concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

sábado, 11 de maio de 2013

Brasil-Alemanha - SESI SP


InteligênciaPontoCom - SESI SP


oficina de fotografia - Museu da Energia - Itu SP


II Seminário Panorama do Pensamento Emergente - Recife PE


II Seminário Panorama do Pensamento Emergente
Recife recebe seminário que discute os rumos da curadoria de arte no Brasil. Inscrições vão até 15 de maio!

O II Seminário Panorama do Pensamento Emergente será realizado, nos dias 22 e 23 de maio, em Recife (PE), é direcionado a agentes culturais, artistas, professores de arte, jornalistas, estudantes e interessados em geral.

Saiba mais no blog da Regional Nordeste:http://culturadigital.br/mincnordeste/2013/05/08/recife-seminario-que-discute-os-rumos-da-curadoria-de-arte-no-brasil/

Porto Alegre debate políticas públicas para a cultura


Porto Alegre debate políticas públicas para a cultura

Nova etapa do III Encontro Funarte de Políticas para as Artes será realizada, no dia 14 de maio, na Casa de Cultura Mario Quintana, no centro histórico da capital gaúcha

III Encontro Funarte de Políticas as Artes
Com a finalidade de ampliar o diálogo e a abrangência de suas ações, alcançando todas as regiões do país, a Fundação Nacional de Artes realiza, no dia 14 de maio, mais uma etapa do III Encontro Funarte de Políticas para as Artes. Desta vez, os gaúchos terão a oportunidade de debater as políticas públicas para a cultura e trocar experiências bem-sucedidas na área. O evento será realizado, das 13h às 18h, no Teatro Bruno Kiefer, na Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre (RS).
Participam das mesas de debate artistas, pesquisadores e autoridades do setor. Já confirmaram presença, entre outros, o diretor da Casa de Cultura Mario Quintana e do Departamento Artístico Cultural da Secretaria de Cultura do Rio Grande do Sul, Manoel Henrique Paulo; o coordenador de Artes Cênicas da Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre, Breno Ketzer; a artista multimídia Andreia Machado Oliveira; Luciana Prass, contemplada com o Prêmio de Produção Crítica em Música 2012; Jussara Miranda, contemplada com o Prêmio Interações Estéticas – dança; e o ator e fundador do Circo Girassol, Dilmar Messias. Foram destacados como temas para esta etapa as políticas para música, artes visuais, arte digital, dança, teatro e circo.
Com programação itinerante, a terceira edição do Encontro já passou por três capitais: Aracaju (SE), Belo Horizonte (MG) e São Paulo (SP). A proposta é trazer para o debate participantes de diferentes perfis que, de forma democrática, promovam uma reflexão importante para a formulação e o aperfeiçoamento da política nacional para a atividade artística. As inscrições são feitas no local do evento, na data de sua realização.
III Encontro Funarte de Políticas para as Artes
14/05 – Porto Alegre (RS)
Local: Casa de Cultura Mario Quintana – Teatro Bruno Kiefer
Rua dos Andradas, 736 – Centro Histórico de Porto Alegre
13h às 18h
13h – credenciamento
14h às 16h – Diálogo 1: Artes Visuais, Música e Arte Digital
Antonio Grassi – Presidente da Funarte
Andreia Machado Oliveira – artista multimídia, doutora em Informática da Educação, membro do colegiado de Arte Digital, professora da UFSM;
Luciana Prass – contemplada  no Prêmio de Produção Crítica em Música 2012, doutora em etnomusicologia e professora UFRGS;
Manoel Henrique Paulo – Diretor da Casa de Cultura Mario Quintana e do Departamento Artístico Cultural da Secretaria de Cultura do Rio Grande do Sul;
Fernando Cocchiarale – Centro de Artes Visuais/Funarte;
Ana Claudia Souza – Diretora Cepin / Funarte
Mediadora: Margarete Costa Moraes – RR MinC/RS
16h às 18h – Diálogo 2: dança, teatro, circo
Jussara Miranda – contemplada no Prêmio Interações Estéticas – dança, mestre em inclusão social e acessibilidade e diretora da Muovere Cia de Dança Contemporânea;
Dilmar Messias – Ator, diretor, fundador e integrante do Circo Girassol;
Breno Ketzer – Coordenação Artes Cênicas SMC POA, membro do conselho curador do 20º Porto Alegre em Cena – Festival Internacional de Artes Cênicas;
Marcos Texeira – Coordenação Circo / Funarte;
Fabiano Carneiro – Coordenação Dança / Funarte;
Mediador: Marcelo Restori – Diretor do Instituto Estadual de Artes Cênicas
18h – Encerramento – coffee break
Mais informações sobre o III Encontro Funarte de Políticas para as Artes
Centro de Programas Integrados/Funarte
cepin@funarte.gov.br
Fonte: FUNARTE – Fundação Nacional de Artes

Workshop de construção de portfólios e projetos - Paço das Artes - SP


Workshop de construção de portfólios e projetos
Como apresentar um portfólio e tornar legível um projeto artístico? Como apresentar, de forma clara e objetiva, uma ideia complexa que nunca foi realizada? Para responder essas questões, as críticas de arte Ananda Carvalho e Paula Borghi ministram o Workshop de construção de portfólios e projetos nos dias 17 e 24 de maio. As aulas acontecem das 14h às 20h na sala de palestras do Paço das Artes. Podem participar estudantes de arte, artistas e demais interessados em criar portfólios e projetos artísticos. Atividade gratuita! 


