concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)
http://maregina-arte.blogspot.com/
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)
http://maregina-arte.blogspot.com/
sábado, 2 de março de 2013
(MG) recebe terceira edição do Festival de Fotografia
A 3ª edição do Festival de Fotografia de Tiradentes ocorre entre os dias 06 e 10/03/13, e reúne série de exposições, workshops, palestras, ciclo de ideias, leituras de portfólio, projeções de fotografias e atividades gratuitas na região central da cidade mineira. Com coordenação de Eugênio Sávio e Bruno Magalhães, o evento conta com a participação de fotógrafos renomados, como a inglesa Maureen Bisilliat, Guy Veloso, Cássio Vasconcellos, Gui Mohallem, Rodrigo Braga, Gilvan Barreto, entre outros. Destaque para as mostras individuais de Maureen Bisilliat e do mineiro Gustavo Lacerda, com o ensaio “Albinos”. Durante a programação ocorrem eventos especiais como projeções noturnas e exposição de fotografias em carroças pela cidade (foto acima). | Confira a programação: 06/03/13 – Abertura. - 07/03/13, das 18h às 19h30 – Revista #ZUM - Marília Scalzo entrevista Guy Veloso. - 07/03/13, 20h às 21h30 - Ciclo de Ideias com Luis Braga e Diógenes Moura. - 08/03/13, das 11h30 às 13h - Ciclo de Ideias com Cássio Vasconcellos e Rubens Fernandes Junior. - 08/03/13, das 16h às 17h30 - Palestra National Geographic com Luciano Candisani e Ronaldo Ribeiro. - 08/03/13, das 18h às 19h30 - Foto em Pauta com Leo Drumond e Gustavo Nolasco. - 08/03/13, das 20h às 21h30 - Ciclo de Ideias com Rodrigo Braga e Alexandre Belém. - 09/03/13, das 10h às 11h30 - Palestra “Fotografia como Ferramenta de Descoberta” com Roberto Linsker e Matthew Shirts. - 09/03/13, 11h30 às 13h - Ciclo de Ideias com Rodrigo Moura e Eugênio Sávio. - 09/03/13, 14h30 - Palestra 10 Anos do Prêmio Conrado Wessel de Arte. - 09/03/13, das 16h às 17h30 - Entrevista com Joanne Roriz e Sergio Branco. - 09/03/13, das 18h às 19h30 - Ciclo de Ideias com Gilvan Barreto, Gui Mohallen e Georgia Quintas. - 09/03/13, das 20 às 21h30 - Ciclo de Ideias com Maurren Bissiliat e Rosely Nakagawa. - 10/03/13 – Encerramento. | Mais informações: www.fotoempauta.com.br/ festival2013
Fonte: Mapa das Artes
Projeto de lei de Andrea Matarazzo estimula produção artística e cultural
O Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais - Pro-MAC é o primeiro projeto de lei municipal do vereador Andrea Matarazzo (PSDB), protocolado no dia 22/02/13, e prevê que o incentivo funcione com maior transparência e estimule ainda mais a produção artística e cultural na cidade. O Incentivo subiria de 70% para 100% do valor do certificado e o município passaria a reservar R$ 45 milhões por ano por meio de renúncia fiscal, ao invés dos atuais R$ 15 milhões da legislação em vigor – a Lei Mendonça (10.923/1990). Pela proposta de Matarazzo, que é inspirada no ProAC (Governo do Estado de São Paulo), a dedução no imposto vai para 100%, ou seja, permitiria repasse integral do recurso, o que estimularia empresas a se interessarem em investir em cultura.
O Projeto de Lei também estabelece o percentual fixo de 0,3% de tudo o que é arrecadado com IPTU e ISS pelo município para incentivo, o que representa R$ 45 milhões por ano, quantia superior ao orçamento vigente, estimado em R$ 15 milhões.
O Pro-MAC propõe a atualização e ampliação da diversidade de áreas que podem ser contempladas, tais como design, cultura digital, design e moda, economia criativa, aplicativos eletrônicos e patrimônio histórico, por exemplo.
