concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)
http://maregina-arte.blogspot.com/
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sábado, 23 de julho de 2016
sexta-feira, 22 de julho de 2016
Laura Belém ministra curso gratuito na Chácara Lane SP
A Chácara Lane | Museu da Cidade de São Paulo recebe até 26/07/16 inscrições para o curso "Paisagem, Natureza e Meio-Ambiente na Arte Contemporânea", com a artista Laura Belém.
O curso é gratuito, e as inscrições são feitas mediante a envio de portfólio ou carta de intenção e cv para o email: chacaralane@gmail.com.
O curso ocorre entre os dias 30/7 e 05/08/16.
Curso Livre - O Império no Brasil: Neoclássico e Academicismo - SP
Museu de Arte Sacra promove um Curso Livre sobre o tema "O Império No Brasil: Neoclássico e Academicismo", com o Prof. Dr. Marcos Horácio Gomes Dias.
O objetivo do curso é apresentar um estudo sobre a arte e a cultura do Brasil Império, discutindo as formas que a arte neoclássica e acadêmica assumiu na sociedade do século XIX.
O curso pretende discutir as transformações ocorridas no Brasil com a instalação da corte no Rio de Janeiro, a criação de instituições culturais, a movimentação dos artistas para atender as demandas da família real e da nobreza, a construção da identidade do Império por meio da Academia Imperial de Belas Artes, o papel das imperatrizes, a construção dos palácios e dos monumentos e a difusão da cultura por meio das academias, dos salões, da literatura e da ciência.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Apresentar a arte e a cultura como material reflexivo; Análise, crítica e contextualização de obras de arte; A Arte como um campo interdisciplinar do conhecimento: História, Filosofia, Sociologia, Antropologia, Psicologia, etc.; Escolha de temas específicos para diversos trabalhos; estimular a produção de projetos em que a utilização da arte e da cultura esteja presente.
JUSTIFICATIVA Este curso pretende apresentar novos elementos no tocante a discussão sobre a arte estabelecida pela corte, a composição do patrimônio artístico e cultural do século XIX no Brasil e a construção da memória de um país recém independente. Para isso, é necessário o uso de recursos visuais em sala de aula, combinados com informações e conteúdos consistentes de forma a contribuir com o debate, auxiliando e estimulando os participantes. O curso pretende ainda auxiliar os participantes na escolha de temas específicos para pesquisas posteriores e nas formas de trabalhar este assunto em outros contextos, como a sala de aula para aqueles que são professores. O curso facilitaria o contato dos participantes a uma cultura próxima e imediata, pois levantaria não só os fatos do passado como de sua vivência contemporânea, mostrando a história, a cultura e a arte do Império como sendo co-formadoras da identidade brasileira posterior.
PROGRAMA 13 DE AGOSTO - AULA 1: A Corte no Brasil (1808): as mudanças culturais e socioeconômicas. A Missão Artística Francesa: o Neoclássico e a representação da corte no Brasil. 20 DE AGOSTO - AULA 2: A difusão do saber no período joanino: a Biblioteca Real, o Jardim Botânico e a representação do Brasil pelos viajantes. 27 DE AGOSTO - AULA 3: O I Império, a construção da imagem da Independência, a representação dos heróis e o papel das imperatrizes na constituição de coleções e na etiqueta da corte. 10 DE SETEMBRO - AULA 4: O II Império. D. Pedro II e a Academia Imperial de Belas Artes: a construção do Estado Imperial e os debates sobre a definição de Arte nacional (pintura, paisagem e história, a escultura e os monumentos). O Romantismo. O Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) e o Colégio D. Pedro II. 17 DE SETEMBRO - AULA 5: O II Império. Como ser nobre no Brasil: os salões, os costumes, a moda, os títulos, os brasões e o gosto pela arte. O Brasil e a vida de corte: transformações tecnológicas, arquitetura e as reformas urbanas no século XIX. A cultura do café: aristocracia rural, arquitetura rural e as grandes fazendas do Império. 24 DE SETEMBRO - AULA 6: O final do Império e a Proclamação da República. As revistas e a fotografia no Brasil: a paisagem, a cidade e o retrato. O Realismo.
