concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

exposição RUGRNDAS - UM CRONISTA VIAJANTE - CCSP



Rugendas – Um cronista viajante
12 de janeiro a 31 de março, de terça a domingo das 9h às 19h.

Uma exposição inédita com obras do pintor, desenhista, ilustrador, aquarelista e litógrafo Johann Moritz Rugendas (1802-1858), disponibilizando obras disponibilizada de coleções públicas e particulares. Para a exposição foram mapeados trabalhos que contribuíram significativamente para o registro do cotidiano e da paisagem brasileira, suas obras apresentam a visão do europeu sobre o Brasil; uma narrativa que leva em conta os aspectos do habitat natural até os costumes no século XIX.

Classificação indicativa: Livre



CAIXA Cultural São Paulo
Praça da Sé, 111 - São Paulo/SP
Tel: (11) 3321-4400
Terça-feira a domingo, 9 às 19h

#CaixaCulturalSP
#GenteArteiraSP
Instagram @CaixaCulturalSP
assinatura

EXPOSIçÂO TOQUE - Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) – Sala BNDES

 
 
Universidade de São Paulo
 
 
Exposição sensorial gratuita na capital paulista apresenta obras para serem vistas e tocadas
Acessível para todos os públicos, a exposição multissensorial TOQUE é aberta na Biblioteca Brasiliana da USP
Com 255 obras táteis de autoria compartilhada, a mostra gratuita TOQUE será realizada na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) da USP a partir de 7 de fevereiro. A curadoria e idealização do projeto é do artista visual e professor Hélio Schonmann.

TOQUE propõe uma relação que não se limita à visão. Fugindo do comum, sugere ao visitante tocar em toda a extensão dos autorretratos em relevo para criar uma relação mais íntima e lúdica com as peças. A instalação é composta por caixas de madeira vazadas empilhadas e justapostas, cada vão abriga um rosto, compondo um espaço que convida à imersão.

Exposição Toque - Foto Hélio Schonmann
Em um diálogo entre arte e deficiências físicas e mentais, os trabalhos foram modelados manualmente por pessoas com e sem formação artística, videntes e pessoas sem visão, pacientes psiquiátricos, entre outros. Sucata de papel e papelão com adição de cola branca (pva) são os únicos materiais utilizados pelos autores na rede de produção que abrange dez municípios paulistas.

Refletir sobre o coletivo faz parte da proposta do curador. “Na diversidade impressa em matéria que se toca e que se vê, cada autorretrato da instalação afirma-se como expressão individual por contraste e como expressão coletiva por semelhança”, destaca Schonmann. “Nessa tensão, abrem-se campos de indagação sobre o que somos. O humano se deixa entrever, em sua grandeza e em sua precariedade”, completa.

A coautoria de TOQUE inclui pessoas atendidas pelas seguintes instituições: Centros de Convivência e Cooperativa (CECCOs),  União dos deficientes de Jundiaí e Região (UDJR), APAE Tatuí, Centro de Atenção Psicossocial II de Salto de Pirapora (CAPS), Museu de Saúde Pública Emílio Ribas, oficinas com participação de internos e pacientes atendidos pelo Hospital Franco da Rocha–Juquery. Artistas vinculados aos ateliês Conexões (Guarulhos), Grupo Olho Latino (Hortolândia) e Grupo Água Branca também participam do projeto.

Texto | Geovana Pereira (Comunicação BBM) - Foto de capa | Roberta Alberti (divulgação).

Hélio Schonmann

Artista visual e professor, frequentou, nos anos 70 e 80, o ateliê de livre criação em artes plásticas do Museu Lasar Segall, em São Paulo, onde assumiu posteriormente o cargo de orientador (1979/83). No final dos anos 90, incorporou a instalação e a gravura em seu fazer artístico, tendo recebido orientação de Evandro Carlos Jardim. Realizou mostras individuais e vem participando de mostras coletivas e trabalhos colaborativos de arte urbana no Brasil, Argentina, Alemanha, Itália, China, Cuba, México, EUA, Índia e França.

Sua obra está presente no acervo de instituições públicas e privadas, como Pinacoteca do Estado de São Paulo, Museu de Arte Contemporânea de Botucatu, Museu Olho Latino (Atibaia), entre outros. A partir de 2009 iniciou um trabalho de coordenação de projetos de arte pública colaborativa e curadoria dos ciclos de mostras coletivas VI(VER), duplamente premiados pelo ProAC SP. Reside e trabalha  atualmente na cidade de Louveira, SP.

Serviço
Exposição TOQUE
Abertura | 7 de fevereiro de 2019, quinta-feira, das 17h às 20h30.
Visitação | De 8 de fevereiro a 28 de março – das 8h30 às 18h30 (segunda a sexta-feira).
Onde | Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) – Sala BNDES
Rua da Biblioteca, 21, Cidade Universitária, Butantã, São Paulo – SP
O local possui acessibilidade para cadeirantes.
Quanto | Gratuito

Agendamento de Monitoria | educativo@bbm.usp.br

Expo MØLDË - Alexandre Volf

Exposição Expo MØLDË na Galeria Ink traz obras de carvāo em papel
O tatuador e artista plástico Alexandre Volf faz exposiçāo de suas obras na Galeria Ink, espaço multifuncional da Tattoo Week no roof top da Galeria do Rock. A mostra intitulada Expo MØLDË ficará exposta, com visitaçāo gratuita, de 24 de janeiro a 14 de fevereiro.

                                                                            Obra do  tatuador e artista plástico Alexandre Volf  (Foto: @cavera_volf)

As obras, realizadas no carvão em papel, exibem a confusão da mente, o lado obscuro do ser humano, que evidencia personalidades suicidas. 

Todas as obras estarão à venda e duas serão leiloadas para uma instituição de caráter beneficente.

A Galeria Ink integra espaço de arte, bar, barbearia , estúdio de tatuagem e jardim.
 
 
                                                              Obra do  tatuador e artista plástico Alexandre Volf  (Foto: @cavera_volf)


Serviço

Galeria Ink – Galeria do Rock, Rua 24 de Maio 62 , 5ºandar- República
Data -24 de janeiro a 14 de fevereiro
Horário - 10h00 às 19h00 
Entrada Gratuita
Instagram- @galeriaink
Facebook- @galeriaink2018
No dia 24 entrada a partir das 14h00 


fonte:

Augôsto Augusta inicia programação de cursos de 2019


fonte: biba nova sem end

mostra São Queiroz : litografia e enigma - Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin - USP

Exposição de litografia na Brasiliana USP conecta álbuns de viajantes do século XIX com arte contemporânea
Mostra São Queiroz: Litografia e Enigma dá acesso gratuito a obras inéditas da artista luso-brasileira São Queiroz e à coleção rara da biblioteca
A Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin da USP (BBM) recebea exposição São Queiroz: Litografia e Enigma. Inédita, a mostra pretende traçar um breve painel da utilização da litografia ao longo da história do Brasil, destacando particularmente o seu uso na arte contemporânea, como um meio de expressão autônomo e ainda instigante ao olhar.
“As brasilianas são coleções que tem como tema especificamente o Brasil, seja em forma de livros, desenhos, artes e etc. Nesta exposição selecionamos os álbuns dos viajantes que estiveram no Brasil no século XIX. Ver esse material era uma forma de viajar sem sair do lugar. Um outro jeito de conhecer o novo mundo”, relata Luiz Armando Bagolin, filósofo, docente e pesquisador do Instituto de Estudos Brasileiros da USP (IEB), que também assina a curadoria da exposição.
Esses compilados eram ilustrados com desenhos e gravuras em litografia, uma técnica de impressão que consiste em fazer a imagem em uma superfície de uma pedra calcária, que, depois de ser tratada quimicamente, recebe a tinta que vai reproduzir várias imagens ou textos. 
A exposição São Queiroz: Litografia e Enigma é uma mostra individual com cerca de 40 litografias e monotipias, nunca antes disponíveis ao público, de trabalhos recentes da artista luso-brasileira São Queiroz, desenvolvida de modo a se relacionar com algumas obras raras e especiais pertencentes ao acervo fixo da biblioteca.
O campo de atuação da artista, que descobriu a arte na infância, é um espaço afetivo, de recepção e de registro das memórias recolhidas a partir das inúmeras viagens que tem feito pelo mundo e que mantém como parte de seu processo criativo, porquanto é das experiências deste nomadismo que a sua produção se origina e nutre. “Neste sentido, São Queiroz seria hoje o que os historiadores da arte do século 20 nomearam para alguns artistas do século 19: uma “artista viajante””, destaca Bagolin.
Para a mostra, foram escolhidos livros raros e álbuns nos quais a litografia foi a principal técnica de impressão para a realização de obras com imagens sobre o Brasil ou a América, fundamentais para a compreensão de nossa história.
Estarão presentes itens tais como Journal of a Voyage to Brazil, and residence there, during parto of the years 1821, 1822, 1823 (Ed. 1824) de Maria Graham, preceptora dos filhos de D. Pedro I; Views in South America, from original drawings made in Brazil, the river Plate, the Paraná, & c., de William Gore Ouseley; o Reise in Brasilien (Ed. 1823 a 1831) de Johan B. Spix e Carl F.P. Von Martius; e destes mesmos autores, o incrível Flora Brasiliensis..(Ed entre 1840 e 1906),  obra que, em sua íntegra, possui 40 volumes e 6246 litografias.
A exposição contará ainda com exemplares de importantes trabalhos de poetas brasileiros ilustrados com litografias, como Manuel Bandeira e Carlos Drummond de Andrade.
“A própria montagem da mostra envolve a ideia de várias lâminas e camadas que remetem às fases do trabalho da litografia. O objetivo é demonstrar como as [coleções] brasilianas não estão fechadas, ou seja, a arte contemporânea pode agregar, e elas podem ser atualizadas”, afirma o curador Bagolin.
A Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin é um órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP (PRCEU). Foi inaugurada em 2013 para abrigar e integrar a coleção brasiliana reunida ao longo de mais de oitenta anos pelo bibliófilo José Mindlin e sua esposa Guita. Com o seu expressivo conjunto de livros e manuscritos, a brasiliana reunida é considerada a mais importante coleção do gênero formada por particulares.

Serviço
SÃO QUEIROZ: LITOGRAFIA E ENIGMA
Onde | Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin da USP - Sala Multiuso
Endereço: Rua da Biblioteca, 21, Espaço Brasiliana, Cidade Universitária, São Paulo-SP
Tel: (11) 2648-0310
Visitação | De 18/01 a 28/02/2019, das 8h30 às 17h30, de segunda à sexta-feira
Entrada gratuita
O local possui acessibilidade para cadeirantes.

Mais Informações

'Indiana Jones of art' finds stolen Spanish carvings in English garden

'Indiana Jones of art' finds stolen Spanish carvings in English garden

Dutch art detective Arthur Brand poses for a photograph with two limestone Visigoth reliefs from the 7th century in north London on January 20, 2019, the reliefs, depicting evangelists, where both stolen from the Maria del Lara Church in Spain. Two priceless stone reliefs stolen from a mysterious ancient Spanish church in 2004 were handed back after they were traced to an English garden where they were displayed as ornaments. Dubbed the "Indiana Jones of the art world" because of his exploits, Dutch art detective Arthur Brand said he handed the carvings back to the Spanish embassy at a private ceremony in London. NIKLAS HALLE'N / AFP.

fonte:
http://artdaily.com/news/110742/-Indiana-Jones-of-art--finds-stolen-Spanish-carvings-in-English-garden

Chamamento 2019 – Secretaria da Cultura de SP


O Governo do Estado de São Paulo e a Secretaria da Cultura, em parceria com a APAA – Associação Paulista dos Amigos da Arte, abrem inscrições de propostas artísticas para 2019.
O formulário permite a inscrição de uma proposta em todos os programas, projetos e equipamentos simultaneamente, entre eles Virada Cultural Paulista, Circuito Cultural Paulista, Teatro Sérgio Cardoso e Festival Paulista de Circo, Teatro Estadual de Araras, Semana Guiomar Novaes, Litoral Encena, Festival de Arte para Crianças e Mostra de Viola e Ponteios. As propostas serão avaliadas conforme a demanda anual, seguindo o cronograma de projetos, programas e equipamentos.A seleção respeitará o cronograma anual das atividades e poderá ser iniciada antes do término do Chamamento.O Chamamento tem como objetivo dar ampla publicidade ao processo de seleção de atrações artísticas, mas não constitui o único instrumento utilizado para conhecer, avaliar propostas e compor a programação.
– Inscrições: até 31 de janeiro/2018, via online
– Taxa de inscrição: não
– Inscrição: http://bit.ly/2FGIFcP

fonte:

segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

Oficina de orientação de artistas ilustradores - Fernando Vilela

CURSO
INSCREVA-SE AQUI


VISITE    EXPOSIÇÕES    APOIE
Programação completa: www.institutotomieohtake.org.br 
Contato de mailing:
 comunicacao@institutotomieohtake.org.br

Para garantir que nossos e-mails cheguem sempre à sua caixa de entrada e com as imagens exibidas, adicione o remetente newsletter@institutotomieohtake.org.br aos seus contatos.

unsubscribe from this list   - Instituto Tomie Ohtake · R. Coropés, 88 · Pinheiros · São Paulo, SP 05426010 · Brazil 
Copyright © 2018 Instituto Tomie Ohtake, All rights reserved