Outra mudança é a contrapartida, que passa a ser formulada pelo proponente e não mais determinada por lei. O autor da proposta é quem vai indicar a melhor forma de levar ao público o seu projeto cultural, o que também será um critério de avaliação.
O projeto de lei também estabelece a criação de um banco dos projetos aprovados, a ser publicado no site da Secretaria de Cultura, para dar visibilidade às propostas e permitir também que mais patrocinadores possam conhecer e escolher projetos culturais para investir.
Fonte: Mapa das Artes
Prêmio Arte|Ref de Arte Contemporânea
Com o intuito de difundir e incentivar não só a produção de jovens talentos, mas também dos artistas já iniciados no panorama da arte contemporânea brasileira o Arte|ref lança a sua primeira edição do Prêmio Arte|Ref de Arte Contemporânea.
O objetivo do Prêmio Arte|Ref é fazer um mapeamento da produção contemporânea no Brasil, enfatizando a diversidade técnica, poética, de linguagens, assuntos e das diferentes realidades regionais do país, além apoiar a produção cujo universo poético se caracteriza pela experimentação. A criação do primeiro prêmio visa fomentar e promover a produção artística experimental, que abrange a complexidade da cultura contemporânea, advinda das novas dimensões da sociedade, da informação e do contexto de conectividade da cultura.
Para participar deste prêmio o Arteref eliminou a burocracia das fichas de inscrição e envios de trabalhos por correio. Basta o artista enviar imagens de 3 a 5 obras de arte, currículo e uma biografia para o e-mailcuradoria@arteref.com.br . Não existe um tema específico, e pode ser usada qualquer técnica (pintura, fotografia, vídeo, gravura, ilustração etc), o que queremos realmente é descobrir o que os artistas brasileiros estão produzindo atualmente. O tamanho total do arquivo de imagens não pode ultrapassar 5 mb, no caso de vídeo pode ser enviado um link. Qualquer dúvida é só entrar em contato por esse mesmo e-mail.
Serão 4 edições (março, abril, maio e junho) e o vencedor de cada edição ganhará o prêmio de mil reais.
As inscrições para o Prêmio do mês de março começam dia primeiro (sexta-feira) e terminam dia 27 de março (quarta-feira). O resultado sairá dia 29 de março (sexta-feira) na página principal do nosso site (www.arteref.com.br) e também na página oficial do Arte|Ref no Facebook, então é importante que todos os participantes curtam a página para receberem as atualizações.
Boa sorte!
É muito importante que leia com atenção o regulamento antes de enviar sua candidatura.
Regulamento
Prêmio
Serão 4 edições (março/ abril/ maio/ junho) com o prêmio R$1.000,00 (mil reais) para o ganhador de cada uma delas.
- Todos os prêmios serão concedidos mediante inscrição e seleção por uma comissão de seleção designada pela organização do Prêmio.
- Será vedada a participação de projetos ou trabalhos que já tenham sido premiados anteriormente.
- O Prêmio é de caráter artístico e cultural.
Condições de participação
- Cada autor poderá concorrer com no máximo de 3 a 5 obras.
- Serão selecionados trabalhos de artistas que comprovem residência no Brasil ou residência transitória no exterior (até cinco anos), por motivo de trabalho
temporário, estudos ou pesquisas.
- Não poderão participar membros e familiares da comissão organizadora e da comissão de seleção, funcionários do Arteref ou de empresas patrocinadoras.
- Não poderão participar artistas contemplados com o Prêmio Arte|Ref de em até quatro edições anteriores a do presente concurso.
- A seleção dos trabalhos será feita por uma comissão de seleção, designada pela organização do Prêmio, constituída por titulares brasileiros e estrangeiros: críticos, artistas, dirigentes culturais e especialistas nas áreas abrangidas pelo Prêmio.
- A critério da comissão de seleção, detalhamentos da obra ou projetos poderão ser solicitados aos selecionados. A partir da data da solicitação, o artista terá sete dias corridos para enviar para o Arteref, por e-mail, as informações solicitadas.
