concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)
http://maregina-arte.blogspot.com/
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)
http://maregina-arte.blogspot.com/
sábado, 28 de julho de 2012
Convocatoria Internacional de Arte Correo - CUBO/MODELO PARA ARMAR
- Convocatoria Internacional de Arte Correo
CUBO/MODELO PARA ARMAR
Te invitamos a intervenir este cubo.
Descargálo de http://cuboartecorreo.blogspot.com .ar/, imprimílo en papel A4 de 160 gr., intervenilo con la técnica que quieras, y enviá la página (sin recortarla ni armarla) a
Expo Mail Art Cubo/Modelo para armar
Roseti 867
(C1427BVP) Buenos Aires – Argentina
Incluir nombre del artista, email y dirección postal en el reverso.
Organiza: Posgrado en Lenguajes Artísticos Combinados – IUNA
Fecha límite: 21 de diciembre de 2012.
Sin selección, sin jurado. Sin retorno.
Se realizará una exposición en 2013 con los cubos construidos en una galería de Buenos Aires.
Los cubos pasarán a formar parte del archivo del Posgrado en Lenguajes Artísticos Combinados.
Se enviará constancia de participación vía e-mail a los participantes, y se realizará un catálogo on-line.
Los trabajos recibidos se irán exponiendo sucesivamente
en el blog http://cuboartecorreo.blogspot.com .ar/
---------------------------------------------------- -------------------------- --
Convocatória Internacional de Arte Correio
CUBO/MODELO PARA ARMAR
Convidamos a todos a intervir neste cubo.
Faça o download do modelo desde a página http://cuboartecorreo.blogspot.com .ar/, imprima em papel A4 de 160 g., faça sua intervenção com a técnica de sua preferência e envie (sem recortá-lo nem armá-lo) ao seguinte endereço:
Expo Mail Art Cubo/Modelo para armar
Roseti 867
(C1427BVP) Buenos Aires – Argentina
Devem constar nome, e-mail e endereço postal do artista na parte de trás da impressão.
Organização: Pós-graduação em Linguagens Artísticas Combinadas – IUNA
Data limite para o envio: 21 de dezembro de 2012.
Sem seleção, sem jurado. Sem devolução.
Será realizada uma exposição com os cubos construídos numa galeria de Buenos Aires em 2013.
Os cubos recebidos formarão parte do arquivo da Pós-graduação em Linguagens Artísticas Combinadas.
Será enviado um certificado de participação via e-mail aos participantes, além de ser disponibilizado um catálogo on-line.
Os trabalhos recebidos serão expostos no blog http://cuboartecorreo.blogspot.com .ar/
---------------------------------------------------- -------------------------- --
International Mail Art Call
CUBE/MODEL TO ASSEMBLE
We invite you to intervene this cube.
Download the model in http://cuboartecorreo.blogspot.com .ar/ and print the page on A4 paper of 160 gr. and interven it with the technique that you want. Send it (without clipping or assemble) to:
Expo Mail Art Cubo/Modelo para armar
Roseti 867
(C1427BVP) Buenos Aires – Argentina
Include the name of the artist, email and mailing address on the back.
Organizers: Master in Combined Artistic Languages.
Deadline: December 21, 2012
Without selection, without jury. No return.
The exhibition with the assembled cubes will be in 2013 in a gallery in Buenos Aires.
The cubes will be part of the archive of the Master in Combined Artistic Languages.
Certificate of participation will be sent by e-mail to participants, and will be an on-line catalog
The works received will be exhibiting on the blog http://cuboartecorreo.blogspot.com .ar/
---------------------------------------------------- -------------------------- --
Appel international d’Art Postal
CUBE / modèle pour l’assemblage
Nous vous invitons à intervenir dans ce cube.
Téléchargez dès http://cuboartecorreo.blogspot.com .ar/ et imprimez le modèle sur papier A4 de 160 g, intervenez le en utilisant la technique que vous voulez, et envoyez (sans découpage ou assemblage) à l’adresse suivant :
Expo Mail Art Cubo/Modelo para armar
Roseti 867
(C1427BVP) Buenos Aires – Argentina
Incluez votre nom, email et adresse postale sur le dos.
Organisateurs: Master en Langages Artistiques Combinées - IUNA
Date limite: Décembre 21, 2012.
Sans sélection, sans jury. Pas de retour.
Une exposition sera organisée avec les blocs assemblés dans une galerie de Buenos Aires en 2013.
Les cubes feront partie des archives du département de Langages Artistiques Combinées.
Un certificat de participation sera envoyé par e-mail aux participants, et en plus un catalogue en ligne doit être organisé.
Les inscriptions reçues seront présentées sur http://cuboartecorreo.blogspot.com .ar/
sexta-feira, 27 de julho de 2012
UM POUCO DO RETRATO DE TODOS NÓS - Francisco Maringelli
UM POUCO DO RETRATO DE TODOS NÓS
Abertura: 28 de julho das 11h às 14h
Visitação: de 28 de julho à 25 de agosto de 2012
Horário: Segunda a sexta-feira – 9h às 21h / sábado - 10h às 18h.
Local: Oficinas Culturais Oswald de Andrade
Rua Três Rios, 363 - Bom Retiro
01123-001 - São Paulo – SP
Telefone: (11) 3221-4704
Entrada: Franca
Recomendação etária: Livre
Patrocínio: “Projeto realizado com o apoio do Governo do Estadode São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura - Programa de Ação Cultural -2011”.
Recomendação etária: Livre
Patrocínio: “Projeto realizado com o apoio do Governo do Estadode São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura - Programa de Ação Cultural -2011”.
Francisco Maringelli
quinta-feira, 26 de julho de 2012
Atelier Kayab - Desses caminhos de amizade
Caros amigos e artistas,
O Atelier Kayab, em parceria com a Rede It’sNoon e 20 artistas que já abraçaram o projeto Desses caminhos de amizade (
http://itsnoon.net/projetos/33 /descricao/ ) solicitam apoio para a realização do mesmo.
O
projeto a realizar-se de outubro a novembro de 2012 no Atelier Kayab,
em Congonhas-MG, prevê a realização de uma exposição com a participação
de artistas Congonhenses, professores e estudantes da Escola de Belas
artes da UFMG e artistas brasileiros reconhecidos pela crítica
internacional. Durante o período expositivo os artistas envolvidos
oferecerão à comunidade de Congonhas, sobretudo alunos da rede pública
de ensino, oficinas de arte/educação. A iniciativa visa incentivar a
cultura e arte local e promover o intercâmbio entre artistas e cidades
De acordo com a planilha de custos do projeto serão necessários
R$2.500,00 dos quais se pretende: realizar a abertura da mostra;
desenvolver 500 catálogos digitais; comprar os materiais para a
realização das oficinas. Os apoiadores financeiros do projeto receberão
as seguintes recompensas de acordo com as respectivas contribuições:
• R$20 – terão o nome divulgado no catálogo virtual da exposição e receberão um convite especial para a abertura do evento;
• R$50 - ganharão uma arte digital enviada por e-mail, além da alternativa anterior;
• R$100 - arte digital impressa enviada por correio, além do anteriormente citado;
• Acima
de R$150 - participarão de um sorteio de uma gravura do artista visual
Tales Sabará, além de receberem todas as outras demais recompensas.
PERÍODO DO APOIO: 13 DE JULHO A 13 DE SETEMBRO DE 2012
A todos desde já o meu agradecimento.
Att.
Sabará
Em crise, museu Guggenheim estreita laços com Brasil e Ásia
22/07/2012
-
05h08
Depois de fechar sua sede em Berlim e adiar para 2017 a construção de um espaço monumental em Abu Dhabi, o Guggenheim está de olho nos países emergentes --com foco especial no Brasil.
Num movimento análogo ao de outros grandes museus, como a Tate, de Londres, o Reina Sofía, de Madri, e o Pompidou, de Paris, o Guggenheim agora pretende estabelecer uma rede de curadores associados em países de África, Ásia e América Latina para engordar seu acervo com obras dessas regiões.
"Somos um museu global, e isso implica estarmos conectados com essas partes do mundo", diz Richard Armstrong, diretor do Guggenheim, à Folha. "Respeitamos as instituições do Brasil e queremos estar informados para colecionar obras de artistas mais jovens do país."
Não é a primeira vez que o Guggenheim centra as atenções no Brasil. Em 2001, uma mostra dedicada ao país, "Brazil Body & Soul", levou obras de Aleijadinho, Portinari, Di Cavalcanti e de neoconcretos como Lygia Clark e Hélio Oiticica a Nova York.
Mas agora, a visão é outra. Edward Sullivan, curador daquela mostra,
reconhece que esse tipo de recorte panorâmico está um tanto datado.
"Com o reconhecimento de artistas brasileiros no mercado global, o país avança num cenário não mais restrito aos latinos", afirma Sullivan. "A força do Brasil é um dos aspectos mais relevantes da cultura visual do Ocidente."
Talvez por isso, Armstrong chega a dizer hoje que considera museus do país, como a Pinacoteca do Estado, instituições parceiras no mapeamento da cultura contemporânea que quer realizar.
"Só porque eles não têm Kandinsky no acervo, não vamos dizer que não estejam à nossa altura", diz Armstrong. "Não queremos repetir modelos coloniais já usados no passado, buscamos agora um diálogo de igual para igual."
Nessa conversa, a intenção do Guggenheim é descartar grandes mostras panorâmicas, baseadas em recortes geográficos, para pinçar artistas pontuais que terão presença mais forte e aprofundada na coleção do museu.
"Não estamos interessados pelo que o MoMA está fazendo, ou o Museu de Belas Artes de Houston", diz Armstrong. "Vamos levar esse programa do jeito Guggenheim, que tem um olhar mais afiado em busca de menos artistas para trabalhar de forma mais precisa com cada um. Serão menos autores, só que com muito mais presença."
TEMPOS DIFÍCEIS
Abalado pela crise --o Deutsche Bank cortou o patrocínio para o braço alemão do Guggenheim-- e às voltas com o escândalo de denúncias de violações de direitos trabalhistas nas obras de sua sede em Abu Dhabi, o museu de Armstrong parece ver agora uma saída do buraco em laços com os emergentes.
Embora o patrocínio desse programa de expansão global seja da firma suíça UBS, a marca do museu estará presente em cenários onde o campo da arte contemporânea está em franca expansão.
Armstrong nega, no entanto, que esse interesse por mercados em desenvolvimento seja motivado pela crise econômica que abala os países mais ricos há quatro anos.
"Não vejo isso como um sinal da crise", diz Armstrong. "É o oposto disso, é um sinal de que estamos mais confiantes e curiosos, mostrando que o chamado mundo desenvolvido agora se permite olhar de outra maneira para muitas coisas. Isso é positivo."
Ele diz que a ideia é "aprender" com essas regiões. "Não vamos a lugar nenhum procurando riqueza", diz Armstrong. "Também podemos dar algo de nós nessa troca."
