Museu de Arte Sacra promove um Curso Livre sobre o tema "O Império No Brasil: Neoclássico e Academicismo", com o Prof. Dr. Marcos Horácio Gomes Dias.
O objetivo do curso é apresentar um estudo sobre a arte e a cultura do Brasil Império, discutindo as formas que a arte neoclássica e acadêmica assumiu na sociedade do século XIX.
O curso pretende discutir as transformações ocorridas no Brasil com a instalação da corte no Rio de Janeiro, a criação de instituições culturais, a movimentação dos artistas para atender as demandas da família real e da nobreza, a construção da identidade do Império por meio da Academia Imperial de Belas Artes, o papel das imperatrizes, a construção dos palácios e dos monumentos e a difusão da cultura por meio das academias, dos salões, da literatura e da ciência.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Apresentar a arte e a cultura como material reflexivo;
Análise, crítica e contextualização de obras de arte;
A Arte como um campo interdisciplinar do conhecimento: História, Filosofia, Sociologia, Antropologia, Psicologia, etc.;
Escolha de temas específicos para diversos trabalhos; estimular a produção de projetos em que a utilização da arte e da cultura esteja presente.
JUSTIFICATIVA
Este curso pretende apresentar novos elementos no tocante a discussão sobre a arte estabelecida pela corte, a composição do patrimônio artístico e cultural do século XIX no Brasil e a construção da memória de um país recém independente. Para isso, é necessário o uso de recursos visuais em sala de aula, combinados com informações e conteúdos consistentes de forma a contribuir com o debate, auxiliando e estimulando os participantes. O curso pretende ainda auxiliar os participantes na escolha de temas específicos para pesquisas posteriores e nas formas de trabalhar este assunto em outros contextos, como a sala de aula para aqueles que são professores. O curso facilitaria o contato dos participantes a uma cultura próxima e imediata, pois levantaria não só os fatos do passado como de sua vivência contemporânea, mostrando a história, a cultura e a arte do Império como sendo co-formadoras da identidade brasileira posterior.
PROGRAMA
13 DE AGOSTO - AULA 1: A Corte no Brasil (1808): as mudanças culturais e socioeconômicas. A Missão Artística Francesa: o Neoclássico e a representação da corte no Brasil.
20 DE AGOSTO - AULA 2: A difusão do saber no período joanino: a Biblioteca Real, o Jardim Botânico e a representação do Brasil pelos viajantes.
27 DE AGOSTO - AULA 3: O I Império, a construção da imagem da Independência, a representação dos heróis e o papel das imperatrizes na constituição de coleções e na etiqueta da corte.
10 DE SETEMBRO - AULA 4: O II Império. D. Pedro II e a Academia Imperial de Belas Artes: a construção do Estado Imperial e os debates sobre a definição de Arte nacional (pintura, paisagem e história, a escultura e os monumentos). O Romantismo. O Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) e o Colégio D. Pedro II.
17 DE SETEMBRO - AULA 5: O II Império. Como ser nobre no Brasil: os salões, os costumes, a moda, os títulos, os brasões e o gosto pela arte. O Brasil e a vida de corte: transformações tecnológicas, arquitetura e as reformas urbanas no século XIX. A cultura do café: aristocracia rural, arquitetura rural e as grandes fazendas do Império.
24 DE SETEMBRO - AULA 6: O final do Império e a Proclamação da República. As revistas e a fotografia no Brasil: a paisagem, a cidade e o retrato. O Realismo.
A QUEM SE DESTINA
O conteúdo oferece embasamento para estudiosos de Arte, historiadores, profissionais ligados à literatura e comunicação social, religiosos, pesquisadores, professores que pretendam desenvolver o tema em sala de aula, profissionais de todas as áreas, estudantes universitários e interessados em geral.
PROFESSOR
Marcos Horácio Gomes Dias é Doutor em História Social pela PUC-SP; Mestre em História Social pela USP; pós-graduado em Arte e Cultura Barroca pelo Instituto de Filosofia, Arte e Cultura da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e Bacharel em Ciências Sociais pela USP. Tem experiência na área de História e Sociologia, com ênfase em História, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Arte; História do Barroco e do Rococó; Arte e Cultura em Minas Gerais; Neoclássico, Império e século XIX no Brasil; Teoria da Cultura; Patrimônio Histórico; História da Produção da Imagem; Teoria da Comunicação e Realidade Sócio-Econômica e Política Brasileira.
Período: de 13 de agosto a 24 de setembro (sábados)
6 dias de aulas
Horário: 9:30 às 12:30hs (intervalo para o café).
Carga horária: 18 horas
Valor: R$ 430 (parcelado) – R$ 400 à vista
Inscrições: mfatima@museuartesacra.org.br
Informações: (11) 5627.5393
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo
Endereço: Avenida Tiradentes, 676, Luz. Metrô Tiradentes.
Estacionamento gratuito: Rua Jorge Miranda, 43
Nenhum comentário:
Postar um comentário