- Ao inscrever sua obra no Prêmio Arte| Ref de Arte Contemporânea, o artista concordará automaticamente com todos os termos deste Regulamento e aceita ceder a obra inscrita para exposição e/ou exibição ao público, em eventos vinculados ao Prêmio, bem como autoriza, sem ônus para a organização, os direitos para utilização de reprodução de imagens de obras, trechos de fonogramas (estes até 30” cada) e trechos de vídeo para fins de divulgação e publicação do Prêmio Arte|Ref de Arte Contemporânea, em quaisquer suportes materiais, dinâmicos ou estáticos, sem quaisquer limitações, tais como quanto a tempo, território, meios e formas de divulgação.
- O artista que vier a ser premiado concorda em incluir, na divulgação de sua obra, créditos de premiação do Prêmio Arteref de Arte. Todas as obras premiadas devem incluir a logomarca do Prêmio Arteref de Arte. No caso dos prêmios viabilizados por convênio com o Ministério da Cultura, também deverá ser incluída a logomarca desse Ministério.
Serão considerados todas as formas de expressão artística que possam ser mostradas através da internet .
Inscrições
- As inscrições para o Prêmio do mês de Março deverão ser realizadas a partir do dia primeiro de março (sexta-feira) até o dia 27 de março (quarta-feira), através do e-mail curadoria@arteref.com.br
- Deve ser enviado no e-mail o currículo, uma pequena biografia do artista, e uma foto de cada obra participante (podendo ser entre 3 e 5 obras), totalizando um arquivo de imagens de no máximo 5mb. O material deverá ser encaminhado exclusivamente via e-mail segundo as instruções anteriores.
Apresentação dos trabalhos:
- Todos os trabalhos deverão ser enviados por internet e deverão ter uma qualidade de reprodução que deixe bem clara a natureza do trabalho.
- Os trabalhos que não possam ser corretamente visualizados pela comissão de curadores serão desclassificados
- A dimensão do arquivo de fotos deverá ter no máximo 5 mb.
Confirmação/cancelamento da inscrição:
- Após o recebimento e a verificação do material enviado, o proponente já fará parte da premiação e terá suas obras avaliadas.
- Caso o material não esteja em qualidade para ser julgado, enviaremos um e-mail dando uma segunda chance para o participante melhorar a qualidade da apresentação.
- Após esta segunda chance, se o material continuar com baixa qualidade para ser julgado, a inscrição será cancelada.
Divulgação
- A divulgação dos premiados ocorrerá no dia 29 de março através da página oficial do Arte|Ref no Facebook e Twitter, e também será publicado na primeira página do site como manchete.
- A Premiação ocorrerá através de pagamento em cheque e assinatura de um recibo por parte do vencedor.
- Os trabalhos premiados serão reproduzidos para divulgação, nos veículos da imprensa, no site e em possíveis exposições.
- Data de inscrição e resultados das próximas premiações:
Abril: Inscrição do dia primeiro de abril (segunda-feira) ao dia 28 de abril (domingo). Resultado dia 30 de abril (terça-feira).
Maio: Inscrição do dia 3 de maio (sexta-feira) ao dia 29 de maio (quarta-feira). Resultado dia 31 de maio (sexta-feira).
Junho: Inscrição do dia 3 de junho (segunda-feira) ao dia 27 de junho (quinta-feira). Resultado dia 29 de abril (sábado).
Resultados da premiação
- O resultado será homologado pela comissão de organização.
Questões autorais
Os artistas participantes deverão obter autorização para utilizar, dentro da abrangência prevista neste regulamento, quaisquer obras intelectuais e artísticas de terceiros que eventualmente estejam incluídas ou adaptadas, de qualquer forma, em suas criações. O artista selecionado colocará à disposição da comissão organizadora do Prêmio a qual poderá solicitar as referidas autorizações a qualquer tempo. A não apresentação da documentação dentro do prazo solicitado poderá acarretar na desclassificação do candidato. Em caso de reclamações de terceiros a este título o artista ficará responsável civil e criminalmente, isentando os organizadores e demais empresas vinculadas ao Prêmio de qualquer responsabilidade a respeito.
Disposições administrativas
- Os procedimentos administrativos para o pagamento serão efetuados após a assinatura do contrato.
