concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

quarta-feira, 28 de dezembro de 2022

projeto “Entrelinhas” - crusos e oficinas - SESC Paulista


 Entrelinhas Urbanas - Arte e Tecnocracia na Cidade - Divulgação 

Entrelinhas Urbanas - Arte e Tecnocracia na Cidade - Divulgação Entrelinhas Urbanas - Arte e Tecnocracia na Cidade - Divulgação 

Sesc Avenida Paulista oferece cursos e oficinas gratuitas de tecnologias e artes para todas as idades no mês de janeiro   

Como opção de atividade para o público infanto-juvenil e adulto nessas férias, a programação tem as linhas como inspiração e acontece ao longo de todo o mês



Ao longo de todo o mês de janeiro, o Sesc Avenida Paulista oferece uma série de cursos e oficinas com as linhas e suas infinitas possibilidades, no projeto “Entrelinhas”. As atividades são, em sua maioria, gratuitas e acontecem no espaço de Tecnologias e Artes da unidade (4° andar). Como alternativa de programação para o público infanto juvenil nessas férias escolares, as atividades são voltadas também ao público adulto e misturam diferentes técnicas como caligrafia e desenho à eletrônica e programação. 


AGENDA 


Linhas caligráficas: experimentos em caligrafia e programação - De 8 a 29/1, domingos, das 10h30 às 13h e das 14h30 às 17h – Livre - Grátis, sem retirada de ingressos. 

Com Mariana Leal e participações de Cristiano Lima e João F.P. Ferreira. A cada encontro, a artista e calígrafa Mariana Leal e um artista convidado propõem um experimento diferente que faça uma conexão entre a expressividade da caligrafia com tecnologias computacionais diversas, investigando as possibilidades artísticas expandidas que podem surgir deste diálogo. 

 

Linhas invisíveis: construção de Instalação Interativa Luminosa – De 10/1 a 2/2, terças e quintas, das 14h30 às 16h30 – A partir de 14 anos - Inscrições online

Com Camille Laurent. A atividade propõe um exercício coletivo de concepção, desenvolvimento e construção de uma instalação artística audiovisual interativa utilizando recursos de iluminação cênica, sensores e programação em Arduino. 

 

Entrelinhas urbanas: arte e tecnocracia na cidade – De 10 a 31/1, terças, das 19h30 às 21h30 – A partir de 14 anos - Inscrições online

Com Luiz Henrique Nascimento da Silva (LAH). O curso propõe uma introdução a recursos tecnológicos de georreferenciamento (localização por celular) e movimento na cidade como ferramentas para a criação artística. 

 

Desalinhando - experiências eletrônicas e analógicas - De 11/1 a 1/2, quartas, das 15h às 16h e das 16h30 às 17h30 – De 7 a 12 anos - Grátis, sem retirada de ingressos. 

Com educadores do Sesc. A partir do desenho de linhas em espaços bidimensionais e tridimensionais, as crianças experimentam elementos da eletrônica, programação e cenografia em brincadeiras que colocam o analógico e o tecnológico frente a frente. 

 

Linha tênue: experimentos com desenho contemporâneo - De 11/1 a 15/2, quartas. Das 19h30 às 21h30 (exceto dia 25/1) - 14 anos - Grátis, retirada de ingressos 30 minutos antes. 

Com Mauro Yamaguti. A atividade propõe vivências e reflexões sobre o desenho contemporâneo, por meio do diálogo com a percepção corporal, o ritmo interno e a observação do mundo. O artista apresenta algumas referências que auxiliaram a sua pesquisa, desafiando o uso de materiais convencionais e não convencionais para a produção do desenho e a pesquisa sobre a linha. 

 

Linhas elétricas: projetos em eletrônica criativa – De 12/1 a 2/2, quintas, das 10h30 às 13h – 14 anos - Grátis, retirada de ingressos 30 minutos antes. 

Com Coletivo Handmakers. A cada encontro, os participantes conhecem e produzem um projeto diferente que explora a eletrônica como prática criativa e artística a partir do uso de linhas e materiais condutivos (que conduzem eletricidade) e podem ser utilizados para criar circuitos não-convencionais com diferentes propósitos, como uma tatuagem que conduz eletricidade ou projetos que unem costura e eletrônica. 

 

Ateliê aberto: desenho com linhas – De 13/1 a 3/2, sextas, das 10h30 às 12h30 – 10 anos - Grátis, sem retirada de ingressos. 

Com Patrícia Campos. A atividade apresenta algumas possibilidades de materiais e técnicas que podem ser utilizadas para criar desenhos tendo como base as linhas de costura. Os participantes podem participar praticando os exercícios introdutórios propostos ou, caso já tenham experiência, experimentando os materiais disponibilizados. 

 

Tessella: dobraduras luminosas – De 7 a 28/1, sábados, das 10h30 às 13h – 10 anos - Grátis, sem retirada de ingressos. 

Com Coletivo Handmakers. A atividade utiliza a técnica de tesselação, uma técnica ancestral de dobradura geométrica que cria superfícies tridimensionais utilizando papel e tensores com fios costurados manualmente, para confeccionar um origami interativo que brilha a partir do movimento e das ligações entre as trilhas. 

 

Ateliê aberto: light painting – De 12/1 a 2/2, quintas, das 19h30 às 21h30 – 16 anos - Grátis, sem retirada de ingressos. 

Com Betina de Tella e Daniel Seda. A atividade irá apresentar algumas referências de artistas e ensinar algumas técnicas para criação de imagens com lightpainting, uma técnica de desenho que mistura fotografia, desenho e dispositivos luminosos. 

 

Ateliê aberto: origami e kirigami – De 13/1 a 3/2, sextas, das 16h às 18h – 10 anos - Grátis, sem retirada de ingressos. 

Com Betina de Tella e Daniel Seda. A atividade apresenta os princípios do origami e do kirigami, duas modalidades de arte com papel vindas do Japão. Durante o ateliê são apresentados tanto curiosidades sobre a história de cada uma destas artes, quanto algumas técnicas e materiais relacionadas a cada uma delas. 

 

MINI BIOS 


Mariana Leal é calígrafa e arte-programadora, e pesquisa as possibilidades de expressão artística da caligrafia em meios materiais e computacionais. 


Camille Laurent é artista multimídia e lighting designer. Nascida na França mora e atua em São Paulo desde 2010. É formada em arquitetura pela École Nationale Supérieure d'Architecture Paris Val de Seine (França) e pela USP (Brasil). 


Luiz Henrique ou LAH é Arquiteto, Urbanista, Artista e Ativista. Como artista entende a cidade como espaço de diálogos sobrepostos pela disputa territorial e social, expondo em cores e formas puras a complexidade. 


Mauro Yamaguti é artista e educador de arte. Desenvolve pesquisa em diferentes linguagens como desenho, instalações e performance, tendo como principal interesse a relação entre linha, tempo, direção, força, movimento contínuo e espaço. 


Handmakers é um grupo formado por profissionais de diversas áreas que tem como objetivo comum desenvolver projetos e atividades que divulguem a cultura maker. 

Patrícia Campos integra a equipe de educadores do espaço de Tecnologias e Artes do Sesc Avenida Paulista. Atua nas áreas de vestíveis, costura, fabricação digital e cultura maker.

 

Betina de Tella integra a equipe de educadores do espaço de Tecnologias e Artes do Sesc Avenida Paulista. Cientista social e mestranda em comunicação, se interessa por fazer pontes entre as tecnologias e as humanidades. 


Daniel Seda integra a equipe de educadores de Tecnologias e Artes do Sesc Avenida Paulista. É artista e pesquisador de origami e dos conceitos de software livre e código aberto. 

 

SERVIÇO 


Vivência | Linhas caligráficas: experimentos em caligrafia e programação  

Com Mariana Leal. Participações de Cristiano Lima e João F.P. Ferreira. 

