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concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)
http://maregina-arte.blogspot.com/
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sábado, 3 de junho de 2017
XI Encontro Brasileiro de Palácios, Museus-Casas e Casas Históricas
XI Encontro Brasileiro de Palácios, Museus-Casas e Casas Históricas integra calendário de Experimenta Portugal ‘17
Evento acontece entre os dias 10 e 12 de junho na capital
Acontece em São Paulo, entre os dias 10 e 12 de junho, o XI Encontro Brasileiro de Palácios, Museus-Casas e Casas Históricas, evento realizado desde 2007 com o objetivo de refletir sobre temas importantes para melhorar as boas práticas nessas instituições. A atração é gratuita (mediante inscrição) e terá Portugal como país homenageado.
A edição deste ano é concomitante às comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas (10 de junho), integrando o calendário do Experimenta Portugal ’17, iniciativa do Consulado Geral para aproximar os dois países no âmbito da arte e cultura.
No dia 12, às 9h, o Cônsul Geral de Portugal em São Paulo, Paulo Lourenço, participa da mesa de abertura de conferências no Palácio dos Bandeirantes, em debate que também contará com a presença de dois especialistas portugueses: José Alberto Ribeiro, presidente do Icom Portugal e diretor do Palácio Nacional da Ajuda, e António Ponte, Diretor Regional de Cultura do Norte de Portugal.
Durante os três dias, o encontro oferece ações culturais que incluem conferências, debates, música e literatura, além das tradicionais visitas a museus-casas na capital paulista. Trata-se de uma oportunidade de reexaminar as nossas tradições e raízes históricas, desde os povos indígenas, a chegada dos portugueses e, ao longo do tempo, o fluxo de imigrantes de diversas partes do mundo e das migrações internas entre as regiões brasileiras, sob a perspectiva dessas heranças no museu-casa histórica – do patrimônio arquitetônico às coleções e à imaterialidade a eles associada.
O tema deste ano promove uma reflexão sobre “Heranças culturais: testemunhos materiais e imateriais no museu-casa histórica”. A 11ª edição do evento dialoga com o tema proposto pelo Conselho Internacional de Museus – ICOM para 2017, “Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus”, que propõe ações de mediação da paz e de diálogo entre os povos.
Quando: de 10 a 12 de junho
Onde: Casa Guilherme de Almeida | Rua Macapá, 187 – Perdizes (10/06 – 10h)
Casa das Rosas | Av. Paulista, 37 – Bela Vista (10/06 – 10h30)
Casa de Vidro – Instituto Lina Bo e P. M. Bardi - Rua General Almério de Moura, 200 – Morumbi (11/06 – 9h)
Onde: Casa Guilherme de Almeida | Rua Macapá, 187 – Perdizes (10/06 – 10h)
Casa das Rosas | Av. Paulista, 37 – Bela Vista (10/06 – 10h30)
Casa de Vidro – Instituto Lina Bo e P. M. Bardi - Rua General Almério de Moura, 200 – Morumbi (11/06 – 9h)
Fundação Ema Klabin – Casa Museu | Rua Portugal, 43 – Jardim Europa (11/06 – 14h)
Palácio dos Bandeirantes | Avenida Morumbi, 4.500 – Morumbi (12/06 – 9h)
Fundação Maria Luisa e Oscar Americano | Avenida Morumbi, 4.077 – Morumbi (12/06 – 14h)
Entrada: Gratuita
Inscrições: http://www.acervo.sp.gov.br/ encontro2017_.html
Palácio dos Bandeirantes | Avenida Morumbi, 4.500 – Morumbi (12/06 – 9h)
Fundação Maria Luisa e Oscar Americano | Avenida Morumbi, 4.077 – Morumbi (12/06 – 14h)
Entrada: Gratuita
Inscrições: http://www.acervo.sp.gov.br/
SOBRE O EXPERIMENTA PORTUGAL
Organizado pelo Consulado Geral de Portugal em São Paulo, o Experimenta chega à sua terceira edição com foco totalmente voltado para arte e cultura. Da música à gastronomia, passando pelas artes visuais, artes plásticas e literatura, o Experimenta traz uma série de atrações à cidade de São Paulo, visando promover o intercâmbio artístico e cultural entre Brasil e Portugal e estreitar cada vez mais os laços entre as duas nações.
