concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Da Cartografia do Poder aos Itinerários do Saber - catálogo - Museu Afro Brasil - SP

O Museu Afro Brasil, instituição da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, convida para o lançamento do catálogo "Da Cartografia do Poder aos Itinerários do Saber"  e para a abertura da exposição "Regastein Rocha e a Editora Raízes. Pioneirismo em edições de arte em São Paulo"  às 19h do dia 15  de abril  de 2014.
 

 
 
 
Caso não esteja visualizando corretamente a imagem, acesse este link.
 

Fernanda Piamonti :: Julieta Warman :: Eric Markwski Malena López Aranguren :: Sandra Sarraúa - Buenos Aires - Argentina

Imágenes integradas 1



Fernanda Piamonti :: Julieta Warman :: Eric Markwski
Malena López Aranguren :: Sandra Sarraúa

VIERNES 11 DE ABRIL 19:00 A 22:00 HS
GALLERY NIGTHS
  en 
Galeria HOY EN EL ARTE
Juncal Nº 848 :: C.A.B.A.
Buenos Aires


Mañana Viernes 11 de Abril estaré mostrando 'Grabados en Miniatura' junto a otros Artistas Platenses en la Galeria "HOY

polvo - Adriana Varejão - SP



ADRIANA VAREJÃO NA EXPOSIÇÃO "POLVO", EM CARTAZ NO GALPÃO FORTES VILAÇA


Adriana Varejão- série Polvo

Há cinco anos sem realizar uma exposição com apenas trabalho inéditos, Adriana Varejão apresenta a recém-criada série Polvo no Galpão Fortes Vilaça até o dia 17 de maio. Polvo é fruto de uma pesquisa de forte caráter conceitual, desenvolvida ao longo de 15 anos, sobre a representação das cores de pele dos brasileiros e a ambivalência das definições de raça no país.

O ponto de partida foi o resultado da pesquisa do IBGE de 1976, que deixou em aberto a pergunta Qual é a sua cor?. O resultado foram 136 diferentes termos, alguns inusitados e muitos deles, figurativos, em contraponto aos cinco grupos estabelecidos: branco, preto, vermelho, amarelo e pardo. Adriana escolheu os 33 mais exóticos, poéticos e significativos e, a partir deles, criou as suas próprias tintas a óleo baseadas em tons de pele. Assim, surgiram as cores Fogoió, Enxofrada, Café com leite, Branquinha, Burro quando foge, Cor firme, Morenão, Encerada e Queimada de sol, entre outras.

O resultado mais imediato deste processo é um objeto de arte: uma caixa com 33 tubos de tinta (com tiragem de 200 exemplares), além da série de pinturas elaboradas a partir destas tintas, que criam um imenso painel. As telas são retratos de Adriana, executadas por outros pintores retratistas, com intervenções da artista. A cor da pele é neutra, acinzentada, com pinceladas geométricas e de inspiração indígena, realizadas com os tons das tintas Polvo. Acompanhando os retratos, pinturas circulares abstratas trazem a escala destas mesmas tintas. E todo o conjunto mantém a estreita relação com seus trabalhos anteriores, sempre lidando com questões como a miscigenação, o colonialismo e a cor da pele.

fonte: Touch of Class

CHINAARTEBRASIL - Parque Ibirapuera - SP

EXPOSIÇÃO CHINAARTEBRASIL ABRE HOJE DIA 10 DE ABRIL, NA OCA DO PARQUE IBIRAPUERA, APRESENTANDO MAIS DE 110 OBRAS DE 62 ARTISTAS CHINESES CONTEMPORÂNEOS


Obra de Wang Qingsong

Abre nesta quinta-feira, 10 de abril, na Oca do Parque Ibirapuera, a exposição ChinaArteBrasil. A mostra apresenta mais de 110 obras, entre pinturas, esculturas, instalações, fotografias, vídeos, site specifics ?, todas inéditas em São Paulo, de 62 artistas chineses contemporâneos.

Em cartaz até 18 de maio, ChinaArteBrasil propõe intensificar o diálogo cultural entre Brasil e China. Assim, duas curadoras, historiadoras de arte, foram convidadas para selecionar o acervo da mostra: a brasileira residente em Berlim Tereza de Arruda e a chinesa Ma Lin, que vive e trabalha em Shangai.

Tereza reuniu obras de artistas pertencentes à primeira geração dos grandes expoentes que demarcaram o cenário chinês e internacional a partir da década de 1990. São eles: Ai Weiwei, Cao Fei, Chen Qiulin, Cui Xiuwen, Feng Zhengjie, He Sen, Huang Yan, Jin Jiangbo, Li Dafang, Li Wei, Liu Jin, Lu Song, Luo Brothers, Ma Liuming, Miao Xiaochun, Rong Rong & Inri, Shi Xinning, Wang Chengyun, Wang Qingsong, Wang Shugang, Weng Fen, Xiao Ping, Xiong Yu, Xu Ruotao, Yang Fudong, Yang Qian, Yang Shaobin, Yin Xiuzhen, Yu Hong, Yuan Gong, Zhang Hui e Zhou Tiehai.

Em A Arte Chinesa Intervém na Sociedade, o foco são as conversas sobre como os artistas apresentam os problemas sociais e como rompem os limites da arte.

No segmento História, Memória e Futuro, Ma Lin mostra artistas que, por meio de diferentes temas e suportes, exploram diferentes problemas que as pessoas alguma vez já imaginaram ou negligenciaram.

A terceira e última parte, Imagem e Forma, discute o desenvolvimento da pintura no pós-modernismo, que destaca o relacionamento entre imagem e forma.

fonte:  Touch of Class

CAMILLE KACHANI e VICK GARAVENTA - zipper galeria - SP

Newsletter | 2014



CAMILLE KACHANI
ABERTURA: QUARTA-FEIRA, 16 DE ABRIL, DAS 19H ÀS 22h

A Zipper apresenta, a partir de 16 de abril de 2014 às 19h, a primeira individual do artista Camille Kachani na galeria. Com curadoria de Cauê Alves, a mostra reúne um conjunto de peças que enfatizam a dimensão poética de objetos que, afastados de seu caráter funcional, são transformados em esculturas e proporcionam diversos questionamentos.

As relações mais fundamentais se dão entre os elementos naturais e manuais, útil e inútil ou orgânico e inorgânico. O que se observa através da exposição, segundo o curador Cauê Alves, é que esses pares de opostos tendem a se transformar um no outro.

Gaveta, martelo, foice, tesoura, enxada, faca, entre outros utensílios e ferramentas são sobrepostos e arranjados de maneira aparentemente instáveis, situando-se entre o equilíbrio e o desequilíbrio. A otimização dos objetos feitos para a mão não se adequa à nova função que adquiriram e criam um abismo entre o uso cotidiano dos objetos e a configuração da peça final. Essa distância aparece de modo mais direto quando copos, pratos, martelos e talheres são divididos ao meio. Há um pequeno hiato entre o espaço que separa as metades, a síntese de toda a exposição: a distância entre a totalidade e a singularidade partida da arte.

Camille Kachani
Camille Kachani (Beirute, Líbano, 1963), destaca-se no atual panorama da arte contemporânea brasileira por suas obras tridimensionais. Como exposições mais recentes, podemos citar sua individual na FUNARTE São Paulo, em 2008, e nas galerias Anna Maria Niemeyer, no Rio de Janeiro, e Galeria Thomas Cohn, em São Paulo, em 2010. Participou também das exposições coletivas:Annamaria Niemeyer: um caminho, no Paço Imperial, Rio de Janeiro, Espelho Refletido, no Centro Cultural Hélio Oiticica, Rio de Janeiro, 05+50 MARP 20 Anos, no Museu de Arte de Ribeirão Preto, ePanorama Terra, pela RIO+20, todas durante o ano de 2012.
 



PROJETO ZIP'UP: VICK GARAVENTA
ABERTURA: QUARTA-FEIRA, 18 DE ABRIL, DAS 19H ÀS 22h

Paralelamente à exposição de Camille Kachani, a Zipper Galeria apresenta a artista Vick Garaventa, com curadoria de Mario Gioia pelo projeto Zip’Up. Transitando num território entre algo científico e imaginário, a artista plástica Vick Garaventa reúne pinturas, desenhos, gravuras e peças tridimensionais, utilizando conceitos e temáticas hoje correntemente utilizados na arte contemporânea, como a catalogação, os arquivos e a reapropriação, recombina-os com ciências hoje esquecidas, como a frenologia, e investiga como podem ser trabalhadas essas insuspeitas junções nesta era da fragmentação e da circulação maximizada.

Sobre a artista
Vick Garaventa é artista plástica, brasileira, nascida em 1989 na cidade de São Paulo. Graduada pela FAAP no curso de Artes Plásticas, em 2010. Participou da 41ª e 42ª edições da Anual de Arte da faculdade, ganhando prêmio máximo de bolsa de estudos. Fez parte de diversas exposições coletivas, incluindo no Museu de Arte Brasiliera (MAB), em São Paulo, e no programa de exposições do Museu de Arte de Ribeirão Preto (MARP). Paralelamente, trabalhou como assistente de artistas como José Roberto Aguilar, Rodolpho Parigi, Ana Elisa Egreja e Adrian Villar Rojas. Foi também assistente de montagem para exposição no Museu de Arte Moderna (MAM) de São Paulo, em 2008.

EAV - Parque Lage - RJ

GOVERNO DO RIO DE JANEIRO
SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA
ESCOLA DE ARTES VISUAIS DO PARQUE LAGE
lançamento
Livro Pérola imperfeita: A história e as histórias na obra de Adriana Varejão
A antropóloga e historiadora Lilia Moritz Schwarcz percorre os caminhos de pesquisa e construção da obra de Adriana Varejão, tecendo um diálogo entre a apropriação da história por parte da artista e as tramas narrativas decorrentes deste fazer. Este livro, feito a quatro mãos pela artista e pela antropóloga, perpassa a colonização europeia na América, a reconfiguração da tradicional azulejaria portuguesa, a miscigenação e o contato direto com a cultura Yanomami, entre muitos outros caminhos. Aqui, texto e imagem disputam o mesmo espaço, aprofundando a reflexão sobre as relações entre a história e a arte.
Na ocasião haverá uma conversa com as autoras.
Salão Nobre | 10 de abril, 19h
abertura de exposição
Deserto do Céu, de Vicente de Mello e Tomás Ribas
Serão exibidas três obras criadas exclusivamente para as Cavalariças - Death Valley, Paredes e Galáxia - que refletem a interlocução entre a luz e a imagem como fenômenos que se ativam mutuamente.
Cavalariças e Capela | de 16 de abril a 1 de junho
Abertura 16 de abril, 18h
exposição em cartaz
A Questão do Espaço na Arte | Projeto de Pesquisa 2013
Exposição dos integrantes do curso Projeto de Pesquisa, programa avançado da EAV, coordenado por Glória Ferreira e Luiz Ernesto. O espaço no contexto atual, sua profusão e múltiplas interações com a produção estética contemporânea foi a questão abordada no curso em 2013.
Participam: AoLeo, Carolina Martinez, Eduardo Masini, Evandro Machado, Fernanda Terra, Marcelo Jácome, Nanna Pôssa, Rodrigo Krul, Solange Venturi e Ursula Tautz.
Galerias do Palacete, Jardim Chafariz e Platô | até 4 de maio
outros lançamentos
Livro Encontros - Mario Pedrosa
Mesa redonda com Cesar Oiticica Filho, Marcio Doctors e Antônio Manoel. Mediação de Sérgio Cohn
Salão Nobre | 17 de abril, 19h
Site Continentes Flutuantes, de Paulo Paes
Bate papo com o artista Paulo Paes sobre as estruturas subaquáticas Fisálias e as rotinas produzidas pelo projetoColônias Submersas com a participação do crítico de arte Luiz Camillo Osorio. Na ocasião será realizado o lançamento do siteContinentes Flutuantes, com a presença do ilustrador e webdesigner Marcus Wagner.
Salão Nobre | 24 de abril, 19h
Cine Lage
Exibição mensal de filmes e vídeos programados e comentados por curadores e artistas convidados.
Com os músicos Lilian Campesato, Alexandre Fenerich e Rodolfo Caesar
Dreams that money can buy (1947)
É um filme experimental escrito, produzido e dirigido pelo artista, cineasta e teórico Hans Richter, com produção executiva de Kenneth Macpherson e Peggy Guggenheim. Colaboraram no filme: Max Ernst, Marcel Duchamp, Man Ray, Alexander Calder, Darius Milhaud, Paul Bowles, Fernand Léger e John Cage.
Sinopse: Joe Narcissus é um homem comum que descobre habilidades incomuns ao se olhar no espelho, e decide vender seus serviços lendo os sonhos de sete pessoas. O filme se divide em sete narrativas de sonhos surreais criados por alguns dos artistas citados.
Os músicos atuam durante a projeção com cortes, silêncios, sons e blackouts.
Auditório | 25 de abril, 20h
Portfolio #3
Está no ar terceira edição da nossa revista digital. Especial Eduardo Coutinho, Bibliotecas Parque, Suzana Queiroga, Thereza Miranda, Bienal de Veneza e muito mais.

veja o site www.revistaportfolioeav.rj.gov.br
baixe no seu iPad
baixe no seu tablet Android
eav indica
Gritos Surdos
Miguel Rio Branco
Até 25 de maio
Casa França Brasil
Águas Furtadas
Laura Erber
Curadoria Gloria Ferreira
Até 25 de maio
Casa de Cultura Laura Alvim
A mãe contempla o mar
Cristina Salgado
Até 23 de abril
Galeria Laura Marsiaj
Rua Jardim Botânico, 414
Jardim Botânico
Rio de Janeiro - RJ
CEP 22.461-000
eav@eav.rj.gov.br
Tel 21 3257.1800
Tel 21 3257.1840
Fax 21 3257.1809
Parque
Diariamente de 8h às 18h (horário de verão)
Secretaria
2ª a 5ª feira: 9h às 20h30
6ª feira: 9h às 17h
sábado: 9h30 às 12h30
Galerias 1, 2 e EAV
2ª a 5ª feira: 9h às 19h
6ª feira, sábado e
domingo: 9h às 17h
Cavalariças
Diariamente: 10h às 17h
Visite o site da EAV
eavparquelage.rj.gov.br

Seja fã da EAV
no facebook