Quando: De 8 a 29 de janeiro de 2023. Domingos, às 10h30 e às 14h30.  

Classificação etária: Livre. 

Onde: Tecnologias e Artes - 4° andar. 

Duração: 150 minutos.  

Capacidade: 30 vagas. 

Gratuito, sujeito à lotação do espaço. 

 

Curso | Linhas invisíveis: construção de Instalação Interativa Luminosa 

Com Camille Laurent 

Quando: De 10 de janeiro a 2 de fevereiro de 2023. Terças e quintas, às 14h30. 

Classificação etária: 14 anos. 

Onde: Tecnologias e Artes - 4° andar. 

Duração: 120 minutos.  

Capacidade: 10 vagas. 

Inscrições: Online, a partir de 4/1 para Credencial Plena Sesc SP e para o público em geral nos dias 7 e 8/1. 

 

CursoEntrelinhas urbanas: arte e tecnocracia na cidade 

Com Luiz Henrique Nascimento da Silva (LAH) 

Quando: De 10 a 31 de janeiro de 2023. Terças, às 19h30.  

Classificação etária: 14 anos. 

Onde: Tecnologias e Artes - 4° andar. 

Duração: 120 minutos.  

Capacidade: 10 vagas. 

Inscrições: Online, a partir de 4/1 para Credencial Plena Sesc SP e para o público em geral nos dias 7 e 8/1. 

 

Vivência | Desalinhando - experiências eletrônicas e analógicas 

Com educadores do Sesc 

Quando: De 11 de janeiro a 1 de fevereiro de 2023. Quartas, às 15h e às 16h30.  

Classificação etária: De 7 a 12 anos. 

Onde: Tecnologias e Artes - 4° andar. 

Duração: 120 minutos.  

Capacidade: 10 vagas. 

Gratuito, sujeito à lotação do espaço. 

 

Oficina | Linha tênue: experimentos com desenho contemporâneo 

Com Mauro Yamaguti 

Quando: De 11 de janeiro a 15 de fevereiro de 2023. Quartas, às 19h30 (exceto 25/1). 

Classificação etária: 14 anos. 

Onde: Tecnologias e Artes - 4° andar. 

Duração: 120 minutos.  

Capacidade: 10 vagas. 

Ingressos: Retirada 30 minutos antes da atividade, no 4° andar. Gratuito, vagas limitadas. 

 

Oficina | Linhas elétricas: projetos em eletrônica criativa 

Com Coletivo Handmakers 

Quando: De 12 de janeiro a 2 de fevereiro de 2023. Quintas, às 10h30. 

Classificação etária: 14 anos. 

Onde: Tecnologias e Artes - 4° andar. 

Duração: 150 minutos.  

Capacidade: 10 vagas. 

Ingressos: Retirada 30 minutos antes da atividade, no 4° andar. Gratuito.  

 

Vivência| Ateliê aberto: desenho com linhas 

Com Patrícia Campos 

Quando: De 13 de janeiro a 3 de fevereiro de 2023. Sextas, às 10h30. 

Classificação etária: 10 anos. 

Onde: Tecnologias e Artes - 4° andar. 

Duração: 120 minutos.  

Capacidade: 10 vagas. 

Gratuito, sujeito à lotação do espaço. 

 

Oficina | Tessella: dobraduras luminosas 

Com Coletivo Handmakers 

Quando: De 7 a 28 de janeiro de 2023. Sábados, às 10h30. 

Classificação etária: 10 anos. 

Onde: Tecnologias e Artes - 4° andar. 

Duração: 150 minutos.  

Capacidade: 10 vagas. 

Retirada 30 minutos antes da atividade, no 4° andar. Gratuito. 

 

 Vivência | Ateliê aberto: light painting 

Com Betina de Tella e Daniel Seda 

Quando: De 12 de janeiro a 2 de fevereiro de 2023. Quintas, às 19h30. 

Classificação etária: 16 anos. 

Onde: Tecnologias e Artes - 4° andar. 

Duração: 120 minutos.  