- Os casos omissos serão resolvidos pela comissão de seleção e organização.
- A participação neste prêmio implica na total e absoluta concordância com os termos deste edital. O interessado poderá recorrer contra ilegalidade ou irregularidades flagrantes deste edital, em cinco dias úteis, a contar da divulgação dos resultados na imprensa, através de petição fundamentada, com indicação precisa dos fatos e fundamentos jurídicos que justifiquem a reforma da decisão administrativa. Os recursos interpostos serão encaminhados no site Arte|Ref.
- Os esclarecimentos referentes ao Prêmio serão prestados pela comissão de organização do Arte|Ref, pelo telefone (11) 4612 6019, das 9 às 17 horas, de
segunda a sexta-feira ou pelo e-mail curadoria@arteref.com.br
Fonte: Arte|Ref.com
Bienal de cerâmica recebe inscrições para mostra na Argentina
A 5ª edição da Bienal Internacional de arte cerâmica de San Lucas, Argentina, recebe trabalhos até 10/07/2013. Podem participar artistas de todoo mundo que se dedicam a criação em ceramica. A ficha de inscrição e o regulamento devem ser solicitado através do e-mail: museoceramica@RumboCultural. arnetbiz.com.ar . Todas as peças inscritas passam a integrar o acervo do Museo Internacional de Cerámica Contemporánea – MICC, que já conta com 1.375 obras de 57 países. O evento distribuirá quatro prêmios, três para a categoria e outro, exclusivo para esculturas. A mostra ocorre a partir de 03/08/12, na Asociación Cultural Rumbo y Museo Internacional de Cerámica Contemporánea (MICC), em San Nícolas de los Arroyos, Argentina. | Mais informações: Museo Internacional de Cerámica Contemporáneamuseoceramica@rumbocultural. arnetbiz.com.ar
Fonte: Mapa das Artes
Fundação Municipal de Cultura abre edital para ocupação do MAP - Belo Horizonte MG
A Fundação Municipal de Cultura (FMC) lança o edital para a 1ª Seleção de Projetos Curatoriais em Artes Visuais do Museu de Arte da Pampulha – arte.con. A iniciativa, em parceria com a Associação Cultural de Amigos do Museu de Arte da Pampulha (AMAP), visa selecionar duas propostas curatoriais para ocupar os espaços expositivos do MAP.
As inscrições para a seleção das propostas são gratuitas e estarão abertas no período de 18 de fevereiro de 2013 a 15 de março de 2013. Toda a documentação necessária para a inscrição deverá ser enviada para o Museu de Arte da Pampulha pelos Correios ou por serviços de entrega expressa, com Aviso de Recebimento (AR).
Segundo a gestora do Museu de Arte da Pampulha, Michelle Mafra, Belo Horizonte sempre teve uma vocação de cidade moderna, abrigando as mais diversas manifestações artísticas contemporâneas. “Neste contexto de vanguarda, lançamos o edital para selecionar duas propostas de exposição de arte contemporânea, possibilitando, através de apoio financeiro, a sua realização no Museu de Arte da Pampulha. Acreditamos que a iniciativa vem colaborar ainda mais para estimular a reflexão e a produção artística nacional, além de democratizar o espaço expositivo do MAP."
Os interessados deverão propor exposição que ocupe os espaços do edifício modernista projetado por Oscar Niemeyer em Belo Horizonte, onde o MAP está instalado. A proposta deverá estar de acordo com a linha curatorial do MAP que visa promover a arte contemporânea brasileira, buscando diálogos e conexões com a arquitetura, bem como com o legado histórico e artístico da coleção de obras modernistas e contemporâneas da instituição, podendo direcioná-las a qualquer público e considerando que elas serão expostas em local de livre acesso.
As propostas também deverão promover e estimular a reflexão sobre as artes visuais, considerando suas variadas formas de manifestação como a pintura, escultura, gravura, desenho fotografia, vídeo, instalação, videoarte, arte eletrônica, site specific ou qualquer outra tendência, sendo admitidos também projetos multidisciplinares.
