Petrobras Cultural 2010 anuncia projetos selecionados
A Petrobras divulga nesta sexta-feira (17/12) o resultado da segunda fase das seleções públicas do Programa Petrobras Cultural (PPC), edição 2010. Os 149 projetos contemplados de 18 estados brasileiros receberão uma verba total de R$ 52,9 milhões. Estes projetos abrangem 16 áreas dentro das três linhas de atuação do Programa: formação; preservação e memória; produção e difusão.
Veja a lista completa de contemplados aqui.
Na edição 2010 do PPC, três áreas têm cronogramas diferenciados e já tiveram suas seleções concluídas (festivais de música, festivais de cinema e difusão de longa-metragem em salas de cinema). Os projetos contemplados nestas áreas foram anunciados no início do ano e receberam recursos que somam R$ 9 milhões.
Nesta sétima edição do PCC, os incentivos incluíram desde iniciativas de pesquisa artística até projetos de distribuição de bens culturais. Foram contemplados projetos de apoio a museus, arquivos e bibliotecas; educação para as artes; manutenção de grupos e companhias de teatro, dança e trupes circenses; produção de filmes de longa e curta-metragem em 35 mm e digitais; cultura digital; literatura; gravação de CDs, turnês de shows e concertos e gravação para internet.
O PPC 2010 teve um total de 3.446 projetos inscritos em todo o país. Desse total, 2.037 (59%) foram provenientes do Rio de Janeiro e São Paulo e 1.678 (41%) dos demais estados. Entre os projetos selecionados, 46 são de São Paulo, 34 do Rio de Janeiro, 12 de Minas Gerais, 11 da Bahia, 11 do Rio Grande do Sul, 8 de Pernambuco, 5 do Ceará, 4 de Santa Catarina, 4 do Distrito Federal, 4 da Paraíba, 2 do Paraná, 2 do Mato Grosso. Tiveram 1 projeto selecionado os estados do Amapá, Pará, Tocantins, Maranhão, Rio Grande do Norte e Mato Grosso do Sul.
A política de patrocínios da Petrobras está estruturada em programas contínuos que definem as estratégias e as prioridades de atuação da Companhia nas áreas cultural, social e ambiental. No patrocínio cultural, o Programa Petrobras Cultural lança anualmente novas seleções públicas de projetos para diversas áreas, com divulgação nacional.
Criado em 2003, o PPC baliza as ações de patrocínio da Petrobras em torno de uma política cultural de alcance social e de afirmação da identidade brasileira. É o maior programa de patrocínio cultural do país. Desde a primeira edição, o PPC já teve sete edições, abrangendo 76 áreas de seleções públicas, destinando R$ 311 milhões a 1.246 projetos contemplados. Foram mais de 26 mil projetos inscritos, avaliados por 280 especialistas integrantes das comissões de seleção.
As comissões de seleção do PPC são formadas por grupos de profissionais que atuam diretamente nos setores da cultura contemplados pelo Programa, incluindo diretores, pesquisadores, jornalistas, críticos, curadores, acadêmicos, editores, entre outros. Essas comissões são renovadas a cada ano e sua composição busca atender à maior diversidade possível de perfis para o julgamento dos projetos, que são selecionados por seu mérito qualitativo. Nesta edição do PPC, as comissões reuniram 60 pessoas.
Áreas das Seleções Públicas contempladas na segunda fase do PPC 2010:
Memória das artes – R$ 3,3 milhões
Produção de longa-metragem para mídia digital – R$ 3,255 milhões
Produção de filmes de curta-metragem para mídias digitais – R$ 595 mil Produção de filmes de curta-metragem em 35 mm para salas de cinema – R$ 795 mil
Gravação para disponibilização na internet – R$ 415 mil
Turnês de shows e concertos – R$ 3,5 milhões
*Com informações da Petrobras.
FONTE:http://www.culturaemercado.com.br/editais/petrobras-cultural-2010-anuncia-projetos-selecionados/
Veja a lista completa de contemplados aqui.
