LUCIAN FREUD: CORPOS E ROSTOS
Considerado um dos maiores artistas de seu tempo, Lucian Freud chega ao MASP em mostra concentrada em sua obra gráfica com 44 gravuras, 6 quadros e 28 fotos de David Dawson, seu amigo, fotógrafo oficial, assistente e modelo. Dawson tenta imprimir, em suas fotos, a mesma dramaticidade e intensidade das obras de Freud. A mostra teve início no dia 28 de junho e irá até o dia 13 de outubro.
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OBSESSÕES DA FORMA
Separando as esculturas por seus temas, como nus, bustos, casais, guerreiros e dança, esta exposição traz ao público grandes nomes da Arte, como Renoir, Rodin, León Ferrari, Calder e Brecheret. Os destaques desta mostra são Greta Garbo, de Ernesto De Fiori; Vênus, de Pierre Renoir; Os pássaros, de Wesley Duke Lee; Par de guerreiros chineses, da Dinastia Tang e o Bicho alado, de Emanuel Araújo.
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CONFIRA TODAS AS EXPOSIÇÕES EM CARTAZ |
concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)
http://maregina-arte.blogspot.com/
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)
http://maregina-arte.blogspot.com/
sexta-feira, 5 de julho de 2013
MASP - julho 2013
THE GODS COME TO TEMECULA
ART EXHIBIT at PAREA
Reception Friday July 12 from 4-7
THE GODS COME TO TEMECULA
Quaint Old Town Temecula is becoming a destination for art, music and fine dining. Coming in July, one downtown event will provide patrons with a little of all three. 'The Gods come to Temecula’ reception is scheduled for July 12 from 4-7 at Parea in Old Town, and will feature the works by award winning and internationally known artist, Richard Stergulz. These Greek god and goddess paintings are each 2 foot by 4 foot and command attention with their dramatic lighting and subtle background details. These powerful interpretations bring to life the stories of Greek myth passed down through the ages. YOU MAY SEE THE WORK OF RICHARD ON THIS SITE http://wafglobal.ning.
Richard Stergulz is one of the best figurative painters in Southern California. He attended the American Academy of Art in Chicago and has successful illustration and fine art careers. Rich's paintings have won numerous awards from Best of Show to People's Choice. He recently was the featured artist at the Ballast Point Gallery in San Diego as well as being a judge for the San Diego County Fair Art Show.
Parea at Old Town is located at 41911 5th Street, Temecula. Phone 951.699.2400
There is no admission fee and everyone is welcome.
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Visit WORLD ART FOUNDATION at: http://wafglobal.ning.com/?xg_ source=msg_mes_network
Pintura em Tecido com Anapana - MuBE - SP
Workshop no MuBE
Pintura em Tecido com Anapana
Objetivo
Pintar tecido tipo liganete ou seda...
Conteúdo
Apresentar os materiais tintas e tecidos de preferência do aluno.
Pintura abstrata, figurativa e partindo de uma imagem escolhida pelo aluno.
Público Alvo
Público em geral idade mínima 11 anos.
Lista de Material
Tecidos: seda ou liganete
Tintas para seda mista e pura
Pincéis de vários tamanhos
Sobre a Professora
Professora: Anapana artista plástica especialista, estudiosa e pesquisadora de tecidos, Suas pinturas estão no site www.anapana.com.br . Nesse workshop vai compartilhar sua experiência e habilidade com o suporte tecido.
Objetivo
Pintar tecido tipo liganete ou seda...
Conteúdo
Apresentar os materiais tintas e tecidos de preferência do aluno.
Pintura abstrata, figurativa e partindo de uma imagem escolhida pelo aluno.
Público Alvo
Público em geral idade mínima 11 anos.
Lista de Material
Tecidos: seda ou liganete
Tintas para seda mista e pura
Pincéis de vários tamanhos
Sobre a Professora
Professora: Anapana artista plástica especialista, estudiosa e pesquisadora de tecidos, Suas pinturas estão no site www.anapana.com.br . Nesse workshop vai compartilhar sua experiência e habilidade com o suporte tecido.
Horários
Turma 1 – 23 de julho10h30 às 17h00
Vagas limitadas – 6 pessoas
Turma 1 – 23 de julho10h30 às 17h00
Vagas limitadas – 6 pessoas
Turma 2 – 30 de julho10h30 às 17h00
Vagas limitadas – 6 pessoas
Faça sua inscrição aqui.