Em crise, museu Guggenheim estreita laços com Brasil e Ásia
Publicidade
SILAS MARTÍ
DE SÃO PAULO
DE SÃO PAULO
Depois de fechar sua sede em Berlim e adiar para 2017 a construção de um espaço monumental em Abu Dhabi, o Guggenheim está de olho nos países emergentes --com foco especial no Brasil.
Num movimento análogo ao de outros grandes museus, como a Tate, de Londres, o Reina Sofía, de Madri, e o Pompidou, de Paris, o Guggenheim agora pretende estabelecer uma rede de curadores associados em países de África, Ásia e América Latina para engordar seu acervo com obras dessas regiões.
"Somos um museu global, e isso implica estarmos conectados com essas partes do mundo", diz Richard Armstrong, diretor do Guggenheim, à Folha. "Respeitamos as instituições do Brasil e queremos estar informados para colecionar obras de artistas mais jovens do país."
Não é a primeira vez que o Guggenheim centra as atenções no Brasil. Em 2001, uma mostra dedicada ao país, "Brazil Body & Soul", levou obras de Aleijadinho, Portinari, Di Cavalcanti e de neoconcretos como Lygia Clark e Hélio Oiticica a Nova York.
Chester Higgins Jr. - 23.set.08/The New York Times | ||
Richard Armstrong, retratado na sede do Guggenheim em Nova York |
"Com o reconhecimento de artistas brasileiros no mercado global, o país avança num cenário não mais restrito aos latinos", afirma Sullivan. "A força do Brasil é um dos aspectos mais relevantes da cultura visual do Ocidente."
Talvez por isso, Armstrong chega a dizer hoje que considera museus do país, como a Pinacoteca do Estado, instituições parceiras no mapeamento da cultura contemporânea que quer realizar.
"Só porque eles não têm Kandinsky no acervo, não vamos dizer que não estejam à nossa altura", diz Armstrong. "Não queremos repetir modelos coloniais já usados no passado, buscamos agora um diálogo de igual para igual."
Nessa conversa, a intenção do Guggenheim é descartar grandes mostras panorâmicas, baseadas em recortes geográficos, para pinçar artistas pontuais que terão presença mais forte e aprofundada na coleção do museu.
"Não estamos interessados pelo que o MoMA está fazendo, ou o Museu de Belas Artes de Houston", diz Armstrong. "Vamos levar esse programa do jeito Guggenheim, que tem um olhar mais afiado em busca de menos artistas para trabalhar de forma mais precisa com cada um. Serão menos autores, só que com muito mais presença."
TEMPOS DIFÍCEIS
Abalado pela crise --o Deutsche Bank cortou o patrocínio para o braço alemão do Guggenheim-- e às voltas com o escândalo de denúncias de violações de direitos trabalhistas nas obras de sua sede em Abu Dhabi, o museu de Armstrong parece ver agora uma saída do buraco em laços com os emergentes.
Embora o patrocínio desse programa de expansão global seja da firma suíça UBS, a marca do museu estará presente em cenários onde o campo da arte contemporânea está em franca expansão.
Armstrong nega, no entanto, que esse interesse por mercados em desenvolvimento seja motivado pela crise econômica que abala os países mais ricos há quatro anos.
"Não vejo isso como um sinal da crise", diz Armstrong. "É o oposto disso, é um sinal de que estamos mais confiantes e curiosos, mostrando que o chamado mundo desenvolvido agora se permite olhar de outra maneira para muitas coisas. Isso é positivo."
Ele diz que a ideia é "aprender" com essas regiões. "Não vamos a lugar nenhum procurando riqueza", diz Armstrong. "Também podemos dar algo de nós nessa troca."
Anima Mundi traz a SP reis da animação em "stop motion"
25/07/2012
-
06h12
"Filmes falam sobre as ideias do seu diretor, e as minhas ideias são bem curtas." A frase do americano Adam Pesapane, 39, um dos principais convidados do 20º Anima Mundi, que chega nesta quarta (25) a São Paulo, descreve de modo bem-humorado sua filosofia de trabalho e suas obras.
Um dos reis da animação "stop motion" (em que os objetos são fotografados quadro a quadro), ele se notabilizou por seus divertidos e premiados curtas de até dois minutos, que usam peças do cotidiano para contar histórias.
"É preciso saber o tamanho exato de suas ideias. Muita gente faz filmes que, mesmo com dois minutos, são muito longos, duram mais do que a ideia", diz o americano, conhecido como PES, à Folha.
Em seu Papo Animado (nesta quarta, às 21h, no Memorial da América Latina), PES vai mostrar sua obra --que inclui também uma série de comerciais para grandes marcas-- e falar sobre sua trajetória peculiar de autodidata.
Formado em literatura, ele não tinha nenhuma experiência com animação quando decidiu fazer seu primeiro curta, em 2002: "Roof Sex", sobre duas cadeiras fazendo sexo, foi premiado no maior festival de animação do mundo, o de Annecy, na França.
"Eu era jovem e não tinha dinheiro, mas tinha todo o tempo do mundo. Àquela altura, não fazia ideia de como animar e me dei conta de que o 'stop motion' era a melhor técnica para aquela ideia", lembra o diretor.
"Comprei mobília de bonecas e estudei até conseguir fazer com cadeiras de verdade", continua PES.
SUPERPRODUÇÕES
Fora do Papo Animado, os curtas de PES serão exibidos com uma companhia adequada: uma série de comerciais do estúdio britânico Aardman (da série "Wallace e Gromit"), em sessão na quinta (26), às 17h, no CCBB.
Será o encontro entre os dois mais destacados criadores em "stop motion", notadamente na animação com massa de modelar --sendo que, diferentemente de PES, que faz da simplicidade seu mote, os britânico criam elaboradas superproduções.
A Aardman estará representada por Jay Grace, diretor de animação de "Piratas Pirados" (2012), que, assim como PES, dará uma aula para futuros animadores.
VOLTA DAS OFICINAS
Para quem quiser meter a mão na massa literalmente, a atual edição do Anima Mundi volta a trazer para São Paulo o "Estúdio Aberto", ausente no ano passado.
A popular série de oficinas permite que o público aprenda na prática como criar animações com diferentes técnicas --inclusive o "stop motion" com massinha.
As oficinas oferecem ainda brinquedos antigos como o zootrópio, do século 19 (uma roda com 16 desenhos que, ao girar, cria ilusão de movimento), e animação com areia e em película.
20º ANIMA MUNDI
QUANDO : de quarta (25) a domingo
ONDE : Memorial da América Latina (av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, tel. 0/xx/11/3823-4600) e Centro Cultural Banco do Brasil (r. Álvares Penteado, 112, tel. 0/xx/11/3113-3650)
QUANTO : R$ 8 (sessões); mais informações no site do evento: www.animamundi.com.br
Anima Mundi traz a SP reis da animação em "stop motion"
Publicidade
MARCO AURÉLIO CANÔNICO
DO RIO
DO RIO
"Filmes falam sobre as ideias do seu diretor, e as minhas ideias são bem curtas." A frase do americano Adam Pesapane, 39, um dos principais convidados do 20º Anima Mundi, que chega nesta quarta (25) a São Paulo, descreve de modo bem-humorado sua filosofia de trabalho e suas obras.
Um dos reis da animação "stop motion" (em que os objetos são fotografados quadro a quadro), ele se notabilizou por seus divertidos e premiados curtas de até dois minutos, que usam peças do cotidiano para contar histórias.
"É preciso saber o tamanho exato de suas ideias. Muita gente faz filmes que, mesmo com dois minutos, são muito longos, duram mais do que a ideia", diz o americano, conhecido como PES, à Folha.
Em seu Papo Animado (nesta quarta, às 21h, no Memorial da América Latina), PES vai mostrar sua obra --que inclui também uma série de comerciais para grandes marcas-- e falar sobre sua trajetória peculiar de autodidata.
Formado em literatura, ele não tinha nenhuma experiência com animação quando decidiu fazer seu primeiro curta, em 2002: "Roof Sex", sobre duas cadeiras fazendo sexo, foi premiado no maior festival de animação do mundo, o de Annecy, na França.
"Eu era jovem e não tinha dinheiro, mas tinha todo o tempo do mundo. Àquela altura, não fazia ideia de como animar e me dei conta de que o 'stop motion' era a melhor técnica para aquela ideia", lembra o diretor.
"Comprei mobília de bonecas e estudei até conseguir fazer com cadeiras de verdade", continua PES.
SUPERPRODUÇÕES
Fora do Papo Animado, os curtas de PES serão exibidos com uma companhia adequada: uma série de comerciais do estúdio britânico Aardman (da série "Wallace e Gromit"), em sessão na quinta (26), às 17h, no CCBB.
Será o encontro entre os dois mais destacados criadores em "stop motion", notadamente na animação com massa de modelar --sendo que, diferentemente de PES, que faz da simplicidade seu mote, os britânico criam elaboradas superproduções.
A Aardman estará representada por Jay Grace, diretor de animação de "Piratas Pirados" (2012), que, assim como PES, dará uma aula para futuros animadores.
VOLTA DAS OFICINAS
Para quem quiser meter a mão na massa literalmente, a atual edição do Anima Mundi volta a trazer para São Paulo o "Estúdio Aberto", ausente no ano passado.
A popular série de oficinas permite que o público aprenda na prática como criar animações com diferentes técnicas --inclusive o "stop motion" com massinha.
As oficinas oferecem ainda brinquedos antigos como o zootrópio, do século 19 (uma roda com 16 desenhos que, ao girar, cria ilusão de movimento), e animação com areia e em película.
20º ANIMA MUNDI
QUANDO : de quarta (25) a domingo
ONDE : Memorial da América Latina (av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, tel. 0/xx/11/3823-4600) e Centro Cultural Banco do Brasil (r. Álvares Penteado, 112, tel. 0/xx/11/3113-3650)
QUANTO : R$ 8 (sessões); mais informações no site do evento: www.animamundi.com.br
Editoria de Arte/Folhapress |
Jundiaí edital de ocupação da Galeria Fernanda Perracini Milani
edital para exposição na Galeria do Polytheama de Jundiaí para
2013.
A Galeria é projeto da
Lina Bo Bardi e fica anexa ao teatro centenário da cidade. Serão premiados dez projetos, em âmbito nacional, com o valor de R$ 6.000,00
clique nas imagens para ler... não consegui pegar o link do Diário Oficial de Jundiaí
fonte: Milton Turcato
UBERINVASÃO - 2012
UBERINVASÃO-1- 2012
artes
visuais – É um evento independente e sem fins lucrativos. O movimento
visa receber objetos, pinturas, gravuras, toy art, fotografias, pequenas
esculturas, imagens manipuladas digitalmente, desenhos, adesivos e
cartazes de artistas profissionais e amadores de todas as partes do
mundo, para uma exposição que acontecerá na cidade de Uberlândia,MG. No
ultimo dia, todos os objetos, pinturas, desenhos, e tudo mais que for
recebido, será doado aos visitantes da exposição.Isso faz com que seu
trabalho circule, e permita a inúmeras pessoas, o acesso livre e
gratuito a arte. E ainda proporciona divulgação de trabalhos de artistas
amadores e profissionais.
