concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

terça-feira, 17 de junho de 2014

41º Salão Internacional de Humor de Piracicaba recebe inscrição até julho



As obras gráficas poderão ser enviadas pelos Correios até dia 18 de julho.
Evento dará R$ 51,5 mil em prêmios; evento será aberto em 23 de agosto.

As inscrições para a 41ª edição do Salão Internacional de Humor de Piracicaba (SP) estão abertas até o dia 18 de julho. A abertura do evento está marcada para 23 de agosto, quando obras de arte gráfica de participantes do mundo todo serão exibidas no Engenho Central. A premiação nesta edição foi elevada para R$ 51,5 mil, divididos em várias categorias. O regulamento para a inscrição está no site www.salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br.

Conforme informações do Centro Nacional de Humor Gráfico (Cedhu), os artistas vão concorrer nas categorias cartum, charge, caricatura e tirinhas ou histórias em quadrinhos. Além destas categorias, haverá ainda prêmio oferecidos por instituições, empresas e o Grande Prêmio Salão de Humor de Piracicaba, no valor de R$ 10 mil.

Segundo Eduardo Grosso, que é desenhista gráfico do Cedhu, a premiação em dinheiro é muito importante e reforça a visibilidade do Salão, que é responsável por revelar artistas como Angeli, Chico Caruso e Laerte. "O Salão é o mais tradicional do país e projeta os artistas que participam dele. É um atestado de qualidade", disse Grosso.
História
Fundado em 1974, o Salão Internacional de Humor de Piracicaba surgiu como forma de protesto contra a ditadura militar e resultou da junção de um grupo de jornalistas, artistas e intelectuais da cidade. A criação do Salão teve apoio de cartunistas como Millôr Fernandes, Zélio, Ziraldo, Jaguar e Fortuna. No ano passado, a 40ª edição foi a maior da  história, com exposição de 442 obras, feitas por artistas de 64 países.

Serviço
O que: Inscrições para o Salão Internacional de Humor de Piracicaba
Quando: até 18 de julho
Onde: pelos Correios (Avenida Maurice Allain, 454, caixa postal 12, CEP 13.405-123, Piracicaba, SP) e pela internet no sitewww.salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br
Informações: no site do Salão de Humor ou pelo telefone (19) 3403-2615.

Fonte: G1 Piracicaba e Região - 03/06/2014

Itaú Cultural abre convocatória para projetos gráficos urbanos e workshop



O Itaú Cultural está com inscrições abertas até 18/07/14 para trabalhos no campo do design gráfico que tenham a cidade como tema, suporte ou discurso. Os projetos selecionados integrarão a mostra “Cidade Gráfica: Design no Brasil Hoje”, com curadoria dos designers Celso Longo, Daniel Trench e Elaine Ramos, marcada para novembro próximo. As inscrições devem ser feitas por meio do site www.itaucultural.org.br/cidadegrafica. A proposta da convocatória é ressaltar práticas no âmbito do design visual que colaborem na reflexão sobre a cidade – suas especificidades, complexidades e problemáticas – de uma perspectiva crítica, criativa ou poética. São válidos trabalhos para clientes reais, produzidos no circuito comercial ou institucional, e também pesquisas, práticas alternativas, plataformas críticas ou atuações políticas que ultrapassem ou questionem as fronteiras convencionais da atuação profissional do designer. Podem concorrer os artistas residentes no Brasil, não importando a nacionalidade. A curadoria aceita projetos já executados desde que tenham sido realizados no máximo até cinco anos atrás. Ainda na área do design, o Itaú Cultural está com inscrições abertas até 13/06/14, para o workshop “A Interpretação de Imagens: Interações e Sentidos, ministrado pelo designer ítalo-suíço Bruno Monguzzi, entre 14 e 18/07, das 9h30 às 19h. Esta oficina é uma prévia para o congresso AGI Open, que acontecerá em agosto no Auditório Ibirapuera, equipamento cultural gerido pelo instituto. No fim de julho, o instituto inaugura a “Ocupação Aloísio Magalhães”, considerado um dos pioneiros na introdução do design moderno no Brasil, tendo ajudado a fundar a primeira escola superior de design neste país, a Escola Superior de Desenho Industrial do Rio de Janeiro (ESDI). | Mais informações: Itaú Cultural Cerqueira César: av. Paulista, 149, estação Brigadeiro do Metrô, tels. (11) 2168-1700 / 1777. Ter. a sex., 9h/20h; sáb. e dom., 11h/20h. http://novo.itaucultural.org.br

