concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)
http://maregina-arte.blogspot.com/
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)
http://maregina-arte.blogspot.com/
sexta-feira, 11 de abril de 2014
quinta-feira, 10 de abril de 2014
Da Cartografia do Poder aos Itinerários do Saber - catálogo - Museu Afro Brasil - SP
O Museu Afro Brasil, instituição da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, convida para o lançamento do catálogo "Da Cartografia do Poder aos Itinerários do Saber" e para a abertura da exposição "Regastein Rocha e a Editora Raízes. Pioneirismo em edições de arte em São Paulo" às 19h do dia 15 de abril de 2014.
Fernanda Piamonti :: Julieta Warman :: Eric Markwski Malena López Aranguren :: Sandra Sarraúa - Buenos Aires - Argentina
Fernanda Piamonti :: Julieta Warman :: Eric Markwski
Malena López Aranguren :: Sandra Sarraúa
Malena López Aranguren :: Sandra Sarraúa
VIERNES 11 DE ABRIL 19:00 A 22:00 HS
GALLERY NIGTHS
en
Galeria HOY EN EL ARTE
Juncal Nº 848 :: C.A.B.A.
Buenos Aires
Mañana Viernes 11 de Abril estaré mostrando 'Grabados en Miniatura' junto a otros Artistas Platenses en la Galeria "HOY
polvo - Adriana Varejão - SP
ADRIANA VAREJÃO NA EXPOSIÇÃO "POLVO", EM CARTAZ NO GALPÃO FORTES VILAÇA
Adriana Varejão- série Polvo
Há cinco anos sem realizar uma exposição com apenas trabalho inéditos, Adriana Varejão apresenta a recém-criada série Polvo no Galpão Fortes Vilaça até o dia 17 de maio. Polvo é fruto de uma pesquisa de forte caráter conceitual, desenvolvida ao longo de 15 anos, sobre a representação das cores de pele dos brasileiros e a ambivalência das definições de raça no país.
O ponto de partida foi o resultado da pesquisa do IBGE de 1976, que deixou em aberto a pergunta Qual é a sua cor?. O resultado foram 136 diferentes termos, alguns inusitados e muitos deles, figurativos, em contraponto aos cinco grupos estabelecidos: branco, preto, vermelho, amarelo e pardo. Adriana escolheu os 33 mais exóticos, poéticos e significativos e, a partir deles, criou as suas próprias tintas a óleo baseadas em tons de pele. Assim, surgiram as cores Fogoió, Enxofrada, Café com leite, Branquinha, Burro quando foge, Cor firme, Morenão, Encerada e Queimada de sol, entre outras.
O resultado mais imediato deste processo é um objeto de arte: uma caixa com 33 tubos de tinta (com tiragem de 200 exemplares), além da série de pinturas elaboradas a partir destas tintas, que criam um imenso painel. As telas são retratos de Adriana, executadas por outros pintores retratistas, com intervenções da artista. A cor da pele é neutra, acinzentada, com pinceladas geométricas e de inspiração indígena, realizadas com os tons das tintas Polvo. Acompanhando os retratos, pinturas circulares abstratas trazem a escala destas mesmas tintas. E todo o conjunto mantém a estreita relação com seus trabalhos anteriores, sempre lidando com questões como a miscigenação, o colonialismo e a cor da pele.
fonte: Touch of Class
CHINAARTEBRASIL - Parque Ibirapuera - SP
EXPOSIÇÃO CHINAARTEBRASIL ABRE HOJE DIA 10 DE ABRIL, NA OCA DO PARQUE IBIRAPUERA, APRESENTANDO MAIS DE 110 OBRAS DE 62 ARTISTAS CHINESES CONTEMPORÂNEOS
Obra de Wang Qingsong
Abre nesta quinta-feira, 10 de abril, na Oca do Parque Ibirapuera, a exposição ChinaArteBrasil. A mostra apresenta mais de 110 obras, entre pinturas, esculturas, instalações, fotografias, vídeos, site specifics ?, todas inéditas em São Paulo, de 62 artistas chineses contemporâneos.
Em cartaz até 18 de maio, ChinaArteBrasil propõe intensificar o diálogo cultural entre Brasil e China. Assim, duas curadoras, historiadoras de arte, foram convidadas para selecionar o acervo da mostra: a brasileira residente em Berlim Tereza de Arruda e a chinesa Ma Lin, que vive e trabalha em Shangai.
Tereza reuniu obras de artistas pertencentes à primeira geração dos grandes expoentes que demarcaram o cenário chinês e internacional a partir da década de 1990. São eles: Ai Weiwei, Cao Fei, Chen Qiulin, Cui Xiuwen, Feng Zhengjie, He Sen, Huang Yan, Jin Jiangbo, Li Dafang, Li Wei, Liu Jin, Lu Song, Luo Brothers, Ma Liuming, Miao Xiaochun, Rong Rong & Inri, Shi Xinning, Wang Chengyun, Wang Qingsong, Wang Shugang, Weng Fen, Xiao Ping, Xiong Yu, Xu Ruotao, Yang Fudong, Yang Qian, Yang Shaobin, Yin Xiuzhen, Yu Hong, Yuan Gong, Zhang Hui e Zhou Tiehai.
Em A Arte Chinesa Intervém na Sociedade, o foco são as conversas sobre como os artistas apresentam os problemas sociais e como rompem os limites da arte.
No segmento História, Memória e Futuro, Ma Lin mostra artistas que, por meio de diferentes temas e suportes, exploram diferentes problemas que as pessoas alguma vez já imaginaram ou negligenciaram.
A terceira e última parte, Imagem e Forma, discute o desenvolvimento da pintura no pós-modernismo, que destaca o relacionamento entre imagem e forma.
fonte: Touch of Class
CAMILLE KACHANI e VICK GARAVENTA - zipper galeria - SP
|
| |||||||
|
EAV - Parque Lage - RJ
|
Assinar:
Postagens (Atom)