*Não há nenhuma limitação de tamanho, estilo ou gênero de seus trabalhos artísticos. Não há tema definido.
*Todos estão convidados a participar, basta nos enviar o trabalho ao endereço:
Ateliê de Artes Estilo Livre
A/c: Alessandra Cunha
Rua: Tito Teixeira, 1233
Bairro: Custódio Pereira
Uberlândia, MG - Brasil
Cep: 38405-268
Mais informações: ropre@r7.com
*Nenhuma das obras recebidas será vendida ou guardada.
*Fique à vontade para começar a enviar seus trabalhos.
*Divirtam-se criando, pintando e desenhando, as suas imagens. Seu trabalho e sua visita a nossa exposição será bem vinda.
*A entrada do evento será gratuita.
*Não há nenhuma limitação de tamanho, estilo ou gênero de seus trabalhos artísticos. Não há tema definido.
*Todos estão convidados a participar, basta nos enviar o trabalho ao endereço:
Ateliê de Artes Estilo Livre
A/c: Alessandra Cunha
Rua: Tito Teixeira, 1233
Bairro: Custódio Pereira
Uberlândia, MG - Brasil
Cep: 38405-268
Mais informações: ropre@r7.com
*Nenhuma das obras recebidas será vendida ou guardada.
*Fique à vontade para começar a enviar seus trabalhos.
*Divirtam-se criando, pintando e desenhando, as suas imagens. Seu trabalho e sua visita a nossa exposição será bem vinda.
*A entrada do evento será gratuita.
CRONOGRAMA:
Data inicial da divulgação do evento: 01/05/2012
Data limite para envio de todas as artes: 30/08/2012 dead line
Decisão sobre espaços e outras atividades relacionadas: 20/09/2012
Distribuição de folderes/convites para a exposição: 01/10/2012
Abertura da exposição: 01/11/2012 (pré-feriado/quinta-feira)
Encerramento da exposição e distribuição dos elementos expostos: 30/11/2012(sexta-feira)
NO DIA 01/10/2012, DIVULGAREMOS O LOCAL, que será decidido de acordo com a quantidade de trabalhos artisticos recebidos e outras atividades realizadas durante a exposição.
quarta-feira, 25 de julho de 2012
CRIAÇÕES ARTESANAIS COM MATERIAL RECICLÁVEL
CRIAÇÕES ARTESANAIS COM MATERIAL RECICLÁVEL
Paulo
Damião é artista plástico autodidata e irá compartilhar diversas técnicas para
reutilização de material reciclável na confecção de objetos artísticos e
decorativos como quadro vivo, altares de papelão, caixas de presente e
luminárias. Alguns seus trabalhos podem ser vistos no CCJ, como o “Castelo
Medieval” que fica na Internet Livre. Material: os participantes deverão trazer
estilete, tesoura, lápis, caneta, régua e uma flanela.
De
14/08 a 04/09/2012, terças. Turma I: 14h às 16h | Turma II: 16h às 18h. Área de
Convivência.
+16
anos. 10 vagas por turma. Inscrições de 01 a 13/08, na recepção do CCJ ou pelo
e-mail: inscricoes.ccj@gmail.com.
Inscrições
|
de
01 a 13/08, na recepção do CCJ ou pelo e-mail:
inscricoes.ccj@gmail.com
|
Vila das Artes está com inscrições abertas para quatro cursos
Vila das Artes está com inscrições abertas para quatro cursos
Formações
são para trilha sonora, efeitos especiais e mapeamento cultural.
Cursos são
gratuitos e com duração de 20h/a cada.
A Vila
das Artes está com inscrições abertas para quatro cursos: Efeitos Especiais,
Trilha Sonora para Cinema e Vídeo, Processo de Criação e Produção Musical de
Trilhas e Mapeamento Cultural Colaborativo. As formações são gratuitas e a
duração de 20h/aula. Os editais e as fichas de inscrições estão disponíveis na internet. As datas de início das aulas e
de inscrição de cada curso são diferentes.
Após
preencher a ficha online, os interessados devem comparecer, dentro do período de
inscrição, à secretaria da Vila das Artes, das 9h às 20h, para entrega dos
documentos solicitados em edital. Com duração de 20h/aula cada, os dois cursos
de trilha sonora serão orientados pelo professor David Tygel e as inscrições vão
até dia 3 de agosto.
O curso
de efeitos especiais será com o espanhol Ricardo Spencer Hartmann e as
inscrições vão até dia 10 de agosto. O de Mapeamento Cultural Colaborativo será
orientado pelo professor Miguel Peixe e as inscrições terminam dia 27 de
julho.
Confira
os cursos da Vila das Artes:
Mapeamento
Cultural ColaborativoInscrições
até 27 de julho
Aulas de 06 a 10 de Agosto de 2012
Das 18h30 às 21h45
Inscrições até 27 de julho
Aulas de 06 a 10 de Agosto de 2012
Das 18h30 às 21h45
Inscrições até 27 de julho
Trilha
Sonora para Cinema e VídeoInscrições
até 3 de agosto
Aulas de 20 a 24 de Agosto de 2012das 14h às 17h45)
Aulas de 20 a 24 de Agosto de 2012das 14h às 17h45)
Processo
de Criação e Produção Musical de Trilhas para
AudiovisualInscrições
até 3 de agosto
Aulas de 20 a 24 de agosto de 2012
Das 18h30 às 21h45
Aulas de 20 a 24 de agosto de 2012
Das 18h30 às 21h45
Efeitos
EspeciaisInscrições
10 de agosto
Aulas de 27 a 31 de agosto
Das 18h30 às 21h45
Aulas de 27 a 31 de agosto
Das 18h30 às 21h45
Vila das
ArtesRua 24
de maio, 1221, Centro
(85) 3105-1410
(85) 3105-1410
Cidades da Baixada Santista recebem atividades da Oficina Pagu
Cidades da Baixada Santista recebem atividades da Oficina Pagu
Ao todo
são 19 atividades gratuitas em diversas áreas.
Destaque é o projeto
comemorativo aos 90 anos da Semana de Arte de 22.
A
Oficina Cultural Pagu de Santos, no litoral de São Paulo, está com inscrições
abertas para os cursos em diversas áreas. O destaque é para o projeto
comemorativo aos 90 anos da Semana de Arte de 22. A programação é
gratuita.
Ao todo são 19 atividades nas áreas de teatro, fotografia, produção de documentário, escultura, pintura em tela, grafite, dança, literatura e figurino. As cidades de Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá e Peruíbe.
A programação, gratuita, está disponível no site das Oficinas Culturais Pagu. Os interessados podem se inscrever pelo e-mail pagu@oficinasculturais.org.br ou na rua Napoleão Laureano, 89, Marapé (Centro Comunitário São Judas Tadeu), em Santos, de segunda a sexta, das 14h às 20h. Outras informações pelos telefones (13) 3219-2036 ou (13) 3219-1741.
Ao todo são 19 atividades nas áreas de teatro, fotografia, produção de documentário, escultura, pintura em tela, grafite, dança, literatura e figurino. As cidades de Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá e Peruíbe.
A programação, gratuita, está disponível no site das Oficinas Culturais Pagu. Os interessados podem se inscrever pelo e-mail pagu@oficinasculturais.org.br ou na rua Napoleão Laureano, 89, Marapé (Centro Comunitário São Judas Tadeu), em Santos, de segunda a sexta, das 14h às 20h. Outras informações pelos telefones (13) 3219-2036 ou (13) 3219-1741.
Fonte:
G1 Santos - 25/07/2012
a poética do devaneio - na ALPHARRABIO LIVRARIA E EDITORA
ALPHARRABIO LIVRARIA E EDITORA
Rua Eduardo Monteiro, 151 – Fone 4438-4358, Fax 4992-5225 – Santo André
e-mail: alpharrabio@alpharrabio.com.br
terça-feira, 24 de julho de 2012
exposição internacional de gravura - Rio de Janeiro - Córdoba
Exposição de gravuras no Rio de Janeiro - Consulado da Argentina , Sala Antonio Berni de 19 de julho a 05 de agosto.
Em Córdoba Museu Provincial de Belas Artes Emilio Caraffa de 20 de setembro a 21 de outubro.
Em Córdoba Museu Provincial de Belas Artes Emilio Caraffa de 20 de setembro a 21 de outubro.
Programação > Oficina Cultural Oswald de Andrade
Programação > Oficina Cultural Oswald de Andrade
Oficina Cultural Oswald de Andrade
Segundo Semestre 2012
Atividades Internas
Artes Plásticas e Dança
OFICINA DE DESENHO: OBSERVAÇÃO DO MOVIMENTO
Coordenação: Ricardo Bezerra
1/8 a 26/9 – quartas-feiras – 18h30 às 21h30
Público: estudantes de artes visuais, artistas plásticos e demais interessados com ou sem experiência na área
Inscrições: 16 a 30/7
Seleção: primeiros inscritos
20 vagas
A oficina investigará diferentes possibilidades de representação por meio de exercícios de observação do corpo em movimento. Parte das aulas será integrada à atividade “Jam Session de Dança”, organizada pelo ...Avoa! núcleo artístico, para a realização do exercício prático da observação de composições e movimentos em dança.
Ricardo Bezerra é pintor, desenhista e professor de artes com mestrado pela ECA-USP. Realizou individuais em locais como Centro Universitário Maria Antonia, Museu de Arte de Ribeirão Preto e Galeria Millan, entre outros.
Publique/Compartilhe:
Artes Plásticas e Dança
OFICINA DE DANÇA E DESENHO: O CORPO DO TRAÇO, O TRAÇO DO CORPO
Coordenação: Daniel Fagundes
9 a 30/8 – segundas e quintas-feiras – 18h30 às 21h30
Público: dançarinos, artistas visuais, performers e demais interessados acima de 18 anos
Inscrições: 16/7 a 2/8
Seleção: currículo resumido e aula aberta (6/8 – segunda-feira – 18h30)
20 vagas
Esta oficina propõe um encontro entre a dança e o desenho a partir do conceito de traço. Atrelados a propostas de movimento e improvisação em dança, serão propostos exercícios de desenho de observação de si mesmo e do outro, além de referências cinematográficas e leitura de textos com discussões em grupo. Ao término da atividade, haverá um encontro com a “Oficina de Desenho: Observação do Movimento”, a fim de propiciar a troca de produções e discussões realizadas em aula.
Daniel Fagundes atua como dançarino, artista visual e performer. Trabalhou com Zélia Monteiro, key zetta e Cia., Vera Sala, Marco Paulo Rola, Marcelo Ariel, Cristian Duarte, entre outros. Em 2010, dirigiu “Rútilo Nada”, com Wellington Duarte e Donizeti Mazonas, e, em 2012, ganhou o prêmio Cultura Inglesa Festival para montar o espetáculo de dança TEMPESTADE.