Fonte: Mapa das Artes

Belo Horizonte lança edital Descentra Cultura


A Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte (MG) lançou na última semana o edital Descentra Cultura, com o objetivo de democratizar o acesso aos recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. O edital terá investimento inicial de R$ 1 milhão, provenientes do Fundo Municipal de Cultura.
Serão financiados 50 projetos de até R$ 20 mil. A execução desses projetos e de suas respectivas contrapartidas deverão ser realizadas nos próprios Centros Culturais ou no seu entorno. A contrapartida é que o autor do projeto financiado ofereça uma oficina ou uma apresentação artística num dos espaços culturais da FMC.
Uma novidade neste ano é um curso de 12 horas que será oferecido para os selecionados, com o objetivo de ajudá-los a gerir o recurso aprovado.
As inscrições ficam abertas de 1 a 18 de julho.
Clique aqui para acessar o edital.
*Com informações do site da Prefeitura de Belo Horizonte

Fonte: Cultura e Mercado

Iphan seleciona artigos para Revista do Patrimônio



O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) seleciona artigos inéditos para a publicação no 35º número da Revista do Patrimônio, que terá como tema “Patrimônio Cultural: Brasil, América do Sul e África: interfaces e circulação de saberes, práticas, estratégias e políticas patrimoniais”.
A revista será publicada em português e espanhol. O trabalho faz parte da cooperação Sul/Sul, desenvolvida pelo Centro Lucio Costa (CLC), em parceria com os países africanos de língua portuguesa e sul-americanos de língua espanhola.
Os artigos podem ser enviados até 15 de julho. Serão selecionados cinco de autoria de servidores do Iphan e cinco de autoria de pesquisadores ou especialistas sem vínculo com a instituição. Os artigos devem abordar questões relacionadas à preservação e valorização do patrimônio cultural e seus reflexos em nossa sociedade e que sirvam de referência para o seu estudo e pesquisa.
Os interessados devem enviar artigos inéditos, redigidos em língua portuguesa ou espanhola, para o e-mail daf@iphan.gov.br, em formato Word, com arquivos intitulados da seguinte maneira: NOME DO AUTOR – Revista do Patrimônio nº 35.
Clique aqui para acessar o edital com todas as condições de participação.
*Com informações do site do MinC

Fonte: Cultura e Mercado

Encontro de pesquisa em cultura seleciona trabalhos



O Programa de Pós-Graduação em Cultura e Territorialidades da Universidade Federal Fluminense (PPCULT/UFF), o Setor de Pesquisa de Políticas Culturais da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) e o Observatório de Economia Criativa do Rio de Janeiro (OBEC-RJ), estão convidando pesquisadores de todo país para participar do II Encontro Brasileiro de Pesquisa em Cultura, que acontece de 15 a 17 de outubro.

O encontro está aberto a todos os que fazem pesquisa sobre cultura, dentro e fora das universidades. Haverá mesas redondas, rodas de pesquisadores e sessões coordenadas de apresentação de trabalhos, reunindo pesquisadores acadêmicos de todos os níveis, agentes culturais e gestores públicos que desenvolvam investigações no campo da cultura, na Casa de Rui Barbosa (Rua São Clemente, 134 – Botafogo) e no IACS-UFF (Rua Lara Vilela, 126 – São Domingos – Niterói).

Os trabalhos deverão ser submetidos de acordo com os seguintes grupos de trabalho: Espaços e práticas culturais; Teorias da cultura; Cultura e territórios; Cultura e juventude; Cultura e identidade; Cultura e relações internacionais; Políticas culturais; Financiamento e sustentabilidade da cultura; Economias da cultura; Linguagens artísticas; Cultura e educação; Diversidade cultural; Cultura e desenvolvimento; Gestão e instituições; Mediações; Manifestações culturais tradicionais; Patrimônio Cultural; Cultura e comunicação; Cultura e religião; e Economia criativa.

As propostas devem ser encaminhadas até o dia 15 de julho. A divulgação dos selecionados será feita no dia 11 de agosto.
Mais informações no site www.pesquisaemcultura.uff.br.

