concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

segunda-feira, 6 de setembro de 2021

Suspensio: An Interruption in Time - Josely Carvalho

Casa de Fragrância se une a artista Josely Carvalho para instalação olfativa no Olfactory Art Keller

 O período de suspensão de planos, projetos e sonhos causado pela pandemia é a inspiração para a instalação olfativa e escultórica da artista multissensorial Josely Carvalho, batizada de Suspensio: An Interruption in Time. Em parceria com a Givaudan do Brasil, a exposição estará em exibição de 2 de setembro a 2 de outubro no Olfactory Art Keller — primeira galeria de arte olfativa de New York.

Suspensio foi concebida e criada durante o período de quarentena. Para a instalação, a galeria será imersa por uma luz azul profunda e exalará quatro cheiros inseridos em ramos de vidro soprado e de garras e ninhos vazios rodeados de vinhas secas suspensos no ar. Os cheiros Toca, Incenso II, Vazio Suspensão foram criados pela artista em colaboração com o perfumista Leandro Petit, da Givaudan do Brasil.

“Vivemos no momento de uma crise político, ambiental, sanitário e social. A pandemia interrompeu o ritmo da vida cotidiana, colocando-nos todos em um estado de suspensão. O risco de um vírus invisível, agitação política, desastres ambientais e injustiça racial em ambos os meus países, no Estados Unidos e no Brasil, levaram-me a encontrar refúgio no meu jardim. Eu assisti selvagens pássaros comerem dos arbustos e voar ao ar livre. Eu me concentrei nos contornos dos galhos das árvores, cheirei o verde fresco após a chuva e aroma fermentado de flores de lantana perto da minha janela ”, conta Josely sobre sua inspiração.

O cheiro Toca é um perfume animálico, feito de notas escuras que nos transporta para dentro do ninho protetor da terra. Incenso II traz à mente o frescor das florestas e da resina das árvores. O Vazio interpreta o desconforto de se sentir deslocado no espaço e no tempo. Suspensão é a dualidade de ser encasulado enquanto enfrenta perigo e risco.

No universo de Suspensio há um convite para uma tranquilidade meditativa em meio à incerteza e ao medo. “Cheiro é meditação, se você não tem calma e paz você não consegue ir na profundidade do cheiro”, completa a artista.

Ao longo da exposição, terão vários eventos abertos ao público, incluindo três “Caminhadas Olfativas” com a artista, onde o público é convidado a vincular o odor à memória e ao lugar, usando o nariz como um guia para o bairro circundante da galeria, que fica em Chinatown. Os visitantes também poderão participar da instalação Smell Flasks, de Josely, que desde 2012, arquiva mais de 2.500 frascos com perfumes contendo uma representação visual de um cheiro.

Visite o catálogo virtual da exposição em joselycarvalho.com/suspensiocatalog

 

Sobre Josely Carvalho

 

Josely Carvalho é uma artista visual e multissensorial, poetisa e ativista que vive e atua no Rio de Janeiro e na cidade de Nova York. Nas últimas cinco décadas, ela reuniu um corpo de trabalho em uma ampla gama de mídia que dá voz eloquente à questões de memória, identidade e justiça social, enquanto desafia consistentemente o fronteiras entre artista e público e entre política e arte.

Sobre a parceria com a Givaudan do Brasil

 

As pesquisas da artista ligadas ao olfato datam dos anos 80. Há 12 anos iniciou, com o apoio da Givaudan do Brasil, a criação de cheiros conceituais. Recentemente, apresentou três exposições com essa abordagem. Diário de Cheiros: Teto de Vidro, em 2018, no Museu de Arte Contemporânea MAC/USP; em 2019, Diário de Cheiros: Affectio, no Museu Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro, e no mesmo ano Diário de Cheiros: Anoxia no Harvestworks em Nova York. Também em 2019 recebeu em Amsterdam o prêmio internacional Art and Olfaction Sadakichi Award, na categoria obra olfativa experimental, com a instalação Resiliência, segmento da exposição Teto de Vidro. Os cheiros que compõem a instalação foram desenvolvidos em parceria com Leandro Petit, perfumista da Givaudan do Brasil.

 

Josely ressalta que a arte contemporânea tem privilegiado os sentidos da visão e da audição, mas o olfato tem sido pouco inserido no cânone. “As pesquisas científicas dirigidas ao olfato são relativamente recentes, reforçando a pouca informação e até mesmo apresentando um certo desconforto no público. Recentemente, iniciou- se uma nova etapa onde a informação das novas descobertas têm levado empresas a incorporar o olfato como parte essencial de um novo marketing, já saturado visualmente e sonoramente. Porém, na arte contemporânea, o olfato como criação ainda engatinha”, observa.

 

Sobre a Givaudan

 

A Givaudan é a líder global na criação de aromas e fragrâncias. Em estreita colaboração com parceiros de alimentos, bebidas, produtos de consumo e fragrâncias, a Givaudan desenvolve sabores e aromas que encantam os consumidores de todo o mundo. Com uma paixão por entender as preferências dos consumidores e um impulso incansável para inovar, a Givaudan está na vanguarda da criação de aromas e fragrâncias que 'aguçam seus sentidos'. A Companhia alcançou vendas de CHF 5,5 bilhões em 2018. Sediada na Suíça, com presença local em mais de 145 localidades, a Companhia possui quase 13.600 funcionários em todo o mundo. Givaudan convida você a descobrir mais em www.givaudan.com

 

Sobre Givaudan Fragrances

 

 

A Givaudan é apaixonada por perfumaria e dedica-se a combinar criatividade e inovação para criar belas fragrâncias. Com a maior equipe de perfumaria do setor, a Givaudan contribui para tornar a vida agradável e memorável através de experiências únicas de perfume para clientes de todo o mundo. Atualmente presente em todos os principais mercados, a Givaudan se esforça para oferecer fragrâncias para cuidados pessoais, domésticos e de lavanderia, bem como perfumes de nicho. Nossos clientes se beneficiam da experiência da Givaudan em três áreas de negócios: fragrâncias finas, produtos de consumo e ingredientes de fragrâncias e cosméticos. Convidamos você a envolver seus sentidos e aprender mais sobre fragrâncias em www.givaudan.com/fragrances

 

Mais informações sobre a artista:

www.joselycarvalho.com

 

Serviço:

 

Suspensio: An Interruption in Time

Local: Olfactory Art Keller

Endereço: 25 Henry Street, New York City

Período: 02 de setembro a 02 de outubro de 2021