Saiba como fazer inscrição: http://bit.ly/15qfm6x

OFICINA DE PINTURA - CCJ - SP


OFICINA DE PINTURA

Venha explorar as possibilidades de expressão usando tinta e imaginação como suporte!
Livre. Não é necessário fazer inscrição.
Dia 14/05, terça, das 15h às 17h.

Serviço

O Que           OFICINA DE PINTURA
Inscrições     Não é necessário fazer inscrição
Quanto          Grátis
Quando           Ter 14/05 - das 15:00 às 17:00

OBS              Livre. Não é necessário fazer inscrição.

CENTRO CULTURAL DA JUVENTUDE - CCJ 
http://ccjuve.prefeitura.sp.gov.br/
Avenida Deputado Emílio Carlos, 3641 – Vila Nova Cachoeirinha (próximo ao terminal de ônibus Cachoeirinha) - São Paulo
(11) 3984-2466

Fonte: CCJ – Centro Cultural da Juventude

EDITAL DE OCUPAÇÃO DE ESPAÇO 2013


EDITAL DE OCUPAÇÃO DE ESPAÇO 2013
Entre os dias 18 de abril e 04 de junho estarão abertas as inscrições de projetos para o Edital de Ocupação de Espaço 2013. O edital é um espaço criado na grade de programação do CCJ para contemplar as iniciativas juvenis de linguagens diversas. O recurso por projeto é de R$ 5000,00 e as inscrições podem ser feitas por correio ou na recepção do CCJ.
INSCRIÇÕES: de 18 de abril a 04 de junho. Horário de inscrições na recepção do CCJ: terça a sábado, das 10h30 às 19h30; domingos e feriados, das 10h30 às 17h30.
Serviço
O Que           EDITAL DE OCUPAÇÃO DE ESPAÇO 2013
Inscrições      Inscrições de 16 de abril a 31 de maio. Horário de inscrições na recepção do CCJ: terça a sábado, das 10h30 às 19h30; domingos e feriados, das 10h30 às 17h30.
Onde             Recepção do CCJ
Quanto          Grátis
CENTRO CULTURAL DA JUVENTUDE - CCJ
http://ccjuve.prefeitura.sp.gov.br/
Avenida Deputado Emílio Carlos, 3641 – Vila Nova Cachoeirinha (próximo ao terminal de ônibus Cachoeirinha) - São Paulo
(11) 3984-2466
Fonte: CCJ – Centro Cultural da Juventude

Campinas abre inscrição para a 1ª fase do Mapa Cultural Paulista


Campinas abre inscrição para a 1ª fase do Mapa Cultural Paulista
Serão selecionados projetos de artes visuais, música, teatro, e outros.

Artistas serão selecionados para apresentação na cidade e no estado.
A Secretaria de Cultura de Campinas (SP) começou a receber, nesta quarta-feira (9), inscrições para a primeira fase do Mapa Cultural Paulista. O cadastrado deve ser feito emformulários disponibilizados no site da Prefeitura. Serão selecionados projetos de artes visuais, vídeo, canto coral, dança, teatro, música instrumental e literatura para participar de atividades distribuídas em fases.
Em todas elas os artistas que se destacam apresentam seus trabalhos, primeiro no município de origem, depois na região em que está inserido e, ao final, na fase estadual, apresentam-se na capital paulista.
Os participantes deverão apresentar comprovante de residência ou domicílio eleitoral ou comprovante de vínculo com o município. Segundo a Prefeitura, a idade mínima para a participação é 14 anos completos até a data de realização da fase regional do evento, que ocorrerá no 2º semestre de 2013.
Menores de 18 deverão estar acompanhados pelos pais ou responsável no ato da inscrição, com documento de autorização, cópia de RG e CPF (tanto dos responsáveis quanto do menor).
Campinas deve realizar, até 30 de junho, eventos de conhecimento público, onde serão selecionadas as obras e trabalhos que representarão o município na fase seguinte. No evento, haverá três jurados para cada expressão artística, sendo ao menos um de outro município.
Fonte: G1 Campinas e Região - 08/05/2013

ProAC Editais - FESTIVAIS DE ARTES


ProAC Editais - FESTIVAIS DE ARTES

Secretaria da Cultura lança o primeiro edital do ProAC em 2013: apoio a festivais de artes
Os produtores culturais de São Paulo já podem se preparar para concorrer aos editais do ProAC, programa de incentivo à cultura do Governo do Estado de São Paulo. Isso porque a Secretaria de Estado da Cultura deu início ao lançamento dos editais de 2013 nesta semana – com orçamento total de R$ 30 milhões para o ano. O primeiro concurso lançado foi o de festivais de artes, que conta com R$ 3,55 milhões para apoio à realização deste tipo de evento em todo o estado de São Paulo. As inscrições ficam abertas até o dia 19 de junho.