Fonte: Cultura e Mercado

Seleção de Projetos Culturais | Caixa Econômica Federal | 2015/2016



A Caixa Econômica Federal recebe até 07/07/14 inscrições de projetos culturais a serem realizados em 2015. Os interessados devem se inscrever através do site www.programasculturaiscaixa.com.br em quatro programas culturais da Caixa: Ocupação dos Espaços da Caixa Cultural - Brasília, Curitiba, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo; Apoio ao Artesanato Brasileiro; Apoio a Festivais de Teatro e Dança; e Apoio ao Patrimônio Cultural Brasileiro Biênio 2015/2016.
O Programa de Ocupação dos Espaços da Caixa Cultural vai selecionar projetos para compor a programação em Brasília, Curitiba, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, no período compreendido entre os meses de março de 2015 e fevereiro de 2016, podendo ser estendido até fevereiro de 2017, em caso de projetos itinerantes (aqueles realizados em mais de uma Unidade). O valor máximo de patrocínio, por cidade solicitada, é de R$ 300 mil.
Cada proponente pode apresentar até dez projetos, podendo cada um ser realizado em uma ou mais cidades com Caixa Cultural. Serão aceitos projetos de artes visuais (fotografia, escultura, pintura, gravura, desenho, instalação, videoinstalação, intervenção e novas tecnologias ou performances); teatro (contemporâneo, físico, circo-teatro, performance de palco, etc.); dança (contemporânea, clássica, dança-teatro, etc.); música e cinema. Poderão ser apresentados ainda, projetos para palestras, encontros, cursos, oficinas e lançamento de livros.
O Programa Caixa de Apoio ao Artesanato Brasileiro vai selecionar projetos que visem ao desenvolvimento de comunidades artesãs e à valorização do artesanato tradicional brasileiro. O projeto pode contemplar uma ou mais unidades produtivas, ainda que em municípios ou localidades diferentes, e cada proponente pode apresentar um único projeto. O valor máximo concedido será de R$ 50 mil.
O Programa Caixa de Apoio ao Patrimônio Cultural Brasileiro selecionará projetos que visem assegurar a democratização do acesso, a preservação do patrimônio cultural do país, a promoção de ações de arte-educação e de programação cultural em museus. O Programa beneficiará instituições museológicas nacionais. Cada proponente pode apresentar um único projeto e o valor máximo concedido será de R$ 400 mil.
Mais informações e inscrições: www.programasculturaiscaixa.com.br

                                                                                                              
CRONOGRAMA                                                                                     
Término das inscrições
07 de Julho de 2014

Fonte: Mapa das Artes

Seleção de projetos de exposição 2014/2015 | Memorial Minas Gerais Vale


O Memorial Minas Gerais Vale recebe, até 30/06/14, inscrições de artistas mineiros interessados em ocupar as galeria do museu. Podem se inscrevre apenas artistas mineiros com até 35 anos. Os selecionados recebem bolsa de R$ 7 mil (sete mil reais) cada, além dos custos de montagem e divulgação. Os artistas do interior recebem ainda custo de passagem terrestre. 

Confira o regulamento: 

1. Apresentação: 
Como parte das políticas culturais do Memorial Minas Gerais Vale lança-se esse edital voltado para artistas residentes em Minas Gerais para ocupação das Salas de Exposição 01 e 02 (ver planta e detalhes técnicos em anexo) durante o período de 2014 - 2015.
 O Memorial Vale irá oferecer o espaço para a ocupação de artistas em início de carreira, dando-lhes visibilidade dentro de um conjunto de ações de apoio à produção artística contemporânea. 
2. Do objeto: 
2.1. O presente edital visa selecionar até 04 (quatro) propostas expositivas para ocupação das salas de Exposição 01 e 02 do Memorial Minas Gerais Vale. As propostas poderão se destinar a ocupar qualquer uma das duas salas ou ambas simultaneamente. 
2.2. As propostas selecionadas pela comissão de seleção terão os custos de transporte das obras, montagem, divulgação (impressa e eletrônica) e atividades de apoio (folder-catálogo, encontro com o artista, abertura e educativo) garantidas pelo Memorial Minas Gerais Vale, além de receberem um prêmio no valor de R$ 7.000,00 (sete mil reais), deduzidos os tributos previstos na legislação em vigor. Os valores serão pagos a todos os artistas selecionados em até dez dias úteis após a abertura de cada uma das exposições. 
2.3. Os artistas não residentes em Belo Horizonte terão suas despesas de viagem, alimentação e hospedagem garantidas pelo Memorial Minas Gerais Vale por períodos de tempo negociados e determinados (durante a montagem, abertura da exposição e desmontagem). 
2.4. As propostas selecionadas ficarão em exposição pelo período de aproximadamente dois meses.

