concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)
http://maregina-arte.blogspot.com/
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sexta-feira, 6 de novembro de 2015
oficina de desenho com Renato Valle - MAMAM Recife - PE
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Dia de Los Muertos - Arte y Altares Exhibit - CA - USA
You are invited to celebrate life, love and art this
Saturday, November 7th from 4pm - 8pm at PICTURE THIS Gallery.
Various artists share their art paying tribute to those who touched their lives.
Free Event, All are Welcome.
Saturday, November 7th from 4pm - 8pm at PICTURE THIS Gallery.
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Free Event, All are Welcome.
Also, come shop at our Annual Shop SMALL & Local
ART SHOP/SHOP ART Event.
Over 20 artists and artisans will be selling their hand-made goods on
Saturday, December 5th 10am-4pm
Great time to shop for gifts or for yourself!
Original art, jewelry, wood carvings, Oaxacan clothing, vintage art attire,
and lots more.
Come early to get first pick!
ART SHOP/SHOP ART Event.
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Saturday, December 5th 10am-4pm
Great time to shop for gifts or for yourself!
Original art, jewelry, wood carvings, Oaxacan clothing, vintage art attire,
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Come early to get first pick!
Hours:
Tuesday - Friday Noon - 5pm (5pm-7pm by appointment)
Saturday 10am-4pm
www.picturethisgallery.weebly. com
Tuesday - Friday Noon - 5pm (5pm-7pm by appointment)
Saturday 10am-4pm
www.picturethisgallery.weebly.
quinta-feira, 5 de novembro de 2015
Semana da Aquarela 2015 - Universo da Aquarela
Semana da Aquarela 2015
Em comemoração ao Dia Mundial da Aquarela (23 de novembro), a Semana da Aquarela foi oficializada no calendário de eventos do município de São Paulo, Projeto de Lei 01-00476/2013 do Vereador Aurélio Nomura: "Altera a Lei nº 14.485, de 19 de julho de 2007, que consolidou a legislação municipal referente a datas comemorativas, eventos e feriados do Município de São Paulo, para incluir o Universo da Aquarela, realizado anualmente na segunda quinzena do mês de novembro. Sonho do Vereador Aurelio Nomura: ´criar uma Mont Martre na cidade de São Paulo`”
O evento é para os artistas, mas será compartilhado com o público que poderá assistir e participar das demonstrações e oficinas.
Programação
Data: 21 e 22 de novembro de 2015
Horário: 9h às 14h
Local: Parque Burle Marx – Marginal Pinheiros Panamby - Av. Doná Helena Pereira de Morães, 200 - Vila Andrade, São Paulo – SP
Data: 23 de novembro de 2015
Horário: 9h30 às 12h
Local: ACSP – Distrital Centro – Rua Galvão Bueno, 83 – Liberdade – São Paulo - SP
A Semana da Aquarela contará com Workshop de soluções práticas, bate-papo, atualizações e novidades sobre aquarela. Será uma confraternização entre os aquarelistas aberta ao público. No dia 23, cada artista poderá participar com uma ou mais aquarelas que serão expostas na prensa onde foi impresso o 1º Diário Oficial de São Paulo. (Prensa tombada pelo Patrimônio).
Informações: (11) 99602-4152 ou pelo e-mail: reginayk@universodaaquarela. com.br
Inscrições: sextas-feiras, das 10h às 16h, na Distrital Centro – Rua Galvão Bueno, 83 – Liberdade – São Paulo - SP.
Inscrições: sextas-feiras, das 10h às 16h, na Distrital Centro – Rua Galvão Bueno, 83 – Liberdade – São Paulo - SP.
Sua presença será muito importante para atualização da aquarela. Participe.
Realização:
quarta-feira, 4 de novembro de 2015
Atelier POINTE SECHE - BOUTIQUE CHARBONNEL - Paris - FR
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Prêmio Brasil Fotografia
Criado em 2000, com o nome de Prêmio Porto Seguro Fotografia, foi estruturado para funcionar como um canal de apresentação da produção fotográfica autoral brasileira, possibilitando o ingresso de um maior número de fotógrafos nacionais preocupados com a pesquisa de linguagem.