Uma série de festivais da capital e do interior são promovidos com apoio do ProAC Editais. É o caso dos eventos “8ª Visões Urbanas – Festival Internacional de Dança em Paisagens Urbanas”, “VII Mostra Cultural de Paraisópolis” e do “4º Festival de Teatro de Ribeirão Preto”, ambos selecionados pelo programa em 2012.

Neste ano, serão selecionados 40 projetos – sete a mais do que em 2012. Outra mudança, é que os produtores poderão propor a realização de eventos inéditos, sem a necessidade de comprovar a realização de edições anteriores. Caberá aos artistas e companhias selecionados a realização de uma contrapartida, que pode ser a disponibilização de entradas gratuitas ou a venda de ingressos a preços populares.

Outra novidade é que a partir deste ano as contrapartidas também deverão incluir a implantação de medidas de acessibilidade. O objetivo é democratizar o acesso às produções culturais, tornando os espaços adequados para a visitação de idosos e de pessoas com mobilidade reduzida. A adaptação do conteúdo faz parte desse conceito, sendo que deverão ser implantados recursos como legendagem, audiodescrição e/ou libras para tornar os espetáculos acessíveis, também, a pessoas com deficiência visual e auditiva.

Para a participação no edital, os interessados deverão escolher entre os quatro módulos propostos: o primeiro, destinado a dez projetos de festival, com prêmio individual de R$ 50 mil; outro, exclusivo para a realização de cinco eventos inéditos, com apoio de R$ 50 mil para cada vencedor; o terceiro irá contemplar 20 projetos, com prêmio de R$ 90 mil para cada e, por último, um módulo dedicado a cinco festivais de grande porte, com investimento de R$ 200 mil por evento. Caberá aos proponentes avaliarem em qual das categorias o projeto se encaixa, levando em consideração o orçamento apresentado.

A seleção dos projetos será feita por uma comissão de avaliação composta por especialistas do segmento. Os resultados deverão ser anunciados ainda neste ano e contarão com, no mínimo, dez trabalhos propostos por artistas e/ou produtores culturais de cidades do interior e litoral do Estado.
O edital completo está disponível para download no site da Secretaria de Estado da Cultura.http://www.cultura.sp.gov.br/portal/site/SEC/menuitem.743e24c3aed90ec40fc55410e2308ca0/?vgnextoid=6ffbcaca6583e310VgnVCM1000008936c80aRCRD&vgnextfmt=default#.UY1ywbVwqgY

ProAC EditaisEm 2013, o ProAC Editais recebeu suplementação de 20% em seu orçamento, equivalente a R$ 5 milhões. Com este acréscimo, o programa deve atender cerca de 400 projetos em todo o estado de São Paulo, em diversas expressões artísticas.
Fonte: Assessoria de imprensa - SEC  

3º Prêmio Ibema Gravura


Inscrições abertas para o 3º Prêmio Ibema Gravura

Estão abertas as inscrições para a terceira edição do Prêmio Ibema Gravura, ação que tem como objetivo promover a cultura da gravura e revelar potenciais nomes dessa arte no Brasil.

Podem se inscrever via site (www.premioibemagravura.com.br) estudantes de design, artes gráficas, artes visuais ou outro curso que tenha referência às artes gráficas de todo o Brasil, até o dia 31 de julho.
“Especial como seu talento” é o slogan do prêmio, que receberá trabalhos que contenham técnicas de gravura como serigrafia, metal, linóleo, xilogravura, etc.

Segundo a Supervisora de Marketing da Ibema, Sofia Baldessar, promover a terceira edição do prêmio já transparece a força que o evento ganhou durante as primeiras edições. “Levar o assunto para as escolas e para os estudantes que ajudam a enriquecer a arte das gravuras é como fomentar o interesse pela educação, a arte e a cultura”, comenta. Os trabalhos inscritos são avaliados por um júri composto por profissionais da área de gravura e artes gráficas. Os dez primeiros colocados, anunciados em agosto, ganham prêmios em dinheiro que variam de cinco mil a quinhentos reais. Do décimo ao vigésimo lugar recebem uma menção honrosa. Uma vernissage com a entrega de certificados e prêmios acontecerá em Curitiba, com data ainda a confirmar.

A fanpage do Prêmio Ibema Gravura no Facebook (facebook.com/ibema.papelcartao), canal de comunicação com informações e fotos das premiações e também sobre o mercado de gravura de uma forma geral.


Fonte: Design Brasil

Prêmio de Artes Plásticas Marcantonio Vilaça – 6ª Edição


Divulgado o edital do Prêmio de Artes Plásticas Marcantonio Vilaça – 6ª Edição

Inscrições até 26 de junho, somente pela internet

A Fundação Nacional de Artes – Funarte publicou no Diário Oficial da União, nesta sexta-feira, 10 de maio, portaria que institui o Prêmio de Artes Plásticas Marcantonio Vilaça – 6ª Edição. As inscrições se encerram dia 26 de junho.  O objetivo é incentivar produções artísticas destinadas ao acervo das instituições museológicas públicas e privadas sem fins lucrativos, fomentando a difusão e a criação das artes visuais no Brasil e sua consequente formação de público. Com recursos do Fundo Nacional de Cultura (Ministério da Cultura), no montante de R$ 2,9 milhões, o edital vai contemplar 15 projetos com premiações que variam de R$ 70 mil a R$ 350 mil.
As inscrições somente poderão ser feitas pela internet, na plataforma SalicWeb. Para isso, os proponentes devem acessar o link http://sistemas.cultura.gov.br/propostaweb/. Quem não é cadastrado deve, primeiramente, selecionar a opção “NÃO SOU CADASTRADO”  e preencher a ficha cadastral. Em seguida, deve acessar o link de inscrição.
Aberto a pessoas físicas (indivíduos ou representantes de coletivo de artistas) e pessoas jurídicas de natureza cultural, sem fins lucrativos, atuantes na área das artes visuais, o edital visa também fomentar a difusão e a criação das artes visuais no Brasil e sua consequente formação de público.
Prêmio de Artes Plásticas Marcantonio Vilaça – 6ª Edição, ao favorecer a complementação de acervos de arte e sua exibição pública em instituições museológicas públicas e privadas, estimula a reflexão e a difusão das artes visuais. Com essa política pública voltada para a aquisição de acervo tem-se como resultado esperado o preenchimento das lacunas do envolvimento do Estado nesse setor, como também as lacunas existentes nos acervos das instituições museológicas que carecem da produção artística contemporânea brasileira.
Para se cadastrar no SalicWeb e efetuar a inscrição, acessehttp://sistemas.cultura.gov.br/propostaweb/
Mais informações
Centro de Artes Visuais da Funarte
premiomav@funarte.gov.br
Fonte: FUNARTE – Fundação Nacional de Artes

10ª edição do Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais


Lançada a 10ª edição do Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais

Inscrições podem ser feitas somente pela internet, na plataforma SalicWeb

Inscrições abertas
Prazo para inscrições: até 26 de junho de 2013
A Fundação Nacional de Artes publicou nesta sexta, 10 de maio, no Diário Oficial da União, a portaria do Edital Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais 10ª Edição. A finalidade é selecionar projetos que promovam o intercâmbio inter-regional por meio de uma série de atividades e experimentações ligadas às artes visuais, tais como: oficinas, performances, instalações, seminários, intervenções, exposições, atividades pedagógicas e pesquisa de linguagem.
O programa visa a estimular a reflexão crítica e o debate sobre as artes visuais, promovendo ações de capacitação para artistas e técnicos do setor e a troca de experiências entre profissionais da área por todo o país, além de estimular a formação de público. Os recursos para este edital totalizam R$ 2.255.800 milhões. Serão contemplados 22 projetos.
Podem participar pessoas físicas e jurídicas de natureza cultural, com ou sem fins lucrativos, atuantes na área das Artes Visuais.
As inscrições deverão ser feitas somente pela internet, utilizando a ferramenta SalicWeb, disponível no link  http://sistemas.cultura.gov.br/propostaweb/.Os interessados que ainda não possuírem cadastro, deverão primeiramente selecionar a opção “NÃO SOU CADASTRADO”  e preencher a ficha cadastral. E, em seguida, acessar o link de inscrição.
É obrigatório o preenchimento de todos os campos do formulário digital para a efetivação da inscrição neste edital. O projeto deverá ser encaminhado na íntegra, não sendo admitidas alterações ou complementações posteriores à inscrição.
Os projetos inscritos serão avaliados em três etapas, tais como: habilitação de caráter eliminatório e avaliação e seleção, com caráter classificatório, ambas coordenadas por comissões nomeadas pelo presidente da Funarte; e análise documental. A comissão de seleção será composta por sete membros, também nomeados por portaria pelo presidente da Funarte, sendo cinco especialistas em artes visuais, com conhecimento comprovado e notoriedade no campo das artes visuais, e dois representantes da Instituição.
Os trabalhos serão analisados pela comissão de seleção de acordo com os seguintes critérios: excelência do projeto quanto à qualidade, aos objetivos, à inovação, à linguagem artística e à abrangência; capacidade de execução de acordo com o conteúdo apresentado; conformidade com os objetivos deste edital; argumentação na construção do conteúdo; e alcance e eficácia das estratégias para a democratização do acesso aos resultados finais.
Para se cadastrar no SalicWeb e efetuar a inscrição, acessehttp://sistemas.cultura.gov.br/propostaweb/
Mais informações
Centro de Artes Visuais da Funarte
redenacional10@funarte.gov.br
Fonte: FUNARTE – Fundação Nacional de Artes

Portinari furtado em São Paulo



Segundo dono, obra foi retirada da casa dele e substituída por réplica.
Ele oferece R$ 20 mil para quem informar onde está quadro.

Do G1 São Paulo
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fetiche, portinari'Fetiche', obra de Cândido Portinari
(Reprodução/ Projeto Portinari)
O advogado Carlos Ely Eluf afirma que a tela “Fetiche”, de Cândido Portinari, foi furtada da sala de sua casa há cerca de três semanas em São Paulo. Eluf percebeu o furto neste fim de semana, quando percebeu que havia algo de errado com a obra. Segundo ele, um marchand avaliou o quadro em R$ 500 mil.
“No final da semana passado, minha filha, que estudou arte, me falou que o quadro pendurado na parede era falsificado. Ela disse que não era o original e que a troca tinha ocorrido de 20 dias para cá”, disse o advogado ao G1 nesta sexta-feira (10).
A princípio, ele não acreditou que a tela pudesse ter sido trocada, mas, por insistência da filha, resolveu checar. “Consultei fotos do quadro no projeto Projeto Portinari, no Google e uma foto que ela tinha ao lado do quadro, quando criança. Daí nós verificamos que a tela tinha sido trocada, a moldura é a mesma, mas o miolo foi trocado”, explica.
Eluf acredita que a peça original foi retirada com a ajuda de um estilete. “O quadro fica no centro da moldura, atrás da moldura tem um papel, esse papel foi cortado com estilete, do tamanho da tela que foi roubada”, explica ele. “Agora que a gente sabe da troca, fica evidente que é uma falsificação grosseira, mas um leigo que passa em frente ao quadro vê e passa batido.”
O advogado registrou um boletim de ocorrência e comunicou ao Projeto Portinari que a tela desapareceu. Além disso, ele colocou anúncios em diversos jornais, oferecendo uma recompensa de R$ 20 mil para quem tiver informações exatas sobre onde está o quadro.  Segundo ele, o objetivo dessa ação dificultar a venda da peça.
O quadro “Fetiche” foi pintado em 1959 por encomenda da atriz Cacilda Becker para marcar o primeiro convite feito à Companhia de Teatro Brasileiro para excursionar na Europa. A pintura a óleo de 26.5 X 17.5 cm está registrada no Projeto Portinari.

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Jornada Fotográfica Os Museus do Parque Ibirapuera


Jornada Fotográfica Os Museus do Parque Ibirapuera:
Jornada Fotográfica Os Museus do Parque Ibirapuera
Coordenação: André Douek
Quando: Quarta-feira, 15 de maio de 2013
Das 9h às 12h: Saída Fotográfica (aberta para todos os inscritos)
Das 12h às 14h: Almoço
Das 14h às 17h: Seleção e Edição das Imagens (20 vagas definidas por sorteio no dia da Jornada)
Onde: Ponto de encontro no Pavilhão das Culturas Brasileiras – Rua Pedro Álvares Cabral, s/n°, Vila Mariana. Dentro do Parque Ibirapuera. Acesso pelo portão 10.
Quanto: Atividade Gratuita; as despesas com laboratório e alimentação são por conta de cada participante
Inscrições até 14/05
Dúvidas e informações: http://andredouek.blogspot.com ou pelo telefone (11) 99113-5311 com André Douek
INSCREVA-SE AQUI: http://bit.ly/YfHZcA
Um abraço,

ARTE POSTAL - tema União - Brasil Solidário - participem!



EDITAL DE ARTE POSTAL

TEMA: UNIÃO
Formato: CARTÃO POSTAL 10 cm x 15 cm
Técnicas: XILOGRAVURA ou COLAGEM
Data limite: 7 DE SETEMBRO DE 2013
Endereço para envio: 
AVENIDA JORGE JOÃO SAAD, 241 – 1º ANDAR
SÃO PAULO – SP
CEP. 05618-000

TODOS os cartões recebidos serão expostos no BLOG IBS Amigos do Planeta na Escola (www.brasilsolidario.org.br/blogamigosdoplaneta) e no Encontro do Projeto Amigos do Planeta na Escola, realizado pelo Instituto Brasil Solidário e mantido pelas Casas Bahia, em Lençóis, Bahia.

A escolha das técnicas está relacionada aos projetos de arte desenvolvidos com as comunidades atendidas nos estados do Pará, Ceará, Maranhão, Goiás e Bahia.
Para maiores informações, acesse:
www.brasilsolidario.org.br

MAIL ART CALL

THEME: UNION
Format: POSTCARD 10 cm x 15 cm
Technics: WOODCUT or COLLAGE
Deadline: 7 September, 2013
Postcards must be sent to:
AV. JORGE JOÃO SAAD, 241 - 1º ANDAR
SÃO PAULO - SP
BRAZIL
05618-000

All postcards will be exhibited in the Amigos do Planeta na Escola End of Project Conference in Lençois, Bahia (Brazil) - held by Instituto Brasil Solidário and sponsored by Casas Bahia -and on line, at BLOG IBS (www.brasilsolidario.org.br/blogamigosdoplaneta).

Technics were selected according to art projects developed in communities of several Brazilian states.
For more information please visit:
http://www.brasilsolidario.org.br/english/presentation.asp

CURTA A PÁGINA DO IBS E AJUDE A CONSTRUIR UMA ESCOLA NOVA!!!
www.facebook.com/institutobrasilsolidario
GIVE A LIKE ON OUR PAGE AND HELP TO BUILD A NEW SCHOOL IN BRAZIL!!!

Boston Printmakers 2013


Reminder The Deadline Is June 25, 2013
Still time to submit your prints!

  

2013 Biennial Location
808 Gallery  
Boston University
Boston, Massachusetts
 
Digital submissions only using



Artists may submit up to 3 works.

Entry Fee:
$40 USD Non-Members
$30 USD for Members of Boston Printmakers with coupon code that is sent after receipt of 2013 dues.
 
You will be directed through the payment process by the online
program and may pay by credit card online or by check or money order payable to the Boston Printmakers and mailed to:

The Boston
Printmakers at the Art Institute of Boston-Lesley University, Attn: Biennial, 700 Beacon Street, Boston, MA 02215.
 
We are pleased to announce the 2013 Juror:
Dennis Michael Jon, Minneapolis Institute of Arts
Dennis Michael Jon is associate curator in the Department of Prints and Drawings at the Minneapolis Institute of Arts. He is a specialist in modern and contemporary works on paper and artists' books, Jon has organized more than 50 exhibitions during his museum career, most recently "The World at Work" Images of Labor and Industry, 1850 to Now," featuring prints, drawings, and photographs by leading American and international artists. He has authored and co-authored ten books and numerous articles and essays on a range of topics, including the catalogue raisonné of the published prints and multiples of Vermillion Editions Limited, a Minneapolis-based collaborative printmaking workshop, whose archive is part of the MIA's permanent collection. Jon studied studio art and art history at the University of Wisconsin-Madison and received his graduate degree in art history from the University of Minnesota-Minneapolis.
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Calendar
Jan 15, 2013 Application process OPENED.
Jun 25, 2013  Application process CLOSES
Jul 27, 2013 Notifications of accepted work e-mailed
Saturday, Aug 10, 2013 Accepted work may be shipped to BU
Tuesday, Sept 10, 2013 Accepted work due if shipped to BU
Saturday, Sept 7, 2013 Accepted work due if hand delivered
Sunday, Oct 27, 2013 Opening Reception and events
Friday, Dec 20, 2013 Exhibition closes
 
The North American Print Biennial, can answer any and all questions about the state of printmaking today…printmaking is alive, well, and thriving, and the proof is amply evident and on view in Gallery 808. 
-Roberta Waddell, Curator Emerita, The New York Public Library
footer_000000.jpghttp://bostonprintmakers.org/2013_Biennial/BP_2013_Prospectus.pdf

quarta-feira, 8 de maio de 2013

SGC International - artigos para a revista

Graphic Impressions
Deadline for Summer Issue

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Dear SGC International,

The deadline for submitting articles and images to Graphic Impressions is Jan. 10th- and you are invited to submit!

Submissions should be timely and follow these guidelines:
Images: 300 dpi, 8"x6" (include title, size, medium, and year information)
Articles: 1500 word max.
Reviews: 750 word max.
Announcements/opportunities should be brief and in a workable document format.


Submissions are included in the newsletter at the discretion of the editor, and all questions regarding your submission can be directed to: Liz Klimek ateditor@sgcinternational.org.  You can also find past issues on our website,www.sgcinternational.org.

I look forward to hearing from you!

Liz

Elizabeth Klimek
Editor, Graphic Impressions
Quick Links...
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Grafite artsy

Grafite artsy
ANTONIO BOKEL | GALERIA CONTRATEMPO
Antonio Bokel | Galeria Contratempo - Grafite Artsy


Hoje, abre na Galeria Contratempo a exposição do artista carioca Antonio Bokel, um dos mais famosos nomes da cena artística do grafite carioca (já fizemos mostra dele no 55arte, lembra?).

Intitulada Degrau, a mostra ocupa os dois andares e conta com recortes de pinturas, desenhos e esculturas que retratam o universo urbano, frequente no repertório de Bokel.

São trinta obras contestadoras, quase todas inéditas. Sua estética contém elementos caóticos que ganham sentido poético nas composições. Vai lá!
Até 21 de junho.
GALERIA CONTRATEMPO: RUA MOURATO COELHO, 1.246, VILA MADALENA. TEL. (11) 3032-5795

fonte: radar55

corpos sem ossos - Estúdio Dezenove - RJ


MIA - MILAN IMAGE ART FAIR - Itália



  
MIA - MILAN IMAGE ART FAIR - Torna l'unico e imperdibile evento in Italia per chi ama e colleziona fotografia.

Mia Fair 2013
10 - 12 maggio | Superstudio Più | Milano |www.miafair.it

Dal 10 al 12 maggio 2013, Superstudio Più di via Tortona 27 a Milano ospita la terza edizione di MIA - Milan Image Art Fair, la prima e più importante fiera di fotografia in Italia, ideata e diretta da Fabio Castelli che accoglie il meglio della fotografia italiana e internazionale, attraverso un format unico nel panorama fieristico italiano, che propone uno stand per ogni artista - ad ogni artista il suo catalogo.
La manifestazione, col patrocinio della Regione Lombardia, della Provincia di Milano, del Comune di Milano, può contare sulla riconferma dei partner BNL Gruppo BNP Paribas, BMW i, Ferrarelle, Lavazza, cui si aggiungono quest'anno Eberhard & Co., storica Maison svizzera di orologeria, e Polaroid Eyewear, il marchio recentemente acquisito dal Gruppo Safilo.

Grande è stato il successo di pubblico riscosso nell'edizione del 2012, con oltre 20.000 presenze - 5.000 in più del 2011. Nel 2013, 230 sono gli espositori - gallerie, fotografi indipendenti, editoria specializzata - provenienti non solo dall'Italia, ma anche dall'Europa, dagli USA, dal Brasile e dall'Asia.
Come nelle passate edizioni, la selezione è stata curata dal comitato scientifico di MIA Fair composto da: 3/3 photography projects - RomaGigliola FoschiElio GrazioliRoberto MuttiEnrica Viganò.
Numerose le novità per il 2013, dall'Angolo del Collezionista, alla sezione di opere firmate a quattro mani artista/stampatore, dalla lettura portfolio 'Codice MIA' al Premio Archivio.

Codice MIA è una lettura portfolio assolutamente inedita e innovativa nel suo genere, totalmente focalizzata sul mercato fotografico. Solo 45 sono stati i fotografi, selezionati dal comitato scientifico, che possono sottoporre il proprio portfolio ad alcuni dei massimi esperti di collezionismo a livello internazionale, tra i quali Lisa K. Erf (direttore della Collezione JPMorgan Chase Art), Michael Benson (direttore del Prix Pictet), Simone Klein (capo del dipartimento fotografia di Sotheby's Parigi), Catherine Borissoff e Marianna Sardarova, art advisor e collezionista da Mosca e grandi collezionisti americani come W. M. HuntKai LoebachDavid Raymond, l'olandese Reyn Van Der Lugt e gli italiani Anna Rosa e Giovanni Cotroneo e CAP - Contemporary Art Projects (Massimo Buffetti e Paolo Argliardi).
L'evento sarà coronato da un premio all'autore con maggiore personalità, scelto dalla giuria di tutti gli esperti presenti per il suo stile e la sua originalità nell'uso del linguaggio fotografico.Al vincitore verrà riservato uno stand, a titolo gratuito, nell'edizione 2014 di MIA Fair.

Un'altra novità presentata da MIA Fair è l'area dedicata alla presentazione dei lavori realizzati a 'quattro mani', ovvero dal fotografo e dal suo stampatore. Sempre attenta ai rapidi cambiamenti in atto nel mondo globalizzato della fotografia, MIA Fair si fa promotrice di una nuova lettura storico-critica di opere in cui la creatività del fotografo si affianca alla sensibilità dello stampatore.
Il risultato di questa operazione critica viene presentato per la prima volta in fiera, negli stand delle seguenti coppie di artisti/stampatori: Cleto di Giustino e Luca Buongiorno, Luca Chiaramonte e Mario Govino, Luigi Erba e Roberto Berné, Silvia Amodio e Antonio Manta, Joe Oppedisano e Antonio Manta, che siglano le loro opere apponendo le firme di entrambi.

Per la prima volta una fiera offre anche L'Angolo del Collezionista, un'intera area dove si possono trovare espositori specializzati in conservazione, valorizzazione, illuminazione e protezione delle opere, esperti nel restauro, professionisti della cornice e una compagnia di assicurazione per la copertura dei rischi di una collezione d'arte.
Gli esperti sono: ABF - Atelier per i Beni Fotografici(Torino), Ciaccio Broker (Milano), Shades International(Milano), Studio Rufus Cavalli& Poli (Carpenedolo, Brescia).

A MIA Fair torna la nuova edizione dell'International Photobook Dummy Award, il prestigioso riconoscimento che premia i migliori prototipi di libri fotografici pronti per la stampa (Dummy) selezionati da una giuria internazionale di esperti del settore, che lo scorso anno aveva suscitato una grande attenzione nel pubblico.

MIA Fair ospita la prima edizione del Premio "Tempo ritrovato"- Fotografie da non perdere, ideato da IO Donna, in collaborazione con MIA Fair, Eberhard & Co., il Museo di Fotografia Contemporanea di Cinisello Balsamoe col patrocinio di Regione Lombardia. Il riconoscimento ha selezionato l'archivio di Federico Garolla, (Napoli, 1925-Milano, 2012) come la più meritevole istituzione archivistica italiana dedicata alla fotografia; il fondo destinato è vincolato alla catalogazione, digitalizzazione e conservazione dell'archivio stesso.
Durante i giorni di apertura, MIA Fair ospita presso lo spazioEberhard & Co. la mostra dell'Archivio Federico Garolla composta da 29 stampe vintage realizzate dall'autore stesso. In particolare viene esposto un nucleo costituito da 14 immagini in bianco e nero, del formato 30x40 cm, del progetto"Itinerario Garibaldino da Quarto a Volturno", che illustra, con occhio attento alla società, i cambiamenti urbani e paesaggistici dell'Italia di quel periodo che Garolla ha documentato seguendo il viaggio percorso da Giuseppe Garibaldi da Marsala verso il nord Italia. La mostra offre inoltre la possibilità di ammirare, in un inedito connubio fra storia della fotografia e quella dell'alta orologeria, le collezioni di Eberhard & Co., dai modelli storici alle novità più recenti.

MIA Fair dedica una grande attenzione al libro fotografico. Ilsettore editoria, curato da 3/3, ospita 46 espositori tra librerie specializzate, grandi editori, editori indipendenti e self-publishers, la mostra del Photobook Dummy Award, tre conferenze dedicate, oltre a un fitto programma di presentazioni editoriali, booksignings e molto altro ancora.
Da quest'anno, il basement, la grande area centrale, sottostante il padiglione 4, diventa uno spazio consacrato interamente all'editoria indipendente e di ricerca. Accanto agli stand è stata allestita la mostra dei primi 50 dummies selezionati dal Photobook Dummy Award dell'International Photobook Festival di Kassel.
L'area di Aperture Foundation, uno dei media partner di MIA Fair, è pensato come uno spazio di lettura, nel quale viene presentata Photobook Review, la nuova rivista di Aperture interamente dedicata ai migliori libri fotografici.
Al Padiglione 4 di MIA Fair si possono ammirare libri d'artista e da collezione e le produzioni delle più importanti case editrici italiane e straniere specializzate in fotografia e non solo.

In continuità con le altre edizioni e dopo i grandi riscontri ottenuti, è di nuovo attiva la sezione Proposta MIA, all'interno della quale si trovano i lavori degli artisti che si presentano senza il supporto di gallerie. L'intento di MIA Fair è proporre fotografi selezionati dal proprio Comitato Scientifico, offrendo alle gallerie l'opportunità di entrare in contatto con nuove proposte.

Il sito di MIA Fair (www.miafair.it) ospita una nuova sezione interamente dedicata a interviste e testimonianze di protagonisti del mondo della fotografia e dell'arte contemporanea.

Media partner: AD, IO Donna, Uomo Vogue, Vivimilano, Vogue, Aperture Foundation e Foam Magazine.





MIA Fair - Milan Image Art Fair 2013
Milano, Superstudio Più (Via Tortona, 27)
dal 10 al 12 maggio 2013

Orari:
Venerdì 10 maggio dalle 11.00 alle 21.00
Sabato 11 maggio dalle 11.00 alle 21.00
Domenica 12 maggio dalle 10.00 alle 20.00

Ingresso:
Intero, € 15
Pass 2 giorni, € 21
Ridotto (studenti con meno di 26 anni, soci Touring club, tessera FNAC, tessera Mediaworld, Gruppi di 10 persone), € 12
Gratuito - bambini fino a 12 anni


Informazioni
Segreteria Organizzativa MIA Fair
Via San Vincenzo 22 - 20123 Milano
Tel. / Fax +39.0283241412 -


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Tel. 02.36755700; marta.paini@clponline.it
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