Organizado pelo Consulado Geral de Portugal em São Paulo, o Experimenta chega à sua terceira edição com foco totalmente voltado para arte e cultura. Da música à gastronomia, passando pelas artes visuais, artes plásticas e literatura, o Experimenta traz uma série de atrações à cidade de São Paulo, visando promover o intercâmbio artístico e cultural entre Brasil e Portugal e estreitar cada vez mais os laços entre as duas nações.
fonte:Cunha Vaz Brasil – Public Relations
Manhattan Graphics Center - may
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quinta-feira, 1 de junho de 2017
Mostra “Tempo: ilusão imprecisa - Obras de E. M. de Melo e Castro na Coleção da Fundação Serralves” - SP
Em colaboração com a Fundação de Serralves, Consulado Geral inaugura exposição sobre a obra do artista português Ernesto de Melo e Castro
Mostra “Tempo: ilusão imprecisa - Obras de E. M. de Melo e Castro na Coleção da Fundação Serralves” faz parte da programação do Experimenta Portugal ‘17
Dando sequência ao calendário cultural do Experimenta Portugal ’17, o Consulado Geral inaugura, em colaboração com a Fundação de Serralves (Porto, Portugal), inaugura a exposição “Tempo: ilusão imprecisa - Obras de E. M. de Melo e Castro na Coleção da Fundação Serralves”, na Sala Fernando Pessoa. A abertura será no dia 12 de junho, às 19h, e o evento fica em cartaz, de forma gratuita, até 5 de agosto.
A mostra destaca a produção em poesia experimental produzida pelo artista português residente no Brasil Ernesto de Melo e Castro no contexto do pós-guerra, nas décadas de 1960 e 1970, presente na Coleção da Fundação de Serralves, na Cidade do Porto.
A exposição será composta por obras, livros, documentos e vídeos e incluirá ainda um livro, produzido especialmente para a ocasião, que irá enfocar a relação do artista com o poeta brasileiro Haroldo de Campos, autor cuja obra teve grande divulgação por Melo e Castro no contexto português.
“Em um contexto de censura e repressão, marcado pela ditadura do Estado Novo de Salazar, o movimento da poesia experimental portuguesa significou um regresso dos artistas do país a uma cena artística internacional, e Melo e Castro foi um dos pioneiros deste movimento, que se articulou com a poesia visual de países como Inglaterra e França e a poesia concreta brasileira”, diz Isabella Lenzi, curadora da exposição.
“Sua relevância ultrapassa os campos das artes visuais, da poesia e os limites do país. Além de uma radicalidade plástica e conceitual, com a rede de contatos internacional que construiu, Melo e Castro contribuiu para a conexão de Portugal com o mundo e teve um papel fundamental na divulgação dos poetas concretos brasileiros no contexto português e europeu, como Haroldo de Campos e Décio Pignatari”, completa.
No dia da abertura, a mostra terá a presença de João Fernandes, subdiretor artístico do Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofía (Madri), que foi diretor da Fundação Serralves por mais de dez anos e responsável pela exposição O “O Caminho do Leve” (2006), uma das principais sobre a obra de Melo e Castro.
SERVIÇO
Abertura: 12 de junho, às 19h
Exposição: 13 de junho a 5 de agosto (exceto aos domingos), das 10h às 18h
Onde: Consulado Geral de Portugal em São Paulo (Sala Fernando Pessoa) – Rua Canadá, 324 – Jardim América
Entrada: Gratuita (não há necessidade de inscrição)
Entrada: Gratuita (não há necessidade de inscrição)
SOBRE ERNESTO DE MELO E CASTRO
Nascido em 1932, em Covilhã, Ernesto de Melo e Castro trabalhou por 40 anos na indústria têxtil, mas sempre esteve ligado à literatura de invenção e vanguarda. A dupla atividade, como poeta e engenheiro têxtil, caracterizou sua produção artística, marcada pelo experimentalismo e o uso das tecnologias da comunicação. Também atuou como professor, crítico e teórico da linguagem. Desde 1960, pratica a poesia Concreta e Visual e integra o Movimento da Poesia Experimental Portuguesa. Em 1962, publicou o primeiro livro de poesia concreta em Portugal e é considerado por muitos o pioneiro da vídeo poesia. No contexto da ditadura do Estado Novo de Salazar, teve um papel fundamental no processo de abertura e internacionalização do país, atuando como um importante polo de conexão do com o restante do mundo. Desde 1996, reside em São Paulo, dedicando-se unicamente à literatura. É Doutor em Letras pela Universidade de São Paulo em 1998, onde leciona. No Brasil, publicou numerosos livros de poesia e ensaios. Realizou exposições em diversos países, entre elas uma grande retrospectiva em 2006, denominada O Caminho do Leve, no Museu de Arte Contemporânea da Fundação de Serralves, no Porto, Portugal.