A partir de 2012, o prêmio passa por uma revisão e modernização sendo denominado Prêmio Brasil Fotografia e criando novas premiações voltadas a produção e bolsas para projetos em desenvolvimento.
A fotografia hoje ocupa um lugar de grande destaque nas linguagens estéticas contemporâneas. As instituições culturais têm como proposta inserir cada vez mais a fotografia como meio expressivo. Através de sua difusão e circulação o Prêmio Brasil Fotografia hoje é referência para o conhecimento da produção da imagem brasileira.
O Prêmio é destinado a fotógrafos brasileiros ou estrangeiros, ambos residentes no Brasil.
A ação curatorial propõe a apresentação de ensaios, séries fotográficas e projetos que elaborem uma reflexão na qual a fotografia, independentemente de temas pré-estabelecidos, explore a diversidade de abordagens possíveis, como um espelho da história social e estética do olhar hoje.
Os participantes poderão se inscrever em ambas as categorias e modalidades, desde que sejam apresentados trabalhos distintos:
_Categoria Prêmio Brasil Fotografia Ensaios:
- Modalidade Ensaio Impresso: para ensaios sobre o mesmo tema caracterizando uma linguagem fotográfica de cunho autoral. Não há restrição quanto à forma de captação de imagem ou aos métodos de pós-produção Serão aceitos ensaios fotográficos em cor ou em preto-e-branco, obrigatoriamente impressos, com no mínimo oito e no máximo doze fotografias.
- Modalidade Ensaio Multimeio: para ensaios que utilizem a técnica fotográfica através de diferentes linguagens e narrativas como, vídeos, projeções, instalações, intervenções urbanas, site specific, etc.
_Categoria Prêmio Brasil Fotografia Bolsa para desenvolvimento de projeto:
Para projetos de pesquisa experimentais, ainda não viabilizados, que partam da ação/reflexão fotográfica como impulso para o desenvolvimento de narrativas contemporâneas entre múltiplos meios em um território transdisciplinar
_Categoria por indicação:
- Categoria Prêmio Brasil Fotografia Especial: um Colégio Eleitoral – formado pelos premiados, selecionados e participantes das Comissões de Premiação das edições anteriores do Prêmio Porto Seguro Fotografia e Prêmio Brasil Fotografia – indicará fotógrafos que tenham ensaios relevantes em seu percurso criativo. A Comissão de Premiação 2015 escolherá um único vencedor, entre os mais votados pelo Colégio Eleitoral.
- Categoria Prêmio Brasil Fotografia Revelação: destinado a um fotógrafo inédito no circuito institucionalizado de arte, inscrito nesta edição do Prêmio, na categoria Ensaios, que tenha apresentado um conjunto singular de obras.
CRONOGRAMA– Inscrições: até 13 de dezembro/2015, via web
– Taxa de inscrição: não
– Premiação: de R$ 15.000 até R$ 50.000
– Taxa de inscrição: não
– Premiação: de R$ 15.000 até R$ 50.000
– Edital e Inscrição: http://bit.ly/ 20tNBni
by Editais e Afins |
vídeo dos Diálogos #2 - Leonor Dècourt e Marcia Rosenberger
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THE BOSTON PRINTMAKERS 2015 NORTH AMERICAN PRINT BIENNIAL
Opens this Sunday, Nov. 8th with Juror's Talk Followed by Reception.
Juror's Talk: Sunday, November 8, 1pm
Reception: Sunday, November 8, 2 – 5pm Free Admission
EXHIBITION DATES: NOVEMBER 8 – DECEMBER 12, 2015
The Boston Printmakers 2015 North American Print Biennial is honored to be one of the inaugural exhibitions at The Lunder Arts Center at Lesley University College of Arts and Design, Cambridge, Massachusetts 1815 Massachusetts Avenue, Cambridge, MA Open Daily from 11am-6pm (closed Thanksgiving Day)
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©Copyright The Boston Printmakers
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The Boston Printmakers The Boston Printmakers at Lesley University University Hall L-019, 29 Everett St. Cambridge, Massachusetts 01238 US |
Colored Pencil Society of America Explore This! 12 - chamada internacional
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Call Type: Exhibitions
Eligibility: International
City: Santa Clara
State: California
Fee: $20.00
Entry Deadline: 15/11/15
Days remaining to deadline: 12
CPSA introduced the Explore This! exhibition in 2001 to encourage artists to explore using colored pencil with other media. The exhibition also allows three-dimensional structure, bas relief, collage and other applications not eligible for entry in the CPSA International Exhibition.