A QUEM SE DESTINA O conteúdo oferece embasamento para estudiosos de Arte, historiadores, profissionais ligados à literatura e comunicação social, religiosos, pesquisadores, professores que pretendam desenvolver o tema em sala de aula, profissionais de todas as áreas, estudantes universitários e interessados em geral.
PROFESSOR Marcos Horácio Gomes Dias é Doutor em História Social pela PUC-SP; Mestre em História Social pela USP; pós-graduado em Arte e Cultura Barroca pelo Instituto de Filosofia, Arte e Cultura da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e Bacharel em Ciências Sociais pela USP. Tem experiência na área de História e Sociologia, com ênfase em História, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Arte; História do Barroco e do Rococó; Arte e Cultura em Minas Gerais; Neoclássico, Império e século XIX no Brasil; Teoria da Cultura; Patrimônio Histórico; História da Produção da Imagem; Teoria da Comunicação e Realidade Sócio-Econômica e Política Brasileira.
Período: de 13 de agosto a 24 de setembro (sábados) 6 dias de aulas
Horário: 9:30 às 12:30hs (intervalo para o café).
Carga horária: 18 horas
Valor: R$ 430 (parcelado) – R$ 400 à vista
Inscrições: mfatima@museuartesacra.org.br
Informações: (11) 5627.5393
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo
Endereço: Avenida Tiradentes, 676, Luz. Metrô Tiradentes.
Estacionamento gratuito: Rua Jorge Miranda, 43
O objetivo do curso é apresentar um estudo sobre a arte e a cultura do Brasil Império, discutindo as formas que a arte neoclássica e acadêmica assumiu na sociedade do século XIX.
O curso pretende discutir as transformações ocorridas no Brasil com a instalação da corte no Rio de Janeiro, a criação de instituições culturais, a movimentação dos artistas para atender as demandas da família real e da nobreza, a construção da identidade do Império por meio da Academia Imperial de Belas Artes, o papel das imperatrizes, a construção dos palácios e dos monumentos e a difusão da cultura por meio das academias, dos salões, da literatura e da ciência.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Apresentar a arte e a cultura como material reflexivo; Análise, crítica e contextualização de obras de arte; A Arte como um campo interdisciplinar do conhecimento: História, Filosofia, Sociologia, Antropologia, Psicologia, etc.; Escolha de temas específicos para diversos trabalhos; estimular a produção de projetos em que a utilização da arte e da cultura esteja presente.
JUSTIFICATIVA Este curso pretende apresentar novos elementos no tocante a discussão sobre a arte estabelecida pela corte, a composição do patrimônio artístico e cultural do século XIX no Brasil e a construção da memória de um país recém independente. Para isso, é necessário o uso de recursos visuais em sala de aula, combinados com informações e conteúdos consistentes de forma a contribuir com o debate, auxiliando e estimulando os participantes. O curso pretende ainda auxiliar os participantes na escolha de temas específicos para pesquisas posteriores e nas formas de trabalhar este assunto em outros contextos, como a sala de aula para aqueles que são professores. O curso facilitaria o contato dos participantes a uma cultura próxima e imediata, pois levantaria não só os fatos do passado como de sua vivência contemporânea, mostrando a história, a cultura e a arte do Império como sendo co-formadoras da identidade brasileira posterior.
PROGRAMA 13 DE AGOSTO - AULA 1: A Corte no Brasil (1808): as mudanças culturais e socioeconômicas. A Missão Artística Francesa: o Neoclássico e a representação da corte no Brasil. 20 DE AGOSTO - AULA 2: A difusão do saber no período joanino: a Biblioteca Real, o Jardim Botânico e a representação do Brasil pelos viajantes. 27 DE AGOSTO - AULA 3: O I Império, a construção da imagem da Independência, a representação dos heróis e o papel das imperatrizes na constituição de coleções e na etiqueta da corte. 10 DE SETEMBRO - AULA 4: O II Império. D. Pedro II e a Academia Imperial de Belas Artes: a construção do Estado Imperial e os debates sobre a definição de Arte nacional (pintura, paisagem e história, a escultura e os monumentos). O Romantismo. O Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) e o Colégio D. Pedro II. 17 DE SETEMBRO - AULA 5: O II Império. Como ser nobre no Brasil: os salões, os costumes, a moda, os títulos, os brasões e o gosto pela arte. O Brasil e a vida de corte: transformações tecnológicas, arquitetura e as reformas urbanas no século XIX. A cultura do café: aristocracia rural, arquitetura rural e as grandes fazendas do Império. 24 DE SETEMBRO - AULA 6: O final do Império e a Proclamação da República. As revistas e a fotografia no Brasil: a paisagem, a cidade e o retrato. O Realismo.