2.5. As inscrições poderão ser feitas de 05 de maio a 30 de junho de 2014. 
3. Das condições de participação: 
3.1. Poderão se inscrever artistas individuais ou em grupo, residentes ou nascidos no Estado de Minas Gerais a partir de 1979 com propostas artísticas inéditas em pintura, desenho, vídeo, instalações e fotografias ou em qualquer outro suporte, formato ou linguagem. 
3.2. São permitidas as inscrições de propostas de grupos de artistas cuja produção tenha autoria coletiva. No entanto, não serão aceitas exposições coletivas formadas por obras de dois ou mais artistas que trabalhem e assinem suas obras separadamente. 
3.3. Os grupos deverão se inscrever apontando o nome, idade e local de nascimento de todos os integrantes, indicando um deles como responsável. 
3. 4 Cada proponente poderá enviar apenas uma proposta de exposição. 
4. Das inscrições: 
4.1. Envio pelos correios da ficha de inscrição preenchida e assinada (disponível no site do Memorial no endereço: www.memorialvale.com.br) com os seguintes documentos anexos:

a. Currículo com identificação, formação acadêmica e atividades artístico-culturais desenvolvidas, com endereço, telefone, site (ou outro meio digital, se houver) e e-mail de contato. No caso de coletivos deverão constar os currículos de cada membro do grupo, bem como as atividades desenvolvidas em conjunto. 
b. Cópia de carteira de identidade e comprovante de residência atual, datado de 2014. Para os coletivos exige-se que pelo menos um dos integrantes resida em Minas Gerais. 
c. Portfolio: documentação (impressa ou digital) contendo imagens de trabalhos recentes, identificados com nome do artista, título da obra, data, dimensões e demais informações necessárias para a plena compreensão da proposta. As obras em vídeo ou interativas deverão ser enviadas em DVD 
deverão trazer a indicação de 
como usá-los (software, plataforma ou modo de instalação). d. Proposta contendo:

a. Fotografias ou imagens de obras que vão integrar a exposição, que podem ser complementadas por desenhos técnicos ou esquemas (impressos ou digitais) que facilitem a compreensão da proposta encaminhada on line.

b. Croqui com proposta de ocupação (impresso ou digital) indicando o local, modo de exposição dos trabalhos assim como suas identificações, tendo em vista as características do espaço físico e as questões conceituais que envolvem as propostas. Além disso, apontar a previsão de duração da montagem.

c. Documentação complementar sobre o artista e/ou coletivo como cópias de catálogos, textos ou reportagens.

d. Se impressa, a proposta não poderá exceder o formato A4. Se for documentação digital deverá ser enviada em CD ou DVD seguida da lista dos arquivos incluídos e de instruções de uso e/ou instalação.

4.2. A proposta deverá ser entregue no Memorial Minas Gerais Vale ou enviada pelos correios, junto com a ficha de inscrição e a documentação com data de postagem válida até o ú fz“EMMG” dirigido a:

Memorial Minas Gerais Vale
 Praça da Liberdade, s/no esquina com rua Gonçalves Dias - 30140-010 – Funcionários - Belo Horizonte – MG
4.3. Serão rejeitadas as propostas que não estejam de acordo com os documentos e especificações solicitadas nesse edital. 
5. Seleção dos trabalhos: 
5.1. As propostas serão escolhidas por uma comissão de seleção composta por especialistas 
da área e integrantes do Memorial Minas Gerais Vale.