The first four Explore This! exhibitions were held in art galleries. Then in 2009, Explore This! became an annual online exhibition so that artists would have the opportunity to present their work to a broader audience and increase exposure time, since each exhibition remains on the CPSA website for an entire year.
Accepted entries are also printed in the June issue of the full-color news magazine, To The Point, which CPSA publishes twice a year and distributes to its members, and cash and product awards are given. In addition, the top three winners are invited to ship their work for display at the next CPSA International Exhibition.
Au Naturel: the Nude in the 21st Century 2016 - chamada internacional
Au Naturel: the Nude in the 21st Century 2016
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Call Type: Competitions
Eligibility: International
City: Astoria
State: Oregon
Fee: $40.00
Entry Deadline: 7/11/15
Days remaining to deadline: 4
Au Naturel: The Nude in the 21st Century is an international juried competition hosted annually by the Art Center of Clatsop Community College in Astoria, Oregon, with a focus on the time-honored tradition of the nude human figure, an art form that continues to inspire and challenge many artists today as one of the most potentially rewarding subjects to explore. This exhibit represents a wide range of interpretations of the human figure from representational to abstract, and is open to all artists from around the world working in any drawing, painting, and printmaking media in which the handmade mark is employed as the primary means of image-making.
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Call Type: Competitions
Eligibility: International
City: Astoria
State: Oregon
Fee: $40.00
Entry Deadline: 7/11/15
Days remaining to deadline: 4
Au Naturel: The Nude in the 21st Century is an international juried competition hosted annually by the Art Center of Clatsop Community College in Astoria, Oregon, with a focus on the time-honored tradition of the nude human figure, an art form that continues to inspire and challenge many artists today as one of the most potentially rewarding subjects to explore. This exhibit represents a wide range of interpretations of the human figure from representational to abstract, and is open to all artists from around the world working in any drawing, painting, and printmaking media in which the handmade mark is employed as the primary means of image-making.
segunda-feira, 2 de novembro de 2015
Scientists Question Attribution of Two Hieronymus Bosch Masterpieces
Henri Neuendorf, Monday, November 2, 2015
After five years of examination, the Bosch Research and Conservation Project (BRCP) has determined that two masterpieces attributed to the Dutch artist Hieronymus Bosch were unlikely to have been painted by the master himself.
The results of the research indicate that Bosch's Christ Carrying the Cross(ca. 1515-16) and the world famous The Seven Deadly Sins (ca. 1500)— which hangs in Madrid's Prado Museum—were probably produced in the studio of the artist, but not painted by Bosch himself, the Dutch news agency ANP reports.
The BRCP researchers, according to AFP, compared the paintings using cutting-edge technology, such as infrared reflectography and ultrahigh-resolution digital macro photography. “Together with the microscopic study of the paintings, all of this enabled us to write extensive research reports detailing the conditions of the works," the BRCP explained in a statement.
Both paintings have long been celebrated as two of the artist's most important works. Bosch is known for his biblical themes and dramatic depictions of heavenly angels and saints, as well as diabolical devils.
On the other hand, a privately owned drawing known as Hell Landscapewhich was previously attributed to Bosch's studio has been reattributed to the master himself, according to Art Magazin.
To commemorate the 500th anniversary of Bosch's death, the Noordbrabants Museum, in the southern Dutch city of 's-Hertogenbosch, is preparing one of the largest exhibitions of the artist to date, including loans from the Prado Museum in Madrid, the Louvre in Paris, the Metropolitan Museum in New York, and the Boijmans Van Beuningen Museum in Rotterdam.
Bosch's The Haywain Triptych is returning to the Netherlands for the first time in 450 years for the occasion of the exhibition.
Azulejaria e cerâmica portuguesas on line
O projecto resulta de uma iniciativa conjunta do Instituto de História de Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e da Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian, e as conclusões são apresentadas num encontro, em Lisboa.