Para mais informações, entrar em contato com Eneida (das 14h às 19h)Tel.: 2594-2601 ramal 21
email: cursos@mube.art.br
email: cursos@mube.art.br
WORKSHOP DE ARTE CONTEMPORÂNEA NA BIENAL DE VENEZA E CIDADE DE ROMA - RJ
SP: Rua Fidalga, 958 - Vila Madalena 11 2506 0096 | contato@atelierapipa.com.br RJ: 21 4062 7486 | contato@atelierapipa.com.br www.atelierapipa.com.br | ||||
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O Acervo do Nu - Gabriel Wickbold, Gal Oppido e Florian Raiss
desenho de Florian Raiss
foto de Gabriel Wickbold
foto de Gal Oppido
A Galeria Lume abre a exposição O Acervo do Nu, com trabalhos dos fotógrafos Gabriel Wickbold e Gal Oppido, além do artista plástico Florian Raiss. Por meio de fotografias, esculturas e desenhos, a mostra apresenta algumas das mais diversas representações do corpo humano na arte contemporânea brasileira.
Entre as fotografias expostas, Gabriel Wickbold propõe a interação entre homem e natureza, em um ambiente onde o corpo se comporta meramente como base “limpa” ao inevitável domínio da natureza. Apesar da forte relação com a temática da influência humana sobre o ambiente, as questões fundamentais em suas obras são filosóficas, interiores. As imagens fazem referência à arte figurativa grega, em razão das cores, da força dospersonagens e do realce à observação direta dos corpos.
Por sua vez, Gal Oppido investiga as ações da natureza como definidora da expressão corporal. O artista explora essas influências sobre o corpo e todas suas possibilidades. Nas obras expostas, Gal fotografa corpos que saem do seu contexto habitual e interagem com formas e objetos influenciados pela força da gravidade.
Já as esculturas de Florian Raiss dão forma a quadrúpedes, despertando um aprofundamento acerca do corpo e da dualidade da condição humana. A discussão suscitada em seu trabalho relaciona-se com a tese do ser humano em oposição ao seu “eu primitivo”, aborda o domínio nos impulsos de nutrir os traços que o diferenciam do animal.
Historicamente, entre os séculos XVI e XVIII, a representação do nu, através de modelos vivos, está fortemente relacionada às escolas de arte, com o desenho técnico e os estudos de anatomia. A idéia da “beleza ideal” clássica começa a se incluir nesse contexto a partir do século XIX, principalmente em esculturas. Especialmente no Brasil, neste período, surgem as diversas percepções da figura do corpo nu, tanto mais abstratas como realistas.
Exposição: O Acervo do Nu
Curadoria: Paulo Kassab Jr.
Coordenação: Felipe Hegg
Período: 11 de julho a 9 de agosto de 2013
Rua Joaquim Floriano, 711 – 2º andar – Itaim Bibi – São Paulo, SP
Tel.: (11) 3704.6268
Horário: segunda a sexta das 10h às 20h
Número de obras: 16
Técnica: Fotografias, esculturas e desenhos
Dimensão: Variada
Preço: de R$ 9.000,00 a R$ 45.000,00
Bienal Internacional de Curitiba
A Bienal Internacional de Curitiba convida fotógrafos amadores e profissionais de todo o mundo para participar da Fotomobilização Catavento. A ideia é que todos os interessados em expor na Bienal enviem fotos de cataventos a fim de criar uma obra coletiva.
As fotos enviadas serão expostas na sala de arte digital do Museu Municipal de Arte (MUMA-PR) bem como no site oficial do projeto. Os participantes que enviarem suas contribuições até o dia 15 de julho terão também seus nomes impressos no guia da Bienal.
A ideia da mobilização criativa partiu do artista e professor Tom Lisboa, que coordena o projeto. “O catavento, marca institucional da Bienal Internacional de Curitiba, é um dispositivo que historicamente esteve associado à ideia de transformação do vento em força produtiva. O objetivo é tomar emprestada a metáfora deste objeto para organizar um evento que é gerado, basicamente, através de ideias”, explica Tom.
“Em uma época de mobilização social e política, a Bienal Internacional de Curitiba lança este desafio criativo”, completa o coordenador do projeto. Para participar, basta enviar uma imagem do seu catavento para fotomob@bienaldecuritiba.com.brcom nome, cidade e país. Confira o regulamento e a exibição de todas as obras no http://fotomob.bienaldecuritiba.com.br
Maratona Fotográfica Fnac premiará melhores cliques em nove cidades
por Leonardo Blecher
Fotógrafos terão de seguir quatro temas surpresa, que serão revelados um pouco antes da largada
No dia 13 de julho, será realizada a Maratona Fotográfica Fnac 2013 nas cidades de São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre, Belo Horizonte, Goiânia e Brasília. O evento, que tem apoio da Nikon, premiará as melhores fotos urbanas feitas neste dia.