Os resultados de cada etapa serão publicados no Diário Oficial do Município (DOM), em calendário a ser divulgado após o término das inscrições. Para ver o edital completo, clique aqui.
Fonte: Portal Prefeitura de Belo Horizonte
Fundação Hansen Bahia, Cachoeira (BA), promove curso de restauração
A Fundação Hansen Bahia, localizada em Cachoeira (BA), promove entre 20/03 e 09/08/13, o curso “Noções Básicas de Conservação Preventiva e Reparo de Acervo em Suporte de Papel”. As inscrições devem ser realizadas através do e-mail: hansenbahia@uol.com.br. A atividade, que é dividida em quatro módulos, é ministrada pela professora Ana Paula Soares Pacheco (UFRB). Investimento Ed R$ 50,00. | Mais informações: Fundação Hansen Bahia Centro: r. Treze de Maio, 13, tel. (75) 3425-1453. Ter. a sex., 9h/17h; sáb. e dom., 9h/14h. www.fundacaohansenbahia.com. br/
Fonte: Mapa das Artes
Curso de Tipografia – Tipocali – Belo Horizonte
de
Zupi
/// SOBRE O ARTISTA
Thiago Reginato – Sócio do estúdio Maquinário – Laboratório Criativo. Fundador do Tipocali.
Thiago Reginato – Sócio do estúdio Maquinário – Laboratório Criativo. Fundador do Tipocali.
No final do ano se forma pela ESPM-SP no curso design visual com ênfase em marketing. Trabalhou um ano e meio na agência A10 na área de identidade visual durante 2011 e 2012. Nesse período deu workshops em congressos e agências, seus trabalhos foram publicados na Casa do Vaticano, Zupi, Abduzeedo, Areageek, 100%Design, Typeunion, Hangaroundtheweb, zerodibujero, Greentee, Parede Viva, exposições, entre outras mídias.
Já participou como palestrante em eventos como: Ndesign, ESPM, Mackenzie, II Circuito de design, Agência A10, Estúdio Catarina Gushiken, Semana tipográfica Bauru, entre outros.
Seu objetivo atual com o projeto TIPOCALI é cada vez mais conectar diferentes áreas da criação com a tipografia e a caligrafia, explorando e experimentando novos produtos e serviços que beneficiem o mercado e a sociedade.
www.flickr.com/thiagoreginato
Seu objetivo atual com o projeto TIPOCALI é cada vez mais conectar diferentes áreas da criação com a tipografia e a caligrafia, explorando e experimentando novos produtos e serviços que beneficiem o mercado e a sociedade.
www.flickr.com/thiagoreginato
/// SOBRE O WORKSHOP
“Tipografia e Caligrafia na Arte e no Design” são os temas centrais do workshop TIPOCALI, que será ministrado por Thiago Reginato. Diversos exercícios práticos e assuntos sobre o tema serão explorados com a intenção de compreender como essas ferramentas se relacionam com o mercado da arte e do design, abordando as diversas possibilidades dentro da criação.
“Tipografia e Caligrafia na Arte e no Design” são os temas centrais do workshop TIPOCALI, que será ministrado por Thiago Reginato. Diversos exercícios práticos e assuntos sobre o tema serão explorados com a intenção de compreender como essas ferramentas se relacionam com o mercado da arte e do design, abordando as diversas possibilidades dentro da criação.
O objetivo do workshop é aumentar o conhecimento técnico e teórico do participante sobre o tema tipografia e caligrafia. A ideia é que esse novo repertório seja implementado em seus projetos profissionais e/ou experimentais, e o público é formado por designers, artistas, ilustradores, estilistas, publicitários, entusiastas e apaixonados por letras. Conhecimentos básicos em caligrafia e desenho são recomendados mas não é necessário ser um profundo conhecedor. Quem nunca mexeu com isso pode fazer tranquilamente.