Contactado pela agência Lusa, Paulo Leitão, da Biblioteca de Arte da Gulbenkian e um dos responsáveis pelo projecto, disse que o grande objectivo da iniciativa "é a divulgação deste património documental e informativo único" sobre azulejaria e cerâmica.
João Miguel dos Santos Simões, historiador de arte, foi o promotor da autonomização do estudo da azulejaria em relação ao da cerâmica e da afirmação do azulejo como marca identitária da cultura portuguesa.
No final da década de 1950 e até ao princípio da 1970, a Gulbenkian apoiou um projecto deste especialista para criar o inventário da azulejaria nacional e, desse trabalho, segundo Paulo Leitão, resultaram publicações "que continuam a ser hoje obras de referência no estudo desta área".
"Ficou alguma documentação de Santos Simões, que o investigador queria publicar, mas permaneceu inédita na Gulbenkian, até hoje", acrescentou.
Como era documentação conhecida entre especialistas da área, um grupo de investigadores do Instituto de História de Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa apresentou em 2011 uma proposta à Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) para criar uma bibliotecaonline com a documentação e o seu estudo.
"Definiram-se dois objectivos fundamentais: a produção de conhecimento historiográfico na área da História da Arte sobre essa documentação de João Santos Simões, e a criação de uma Biblioteca Digital de Azulejaria e Cerâmica", indicou Paulo Leitão.
Nesta biblioteca online passa a estar disponível ao público, todo o conteúdo digitalizado: 3.000 fotografias e outras tantas fichas documentais sobre azulejaria, 800 desenhos do pintor e desenhador Emílio Guerra de Oliveira, sobre os vários tipos de azulejos em Portugal, os textos inéditos de João Santos Simões e ainda os textos dos investigadores do Instituto de História da Arte produzidos no âmbito do projecto.
O website, os resultados e as conclusões são apresentados no encontro de investigadores e especialistas que decorre ao longo do dia de hoje, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.
domingo, 1 de novembro de 2015
palestra - CURADORIA E INOVAÇÂO EM TEMPOS DE CRISE - Douglas Negrisolli - Bienal do Mercosul - Porto Alegre
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exposição NATUREZA IMAGINÁRIA - Atalie Rodrigues Alves - Franca - SP
Será inaugurada no Laboratório das Artes, no próximo dia 06 de novembro (sexta-feira), a partir das 20 horas, a mostra de gravuras, desenhos e pinturas Natureza Imaginária, que reúne obras recentes da produção da artista francana Atalie Rodrigues Alves , uma das coordenadoras do Lab.
Trabalhadora compulsiva das artes visuais, manejando as mais diversas técnicas de expressão sobre papel, Atalie reúne nesta mostra os trabalhos de suas novas séries em desenhos a bicos de pena, nanquim, aquarelas e técnicas mistas, bem como gravuras em metal, xilo e linóleo.
Segundo o crítico Oscar D´Ambrosio, o trabalho de Atalie “parte de registros fotográficos para destacar o ato do fazer. Nesse aspecto, além das imagens de quem está executando a tarefa de tornar linhas em peças utilitárias, ressalta-se a maneira como ela constrói seus fundos, seja na aquarela ou na pintura. Existe toda uma pesquisa, em que a geometria despenha um papel fundamental, assim como a cor. Dessa forma, dois universos vão sendo desenvolvidos ao olhar do observador: o dos animais e de quem os manipula e as tonalidades cuidadosamente elaboradas atingidas em cada trabalho plástico”.
Embora o uso intensivo das cores tropicais tenha feito a diferença em seus trabalhos recentes, Atalie apresenta novas composições usando o preto e branco e o claro-escuro, entrecortadas por rendilhados e espaços demarcados por geometrias complexas, buscando efeitos visuais de op-art para retratar a natureza selvagem, principalmente pássaros.
Atalie Rodrigues Alves é natural de Franca (1955). Formou-se em artes pela Faculdade de Belas Artes de SP (1976) e retornou a Franca, onde desenvolve sua carreira profissional como artista plástica com trabalhos em diversas técnicas de desenho, pintura e gravura, incluindo passagens pelo setor público (foi diretora da Pinacoteca local), como arte-educadora e como promotora cultural (é uma das fundadoras do Laboratório das Artes).
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