Os candidatos deverão fotografar as cidades em função de quatro temas surpresa que serão revelados pouco antes da partida. Os jurados escolherão os três melhores conjuntos de quatro fotos feitos em cada cidade. O primeiro colocado receberá uma câmera Nikon D7000, o segundo ganhará um Nikon D5200 e o terceiro, uma Nikon D3100.
As inscrições são limitadas e podem ser feitas de 3 a 11 de junho, pela página da Maratona Fotográfica no Facebook.
Confira os locais em que serão realizadas a largada e a chegada de cada maratona:
São Paulo (150 vagas) – Largada às 10h na Fnac Pinheiros e chegada às 17h na Fnac Paulista
Campinas (75 vagas) – Largada às 10h e chegada às 17h, ambas na Fnac Campinas
Ribeirão Preto (75 vagas) – Largada às 10h e chegada às 17h, ambas na Fnac Ribeirão Preto
Curitiba (75 vagas) – Largada às 10h e chegada às 17h, ambas na Fnac Curitiba
Porto Alegre (75 vagas) – Largada às 11h e chegada às 18h, ambas na Fnac Porto Alegre
Rio de Janeiro (75 vagas) – Largada às 10h e chegada às 17h, ambas na Fnac Barra
Belo Horizonte (75 vagas) – Largada às 10h e chegada às 17h, ambas na Fnac Belo Horizonte
Goiânia (75 vagas) – Largada às 10h e chegada às 17h, ambas na Fnac Goiânia
Brasília (75 vagas) – Largada às 10h e chegada às 17h, ambas na Fnac Brasília
Fonte: Catraca livre
Campinas (75 vagas) – Largada às 10h e chegada às 17h, ambas na Fnac Campinas
Ribeirão Preto (75 vagas) – Largada às 10h e chegada às 17h, ambas na Fnac Ribeirão Preto
Curitiba (75 vagas) – Largada às 10h e chegada às 17h, ambas na Fnac Curitiba
Porto Alegre (75 vagas) – Largada às 11h e chegada às 18h, ambas na Fnac Porto Alegre
Rio de Janeiro (75 vagas) – Largada às 10h e chegada às 17h, ambas na Fnac Barra
Belo Horizonte (75 vagas) – Largada às 10h e chegada às 17h, ambas na Fnac Belo Horizonte
Goiânia (75 vagas) – Largada às 10h e chegada às 17h, ambas na Fnac Goiânia
Brasília (75 vagas) – Largada às 10h e chegada às 17h, ambas na Fnac Brasília
Aberta as inscrições para artistas de Maricá, RJ, participarem de exposição
Interessados devem se inscrever até o dia 12 de julho de 2013.
Evento integra a Semana Missionária e será realizado no dia 19 de julho.
Evento integra a Semana Missionária e será realizado no dia 19 de julho.
Os artistas plásticos e artesãos de Maricá, no interior do Rio de Janeiro, poderão participar da mostra cultural da cidade para expor e vender os produtos. Para isso, os interessados devem fazer a inscrição até o dia 12 de julho deste ano (2013).
O Maricá Mostra Cultura integra a Semana Missionária que será realizada no dia 19 de julho de 2013. Até o momento, 10 artistas já se inscreveram, e segundo informações da assessoria de imprensa da prefeitura, 30 serão selecionados. A inscrição deve ser feita na secretaria de Cultura.
Fonte: G1 Região dos Lagos - 03/07/2013
Inscrições abertas para o Prêmio Funarte Mulheres nas Artes Visuais
Edital é realizado pela Fundação Nacional de Artes em parceria com o Ministério da Cultura e a Secretaria de Políticas para as Mulheres
Estão abertas até o dia 16 de agosto as inscrições para o Prêmio Funarte Mulheres nas Artes Visuais 2013. Exclusivamente voltado para pessoas do sexo feminino, o edital tem abrangência nacional e investimento total de R$ 744.200,00. Dez projetos serão contemplados com premiações de R$ 70 mil (cada). O objetivo é selecionar projetos que visem à prática de linguagens artísticas, à reflexão crítica e à profissionalização dos processos de gestão cultural. Realizado pela Fundação Nacional de Artes – Funarte, em parceria com o Ministério da Cultura e a Secretaria de Políticas para as Mulheres, o edital pretende, ainda, contribuir para o fomento e a difusão da expressão artística considerando o reconhecimento das mulheres nas artes visuais.
