VII SALÃO DE ARTES PLÁSTICAS DE SUZANO – 2011
Denominação e finalidade
O Salão de Artes Plásticas de Suzano, promovido anualmente pela Prefeitura
de Suzano, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, destina-se a reunir,
fomentar, incentivar e valorizar a produção artística, além de descobrir novos
valores nas artes plásticas e promover o acesso à arte aos suzanenses.
Da organização
1. A abertura do VII Salão de Artes Plásticas de Suzano será no dia 5 de
outubro de 2011.
2. O salão ficará aberto ao público de 6 a 31 de outubro de 2011, no Centro de
Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi, localizado na rua Benjamin
Constant, 682, Centro, Suzano, de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, e aos
sábados, das 9h às 14h.
3. O VII Salão de Artes Plásticas de Suzano será organizado pela Secretaria
Municipal de Cultura.
Da participação
4. Poderão participar do VII Salão de Artes Plásticas de Suzano artistas
brasileiros ou naturalizados, maiores de 16 anos.
Obs.: Participantes menores de 18 anos deverão apresentar autorização dos
pais ou responsáveis.
5. As obras inscritas no VII Salão de Artes Plásticas de Suzano deverão ser
inéditas, de própria autoria e estar, preferivelmente, datadas.
6. O tema do VII Salão de Artes Plásticas de Suzano é livre.
Da inscrição
1º fase (seleção por fotos)
7. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pessoalmente, no
período de 4 a 29 de julho de 2011, no horário das 9h às 17h, no Casarão das
Artes (rua 27 de Outubro, 271, Centro, Suzano), ou pelo correio, respeitando a
data de postagem limitada a 29 de julho de 2011. Informações podem ser
obtidas pelo telefone (11) 4747-4180 ou pelo e-mail cultura@suzano.sp.gov.br.
8. Os artistas deverão inscrever 03 (três) obras em apenas uma categoria, seja
pintura, escultura, gravura, colagem, fotografia, objeto ou desenho, dentro de
apenas uma das modalidades: arte acadêmica ou arte
moderna/contemporânea. Instalações e novas mídias estarão inseridas em
outro projeto.
Obs. As obras deverão ter no máximo 1,60m de altura e 1,30m de largura. No
caso das tridimensionais, 1,50m de profundidade, 1,50m de largura e 2m de
altura, com peso limitado de 50 quilos.
Obs.: Não serão aceitas obras com materiais perecíveis ou adulteráveis ou que
comprometam a integridade física do local, do público e dos funcionários.
9. As inscrições serão feitas pelos artistas mediante preenchimento de ficha
própria, com letra de forma legível ou datilografada, acompanhada de:
- 1 foto de cada obra, no tamanho de 15cmx21cm, devidamente identificadas
no verso com nome do autor, técnica, categoria, material utilizado na obra,
modalidade e data de execução da obra;
- Currículo resumido do artista;
- Descrição resumida das obras;
- Cópia do comprovante de residência;
- Cópia do documento de identidade (RG);
- Autorização com RG e assinatura dos pais ou responsáveis, quando menor
de 18 anos.
Obs.: A retirada do material de inscrição (fotos, cópias de documentos,
currículo etc.) de artistas não selecionados deverá ser feita impreterivelmente
entre os dias 4 e 25 de setembro de 2011. Após essa data, os materiais serão
descartados. Artistas que enviarem envelopes selados receberão a devolução
do material de inscrição pelo correio no mesmo período.
10. Serão selecionados 35 (trinta e cinco) artistas de Suzano e outras
localidades por uma comissão julgadora. Fica a critério da comissão julgadora
aumentar ou diminuir a quantidade de selecionados, de acordo com o critério
técnico.
11. A seleção da 1ª fase será feita entre os dias 15 e 20 de agosto de 2011, por
uma comissão julgadora de reconhecida competência no campo das artes
plásticas, nomeada pela Secretaria de Cultura de Suzano. O resultado será
divulgado após o dia 23 de agosto de 2011, na imprensa local e no site
www.suzano.sp.gov.br.
Obs.: À DECISÃO DA COMISSÃO JULGADORA NÃO CABERÁ RECURSO
DE QUALQUER NATUREZA.