Publique/Compartilhe:
Artes plásticas
JAM SESSIONS DE PINTURA
Coordenação: Soraya Lucato
4/8 a 29/9 – sábados – 15h às 16h
Público: adultos, jovens e crianças a partir de 3 anos
Inscrições: no dia de cada encontro, a partir das 14h30
Seleção: primeiros inscritos
12 vagas por encontro
Sessões livres de pintura realizadas em grupo que ocorrerão em um ateliê apropriado chamado “closlieu” (lugar fechado), buscando minimizar as interferências externas durante a prática da pintura, segundo o método concebido por Arno Stern. Os encontros não são interdependentes.
Soraya Lucato é artista plástica e educadora, formada no Institut de Recherche en Sémiologie de l’Expression, em Paris, por Arno Stern. Foi coordenadora de profissionais de artes plásticas nos projetos Circo Escola Enturmando e Casa Aberta, ambos da Secretaria do Menor, entre outros projetos sociais. É a primeira profissional habilitada a praticar o “Jogo de Pintar” no Brasil.
Publique/Compartilhe:
Artes plásticas
OFICINA DE PINTURA CONTEMPORÂNEA
Coordenação: Maurício Adinolfi
8/8 a 26/9 – quartas-feiras – 14h às 17h
Público: estudantes de artes, artistas plásticos e demais interessados, a partir de 18 anos
Inscrições: 16 a 28/7
Seleção: currículo e aula aberta (1/8 – quarta-feira – 14h)
20 vagas
A oficina repensa a modalidade da pintura e sua expansão formal e conceitual. Farão parte do conteúdo estudos de montagens de suportes e elementos, história e técnicas da pintura, bem como escritos de pintores e textos críticos e filosóficos sobre arte. A produção dos alunos guiará as discussões sobre leituras de obras.
Maurício Adinolfi é artista plástico e professor de arte e filosofia. Em 2012, expôs no Moradokmai Theatre, na Tailândia. Em 2011, realizou a individual “Músculo Involuntário” na Galeria Pilar, participou de coletiva na Cavalera Art Projects e desenvolveu o projeto “Sobre Ser Animal”, com apoio do ProAC. Em 2010, foi responsável pelo projeto de pintura “Cores no Dique”, em Santos, com apoio da Funarte, e pelo projeto “Sobre Mar, Madeira e Outros Animais”, no edifício Copan.
Publique/Compartilhe:
Artes plásticas
EXPOSIÇÃO: UM POUCO DO RETRATO DE TODOS NÓS*
Curador: Luiz Armando Bagolin
Artista: Francisco Maringelli
Visitação: 28/7 a 25/8 – segunda a sexta-feira – 9h às 21h30 | sábado – 10h às 17h30
Classificação livre
*PROJETO: UM POUCO DO RETRATO DE TODOS NÓS
Exposição individual que reúne gravuras em relevo, abrangendo as técnicas de xilogravura, linoleogravura e gravação sobre duratex, além de pinturas e objetos de ateliê. A mostra traz 85 peças produzidas ao longo da carreira de mais de 30 anos de Maringelli, bem como algumas obras inéditas.
Francisco Maringelli é formado em Artes Plásticas pela ECA-USP e em Arquitetura pela FAU-USP. Desenvolveu o projeto “Grandes Formatos na Gravura em Relevo”, com incentivo da Bolsa Vitae. Participou de várias exposições coletivas no Brasil e em países como Itália, Canadá, México, EUA, Alemanha e Holanda, entre outros, além de bienais nacionais e internacionais.
Publique/Compartilhe:
Artes plásticas
OFICINA DE RETRATOS XILOGRAVADOS
Coordenação: Francisco Maringelli
7 a 28/8 – terças-feiras – 18h30 às 21h30
Público: estudantes de artes visuais, artistas plásticos e demais interessados com ou sem experiência na área
Inscrições: 16/7 a 4/8
Seleção: primeiros inscritos
20 vagas
*PROJETO: UM POUCO DO RETRATO DE TODOS NÓS
A oficina fará uma apresentação das etapas da técnica da xilogravura, propondo estudos que conduzirão à construção de retratos, como desenho simbólico e de observação, ou tendo a fotografia como registro inicial.
Publique/Compartilhe:
Artes plásticas
OFICINA: A ESCRITA E A IMAGEM NA ARTE*
Coordenação: Cristina Pescuma e Sônia Borges
2/8 a 27/9 – quintas-feiras – 14h às 17h
Público: artistas visuais, escritores, estudantes e demais interessados
Inscrições: 16 a 31/7
Seleção: primeiros inscritos
20 vagas
*PROJETO: LIVRO DE ARTISTA
A oficina pontuará relações entre a literatura e as artes visuais por meio de discussões de obras realizadas nos últimos 60 anos e que fazem uso híbrido dessas duas linguagens. Os participantes produzirão trabalhos plásticos que explorem a mistura desses dois meios.
Formada em História pela USP, Cristina Pescuma é pesquisadora e coordenadora de grupos de estudos e oficinas de História da Arte, com ênfase em arte contemporânea. Participou como tutora de ensino a distância do Programa Educativo da Fundação Bienal de São Paulo em 2010 e 2011.
Sônia Borges é formada em Artes Visuais e mantém produção e pesquisa na área da fotografia desde 1995. Participa de cursos, oficinas, grupos de estudo e pesquisa ligados à arte e à educação desde 1987. Trabalha como arte-educadora e orientadora educacional.
Publique/Compartilhe:
Artes plásticas
OFICINA DE GRAVURA: PUBLICAÇÃO DE ARTISTA*
Coordenação: Cleiri Cardoso
2/8 a 27/9 – segundas e quintas-feiras – 18h30 às 21h30
Público: estudantes de artes visuais, artistas plásticos e demais interessados com ou sem experiência na área
Inscrições: 16 a 31/7
Seleção: primeiros inscritos
20 vagas
*PROJETO: LIVRO DE ARTISTA
A oficina investiga meios de reprodução de imagens, como carimbos, xilogravura e gravura em metal, voltando-se para a criação e edição de pequenas publicações de arte e considerando o formato livro como suporte.
Cleiri Cardoso é artista visual e educadora, licenciada em Artes Visuais pela Faculdade de Artes do Paraná e mestranda em Poéticas Visuais pela ECA-USP. Pesquisa e desenvolve trabalhos sobre a imagem impressa, publicações e livros de artista. Orientou atividades no ateliê de Gravura do Sesc-Pompeia de 2006 a 2010. Atualmente, ministra cursos relacionados aos meios de reprodução de imagens.
Publique/Compartilhe:
Artes plásticas
OFICINA: LIVRO DE ARTISTA – HISTÓRIA, PERCURSOS E PROCEDIMENTOS*
Coordenação: Galciani Neves
14/8 a 25/9 – terças-feiras – 18h30 às 21h30
Público: artistas visuais, ilustradores, designers e estudantes de artes
Inscrições: 16/7 a 2/8
Seleção: currículo e aula aberta (7/8 – terça-feira – 18h30)
20 vagas
*PROJETO: LIVRO DE ARTISTA
História, percursos e procedimentos de construção de livros de artista – livro-obra, livro-objeto, obra-poema, livre de paintre, livro-arte e illustrated book – serão discutidos nesta oficina, como proposição à criação de livros e publicações.
Galciani Neves é professora, curadora e crítica. Realizou pesquisa sobre livros de artista em 2009, na PUC-SP, onde cursa doutorado. Atualmente, é professora da FAAP, produz conteúdos para o Projeto Educativo Permanente da Fundação Bienal de São Paulo e realiza atividades de crítica, curadoria e acompanhamento de artistas.
Publique/Compartilhe:
Artes plásticas
ENCONTRO: FORMAS E CAMINHOS DO LIVRO DE ARTISTA*
Coordenação: Oficina Cultural Oswald de Andrade
Convidadas: Cleiri Cardoso, Cristina Pescuma, Galciani Neves, Sônia Borges e Valquíria Prates
25/8 – sábado – 15h
Público: artistas visuais, escritores, ilustradores, designers, estudantes de artes e demais interessados
Inscrições: 16/7 a 25/8
Seleção: primeiros inscritos
30 vagas
*PROJETO: LIVRO DE ARTISTA
No encontro, as convidadas falarão sobre suas pesquisas tendo como mote a discussão sobre livros de artista. A conversa se apoiará na exposição itinerante “A Casa Visita #2”, com curadoria de Galciani Neves e em exposição na galeria da Oficina Cultural Oswald de Andrade, composta por livros e publicações de artista.
Publique/Compartilhe:
Artes plásticas
EXPOSIÇÃO: A CASA VISITA #2*
Curadoria: Galciani Neves
Visitação: 25/8 a 29/9 – segunda-feira a sábado – 13h30 às 17h30
Classificação livre
*PROJETO: LIVRO DE ARTISTA
Exposição itinerante composta por livros e publicações de artista a partir de um recorte do acervo da Casa Tomada, espaço independente de investigação artística criado em 2009.
Artistas: Aline Dias, Ana Paula Lima, Bem Vautier, Breno Silva, Carlos Krauz, Daniela Mattos, Edith Derdyk, Fabio Morais, Francis Alÿs, Graziela Kunsch, Hélio Fervenza, Jacqueline Aronis, Jimson Vilela, Kátia Fiera, Louise Ganz, Marco Buti, Marie Ange Bordas, Marilá Dardot, Matiá Denisse, Nelson Felix, Ulyses Carrión, Vijai Patchineelam e Vitor Cesar.
Publique/Compartilhe:
Artes plásticas
PROJETO: MAPAS DE INFLUÊNCIAS - EXPOSIÇÃO DE ARTE POSTAL
Curadoria: Maria Pinto e Maura de Andrade
Visitação: 11 a 30/8 – segunda a sexta-feira – 9h às 21h30 | sábado – 10h às 17h30
Classificação livre
A exposição faz parte do projeto "Mapas de Influências", contemplado pelo Programa Rede Nacional Funarte – Artes Visuais, e reúne os cartões-postais produzidos por artistas-gravadores por meio de uma chamada pública aberta. Após a exposição, esses cartões serão redistribuídos aleatoriamente a todos os participantes.
Maria Pinto é artista plástica, formada em Engenharia pela Escola Politécnica da USP. Nos últimos anos, dedica-se exclusivamente às artes. Premiada por trabalhos em gravura e aquarela, tem participado de diversas exposições coletivas nacionais e internacionais e suas obras estão em acervos em diferentes países.
Maura de Andrade é graduada pelo Centro Universitário Belas Artes e mestranda na ECA-USP em Poéticas Visuais. Seus trabalhos fazem parte de acervos nacionais e internacionais. Foi premiada na Bienal de Gravura de Santo André em 2010. Atuou como coordenadora e artista nos projetos: Caixa Umburana, Circulação Gráfica, Diálogos – Um Olhar Sobre a Escola de Xilografia do Horto e Conversa Gráfica.
