concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

sábado, 4 de dezembro de 2010

III Mostra do Programa de Exposições 2010


III Mostra do Programa de Exposições 2010
Obra: Dirceu Maués


de 27/11/2010 a 27/2/2011
III Mostra do Programa de Exposições 2010
A terceira mostra do Programa de Exposições 2010 apresenta trabalhos inéditos dos artistas convidados Claudio Mubarac e Daniel Acosta, além de mostras individuais simultâneas de seis artistas selecionados em edital: Azeite de Leos, Bruno Caracol, Dirceu Maués, Jonathas de Andrade, Leandro Cardoso e Thiago de Melo.
Terça a sexta, das 10h às 20h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Entrada franca - Piso Caio Graco

Casa de Papel - venda especial de cadernos, álbuns e gravuras

Casa de Papel - venda especial de cadernos, álbuns e gravuras


Hora
domingo, 19 de dezembro · 10:00 - 19:00

LocalizaçãoR. Dr. José de Queiroz Aranha, 155 apto. 1503

Criado por

Mais informaçõesVenda especial de cadernos,
álbuns e gravuras em metal - de Paula Gabbai, Renato Hofer e Juliana
Braga.
Venham conhecer e / ou comprar, chamem os amigos, familiares, chefes, etc!! INFOS: aranha.jimdo.com - asfalto.jimdo.com - cadernosepapeis.blogspot.com !!!!


Exibir mapa ampliado

Carlos Oswald – O resgate de um mestre - Caixa Cultural Paulista

 Carlos Oswald – O resgate de um mestre


De 3 de dezembro a 20 de fevereiro fica em cartaz na Caixa Cultural Paulista a exposição “Carlos Oswald – O resgate de um mestre”.
A exposição é uma mostra de artes visuais, individual, que promoverá o resgate da arte da gravura através de um de seus principais precursores no país, Carlos Oswald (1882-1971), que foi pioneiro na arte de gravar em metal no Brasil, segundo consenso da crítica especializada.

O Que: Carlos Oswald – O resgate de um mestre
Quando:
  • de 03/12 a 20/02
    • Terças, Quartas, Quintas, Sextas e Sábados das 09:00 às 21:00
    • Domingos das 10:00 às 21:00
 
Quanto: Catraca Livre
Onde: Caixa Cultural - Galeria Vitrine da Paulista
Endereço: Av. Paulista, 2083 - Cerqueira César - Centro. Telefone: (11) 3321-4400   
As informações acima são de responsabilidade do estabelecimento e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Aldemir Martins - desenhos na Casa das Artes

ALDEMIR MARTINS
Aldemir Martins - Para Não Perder!
exposição dos álbuns de Aldemir Martins (que está sendo organizada pela Fundação Aldemir Martins).

Tudo para comemorar os 88 anos do nascimento do artista. São 10 desenhos inéditos.Vão ser vendidos também álbuns com reproduções dos desenhos.

 
CASA DAS ARTES - GALERIA: RUA BAHIA, 871 - HIGIENÓPOLIS. TEL. (11) 3661 9595.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

BICHO - Roberto Santana, AnaPana, Marina de Falco, Luciano Ogura, Fernando Durão e muitos outros amigos

Festa expo Bichos - sábado dia 14 das 12 as 16h
Rua Minas Gerais, 80 - perto da Paulista - até lá

Matéria Gráfica Ideia e Imagem de Jacqueline Aronis

 
 
Lançamento do livro Matéria Gráfica Ideia e Imagem de Jacqueline Aronis


Hora
quinta, 9 de dezembro · 19:30 - 21:30

LocalizaçãoCasa das Rosas
Av. Paulista 37
São Paulo, Brazil

Criado por

Mais informaçõesCada exemplar inclui uma gravura original assinada pela artista

Edital de exposições|2011-Espaço Cultural da UDESC-Criciúma(SC)


Edital de exposições|2011-Espaço Cultural da UDESC-Criciúma(SC)
OEspaço Cultural da Universidade do Extremo Sul Catarinense recebe inscrições deartistas interessados em expor seus trabalhos no decorrer do ano de 2011, até11/02/11.
Confira o edital:

1– DOS OBJETIVOS DO ESPAÇO CULTURAL
1.1 O Espaço Cultural é destinado àrealização de exposições temporárias de produções artísticas, nas modalidades depintura, escultura, desenho, fotografia, instalações, possibilitando também, noato de abertura das exposições, apresentações musicais, danças, performances eoutros.
1.2 O Espaço Cultural visa a:
a) contribuir para a dinamizaçãodas atividades culturais da Universidade, consolidando seu papel como centro deformação, reflexão e referência sobre arte para a comunidade
acadêmica edemais públicos;
b) estimular a produção e a difusão das artes,oportunizando o intercâmbio de conhecimentos entre a universidade e acomunidade, valorizando diferentes talentos artísticos.
2 – JULGAMENTO ESELEÇÃO DE EXPOSIÇÕES
2.1 O julgamento e a seleção das propostasapresentadas serão feitos por 03 (três) profissionais avaliadores, ligados àárea de arte e cultura, designados pela coordenação do Setor Arte e Cultura.
2.2 Serão considerados para fins de análise das propostas os seguintescritérios de avaliação:
a) clareza da proposta;
b) adequação da propostaao espaço disponibilizado;
c) contemporaneidade do projeto;
d)contribuição do projeto proposto para a pesquisa.
2.3 Serão selecionadas até05 (cinco) propostas de exposições pelo presente edital.
3 – DAS INSCRIÇÕES
3.1 As inscrições estão abertas a artistas e grupos de artistas brasileirosou estrangeiros até o dia 11 de fevereiro de 2011, para as exposições a seremapresentadas durante o ano de 2011.
3.2 Os interessados deverão enviar suaspropostas (impressas e em Cd-Rom), observando as modalidades previstas nesteedital, e atendendo aos seguintes requisitos:
a) Apresentar dossiê, noformato A4, contendo: projeto da exposição e sua concepção, descrição,características específicas, plano de montagem, portifólio com documentaçãofotográfica ou fotocópia colorida dos trabalhos que serão expostos eidentificação completa das produções artísticas (título, data, técnica,dimensões);
b) Incluir currículo e dados pessoais (endereço completo,telefone e e-mail para contato), além de documentação sobre sua trajetóriaartística (catálogos, convites de exposições anteriores, textos críticos,reportagens ou impressos em geral);
c) Definir no projeto a concepção e oplano de montagem da exposição (ocupação de espaços e planos – paredes, teto,chão), bem como os materiais e equipamentos necessários para a montagem(painéis, cavaletes, biombos, praticáveis, ferramentas, entre outros), sendo quenão serão aceitos projetos que utilizem materiais que comprometam e/ouprejudiquem as instalações físicas do espaço expositivo;
d) Encaminhar asinscrições pessoalmente na UNESC/Setor Arte e Cultura – Bloco P sala 11 -Térreo, ou pelo correio, com data de postagem até o dia 11 de fevereiro de 2011,para o Setor Arte e Cultura da UNESC, Av. Universitária,1105, Bloco P - Sala 11,Bairro Universitário, Cx. Postal 3167, CEP 88806-000 – Criciúma/SC – Fone: (048)3431 2622 ou e-mail: cultura@unesc.net.
4 – DA DIVULGAÇÃO DAS EXPOSIÇÕESSELECIONADAS
4.1 As exposições selecionadas serão divulgadas no site daUNESC (www.unesc.net), que informará o resultado também por comunicadoindividual, via e-mail e/ou correio até o dia 21 de fevereiro de 2011.
5 –DA REALIZAÇÃO DAS EXPOSIÇÕES SELECIONADAS
5.1 Para a realização dasexposições selecionadas caberá ao Setor Arte e Cultura da UNESC:
a) Divulgarno site (www.unesc.net), e por comunicado individual aos selecionados, ocalendário de exposições;
b) Coordenar as exposições, planejar o cronogramae determinar o período da exposição, sendo que o artista poderá sugerir operíodo de sua preferência;
c) Conservar as produções artísticas durante operíodo da exposição;
d) Produzir, fazer circular via e-mail, imprimir epostar convites, de acordo com as condições técnicas e orçamentárias do EspaçoCultural UNESC/Projeto Toque de Arte;
e) Divulgar a exposição na imprensa eno site da Universidade, mediante release e material fotográfico contidos nodossiê do artista;
f) Realizar ações educativas (mediação) para escolas darede pública e privada de ensino, associações, grupos e/ou outros medianteagendamento prévio a ser feito junto ao Setor Arte e Cultura;
g)Disponibilizar o espaço físico, no mínimo dois dias antes da abertura, para arealização da montagem da exposição;
h) Propor ação artístico-cultural nomomento da abertura da exposição (música,dança, teatro, performance);
