| ||||||||||||||||||||||||||
| ||||||||||||||||||||||||||
| ||||||||||||||||||||||||||
|
concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)
http://maregina-arte.blogspot.com/
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)
http://maregina-arte.blogspot.com/
sábado, 1 de outubro de 2016
Facing the World - Self-Portraits Rembrandt to Ai Weiwei
sexta-feira, 30 de setembro de 2016
PROJETO “NÃO SOU DAQUI, NEM SOU DE LÁ. GESTÃO, CURADORIA E RESIDÊNCIA ARTÍSTICA EM REDE” DA GALERIA PENÍNSULA
|
quarta-feira, 28 de setembro de 2016
German Lorca Apresenta a Exposição Fotográfica “Arte Ofício/Artifício”, no Sesc Bom Retiro
German Lorca Apresenta a Exposição Fotográfica “Arte Ofício/Artifício”, no Sesc Bom Retiro
Toda a inquietude, ângulos inusitados e experimentalismo do pioneiro da fotografia artística no Brasil
Entre 27 de outubro de 2016 e 26 de fevereiro de 2017, o Sesc Bom Retiro realizará a exposição fotográfica Arte Ofício/Artifício, de German Lorca, com curadoria de Eder Chiodetto, no Espaço Expositivo, 2º andar. O projeto, primeiro em que o artista irá exibir fotos coloridas, compreenderá um apanhado com seus trabalhos desde o início de sua carreira, quando ingressou no Cine Fotoclube Bandeirante na década de 40, passando por suas colaborações com reportagens, publicidade e produções autorais. O fotógrafo hoje, aos 94 anos, colabora e influencia ativamente com apuro técnico e estético para a fotografia no Brasil.
Veja algumas fotos em https://we.tl/k5aZC3eM6L
Arte Ofício/Artifício reafirma o fato de que Lorca sempre teve a fotografia como profissão, e que através de suas experimentações, usou diferentes técnicas para a criação de imagens como a solarização, jogos de luz e sombras e contraposições de positivos e negativos.
A mostra contará com aproximadamente 60 fotos dispostas em três núcleos, que colocarão o fotógrafo diante do público, em suas múltiplas atrações nos campos da fotografia experimental, publicitária e em cores. Algumas das imagens apresentadas serão inéditas, reafirmando a pluralidade deste ícone da fotografia brasileira e um dos responsáveis pela sua renovação.
Toda inventividade e experimentação de Lorca irá compor o núcleo experimental da mostra. Ela demarcará um período na vida do artista que, influenciado por Geraldo de Barros, aventurou-se pelo livre universo das fotoformas. Entre as fotos expostas estarão Menino Correndo (1960), com uma dupla exposição em um mesmo negativo; Fumante (1954), em que foi utilizado o processo de solarização (breve exposição do papel fotográfico impresso a luz que cria uma foto surrealista), ePositivo Negativo (1954), em que foi utilizada a técnica da exploração do preto e branco com a inversão negativo-positivo. Nesse mesmo período, German Lorca documentou a inauguração da Catedral da Sé e foi convidado como fotógrafo oficial da comemoração do IV Centenário de São Paulo.
Outro nicho da exposição é o de imagens publicitárias. Percebendo o início da demanda por fotos comerciais no Brasil, durante as décadas de 40 e 50, o artista iniciou a produção de campanhas publicitárias, inaugurando estúdio próprio, o que ampliou seu processo de criação que passou a ter fotografias técnicas, industriais, comerciais e jornalísticas. Em Pernas (1960), fotografia feita para o anúncio de meias feministas, Lorca inspirou-se no surrealismo, contrapondo as pernas femininas com as de uma mesa. Já em Moda (1970), as extintas lojas Mappin utilizaria como encarte publicitário, fotografia que explorava o desfoque e o auto-contraste, recursos ousados para a época. Outra imagem famosa é a campanha feita para a indústria de louças, em Pratos (1970), o artista usou flashs eletrônicos e uma pilha de pratos de plástico, como se tivessem indo para o chão, como recursos criativos para conseguir uma imagem que representasse uma torre feita de pratos caindo no chão.
Com o avanço das agências publicitárias no Brasil, foi crescente a pressão para se produzir fotos em cores, presentes no terceiro núcleo da mostra. Naquela década, não havia a estrutura de modelos, diretores de arte, ou qualquer recurso utilizado atualmente. Na década de 70, com a cor incorporada em seu trabalho, Lorca começou a desenvolver pesquisas para fotos coloridas, com a mesma versatilidade com que produzia em preto e branco. Sobreposições, alteração de contrastes ou até mesmo fotografias diretas que nos remetem a jogos cromáticos, ao surrealismo perpassam toda a carreira do fotógrafo, artista, repórter e publicitário.
As imagens reunidas nesta exposição confirmam a latência do trabalho de Lorca e a astúcia do seu olhar em capturar cenas banais de um cotidiano real que nos causam estranhamento ao mesmo passo que nos extasiam. Em suas fotografias, o artista retrata a desconstrução não apenas da imagem, mas de uma sociedade que se construía a partir de sua desconstrução. A vida que seguia em expansão, em uma São Paulo que desejava reinvenção na avidez do modernismo.
Seguindo o conceito de contraposições e influências geométricas utilizados no trabalho de Lorca, na fachada da unidade Sesc Bom Retiro serão plotados o título, Arte Ofício/Artifício, o nome do fotógrafo e período expositivo, com um jogo de letras sobrepostas, fazendo um convite a todos que passam em frente ao prédio. Ao entrar na Praça de Convivência, no térreo, o público verá no vão central da unidade, pendurado em vigas no teto, um grande móbile com enormes placas feitas em acrílico colorido, formando o nome de German Lorca, que poderão ser vistos com diferentes efeitos, em cada um dos três andares da unidade. Também estarão à disposição dos visitantes catálogo da mostra, com 64 páginas, que seguirá a mesma identidade visual proposta para o ambiente interno do Sesc.
Para o Sesc São Paulo, receber German Lorca e afirmar sua potência poética, reaviva os valores institucionais, promove o estímulo à fruição em diferentes linguagens artísticas e o processo contínuo de olhar além do comum.
Sobre German Lorca
O artista nasceu em São Paulo, no ano de 1922, década que foi libertária em vários campos do conhecimento, em um momento em que o estado das coisas impactou profundamente o comportamento da humanidade e as artes em geral. Uma época que promoveu as mudanças mais estruturais na forma de se praticar e pensar a arte.
Lorca formou-se em Ciências Contábeis pelo Liceu Acadêmico, mas quando decidiu deixar a contabilidade, seus pais não puderam acreditar que ele deixaria a segurança de um emprego por uma nova paixão, a fotografia. Ao adotar uma profissão incomum no final da década de 40, ele conseguiu se tornar uma referência em fotos artísticas e publicitárias. Sua infância no bairro do Brás do começo do século XX influenciou a formação de seu olhar e o ajudou a cultivar um dos maiores acervos particulares de fotos da capital paulistana.
Em 1949, participou do Foto Cine Clube Bandeirante (FCCB), associação de fotógrafos que introduziram novas tendências na fotografia, como José Yalenti (1895-1967), Thomaz Farkas (1924-2011) e Geraldo de Barros (1923-1998). Registrou a paisagem da cidade de São Paulo, em especial os locais da região central, como a Praça da Sé. Abriu estúdio próprio em 1952. Em 1954, foi o fotógrafo oficial das comemorações do IV Centenário da Cidade de São Paulo, com fotos que ficaram conhecidas por capturarem ângulos inusitados de políticos e personalidades da época, como Getúlio Vargas, Jânio Quadros e Orlando Villas-Boas. A partir dessa data, Lorca dedicou-se com exclusividade à fotografia, atuando principalmente em fotografias técnicas e publicitárias, atendendo a demanda de um mercado em expansão nas décadas que se seguiriam, mas sem abandonar a fotografia autoral e a documentação da cidade, temas recorrentes em sua produção.
A visitação é gratuita, de terça a sexta, das 9h às 20h; sábados, das 10h às 20h, domingos e feriados, das 10h às 18h. O endereço do Sesc Bom Retiro é Al. Nothmann, 185. Mais informações pelo telefone 3332-3600; pelo portal www.sescsp.org.br
Serviço:
Exposição Fotográfica Arte Ofício/Artifício
Abertura: dia 27/10, quinta, às 19h.
De 27/10 a 26/2. De terça a sexta, das 9h às 20h; sábados, das 10h às 18h, domingos e feriados, das 10h às 17h. Livre. Grátis. Espaço de Exposições -2º andar.
Local: Sesc Bom Retiro - Alameda Nothmann, 185 - Bom Retiro, São Paulo
Al. Nothmann,185 – Campos Elíseos.
Acessibilidade: Entrada com acesso para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.
Estacionamento próprio. Valores:
Com apresentação de Credencial Plena - R$ 4,50 até uma hora; R$ 1,50 adicional por hora.
Não credenciados - R$ 10,00 até uma hora; R$ 2,50 adicional por hora. Tel: 3332 3600.
Horário de funcionamento da unidade: de terça a sexta, das 9h às 20h30; sábados das 10h às 18h30; domingos e feriados, das 10h às17h30.
Estacionamento próprio. Valores:
Com apresentação de Credencial Plena - R$ 4,50 até uma hora; R$ 1,50 adicional por hora.
Não credenciados - R$ 10,00 até uma hora; R$ 2,50 adicional por hora. Tel: 3332 3600.
Horário de funcionamento da unidade: de terça a sexta, das 9h às 20h30; sábados das 10h às 18h30; domingos e feriados, das 10h às17h30.
Graziela Pinto na Art Rio
Graziela Pinto na Art Rio
Aos 39 anos, a artista plástica paulistana Graziela Pinto participa da Art Rio levando uma síntese de suas obras, que retratam a natureza de forma única e particular.
Graziela Pinto, artista plástica conhecida pelos seus trabalhos com esferas faz sua estreia na Art Rio 2016.
A artista leva ao evento carioca a nova fase de sua obra “Ora Bolas” com pinturas de esferas coloridas e, que agora, se apresentam de maneira tridimensional, além de uma série de fotografias do trabalho “Um minuto da sua pele” e uma instalação que será realizada no local intitulada de “Queda d’ água”, feita a partir de trancas construídos pela artista e tecidos doados pelo Projeto Arrastão.
“Queda d’água – sintetiza a integração da arte com a natureza. A manipulação dos objetos reflete uma verdadeira experiência de elaboração, a transformação de um elemento vivo. As formas e os tecidos se entrelaçam formando uma cachoeira”, comenta Graziela Pinto.
Graziela tem um processo muito individual e artesanal para desenvolver suas obras. Com uma ligação forte com a natureza e as múltiplas formas que se pode trabalhar seus elementos, a artista, por meio da representação esférica, transcende a conexão entre o real e a natural por meio de pinturas, desenhos, fotos e instalações.
Representada no Rio de Janeiro pela Galeria Movimento, localizada em Copacabana, Graziela Pinto promete inquietar os sentidos do público.
Art Rio 2016
29.09 a 2.10
Pier Mauá
Avenida Rodrigues Alves, 10 Praça Mauá
Rio de Janeiro
Rio de Janeiro
29°Premio Internazionale URBIS ET ARTIS 10-19 NOVEMBRE 2016
Curatela e organizzazione Gastone Ranieri Indoni
Il concorso è suddiviso in tre sezioni: Pittura e grafica, Scultura, Fotografia. Ogni sezione produce una specifica e autonoma graduatoria finale, che si compone delle relative graduatorie parziali prodotte dalla giuria alla fine di ogni chiamata. All'interno di ogni sezione verrà indicato, quale miglior risultante dalla graduatoria finale a conclusione delle due chiamate previste, il progetto artistico vincitore e assegnatario del Premio. Verrà conferito il Premio a ciascuno dei vincitori assoluti delle tre sezioni. Il Premio Internazionale Urbis et Artis esiste da oltre trent'anni, da quando il Comitato Scientifico di un' Associazione Culturale no profit, fondata a Milano nel 1979 da Gastone Ranieri Indoni e gestita da dodici artisti, chiamata allora "A Regola d'Arte", riconosceva agli artisti vincenti, tra pittori e scultori(allora la fotografia non era omologata) una splendente targa d'argento debitamente motivata. Una stagione irripetibile per la consistente risposta commerciale e il grande entusiasmo che allora avvolgeva l'ambito dell'arte che Urbis è concentrata a recuperare. Oggi ai tre vincitori viene assegnato come Premio Internazionale Urbis et Artis , un'opera del Maestro Sergio Gotti del valore commerciale di € 5.000,00 (cinquemila euro). A tale preziosa opera sarà aggiunto, al contempo, un controvalore editoriale di circa € 7.500,00 rappresentato da una forte azione di sostegno redazionale e professionale alle loro attività artistiche attraverso articoli e pubblicazioni sullarivista d'arte bimestrale International Urbis et Artis, sul suo allegato La Vetrina dell'Arte, sull' Agenda Artistica esull' Albo degli artisti d'Italia; tutte pubblicazioni di evidente spessore culturale ed estetico editate da anni da Urbis et Artis. Il Comitato Scientifico della Urbis et Artis, attribuendo il Premio all'artista prescelto nella propria specialità, vuole trasmettere il concetto che l'Arte stessa premia i suoi protagonisti. Il Premio Internazionale Urbis et Artis ha incrementato la sua fama nel tempo perché è assegnato ogni anno anche a professionisti cosiddettibenemeriti distintisi nel campo della cultura, dell'arte e dell'attenzione sociale. Tra loro spiccano eminenti personaggi che hanno aggiunto valore a valore alla Urbis et Artis, che è nata e resta Associazione culturale no profit, che ha compreso, tra tanti, Salvatore Accardo, Madre Teresa di Calcutta, Gabriella Ferri, Carla Mazzoni, Ennio Calabria, Valan, Alberto Moioli, Amintore Fanfani, Giulio Rapetti Mogol, Franco Costa, Claudio Strinati, Gianni Berengo Gardin, Francesca Zuccari, Giammarco Puntelli, Giulia Cricelli Caracciolo, Marzio Dall'Acqua, PhilippeD'Averio, Raffaella Ferrari ecc.. . Quest'anno farà gli onori di casa il Maestro Sergio Gottiautore dell'opera che rappresenta il Premio già entrato a buon diritto nella Storia dell'Arte Contemporanea e alla cui competenza e limpidezza intellettuale sempre più mercanti d'arte e operatori ricorrono. Urbis et Artis, offre la sua ultratrentennale esperienza spesa ad assistere, coadiuvare, promuovere artisti emergenti o di acclarata fama, contribuendo sempre in modo corretto ad affermarne e accrescerne nel tempo valore e quotazioni. In questo è brillantemente coadiuvata sia dalla Associazione Romana della Rosa, di cui è Presidente la critica letteraria Prof.ssa Rosa Simonelli Macchi, che si occupa specificatamente di letteratura e poesia, sia dalla Associazione A Regola d'arte specializzata in Eventi, avvenimenti, spettacoli e ricorrenze. Contesto - Location GALLERIA PULCHERRIMA di Via Merulana 44/45 00185 Romasituata tra Stazione Termini e Piazza San Giovanni in Lateranoaccogliente come pochi siti analoghi con i suoi 300 mq di estensione, è un' oasi ideale d'incontri internazionali, di importanti eventi come Lectio Magistralis, di manifestazioni culturali che culminano con le più qualificate Mostre d'arte capaci di consegnare ed assicurare agli artisti che vi espongono il prestigio più carismatico. L'Offerta Comprende: Allestimento; inviti; Banner esterno di presentazione; Totem all'ingresso; Benvenuto della Presidente Urbis et Artis Cavaliere del lavoro, Anna Salvati, e della Presidente di A Regola d'Arte Prof.ssa Rosa Simonelli Macchi; Vernissage con presentazione della critica d'arte e gallerista dott.ssa Carla Mazzoni; del critico d'arte e direttore artistico di U&A dott. Francesco Giulio Farachi; Comunicato e Conferenza Stampa della dott.ssa Erika Eramo direttore responsabile della rivista U&A: il tutto alla presenza, oltre che dell'Agenzia ADN Kronos, di altre importanti testate giornalistiche ; ricevimento con buffet e/o Vin d'honneur di apertura Mostra; presenza full time di personale addetto alla Mostra; guardiania diurna e notturna; presenza continua di almeno uno dei curatori; ricezione e apertura al pubblico dalle h 10,00 alle 19,00 senza interruzione tutti i giorni domenica inclusa. Inoltre tutti i partecipanti delle due (2) tornate, sono pubblicati nel numero successivo della rivista di Urbis et Artis e ricevono presenza e menzione nel catalogo generale di tutti gli artisti partecipanti alla Mostra - Premio . Partecipazione L'accettazione delle opere, sempre vincolata al rispetto dei tempi di consegna e ricezione, è altresì subordinata a garanzia della qualità della manifestazione. L'artista che si propone deve compilare l'apposito modulo allegato, inviandolo unitamente al versamento di € 70,00 (settanta euro) che, in caso di mancata accettazione dell'opera ricevuta, gli verranno restituiti. Dimensione opere Le dimensioni dei dipinti, delle incisioni e delle fotografie, non dovranno superare mt 1,00 di base e mt 1,00 di altezza, comunque la somma base+altezza non dovrà superare i mt 2,00; inoltre dovranno essere assolutamente prive di vetro e di cornice, e tassativamente munite di apposite attaccaglie. La base delle opere scultoree, in bronzo, ferro, legno o ceramica, non dovrà superare 1 mq; le opere dovranno essere attrezzate di piedistallo o di supporto e non superare il peso di 30 Kg. Nonostante il servizio di guardiania, la Urbis et Artis declina ogni tipo di responsabilità per quanto concerne eventuali danni arrecati a opere esposte e l'artista partecipante, se vuole, si può riassicurare personalmente. Materiale da inviare per la partecipazione al Premio U&A 2016-2017: Modulo di iscrizione compilato e firmato e copia di Ricevuta del versamento di € 70,00 la cui mancata ricezione annulla e fa decadere la richiesta di partecipazione. Per la mostra del 10 novembre p.v. l'opera dovrà essere consegnata entro le h 18,00 del 20 ottobre 2016 a: URBIS ET ARTIS Via Merulana 44/45 00185 Roma Pagamento Bonifico bancario al numero IBAN: IT27 N020 0803 2840 0010 4215 599 INTESTATO A URBIS ET ARTIS UNICREDIT ROMA Mail esclusiva di riferimento : redazione.urbisetartis@gmail. info : 320 7105084 |
terça-feira, 27 de setembro de 2016
curso de desenho do Dalton - SP
__._,_Últimas turmas de iniciantes do ano 2016.
Terças-feiras tarde das 14:00 às 16:00 horas
Terças-feiras noite das 20:00 às 22:00 horas
Início dia 4 de outubro..__
Curso de Pintura Contemporânea, com Teresa Viana - SP
|
|
Assinar:
Postagens (Atom)