Publique/Compartilhe:
Artes plásticas
EXPOSIÇÃO: É PRECISO CONFRONTAR AS IMAGENS VAGAS COM OS GESTOS CLAROS
Curadoria da exposição e coordenador geral do projeto: Paulo Miyada
Visitação: 1/9 a 26/10 – segunda a sexta-feira – 9h às 21h30 | sábado – 10h às 17h30
Classificação livre
PROJETO: É PRECISO CONFRONTAR AS IMAGENS VAGAS COM OS GESTOS CLAROS
Artistas: Bruce Nauman, Carlos Monroy, Clara Ianni, Cleverson Salvaro, Dennis Oppenheim, Douglas Pêgo, Elaine Arruda, Felipe Salem, Francesca Woodman, Gala Berger, Gisela Motta e Leandro Lima, Guilherme Peters, Gustavo Speridião, Guy Veloso, Henrique Cesar, Júlia Rocha, Juliana Moraes, Marcelo Solá, Marcone Moreira, Paulo Bruscky, Pedro França, Theo Craveiro e Vijai Patchineelam.
Esta mostra explora algumas hipóteses acerca dos gestos claros que podem ser propostos no campo da arte contemporânea e contrapostos às imagens atuais, tão nítidas e definidas, mas tão vagas ideológica e politicamente. Serão vistos trabalhos que reverberam o legado do expressionismo abstrato norte-americano (produções de imagem intrinsecamente associadas ao gestual do corpo e à sintaxe de seus autores); obras que focam nas relações entre o corpo e o espaço e entre o corpo e outros corpos como definição de territórios e espacialidades; e processos criativos que, por sua acentuada clareza de conceito e método, podem sobrepor-se a sistemas opacos da realidade, revelando parte de suas estruturas.
Paulo Miyada coordena o Núcleo de Pesquisa e Curadoria do Instituto Tomie Ohtake, foi assistente de curadoria da 29ª Bienal de São Paulo e recentemente realizou a exposição “Em Direto” (2011), na Oficina Cultural Oswald de Andrade.
Publique/Compartilhe:
Artes plásticas
PROGRAMA 1: PERFORMANCES DE GUILHERME PETERS E CARLOS MONROY
Performance
1/9 – sábado – 15h
*PROJETO: É PRECISO CONFRONTAR AS IMAGENS VAGAS COM OS GESTOS CLAROS
Durante a abertura da exposição, os artistas ocuparão sucessivamente a galeria da Oficina com performances que colocam em questão o papel do gesto como meio de conformação do espaço e as noções de crença envolvidas na realização e fruição de performances.
Guilherme Peters participou das exposições “Verbo 2010”, na Galeria Vermelho, e “Nada Se Ensaia. Procura-se a Falha”, na Galeria Mendes Wood.
Carlos Monroy, artista colombiano, participou do festival internacional VERBO 08 e do programa de residência do Banff Centre, no Canadá.
Publique/Compartilhe:
Artes plásticas
PROGRAMA 2: APRESENTAÇÕES DE JULIANA MORAES E JÚLIA ROCHA
Dança
6 e 7/10 – sábado e domingo – 18h
*PROJETO: É PRECISO CONFRONTAR AS IMAGENS VAGAS COM OS GESTOS CLAROS
Duas apresentações dramatizam o movimento do corpo e sua capacidade de submeter-se a rotinas repetitivas seguindo ciclos obsessivos e aparentemente sem finalidade. Juliana Moraes apresentará a dança “Três Tempos em um Quarto sem Lembranças” e Júlia Rocha, a performance em desenvolvimento “Tentativa de Salvar o Mundo”.
Juliana Moraes é bailarina, coreógrafa e professora. Dirigiu o espetáculo “(depois de) Antes da Queda”, a partir das fotografias de Francesca Woodman, e desenvolveu o solo “Querida Senhorita O.”, entre outros.
Júlia Rocha é formada em Comunicação das Artes do Corpo, participa dos projetos “Propulsão/o que faz viver?”, da key zetta e cia., e “Lote #1”, de Cristian Duarte.
Publique/Compartilhe:
Artes plásticas
OFICINA: CHINO PARA PRINCIPIANTES
Coordenação: Gala Berger
25, 27 e 28/8 – sábado, segunda e terça-feira – 15h às 18h
Inscrições: 16/7 a 22/8
Seleção: primeiros inscritos
20 vagas
*PROJETO: É PRECISO CONFRONTAR AS IMAGENS VAGAS COM OS GESTOS CLAROS
A oficina parte do projeto artístico “Chino Para Principiantes” (chinês para principiantes), em que a artista realiza sistematicamente pinturas gestuais sobre papel caligráfico chinês. Os participantes serão convidados a desenhar alguma profecia à maneira dos ossos oraculares nos quais foram encontradas inscrições que formam a escrita mais antiga da China.
Gala Berger trabalha com pinturas e instalações e coordena o La Ene – Nuevo Museo Energia de Arte Contemporáneo, em Buenos Aires.
Publique/Compartilhe:
Artes plásticas
OFICINA: POTLATCH – A TROCA COMO MOTOR DA MEDIAÇÃO E DA ARTE CONTEMPORÂNEA
Coordenação: Valquíria Prates e Paulo Miyada
22/9 – sábado – 10h às 18h (com 1 hora de intervalo)
Público: artistas, curadores, educadores e demais interessados
Inscrições: 6/8 a 19/9
Seleção: primeiros inscritos
25 vagas
*PROJETO: É PRECISO CONFRONTAR AS IMAGENS VAGAS COM OS GESTOS CLAROS
A oficina apresentará um repertório de obras e artistas que experimentam possíveis maneiras de confluir trabalhos artísticos com processos intrinsecamente pedagógicos. A pergunta central será: o que acontece quando a mediação torna-se foco do processo criativo e do próprio acontecimento da obra de artistas contemporâneos?
Valquíria Prates é educadora, escritora e curadora. Bacharel em Linguística e mestre em Educação pela USP, onde desenvolve doutorado em práticas curatoriais, arte contemporânea e educação. Coordena, com Renata Sant’Anna, o Programa Arte à Primeira Vista. É curadora dos Programas de Educação e Formação da Associação Cultural Videobrasil e curadora de Ações Educativas do Instituto Cultural Usiminas.
Publique/Compartilhe:
Artes plásticas
DEBATE COM ANDRÉ SEVERO, PAULO BRUSCKY E PAULO MIYADA
Debate
29/9 – sábado – 15h
Atividade aberta
*PROJETO: É PRECISO CONFRONTAR AS IMAGENS VAGAS COM OS GESTOS CLAROS
Debate sobre as premissas curatoriais e os trabalhos expostos na exposição “É Preciso Confrontar as Imagens Vagas com os Gestos Claros”.
André Severo é mestre em Poéticas Visuais pela UFRS. Em 2010, foi curador da exposição “Horizonte Expandido”, com Maria Helena Bernardes, e é curador assistente da 30ª Bienal de São Paulo.
Paulo Bruscky, artista em atividade desde 1966, é natural do Recife. Participou de quatro Bienais de São Paulo e, em 1981, criou o Xeroespaço, dedicado exclusivamente a exposições de xerografias.
Publique/Compartilhe:
Circo
OFICINA: TÉCNICAS CIRCENSES
Coordenação: Cia. Cênica Nau de Ícaros
7/8 a 25/9 – terças-feiras – 18h30 às 20h30
Público: interessados a partir de 16 anos
Inscrições: 16 a 20/7
Seleção: currículo e aula aberta (31/7 – terça-feira – 18h30)
20 vagas
A oficina permitirá que os participantes vivenciem as possibilidades de movimento do corpo por meio da exploração de diversos aparelhos do circo, da dança contemporânea e de danças brasileiras. As aulas serão conduzidas por quatro artistas da Companhia: Beatriz Evrard, Celso Reeks, Erica Rodrigues e Leticia Doretto.
A Cia. Cênica Nau de Ícaros iniciou seus trabalhos em 1992, aliando as técnicas circenses ao teatro e à dança. Desde então, criou e produziu muitos espetáculos premiados e desenvolveu um espaço de investigação, promovendo intercâmbio de linguagem com diversos artistas, grupos e público. Tornou-se uma referência importante no Brasil e circulou por países como França, Itália, Suíça, Bélgica, Espanha, Colômbia e Cuba.
Publique/Compartilhe:
Dança
OFICINA: FERRAMENTAS PARA CRIAÇÃO EM TEATRO FÍSICO
Coordenação: Samanta Roque
3/8 a 28/9 – quartas e sextas-feiras – 10h às 13h
Público: interessados acima de 18 anos
Inscrições: 16 a 30/7
Seleção: currículo e aula aberta (1/8 – quarta-feira – 10h)
20 vagas
A oficina utilizará ferramentas da dança e do teatro para desenvolver estratégias de criação em teatro físico. O trabalho se baseará em exercícios de improvisação para elaboração de cenas, explorando elementos como peso e leveza, visibilidade e invisibilidade no movimento.
Samanta Roque é bacharel e licenciada em Dança pela Unicamp. Integrou a Caleidos Cia. de Dança, com direção de Isabel Marques e Fábio Brazil. Foi professora de dança e de pilates na Escola Livre de Dança em Santo André. Em 2010, estudou na Trinity Laban University, em Londres, e, desde 2011, cursa mestrado em Teatro Físico na Scuola Teatro Dimitri, na Suíça.
Publique/Compartilhe:
Dança
JAM SESSION DE DANÇA
Coordenação: ...Avoa! núcleo artístico
15, 29/8 e 5/9 – quartas-feiras – 19h30
Público: dançarinos, atores, performers e demais interessados acima de 16 anos
Inscrições: no dia de cada encontro, a partir das 19h
Seleção: primeiros inscritos
30 participantes
Espaço de encontro entre artistas e interessados para a prática da improvisação em dança. Haverá participação de integrantes da “Oficina de Desenho: Observação do Movimento”, que produzirão estudos a partir das composições cênicas criadas, e um encontro com a “Oficina de Dança e Desenho: O Corpo do Traço, O Traço do Corpo”.
O ...Avoa! núcleo artístico, fundado por Luciana Bortoletto e Gil Grossi, surgiu com a proposta inicial de articular a linguagem fotográfica à dança contemporânea. Em 2007, o grupo conquistou o prêmio Sesi de dança e, em 2010, com a obra "Urgência – A Cidade do Avesso", foi contemplado com a Lei de Fomento à Dança.
Publique/Compartilhe:
Dança
OSWALD CONVIDA: ENSAIOS EXPANDIDOS
...Avoa! núcleo artístico
22/8, 19/9 e 3/10 – quartas-feiras – 19h30
Indicação: livre
40 lugares (retirar senhas com trinta minutos de antecedência)
O núcleo inicia a etapa de ensaios abertos do “Micro-resistências na Cidade”, trabalho em processo que explora relações entre improvisação em dança e a poética do haicai com o olhar direcionado para o território urbano. Os ensaios serão realizados em espaços de passagem e na área externa da Oficina.