A QUEM SE DESTINA O conteúdo oferece embasamento para estudiosos de Arte, historiadores, profissionais ligados à literatura e comunicação social, religiosos, pesquisadores, professores que pretendam desenvolver o tema em sala de aula, profissionais de todas as áreas, estudantes universitários e interessados em geral.
PROFESSOR Marcos Horácio Gomes Dias é Doutor em História Social pela PUC-SP; Mestre em História Social pela USP; pós-graduado em Arte e Cultura Barroca pelo Instituto de Filosofia, Arte e Cultura da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e Bacharel em Ciências Sociais pela USP. Tem experiência na área de História e Sociologia, com ênfase em História, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Arte; História do Barroco e do Rococó; Arte e Cultura em Minas Gerais; Neoclássico, Império e século XIX no Brasil; Teoria da Cultura; Patrimônio Histórico; História da Produção da Imagem; Teoria da Comunicação e Realidade Sócio-Econômica e Política Brasileira.
Período: de 13 de agosto a 24 de setembro (sábados) 6 dias de aulas
Horário: 9:30 às 12:30hs (intervalo para o café).
Carga horária: 18 horas
Valor: R$ 430 (parcelado) – R$ 400 à vista
Inscrições: mfatima@museuartesacra.org.br
Informações: (11) 5627.5393
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo
Endereço: Avenida Tiradentes, 676, Luz. Metrô Tiradentes.
Estacionamento gratuito: Rua Jorge Miranda, 43
1º Salão de Artes Visuais de Navegantes
O concurso tem por objeto a seleção de dezessete obras de Artes Visuais Tridimensionais, ou seja, aquelas que podem ser definidas como tendo três dimensões (Altura, Profundidade e Largura), para realização do 1º Salão de Artes Visuais de Navegantes, através da Fundação Cultural de Navegantes.
A seleção é aberta às diferentes linguagens das artes visuais, para obras inéditas restritivamente tridimensionais de artistas, incluindo, assemblage, cerâmica, colagem, escultura, instalação e objeto. Poderão se inscrever pessoas jurídicas de direito privado e pessoas físicas com idade igual ou superior a dezoito anos completos (considerada a data de inscrição), brasileiros natos ou naturalizados, domiciliados no Brasil ou estrangeiros com situação de permanência legalizada e residência comprovada no Brasil até a data de encerramento das inscrições.
Cada artista pode participar com uma obra.
A seleção é aberta às diferentes linguagens das artes visuais, para obras inéditas restritivamente tridimensionais de artistas, incluindo, assemblage, cerâmica, colagem, escultura, instalação e objeto. Poderão se inscrever pessoas jurídicas de direito privado e pessoas físicas com idade igual ou superior a dezoito anos completos (considerada a data de inscrição), brasileiros natos ou naturalizados, domiciliados no Brasil ou estrangeiros com situação de permanência legalizada e residência comprovada no Brasil até a data de encerramento das inscrições.
Cada artista pode participar com uma obra.
CRONOGRAMA
– Inscrições: até 18 de agosto/2016, via Correios
– Taxa de inscrição: não
– Premiação: R$ 1.000 para cada obra selecionada.
– Regulamento + Inscrição: 1º Salão de Artes Visuais de Navegantes
– Inscrições: até 18 de agosto/2016, via Correios
– Taxa de inscrição: não
– Premiação: R$ 1.000 para cada obra selecionada.