SOBRE O EXPERIMENTA PORTUGAL
Organizado pelo Consulado Geral de Portugal em São Paulo, o Experimenta chega à sua terceira edição com foco totalmente voltado para arte e cultura. Da música à gastronomia, passando pelas artes visuais, artes plásticas e literatura, o Experimenta traz uma série de atrações à cidade de São Paulo, visando promover o intercâmbio artístico e cultural entre Brasil e Portugal e estreitar cada vez mais os laços entre as duas nações.
Organizado pelo Consulado Geral de Portugal em São Paulo, o Experimenta chega à sua terceira edição com foco totalmente voltado para arte e cultura. Da música à gastronomia, passando pelas artes visuais, artes plásticas e literatura, o Experimenta traz uma série de atrações à cidade de São Paulo, visando promover o intercâmbio artístico e cultural entre Brasil e Portugal e estreitar cada vez mais os laços entre as duas nações.
quarta-feira, 31 de maio de 2017
Cursos Atelier do Centro - SP
fonte: http://www.sinapespaiap.com.br/single-post/2017/05/02/Cursos-Atelier-do-Centro---SP
arte papo com Flora Assumpção - SP
Flora Assumpção é a convidada do Programa Arte –Papo da Casa-Museu Ema Klabin |
Encontro mensal dá voz aos artistas contemporâneos que falam sobre sua arte em um bate-papo descontraído e repleto de informações culturais
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Piscina (Troféu-Monumento). 2016 . Acrílico maciço translúcido azul e alvenaria revestida com azulejos – Foto : Flávio Lamenha
No próximo dia 10 de junho (sábado), às 14h, a artista plástica Flora Assumpção participa do Programa Arte - Papo da Casa- Museu Ema Klabin. Flora discute sua pesquisa artística que se organiza através de três eixos: o mito, a ciência e a literatura.
A artista iniciou sua produção em artes pelo desenho, pintura e gravura. Desde 2002 ela se interessa pela expansão da escala do desenho para o espaço tridimensional e/ou arquitetônico e experimenta instalações e objetos, utilizando diversos materiais, técnicas e linguagens.
“Trabalho em minhas obras de arte com temáticas relacionadas ao elemento natural e ao fantástico (sobrenatural), numa tentativa de reflexão sobre a atuação do humano diante do mundo natural. A natureza aparece na forma de criaturas (principalmente pequenos seres marinhos, répteis e plantas) e fenômenos naturais (como neblinas, tempestades, furacões, mares, nuvens, desertos, vulcões e luar) sob uma atmosfera misteriosa, insólita e fantástica trazida de lendas, mitos e contos populares do Brasil e do mundo”, explica Flora Assumpção que utiliza este artifício para abordar outros assuntos.
Sobre a artista:
FLORA ASSUMPÇÃO. 1983, MG. Vive e trabalha em S.Paulo, Brasil. Artista graduada (2008), mestre (2014) e doutoranda pela ECA-USP (2015-18). Trabalha com desenho, pintura, gravura, objetos, instalações e intervenções urbanas. Além da pesquisa em desenho e ocupação de superfícies bidimensionais, desenvolve projetos de instalações para arquiteturas específicas e/ou para espaços expositivos, além de projetos intervenções urbanas, explorando a relação do desenho com escalas arquitetônicas para a criação de ambientes ficcionais com a intenção de provocar experiências imersivas de caráter poético. Flora trabalha em suas obras de arte com temáticas relacionadas ao elemento natural e ao fantástico (sobrenatural), numa tentativa de reflexão sobre a atuação do humano diante do mundo natural. Recebeu os prêmios Funarte Arte Monumento Brasil 2016, ArteRef 2013, 1º. Prêmio X Salão Elke Hering-SC 2012, Prêmio do Júri no XVI Encontro de Artes Atibaia e o 1°. Prêmio Nascente 12. Realizou exposições individuais na Oficina Cultural Oswald de Andrade - SP, MAMAM-PE, Pinacoteca da UFAL, SESI-SP e Galeria Emma Thomas e diversas coletivas no Brasil, EUA, Japão e Argentina.
Serviço:
Arte-Papo com Flora Assumpção
Data: 10/06 (sábado)
Horário: 14h às 15h30
Entrada Gratuita
30 vagas por ordem de chegada
Para saber mais sobre a artista: http://
Local: Fundação Ema Klabin - Endereço: Rua Portugal, 43, Jardim Europa, São Paulo, site: www.emaklabin.
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fonte: Cristina Aguilera |
A materialidade da cor na pintura, com Prof. Dr. Eurico Lopes
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Prêmio Brasil Fotografia 2017
Inscrições para o Prêmio Brasil Fotografia estão abertas
Ministério da Cultura e Porto Seguro apresentam o Prêmio Brasil Fotografia 2017. O edital já está disponível no site www. premiobrasilfotografia.com.br. As inscrições são gratuitas e ficam abertas até o dia 14 de junho
Sob curadoria geral do artista visual Cildo Oliveira, o Prêmio Brasil Fotografia que está em sua 16ª edição é dividido em cinco categorias e a premiação este ano chegará a R$ 180 mil. Mais de 200 fotógrafos já foram agraciados.
Destinado a brasileiros ou estrangeiros, residentes no Brasil, tem como proposta não apenas a fotografia, mas a apresentação de ensaios, séries fotográficas e projetos que elaborem uma reflexão, na qual a imagem explore a diversidade como um espelho da história social e estética sob o olhar contemporâneo.
O Prêmio está dividido em cinco categorias: Especial, Ensaio Impresso, Ensaio Multimeios, Bolsa para Desenvolvimento de Projeto e Revelação.
Especial: uma comissão curatorial indicará fotógrafos que tenham ensaios relevantes em seu percurso criativo;
Ensaio Impresso: ensaios sobre o mesmo tema, caracterizando uma linguagem fotográfica de cunho autoral. Não há restrições quanto à forma de captação de imagem ou aos métodos de pós-produção;
Ensaio Multimeios: dedicado a produções que usem diferentes linguagens e narrativas como: vídeos, projeções, instalações, intervenções urbanas;
Bolsa para Desenvolvimento de Projeto: dedicado a projetos de pesquisas experimentais, ainda não viabilizados, que partam da ação/reflexão fotográfica como impulso para o desenvolvimento de narrativas contemporâneas, em um território transdisciplinar;
Revelação: destinado a um fotógrafo inédito no circuito institucionalizado de arte.
Comissão curatorial: coordenada por Cildo Oliveira, neste ano participam: Angélica de Moraes (curadora), Fabio Magalhães (curador), Evandro Teixeira (fotógrafo) e Rubens Rewald (cineasta). "O diferencial do Prêmio Brasil Fotografia é o fato de dar liberdade de se expressar, de colocar propostas e projetos pois, nada mais importante que preservarmos o direito de expressão individual, o direito de criar, o direito de, por meio de trabalhos fotográficos, nos colocarmos diante da nossa sociedade", afirma Cildo.
fonte:
Viviane Nunes
exposição IDENTIDADES E DIFERENÇAS - Cildo Oliveira - SP
Identidades e Diferenças, neste trabalho, Cildo Oliveira representa o ambíguo entre a identidade social e a pessoal
Iconografias, em papéis manufaturados, mostram atributos específicos do indivíduo e características que assinalam o sentimento de pertencimento
A Galeria Arte Aplicada receberá, sob curadoria de Sabina de Libman, no próximo dia 10 de junho, a exposição Identidades e Diferenças, do artista visual e curador do Prêmio Brasil Fotografia, Cildo Oliveira.
A exposição trará 16 obras, de duas séries, e uma instalação, cuja proposta é trabalhar as questões ligadas ao meio ambiente e à sustentabilidade.
Com trabalho desenvolvido em papel manufaturado, Cildo Oliveira mostra a representação de si e o sentimento pessoal, analisando-as sob sua perspectiva de identidade social e pessoal, como atributos específicos do indivíduo e características que assinalam a pertença a grupos ou categorias.
São as Narrativas Míticas que buscam um caminho integrado entre os dois conceitos – identidades e diferenças - determinando uma só vertente na criação de suas alegorias e estórias e narrativas, plasmadas em mapografias imaginárias, apropriadas de documentos e registros da presença holandesa em Recife, sua cidade natal.
Em As Peles do Rio, Cildo toma a iconografia indígena brasileira “como referência para a criação de signagens, nas quais o mote é o rio e seus habitadores, sua fauna, sua flora e seus mitos”, explica.
Paulatinamente, amplia o seu universo de conhecimento, fugindo da especialização e do direcionamento exclusivo de um único objetivo, colocando-se na busca da interatividade cultural e na postura crítica da relação entre arte e sociedade. Radah Abramo disse que “trata-se de uma questão de método e de crença no potencial de transformação do homem”.
A curadora, Sabina de Libman, afirma que: “Cildo Oliveira desenvolve seu trabalho na busca histórica arqueológica de suas raízes indígenas e pernambucanas. Cria seu próprio suporte: papel manufaturado. A partir da iconografia indígena e de documentos históricos da época da invasão holandesa, elabora uma narrativa simbólica, na qual escreve, em imagens, sua história reinventada.”
Sobre o artista: Dedica-se duplamente a um programa de ação da memória. De um lado, promove atividades culturais ligadas ao registro e exposição. Sua atuação tem também caráter eminentemente coletivo, realizando inúmeras mostras-intervenção, procurando alterar a fisionomia do meio-ambiente, oferecendo novos materiais de reflexão e de provocação.
Seu trabalho tem oscilado entre o objeto tridimensional, e as formas planas. O constante na atividade do artista é a multiplicação do modo de fazer e de expor, criando peças de aparência de obra múltipla, ainda que um exame acurado revele a individualidade de cada uma.
Cildo Oliveira nasceu em Pernambuco, mas fixou o seu atelier em São Paulo, onde desenvolve a principal parte de suas atividades.
Serviço:
Abertura: 10 de junho de 107, das 10h00 às 16h00 –
Galeria Arte Aplicada – Rua Haddock Lobo, 1406 – (11) 3062-5228
fonte: Viviane Nunes
Residência de Pesquisa para Coletivos 2017 – Casa do Povo
Contemplado pelo Rumos 2015-2016, o projeto Laboratório para Estruturas Flexíveis busca criar condições de pesquisa para práticas coletivas autônomas e/ou autogeridas existentes que, apesar de serem lugares fundamentais de invenção e de pensamento crítico, raramente tem tempo de parar e refletir sobre suas práticas de gestão. O projeto tem o intuito de operar em um âmbito prático, potencializando o compartilhamento de ferramentas entre agentes que atuam nos mais diversos contextos, permitindo a criação de pontes entre iniciativas que em um primeiro momento parecem ter pouco em comum, fortalecendo, assim, suas atuações.
A chamada aberta da Residência de Pesquisa para Coletivos é voltada para iniciativas autônomas, coletivas e/ou autogeridas com o intuito de oferecer um aporte financeiro que vise aprimorar o desenvolvimento de suas ferramentas de gestão, a partir de uma reflexão sobre suas próprias práticas. A proposta deve sugerir uma forma de utilizar esses recursos e apontar uma linha de pesquisa a ser desenvolvida no período de duração da residência. O resultado da pesquisa deve ajudar, a médio e longo prazo, o aprimoramento dessas ferramentas. O processo de cada uma das propostas selecionadas deverá ser apresentado pelos proponentes no encontro final do projeto Laboratório para Práticas Flexíveis, que acontece no segundo semestre de 2017.
A chamada é aberta a coletivos, grupos, formas de agenciamento ou indivíduos que queiram se organizar como coletivo para desenvolver a proposta de todo o território nacional e não se limita a propostas artísticas ou culturais.
CRONOGRAMA
– Inscrições: até 4 de junho/2017, via email
– Taxa de inscrição: não
– Premiação: verba de R$ 12.000 para cada coletivo selecionado.
– Informações: http://bit.ly/ 2r7rSqA
– Inscrições: até 4 de junho/2017, via email
– Taxa de inscrição: não
– Premiação: verba de R$ 12.000 para cada coletivo selecionado.
– Informações: http://bit.ly/
fonte: Editais e Afins
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