Na edição 2010 do PPC, três áreas têm cronogramas diferenciados e já tiveram suas seleções concluídas (festivais de música, festivais de cinema e difusão de longa-metragem em salas de cinema). Os projetos contemplados nestas áreas foram anunciados no início do ano e receberam recursos que somam R$ 9 milhões.
Nesta sétima edição do PCC, os incentivos incluíram desde iniciativas de pesquisa artística até projetos de distribuição de bens culturais. Foram contemplados projetos de apoio a museus, arquivos e bibliotecas; educação para as artes; manutenção de grupos e companhias de teatro, dança e trupes circenses; produção de filmes de longa e curta-metragem em 35 mm e digitais; cultura digital; literatura; gravação de CDs, turnês de shows e concertos e gravação para internet.
O PPC 2010 teve um total de 3.446 projetos inscritos em todo o país. Desse total, 2.037 (59%) foram provenientes do Rio de Janeiro e São Paulo e 1.678 (41%) dos demais estados. Entre os projetos selecionados, 46 são de São Paulo, 34 do Rio de Janeiro, 12 de Minas Gerais, 11 da Bahia, 11 do Rio Grande do Sul, 8 de Pernambuco, 5 do Ceará, 4 de Santa Catarina, 4 do Distrito Federal, 4 da Paraíba, 2 do Paraná, 2 do Mato Grosso. Tiveram 1 projeto selecionado os estados do Amapá, Pará, Tocantins, Maranhão, Rio Grande do Norte e Mato Grosso do Sul.
A política de patrocínios da Petrobras está estruturada em programas contínuos que definem as estratégias e as prioridades de atuação da Companhia nas áreas cultural, social e ambiental. No patrocínio cultural, o Programa Petrobras Cultural lança anualmente novas seleções públicas de projetos para diversas áreas, com divulgação nacional.
Criado em 2003, o PPC baliza as ações de patrocínio da Petrobras em torno de uma política cultural de alcance social e de afirmação da identidade brasileira. É o maior programa de patrocínio cultural do país. Desde a primeira edição, o PPC já teve sete edições, abrangendo 76 áreas de seleções públicas, destinando R$ 311 milhões a 1.246 projetos contemplados. Foram mais de 26 mil projetos inscritos, avaliados por 280 especialistas integrantes das comissões de seleção.
As comissões de seleção do PPC são formadas por grupos de profissionais que atuam diretamente nos setores da cultura contemplados pelo Programa, incluindo diretores, pesquisadores, jornalistas, críticos, curadores, acadêmicos, editores, entre outros. Essas comissões são renovadas a cada ano e sua composição busca atender à maior diversidade possível de perfis para o julgamento dos projetos, que são selecionados por seu mérito qualitativo. Nesta edição do PPC, as comissões reuniram 60 pessoas.
Áreas das Seleções Públicas contempladas na segunda fase do PPC 2010:
- EDUCAÇÃO PARA AS ARTES: AÇÕES E MATERIAIS – R$ 2 milhões
- PRESERVAÇÃO E MEMÓRIA
Memória das artes – R$ 3,3 milhões
- PRODUÇÃO E DIFUSÃO
- AUDIOVISUAL
Produção de longa-metragem para mídia digital – R$ 3,255 milhões
Produção de filmes de curta-metragem para mídias digitais – R$ 595 mil Produção de filmes de curta-metragem em 35 mm para salas de cinema – R$ 795 mil
- CULTURA DIGITAL
- EVENTOS DE ARTES ELETRÔNICAS E CULTURA DIGITAL – R$ 965 mil
- LITERATURA – R$ 810 mil
- MÚSICA
Gravação para disponibilização na internet – R$ 415 mil
Turnês de shows e concertos – R$ 3,5 milhões
*Com informações da Petrobras.
FONTE:http://www.culturaemercado.com.br/editais/petrobras-cultural-2010-anuncia-projetos-selecionados/
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