– Regulamento + Inscrição: 1º Salão de Artes Visuais de Navegantes
by Editais e Afins |
quinta-feira, 21 de julho de 2016
2nd New York International Miniature Print Exhibition at MGC
2016 CALL FOR ENTRY
THIS IS
2nd New York International
Miniature Print Exhibition
at MGC
at MGC
this is
Submission Deadline: August 15th
this is
Manhattan Graphics Center is holding it's 2nd New York
International Miniature Print Exhibition and we hope you
will participate!
Accepted works will be matted and framed by us and
exhibited from November 1 - December 18, at our
gallery in mid-town Manhattan.
who came to see the show. Please share this opportunity with
your fellow printmaker.
*purchase awards from supply vendors will also be granted
will participate!
this is
This year our juror is David Kiehl, curator of prints at the Whitney Museum of American Art, New York. Kiehl became curator of prints at the Whitney Museum of American Art in 1993. Previously, he was associate curator of prints and illustrated books
at the Metropolitan Museum of Art, where he worked from 1974-92, and a consultant curator for prints, drawings, and posters at the Wolfsonian Foundation in Miami Beach (1993-94).
at the Metropolitan Museum of Art, where he worked from 1974-92, and a consultant curator for prints, drawings, and posters at the Wolfsonian Foundation in Miami Beach (1993-94).
Accepted works will be matted and framed by us and
exhibited from November 1 - December 18, at our
gallery in mid-town Manhattan.
this is
Submissions are uploaded via our website HERE.
this is
Last year, 270 artists from over 35 countries submitted to the exhibition. It was truly an amazing experience for MGC and allwho came to see the show. Please share this opportunity with
your fellow printmaker.
Maximum Size Limit:
Image: 3 in. x 3 in. (7.5 cm. x 7.5 cm.)
Paper: 8 in. x 10 in. (20 cm. x 25 cm.)
Deadline: August 15th
this is
this is
Opening Reception: November 5th, 2016
(held during IFPDA's print week in New York)
this is
1st prize: $500
2nd prize: $300
3rd prize: $200
*purchase awards from supply vendors will also be granted
Top: left to right, prints by: Matilde Montenegro, Roxanne Faber Savage, Nigel Morris,
Sarah Smelser, Paula Pohli, Vladimir Zvev, Franco Marinai, Robin MacFarlan, Heather Wilson.
Sarah Smelser, Paula Pohli, Vladimir Zvev, Franco Marinai, Robin MacFarlan, Heather Wilson.
MANHATTAN GRAPHICS CENTER
250 WEST 40 STREET, FIFTH FLOOR | NYC 10018 | 212-219-8783
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Livros de artista, livros objetos: entre vestígios e apagamentos, com Profª. Ms. Fabiola Notari - SP
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Convocatória INTERFOTO ITU 2016
Convocatória gratuita, aberta a artistas de todas as partes do mundo, tendo por objetivo construir, com os trabalhos selecionados, uma exposição coletiva dentro da programação do festival,em um dos espaços expositivos escolhido pela comissão organizadora junto com o corpo curatorial representado pelo MACS - Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba.
Os 15 melhores trabalhos serão contemplados com uma exposição coletiva. Não há um tema, mas uma proposta de construção fotográfica que busque o fascínio que a fotografia pode despertar, a partir da colocação: “Buscamos saber mais daquilo que nos fascina”.
Estão habilitados a participar da convocatória artistas nacionais e internacionais, residentes ou não no Brasil com idade mínima de dezoito anos. A inscrição será limitada a uma única imagem por artista (dípticos e trípticos serão considerados uma imagem).
CRONOGRAMA
– Inscrições: até 5 de agosto/2016, via online
– Taxa de inscrição: não
– Premiação: exposição coletiva durante o Festival.
– Convocatória + Inscrição: http://bit.ly/ 29WKiSe
– Inscrições: até 5 de agosto/2016, via online
– Taxa de inscrição: não
– Premiação: exposição coletiva durante o Festival.
– Convocatória + Inscrição: http://bit.ly/
by Editais e Afins |
Center for Contemporary Printmaking
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terça-feira, 19 de julho de 2016
Palestra | O Uso das Cores no Cinema - Apresentando: Um Corpo que Cai | Casa Contemporânea - SP
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Convocatória para residência com LA POCHA NOSTRA
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