a. A comissão de seleção se reserva o direito de reordenar a proposta da exposição alterando o número de trabalhos a serem expostos ou qualquer outro recorte que seja necessário, dentro das propostas enviadas, para a melhor conformação da exposição ao espaço. Essas alterações serão construídas em diálogo com os artistas, mas a decisão da comissão será soberana. A montagem da exposição será discutida caso a caso com os artistas selecionados. 
5.2. A devolução da documentação enviada será feita pelos correios; para tanto, o proponente precisará incluir um envelope devidamente selado e identificado. Para os proponentes que não enviarem o envelope de retorno, as propostas poderão ser retiradas no Memorial Minas Gerais Vale até 30 dias após a divulgação do resultado. Posteriormente, serão destruídas 
5.3. Quaisquer dúvidas, divergências ou situações não previstas neste edital serão apreciadas e decididas pela equipe do Memorial Minas Gerais Vale. 
6. Direito de Uso de Imagem 
6.1. Fica reservado ao Memorial Minas Gerais Vale, à Fundação Vale e à Vale S.A. o direito de uso de imagem das obras expostas, para divulgação, interna ou externa. 
7. Informações 
7.1. Para mais informações entrar em contato pelo e-mail: edital@memorialvale.com 
Fica eleito o Foro Central da Cidade de Belo Horizonte como competente para resolver quaisquer controvérsias relativas ou decorrentes deste Edital, com renúncia expressa a qualquer outro por mais privilegiado que seja.
Mais informações: 
Memorial Minas Vale 
Praça da Liberdade, 435, tel. (31) 3308-4008. Ter., qua., sex., e sáb., 10h/17h30; Qui., 10h/21h30; Dom., 10h/15h30. www.memorialvale.com.br

                                                                                                              
CRONOGRAMA                                                                                     
Término das inscrições
30 de Junho de 2014                                                                             

Fonte: Mapa das Artes

Prêmio A Casa - Museu do Objeto Brasileiro | 2014



A Casa - Museu do Objeto Brasileiro recebe até 11/07/14 inscrições em quatro categorias do design para a 4ª edição do prêmio A Casa. O regulamento e a ficha de inscrição podem ser acessados através do site: www.acasa.org.br/premio. Os prêmios variam de valores entre R$1.500,00 à R$ 10.000,00, conforme a classificação. 

As categorias contempladas no prêmio são: 

• Categoria 1 - Objeto de Produção Autoral 
Objetos contemporâneos que refletem o encontro do artesanato com o design, produzidos de forma artesanal ou semiartesanal e concebidos por profissionais, artesãos ou micro/pequenas empresas. 

• Categoria 2 - Objeto de Produção Coletiva 
Objetos contemporâneos que refletem o encontro do artesanato com o design, produzidos de forma artesanal ou semiartesanal e concebidos por grupos de artesãos, comunidades, associações ou cooperativas em 
colaboração, ou não, com profissionais – consultores, designers, arquitetos, artistas, entre outros. Somente poderão ser inscritos nesta categoria objetos produzidos e atribuídos a comunidades/associações/cooperativas. 

• Categoria 3 – Ação Socioambiental 
Projetos bem-sucedidos, desenvolvidos por instituições, cooperativas, associações, empresas, universidades e organizações, com foco na responsabilidade socioambiental (geração de renda, reutilização e 
reciclagem, desenvolvimento sustentável e inclusão social) e que geram produtos frutos do encontro do artesanato com o design. Nesta categoria serão avaliados os projetos de maneira geral e não apenas os objetos 
resultantes da ação. 

• Categoria 4 – Textos 
Artigos, ensaios, reportagens, dissertações, teses e livros, publicados ou não, sobre a relação entre artesanato e design. 

Mais informações: 
Pinheiros: r. Cunha Gago, 807, tel. (11) 3814-9711. Seg. a sex., 10h/19h; sáb., 12h/16h. www.acasa.org.br | premio@acasa.org.br

                                                                                                              
CRONOGRAMA                                                                                     
Término das inscrições
11 de Julho de 2014                                                                              


Fonte: Mapa das Artes

Caxias do Sul oferece financiamento para projetos de arte e cultura no RS



Inscrições estão abertas até o dia 10 de julho de 2014.
Valor máximo do investimento da prefeitura no edital é de R$ 35 mil.

A Prefeitura de Caxias do Sul, na Serra do Rio Grande do Sul, abriu as inscrições para o Financiamento de Arte e Cultura (Financiarte). De acordo com o edital, o valor máximo para crédito é de R$ 35 mil. O material deve ser entregue na Secretaria de Cultura do município até o dia 10 de julho.
Os formulários estão disponíveis no site da prefeitura. Após o devido preenchimento, os projetos culturais deverão ser inscritos no Departamento de Fomento à Cultura da Secretaria (Estação Férrea - Rua Augusto Pestana, 50, Bairro São Pelegrino), das 9h às 12h e das 13h30min às 16h30min.
O Comitê Assessor do Financiarte vai coodenar reuniões de orientação sobre a legislação, funcionamento e a apresentação dos projetos nos dias 2 e 30 de junho. Se ainda assim, esclarecimentos forem necessários, o Departamento de Fomento à Cultura disponibilizará atendimento no horário das 13h30min às 16h30min até o dia 9 de julho.

