concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Cidade e Sociabilidades - chamada de artigos

Revista Urbana

Chamada de artigos para o dossiê “Cidade e Sociabilidades”

Campinas

inscrições
até 29/02/2012

Publicação é iniciativa do Centro Interdisciplinar de Estudos da Cidade do IFCH Unicamp
Os estudos sobre cidades têm se desenvolvido desde sua origem de forma interdisciplinar. Diferentes aportes teóricos têm enfatizado a ação social dos indivíduos em meio urbano e recorrido a tipos sociais como o estrangeiro de Georg Simmel, o marginal man de Robert Park, o flanêur de Walter Benjamin ou mesmo o outsider de Norbert Elias.
Além do seu corpo físico, de sua arquitetura e de sua territorialidade, as cidades têm sido alvo de estudos sobre a cultura imaterial, a memória, o imaginário, o patrimônio, entre outros. Estes temas já foram tratados, entre outros, por Michel De Certeau ao escrever sobre o cotidiano urbano; por Nestor Canclini ao estudar o consumo e os usos dos lugares e do patrimônio, e por Maria Stella Bresciani quando analisou os imaginários urbanos e as questões sociais em sua relação com a literatura ao descrever o surgimento das metrópoles modernas em Londres e Paris no século XIX: o espetáculo da pobreza. As paisagens urbanas têm recebido igualmente a atenção de artistas, fotógrafos, filósofos, arquitetos e urbanistas.
Nas cidades há também espaços labirínticos, de desejos e memórias, como nas cidades invisíveis de Ítalo Calvino ou nas inventadas de Ferreira Gullar. Assim como as paisagens urbanas podem ser percebidas de diferentes pontos de vista, as sociabilidades urbanas podem ser abordadas de diferentes maneiras. O estudo de sociabilidades urbanas, demonstrados pelos os trabalhos de Emmanuel Le Roy Ladurie e Maurice Agulhon, tem revelado aspectos até então pouco conhecidos de cidades em épocas passadas e recentes.
Desde as contribuições sobre o espaço urbano de Henri Lefevre à nova história urbana de Bernard Lepetit, historiadores, antropólogos, geógrafos e outros especialistas têm se interessado pelas sociabilidades urbanas, pois a cidade é permeada por tais práticas que ocorrem em espaços urbanos diversos e em temporalidades múltiplas. A sociabilidade se opera por relações de trocas sócio-culturais e simbólicas em espaços vivenciados pelos indivíduos. Além do lugar do trabalho nas sociabilidades urbanas, como demonstrou Jean-Michel Lattes, o lugar do recreio, dos lazeres ou do entretenimento, como ruas, parques, praças, cafés, clubes e salões, há muito apontados pela análise de Habermas da esfera pública, também tem atraído a atenção dos especialistas, notadamente daqueles que defendem uma noção interdisciplinar da sociabilidade.

A Revista URBANA nº 5 propõe tratar das cidades e suas formas de sociabilidades por meio das memórias, das festas, dos jogos, dos lazeres, das artes, do imaginário e outra manifestação da cultura urbana.
O Centro Interdisciplinar de Estudos da Cidade (CIEC) convida professores, pesquisadores e pós-graduandos a encaminhar artigos para este dossiê. Salientamos que a Revista não é composta apenas por artigos cuja abordagem tenha relação exclusiva com a proposta do dossiê. Integra a Revista uma seção de artigos livres, traduções e resenhas. A data final para envio dos artigos é 29 de fevereiro de 2012. O volume será publicado ainda no primeiro semestre de 2012.
Organização
Joana Carolina Schossler (doutoranda do Programa de Pós-graduação do Dept. de História – Área de concentração “Política, Memória e Cidade” - IFCH – Unicamp)
Carlos André Silva de Moura (doutorando do Programa de Pós-graduação do Dept. de História – Área de concentração “História Cultural” - IFCH – Unicamp)
Coordenação
Profa. Dra. Cristina Meneguello
Informação e contato
Normas e procedimentos para publicação estão disponíveis no sítio eletrônico: http://www.ifch.unicamp.br/ciec/revista/index.php?texto=norma.
Endereço eletrônico para informações e envio dos artigos: urbana.ciec@gmail.com.

IFCH Unicamp
Instituto de Filosofia e Ciências Humanas – Unicamp

Fontes: Carlos André Silva de Moura - Revista Urbana
Campinas SP / Vitruvius

Nenhum comentário: