concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

sábado, 15 de julho de 2017

exposição Última Chamada - Curitiba - Paraná

Exposição independente agita a semana na capital paranaense
A mostra Última Chamada, que faz parte da programação oficial do festival Subtropikal, ficará em cartaz entre os dias 15 e 21 de julho

CURITIBA, 14/07/2017 - Nos últimos anos, a cena cultural independente tem vivido um momento muito positivo e efervescente na cidade de Curitiba, com a mobilização de artistas, galerias e pessoas interessadas em movimentar a cidade. Analisando esse cenário, os mobilizadores culturais Thais Francoski e Victor Catani, projetaram a Última Chamada,exposição coletiva que contempla trabalhos de diversos suportes e linguagens, dentre eles pintura, escultura, instalação, fotografia, vídeo e graffitti.

Sob projeto curatorial de Eduardo Amato, a mostra faz parte da programação oficial do festival de criatividade urbana Subtropikal e ficará exposta, entre os dias 15 e 21 de julho, no espaço Naquela Casa do Centro Europeu. Participam os artistas André Mendes, Barbera van den Tempel, Eduardo Amato, Efigênia Rolim, Fernanda Pompermayer, Gustavo Francesconi, Karla Keiko, Katheriny Mendes, Manuela Eichner, PAC Calory, Tereza Bossler, Vaantes e Yorka.

Outro destaque ficará por conta da linha curatorial, inspirada em Arthur Danto, que serve como referência para um diálogo entre artistas, espectadores e a casa, propondo uma reestruturação de questões sobre curadoria e o envolvimento do público. Por falar na casa, o espaço Naquela Casa do Centro Europeu tem como cenário o imponente casarão Bittar, na Avenida do Batel, um dos grandes símbolos do Ciclo do Mate na cidade.

A exposição Última Chamada ficará exposta entre os dias 15 e 21 de julho, no espaçoNaquela Casa do Centro Europeu, no casarão Bittar (Avenida Benjamin Lins – Avenida do Batel, 935). Os trabalhos podem ser visitados gratuitamente das 10h às 23h. Mais informações no sitewww.subtropikal.com.br.

quinta-feira, 13 de julho de 2017

Edital Prêmio Culturas Populares Leandro Gomes de Barros


O Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural, lança o Edital Culturas Populares Leandro Gomes de Barros. Serão premiadas quinhentas inciativas que fortaleçam as expressões culturais populares brasileiras, retomando práticas populares em processo de esquecimento e que difundam as expressões populares para além dos limites de suas comunidades de origem.Exemplos destas iniciativas são o Cordel, a Quadrinha, o Maracatu, o Jongo, Cortejo de Afoxé, Bumba-Meu-Boi, Boi de Mamão entre outras. Só não estão incluídas as Culturas Indígenas, Culturas Ciganas, Hip Hop e Capoeira, por já serem objeto de Editais específicos lançados pelo MinC.
Das quinhentas premiações, duzentas serão destinadas a pessoas físicas, outras duzentaspara coletivos culturais sem constituição jurídica, oitenta voltadas para pessoas jurídicas sem fins lucrativos e com natureza ou finalidade cultural. Serão premiados vinte herdeiros de mestres já falecidos (In Memorian), em homenagem à dedicação do trabalho voltado aos saberes e fazeres populares e às expressões culturais, com reconhecimento da comunidade onde viveram e atuaram.
Cada candidato poderá apresentar apenas uma iniciativa para a seleção. As inscrições poderão ser feitas pela internet ou por via postal. Em caso de inscrição online, a documentação prevista no edital deverá ser preenchida, assinada e anexada ao Sistema de Acompanhamento às Leis de Incentivo à Cultura – SalicWeb.

CRONOGRAMA
– Inscrições: até 28 de julho/2017, via online ou via postal
– Taxa de inscrição: não
– Premiação:R$ 10.000 para cada iniciativa selecionada
– Regulamento + Inscrição: http://bit.ly/2tfqrV9
fonte: Editais e Afins 

Congresso da Photografia traz para Salvador a nata da fotografia social


Bob Wolfenson, Rafael Fontana, Clício Barroso e Alexandre Sequeira são alguns dos grandes nomes da fotografia social brasileira que estarão reunidos em Salvador entre os dias 11 e 13 de setembro, no 1º Congresso da Photographia, que será realizado no Teatro Casa do Comércio (dias 11 e 12), na Avenida Tancredo Neves e no Sheraton da Bahia Hotel (dia 13), no Campo Grande.
Durante os três dias de evento, profissionais e amantes da fotografia terão a oportunidade de conhecer e dividir a experiência de trabalho com esse seleto grupo de profissionais, que conta também com a participação de Patrícia Prado, Digachis, Renato d’Paula e Sérgio Sapía.
Parte das comemorações dos 20 anos do Instituto Casa da Photographia, o 1º Congresso da Photographia tem por objetivo principal apresentar novas culturas, novos conceitos, novas técnicas e principalmente novos olhares desses profissionais, convidados para apresentarem experiências em seus segmentos de atuação.
“Esse projeto, inédito em Salvador, tem também como proposta oferecer ferramentas inovadoras que ajudarão no crescimento profissional e nas técnicas dos participantes. O público terá a oportunidade de manter contato com profissionais do mercado social, bem como do mercado conceitual, alinhando, assim, a técnica ao olhar em prol de uma fotografia dentro de uma estética reconhecida no mercado internacional”, pontua o diretor do Congresso da Photographia, Marcelo Reis.
Inscrições
As inscrições podem sem feitas pelo site congressodaphotographia.com
_Workshops da Photographia
No último dia do Congresso, 13 de setembro, acontecem os Workshops da Photographia, no Sheraton da Bahia Hotel, no Campo Grande, no Centro de Salvador. Com vagas limitadas, de 10 a 25 alunos por turma, os participantes terão a oportunidade de participar, na prática, de uma sessão fotográfica ou de uma roda de conversas com renomados e experientes profissionais do segmento.
_Feira da Photographia
Paralelo às palestras, será realizada no Foyer do Teatro Casa do Comércio, nos dia 11 e 12 de setembro, a Feira da Photographia. Aberta ao público, a Feira será um local de trocas de experiências e possibilidade de novos negócios. No total, serão 10 fornecedores locais, selecionados de acordo aos seus segmentos, um para cada ramo.
Com isso, a Feira contará com serviços e produtos desenvolvidos por parceiros próximos, o que possibilita um contato comercial mais eficiente.
_Programação Oficial
Congresso da Photographia, dias 11 e 12 de setembro de 2017, Teatro Casa do Comércio
O Congresso da Photographia é um projeto que tem como objetivo principal, trazer novas culturas, novos conceitos, novas técnicas e principalmente novos olhares de profissionais experts, convidados para apresentarem experiências em suas áreas de atuação. Fazendo com que fotógrafos participantes do congresso consigam absorver informações novas e de qualidade, que irão agregar mais valor ao seu fazer profissional.
- Master segunda, 11 de setembro, das 9h às 18h30
8h - Credenciamento
9h - Abertura do congresso e boas vindas da coordenação e convidados
9h30 | Palestra 1
Sérgio Sapía - Campinas, SP
Tema: A inclusão do Drone na fotografia
10h40 - Intervalo
10h50 | Palestra 2
Digachis – Cuiabá - MT
Tema: Newborn – Fotografia de recém nascidos
12h30 - Intervalo para almoço
14h10 |Palestra 3
Alexandre Sequeira - Belém, PA
Tema: Poéticas do encontro – Fotografia e Relações de trocas simbólicas
10min - Intervalo
16h | Palestra 4
Bob Wolfenson - São Paulo, SP
Tema: Fotografia Retratos, Editorial, Moda
- Master terça, 12 de setembro, das 9h30 às 18h30
9h30 | Palestra 5
Patrícia Prado - Rio de Janeiro, RJ
Tema: Fotografia Sensual
10h40 - Intervalo
10h50 | Palestra 6
Rafael Fontana - Londrina, PR
Tema: Wedding, Fotografia de casamento
12h30 - Intervalo para almoço
14h10 | Palestra 7
Clício Barroso - São Paulo, SP
Tema: Photoshop Lightroom integrado ao Photoshop CC
10 min - Intervalo
16h |Palestra 8
Renato d´Paula – São Paulo
Tema: Fotografia documental de Família
18h - Encerramento e Agradecimentos.
Feira da Photographia, dias 11 e 12 de setembro de 2017, Teatro Casa do Comércio,
das 10h até 18h, entrada da livre
Inédita em Salvador, a Feira da Photographia realizada nos mesmos dias do Congresso da Photographia, 11 e 12 de setembro de 2017, no Foyer do Teatro Casa do Comércio. Com entrada franca ao público geral, será um local de trocas de experiências e possibilidade de novos negócios.
Os fornecedores, participantes de nossa Feira, são selecionados de acordo aos seus segmentos, um para cada ramo. Tendo como critério único, ser estabelecido no Estado da Bahia. Com isso teremos uma Feira de fornecedores locais, com serviços e produtos desenvolvidos por parceiros próximos, o que possibilitará um contato comercial mais eficiente.
- Workshops da Photographia,13 de Setembro de 2017, Sheraton da Bahia, das 8h30 até 18h
Alexandre Sequeira
Poéticas do Encontro – Fotografia e relações de trocas simbólicas
4h, Disponibilidade de 20 vagas
Clício Barroso
Pós-produção de imagens
6h, Disponibilidade de 25 vagas
DigaChis
Newborn
10h, Disponibilidade de 08 vagas
Patrícia Prado
Fotografia Sensual
4h, Disponibilidade de 20 vagas
Rafael Fontana
Fotografia de Casamento
4h, Disponibilidade de 20 vagas
Sergio Sapía
Modernas técnicas de fotografia de drones
4h, Disponibilidade de 15 vagas

SERVIÇO:
Congresso da Photographia
Dias 11 e 12 de setembro - Teatro Casa do Comércio (palestras)
Dia 13 de setembro - Sheraton da Bahia Hotel (workshops)
Investimento palestras: R$ 599,00 (2º lote)
Investimento workshop: ver tabela no site
Mais informações em – http://www.congressodaphotographa.com

quarta-feira, 12 de julho de 2017

mam - SP - cursos 2o semestre

O MAM oferece aulas sobre as mais diversas manifestações da arte. Inscrições abertas!

História da arte
Cinema
Pintura
Fotografia
Literatura
Desenho
Acessibilidade
Escultura
Arte e psicanálise

cursos@mam.org.br
+55 11 5085-1314



mezzotint demonstration at Manhattan Graphics Center by Iranian artist Mehdi Darvishi

  
Please join us for
a mezzotint demonstration

at Manhattan Graphics Center
by Iranian artist
Mehdi Darvishi

this Thursday, July 13 at 6:30pm
   

ABOUT: Mehdi Darvishi earned a Bachelor of Fine Arts degree from
the University of Tehran (Iran) in 2012 and was awarded several prizes including the second prize at the Istanbul International Printmaking Biennal (Turkey) in 2016, an honorable mention at Awagami International Print Festival Tokushima (Japan) and the Grand Prize at the BIECTR (Trois-Rivières) in 2015. He has presented several solo exhibitions in Serbia and Iran and has participated in many group exhibitions around the world. He did an artist residency at the International Printmaking Base of Guanlan (China) in 2016.
  
Mehdi's technique of choice is usually mezzotint. Using the same plate,
this technique allows for the reduction of the tones to make new images and forms after making each new series of prints. In this way, the image is continually transformed by its own process. The reductive process is for him a good reflection of the way that he defines life; from his point of view as an artist, who considers the most finite occurrences as being part of the general Human life.
 
Shown above: all Intaglio
Image titles, top to below:
The Night II, 2016
Until One Hundred Years Later, 2016
The End of the Game I, 2015
Until One Hundred Years Later, 2015 

MANHATTAN GRAPHICS CENTER
  250 WEST 40 STREET, FIFTH FLOOR | NYC 10018 | 212-219-8783
 NYCulture

Curso Imersoes Poeticas - RJ

segunda-feira, 10 de julho de 2017

Edital 11ª Edição do Arte + Arte 2017 Arte e Política, Olhares Contemporâneos - Associação Chico Lisboa



Associe-se: http://chicolisboa.com.br/associe-se/
 
Contate a secretaria para o pagamento da anuidade 2017 e solicitação do cartão do sócio.
 
Editais com inscrições abertas, veja no site www.chicolisboa.com.br
 
O sócio pode solicitar a divulgação da sua exposição ou evento, no facebook da Associação, enviando o convite com mais de 07 dias de antecedência. O mesmo deve conter a logo da Chico Lisboa.
 