2º fase
12. A entrega das obras selecionadas deverá ser feita no Casarão das Artes,
no período de 01 e 24 de setembro de 2011, pessoalmente ou pelo correio. A
retirada deverá ser feita até 15 (quinze) dias úteis após o encerramento da
exposição. Após esse prazo, as obras não retiradas passarão a fazer parte do
acervo da Secretaria Municipal de Cultura.
Obs.: As obras entregues deverão ser as mesmas que foram selecionadas por
fotos pela comissão julgadora. Não serão aceitas substituições.
13. As obras deverão estar datadas, assinadas e identificadas no verso, com
descrição da técnica utilizada, título da obra, modalidade, dimensões e nome
do artista.
14. As obras deverão estar devidamente emolduradas, no caso de telas, com
ganchos para fixação etc. Para painéis ou outros suportes não se exige
moldura.
15. Os artistas participantes que enviarem obras via correio ou transportadora
são responsáveis pelos custos gerados nesse processo, tanto no envio quanto
na retirada das obras.
16. A comissão julgadora fará a seleção dos premiados entre os 26 e 30 de
setembro de 2011.
17. Os critérios usados pela comissão julgadora serão:
a) Originalidade;
b) Criatividade; e
c) Técnica.
Da premiação
18. Serão conferidos os seguintes prêmios: “Aquisição”, para os 03 (três)
primeiros lugares em cada modalidade (arte acadêmica e arte moderna/
contemporânea), e o prêmio Cidade das Flores, para residentes em Suzano,
abaixo detalhados:
Prêmio aquisição - Arte moderna/ contemporânea:
1º lugar: R$ 3.500,00 (três mil e quinhentos reais). Prêmio aquisição de uma
das obras inscritas.
2º lugar: R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais). Prêmio aquisição de uma
das obras inscritas.
3º lugar: R$ 2.000,00 (dois mil reais). Prêmio aquisição de uma das obras
inscritas.
Prêmio aquisição - Arte acadêmica:
1º lugar: R$ 3.500,00 (três mil e quinhentos reais). Prêmio aquisição de uma
das obras inscritas.
2º lugar: R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais). Prêmio aquisição de uma
das obras inscritas.
3º lugar: R$ 2.000,00 (dois mil reais). Prêmio aquisição de uma das obras
inscritas.
Prêmio Cidade das Flores - Arte acadêmica:
1º lugar: R$ 2.000,00 (dois mil reais). Prêmio aquisição de uma das obras
inscritas.
2º lugar: R$ 1.000,00 (hum mil reais). Prêmio aquisição de uma das obras
inscritas.
3º lugar: R$ 800,00 (oitocentos reais). Prêmio aquisição de uma das obras
inscritas.
Prêmio Cidade das Flores - Arte moderna/ contemporânea:
1º lugar: R$ 2.000,00 (dois mil reais). Prêmio aquisição de uma das obras
inscritas.
2º lugar: R$ 1.000,00 (hum mil reais). Prêmio aquisição de uma das obras
inscritas.
3º lugar: R$ 800,00 (oitocentos reais). Prêmio aquisição de uma das obras
inscritas.
Obs.: O prêmio Cidade das Flores está destinado aos artistas participantes
residentes em Suzano que não estejam entre os três premiados de cada
categoria. Fica, portanto, explícito que uma das obras vencedoras (em 1º, 2º e
3º lugares) em cada modalidade, inclusive do prêmio Cidade das Flores,
passarão a fazer parte do acervo artístico de Suzano.
Das disposições gerais
19.A Secretaria de Cultura de Suzano não se responsabiliza por danos ou
furtos que as obras venham a sofrer durante o período de inscrição e
exposição.
20.O transporte, a embalagem e a seguridade das obras são de
responsabilidade do artista.
21.O ato de inscrição implica na autorização para uso e veiculação da imagem
das obras selecionadas para o VII Salão de Artes Plásticas de Suzano para
confecção de calendários, postais, folderes e divulgação de ações culturais
da Prefeitura de Suzano.
22. d) O ato da inscrição implica na automática aceitação deste regulamento,
não cabendo recurso de qualquer natureza
2 comentários:
quando será aberta inscrição para 2012?
se for parecido com o desse ano, a inscrição para 2012 deve ser por volta do meio do ano de 2012, mas o melhor é ir lá e perguntar.
beijo
Postar um comentário