Podem participar pessoas físicas (indivíduo ou representante de coletivo de artistas) do sexo feminino e pessoas jurídicas de direito privado de natureza cultural, com ou sem fins lucrativos, atuantes na área das Artes Visuais e composta exclusivamente por pessoas do sexo feminino. O projetos inscritos podem ser de exposições, mostras, oficinas, intervenções urbanas, publicações, produção crítica e documental, seminários, que tenham como resultado esperado ampliar a geração do mercado de artes visuais no âmbito da produção feminina, bem como contribuir para a formação de público.
Mais informações:
mulheresnasartes@funarte.gov. br
mulheresnasartes@funarte.gov.
Fonte: FUNARTE – Fundação Nacional de Artes
Pró-Design 2013 e PROCESSO SELETIVO DE PROJETOS CULTURAIS PARA OCUPAÇÃO DA GALERIA D/CCD.
Através do Centro Carioca de Design, o Instituto Rio Patrimônio da Humanidade lança o edital Pró-Design 2013 e PROCESSO SELETIVO DE PROJETOS CULTURAIS PARA OCUPAÇÃO DA GALERIA D/CCD.
A idéia destes editais é não só movimentar e gerar conteúdo crítico sobre a inserção do design como ferramenta essencial para o desenvolvimento da cidade, mas também construir uma nova programação focada em design, criada pelos próprios designers, fortalecendo um espaço de criação e de reflexão que é, cada vez mais, a casa do design no Rio. O Centro Carioca de Design (CCD) funciona desde 2010 na Casa de Bidu Sayão, um edifício histórico na Praça Tiradentes, no Centro do Rio. Sua localização no Centro Histórico da cidade integra a proposta de dinamizar o nosso Patrimônio Histórico e Cultural através de iniciativas ligadas à economia criativa, visando estimular o pensamento urbano através do design, provocando novas leituras e (re)significando o espaço público.
O Edital PRO DESIGN 2013, em sua segunda versão, é voltado para pessoas jurídicas (Produtoras Culturais, Escritórios de Design e/ou Arquitetura, Agências de Comunicação, Associações Privadas sem Fins Lucrativos, Associações Culturais, Cooperativas Culturais, Cooperativas de Designers, Editoras, e outros tipos de Pessoas Jurídicas que sejam comprovadamente aptas à elaboração e execução de projetos culturais na área do Design) e contemplará projetos em diversas categorias como exposições, wokshops, seminários e publicações, com apoio total de 700 mil reais.
Já o processo seletivo para ocupação da GALERIA D contemplará projetos culturais propostos por estudantes e profissionais recém formados (pessoas físicas), para execução destes projetos no CCD. O apoio total deste processo seletivo é de 150 mil reais, contemplando até 5 projetos.
Fonte: Design Brasil
Novo edital da Fundação Palmares para jovens negros inscreve até 30/07
A Fundação Palmares lançou nesta semana (01/07) uma chamada pública para seleção de propostas para a implantação de Núcleos de Formação de Agentes de Cultura da Juventude Negra – NUFAC’s. A iniciativa visa atender cerca de 1.200 jovens negros e negras com capacitação para atuar no mercado cultural. As inscrições seguem até 30 de julho.
Ao todo, serão selecionadas 10 (dez) propostas de entidades que possuam capacidade técnica e administrativa para oferecer cursos de formação profissional na área cultural para jovens negras e negros do ensino fundamental e médio, completo e incompleto, oriundos das classes sociais C, D e E de todas as regiões brasileiras. O objetivo é gerar bons resultados nas próprias comunidades atendidas, valorizando a identidade e contribuindo para o desenvolvimento local a partir dos talentos desenvolvidos pelo programa.
A chamada pública é aberta a entidades privadas sem fins lucrativos que tenham como foco de atuação a cultura e a educação, comprovado por meio do histórico da instituição proponente e da aferição do efetivo exercício de atividades referentes ao objeto da parceria durante os últimos três anos; desenvolvam trabalhos em prol da cultura afro-brasileira, nas condições e exigências estabelecidas neste Edital; e que estejam credenciadas e cadastradas no portal de convênios/SICONV do Governo Federal.