Capacidade: 10 vagas. 

Gratuito, sujeito à lotação do espaço. 

 

 Vivência | Ateliê aberto: origami e kirigami 

Com Betina de Tella e Daniel Seda 

Quando: De 13 de janeiro a 3 de fevereiro de 2023. Sextas, às 16h. 

Classificação etária: 10 anos. 

Onde: Tecnologias e Artes - 4° andar. 

Duração: 120 minutos.  

Capacidade: 10 vagas. 

Gratuito, sujeito à lotação do espaço. 


___  

SESC AVENIDA PAULISTA

Avenida Paulista, 119, São Paulo

Fone: (11) 3170-0800

Transporte Público: Estação Brigadeiro do Metrô – 350m

 

Horário de funcionamento da unidade:

Terça a sexta, das 10h às 21h30.

Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h30.

 

Horário de funcionamento da bilheteria:

Terça a sexta, das 10h às 21h30.

Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h30

Portal Sesc SP | Facebook | Instagram | Twitter | YouTube


Informações à Imprensa  

Carolina Balza | Marina Magalhães 

WhatsApp: +55 11 3170-1397

Telefone: +55 11 3170-1400 

imprensa.avenidapaulista@sescsp.org.br  

cursos e oficinas de bordado no Sesc Avenida Paulista em janeiro - Grupo Matizes Dumont e o artista Julian Campos

 

Bordado Matizes Dumont - Divulgação

Grupo Matizes Dumont e o artista Julian Campos ministram cursos e oficinas de bordado no Sesc Avenida Paulista em janeiro  

Atividades atendem desde os mais experientes na técnica até aqueles que nunca tiveram nenhum contato com o bordado. As inscrições são online e têm início no dia 4/1

No mês de janeiro de 2023, a programação do Sesc Avenida Paulista está baseada na temática das linhas, com o projeto “Entrelinhas”, cujas atividades vão desde técnicas manuais até atividades esportivas do programa Sesc Verão. Nas oficinas de artes manuais, o bordado é a prática em destaque. O grupo Matizes Dumont ministra, de 11 a 15 de janeiroquarta a domingo, duas oficinas por dia, às 11h e às 15h. Além do trabalho a partir da técnica, o grupo propõe a criação de uma roda de afeto e bordado permeada por histórias e danças circulares, que culminam na construção coletiva de painéis, que seguem com o grupo no movimento que dá nome ao curso, “Bordar para fluir: escritas feitas de águas e seres”. Já no período entre 17 e 20 de janeiroterça a sexta, o artista visual e ilustrador Julian Campos apresenta as oficinas “Bordado Livre: quadrinhos bordados”às 14h30 e “Transferência de imagem e bordado”às 19h. A participação nas oficinas acontece mediante inscrição prévia, na Central de Relacionamento Digital do Sesc SP, a partir de 4 de janeiro para aqueles que têm a Credencial Plena do Sesc e, para o público em geral, nos dias 6, 7 e 8 de janeiro. 


O grupo Matizes Dumont, criado há mais de 30 anos em Pirapora (MG), reúne artistas que bordam a brasilidade com uma linguagem poética livre. Seu trabalho mistura o fazer criativo à literatura e a dança circular, em que o bordado é o fio que conecta à tradição e à cultura popular brasileira. Nestas oficinas, além de propor a criação de painéis coletivos, o grupo trabalha, junto aos participantes, na peça “Painel Rio que Sonha”, que vem sendo bordada desde 1999 e serve de bandeira do grupo em sua luta pela defesa da natureza e das águas do Rio São Francisco. Estes encontros são um convite para escrever por meio do bordado uma mensagem aos seres e às águas de São Paulo, somado à experiência do fazer coletivo. 


