CONCURSO CONVOCA DESIGNERS PARA A CRIAÇÃO DA MARCA DO ANIVERSÁRIO DE 450 ANOS DO RIO DE JANEIRO
Autor de marcas que até hoje fazem parte do dia-a-dia dos brasileiros, o desenhista gráfico pernambucano Aloísio Magalhães (1927-1982) deixou como um de seus principais legados o símbolo da comemoração do IV Centenário do Rio de Janeiro. Passados 50 anos, a Prefeitura do Rio, por meio do Comitê Rio450 e do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade, convida a comunidade de designers de todo o Brasil a desenvolver um símbolo que traduza os 450 anos do Rio de Janeiro. As inscrições para o concurso, cujo edital está disponível em rio450anos.com.br, vão até o dia 3 de fevereiro. Os cinco finalistas receberão R$ 15 mil pela criação de dois projetos de marca. O designer vencedor ganhará um prêmio total de R$ 125 mil.
A marca deve simbolizar, durante o aniversário de 450 anos, o que é mais carioca e celebrar a existência e persistência desse canto de terra que, entre o mar e a montanha, encanta o mundo. Promover um concurso público para a seleção dessa marca demonstra a preocupação da administração municipal em, além de conquistar um resultado de qualidade, fazer com que essa classe profissional apresente seus olhares sobre a cidade, estimulando a reflexão sobre o Rio que somos e que queremos. Além disso, o concurso reforça o compromisso da Prefeitura do Rio com a economia criativa e a inovação.
Entre os critérios para a escolha da marca dos 450 anos, está a fácil reprodutibilidade do símbolo. O Comitê Rio450 e o Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH) desejam que a marca seja apropriada pela população, a exemplo do que aconteceu com o desenho criado por Aloísio Magalhães. Na ocasião, em vez de optar por um dos cartões-postais da cidade, Magalhães optou pelo algarismo quatro, criando um símbolo geométrico que captou o espírito da festa de 400 anos com maestria e que ainda se faz presente na paisagem carioca.
O concurso é composto de três fases, sendo a primeira de habilitação técnica e jurídica. A segunda prevê uma entrevista para a apresentação conceitual da marca dos 450 anos. Apenas cinco escritórios seguem para a etapa final. Cada finalista receberá R$ 15 mil para o desenvolvimento de duas identidades visuais. O grande vencedor prestará um acompanhamento ao longo de três meses para a implementação da marca vencedora.
Comitê Rio450
Para coordenar os preparativos e elaborar um calendário de ações e eventos em torno da data de fundação da cidade, a Prefeitura do Rio criou o Comitê Rio450. As duas primeiras iniciativas do Comitê Rio450 são um concurso para a escolha da marca do aniversário de 450 anos e um portal colaborativo por meio do qual os cariocas poderão sugerir iniciativas para serem realizadas ao longo do período comemorativo, que se estenderá de 31 de dezembro de 2014 a 1º de março de 2016. O portal e o edital do concurso podem ser acessados através do endereço rio450anos.com.br. À frente do Comitê Rio450 está o diplomata Marcelo Calero.
Instituto Rio Patrimônio da Humanidade
Desde 2009, o IRPH vem promovendo concursos para a promoção e a afirmação da cidade do Rio como um pólo de produção e de difusão do melhor do design brasileiro. Foi o caso do concurso para a escolha dos pôsteres das cidades-sede da Copa do Mundo. O Rio de Janeiro foi a única a promover um concurso público para a escolha do cartaz. Assim, a cidade se afirma como Distrito de Criatividade, atrai a atenção e o engajamento dos escritórios e empresas de design do país. À frente do instituto está o arquiteto Washington Fajardo
O link para o edital é: http://www.rio.rj.gov.br/web/ irph/concursos
Fonte: Design Brasil
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