Para visualizar ou imprimir a versão em PDF do Edital e seus anexos, clique aqui
Para visualizar ou imprimir a versão em PDF da publicação no Diário Oficial da União, clique aqui
Texto: Juliano Mendes da Hora / Ascom MinC – RRNE
Com informações do Ministério da Cultura
BOLSA IBERÊ CAMARGO
BOLSA IBERÊ CAMARGO
Até 31/ de julho a Fundação Iberê Camargo recebe inscrições para o programa anual de bolsas para artistas.
A Bolsa Iberê Camargo é um programa de residência internacional destinado a artistas brasileiros, que proporciona aos selecionados uma imersão em sua produção e o aperfeiçoamento de suas habilidades, a partir da realização de um projeto em um importante centro de arte no exterior.
Criada em 2001 com o objetivo de fomentar a produção artística contemporânea do Brasil, a iniciativa já selecionou, até o momento, 20 artistas para participar dos programas de intercâmbio. Além deles, a cada edição, um dos inscritos é escolhido para integrar o programa Artista Convidado do Ateliê de Gravura – projeto que possibilita aos seus participantes trabalhar uma semana com a prensa que pertenceu a Iberê Camargo, com o objetivo de produzir obras inéditas. Finalmente, a cada ano, outros dez inscritos recebem destaque no site da Fundação, em reportagens que apresentam seus trabalhos ao público.
Ao longo de sua primeira década de existência, a Bolsa se estabeleceu no cenário nacional como uma das mais importantes iniciativas do gênero, estabelecendo um fluxo cultural e uma importante rede de trocas e experiências entre a produção artística nacional e a internacional. Os vencedores de 2001 a 2004 participaram de temporadas de estudo nos Estados Unidos, na França e na Inglaterra. A partir de 2005, a Bolsa começou a selecionar dois artistas por ano. Desde então, houve programas de residências em Portugal, França, Estados Unidos, México, Uruguai, Argentina e Colômbia.
Entre 2010 e 2011, foi realizada na sede da Fundação a exposição Convivências: Dez anos da Bolsa Iberê Camargo, que reuniu trabalhos dos 14 selecionados pela iniciativa ao longo de sua primeira década de existência.
Confira a lista de todos os artistas que já foram selecionados pela Bolsa.
O programa oferece 03 (três) bolsas para residências artísticas no exterior por períodos de curta duração, com a intenção de contribuir para a formação e o aprimoramento de artistas e incentivar atividades de intercâmbio e aprendizagem. Nesta edição, os candidatos terão três opções de destino: MAMbo, em Bolonha (Itália), CRAC, em Valparaiso (Chile), e Kiosko, em Santa Cruz de La Sierra (Bolívia).
Além das residências internacionais, a bolsa objetiva, igualmente, divulgar o trabalho de artistas brasileiros no site da Fundação Iberê Camargo e convidar um artista, também selecionado pela Comissão Julgadora, para participar do Programa Artista Convidado do Ateliê de Gravura, em Porto Alegre.
Saiba mais : http://www.iberecamargo.org. br/site/projetos/projetos- bolsa.aspx
RED BULL HOUSE OF ART ABRE INSCRIÇÕES PARA TEMPORADA 2013/2014
RED BULL HOUSE OF ART ABRE INSCRIÇÕES PARA TEMPORADA 2013/2014
Estão abertas, até 16 de agosto de 2013, as inscrições para as próximas edições da Red Bull House of Art em São Paulo/SP. O projeto de residência artística teve a sua primeira temporada no Brasil em 2009, também na capital paulista – que recebeu ainda edições do projeto em 2010 e 2011. Ao todo, 12 artistas serão selecionados desta vez; sendo seis participantes em cada período. O primeiro grupo será de 14 de outubro a 09 de dezembro de 2013 e o segundo de 10 de fevereiro a 21 de abril de 2014.
O processo seletivo é gratuito e composto de análise de portfólio, seleção e entrevistas. Podem participar artistas brasileiros em formação que residam em qualquer cidade do país. Vale ressaltar que a organização da residência não irá arcar com os custos de passagens e hospedagem (durante o período da residência) dos participantes selecionados que não morem na cidade de São Paulo.
Para inscrever-se, basta fazer o download da ficha de inscrição abaixo e enviá-la preenchida, datada e assinada, juntamente com currículo e portfólio digital via We Transferredbullhouseofart. wetransfer.com (até dia 16 de agosto de 2013).