O ...Avoa! núcleo artístico, fundado por Luciana Bortoletto e Gil Grossi, surgiu com a proposta inicial de articular a linguagem fotográfica à dança contemporânea. Em 2007, o grupo conquistou o prêmio Sesi de dança e, em 2010, com a obra "Urgência – A Cidade do Avesso", foi contemplado com a Lei de Fomento à Dança.
Publique/Compartilhe:
Fotografia
WORKSHOP: A AÇÃO NA FOTOGRAFIA CONTEMPORÂNEA
Coordenação: Denise Adams
24 a 26/9 – segunda a quarta-feira – 10h às 13h
28/9 – sexta-feira – 10h às 17h
Público: estudantes de fotografia e demais interessados com conhecimentos básicos na área
Inscrições: 6/8 a 20/9
Seleção: primeiros inscritos
20 vagas
*PROJETO: É PRECISO CONFRONTAR AS IMAGENS VAGAS COM OS GESTOS CLAROS
O workshop discutirá a linguagem fotográfica investigando a ideia de construção da imagem, em oposição ao seu caráter documental. Será feito um mapeamento da produção contemporânea que possui esta característica, e os alunos produzirão imagens a partir das reflexões levantadas.
Denise Adams é formada em Cinema pela FAAP. É fotógrafa e realizou exposições no MAM da Bahia, Centro Cultural São Paulo e Galeria Thomas Cohn. Trabalhou nos jornais “O Estado de S. Paulo” e “Folha de S.Paulo”, além da “Revista Época”. É fotógrafa e formadora no Educativo da Fundação Bienal.
Publique/Compartilhe:
Fotografia
OFICINA DE FOTOGRAFIA: COMENDO COM OS OLHOS
Coordenação: Angela Di Sessa
11/8 a 15/9 – sábados – 10h às 13h
Público: interessados com experiência em fotografia e que possuam equipamento fotográfico digital ou analógico
Inscrições: 16/7 a 1/8
Seleção: currículo e aula aberta (4/8 – sábado – 10h)
20 vagas
Com foco na produção fotográfica de alimentos, a oficina pontuará conhecimentos técnicos de fotografia, abrangendo desde noções de manuseio da câmera até a exploração do universo da iluminação.
Angela Di Sessa é graduada em Comunicação Visual pela FAAP e mestre em Artes pela Unicamp. É docente universitária de Fotografia e Comunicação Visual há mais de 25 anos e atuou em instituições como Mackenzie, PUC-SP e Senac. Fotógrafa há 28 anos, teve seus trabalhos expostos em Roma e Milão e inaugurou o espaço cultural Fiat, em São Paulo.
Publique/Compartilhe:
Fotografia
OFICINA DE RETRATO FOTOGRÁFICO
Coordenação: Paulo Ferreira
7 a 28/8 – segundas e terças-feiras – 18h30 às 21h30
Público: interessados com alguma experiência em fotografia e que possuam uma câmera SLR (ou semiprofissional) digital ou analógica
Inscrições: 16/7 a 2/8
Seleção: currículo e aula aberta (6/8 – segunda-feira – 18h30)
20 vagas
A oficina abordará direção e técnica fotográfica, com exercícios práticos e noções de como retratar em estúdio e fora dele. Os participantes farão exercícios explorando diferentes ângulos, situações e lentes. Serão trazidas referências de retratos produzidos por fotógrafos contemporâneos.
Paulo Ferreira atua como fotógrafo para publicações das editoras TRIP, Abril, Globo e Folha de São Paulo. Já expôs seu trabalho autoral em mostras na Galeria Mezanino, Parahaus, CEN Magazine, em Londres, e, em 2012, na Galeria L’oeil Aliança Francesa.
Publique/Compartilhe:
Moda
OFICINA: ARTE PARA VESTIR
Coordenação: Paolo Mandatti
8/8 a 26/9 – quartas-feiras – 18h30 às 21h30
Público: estudantes de moda e artes plásticas e demais interessados acima de 16 anos
Inscrições: 16 a 27/7
Seleção: currículo e aula aberta (1/8 – quarta-feira – 18h30)
15 vagas
O curso abordará a história da moda e suas relações com a arte. Investigará o uso de materiais para a construção de peças e técnicas de desenho e estamparia. Como resultado final do processo, os participantes escolherão um tema e confeccionarão uma roupa/obra, e as peças produzidas serão apresentadas numa pequena exposição.
Paolo Mandatti é artista plástico, figurinista e designer gráfico. É graduado em Belas Artes pela UFMG e pós-graduado em Moda, área em que trabalhou como estilista e designer para as grifes Patachou, Tereza Santos e Ronaldo Fraga. Criou figurinos e cenários de destaque para espetáculos como “Amores Surdos”, do Grupo Espanca, e “Parangolé”, do Grupo Armatrux.
Publique/Compartilhe:
Música
OFICINA: INICIAÇÃO MUSICAL ATRAVÉS DO CANTO COLETIVO
Coordenação: Alejandro López
2/8 a 27/9 – terças e quintas-feiras – 19h às 21h
Público: interessados em geral com ou sem experiência e profissionais que queiram aprofundar seus conhecimentos teóricos
Inscrições: 16 a 26/7
Seleção: currículo e aula aberta (31/7 – terça-feira – 19h)
30 vagas
A oficina trabalhará a percepção auditiva e o senso rítmico por meio do trabalho com a voz, utilizando como ferramenta o canto coletivo. O repertório será composto por músicas das culturas latino-americanas. Serão utilizados procedimentos de ensino como o método “O Passo”, do carioca Lucas Ciavatta, e o método Kodály, do húngaro Zoltán Kodály, além de metodologias próprias desenvolvidas por Alejandro há dez anos no Uruguai.
Alejandro López é cantor e regente de corais. Estudou na Escola Universitária de Música da Universidade da República do Uruguai. É compositor de trilhas sonoras para teatro e preparador musical de atores. No Brasil, trabalhou como professor de musicalização e canto nos projetos Tim Música nas Escolas, Arena da Cultura em BH e Programa Vocacional em São Paulo.
Publique/Compartilhe:
Música
OFICINA: PRODUÇÃO MUSICAL NO UNIVERSO DA INTERNET
Coordenação: Demma K
8/8 a 26/9 – quartas-feiras – 18h30 às 21h30
Público: músicos e interessados com conhecimentos básicos de música, instrumento, estúdio ou palco, a partir de 16 anos
Inscrições: 16 a 27/7
Seleção: currículo e aula aberta (1/8 – quarta-feira – 18h30)
30 vagas
A oficina abordará noções básicas da produção musical com enfoque nas ferramentas virtuais e na comunicação pela internet. Será discutido o uso de novas mídias para divulgação: podcast, flyers, cartazes, vídeo-release, apresentações digitais, sites, fotos impressas e digitais, criação de logomarca, transmissão de eventos on-line e preparo de material para TV, Rádio e shows.
Demma K é músico graduado no Guitar Institute of Technology de Hollywood. Foi professor de guitarra na Universidade Livre de Música e colaborador de publicações musicais como “Guitar Player”, “Cover Guitarra” e “Guitarload”. Possui dois CDs gravados: “O Sonho dos Peixes” e “Entre Cores e Sons”.
Publique/Compartilhe:
Música
OFICINA-SHOW DE APRECIAÇÃO MUSICAL PARA JOVENS
Coordenação: Quarteto À Deriva
18/9 – terça-feira – 19h às 21h
Público: atores, músicos iniciantes e demais interessados
Inscrições: 16/7 a 14/9
Seleção: primeiros inscritos
20 vagas
A atividade apresenta, de forma lúdica e participativa, uma série de conceitos musicais contemporâneos, dando destaque à improvisação livre e coletiva. Serão utilizados materiais como jornais, garrafas, chaves, latas e até o próprio corpo, explorando possibilidades sonoras encontradas nesses recursos pouco convencionais para despertar a criatividade dos participantes e estimulá-los a buscarem novas formas para o fazer musical.
O Quarteto À Deriva dedica-se ao trabalho autoral e busca fazer da música um território livre para a improvisação, para a criatividade e para o diálogo entre diferentes estilos musicais. Com sete anos de trajetória, o grupo possui três CDs lançados pelo selo que leva o seu nome.
Publique/Compartilhe:
Música
WORKSHOP: SOUNDSCAPE SÃO PAULO – SONS DA CIDADE
Coordenação: Luca Forcucci e Ricardo Garcia
24 a 27/9 – segunda a quinta-feira – 10h às 13h
Público: interessados com conhecimentos básicos de edição de áudio e que possuam computador portátil, a partir de 18 anos
Inscrições: 16/7 a 19/9
Seleção: carta de interesse e currículo
20 vagas
*PROJETO PAISAGEM SONORA
A partir do termo Soundscape (paisagem sonora), criado pelo músico canadense Raymond Murray Schafer, o workshop pesquisará os sons do cotidiano para transformá-los em instalações e performances. Serão apresentados vídeos e áudios de trabalhos na área da música concreta. A prática se dará por meio de passeios pela cidade para captação de sons e posterior edição e manipulação do áudio, gerando composições de música concreta e experimentações em performance sonora.
O ítalo-suíço Luca Forcucci é artista sonoro, performer e compositor. Sua obra explora as propriedades perceptivas de espaços arquitetônicos e paisagens sonoras da cidade. Na busca de explorar as possibilidades do som no contexto da música e da arte como experiência, seu trabalho dialoga com outras áreas, como dança, performance digital, poesia, arquitetura e neurociência.
Ricardo Garcia é artista sonoro, desenvolve sua pesquisa em música eletroacústica, eletrônica e trilha sonora. Seu mais recente trabalho de sonoplastia foi para o espetáculo “Eclipse”, do Grupo Galpão. Foi coordenador do Núcleo de Sonorização do Galpão Cine Horto em Belo Horizonte e coordenador e curador do Festival de Performance de Belo Horizonte, em 2011.
Publique/Compartilhe:
Música
CONCERTO: SINFONIA PAULISTANA – TOCANDO SÃO PAULO
Luca Forcucci e Ricardo Garcia
29/9 – sábado – 20h
Classificação livre
40 lugares (retirar convites com meia hora de antecedência)
*PROJETO PAISAGEM SONORA
Apresentação musical que transforma os sons da cidade em música: um filme para os ouvidos. Um carro que passa, a sirene que toca, um pássaro em um parque, o som da chuva, além de outros sons concretos que estamos habituados a ouvir todos os dias, farão parte da "Orquestra Eletrônica" de Luca Forcucci e Ricardo Garcia.