Fonte: G1 RS - 28/05/2014

SABBART - Salão Brasileiro de Belas Artes de Ribeirão Preto (SP)



O 23º SABBART - Salão Brasileiro de Belas Artes de Ribeirão Preto (SP) rtecebe inscrições até 31/07/14. A mostra dos selecionados ocorre entre 23/10 e 28/11/2014, na Casa da Cultura / Galeria Leonello Berti. 
Confira o regulamento: 
Regulamento / 2014 
1. A Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, através da Secretaria Municipal da Cultura e da Coordenadoria de Artes Visuais, torna público que se encontram abertas de 14/04 a 05/06/2014 as inscrições para o 39° SARP - Salão de Arte de Ribeirão Preto Nacional-Contemporâneo, a realizar-se de 08/08 a 21/09/2014, no MARP - Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi. 
DAS INSCRIÇÕES 
2. Podem inscrever-se no 39° SARP artistas de todo o Brasil e estrangeiros residentes no país há mais de três anos, mesmo que não tenham realizado nenhuma exposição individual. 2.1. As inscrições poderão ser feitas de 14/04 a 05/06/2014 no MARP - Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi, Rua Barão do Amazonas, 323, Cep. 14010-120, Ribeirão Preto-SP, fone (16) 3635 2421. As inscrições poderão ser feitas pessoalmente no MARP, de terça a sexta-feira das 09:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:00 horas e também via correio (Sedex) atentando para data final de postagem – dia 05/06/2014. 2.2. Serão aceitas inscrições individuais e coletivas em todos os campos das artes visuais. 2.3. As obras inscritas deverão ser recentes com produção a partir de 2012. 
DA SELEÇÃO 
3. A seleção dos trabalhos será feita em duas etapas: pré-seleção – através de dossiês; e seleção e premiação – mediante as obras originais, que ainda poderão ser recusadas pela Comissão de Seleção e Premiação. 3.1. A pré-seleção será feita no dia 24/06/2014, através da apreciação de dossiês, por uma Comissão de Seleção e Premiação designada pela Comissão Organizadora do 39° SARP. A seleção e premiação serão realizadas no dia 21/07/2014. 3.2. Os dossiês deverão obedecer as seguintes especificações: 3.2.1. Os dossiês deverão ser enviados em envelope com o nome completo do remetente, endereçado ao MARP - Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi, Rua Barão do Amazonas, 323, Cep. 14010-120, Ribeirão Preto-SP. Os artistas residentes fora do município de Ribeirão Preto deverão remeter também envelope avulso já sobrescrito para a devolução (não-selado), bem como o termo de compromisso devidamente preenchido e assinado. 3.2.2. Não serão aceitos dossiês maiores que o formato A4 ou ofício. 3.2.3. Os dossiês dos inscritos deverão conter imagens de, no mínimo, 05 (cinco) trabalhos recentes do artista, com as identificações necessárias, tais como: nome do artista, título, ano de produção, técnica e dimensões das obras, localizadas na horizontal inferior das bases onde serão apresentadas as imagens. O dossiê deverá ser enviado em folhas soltas (não-encadernado) para melhor apreciação da Comissão de Seleção e Premiação. 3.2.4. Para inscrições em instalação, os artistas poderão apresentar um único projeto, que deverá conter memorial descritivo (texto, ilustrações, especificações e detalhamento da montagem ou maquete). Para a seleção em 21/07/2014, o artista deverá montar a instalação entre os dias 16/07 e 18/07/2014 e fornecer todo o material necessário. Os projetos de performance ou vídeo deverão ser apresentados em DVD. 3.2.5. Todos os dossiês deverão conter dados curriculares com a identificação do artista, formação artística e atividades culturais, endereço completo, telefone para contato e e-mail. 3.2.6. Apresentar documentação sobre a obra do artista, como catálogos, textos ou impressos em geral etc. Obs.: Este item não é condição obrigatória para o artista se inscrever no 39° SARP. 3.2.7. Caso os dossiês não correspondam às especificações anteriormente indicadas, poderão ser recusados. 3.3. Após a pré-seleção, baseada nos dossiês, todos os artistas pré-selecionados serão comunicados do resultado parcial do salão. Os artistas pré-selecionados deverão entregar as obras originais até 14/07/2014, no MARP - Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi, Rua Barão do Amazonas, 323, Cep. 14010-120, Ribeirão Preto-SP, fone (16) 3635 2421. As obras originais passarão por nova seleção (podendo ainda ser recusadas) e premiação. 