Mais informações: residencia. artistica@redbull.com.br.
Mais informações: residencia.
A organização do projeto, com o apoio de um júri especializado, selecionará os participantes das próximas edições, que serão comunicados assim que o processo seletivo terminar. Os nomes dos participantes serão divulgados também aqui no site, no dia 09 de setembro de 2013.
Sobre a Red Bull House of Art: O projeto é um espaço de convivência artística com ateliês individuais, estúdios coletivos e espaço expositivo. É uma plataforma de experimentação que possibilita a interação entre os artistas residentes, suas redes pessoais e o público visitante. Nas edições anteriores, a Red Bull House of Art foi realizada em locais conectados com a história da cidade de São Paulo como o Hotel Central, na Avenida São João, e o Edifício Sampaio Moreira - ambos no centro da cidade. O novo endereço da Red Bull House of Art manterá vivo este conceito de ligação com a história da cidade, e será divulgado posteriormente.
Mais informações: http://www.redbull.com.br/cs/ Satellite/pt_BR/Article/Red- Bull-House-of-Art-abre-inscri% C3%A7%C3%B5es-para- 021243353366500
RS abre edital para prêmio de incentivo às artes visuais
RS abre edital para prêmio de incentivo às artes visuais
Estão abertas as inscrições para o edital do 3° Prêmio de Incentivo à Produção de Artes Visuais, que selecionará projetos de exposições em três espaços da Casa de Cultura Mario Quintana. Promovido pelo Instituto Estadual de Artes Visuais, o edital prevê ainda premiação em dinheiro: R$ 30 mil no total, distribuído aos vencedores em cada um destes lugares: Espaço Rosenblatt, Galeria Augusto Meyer e Fotogaleria Virgílio Calegari.
O objetivo é incentivar, apresentar e divulgar a produção contemporânea de artes visuais em suas diversas expressões, fortalecendo o setor, a economia e o desenvolvimento da cultura. Serão 21 exposições, nos suportes da pintura, desenho, gravura, escultura, cerâmica, performance, fotografia, novas linguagens e mídia.
Podem se inscrever nomes residentes no Rio Grande do Sul, com o limite de um projeto por artista. A comissão julgadora levará em conta a originalidade, contemporaneidade, adequação física e conceitual ao local expositivo.
O edital completo está disponível aqui.
*Com informações da Secretaria de Cultura do Rio Grande do Sul
Fonte: Cultura e Mercado
4º Concurso Fotolivro Iberoamericano 2013 (Inscrições até 30/08/2013)
4º Concurso Fotolivro Iberoamericano 2013 (Inscrições até 30/08/2013)
A convocatória está aberta a profissionais, estudantes de fotografia e fotógrafos da América Latina, Espanha e Portugal.
Com o objetivo de divulgar jovens talentos da fotografia ibero-americana no mundo e abrir um espaço de diálogo visual mais enriquecedor, convoca seu 4.o Concurso Fotolivro Iberoamericano 2013.
Os participantes deverão ter nascido ou residir em algum país ibero-americano. O período de inscrição vai até 30 de agosto de 2013.
Prêmios
Primeiro lugar
Publicação do trabalho ganhador em um livro com distribuição internacional em espanhol e inglês.
50 exemplares do livro para o autor.
Divulgação mediante a destinação de 200 livros de cortesia que serão enviados a importantes críticos e formadores de opinião.
Promoção e divulgação para a mídia mediante um release para a imprensa.
Exibição de seu projeto na exposição que será realizada no México em outubro.
Primeiro lugar
Publicação do trabalho ganhador em um livro com distribuição internacional em espanhol e inglês.
50 exemplares do livro para o autor.
Divulgação mediante a destinação de 200 livros de cortesia que serão enviados a importantes críticos e formadores de opinião.
Promoção e divulgação para a mídia mediante um release para a imprensa.
Exibição de seu projeto na exposição que será realizada no México em outubro.
Menções honrosas
Pacote de livros RM 2012.
Promoção e divulgação para a mídia mediante um release para a imprensa.
Exibição dos projetos na exposição que será realizada no México em outubro.
Pacote de livros RM 2012.
Promoção e divulgação para a mídia mediante um release para a imprensa.
Exibição dos projetos na exposição que será realizada no México em outubro.