Publique/Compartilhe:
Música
ESPETÁCULO MUSICAL: SEGUINDO OS SEGUNDOS SEGUIDOS
Grupo Coração Quiáltera
31/8 e 1/9 – sexta-feira e sábado – 20h Classificação livre
40 lugares (retirar convites com meia hora de antecedência)
*OSWALD CONVIDA: MÚSICA
“Seguindo os Segundos Seguidos”, o mais novo trabalho do grupo Coração Quiáltera, é dividido em oito peças, nas quais variados estilos e formas se alternam e se fundem em uma viagem sonora ao longo do tempo. Este trabalho é um desdobramento da pesquisa do grupo no campo dos exercícios rítmicos e da experimentação de timbres e materiais sonoros. O grupo Coração Quiáltera desenvolve uma pesquisa musical que procura privilegiar o universo da percussão. Já se apresentou em diversos teatros do Brasil e ao lado de músicos como os percussionistas Naná Vasconcelos, Caito Marcondes e Marcos Suzano.
Publique/Compartilhe:
Música
CONCERTO: CAMERATA ERUDITA
Maestro: Miguel Forte
21/9 – sexta-feira – 20h30
Classificação livre
40 lugares (retirar convites com meia hora de antecedência)
*OSWALD CONVIDA: MÚSICA
No programa: Concerto para dois violinos – BWV 1043 – J. S. Bach; Concerto para violoncelo – A. Vivaldi; e Sinfonia para cordas nº 2 em ré maior – F. Mendelssohn. Antes do início do concerto, o regente Miguel Forte fará uma apresentação dos compositores em questão e suas obras. Miguel Forte, maestro da Camerata Erudita, iniciou seus estudos com Walter Novaes e tem em seu currículo estudos de regência coral com Mara Campos, violoncelo com Heloisa Meireles e Ricardo Fukuda, regência orquestral com Paulo Maron e Sergio Chenee. Atua ainda como chefe de naipe dos violoncelos da Orquestra do NUO – Núcleo Universitário de Ópera.
Publique/Compartilhe:
Teatro
WORKSHOP: CORPO NO TEATRO
Coordenação: Cia Auroras
31/7 a 3/8 – terça a sexta-feira – 10h às 13h
Público: estudantes de teatro e demais interessados a partir de 16 anos
Inscrições: 16 a 26/7
Seleção: carta de interesse
20 vagas
O workshop pretende desenvolver um trabalho de iniciação cênica que aborde aspectos de consciência corporal e vocal, a partir da construção de partituras físicas, uma das ferramentas utilizadas no processo de criação do espetáculo “As Desgraçadas”. Este trabalho propõe uma troca com os participantes e aponta possibilidades de criação de um trabalho autoral cênico.
A Cia. Auroras desenvolve sua pesquisa artística acerca do universo feminino desde 2003. Suas primeiras montagens foram inspiradas na obra de Nelson Rodrigues, sob a direção de Pedro Granato. Em 2010, a Cia. desenvolveu o espetáculo “As Desgraçadas", a partir da obra “As Criadas”, de Jean Genet, sob a direção de Beatriz Morelli, com dramaturgia de Felipe Sant’Angelo.
Publique/Compartilhe:
Teatro
OFICINA: CAMPO DE VISÃO – EXERCÍCIO E LINGUAGEM CÊNICA
Coordenação: Marcelo Lazzaratto
3/8 a 28/9 – quintas e sextas-feiras – 9h30 às 12h30
Público: atores, bailarinos e performers
Inscrições: 16 a 27/7
Seleção: currículo e aula aberta (2/8 – quinta-feira – 9h30)
25 vagas
A oficina irá compartilhar os procedimentos e instrumentalizar os interessados no Campo de Visão. Este sistema improvisacional, desenvolvido por Marcelo Lazzaratto com a Cia. Elevador de Teatro Panorâmico, potencializa o ator, estimulando-o a tornar seu corpo um corpo-perceptivo e permitindo que a partir do outro ele amplie seu potencial criativo, sua gestualidade, sua noção espacial e as possibilidades de criação de personagens, evitando cristalizações preconcebidas.
Marcelo Lazzaratto é ator e diretor teatral. É diretor artístico da Cia. Elevador de Teatro Panorâmico há 12 anos e atua como professor de Interpretação Teatral do curso de Artes da Cena da Unicamp. Publicou em 2011 o livro “Campo de Visão: Exercício e Linguagem Cênica”. O espetáculo “Ifigênia”, com a Cia. Elevador de Teatro Panorâmico, é seu mais recente trabalho aplicando o Campo de Visão.
Publique/Compartilhe:
Teatro
OFICINA: EXERCÍCIO TÉCNICO E CRIAÇÃO TEATRAL – SUZUKI E VIEWPOINTS
Coordenação: Fabiano Lodi
Módulo 1 (Suzuki): 7/8 a 25/9 – terças-feiras – 14h às 17h
Módulo 2 (Viewpoints): 9/8 a 27/9 – quintas-feiras – 14h às 17h
Público: artistas de teatro e interessados nas práticas de ator e diretor teatral com ou sem experiência, a partir de 16 anos
Inscrições: 16 a 26/7 (o candidato pode se inscrever nos dois módulos ou em apenas um deles)
Seleção: currículo e aula aberta (Módulo Suzuki: 31/7 – terça-feira – 14h | Módulo Viewpoints: 2/8 – quinta-feira – 14h)
40 vagas (20 vagas por módulo)
Módulo 1: A Ação Vocal no Teatro a Partir do Método SuzukiOs participantes entrarão em contato com os elementos básicos do Método Suzuki, uma gramática de movimentos desenvolvida pelo diretor teatral japonês Tadashi Suzuki. Com influências do teatro japonês, técnicas de balé e artes marciais, o método evoca um rigoroso e disciplinado trabalho físico em que energia, equilíbrio, respiração e a palavra falada (texto teatral) são constantemente revisitados.
Módulo 2: Viewpoints e a Prática da Improvisação TeatralEste módulo privilegia a prática da improvisação e o estudo da cena teatral. O exercício continuado dos ofícios de ator e diretor, tal como a criação de resultados artísticos, serão procedentes da articulação dos Viewpoints: princípios de movimentos cênicos, organizados pela coreógrafa Mary Overlie e pela diretora teatral Anne Bogart.
Fabiano Lodi é ator e diretor teatral. Contemplado no Edital de Intercâmbio e Difusão Cultural do Ministério da Cultura, realizou intercâmbio em Nova York junto à SITI Company, cujo vínculo estabelecido inclui publicações nas áreas de direção teatral, traduções da obra de Anne Bogart e a prática continuada do Método Suzuki, Viewpoints e Composições. Em 2011, dirigiu a atriz Giselly Brasil em “Luísa”, cuja estreia ocorreu no renomado Festival Töchter und Söhne, na Áustria.
Publique/Compartilhe:
Teatro
OFICINA: A CENA TEATRAL E GUIMARÃES ROSA
Coordenação: Yara de Novaes e Leonardo Bertholini
10 a 31/8 – quartas e sextas-feiras – 9h30 às 12h30
Público: atores, diretores e estudantes de teatro
Inscrições: 16/7 a 3/8
Seleção: currículo e aula aberta (8/8 – quarta-feira – 9h30)
20 vagas
A oficina tem como objetivo investigar os caminhos dialógicos entre o espaço cênico, a literatura e a atuação teatral. A obra de Guimarães Rosa – com sua rede sígnica própria, única e peculiar – será o motor para a criação cênica, expandindo a noção de atuação em direções como espaço, ritmo, tempo e narratividade. Os participantes realizarão uma montagem/experimento de contos do referido autor.
Yara de Novaes é diretora e fundadora do Grupo 3 de Teatro. Dentre seus trabalhos recentes destacam-se: “Tio Vânia”, de Anton Tchecov, com o Grupo Galpão; “Maria Miss”, da obra de Guimarães Rosa; “O Amor e Outros Estranhos Rumores”, de Murilo Rubião, adaptação de Silvia Gomez; e “As Meninas”, de Lygia Fagundes Telles, adaptação de Maria Adelaide Amaral.
Leonardo Bertholini é ator, diretor, preparador de atores e fundador do Grupo Tronco. Dentre seus trabalhos recentes destacam-se: assistência de direção e desenho de movimento do espetáculo “Maria Miss”; direção de “Coreografia dos Porcos”, “Grooming Time” e “Geraldo”, do Grupo Tronco; atuação em “Amor e Restos Humanos” e “A Falecida”, da Odeon Companhia Teatral.
Publique/Compartilhe:
Teatro
OFICINA: TEATRO DOCUMENTÁRIO
Coordenação: Janaina Leite
7/8 a 25/9 – terças-feiras – 10h às 13h
Público: estudantes e profissionais de teatro, performance, vídeo, dramaturgia e demais interessados, a partir de 18 anos
Seleção: currículo e aula aberta (31/7 – terça-feira – 10h)
20 vagas
*PROJETO: TEATRO DOCUMENTÁRIO – A AUTOESCRITURA PERFORMATIVA
A oficina alia o trabalho em torno da figura do ator-dramaturgo à pesquisa sobre teatro-documentário. O trabalho introduzirá os procedimentos extraídos de experiências no cinema, no teatro, na literatura e nas artes plásticas que revelem diferentes abordagens da relação entre documento e representação e dos limites entre o real e o ficcional. Em um segundo momento, a discussão e os exercícios convergirão para as questões da autorrepresentação na obra de arte partindo dos eixos “memória” e “autobiografia”.
Janaina Leite é atriz, diretora e uma das cofundadoras do premiado Grupo XIX de Teatro. Concebeu o espetáculo "Festa de Separação: Um Documentário Cênico", iniciando a pesquisa sobre teatro documentário. Orientou o Núcleo de Pesquisa “Possibilidades para uma Cena Documental” e diversas oficinas. Atualmente, desenvolve trabalho de mestrado na ECA-USP sobre memória e autobiografia e foi contemplada pelo ProAC de Pesquisa em Artes Cênicas.
Publique/Compartilhe:
Teatro
MESA DE DISCUSSÃO: EXPERIÊNCIAS DOCUMENTAIS NO TEATRO
Coordenação: Janaina Leite, Marcelo Soler e Nelson Baskerville
18/9 – terça-feira – 19h às 21h30
Público: atores, diretores, dramaturgos e demais interessados
Inscrições: 16/7 a 18/9
Seleção: primeiros inscritos
40 vagas
*PROJETO: TEATRO DOCUMENTÁRIO – A AUTOESCRITURA PERFORMATIVA
Mesa de discussão sobre o tema Experiências Documentais no Teatro com a presença da atriz e pesquisadora Janaina Leite, de “Festa de Separação: Um Documentário Cênico”, de Nelson Baskerville, diretor e coautor do espetáculo “Luis Antônio-Gabriela”, e do diretor e pesquisador Marcelo Soler, autor do livro “Teatro Documentário: A Pedagogia da Não Ficção” e diretor da Cia. Teatro Documentário.
