Participam da exposição Paris e Cézanne no Musée du Luxembourg, em Paris – França, as pinturas de Paul Cézanne: Paul Alexis Lê um Manuscrito a Zola e O Negro Scipião, ambas pertencentes ao acervo do MASP.
A mostra – que tem a curadoria de Gilles Chazal, diretor, e de Maryline Assante de Panzillo, conservadora de pinturas do Petit Palais, além de Denis Coutagne, especialista em Paul Cézanne – aborda a obra deste artista segundo um ponto de vista inexplorado: a relação do artista com Paris e a região parisiense, onde o pintor passou parte de sua vida. De 10 de outubro de 2011 a 27 de fevereiro de 2012.
Foram emprestadas para a Pinacoteca do Estado de São Paulo três obras de Fernando Lemos, artista nascido em Portugal e radicado em São Paulo. Trata-se da Série Memórias n.9 e de dois trajes, com tecidos estampados pelo artista: Vestido de Noite e Macacão. As mesmas participam da exposição “Lá e Cá. Retrospectiva Fernando Lemos”, no período de 10 de setembro a 20 de novembro de 2011.
Participa da exposição Les Stein ou L’invention de l’ art moderne nas Galeries Nationales du Grand Palais em Paris, de 3 de outubro de 2011 a 20 de janeiro 2012, a obra de Toulouse-Lautrec O Divã, pertencente ao acervo do MASP. A mostra – que foi apresentada no SFMOMA em São Francisco, EUA – seguirá em 2012 para o Metropolitan Museum of Art, em Nova Iorque, Estados Unidos.
Continua na Kunsthalle Bielefeld, na cidade de Bielefeld (Alemanha) até 15 de janeiro de 2012, a exposição Picasso 1905 in Paris. Participa desta mostra a obra do MASP A Toalete (Fernande) de Pablo Picasso. O projeto aborda o período em que Picasso estava modificando sua produção em direção ao Modernismo. Ele ainda estava ligado ao academismo, porém ali acontece a mudança para o período rosa e azul com os numerosos quase retratos de mães, crianças, acrobatas e artistas de circo, enfatizando as formas já esculturais e antiacadêmicas do corpo, preparando terreno para as Mademoiselles d’Avignon e o Cubismo.
O MASP está emprestando obras para o Centro de Cultura Judaica – Casa de Cultura de Israel (São Paulo) para a mostra Exílio e Modernidade: o espaço e o estrangeiro na cidade de São Paulo, com curadoria de Anat Falbel, que se realizará de 16 de novembro de 2011 a 12 de fevereiro de 2012. Com a arquitetura da cidade de São Paulo e a influência que profissionais de outros países trouxeram para o espaço urbano, propõe identificar o processo de modernização da paisagem cultural da capital paulista e a contribuição dos arquitetos imigrantes. As obras emprestadas são 2 desenhos de Lina Bo Bardi (Roma, 1914 – São Paulo, 1992) Estudo preliminar - Esculturas praticáveis do Belvedere Museu Arte Trianon,1968 Sem título (Estudo para instalação de mostra do acervo) sem data além de 16 fotografias conservadas na Biblioteca e Centro de Documentação do MASP. Entre estas há fotografias de Peter Scheier e de Sascha Harnisch. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário