertas as inscrições para a sexta edição do Hamdam International Photography Award, que tem por objetivo inspirar talentos artísticos e intelectuais a propagar o verdadeiro espírito da fotografia e acentuar seu papel crucial na criação de cultura e visa reconhecer inovadores ao redor do mundo.
O concurso se divide em quatro categorias: The Moment (tema principal desta edição), Portfolio, Geral e Time-lapse (vídeo). Podem participar pessoas maiores de dezoito anos e de qualquer nacionalidade.Os candidatos podem submeter o máximo de uma foto para cada categoria, exceto na categoria Portfolio, onde pode enviar entre cinco a dez fotografias, não sendo permitido inscrever fotografias que já foram premiadas em outras competições. Haverá cinco vencedores em cada categoria.
CRONOGRAMA
– Inscrições: até 31 de outubro/2017, via online
– Taxa de inscrição: não
– Premiação: de $6,000 a $25,000 dólares, de acordo com a categoria e classificação.

– Regulamento + Inscrição: http://bit.ly/2ySFnj4

Editais e Afins

Edital de Ocupação da Galeria de Arte Archidy Picado 2018



Estão abertas as inscrições para o Edital de Ocupação da Galeria de Arte Archidy Picado 2018, promovido pela Secretaria de Estado da Educação da Paraíba. O objetivo é selecionar propostas de exposições visuais de quatro artistas (dois paraibanos e dois de outros estados).
Poderão participar artistas brasileiros (as) ou com residência fixa no Brasil há mais de dois anos, individualmente ou de forma coletiva. Cada participante poderá apresentar propostas em: pintura, desenho, gravura, fotografia, arte digital, vídeo, objeto, escultura, instalação e performance.
CRONOGRAMA
– Inscrições: até 29 de outubro/2017, via email
– Taxa de inscrição: não
– Premiação: R$ 3.500 para cadaartista selecionado.

– Edital + Ficha de Inscrição: http://bit.ly/2zjsuL2

sexta-feira, 20 de outubro de 2017

(Des)limite(s) livro(s) de artista(s): conversa com Francisco Maringelli

casacontemporanea
(Des)limite(s) livro(s) de artista(s): conversa com Francisco Maringelli
 
 
Durante o período da mostra, 23/set a 28/out, acontece uma série de encontros entre os artistas participantes e convidados para discutir as relações entre a produção artística usando como base de partida os elementos formais e conceituais do universo do livro.

25/10, 17h30 [quarta-feira]
Francisco Maringelli
 [artista representado pela Galeria Mezanino]
Nasceu em São Paulo, SP, em 1959. Vive e trabalha em São Paulo. Formado em Artes Plásticas pela ECA/USP e em Arquitetura pela FAU/USP, frequentou o Ateliê de Gravura do Museu Lasar Segall/SP. Com uma extensa e sofisticada pesquisa em gravura, Maringelli também produz pinturas, desenhos e esculturas. As diferentes mídias reverberam entre si, formando um universo poético particular onde o traço e o gesto do artista estão sempre presentes. A pintura apresenta características advindas da construção da gravura. E as esculturas, com tônus semelhante e expressivo, remetendo a artistas como Giacometti e Iberê Camargo, entre outros, são muitas vezes reflexos da necessidade de um objeto material de observação para produção das imagens gravadas. Recebeu a Bolsa Vitae de Artes Visuais em 1994, para a produção do projeto Grandes Formatos na Gravura em Relevo, que se tornou exposição realizada no Programa de Exposições do CCSP e no Museu da Gravura Cidade de Curitiba, PR em 1995. Suas últimas individuais foram: No Olho da Rua, Gravura Brasileira, (SP / 2010), Maringelli Percurso Gráfico, Caixa Cultural, e Um Pouco do Retrato de Todos Nós, na Oficina Cultural Oswald de Andrade, (SP, ambas em 2012). Lançou o livro Francisco Maringelli, 20º volume da Coleção Artistas da USP, (Edusp / 2012). Em 2013 participou de projeto coletivo entre artistas de Berlim e São Paulo, com exposição na Oficina Cultural Oswald de Andrade: HinundHer – Ansichten in Transit/ Aqui e Lá – Visões em Trânsito. Realizou sua primeira individual exclusivamente de pinturas, Pinturas de Ateliê: Território do Efêmero, na Galeria Mezanino em 2014. Em paralelo ao trabalho realizado em São Paulo, Maringelli desenvolve projetos no Atelier A14 (Milão) e Projeto Metropolis (Berlim). Em 2015 expõe na Galeria Mezanino, juntamente com Sergio Kal, trabalhos realizados na residência artística ocorrida em Gludsted, Dinamarca, na mostra denominada Frutos da Dinamarca. Em 2016, participa de exposição em Berlim, realiza a exposição Gravura em Ponta de Faca na Hemeroteca da Biblioteca Mario de Andrade/SP e é convidado a participar com seu trabalho de lambe-lambe na fachada da Bienal Naifs / Sesc Piracicaba.

Clique aqui e saiba mais!
 
 

3rd New York International Miniature Print Exhibition - NYC - USA




You are invited to attend the opening reception of the 3rd New York International Miniature Print Exhibition on Saturday, October 28th from 6:00pm - 9:00pm during the IFPDA Print Week in NYC. This year our juror is Jennifer Farrell, Associate Curator of Modern and Contemporary Prints and Illustrated Books at the Metropolitan Museum, New York. 

The exhibition will be on view from October 26th - November 28th. This year, over 600 prints were submitted by 235 artists from 35 different countries. 85 artists from 18 countries are represented in the final selection. All prints in the exhibition are for sale with most ranging around (or below) $100! 

"The opportunity to see the diversity of thoughts, styles, forms, and materials present in submissions drawn from around the world was inspiring, as was the consistent excellence visible within the various approaches and techniques the artists chose to engage." - Jennifer Farrell
 
  MANHATTAN GRAPHICS CENTER
  250 WEST 40 STREET, FIFTH FLOOR | NYC 10018 | 212-219-8783
 NYCulture
Manhattan Graphics Center, 250 West 40th Street, Fifth Floor, NEW YORK, NY 10018

quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Prêmio Lucas Dolega de Fotografia 2018

 

Estão abertas as inscrições para a 7ª edição do Prêmio Lucas Dolega, concurso que tem como objetivo “recompensar o fotógrafo que, por meio de seu envolvimento pessoal, envolvimento no campo, assim como a qualidade de seu trabalho, terá sido capaz de testemunhar o seu apego à liberdade de informação”.Os participantes devem apresentar um relatório fotográfico, com uma seleção de dez a vinte fotografias e um texto a respeito, sobre qualquer evento relativo à defesa da liberdade e da democracia, uma situação de conflito, um desastre natural ou de saúde e/ou suas conseqüências para as populações civis.
A cerimônia de premiação será realizada na Prefeitura de Paris em janeiro de 2018.
CRONOGRAMA
– Inscrições: até 30 de outubro/2017, via email
– Taxa de inscrição: não
– Premiação: 10 mil euros + exposição na capital francesa + publicação no álbum da Reporter Without Borders
.– Regulamento + Ficha de Inscrição: http://bit.ly/2yvOKT0

Convocatória XX Encuentros Abiertos – Festival de la Luz 2018


por Editais e Afins

Estão abertas as inscrições para a convocatória do XX Encuentros Abiertos – Festival de la Luz 2018, que vai selecionar trabalhos fotográficos para uma série de exposições que acontecerão por toda a Argentina entre agosto e setembro de 2018. Essa edição do festival tem como tema “Por la Vida”.
Podem participar fotógrafos e coletivos de qualquer nacionalidade, sem limite de quantidade de projetos. Os participantes devem enviar entre dez e quarenta fotos acompanhadas de dados pessoais, currículo e texto descritivo do trabalho.
As propostas serão avaliadas por um Comitê de Seleção composto por Elda Harrington, Silvia Mangialardi e Frank Rodick. O resultado será anunciado em março de 2018 e os trabalhos selecionados deverão ser entregues emoldurados e prontos para serem expostos.
CRONOGRAMA
– Inscrições: até 30 de outubro/2017, via email
– Taxa de inscrição: sim
– Premiação: exposição coletiva
.– Informações: http://bit.ly/2ilJHjO 
30/out

quarta-feira, 18 de outubro de 2017

O perfil dos gestores culturais Aracy Amaral por Paulo Portella e Justo Werlang por ele mesmo. Mediação de Ricardo Ohtake - Pinacoteca de SP

O Fórum Permanente recomenda:

O perfil dos gestores culturais Aracy Amaral por Paulo Portella e Justo Werlang por ele mesmo.  Mediação de Ricardo Ohtake.


Mais um evento da Cátedra Olavo Setúbal de Arte, Cultura e Ciência da USP

No nono encontro do ciclo, Paulo Portella Filho apresentará o perfil de gestora cultural de Aracy Amaral que foi diretora da Pinacoteca do Estado de São Paulo e do MAC-USP. Justo Werlang falará de sua participação e experiência a frente da Fundação Iberê Camargo e da Bienal do Mercosul.
A atividade terá moderação de Ricardo Ohtake, gestor do Instituto Tomie Ohtake e titular da Cátedra Olavo Setúbal de Arte, Cultura e Ciência em 2017.
Expositores
Aracy Amaral (representada)
Moderador

Quando

Sexta-feira, dia  20/10/2017  das 14:30 - 17:30

Onde

Inscrições

Evento público e gratuito | Com inscrição prévia

Programação e Transmissão

Acesse a programação completa aqui
Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo

Organização

Apoio


Atenciosamente,
Equipe Fórum Permanente.

22º Cultura Inglesa Festival


O objetivo do edital é estimular e fomentar a criação artística de jovens artistas para a produção e intercâmbio de cultura Brasil x Reino Unido nas categorias de teatro adulto, teatro infantil, artes visuais, cinema digital e dança, com projetos inspirados na cultura britânica.
Os projetos inscritos tem que ser inspirados em arte e/ou cultura britânica de qualquer época e sua apresentação deve ser inédita, ou seja, a estreia do espetáculo deverá acontecer no 22º Cultura Inglesa Festival a realizar-se entre maio e junho de 2018.
CRONOGRAMA
– Inscrições: até 24 de outubro/2017, via Correios
– Taxa de inscrição: não
– Premiação: R$ de 25.000 a R$ 50.000 de acordo com a categoria inscrita.

– Regulamento + Ficha de Inscrição: http://bit.ly/2ghUbg7
Editais e Afins

Ovárias – Mulheres em Cena



Ovárias é uma ocupação feminina artística cultural com nossas vozes, olhares e corpos. Voltada para a troca, reflexão e aprofundamento sobre o ser feminino do século XXI, a ocupação com duração de dois finais de semana (2, 3, 9 e 10 de dezembro), será realizada no Centro Cultural Laurinda Santos Lobo e será composta por cinema, teatro, dança, música, poesia, exposições, performance, projeções e rodas de bate papo. Tudo isso com uma única premissa: a ocupação será feita somente por mulheres. Mulheres cis e mulheres transvestigeneres!
Em Ovárias a mulher é protagonista em cena e no backstage! Vai ter mulher diretora, atriz, performer, fotógrafa, musicista, produtora, segurança… Vai ter uma ocupação completamente feminina sim!
O que vai rolar? Sabe o que acontece? É que tem muita mulher, tem muitas artistas espalhadas por aí e que a gente não tem nem ideia! Daí decidimos que queremos ter juntinho todas elas! Pra isso está aberta a Convocatória, que é o centro da ocupação.
CRONOGRAMA
– Inscrições: até 30 de outubro/2017, via online
– Taxa de inscrição: não
– Informações + Inscrição: http://bit.ly/2ijgGoR

exposição AS COMPANHEIRAS - Bia Leite - SP


palestra A IMPORTÂNCIA DA GALERIA ANDRÈ NA HISTÓRIA E MERCADO DE ARTE - APAP - SP



A jornalista de arte e curadora da Galeria André, falará sobre o desafio
de representar uma galeria com 58 anos de “idade” que é vista por uns como
um exemplo e por outros como ultrapassada.
Sobreviver de arte em um país cuja cultura está sempre em risco de ser
apagada já é por si só um desafio e tanto.
 A mudança no mercado de arte é gritante, colecionadores antigos que
continuam conservadores e jovens empreendedores que investem em arte
contemporânea. A necessidade de reciclar o acervo e, ao mesmo tempo, manter
Manter uma Galeria de Arte em dois endereços em pleno século XXI sem ser
taxada de “comercial”...
       


Data: 19 de outubro de 2017

Horário: 19h

Local: Auditório da Livraria Martins Fontes

Endereço: Av. Paulista, 509 - Ao lado do metrô Brigadeiro