concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Rino Mania

Rino Mania


Em setembro, o Museu Brasileiro da Escultura, será ponto de partida para uma mania que promete impactar o cenário cultural da cidade: a Rino Mania.

Rino Mania: Arte/Educação

Wild in ArtA exposição Rhino Mania foi idealizada pela Wild in Art, empresa que trabalha em prol da disseminação da arte e da sua implementação em ambientes educacionais, em Chester, Inglaterra.
Arte e educação são os princípios que movem o projeto. O impacto que um rinoceronte causa aos olhos de quem o observa, as possibilidades que o corpo oferece aos artistas, e o fato de ser uma espécie em extinção, são fatores totalmente alinhados à proposta. Assim, serão incentivados e disseminados a arte e alertas quanto à preservação das espécies ameaçadas.
Além da exposição, um grande projeto em 125 escolas em 11 cidades dos estados de SP, MG, RS e PE. O objetivo é incentivar o protagonismo social e a educação ambiental junto a mais de 4 mil estudantes de 7 a 10 anos das escolas públicas municipais do Ensino Fundamental.
Idealizado pela Wild in Art e patrocinado pela Duratex, a exposição reunirá esculturas de rinocerontes pintadas por artistas plásticos que participaram de uma seleção pública.

Comitê de seleção das obras para a exposição:

  • Olivio Guedes, galerista, professor da USP e diretor cultural do Mube;
  • Eduardo Lima, diretor de Criação da F/Nazca e presidente do Clube de Criação de São Paulo;
  • Renato Magalhães Gouvêa, marchand e um dos maiores conhecedores de arte contemporânea do Brasil;
  • Rui Amaral, galerista, artista plástico, arte-educador e um dos precursores do movimento grafite em São Paulo; e
  • Lia Carneiro, Diretora de Comunicação da Duratex.

Exposição Rino Mania São Paulo 2011

Após serem apresentadas no Mube, em São Paulo, as 60 obras criadas sobre as esculturas de rinocerontes serão distribuídas em pontos estratégicos da cidade, a intenção é transformar o visual urbano em uma savana urbana colorida, levando o inusitado da arte e sofisticação para o dia a dia da população.
Outras 15 obras formarão uma exposição itinerante nos municípios que sediam unidades fabris e florestais da Duratex: Agudos, Lençóis Paulista, Itapetininga, Botucatu, Jundiaí, Taquari, São Leopoldo, Uberaba, Estrela do Sul, Cabo de Santo Agostinho e João Pessoa.
As exposições ocorrerão em locais públicos para levar a arte ao alcance de todos, com fácil acesso, e promover a interatividade.
Ao final, ocorrerá um leilão cujos recursos serão destinados para projetos/escolas e/ou entidades com foco em educação ambiental, preservação da vida selvagem etc.

Sobre o projeto do artista plástico Quim Alcantara “Rüno: Rinoceronte de Dürer”

Rinoceronte de Dürer Rinoceronte vestido con puntillas, de Salvador Dalí “Buscando referências de animais nas artes encontrei o desenho de um rinoceronte de Albrecht Dürer, de 1515, feita apenas sobre uma descrição escrita e um rascunho do que seria o animal, pois desde o Império Romano não havia nenhum rinoceronte na Europa. Sobre esta obra, diz-se que“provavelmente nenhuma imagem de um animal exerceu uma tão profunda influência nas artes”.
Fiz uma correlação entre o Rinoceronte de Dürer e a escultura de Salvador Dalí (Rinoceronte vestido con puntillas, de 1956) que é uma representação muito fiel do desenho de Dürer.
No projeto, usei meu repertório artístico para criar uma interpretação contemporânea do Rinoceronte de Dürer (pós-Dalí).
Assim, a simplificação das formas e sobreposição de elementos geométricos aparecem claramente na pintura. Para manter a atualização da linguagem, usei somente tintas a base d’água com pigmentos orgânicos inexistentes nas épocas anteriores e abusei da saturação, resultando em cores cítricas altamente refletivas.
O resultado ficou muito interessante. Vale a pena conferir!”

A Duratex

Duratex A Duratex S.A. é uma empresa brasileira, privada e de capital aberto, com controle compartilhado pelo conglomerado Itaúsa – Investimentos Itaú S.A e Companhia Ligna de Investimentos.
Sob o slogan “Só marcas fortes duram mais de 60 anos”, a Duratex iniciou, em fevereiro, uma série de ações comemorativas que se estenderão por todo o ano.
Confira o manifesto dos 60 anos da Duratex.
Mais informações sobre a Rino Mania no site http://www.rinomania.com.br/

Permalinks:

2 comentários:

QUIM.com.br disse...

Oi, Ma Regina,
Obrigado pela divulgação!
Como foi em Santo André?
Abs, Quim Alcantara
http://quim.com.br

Maria Pinto disse...

olá QUIM!
eu acabei não indo :(
Tive uma crise de asma e não deu para sair de casa!
mas espero dar um pulinho lá para ver
beijo e bom fim de semana