concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

sábado, 1 de abril de 2023

Exposição Paulo Monteiro: Linha do Corpo - Instituto Ling - PoA - RS

 


Obra de Paulo Monteiro - Crédito Bruno Leão -7
Obra sem título, de guache sobre papel, feita em 2022 pelo artista
Crédito da foto: Bruno Leão


Instituto Ling recebe exposição com 67 obras de Paulo Monteiro

Com curadoria de Virginia H. A. Aita, a mostra reúne pinturas, esculturas e desenhos do artista paulista. A exibição pode ser visitada com entrada franca de 4 de abril a 17 de junho

Instituto Ling recebe a partir da próxima terça-feira, dia 4 de abril, a exposição Paulo Monteiro: Linha do Corpo. Com curadoria de Virginia H. A. Aita, a mostra reúne 67 obras criadas entre 1990 e 2022 pelo artista paulista. A exibição pode ser conferida até o dia 17 de junho, de segunda a sábado, das 10h30 às 20h, sempre com entrada franca. Há também a possibilidade de agendar uma visita guiada pela equipe educativa do centro cultural, sem custo, pelo site www.institutoling.org.br.

A exposição traça um panorama da carreira de Monteiro, trazendo trabalhos importantes da sua vasta produção, iniciada na década de 1990 e voltada à arte minimalista e ao neoconcretismo. Reúne desenhos em grafite sobre papel, guaches, peças de parede e esculturas criadas com materiais como chumbo fundido, bronze e ferro.

Além das obras, o público pode conferir uma linha do tempo com detalhes sobre a trajetória de Monteiro. A cronologia inicia ainda na adolescência do artista, com o interesse por histórias em quadrinhos, resgata suas principais influências, experimentos artísticos e exibições no Brasil e no exterior, e ainda relembra momentos importantes, como a criação do grupo Casa 7 ao lado de Carlito Carvalhosa, Rodrigo Andrade, Nuno Ramos, Fabio Miguez e Antônio Malta.

A mostra tem realização do Instituto Ling e Ministério do Turismo, com patrocínio da Crown Embalagens.

Sobre o artista
Paulo Monteiro (1961, São Paulo) é um dos expoentes da geração surgida nos anos 80 no Brasil. Suas obras foram destaque em mostras nacionais e internacionais como: Colors without a place, Tomio Koyoma, Tokyo (2022); Paulo Monteiro: The Two Sides of An Empty Line, Lévy Gorvy, New York (2021); The Empty Side, Zeno X, Antuérpia (2018); Building Material: Process And Form In Brazilian Art, Hauser & Wirth, Los Angeles (2017); The inside of distance, Office Baroque, Bruxelas (2016); Casa 7, Pivô, São Paulo (2015); Empty House Casa Vazia, Luhring Augustine, Nova York (2015), Paintings on Paper, David Zwirner, Nova York (2014); Where Were You, Lisson Gallery, Londres (2014); 22ª Bienal de São Paulo (1994) e 18ª Bienal de São Paulo (1985). Seu trabalho integra inúmeras coleções permanentes, incluindo MoMA (Museu de Arte Moderna de Nova York), MAM-SP (Museu de Arte Moderna de São Paulo), Pinacoteca do Estado de São Paulo, MAC-SP (Museu de Arte Contemporânea de São Paulo), MAM-RJ (Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro) e Museu de Arte Contemporânea de Niterói.



SERVIÇO - PROGRAMAÇÃO PRESENCIAL - ARTE
Exposição Paulo Monteiro: Linha do Corpo
Artista: Paulo Monteiro
Curadoria: Virginia H. A. Aita
Período de visitação: de 4 de abril a 17 de junho, de segunda a sábado, das 10h30 às 20h
Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS)
Entrada franca

Há também a possibilidade de agendar uma visita guiada pela equipe educativa do centro cultural, sem custo, pelo site www.institutoling.org.br

Informações úteis

institutoling.org.br
www.facebook.com/InstitutoLing
www.instagram.com/Instituto.Ling
twitter.com/@InstitutoLing
www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural
Fone: 51 3533-5700
Email: instituto.ling@institutoling.org.br

Estacionamento: o Instituto Ling possui estacionamento pago com 40 vagas. 
Bicicletários: há bicicletários gratuitos em dois pontos: um localizado dentro do estacionamento e outro na parte externa do prédio, com 32 vagas.
Acessibilidade: o prédio do Instituto Ling foi projetado para propiciar comodidade e autonomia aos portadores de deficiência, além de oferecer excelente conforto térmico e acústico. O Instituto Ling possui o Selo de Acessibilidade da Prefeitura de Porto Alegre, conforme o Decreto nº 15.752 de 5 de dezembro de 2007, que atesta o atendimento da instituição às pessoas com diferentes características antropométricas e sensoriais, de forma autônoma, segura e confortável. O centro cultural oferece também a possibilidade de contratação de um intérprete de Libras, além do acesso à audiodescrição do acervo de artes visuais, dos espaços do prédio e paisagismo. Todo material de audiodescrição se encontra disponível em tablets fornecidos pelo Instituto Ling.


fonte:
Jéssica Barcellos Comunicação