DA EXPOSIÇÃO 
4. A exposição coletiva realizar-se-á de 08/08 a 21/09/2014 e dela participarão os artistas selecionados no 39° SARP. Caberá à coordenação do 39° SARP, em comum acordo com a Comissão Organizadora, o plano de execução da montagem da mostra. 4.1. A Comissão Organizadora poderá propor e realizar exposições paralelas ao 39° SARP. 4.2. Os trabalhos selecionados que necessitem de equipamentos, como DVD, monitor TV, som e outros, estes deverão ser fornecidos pelos artistas durante o período do salão, bem como a manutenção dos mesmos. 
DAS OBRIGAÇÕES DOS PARTICIPANTES 
5. Aos participantes caberão as seguintes obrigações: 5.1. Preencher e assinar o termo de compromisso da exposição (em anexo), que deverá ser remetido junto com o dossiê. 5.2. Entregar as obras e material informativo necessário dentro dos prazos estipulados pela Comissão Organizadora do 39° SARP. 5.3. Assumir as despesas referentes ao transporte de envio e retorno, embalagem e seguro das obras. 5.4. O participante deverá retirar as obras no prazo máximo de 30 (trinta) dias após o término do salão, ou solicitar por escrito neste mesmo prazo, a devolução das obras com frete a cobrar. Terminado este prazo, o MARP estará isento de responsabilidade sobre as obras, dando-lhes o destino que lhe convier. 
DAS OBRIGAÇÕES DO 39° SARP 
6. Ao 39° SARP caberá: 6.1. Devolver pelo correio os dossiês dos artistas não-residentes em Ribeirão Preto. 6.2. Fornecer catálogo do evento, divulgação através da Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal da Cultura, montagem e desmontagem da exposição. 6.3. Devolver com frete a pagar, as obras dos participantes que solicitarem a devolução, nas mesmas condições de recebimento, no prazo máximo de 60 (sessenta) dias após o término do salão. 6.4. O salão não se responsabilizará por danos que os trabalhos e equipamentos enviados venham a sofrer durante o transporte e o período de exposição, cabendo aos artistas assegurá-los contra danos e riscos de qualquer natureza. 
PREMIAÇÃO 
7. Serão outorgados 03 (três) prêmios aquisitivos, sendo que os três artistas premiados estarão automaticamente agendados para uma exposição (Individuais Simultâneas ou Coletiva) no MARP - Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi, no primeiro semestre de 2015. 7.1. Os três prêmios aquisitivos serão denominados da seguinte forma: 7.1.1. Prêmio Cidade de Ribeirão Preto (R$ 8.000,00) 7.1.2. Prêmio Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto (R$ 8.000,00) 7.1.3. Prêmio Leonello Berti (R$ 8.000,00) 7.2. Dos valores dos prêmios acima, será retido na fonte o Imposto de Renda. 7.3. Os artistas premiados receberão os prêmios na abertura do salão. 7.4. A exposição dos premiados em 2015 poderá contar com a execução de um folder, programação visual e divulgação. Caberá exclusivamente à Coordenadoria de Artes Visuais, a curadoria e elaboração do plano de montagem da exposição no Museu de Arte, assim como a programação visual e arte-final do material gráfico. 7.5. Poderão ainda ser conferidos outros prêmios, aquisitivos ou não. 7.6. Os prêmios aquisitivos passarão a integrar o acervo público municipal, sob a tutela do MARP - Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi. Caberá ao poder público fazer o uso das imagens ou reprodução das mesmas, se julgar necessário, para fins institucionais ou não. 7.7. A Comissão de Seleção e Premiação é soberana em suas decisões. Os casos omissos serão apreciados pela Comissão Organizadora. 

Mais informações: MARP - Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi Rua Barão do Amazonas, 323, Ribeirão Preto (SP), tel. (16) 3635-2421. www.marp.ribeiraopreto.sp.gov.br

                                                                                                               
CRONOGRAMA                                                                                     
Término das inscrições31 de Julho de 2014                                                                               

Fonte: Mapa das Artes