O artista plástico Antonio Peticov inaugura exposição inédita na Galeria 22 com 17 releituras de telas de Picasso
No próximo dia 11 de setembro o artista plástico, Antonio Peticov inaugura exposição inédita intitulada “As Mesas de Picasso”, são 17 telas em tinta acrílica com releituras das mesas retratadas nas pinturas de Pablo Picasso. A Mostra acontece na Galeria 22 – Itaim, que inaugura suas novas instalações. A curadoria é do próprio artista e apresentada por Fábio Magalhães, a exposição ficará aberta ao público do dia 12/09 até o dia 11/10.
Peticov é um artista de vivência internacional, trabalhou durante longos períodos em Londres, Milão e Nova York, cidades onde residiu por um período de 29 anos. “A arte está em mim desde criança e na procura por informações sobre esse universo, um dos primeiros livros que adquiri, ainda em 64, foi um de fotografias de Picasso em seu estúdio no sul da França, que me deixou fascinado com o modus operandi do artista, entre suas pinturas, esculturas, cerâmicas e colagens”, diz Antonio. Desde sempre Picasso o inspirou e muitas vezes se apoiou no exemplo deste catalão, cuja obra não cansa de revisitar.
As telas apresentadas mostram o resultado da constatação que o artista fez de que em muitas pinturas de Picasso existiam elementos em comum com as suas próprias obras, que são as mesas, onde a ação se desenrola. Nas releituras de Peticov essas mesas são como um palco para cenas recriadas por ele, que compõem diferentes situações baseadas, tanto no seu próprio universo pictórico, como no de outros artistas, que já fazem parte do patrimônio cultural da humanidade, tais como: Paolo Ucello, Holbein, Man Ray e Naum Gabo. Não por acaso todas as telas têm o título de “O Professor”, (O Professor #1 até O Professor #17).
“Após ter escolhido algumas de suas obras mais conhecidas, iniciei a produção de desenhos utilizando pastel a sêco e a óleo em folhas de 66 X 96 cm”. A série cresceu e surgiram as 17 obras e em todas, nota-se a imagem de estranhos objetos, às vezes um vaso ou a perna de uma mesa, entre outros elementos, cuja forma é delineada por um perfil humano. Nesse processo criativo, o artista acabou criando um “logotipo” especial para essa exposição chamado de “O Professor e o Aluno”,com os perfis de Picasso e Peticov.
Vale à pena conferir essa nova fase de Peticov nas telas de 100 X 145 cm pintadas entre 2013 e 2014. Além da apropriação de imagens de outros artistas. Peticov, que é o único brasileiro a participar do “Gathering for Gardner”, encontro bianual dos maiores físicos e matemáticos do mundo, explora as técnicas de percepção visual relacionadas aos paradoxos visuais, figuras ambíguas, anamorfoses, ilusões de ótica e da relação figura/fundo, retratando nesses seus novos trabalhos uma grande variedade de quebra-cabeças.
“Essas ambivalências do olhar não são unicamente perceptivas, elas nos motivam e fazem pensar, provocam aspectos de cognição, ou seja, de juízo, de raciocínio e de imaginação”, declara Fábio Magalhães, finaliza dizendo sobre os perfis de Picasso e Peticov, que se defrontam olho no olho: “E com os artifícios dos elementos das obras como cálices, os dois artistas parecem brindar sobre a mesa, essa íntima e prazerosa conversa plástica”.
Sobre a artista
Autodidata, Peticov iniciou aos 12 anos de idade uma pesquisa em livros e revistas e desenvolveu um estilo único baseado no realismo. Atualmente, é um conceituado pintor, desenhista, escultor e já expôs em diversas partes do mundo, como: Salão Paulista de Arte Moderna, em São Paulo; Camden Arts Center, na Inglaterra; Situazione Simbolo - Galeria San Fedele, em Milão; National Arts Center, em New York; Galerie 212, em Paris; Gallery SHO, Tóquio, Japão, 1988; IX Bienal de São Paulo; X Bienal de São Paulo ; “THE BIG LADDER” - Instalação de uma escultura monumental no Colisseum; Columbus Circus, N.Y.; Galeria Luisa Strina, São Paulo; Brasil Projeto Natura”; XX Bienal de São Paulo, São Paulo ;“Momento Antropofágico com Oswald de Andrade” Instalação permanente na estação República do Metrô de SP ; The Brazilian Art Exhibition, Hong Kong, HK; “Latin American Book Arts”, Mexic-Arte Museum. Austin, Texas, USA ; “Criative Bulgarians Abroad”- Modern Art Gallery, Sofia – Bulgária; “Arte do Brasil”, Swiss Bank Gallery - Punta del Este – Uruguay; “Futebol Arte” - Conseille Economique et Social - Paris – França; “Libros de Artista” -Instituto de A. Gráficas de OAXACA - Oaxaca – México; “Trabalhos Escolhidos” - lançamento do livro e exposição - MASP - São Paulo – BR; Convidado pela prefeitura de Paris para iluminar a “Conciergerie” na Saison Culturelle "Brasil - Brasis" ; Os “ONZE” - Embaixada Do Brasil - Berlin – Alemanha; BRASIL BRASILEIRO - CCBB - São Paulo – BR ; Futebol Arte - Johanesburg - South África; ART&MATH - Atlanta Public Library - Atlanta – USA; Gil 70 - Centro Cultural dos Correios - Rio de Janeiro – BR; VIAJANTE - lançamento de livro e exposição individual - MIS - São Paulo; Galerie Ricardo Fernandes – Paris;Futebol Arte - Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba - SP – Brasil.
Ficha Técnica:
Artista: Antonio Peticov
Curadoria: Antonio Peticov
Apresentação: Fábio Magalhães
Assessoria de Imprensa: Tag&Line – Comunicação
Serviços:
Galeria 22
Endereço: Rua: Pres. Juscelino Kubitschek, 417 - Vila Nova Conceição - São Paulo - SP, 04543-010
Telefone: (11) 3742-0294
Data: de 12/09 a 11/10/2014
Entrada Gratuita
Horário: Segunda à sexta das 10 às 18 hs e aos sábados das 11 às 15 hs
Nenhum comentário:
Postar um comentário