Publique/Compartilhe:
Teatro
ABERTURA DE PROCESSO: CONVERSAS COM MEU PAI – REFLEXÃO SOBRE O MATERIAL BRUTO
Concepção, pesquisa e atuação: Janaina Leite
19 e 20/10 – sexta-feira e sábado – 15h
Indicação: 14 anos
40 lugares (retirar senhas com trinta minutos de antecedência)
*PROJETO: TEATRO DOCUMENTÁRIO – A AUTOESCRITURA PERFORMATIVA
O ponto de partida deste espetáculo documental é uma velha caixa que guarda uma infinidade de bilhetes recolhidos por Janaina Leite e que trazem fragmentos de “conversas” mantidas por Alair, seu pai, que sofreu uma traqueostomia e perdeu a capacidade da fala. Por meio desses fragmentos, ela tenta recuperar os traços da relação pai e filha, mas também traços da história desse homem. Em cerca de quatro anos de trabalho, mais de 500 páginas de escritos e 60 horas de vídeos e áudios compõem a memória de uma espécie de performance de longa duração que teve seu término em outubro de 2011, quando Alair veio a falecer. Dramaturgia: Alexandre Dal Farra. Captação, edição e montagem: Bruno Jorge. As aberturas de processo serão seguidas por debate com o público.
Publique/Compartilhe:
Teatro
OFICINA: EXPERIÊNCIAS PERFORMÁTICAS
Coordenação: Beth Lopes
9/8 a 27/9 – quintas-feiras – 18h30 às 21h30
Público: atores e performers
Inscrições: 16 a 28/7
Seleção: currículo e aula aberta (2/8 – quinta-feira – 18h30)
20 vagas
*PROJETO: TEATRO E PERFORMANCE
Tanto em ambientes fechados como em abertos do entorno, a oficina será um espaço de experiência e reflexão sobre temas da performance, tendo em vista o corpo do artista em suas diferentes realidades, tempo, espaço e as possíveis relações entre obra e público. Os participantes serão convidados a desenvolver propostas para uma pesquisa própria com expressão singular. Essas práticas performáticas buscam estimular um percurso que vai do autorrepresentacional à experiência coletiva.
Beth Lopes é diretora, pesquisadora e professora do curso de Artes Cênicas da USP. Fez pós-doutorado no Departamento de Performance Studies da New York University. É diretora da Cia. de Teatro em Quadrinhos. Estudou com a SITI Company, Thomas Richards, Mario Biagini, François Kahn, Carlo Boso, Philippe Gaulier, Monika Pagneaux, Klauss Vianna, Corinne Soum, Steve Wasson e treinou com os atores do Odin Teatret.
Publique/Compartilhe:
Teatro
ESPETÁCULO: (VER[ ]TER)
Cia. Les Commediens Tropicales
10/8 a 1/9 – sextas-feiras – 13h | sábados – 17h
Classificação livre
40 lugares (retirar senhas com trinta minutos de antecedência)
*PROJETO: TEATRO E PERFORMANCE
De caráter intervencionista, (ver[ ]ter) dialoga com o silêncio das imagens expostas em excesso no cotidiano de uma metrópole, congregando diversas manifestações artísticas. Sem palavras, o espaço é invadido pelos atores e por sons e imagens criadas a partir: das obras do artista britânico Banksy; do lamento edipiano: “Para que ver, se já não poderia ver mais nada que fosse agradável a meus olhos?”; da visão de alguns artistas provocadores deste processo como Georgette Fadel, Tica Lemos, Andréia Yonashiro e o Coletivo Bruto. Sem fábula aparente, o espetáculo convida o público a participar como coautor de uma história coletiva e própria, ao mesmo tempo sem passado e com porvir. Com Carlos Canhameiro, Daniel Gonzalez, Michele Navarro, Paula Mirhan, Tetembua Dandara, Weber Fonseca e os músicos Claudio Faria e Rui Barossi.
A Cia. Les Commediens Tropicales surgiu em 2003 com os espetáculos “Terror e Miséria no III Reich” e “Feiticeiras de Salém”, dirigidos por Marcelo Lazzaratto. Criou vários trabalhos importantes como “A Gaivota”, dirigido por Isa Kolppeman; “Galvez Imperador do Acre” e “Chalaça”, dirigidos por Marcio Aurelio; “A Última Quimera”, com provocação cênica de Georgette Fadel e Verônica Fabrini; “2º d.pedro 2º”, com provocação cênica de Fernando Villar, a obra intervencionista (ver[ ]ter), entre outros.
Publique/Compartilhe:
Teatro
COLÓQUIO: TEATRO PERFORMATIVO
Coordenação: Cia. Les Commediens Tropicales
22/9, 6 e 20/10 e 3/11 – sábados – 14h às 18h
Público: atores, performers, diretores e estudantes de teatro
Inscrições: 16/7 até o dia de cada encontro
Seleção: primeiros inscritos
40 vagas
*PROJETO: TEATRO E PERFORMANCE
O colóquio acontecerá a partir de encontros da Cia. Les Commediens com coletivos cênicos cujo trabalho está em diálogo entre fronteiras de linguagens artísticas: Tablado de Arruar, Coletivo Bruto, Damas em Trânsito e os Bucaneiros e Cia. Dos Outros. Após duas semanas de trabalho com cada grupo para discussão e criação, o público será convidado a assistir à performação e participar de debate com os artistas envolvidos e os convidados: Marcel-Lí Antunes, Lúcio Agra, Lucas Bambozzi e Eleonora Fabião.
Publique/Compartilhe:
Teatro
ESPETÁCULO: MATEUS, 10
Tablado de Arruar
Direção geral: Alexandre Dal Farra e João Otávio
3 a 25/8 – sextas-feiras – 20h30 | sábados – 18h
Indicação: 14 anos
40 lugares (retirar senhas com trinta minutos de antecedência)
*PROJETO OSWALD CONVIDA
A peça trata de questões como a culpa e sua ausência, a necessidade, a alienação e o poder da palavra. Essas questões aparecem em uma narrativa com momentos cômicos e dramáticos, em que o espectador é carregado por uma série de ambientes estranhos e curiosos, para acompanhar a história da obsessão e das angústias de um pastor, obcecado pela passagem bíblica “Mateus, 10”. O espetáculo traz referências a “Bartleby, o Escriturário”, de Herman Melville, e “Crime e Castigo”, de Dostoiévski. Texto: Alexandre Dal Farra. Elenco: Alexandra Tavares, Alexandre Quintas, Amanda Lyra, Clayton Mariano, Ligia Oliveira e Vitor Vieira.
Fundado em 2001 em São Paulo, o Tablado de Arruar produziu, nos últimos dez anos seis peças de teatro, entre teatro de rua e de espaços fechados. O foco do trabalho do grupo tem sido sempre a pesquisa em dramaturgia, interpretação e ocupação do espaço como principais elementos que constituem a cena.
Publique/Compartilhe:
Teatro
ESPETÁCULO: O CHAMADO DA TERRA (INFANTIL)
Coletivo Construtores de Pontes
4 a 18/8 – sábados – 11h e 15h
Classificação livre
40 lugares (retirar senhas com trinta minutos de antecedência)
*PROJETO OSWALD CONVIDA
O enredo conta a aventura de quatro heróis: a menina que tem tudo, o menino que calcula, a moradora de rua e o sonhador e intuitivo. A partir de um chamado feito por Gaia e Mistério, essas crianças, vindas de diferentes realidades, passam a fazer parte de um desafio: salvar Acibacistem – “A Cinzenta e Barulhenta Cidade dos Moradores sem Tempo" – de uma grande epidemia. No elenco: Adhê Francisco, Kallu Whitaker, Leonardo Scoss, Lilyan Teles, Magno Borges e Natália Telles. Direção de Luanda Eliza e música por Mauricio Damasceno. O Coletivo Construtores de Pontes é um grupo formado por artista das linguagens da música, dança, artes plásticas e teatro, a maior parte deles ligados a trabalhos relacionados à educação.
Publique/Compartilhe:
Teatro
ESPETÁCULO: NO PIREX
Grupo de Teatro Armatrux
19/8 – domingo – 19h
20/8 – segunda – 20h30
Indicação: 12 anos
40 lugares (retirar senhas com trinta minutos de antecedência)
* PROJETO OSWALD CONVIDA
“No Pirex” dispensa a palavra para narrar o encontro de cinco personagens grotescos e surreais em torno da mesa de um restaurante. Numa atmosfera de traços góticos, o espetáculo é uma mistura de teatro físico, comédia muda, clown e manipulação de objetos cotidianos. Em foco, as relações de poder, o sexo, o amor e a morte. No elenco: Cristiano Araújo, Eduardo Machado, Paula Manata, Raquel Pedras, Rogério Araújo e Tina Dias. Direção de Eid Ribeiro. Espetáculo contemplado pelo Prêmio Myriam Muniz – FUNARTE.
O Armatrux, um dos mais importantes grupos de Belo Horizonte, tem 21 anos de investigação artística de diferentes linguagens teatrais: teatro de rua, circo-teatro, bonecos, teatro físico e palhaços. São 17 espetáculos encenados, além de curtas-metragens e exposição interativa. Nessa trajetória, o Armatrux se apresentou em todos os Estados brasileiros, em mais de 50 cidades do interior de Minas Gerais, além de ter passado por cinco países.
Publique/Compartilhe:
Teatro
ABERTURA DE PROCESSO: UMA REAÇÃO A LUCRÉCIA MARTEL
Coletivo Teatro Dodecafônico.
23/8 e 25/10 – quintas-feiras – 20h.
Indicação: 14 anos.
40 lugares (retirar senhas com trinta minutos de antecedência)
*PROJETO OSWALD CONVIDA
O Coletivo Teatro Dodecafônico abrirá dois ensaios para compartilhar os resultados de suas investigações e os procedimentos de criação de seu mais recente trabalho “Uma Reação a Lucrécia Martel”, contemplado pela 19ª Edição do Fomento ao Teatro. Dramaturgia de Leonardo Moreira; atores criadores: Beatriz Cruz, Gabriela Cordaro, Joaquim Lino, Katia Lazarini e Miriam Rinaldi e encenação de Verônica Veloso.
O Coletivo Teatro Dodecafônico é um conjunto de artistas interessados nas interações entre procedimentos do cinema e do teatro para a criação cênica, assim como a relação entre corpo e arquitetura na encenação. Sua primeira criação, em 2007, foi “ISAURA S/A + 1 Experimento Hidráulico”. Desde então, criaram “O Disfarce do Ovo” e “O Que Ali Se Viu”.
Publique/Compartilhe:
Teatro
IV MOSTRA DE MÍMICA CONTEMPORÂNEA
Coordenação: Núcleo Angatu
21 a 29/9
Espetáculos gratuitos e oficinas
Programação completa em breve
Espetáculos e workshops com Ricardo Gaete (La Escena Física, Chile), Círculo de Mimus Companhia de Teatro (Bahia), Teatro Ritual (Goiás), Colectivo El Sótano (Rio Grande do Sul) e Refinaria de Teatro (São Paulo).
Workshops específicos com: Neide Neves, Charles Yuris e Denise Namura e Michael Bugdahn (Grupo À Fleur de Peau, França).
Performances de Chantal Mailhac e Rose Prado.
Lançamento da revista da IV Mostra
Assinar:
Postagens (Atom)