Para os iniciantes ou aqueles que não tem nenhum conhecimento no bordado, Julian Campos apresenta os procedimentos introdutórios da técnica no curso “Bordado Livre: quadrinhos bordados”, na qual, ao longo dos quatro encontros, prepara o participante para a criação de seu desenho bordado. Ao final do curso, ele tem o próprio quadrinho bordado pronto para ser colocado na parede. Já no curso “Técnicas de imagem e bordado”, Julian aborda as formas de transferência de imagens impressas (offset/laser/toner) sobre tecido e a possibilidade de intervenções com bordado livre nestes resultados. Artista visual e ilustrador, Julian Campos realiza trabalhos em diversas técnicas de fazer manual, como gravuras, bordado, cerâmica e colagem. É artista colaborador do Núcleo de Livros de Artista da Casa Contemporânea, em São Paulo/SP, onde coordena o Entre Pontos - Grupo de Estudos e Produção em Bordado e Arte Têxtil. 

 

SERVIÇO 


Oficina |Bordar para fluir: escritas feitas de águas e seres 

Com Matizes Dumont 

Quando: 11 a 15 de janeiro de 2023. Quarta a domingo, às 11h e às 15h. 

Classificação etária: 16 anos. 

Onde: Tecnologias e Artes - 4° andar. 

Duração: 180 minutos. 

Capacidade: 20 vagas. 

Inscrições: Online, a partir de 4/1 para Credencial Plena Sesc SP e, para o público em geral, nos dias 6, 7 e 8/1.  

 

Curso | Bordado livre: quadrinhos bordados 

Com Julian Campos 

Quando: 17 a 20 de janeiro de 2023. Terça a sexta, às 14h30. 

Classificação etária: 16 anos. 

Onde: Tecnologias e Artes - 4° andar. 

Duração: 120 minutos. 

Capacidade: 12 vagas. 

Inscrições: Online, a partir de 4/1 para Credencial Plena Sesc SP e, para o público em geral, nos dias 6, 7 e 8/1. 

 

CursoTransferência de imagem e bordado 

Com Julian Campos 

Quando: 17 a 20 de janeiro de 2023. Terça a sexta, às 19h. 

Classificação etária: 16 anos. 

Onde: Tecnologias e Artes - 4° andar. 

Duração: 120 minutos. 

Capacidade: 12 vagas. 

Inscrições: Online, a partir de 4/1 para Credencial Plena Sesc SP e, para o público em geral, nos dias 6, 7 e 8/1. 

 

___  

SESC AVENIDA PAULISTA

Avenida Paulista, 119, São Paulo

Fone: (11) 3170-0800

Transporte Público: Estação Brigadeiro do Metrô – 350m

 

Horário de funcionamento da unidade:

Terça a sexta, das 10h às 21h30.

Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h30.

 

Horário de funcionamento da bilheteria:

Terça a sexta, das 10h às 21h30.

Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h30

Portal Sesc SP | Facebook | Instagram | Twitter | YouTube


Informações à Imprensa  

Carolina Balza | Marina Magalhães 

WhatsApp: +55 11 3170-1397

Telefone: +55 11 3170-1400 

imprensa.avenidapaulista@sescsp.org.br  

Escola Itaú Cultural lança três cursos autoformativos da série Constelação das artes

 

crédito: itaú Cultural
escola ic
A Escola Itaú Cultural lança três cursos autoformativos da série Constelação das artesHistórias do teatro brasileiro: perspectivas e debates; Modernismos – um panorama das artes brasileiras; e Musicalidades indígenas no Brasil. As aulas podem ser acessadas gratuitamente e contam com certificação após a finalização. As formações oferecem um histórico desses temas e levantam questões presentes na atualidade.

O projeto Constelação nasce do trabalho de pesquisa e produção de conteúdos feito pela Enciclopédia Itaú Cultural em parceria com as áreas de expressão da organização. Os cursos que compõem esse projeto desenvolvem um panorama da história das artes tendo como eixo a construção da identidade nacional brasileira.
SAIBA MAIS

 

terça a sábado 11h às 20h 
domingo e feriados 11h às 19h 
fone: 11 21681777 atendimento@itaucultural.org.br
Avenida Paulista, 149 - São Paulo - SP - Brasil, 01311-000
Como chegar