i)Elaborar e coordenar o cerimonial de abertura.
5.2 Para a realização dasexposições selecionadas caberá aos artistas responsáveis pelas exposições:
a) Entregar material fotográfico e texto de apresentação da exposição emmeio digital (cd-rom ou e-mail) no prazo de 40 (quarenta) dias antes da aberturada exposição. As imagens devem ser enviadas em arquivos de alta resolução eincluir a referência do fotógrafo;
b) Montar a exposição de acordo com aconcepção de montagem enviada no dossiê com pelo menos um dia de antecedência daabertura;
c) Providenciar e arcar com os custos de coquetel, embalagem,seguro e transporte do envio e regresso das produções;
d) Providenciar osmateriais e equipamentos específicos para montagem (aqueles que não estiveremdisponíveis no Espaço Cultural UNESC/Projeto Toque de Arte);
e) Conceder aUNESC - Projeto Toque de Arte o direito de uso de imagens (pessoal e dasobras/produções artísticas) para fins de divulgação;
f) Assinar o Termo deResponsabilidade com o Espaço Cultural UNESC/Projeto Toque de Arte paraoficializar a exposição;
g) Desmontar e retirar o material exposto no prazode 01 (um) dia útil após o término da exposição;
h) Participar do “Diálogocom o Artista”, bate-papo informal com acadêmicos e comunidade, dentro dasatividades de Ação Educativa do Espaço Cultural UNESC/Projeto Toque de Arte nodia da abertura da exposição ou outra data previamente agendada;
i) Doar umaobra/produção à Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC, que fará partedo acervo institucional e estará sob a responsabilidade do Setor Arte e Cultura.
5.3 A UNESC, por meio do Setor de Arte e Cultura, disponibilizará para asexposições sua infra-estrutura, que possui as seguintes características:
a)Espaço físico com área de 94,77 m2 (noventa e quatro metros e setenta e setecentímetros) e altura de 3,55 m (três metros e cinquenta e cinco centímetros);
b) 2 (duas) paredes opostas de alvenaria, pintadas na cor branca, medindo7,02 m (sete metros e dois centímetros) de comprimento, piso de granito escuro eteto em madeira escuro;
c) 8 (oito) painéis de madeira móveis com rodinhas;
d) 12 (doze) cavaletes em madeira;
e) 10 (dez) praticáveis (cobertos comforração na cor preta);
f) Sistema de iluminação;
- 08 (oito) Refletorescom lâmpada Halógena de 150W;
- 03 (três) Spots, um de 100W e dois duplos de60W;
- 21 (vinte e uma) Luminárias 2x32W.
5.3.1 Abaixo, layout do EspaçoCultural:
5.4 Na abertura e durante as exposições serão desenvolvidasatividades educativas e culturais, sendo que na noite de abertura poderá haverapresentações de linguagens artísticas nas áreas de música, dança, performanceou teatro.
6 – DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
6.1 A inscrição implica naaceitação dos termos e condições do presente Edital.
6.2 Os projetos nãoselecionados poderão ser retirados pelos proponentes, no Setor Arte e Cultura noprazo de 60 (sessenta) dias a contar da data de publicação do resultado dosaprovados, sendo que após tal prazo serão encaminhados para reciclagem.
6.3Os projetos selecionados serão incorporados ao acervo documental do EspaçoCultural UNESC/Projeto Toque de Arte para fins de pesquisa.
6.4 O EspaçoCultural UNESC/Projeto Toque de Arte não disponibiliza seguro para as produçõesartísticas.
6.5 O Espaço Cultural UNESC permite a comercialização dasproduções expostas.
6.6 Outras demandas (internas e/ou externas) deinteresse da Unesc poderão ser apresentadas a qualquer tempo.
6.7 Os casosomissos serão resolvidos pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa eExtensão.


Maisinformações:
ESPAÇO CULTURAL UNESC - UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE
Bairro Universitário: Av. Universitária, 1.105, tel. (48) 3431-2622 oue-mail:cultura@unesc.net

Téminodas inscrições
11deFevereirode2011




Fonte: Mapa das Artes

Prêmio CNI SESI Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas - prorrogadas as inscrições até 10 de janeiro de 2011


Prêmio CNI SESI Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas - Edição 2011/2012
Inscrições Prorrogadas

As inscrições para o Prêmio CNI SESI Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas - Edição 2011/2012 foram prorrogadas até 10 de janeiro de 2011. O prêmio tem inscrições gratuitas e contempla os artistas vencedores com uma bolsa de trabalho de R$ 30 mil. Para ver o regulamento e se inscrever, acesse www.sesi.org.br/premioartes

Fonte: Divulgação Prêmio CNI SESI