/// CONTEÚDO (atividades desenvolvidas durante o workshop)
Atividades desenvolvidas durante o workshop
- Mercado tipocaligráfico
- Principais profissionais do mercado
- Indicações de materiais específicos
- Alfabeto fundamental – minúsculas/ caixa baixa
- Alfabeto do Tipocali – minúsculas/ caixa baixa
- Técnica da ponta quadrada
- Técnica da ponta pincel
- Técnicas para ornamentos e elementos diversos na caligrafia
- Técnicas para criação de letterings
- Apresentação do projeto final
Atividades desenvolvidas durante o workshop
- Mercado tipocaligráfico
- Principais profissionais do mercado
- Indicações de materiais específicos
- Alfabeto fundamental – minúsculas/ caixa baixa
- Alfabeto do Tipocali – minúsculas/ caixa baixa
- Técnica da ponta quadrada
- Técnica da ponta pincel
- Técnicas para ornamentos e elementos diversos na caligrafia
- Técnicas para criação de letterings
- Apresentação do projeto final
/// PROGRAMAÇÃO
Para dar início ao workshop uma apresentação dos objetivos gerais e específicos da oficina serão explicados. Em seguida uma apresentação teórica irá explorar as principais áreas de atuação do assunto no mercado criativo abordando as diversas áreas de atuação.
Para dar início ao workshop uma apresentação dos objetivos gerais e específicos da oficina serão explicados. Em seguida uma apresentação teórica irá explorar as principais áreas de atuação do assunto no mercado criativo abordando as diversas áreas de atuação.
Após essa fase a primeira parte prática será compreender como funciona a técnica para a criação de letras por meio da caligrafia com a ponta quadrada. A partir daí exercícios de formas e fontes serão executados para que o participante se familiarize com as ferramentas e as regras da tipografia e da caligrafia.
Depois projetos dos principais profissionais do ramo serão debatidos para conhecer os diversos estilos existentes, além de projetos do próprio professor. Vídeos também serão apresentados com a intenção de mostrar o processo criativo e servir de inspiração para os participantes. Por fim, projetos experimentais e específicos serão propostos para que o aluno saia com um conteúdo concreto de sua experiência na oficina realizando um projeto final.
Além disso, uma última apresentação será feita com indicações básicas de sites, lojas, matérias, livros e outros materias que possam acompanhar o aprendizado do aluno.
Obs: Outra ferramenta da escrita, a caneta pincel, também poderá ser praticada pelos alunos que tiverem mais interesse e facilidade durante o workshop.
/// MATERIAIS*
Lista de materiais necessários.
- 2 lápis grafite
- 1 tinta acqualine
- 1 marcador ponta quadrada (marcas: Grapixo, Molotow, Posca ou Montana)
- 1 Caneta pincel pitt da Faber Castell
- Pedaços de Madeira de Balsa
- Folhas A3 e A4 para sketchs e arte finais
- Outros: régua 30 cm, borracha, lixa, papel toalha e outros
- Referências visuas dos alunos, sketchbook pessoal, qualquer material de escrita do aluno.
Lista de materiais necessários.
- 2 lápis grafite
- 1 tinta acqualine
- 1 marcador ponta quadrada (marcas: Grapixo, Molotow, Posca ou Montana)
- 1 Caneta pincel pitt da Faber Castell
- Pedaços de Madeira de Balsa
- Folhas A3 e A4 para sketchs e arte finais
- Outros: régua 30 cm, borracha, lixa, papel toalha e outros
- Referências visuas dos alunos, sketchbook pessoal, qualquer material de escrita do aluno.
*Materiais fornecidos pelo Zupi Academy.
TIPOGRAFIA
Sábado, dia 04 de maio de 2013.
Das 14 às 20 horas
R$ 300,00 à vista*
ou 2x de 150,00
ou 3x de 100,00*Inclui certificado digital
Sábado, dia 04 de maio de 2013.
Das 14 às 20 horas
R$ 300,00 à vista*
ou 2x de 150,00
ou 3x de 100,00*Inclui certificado digital
Local: ESCOLA GUIGNARD – UEMG
Rua Ascânio Burlamarque, 540 – Mangabeiras – Belo Horizonte – MG
Fonte: Zupi
Rua Ascânio Burlamarque, 540 – Mangabeiras – Belo Horizonte – MG
Design Thinking – Sílvio Acherboim – Florianópolis
de Zupi
/// SOBRE O ARTISTA
Se você torce o nariz para palestras motivacionais, pode baixar a guarda que esse workshop reza uma outra cartilha. Há mais de 10 anos no mercado, Sílvio Acherboim prega o fim das amarras à criatividade e da padronização de pensamentos. A atividade alia simplicidade e divertimento – os participantes montam brinquedos de madeira – a resultados realmente surpreendentes.