Fonte: Editorial RM / Banco Cultural
Salão Nacional de Artes Plásticas 2013 (Inscrições até 31/07/2013)
Salão Nacional de Artes Plásticas 2013 (Inscrições até 31/07/2013)
O Salão de arte têm como objetivos: Convidar pessoas físicas residentes em qualquer dos estados do território nacional que tenha no seu cotidiano, atividade no campo das Artes Plásticas, seja na forma profissional ou amadora; encontrar e dar destaque a obras e ou trabalhos de arte mais representativos; de incentivar e estimular o “movimento das Artes Plásticas”; reconhecer e recompensar monetariamente destacadas obras e ou trabalhos de arte inscritos neste salão de arte; como também pinçar entre os participantes prováveis novos e futuros valores das Artes Plásticas.
O salão de arte é aberto à participação de qualquer pessoa física residente em qualquer dos estados do território nacional que tenha no seu cotidiano, atividade no campo das Artes Plásticas, seja na forma profissional ou amadora, nas categorias disponibilizadas para o presente salão de arte, de ambos os sexos, com idade superior a dezoito anos.
As categorias são: Desenho, Gravura, Pintura e Escultura. Somente serão aceitos obras e ou trabalhos de arte confeccionados nos anos de 2012 e de 2013; os quais não podem ter participado e ou sido premiado em qualquer outro salão de artes plásticas, nacional ou internacional.
Fonte: Sigma Escritório de Arte/ Banco Cultural
Captação a partir do negócio cultural - SP
Captação a partir do negócio cultural
“Você pode contar com a ajuda de alguém para realizar uma captação de recursos específica, ou mesmo ter uma pessoa ou equipe que o auxilie na parte burocrática do trabalho, mas eu não acredito em alguém que assuma aquilo que é o principal papel de um agente cultural. Acho engraçado aqui no Brasil a vergonha que as pessoas têm em vender. Eu aprendi que dirigir uma empresa é vender. Em um empreendimento cultural não é diferente, do artista ao produtor, todo mundo tem que participar. Em qualquer segmento da economia, ninguém terceiriza seu departamento comercial. Quer captar recursos? Aprenda a fazê-lo você mesmo. Não é fácil, mas é menos complicado do que parece.”
A afirmação é de Gui Afif, professor do módulo de Negociação da Jornada Captação de Recursos, parte da Jornada de Férias assinada pelo Cultura e Mercado no Cemec, em São Paulo. O curso acontece de 22 a 25 de julho e apresenta uma abordagem sobre o financiamento de projetos a partir do negócio cultural e auxilia o participante a organizar fontes de financiamento, carteira de clientes, argumentação de venda, além de estruturar a comunicação, o projeto comercial e a negociação com clientes e patrocinadores.
Afif vai ensinar técnicas de negociação a partir de cases de sucesso, auxiliando o aluno a desenvolvar argumentos e técnicas para aumentar sua capacidade de comercialização.
“Como a lógica da competição, da guerra e da concorrência, a estratégia não se aplica ao mercado cultural. Essa palavra soa de maneira muito estranha e incômoda aos nossos ouvidos. Mas isso não significa que devamos abandonar a estratégia. Precisamos chegar a um termo de equilíbrio entre as técnicas de mercado, adaptando-as à lógica dos empreendimentos culturais, de trabalho colaborativo, em rede e de forma espiralar”, explica Leonardo Brant, coordenador do curso e professor do módulo sobre pensamento estratégico, desenvolvimento e modulação de negócios.
Piatã Kignel, do Santander, vai falar sobre o mercado de patrocínio sob o ponto de vista do patrocinado. “É necessário entender que para as empresas, o patrocínio nada mais é do que mais uma ferramenta de negócios, diferenciada de outras, especialmente no caso cultural, pela sua capacidade de gerar experiência com os (e não somente transmissão dos) valores de sua marca. Dessa forma, quando um contrato de patrocínio é feito, é importante que o patrocinado entenda quais são as obrigações que tem perante ao patrocinador e quais suas expectativas e necessidades, para que o patrocínio apresente resultados que ajudarão na sua renovação ou na conquista de outros apoios.”
Segundo ele, para entender o patrocinador é necessário conhecer melhor sobre seus negócios, seus desafios, suas oportunidades, quais seus públicos de interesse de relacionamento e, assim, como a ação patrocinada poderá compor com as suas estratégias.
Completa a programação do curso um módulo sobre cenário e evolução do mercado cultural – oportunidades de negócios para captadores de recursos, gestores e empreendedores criativos.
As inscrições para a Jornada Captação de Recursos podem ser feitas com desconto até o dia 7 de julho. Mais informações no site www.redecemec.com.