Associação Chico Lisboa
Travessa Venezianos, 19 - Cidade Baixa 
Porto Alegre/RS - Brasil, CEP 90050-370
De segunda a sexta-feira, das 14h às 18h
(51) 3224.6678
chicolisboa@chicolisboa.com.br
www.chicolisboa.com.br
blog: chicolisboa.com.br/2016/
www.facebook.com/associacaochicolisboa
twitter: @chicolisboaarte
instagram: @chicolisboaarte
__________________________________
 
Agenda de exposições da Chico Lisboa

Na sede da Chico Lisboa
V Mostra de Arte em Pequenos Formatos Arte na Lata, abertura dia 13 de junho, às 19h, na Chico Lisboa Espaço Cultural, até 02 de agosto de 2017.
 
Feira de Arte 20x20³ e Outros Formatos - venda de obras de arte permanente, com valores de ocasião.

exposição TRANSITORIEDADE ATEMPORAL e oficina SEUDO CIÊNCIA DA COLAGEM - MÁRIO DE ALENCAR - SP


ARTISTA VISUAL MÁRIO DE ALENCAR LANÇA EXPOSIÇÃO “TRANSITORIEDADE ATEMPORAL” EM SP


Trabalhos do paranaense estarão expostos na Galeria Recorte até 02 de setembro


São Paulo, julho de 2017 – A Galeria Recorte, espaço multicultural de São Paulo, apresenta a partir de 14 de julho, sexta-feira, até 02 de setembro, a exposição do artista visual paranaense Mário de Alencar. Intitulada “Transitoriedade Atemporal”, a mostra é composta por 13 obras feitas com a técnica de colagem de papel sobre papel e aquarelo-colagens, criadas por meio da apropriação de imagens de revistas, enciclopédias e catálogos de roupas, retratando um momento em que muito acontece, mas nada muda, exatamente como nos dias atuais.
Alencar vive e trabalha em Curitiba e já teve ilustrações publicadas em renomados jornais de todo o Brasil, além de sua forte relação na cena underground. O artista também é conhecido por suas participações em filmes de curta metragem, com colorização, e por ter desenvolvido diversas capas de disco para bandas como por exemplo, Ratos de Porão e Ruído por MM, dentre outros. 
Após a abertura da exposição, Alencar irá ministrar uma oficina de colagem, na própria Galeria Recorte, intitulada “Pseudo ciência da colagem”, nos dias 15 e 16 de julho, das 15h às 19h. O valor cobrado pela oficina será de R$ 120,00. “Estou empolgado com os trabalhos que selecionei para expor na Galeria Recorte, um dos espaços que melhor representa a colagem no país, e acredito que o curso tem uma abordagem que irá surpreender tanto iniciantes quanto experientes na técnica”, conta o artista.
SOBRE O ARTISTA
O artista visual Mário de Alencar trabalha com conceitos de colagem em campo expandido e tem estreito relacionamento com a contracultura local e nacional ao longo de sua carreira, desenvolvendo projetos musicais e oferecendo material gráfico e artístico para bandas, coletivos e movimentos sociais. É um dos fundadores do Clube da Colagem de Curitiba, coletivo que busca promover uma cena de colagistas locais através da curadoria e organização de exposições, investigando aspectos conceituais da linguagem.
SOBRE A GALERIA RECORTE
A Galeria Recorte é um espaço multicultural que reúne arte e beleza. Única galeria de arte de São Paulo voltada exclusivamente para obras que utilizam a técnica de colagem, foi idealizada pela arquiteta e empresária Anna Gadelha e tem a curadoria de Lucas Ribeiro “Pexão”. O espaço tem como principal característica apresentar artistas que estão despontando no mercado independente de arte. Inspirada em espaços híbridos pelo mundo, o espaço também conta com um café com opções veganas e um salão de cabeleireiros.


AGENDA

EXPOSIÇÃO “TRANSITORIEDADE ATEMPORAL”, de MÁRIO DE ALENCAR
De 14 de julho a 02 de setembro – Abertura às 19h
De terça à sexta, das 12h às 21h, e sábado, das 11h às 18h
Entrada gratuita

OFICINA “PSEUDO CIÊNCIA DA COLAGEM”, COM MÁRIO DE ALENCAR
De 15 e 16 de julho das 15h às 19h
Valor R$120,00

Mais informações no contato@galeriarecorte.com.br
GALERIA RECORTE - Rua Augusta, 829 - São Paulo