Se você torce o nariz para palestras motivacionais, pode baixar a guarda que esse workshop reza uma outra cartilha. Há mais de 10 anos no mercado, Sílvio Acherboim prega o fim das amarras à criatividade e da padronização de pensamentos. A atividade alia simplicidade e divertimento – os participantes montam brinquedos de madeira – a resultados realmente surpreendentes.
/// SOBRE O WORKSHOP
Mostrar as tendências do mercado e repensar os conceitos já estabelecidos. Segundo Silvio, a nova geração precisa colocar em execução aquilo que é criado apenas na mente. Perder o medo de experimentar e pensar fora da caixa são duas características essenciais para quem quer se diferenciar no mercado de trabalho, e é exatamente isso que Silvio passa a partir de atividades como, por exemplo, a montagem de brinquedos educativos, fazendo com que o aluno estimule a criatividade e o autoconhecimento. Criar produtos e serviços de uma forma diferente, ampla e com novos resultados.
Mostrar as tendências do mercado e repensar os conceitos já estabelecidos. Segundo Silvio, a nova geração precisa colocar em execução aquilo que é criado apenas na mente. Perder o medo de experimentar e pensar fora da caixa são duas características essenciais para quem quer se diferenciar no mercado de trabalho, e é exatamente isso que Silvio passa a partir de atividades como, por exemplo, a montagem de brinquedos educativos, fazendo com que o aluno estimule a criatividade e o autoconhecimento. Criar produtos e serviços de uma forma diferente, ampla e com novos resultados.
“Insano é o cara que quer fazer a mesma coisa sempre e chegar em resultados diferentes” ——- Einstein.
O objetivo é estimular a criatividade no empreendedorismo, nos negócios. O público-alvo consiste empreendedores, área comercial, quem quer o diferente e fazer a diferença no mercado atual. Estudantes de design, arte, moda, comunicação, etc. Ilustradores, designers e entusiastas também se beneficiarão muito deste workshop. Tem como pré-requisito apenas a vontade de trocar conhecimento!
/// CONTEÚDO TEÓRICO
- Uso da ferramenta “criatividade” de forma apropriada.
- Tendências mercadológicas.
- Uso da ferramenta “criatividade” de forma apropriada.
- Tendências mercadológicas.
/// PROGRAMAÇÃO
- Apresentação professor;
- Apresentação de cada aluno;
- Como criar o diferente.
- Criação versus Comercialização, criou e como vende?
- Comportamentos e tendências de mercado diversos
- Exercícios práticos
- Troca de experiências, interação com os outros alunos.
- Apresentação professor;
- Apresentação de cada aluno;
- Como criar o diferente.
- Criação versus Comercialização, criou e como vende?
- Comportamentos e tendências de mercado diversos
- Exercícios práticos
- Troca de experiências, interação com os outros alunos.
/// MATERIAIS
Nenhum.
DESIGN THINKING
Sábado, dia 27 de abril de 2013.
Das 9 às 18 horas (inclui hora de almoço)
R$ 300,00 à vista*
ou 2x de 150,00
ou 3x de 100,00*Inclui certificado digital.
Sábado, dia 27 de abril de 2013.
Das 9 às 18 horas (inclui hora de almoço)
R$ 300,00 à vista*
ou 2x de 150,00
ou 3x de 100,00*Inclui certificado digital.