Fonte: Cultura e Mercado
Obra-Prima Estúdio oferece cursos de pintura - SP
Obra-Prima Estúdio oferece cursos de pintura
O recém-inaugurado Obra-Prima Estúdio oferece cursos de pintura voltados para leigos e interessados em geral. Em cada aula é abordado um quadro de um artista renomado, como Van Gogh, Gustav Klimt , Andy Wahrol, Wassily Kandinsky. As aulas ocorrem às quartas-feiras e quintas-feiras, das 19h às 22h, e os participantes poderão levar uma bebida de preferência para degustar enquanto realiza atividades de releitura da obra. Os temas e as inscrições dos cursos podem ser acessados através do site do www.obraprimaestudio.com.br . No endereço funcionam também a Aberta Galeria e o Instituto Volusiano.
Obra-Prima Estúdio
Vila Madalena: r. São Gall, 110.
Obra-Prima Estúdio
Vila Madalena: r. São Gall, 110.
Fonte: Mapa das Artes
CURSOS MAM :: 2º SEMESTRE - SP
Fotografia, artes plásticas e história e crítica da arte são as áreas contempladas pela grade de cursos, que atendem tanto iniciantes, quanto especialistas. O MAM também oferece cursos In Company.
Contato: +55-11-5085-1312, cursos@mam.org.br
fonte: MAM - SP
Cursos do Segundo Semestre no Ateliê Coletivo 2e1, São Paulo
Dando continuidade aos programas de formação intensiva, o Ateliê Coletivo 2e1 lança novos cursos cujas atividades começam a partir de agosto. Todos estes poderão ser acompanhados a distância por participantes fora de São Paulo através de ferramentas de Educação a Distância.
Início em agosto e setembro de 2013 - matrículas abertas
Ateliê Coletivo 2e1
Rua Teixeira e Souza 252 casa, Perdizes, São Paulo
11-2476-7472 / 7492 ou atelie@doiseum.com
www.doiseum.com
Rua Teixeira e Souza 252 casa, Perdizes, São Paulo
11-2476-7472 / 7492 ou atelie@doiseum.com
www.doiseum.com
CURSOS
PRO2E1– Gestão de carreira para artistas
14 de agosto a 18 de dezembro de 2013, quartas, das 19 às 22h
14 de agosto a 18 de dezembro de 2013, quartas, das 19 às 22h
Ministrado por Daniele Dal Col e convidados, visa desenvolver no artista visão estratégica da carreira, além de competência emocional, decisória e de comunicação. O programa contará com dois módulos que irão explorar o sistema da arte de modo abrangente, desde a função do mercado de arte como rede socioeconômica a questões afetas à carreira do artista, como a organização do ateliê, dos materiais, questões legais, de comércio exterior etc. No segundo módulo, composto de encontros individuais com duração de 4 hs, será realizada uma consultoria individual.
Vitamina 2E1 – A Pintura Hoje
13 de agosto de 2013 a 11 de março de 2014, terças, das 19 às 22h
13 de agosto de 2013 a 11 de março de 2014, terças, das 19 às 22h
Coordenado por Bruno Dunley e participação de Adriano Costa, Álvaro Seixas, Ana Elisa Egreja, Antônio Malta, Ana Prata, Dudi Maia Rosa, Fabio Miguez, Jac Leirner, Leda Catunda, Lucas Arruda, Lucia Koch, Luiz Zerbini, Mariana Serri, Marina Rheinghtz, Paulo Pasta, Paulo Monteiro, Rodolpho Parigi, Rodrigo Andrade, Rodrigo Bivar e Sergio Sister, trará as discussões contemporâneas sobre o tema, suas anunciadas mortes, seus desdobramentos além dos suportes tradicionais, com acompanhamento e desenvolvimento de projetos dos participantes.
Vitamina 2E1 – Corpo
28 de setembro de 2013 a 29 de março de 2014, sábados, das 10 às 15h
28 de setembro de 2013 a 29 de março de 2014, sábados, das 10 às 15h
Coordenado por Bruno Mendonça e participação de Efrain Almeida, Laura Lima, Lucio Agra, Marion Velasco, Marta Soares, Mauricio Ianes, Paula Garcia, Thelma Bonavita, contará com módulos que irão explorar questões e conceitos inerentes ao tema de forma transdisciplinar e expandida, assim como o acompanhamento e desenvolvimento de trabalhos e projetos realizados pelos participantes ao longo do programa
fonte: Canal Contemporâneo
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