Local: UNIVALI
Campus São José – Unidade Ilha – Rodovia SC 401 n˚5025 – 2˚andar – Saco Grande – Florianópolis – SC
Campus São José – Unidade Ilha – Rodovia SC 401 n˚5025 – 2˚andar – Saco Grande – Florianópolis – SC
Fonte: Zupi
Curso Intensivo Kameraphoto – MAM SP
Curso intensivo para fotógrafos profissionais e amadores, com vontade de encontrar sentidos originais em seus trabalhos. Conheça as possibilidades narrativas da fotografia e descubra os caminhos originais que suas imagens guardam em si, com avaliação discussão do portfolio e suas relações com nomes e estilos celebrados da fotografia. Defina conosco um olhar e um método que permite transformar o que guarda no HD em projetos pessoais de qualidade. Mude a sua relação com a fotografia em um final de semana!
Professores Guillaume Pazat e Martim Ramos
16 e 17/03, das 11h às 14h e das 15h às 19h.
Inscrições abertas! Vagas limitadas.
Mais informações:
11 5085-1312
cursos@mam.org.br
Professores Guillaume Pazat e Martim Ramos
16 e 17/03, das 11h às 14h e das 15h às 19h.
Inscrições abertas! Vagas limitadas.
Mais informações:
11 5085-1312
cursos@mam.org.br
“Lastro” - Salvador - BA - FUNARTE
“Lastro” apresenta palestras, oficinas e visitas a espaços culturais em Salvador
Contemplado no Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais – 9ª Edição, projeto tem início agora em março
Logo Lastro
A primeira cidade a receber as atividades do projeto “Lastro – Intercâmbios Livres em Artes: Encontros de arte e crítica”, da curadora Beatriz Lemos, será Salvador, entre os dias 18 e 21 de março, na Galeria Canizares, da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia (UFBA). O projeto, contemplado no Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais – 9ª Edição, tem como objetivo principal o desenho de redes de trabalho entre agentes culturais, e busca também fazer uma pesquisa curatorial das cenas de arte, na região Nordeste do Brasil. Em abril, o trabalho segue para João Pessoa (PB) e Natal (RN). Já a partir de maio, as cidades contempladas com os encontros serão Recife (PE), São Luís (MA) e Aracaju (SE).
Uma série de atividades está incluída na programação, como palestras que tratam dos intercâmbios livres em arte e experiência da plataforma Lastro, nas quais serão enfatizados os seguintes temas: pesquisa, viagem, (re)conhecimento e proposta curatorial. Os encontros também dão lugar à informação, comunicação e trocas, ministrados pela curadora e idealizadora do projeto, Beatriz Lemos. Oficinas sobre a temática das propostas de comunicação, pontos de reflexão da mobilidade, circuitos e sistemas de arte serão apresentadas por artistas e críticos convidados. Ainda, serão feitas entrevistas e visitas a artistas e espaços culturais para a ativação de possíveis intercâmbios. A rede iniciada pelo projeto já inclui oito dos vinte países que formam a América Latina – Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Equador e Paraguai – e foi base de pesquisa para muitas iniciativas.
Serviço
Projeto Lastro – Intercâmbios Livres em Artes: Encontros de arte e crítica
Projeto Lastro – Intercâmbios Livres em Artes: Encontros de arte e crítica
Salvador
Dia 18 de março, das 19h30 às 20h30 – Palestra com a curadora e idealizadora do projeto, Beatriz Lemos
Dias 18, 19, 20 e 21 de março, das 14h30 às 16h30 – Oficinas com a artista Renata Lucas
Dia 18 de março, das 19h30 às 20h30 – Palestra com a curadora e idealizadora do projeto, Beatriz Lemos
Dias 18, 19, 20 e 21 de março, das 14h30 às 16h30 – Oficinas com a artista Renata Lucas
Local : Galeria Canizares
Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia (BA)
Rua Araujo Pinho 16-202, Canela
Salvador (BA)
Vagas: 30
Inscrições e informações
(71) 3283-7930
Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia (BA)
Rua Araujo Pinho 16-202, Canela
Salvador (BA)
Vagas: 30
Inscrições e informações
(71) 3283-7930
A agenda com a data e os locais da programação das cidades de João Pessoa (PB), Natal (RN), Recife (PE), São Luís (MA) e Aracaju (SE) será divulgada em breve.
Projeto contemplado no Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais – 9ª Edição
Fonte: FUNARTE – Fundação Nacional de Artes
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